• Nenhum resultado encontrado

O MUNDO DA ARTE VISUAL OLÁ, COLEGUINHA! ESTOU AQUI PARA VIAJAR COM VOCÊ PELO MUNDO DIVERTIDO E COLORIDO DAS ARTES VISUAIS!

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "O MUNDO DA ARTE VISUAL OLÁ, COLEGUINHA! ESTOU AQUI PARA VIAJAR COM VOCÊ PELO MUNDO DIVERTIDO E COLORIDO DAS ARTES VISUAIS!"

Copied!
16
0
0

Texto

(1)
(2)

ARTES

O mundo da arte visual

03

O artesanato dos Carajás

06

Cerâmica 08

Cores primárias e secundárias

09

O colorido na obra de grandes artistas

15

O passeio da linha

16

A história dos brinquedos

17

Brincando com sucatas

18

Crianças na Pintura

19

Candido Portinari

20

(3)

ARTES

O MUNDO DA ARTE VISUAL

COMO DESENHAR

OLÁ, COLEGUINHA! ESTOU AQUI PARA VIAJAR COM VOCÊ PELO MUNDO DIVERTIDO E COLORIDO DAS ARTES VISUAIS!

Felipinho nos convida para viajarmos com ele pelo mundo das artes visuais. Para isso, você precisará montar uma nave que seja capaz de viajar por lugares e por tempos diferentes.

Dica: não se esqueça de estacionar sua nave em cada página que você for estudar. Aproveite bem sua viagem!

(4)
(5)

ARTES

Felipinho, ao ir à praça encontrar-se com Marina, observou alguns detalhes nas ruas, como, por exemplo, as construções, os desenhos nas placas, as esculturas, os grafites, etc.

ESPAÇO AUTORIZADO PARA GRAFITE

beba

SERÁ QUE TUDO ISSO É ARTE?

Claro que sim, Felipinho. A arte faz parte do nosso dia-a-dia. Através dela, os artistas expressam sentimentos, idéias, emoções, opiniões e culturas diferentes, através de esculturas, pinturas, gravuras, desenhos, fotografias, vídeos, instalações, etc.

Pintura Escultura

VAN GOGH, Vincent. Seara de

trigo com ciprestes

RODIN, Auguste. O Pensador Xilogravura

(6)

ARTES

Quando Felipinho chegou à casa de Marina viu que ela estava brincando com

argila.

O ARTESANATO DOS CARAJÁS

VOCÊ SABE O QUE É ARGILA?

Veja o que as índias carajás fazem com argila. Elas, que vivem na Ilha do Bananal, entre os Estados de Tocantins e Mato Grosso, cultivam uma antiga tradição: fazem e ensinam suas filhas a moldar pequenas bonecas de barro. Chamadas Licocós, essas bonecas são modeladas com braços grossos e decoradas com a mesma pintura corporal dos carajás. Elas trazem dois círculos tatuados no rosto, logo abaixo dos olhos, que são uma marca característica desses índios.

www.bbc.co.uk - acessado em 01/11/2005

www.historiaehistoria.com.br - acessado em 08/08/2005 www.bbc.co.uk - acessado em 01/11/2005

(7)

ARTES

EM AÇÃO

Vamos fazer potes de barro como os índios? 1Separe um pouco de argila e amasse bem.

2 Desse punhado de barro que você amassou, retire uma pequena quantidade e faça alguns rolos compridos, um pouco mais grossos do que uma caneta.

3 Com um desses rolos, comece a fazer a base do pote. Enrolando em espiral, vá aumentado o círculo, de dentro para fora, até chegar à largura desejada. Depois, passe o dedo para alisar a superfície.

4 Quando a base estiver pronta, continue usando as “cobrinhas de barro” para erguer as paredes. Vá enrodilhando até que elas cheguem à altura desejada. O acabamento, nesse tipo de técnica, é muito importante para que os rolos e a argila não se desgrudem uns dos outros, quando o pote secar. Com o dedo ou com a ajuda de um pedaço de madeira ou pedra, alise toda a superfície de fora e de dentro, tomando cuidado para que as paredes não fiquem muito finas.

5 Por fim, com um palito de madeira, faça um desenho bem bonito na argila ainda mole e deixe a peça secar. Finalmente, pinte-a com cores bem vivas, usando tinta guache.

(8)

ARTES

CERÂMICA

Antes de Pedro Álvares Cabral chegar ao Brasil, vários povos já viviam aqui. Do que se sabe desses povos, destaca-se a cerâmica.

Cerâmica é argila queimada!

www.bbc.co.uk - acessado em 14/12/2005

www.bbc.co.uk - acessado em 14/12/2005 www.bbc.co.uk - acessado em 14/12/2005

Felipinho adorou brincar com Marina. Além de fazerem potes de argila — que é muito divertido —, eles aprenderam muito sobre os índios.

