• Nenhum resultado encontrado

ela143 011 tv plasma

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "ela143 011 tv plasma"

Copied!
19
0
0

Texto

(1)

Técnico em eletrônica Quarto módulo

2018/1

TV’s de Plasma

Filipe Andrade La-Gatta filipe.lagatta@ifsudestemg.edu.br

IF Sudeste MG/JF

(2)

Introdução

Introdução

Nos últimos 75 anos, a grande maioria das televisões foi fabricada com a mesma tecnologia: o tubo de raios catódicos (CRT).

Na televisão CRT, um canhão libera um feixe de elétrons (partículas de carga negativa) dentro de um grande tubo de vidro. Os elétrons excitam os átomos de fósforo ao longo da larga extremidade do tubo (a tela), o que faz com que os átomos brilhem.

A imagem da televisão é produzida pelo brilho nas diferentes áreas da camada de fósforo, com diferentes intensidades de cores.

Os tubos de raios catódicos produzem imagens nítidas e vibrantes, mas têm uma séria desvantagem: são muito volumosos.

(3)

Introdução

Surgiu ento uma nova alternativa nas prateleiras das lojas: a tela plana de plasma. Essas televisões têm/tinham telas maiores à dos aparelhos CRT, mas com apenas 15 cm de espessura.

Com base na informação de um sinal de vídeo, a televisão acende milhares de pequenos pontos - chamados pixels (em inglês) - com um fluxo de alta potência de elétrons.

Na maioria dos sistemas, há três cores de pixel - vermelho, verde e azul - que são uniformemente distribuídos na tela.

Com a combinação dessas três cores em diferentes proporções, a televisão pode produzir todo o espectro de cores.

A idéia básica da tela de plasma é fazer brilhar pequenas e coloridas luzes fluorescentes para formar a imagem.

Cada pixel é feito de três luzes fluorescentes: uma vermelha, uma verde e uma azul.

(4)

Introdução

Da mesma forma que a televisão com CRT, a tela de plasma varia a intensidade das diferentes luzes para produzir toda a gama de cores.

Muitas telas de plasma não são tecnicamente televisores porque não têm um sintonizador de televisão.

O sintonizador é um aparelho que capta o sinal televisivo que vem, por exemplo, de um cabo e o interpreta para criar uma imagem de vídeo.

Como os monitores de LCD, as telas de plasma são apenas monitores que possibilitam a apresentação de sinais padrão de vídeo.

(5)

PLASMA

O que é plasma?

Os principais elementos de uma luz fluorescente são o plasma, um gás formado de partículas livres e fluidas, os íons (átomos com carga elétrica) e elétrons

(partículas com carga negativa).

Os átomos do gás têm o mesmo número de elétrons e prótons, que são partículas de carga positiva do núcleo dos átomos.

Assim, o átomo tem uma carga líquida igual a zero.

Se você introduzir muitos elétrons livres em um gás, estabelecendo uma voltagem através dele, a situação muda rapidamente.

Os elétrons livres vão colidir com os átomos, libertando outros elétrons.

Com a falta de um elétron, o átomo perde seu equilíbrio e fica com carga positiva, transformando-se em íon.

Com uma corrente elétrica percorrendo o plasma, as partículas de carga negativa vão correr para a área carregada de carga positiva do plasma, obrigando as partículas positivas a correrem para a área carregada negativamente.

(6)
(7)

Construção

Nesse processo as partículas estão constantemente colidindo umas com as outras. Essas colisões estimulam os átomos de gás do plasma, fazendo com que liberem fótons de energia.

Os átomos de xenônio e de neônio usados nas telas de plasma liberam fótons de luz quando são estimulados.

Em sua maioria, esses átomos liberam fótons de luz ultravioleta, que são invisíveis ao olho humano.

Mas os fótons ultravioletas podem ser usados para estimular fótons de luz visíveis.

(8)
(9)

Construção

O gases xenônio e neônio presentes em uma televisão de plasma estão contidos em centenas de milhares de células minúsculas, posicionadas entre duas placas de vidro.

Eletrodos extensos também são colocados entre as placas de vidro, em ambos os lados das células.

Os eletrodos emissores ficam atrás das células, ao longo da placa traseira de vidro. Os eletrodos de exposição transparentes, que são envolvidos por uma camada isolante de material dielétrico e cobertos por uma camada protetora de óxido de magnésio, são colocados sobre as células ao longo da placa de vidro dianteira. Os dois arranjos de eletrodos se estendem através da tela inteira.

Os eletrodos de exposição são arranjados em filas horizontais ao longo da tela e os eletrodos emissores são arranjados em colunas verticais.

(10)
(11)

Construção

Para ionizar o gás de uma célula em particular, o computador de uma tela de plasma carrega os eletrodos que se cruzam nessa célula.

Isso é feito centenas de vezes em uma pequena fração de segundo, carregando uma célula de cada vez.

Quando os eletrodos que se cruzam são carregados com voltagem diferente entre eles, uma corrente elétrica percorre o gás nas células.

A corrente cria um fluxo rápido de partículas carregadas, que estimula os átomos de gás para liberarem irradiação de fótons ultravioleta.

Os fótons ultravioletas liberados interagem com o material fosfórico que reveste a parede interior da célula.

