• Nenhum resultado encontrado

O que você acha? É possível um cristão desviar-se do bom caminho? Alguns acham que é possível, outros dizem que não. Na realidade, o que as pessoas

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "O que você acha? É possível um cristão desviar-se do bom caminho? Alguns acham que é possível, outros dizem que não. Na realidade, o que as pessoas"

Copied!
8
0
0

Texto

(1)
(2)

O que você acha? É possível um cristão desviar-se do bom caminho?

Alguns acham que é possível, outros dizem que não. Na realidade, o que as pessoas dizem não muda a verdade. O que realmente importa é o que a Bíblia diz.

Portanto, vejamos o que nos diz a Bíblia: “As minhas ovelhas ouvem a minha voz, e eu conheço-as, e elas me seguem; e dou-lhes a vida eterna, e nunca hão de perecer, e ninguém as arrebatará da minha mão. Meu Pai, que mas deu, é maior do que todos; e ninguém pode arrebatá-las da mão de meu Pai” (João 10:27–29).

Judas diz que Deus é “poderoso para vos guar-dar de tropeçar, e apresentar-vos irrepreensíveis, com alegria, perante a sua glória” (Judas 24).

Segundo estes versículos, estamos seguros nas mãos do Pai! Deus é poderoso para nos guardar de tropeçar. Ninguém nem nada nos pode obrigar a desviar do bom caminho.

Leia este outro versículo da Bíblia: “O que vencer será vestido de vestes brancas, e de maneira nenhuma riscarei o seu nome do livro da vida; e confessarei o seu nome diante de meu Pai e diante dos seus anjos” (Apocalipse 3:5).

Neste versículo, Cristo estava claramente se dirigindo aos cristãos, pois seus nomes já

(3)

estavam escritos no livro da vida. Por que, pois, Cristo diz: “O que vencer será vestido… e de maneira nenhuma riscarei o seu nome”? Ele fala como se fosse possível o cristão que não vencer, perder o privilégio de ter o seu nome escrito no livro da vida. Por que fala assim?

Agora observe o que Cristo diz em João 15:5– 7: “Eu sou a videira, vós as varas; quem está em mim, e eu nele, esse dá muito fruto; porque sem mim nada podeis fazer. Se alguém não estiver em mim, será lançado fora, como a vara, e secará; e os colhem e lançam no fogo, e ardem.”

Antes que um ramo possa ser cortado de uma árvore, tem que estar primeiramente ligado nela. Da mesma maneira, a pessoa tem que, primei-ramente, estar ligada a Cristo (estar no bom caminho) para poder ser cortada de Cristo. Veja que Cristo diz que os que não permanecerem nele, os que se desviarem do bom caminho, serão cortados, serão jogados fora, secarão e serão lançados no fogo.

Mateus 18:15–17 diz: “Ora, se teu irmão pecar contra ti, vai, e repreende-o entre ti e ele só; se te ouvir, ganhaste a teu irmão; Mas, se não te ouvir, leva ainda contigo um ou dois, para que pela boca de duas ou três testemunhas toda a palavra seja confirmada. E, se não as escutar, dize-o

(4)

à igreja; e, se também não escutar a igreja, considera-o como um gentio e publicano.”

O Senhor não quer que ninguém que o conheça se aparte dele. Mas ele não tira do cristão o livre arbítrio. O livre arbítrio é um privilégio dado aos homens por determinação divina. O cristão ainda é livre para escolher. Deus não se recusa a permitir que o cristão tenha a escolha de se extraviar do bom caminho.

Deus não pode tolerar o pecado. Se aquele que se desvia do bom caminho se recusa a voltar, Deus já o considera como pecador, e manda que nós o consideremos assim também. Ainda que antes tivesse sido um filho na família de Deus, agora está desgarrado. Agora serve a seu novo senhor: o diabo. Ainda que antes fosse protegido pelo Pai, agora, por sua própria desobediência, está no caminho do inimigo. Desviou-se do bom caminho e, se não se arrepender, não vai para o céu, porque não está mais no caminho que leva para lá.

Deus diz assim: “Quando eu disser ao justo que certamente viverá, e ele, confiando na sua justiça, praticar a iniquidade, não virão à memó-ria todas as suas justiças, mas na sua iniquidade, que pratica, ele morrerá… Desviando-se o justo da sua justiça, e praticando iniquidade, morrerá nela” (Ezequiel 33:13 e 18).

(5)

“Porquanto se, depois de terem escapado das corrupções do mundo, pelo conhecimento do Senhor e Salvador Jesus Cristo, forem outra vez envolvidos nelas e vencidos, tornou-se lhes o último estado pior do que o primeiro. Porque melhor lhes fora não conhecerem o caminho da justiça, do que, conhecendo-o, desviarem-se do santo mandamento que lhes fora dado; deste modo sobreveio-lhes o que por um verdadeiro provérbio se diz: O cão voltou ao seu próprio vômito, e a porca lavada ao espojadouro de lama” (2 Pedro 2:20–22).

Por estes versículos e muitos outros, podemos ver claramente que é possível nos desviarmos do bom caminho por nosso próprio descuido e rebelião. Mas não queremos que isto nos suceda; e muito menos é o que deseja nosso Deus de amor. Deus estende-nos o seu cuidado paterno e nos provê com tudo que precisamos para sermos vitoriosos. Veja os seguintes versículos:

“Não veio sobre vós tentação, senão humana; mas fiel é Deus, que não vos deixará tentar acima do que podeis, antes com a tentação dará também o escape, para que a possais suportar” (1 Coríntios 10:13).

