• Nenhum resultado encontrado

OBRIGAÇÕES TÉCNICO-LEGAIS DO REVENDEDOR DE GÁS LP

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "OBRIGAÇÕES TÉCNICO-LEGAIS DO REVENDEDOR DE GÁS LP"

Copied!
7
0
0

Texto

(1)

OBRIGAÇÕES TÉCNICO-LEGAIS DO

REVENDEDOR DE GÁS LP

MATERIAL DIDÁTICO

Termos de uso

Este material é parte do treinamento de Obrigações Legais do Revendedor de Gás LP, ministrado pela Escola do Gás através de ensino a distância no site www.escolado-gas.com.br. Deve somente ser usada durante e após o treinamento. Evite fazer cópias para terceiros que não realizaram o treinamento.

(2)

Índice

Cap. Descrição Pág.

1. Introdução ... 4

2. Autorização para a atividade de Revenda de Gás LP ... 4

3. Comercialização de Gás LP ………. 6

4. Obrigações do revendedor de Gás LP ... 6

5. Alterações cadastrais ... 7

5.1 Mudança do endereço, incluindo o nome da rua ... 7

5.2 Mudança de classe da(s) área(s) de armazenamento ... 7

5.3 Alteração de distribuidor de Gás LP ... 7

5.4 Processo de alteração ... 7

6. Manutenção da autorização outorgada pela ANP ... 8

6.1 Atestado de Vistoria do Corpo de Bombeiros... 8

6.2 Alvará da prefeitura ... 8

6.3 Inscrição Estadual ... 9

7. Requisitos de Segurança para área de armazenamento de re-cipientes transportáveis de Gás LP ... 9

7.1 Aplicabilidade NBR 15514 ... 9

7.2 Definições de recipientes ... 9

7.3 Definições de área de armazenamento, lote e corredor de cir-culação ... 10

7.4 Armazenamento para consumo próprio ... 11

7.5 Capacidade de Armazenamento ... 11

7.6 Quadro de aviso, painel de preços e placas de segurança ... 12

7.7 Delimitação da área de armazenamento ... 13

7.8 Distâncias de segurança ... 14

7.9 Empilhamento de recipientes ... 17

7.10 Manuseio e armazenamento de recipientes de Gás LP ... 17

7.11 Aberturas na área de armazenamento e imóvel ... 18

7.12 Área de armazenamento coberta ... 19

7.13 Piso da área de armazenamento ... 19

7.14 Equipamentos obrigatórios na revenda ... 20

7.15 Sistema de combate a incêndio ... 20

7.16 Múltiplas áreas de armazenamento no mesmo terreno ... 21

7.17 Área de armazenamento em imóvel também utilizado como moradia ou residência particular ... 22

7.18 Área de armazenamento de apoio ... 23

7.19 Paredes Resistentes ao Fogo ... 24

7.20 Equipamentos elétricos próximos da área de armazenamento .. 28

7.21 Armazenamento e movimentação de recipientes de Gás LP em paletes ... 29

7.22 Área de armazenamento em postos revendedores de combus-tíveis líquidos ... 29

7.23 Armazenamento de recipientes de Gás LP em balsas ou pon-tões ... 30

7.24 Armazenamento em centro de destroca, oficina de requalifica-ção, manutenção e/ou inutilização de recipientes de Gás LP .... 30

(3)

Cap. Descrição Pág.

7.26 Mapa de Controle de Movimento Mensal – MCMM ... 34

7.27 Comercialização de recipientes dentro do prazo de requalifica-ção ... 36

7.28 Comercialização e a entrega de recipientes de GLP em consu-midores e entre revendedores autorizados pela ANP, por meio de veículos automotores ... 34 7.28.1 Identificação da empresa nas laterais do veículo ... 40

7.28.2 Ficha de emergência ... 40

7.28.3 Envelope para transporte ... 41

7.28.4 Ficha de identificação da empresa ... 41

7.28.5 Painel de Segurança e rótulo de risco ... 42

7.28.6 Equipamentos de Proteção Individual – EPIs e Equipamentos de emergência ... 43

8. Desativação de ponto de venda ... 44

9. Cancelamento e revogação da autorização da revenda de Gás LP ... 44

(4)

1. Introdução

O Gás LP é um produto inflamável, sua principal função é gerar calor, porém, quando fora de controle, pode causar acidentes. Por isso a comercialização do Gás LP em recipiente transportável é regulada por um grande número de diplo-mas legais, dentre os principais, destacamos:

 Portaria ANP nº 297/03 - Estabelece os requisitos necessários para a auto-rização para o exercício da atividade de revenda de gás liquefeito de petróleo.

 Resolução ANP nº 05/08 - Adota a 15514/07, para fins de estabelecimento dos critérios de segurança das áreas de armazenamento de GLP e define critérios para revenda no mesmo imóvel de residência.