O fósforo é uma substância que emite luz quando exposta a outra luz. Quando um fóton ultravioleta atinge um átomo de fósforo na célula, um dos elétrons do fósforo passa para um nível de energia maior e o átomo esquenta. Quando o elétron volta ao nível normal, ele libera energia em forma de fóton de luz visível.

(12)
(13)

Construção

Pela variação dos pulsos de corrente através das diferentes células, o sistema de controle pode aumentar ou diminuir a intensidade de cor de cada subpixel, criando centenas de combinações diferentes de vermelho, verde e azul.

Dessa forma, o sistema de controle pode produzir todas as cores do espectro. Como cada pixel é iluminado individualmente, a imagem é muito brilhante e pode ser vista com nitidez de quase todos os ângulos.

E pelo simples fato de cada célula produzir sua própria luz, não existe a necessidade de nenhuma luz pra iluminar nossa tela.

(14)

Vantagens

Vantagens:

A principal vantagem da tecnologia da tela de plasma é que você pode produzir uma tela muito grande, usando materiais extremamente pequenos.

As tvs de plasma são mais indicadas pra ambientes escuros devido à fidelidade de cores e maior contraste, o que é muito bom pra quem gosta de cinema, pois oferecem cores mais vivas e não depende de luz pra que isso ocorra, ou seja, elas têm uma qualidade de imagem muito boa.

Também são muito boas pra quem gosta de assistir esportes e games mais modernos, pois elas oferecem o que é chamado de “resolução dinâmica”, que nos proporciona melhor qualidade em cenas de movimento.

(15)

LCDxPLASMA

Desde o surgimento das TVs de tela fina e o fim dos enormes televisores de tubo, uma dúvida assombra os usuários: a melhor opção é tecnologia de LCD ou de plasma?

Não há uma resposta exata.

Em termos de mercado, é fácil apontar um vencedor: em 2010, 188 milhões de aparelhos de LCD foram vendidos no mundo, contra 18,2 milhões de TVs de plasma.

O melhor é entender as diferenças entre as tecnologias.

A disputa entre os dois padrões começou há no final dos anos 90, quando o mercado de aparelhos de televisão foi revolucionado pelo lançamento das TVs de plasma.

Os consumidores começaram a deixar de lado o aparelho antigo de tubo para cobiçar a modernidade de espessura fina e de dimensões maiores que 40 polegadas. O LCD chegou em seguida e se popularizou graças às desvantagens do seu concorrente: as primeiras gerações de plasma apresentavam problemas como manchas na tela, além de terem um consumo de energia maior.

(16)

LCDxPLASMA

Ambas apresentam vantagens e desvantagens a se considerar na compra. Para os aficionados por vídeo, o plasma oferece maior qualidade de imagem. Porém, seu consumo de energia alto em comparação ao LCD convencional e ao LCD com LED.

E o LCD tem mais modelos disponíveis, com maior variedade de tamanhos. Se o melhor televisor é aquele que o bolso pode pagar, uma TV de plasma chegou a ser de 10% a 20% mais barata do que uma de LCD de tamanho similar.

Mas o principal atrativo do plasma é mesmo a qualidade de imagem um pouco superior, que evita “borrões” na tela e melhora a definição, especialmente, de cenas com movimentos muito rápidos, como em eventos esportivos ou filmes de ação.

(17)

LCDxPLASMA

TV DE PLASMA

Indicado para: Ambientes com bloqueio total da incidência de luz externa Consumo de energia: 390 watts (modelo de 60” LG 60PN6500)

Vida útil: 25 anos (8 horas de uso diário) Espessura: entre 4 e 10 cm

Preço: a partir de R$ 2.900 (60”) TV DE LCD

Indicado para: ambientes iluminados, pois conta com película protetora Consumo de energia: 185 watts (modelo de 42” 42XV600DA)

Vida útil: 10 anos (8 horas de uso diário) Espessura: entre 3 e 10 cm

Preço: a partir de R$ 3.799 (42”)

(18)
(19)

LCDxPLASMA

Obrigado.

Encontrou algum erro ou dúvida nas transparências? Entre em contato: filipe.lagatta@ifsudestemg.edu.br

Referências

Documentos relacionados

O átomo é composto por um núcleo de carga elétrica positiva, equilibrado por elétrons (partículas negativas), que giram ao redor do núcleo, numa região

8.4.1 No período de validade do Processo Seletivo, em havendo a rescisão contratual, poderão ser chamados para contratação os demais candidatos classificados, observada a

[r]

Este trabalho é resultado de uma pesquisa quantitativa sobre a audiência realizada em 1999 envolvendo professores e alunos do Núcleo de Pesquisa de Comunicação da Universidade

Temos o campo senha, conforme dito acima, onde informara a senha para acesso e os botões para entrar e sair do programa... Mônaco Distribuidora de Peças

Os elementos caracterizadores da obra são: a presença constante de componentes da tragédia clássica e o fatalismo, onde o destino acompanha todos os momentos das vidas das

Em 2012, ano com maior número de publicações na temática proposta, o debate permeou os seguintes cenários: a importância da criação de uma cultura organizacional de apoio para

II – pela autoridade que houver feito a nomeação, quando se tratar de destituição de cargo em comissão de não ocupante de cargo efetivo;. III – pelas autoridades administrativas