“Mas graças a Deus que nos dá a vitória por nosso Senhor Jesus Cristo” (1 Coríntios 15:57).

(6)

“Filhinhos, sois de Deus, e já os tendes ven-cido; porque maior é o que está em vós do que o que está no mundo” (1 João 4:4).

“Não temas, porque eu sou contigo; não te assombres, porque eu sou teu Deus; eu te for-taleço, e te ajudo, e te sustento com a destra da minha justiça” (Isaías 41:10).

“E graças a Deus, que sempre nos faz triunfar em Cristo, e por meio de nós manifesta em todo o lugar a fragrância do seu conhecimento” (2 Coríntios 2:14).

Que promessas tão maravilhosas! Que vitória disponível temos em Cristo Jesus! Quantas graças devemos ao que nos resgatou do pecado!

Quão poderoso é Cristo! Diante da possibili-dade de nos desviarmos do bom caminho, Cristo “é poderoso para [nos] guardar de tropeçar, e apresentar-[nos] irrepreensíveis, com alegria, perante a sua glória” (Judas versículo 24).

Aproveite o poder de Cristo para se livrar de qualquer desvio. Não pense que somente por você ser cristão não é possível se desviar. Escute a adver-tência que Cristo nos dá: “Aquele, pois, que cuida estar em pé, olhe não caia” (1 Coríntios 10:12).

Não acrescentemos nada, pois, às Escrituras, dizendo que não é possível nos desviarmos do bom caminho. Tenhamos muito cuidado de como

(7)

vivemos, porque… escute bem, o próprio Deus tirará o nosso nome do livro da vida se abandonar-mos o bom caminho. Ele diz: “Porque eu testifico a todo aquele que ouvir as palavras da profecia deste livro que, se alguém lhes acrescentar alguma coisa, Deus fará vir sobre ele as pragas que estão escritas neste livro; E, se alguém tirar quaisquer palavras do livro desta profecia, Deus tirará a sua parte do livro da vida, e da cidade santa, e das coisas que estão escritas neste livro” (Apocalipse 22:18–19).

—Timóteo Miller “Jesus dizia, pois, aos judeus que criam nele: Se vós permanecerdes na minha palavra, verda-deiramente sereis meus discípulos” (João 8:31). “Irmãos, se algum dentre vós se tem desviado da verdade, e alguém o converter, saiba que aquele que fizer converter do erro do seu caminho um pecador, salvará da morte uma alma, e cobrirá uma multidão de pecados” (Tiago 5:19–20).

“E surgirão muitos falsos profetas, e enganarão a muitos. E, por se multiplicar a iniquidade, o amor de muitos esfriará. Mas, aquele que perse-verar até ao fim será salvo” (Mateus 24:11–13). “Vós, portanto, amados, sabendo isto de ante-mão, guardai-vos de que, pelo engano dos homens abomináveis, sejais juntamente arrebatados, e descaiais da vossa firmeza” (2 Pedro 3:17).

(8)

“Portanto, convém-nos atentar com mais diligência para as coisas que já temos ouvido, para que em tempo algum nos desviemos delas. Porque, se a palavra falada pelos anjos permane-ceu firme, e toda a transgressão e desobediência recebeu a justa retribuição, como escaparemos nós, se não atentarmos para uma tão grande salvação, a qual, começando a ser anunciada pelo Senhor, foi-nos depois confirmada pelos que a ouviram” (Hebreus 2:1–3).

Se deseja ajuda espiritual, escreva para o endereço abaixo:

Literatura Monte Sião do Brasil

Caixa Postal 241, Boituva-SP 18550-970 www.LMSdoBrasil.com.br

Tel. (015) 3264-1402

—Bíblias—Livros—Folhetos—Cursos Bíblicos Impresso no Brasil com permissão de Publicadora Lâmpada e Luz. Mantenha a cidade limpa! Não jogue este folheto nas vias públicas.

Referências

Documentos relacionados

Origem do direito tributário; origens das receitas públicas e sua classificação atual: o sistema constitucional brasileiro consoante reforma tributária do ano de

Em um dado momento da Sessão você explicou para a cliente sobre a terapia, em seguida a cliente relatou perceber que é um momento para falar, chorar, dar risada

Processo de se examinar, em conjunto, os recursos disponíveis para verificar quais são as forças e as fraquezas da organização.

As coisas relativas à vida com Deus e ao seu serviço lhes são tediosas, e não podem encontrar qualquer alegria nelas, porque apagaram o Espírito Santo e

Sem desconsiderar as dificuldades próprias do nosso alunado – muitas vezes geradas sim por um sistema de ensino ainda deficitário – e a necessidade de trabalho com aspectos textuais

Benetton (1999) apresenta o caráter de funcionalidade na Terapia Ocupacional como tendo sido assumido por muitos autores, pelos precurssores da profissão (Meyer, Simon e Schneider)

De fato, a aplicação das propriedades da regra variável aos estudos lingüísticos além da fonologia não constitui assunto tranqüilo, seja porque a variável passa a ser

Após a introdução, no primeiro capítulo tratamos a estrutura dramatúrgica de Bertolt Brecht, discutindo questões a respeito do teatro épico, do gestus, do