 NBR 15514/07 - Área de armazenamento de recipientes transportáveis de gás liquefeito de petróleo (GLP), destinados ou não à comercialização – Critérios de segurança.

 Resolução ANP nº 70/11 - Disciplinar o estacionamento de veículos trans-portadores de recipientes transportáveis de GLP cheios, parcialmente uti-lizados e vazios, no interior de imóvel onde exista área de armazena-mento para recipientes transportáveis de GLP, a fim de resguardar as condições mínimas de segurança.

 Resolução ANP nº 40/14 - Obrigações do revendedor de GLP relaciona-das com a qualidade do recipiente transportável de GLP, especifica-mente sobre a elegibilidade da requalificação.

 Resolução ANP nº 26/15 - Regulamentar a comercialização, em áreas ur-banas e rurais, e a entrega de recipientes transportáveis de GLP em do-micílios de consumidores, em estabelecimentos comerciais e industriais, para consumo próprio, e entre revendedores autorizados pela ANP, por meio de veículos automotores.

A atividade de revenda de Gás LP só pode ser exercida por pessoa jurídica constituída sob as leis brasileiras, em estabelecimento denominado posto reven-dedor de GLP (PRGLP) e é considerada de utilidade pública, compreende a aquisição, o armazenamento, o transporte e a comercialização em recipientes transportáveis de capacidade de até 90 (noventa) de Gás LP.

Referência: Portaria ANP nº 297/03, Art. 4º e seu parágrafo único. 2. Autorização para a atividade de revenda de Gás LP

O interessado que desejar exercer a atividade de revenda de Gás LP deve se cadastrar perante a ANP, apresentando a seguinte documentação:

(5)

 Requerimento de autorização para o exercício da atividade de revenda de GLP e Ficha Cadastral, disponível no site da ANP, assinados por sócio ou por procurador, acompanhado de cópia autenticada de instrumento de procuração e do respectivo documento de identificação, quando for o caso;

 Comprovante de inscrição e de situação cadastral no Cadastro Nacio-nal de Pessoa Jurídica - CNPJ, referente ao estabelecimento matriz ou filial que especifique a atividade de revenda de GLP;

 Cópia do documento de inscrição estadual;

 Cópia autenticada do estatuto ou do contrato social arquivado na Junta Comercial e, quando alterado, com todas as alterações posteriores ou a mais recente consolidação, que especifique a atividade de revenda de GLP;

 Cópia autenticada do alvará de funcionamento ou de outro docu-mento, expedido pela prefeitura municipal, referente ao ano de exercí-cio, que comprove a regularidade de funcionamento da empresa re-querente; e,

 Certificado do corpo de bombeiros competente, que especifique a ha-bilitação para a atividade de revenda de GLP, indicando a(s) área(s) de armazenamento existente(s) no estabelecimento, assim como a(s) área(s) de armazenamento de apoio, e as respectivas classes ou capa-cidades de armazenamento em quilogramas de GLP de cada área ar-mazenamento, compatível com a(s) classe(s) declarada(s) na Ficha Ca-dastral assim como a norma técnica ou regulamentação adotada para sua emissão.

As revendas de Gás LP situadas em cruzamentos de duas vias podem causar interpretações durante uma fiscalização. Especialmente se o endereço autori-zado na ANP está em uma das vias e o acesso à área de armazenamento for pela outra via.

O fato a ser observado é se o endereço autorizado junto à ANP é o mesmo do local físico, independente do acesso por uma ou outra via. Isso pode ser visto nos documentos da revenda, especialmente no Alvará da Prefeitura municipal. A minuta da legislação referente ao Marco Regulatório das revendas de Gás LP vem com a previsão do revendedor indicar na Ficha Cadastral, as vias que po-derão dar acesso à revenda.

Há Estados e Municípios que estabelecem outras exigências para a obtenção dos documentos exigidos pela ANP citados acima, por exemplo, licenças ambi-entais, neste caso elas passam a ser obrigatórias, embora não seja necessário enviar para a ANP.

O requerimento de autorização para o exercício da atividade de revenda de GLP que não estiver acompanhado de todos os documentos ou que contiver documentos falsos, inexatos, rasurados ou ilegíveis não será aceito e implicará na devolução da documentação apresentada ao requerente, com a indica-ção de sua motivaindica-ção, a ANP instruirá o requerente com o objetivo de suprir as falhas encontradas.

(6)

A ANP, independentemente do atendimento ao que dispõe esta Portaria, po-derá obstar o ingresso e a manutenção de agente econômico na categoria de revendedor de GLP, caso presentes fundadas razões de interesse público, apu-radas em processo administrativo, garantidos o contraditório e a ampla defesa. Poderão ser solicitados documentos, informações ou providências adicionais pertinentes, indicando o motivo ao requerente.