(9)

ARTES

CORES PRIMÁRIAS E SECUNDÁRIAS

Felipinho resolveu fazer um cartão especial para Marina em agradecimento pela tarde de brincadeiras que passou na casa dela.

Para isso, escolheu um lindo papel e pegou sua caixa de tintas.

QUE PENA, EU SÓ TENHO TRÊS

CORES!

Enquanto pintava, Felipinho acabou deixando a tinta azul pingar em seu pássaro amarelo.

(10)

ARTES

BRINCANDO DE FAZER MÁGICA COM AS CORES

 Vamos misturar as cores?

vermelho + azul =

azul + amarelo =

amarelo + vermelho =

(11)

ARTES

Você já deve ter ouvido falar em Romeu e Julieta, uma história de

Shakespeare. Mas o Romeu e a Julieta da história a seguir são diferentes, são borboletinhas.

ROMEU E JULIETA

Num reino onde tudo era dividido por cor, duas borboletas de cores diferentes acabaram tornando-se amigas. Romeu era azul, mas adorava outras cores. Julieta era amarela, engraçadinha. Os dois eram amigos de Ventinho.

Eles e Ventinho passeavam por todos os lados, até que viram crianças brincando e quiseram entrar na brincadeira. De repente, um menino gritou:

— Vou caçar borboletas para minha coleção.

Romeu, Julieta e Ventinho fugiram para a floresta e se perderam. Já era noite e os pais estavam preocupados, cada um no seu canteiro, até que a mãe de Julieta, amarela, criou coragem e foi até o canteiro azul falar com a mãe de Romeu. As duas chamaram os maridos e o senhor Vento e dona Ventania. Todos saíram atrás de Romeu, Julieta e Ventinho, por todos os canteiros.

E, quando amanheceu, o céu estava cheio de cores.

Enfim encontraram os três. Quando chegou a primavera, tudo estava diferente naquele reino, os canteiros tinham todas as cores misturadas. E as borboletinhas, de todas as cores, felizes, brincavam de roda.

Adaptação do texto de Ruth Rocha

DESENHO MALUCO

 Agora, nós vamos brincar com as cores. Romeu e Julieta gostavam de ver

tudo colorido, não é mesmo? Então, nós iremos deixá-los bem coloridos, de acordo com a cor indicada pela roleta de cores, a qual você montará com a ajuda de seu professor. Depois é só girá-la. A cor indicada será a cor usada para colorir. Gire várias vezes e vá colorindo cada parte de Romeu e de Julieta de uma cor diferente.

(12)

ARTES

Romeu Julieta

(13)

ARTES

ROLETA DE CORES PRIMÁRIA PRIMÁRIA PRIMÁRIA SECUNDÁRIA SECUNDÁRIA SECUNDÁRIA Instruções:  Use: lápis clips gire

(14)
(15)

ARTES

O COLORIDO NA OBRA DE GRANDES ARTISTAS

O colorido está presente na obra de grandes artistas, tais como

Romero Brito, Van Gogh e Joan Miró.

VAN GOGH, Vincent. Girassóis

MIRÓ, Joan. Dog in front of

the sun

BRITO, Romero. Doing Lunch

Joan Miró, mágico, pintor de sonhos, com traços infantis, cores, curvas e linhas, demonstrava sua imaginação e seu talento através de sua arte espontânea.

(16)

ARTES

O PASSEIO DA LINHA

Após ter observado as obras do artista Joan Miró, use sua criatividade e liberte o seu traçado, completando os traços já existentes abaixo. Desenhe o que vier à sua imaginação.

Referências

Documentos relacionados

Promovido pelo Sindifisco Nacio- nal em parceria com o Mosap (Mo- vimento Nacional de Aposentados e Pensionistas), o Encontro ocorreu no dia 20 de março, data em que também

Como já afirmamos, o acompanhamento realizado pelas tutorias é nosso cartão de visitas, nossa atividade em que o objeto social do Gauss se manifesta de forma mais

Podem treinar tropas (fornecidas pelo cliente) ou levá-las para combate. Geralmente, organizam-se de forma ad-hoc, que respondem a solicitações de Estados; 2)

6 Consideraremos que a narrativa de Lewis Carroll oscila ficcionalmente entre o maravilhoso e o fantástico, chegando mesmo a sugerir-se com aspectos do estranho,

Este trabalho buscou, através de pesquisa de campo, estudar o efeito de diferentes alternativas de adubações de cobertura, quanto ao tipo de adubo e época de

Direitos Fundamentais da União Europeia, deve ser interpretado no sentido de que não se opõe a uma regulamentação de um Estado-Membro que submete o recurso de uma decisão

17 CORTE IDH. Caso Castañeda Gutman vs.. restrição ao lançamento de uma candidatura a cargo político pode demandar o enfrentamento de temas de ordem histórica, social e política

O enfermeiro, como integrante da equipe multidisciplinar em saúde, possui respaldo ético legal e técnico cientifico para atuar junto ao paciente portador de feridas, da avaliação