A autorização para o exercício da atividade de revenda de GLP é outorgada em caráter precário.

A ANP outorgará a autorização para o exercício da atividade de revenda de GLP, referente a cada estabelecimento da empresa, através de publicação no Diário Oficial da União, no prazo de até 30 (trinta) dias após o encaminhamento dos requerimentos de revendedores que atenderem às exigências, acompa-nhada dos documentos comprobatórios.

Referência: Portaria ANP nº 297/03, Art. 5, Art, 6, Art. 7 e Art. 19.

3. Comercialização de Gás LP

O revendedor de GLP poderá comercializar somente recipientes transportáveis, cheios, de procedência comprovável, da(s) marca(s) comercial(is) do(s) distri-buidor(es) que houver discriminado na Ficha Cadastral e no Quadro de Aviso. Os recipientes transportáveis cheios devem conter lacre e rótulo da marca co-mercial que identifique o distribuidor que envasilhou o produto.

A comercialização de recipientes transportáveis cheios entre revendedores de GLP somente será permitida quando ambos estiverem autorizados pela ANP e comercializarem recipientes transportáveis cheios de marca(s) do(s) mesmo(s) distribuidor(es).

O revendedor somente poderá armazenar, na área destinada ao armazena-mento, recipientes transportáveis cheios de GLP, das marca(s) comercial(is) de distribuidor(es) que houver indicado na Ficha Cadastral e constante do Quadro de Aviso.

O revendedor de GLP que comercializar recipientes transportáveis cheios de GLP de mais de um distribuidor deverá segregá-los e armazená-los de acordo com a(s) marca(s) de cada um deles.

Referência: Portaria ANP nº 297/03, Art. 11, Art. 13, Art. 14 e Art. 15. 4. Obrigações do revendedor de Gás LP

Além das obrigações técnicas que são abordadas neste treinamento, são obri-gações do revendedor de Gás LP:

(7)

 Garantir a integridade dos recipientes transportáveis, bem como as con-dições mínimas para o seu armazenamento. O atendimento desta obri-gação está ligado ao cumprimento da NBR 15514;

 Receber recipiente transportável vazio de qualquer marca de distribuidor no atendimento ao consumidor;

 Treinar seus empregados quanto ao correto manuseio e comercialização de GLP em recipiente transportável;

 Comercializar recipientes transportáveis cheios de GLP com peso igual a sua tara mais o peso previsto de produto;

 Não comercializar recipientes com capacidade superior a 90 quilogra-mas de GLP;

 Não efetuar o envasamento ou transferência de GLP entre recipientes transportáveis;

 Permitir o livre acesso de agentes de fiscalização da ANP ou de órgãos conveniados, disponibilizando a documentação relativa à atividade de revenda, inclusive a de natureza fiscal para o monitoramento de preços;  Manter atualizados os documentos constantes do art. 6º desta Portaria.

Referência: Portaria ANP nº 297/03, Art. 16.

5. Alterações cadastrais

As principais alterações cadastrais em revendas são: Alteração do endereço, incluindo o nome da rua; Mudança de classe da área de armazenamento e mudança de marca comercial de distribuidor.

...

E agora, está pronto para decidir começar o treinamento conosco? Aguardamos você.

Referências

Documentos relacionados

Ao longo da Educação Básica, as aprendizagens essen- ciais definidas na Base Nacional Comum Curricular (BNCC) devem concorrer para assegurar aos estudan- tes o desenvolvimento de

Através de um trabalho de mobilização social junto as comunidades, implementou-se o controle de qualidade da água distribuída em todos os SAC das áreas rurais, o que

Para habilitar três, tanto a segunda licença quanto a terceira terão desconto de 50% (a mensalidade para usar todas as três licenças é de apenas R$ 270,00) Além disso,

Ser membro do Conselho Diretor da SBMFC, fazendo­se representar por outro       colega da Diretoria quando estiver impossibilitado de participar de alguma reunião    

Para esta abordagem, centrarei a discussão em três casos envolvendo escravizados em Paranahyba, tal como nas memórias de Senhorinha Barbosa Lopes e de Joaquim

5.1. O objetivo do ALLIANZ PRODUTIVIDADE AGRÍCOLA é garan- tir indenização pelos prejuízos causados às culturas temporá- rias e permanentes, implantadas e tecnicamente

O prazo máximo de resposta aos clientes e usuários, regulado pelo Banco Central do Brasil em 10 dias úteis, foi reduzido, por iniciativa das Instituições Financeiras signatárias

Fórmula única com três ingredientes naturais que diminuem o colesterol que operam de maneiras diferentes para aju- dar a manter níveis normais de colesterol de um modo