• Nenhum resultado encontrado

GOIÂNIA, / / PROFESSOR: Mário Neto. Antes de iniciar a lista de exercícios leia atentamente as seguintes orientações:

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "GOIÂNIA, / / PROFESSOR: Mário Neto. Antes de iniciar a lista de exercícios leia atentamente as seguintes orientações:"

Copied!
5
0
0

Texto

(1)

Antes de iniciar a lista de exercícios leia atentamente as seguintes orientações:

- É fundamental a apresentação de uma lista legível, limpa e organizada. Rasuras podem invalidar a lista. - Nas questões que exigem cálculos eles deverão ser apresentados na lista para que possam ser corrigidos. - Questões discursivas deverão ser respondidas na própria lista.

- Não há necessidade de folhas em anexo, todas as respostas serão exclusivamente na lista. - O não atendimento a algum desses itens faculta ao professor o direito de desconsiderar a lista. - A lista deve ser feita a caneta, somente os cálculos podem ser a lápis.

Lista P1 I Bimestre

1) Determine as estruturas apontadas

2) A célula representada acima é de um organismo procariota ou eucariota? Justifique.

3) As células eucariontes ou eucarióticas, também chamadas de eucélulas, são mais complexas que as procariontes. A maioria dos animais e plantas a que estamos habituados são dotados deste tipo de células. É altamente provável que estas células tenham surgido por um processo de aperfeiçoamento contínuo das células procariontes.

Não é possível avaliar com precisão quanto tempo a célula "primitiva" levou para sofrer aperfeiçoamentos na sua estrutura até originar o modelo que hoje se repete na imensa maioria das células, mas é provável que tenha demorado muitos milhões de anos. Acredita-se que a célula "primitiva" tivesse sido bem pequena e para que sua fisiologia estivesse melhor adequada à relação tamanho × funcionamento era necessário que crescesse. Diferencie eucariota de procariota.

GOIÂNIA, ____ / ____ / 2017

PROFESSOR: Mário Neto

DISCIPLINA: Ciências da natureza SÉRIE: 3º

ALUNO(a):_______________________________

No Anhanguera você é

+ Enem

(2)

4) A divisão celular é o período no qual a célula reparte igualmente o seu conteúdo. Este período inclui basicamente duas etapas: a partilha extra do material nuclear, chamada no sentido estrito de mitose ou cariocinese e a divisão citoplasmática ou citocinese. A divisão celular é precedida da interfase. Conceitue interfase.

5) A descoberta do DNA ocorreu em 1869 e foi feita pelo bioquímico alemão Johann Friedrich Miescher1 (1844 – 1895). Miescher buscava determinar os componentes químicos do núcleo celular e usava os glóbulos brancos contidos no pus para suas pesquisas. Os glóbulos brancos eram um bom material pois são células que apresentam núcleos grandes e fáceis de serem isolados do citoplasma. Além disso, o pús era muito fácil de se conseguir na época em ataduras usadas em ferimentos.Onde está localizado o DNA em eukarya?

6) Analisando os núcleos, Miescher descobriu a presença de um composto de natureza ácida que era desconhecido até o momento. Esse composto era rico em fósforo e em nitrogênio, era desprovido de enxofre e resistente à ação da pepsina (enzima proteolítica). Qual a função do núcleo?

7) Em 1912, Phoebus Levine4 (1869 – 1940) e Walter Jacobs (1883 – 1967) concluíram que o componente básico dos ácidos nucléicos era uma estrutura composta por uma unidade que se constituía numa base nitrogenada ligada a uma pentose, e esta por sua vez, ligada a um fosfato. Esta unidade foi denominada de nucleotídeo. Um ácido nucléico seria então uma molécula composta por vários nucleotídeos unidos entre si, ou seja, um polinucleotídeo. Qual a diferença entre cromossomo e cromatina?

8) Onde encontramos o cromossomo? E a cromatina?

9) Conceitue células somáticas.

(3)

11)Como o DNA está organizado no núcleo das células interfásicas dos eukarya?

12) O que são os cromossomos?

13) Uma célula que apresenta grande quantidade de síntese protéica tende a apresentar, em geral, um grande nucléolo. Explique esta relação

14) (FUND. CARLOS CHAGAS) A cromatina presente no núcleo interfásico aparece durante a divisão celular com uma organização estrutural diferente, transformando-se nos:

a) cromômetros b) cromossomos c) centrômeros d) cromocentros e) cromonemas

15) No núcleo, que é uma região da célula delimitada por membrana, encontramos o material genético do organismo. Entre as alternativas a seguir, marque aquela que indica corretamente o nome dado às células que possuem núcleo definido.

a) Células autotróficas. b) Células heterotróficas. c) Células eucarióticas. d) Células procarióticas.

16) (PUC-RJ) A diferença entre células eucariontes e procariontes está no núcleo. Os indivíduos procariontes possuem a molécula de DNA espalhada no citoplasma, enquanto, nos indivíduos eucariontes, ela se encontra no núcleo da célula. Quanto a esse núcleo, é correto afirmar que:

a) um núcleo saudável de uma célula possui sempre uma forma redonda e se encontra em seu centro, pois assim controla igualmente toda a célula.

b) no núcleo se encontra a cromatina, que é a associação das moléculas de DNA e proteínas, imersa no citoplasma e envolvida pela membrana nuclear.

c) o núcleo é a região da célula que controla toda a produção de proteína, já que contém a molécula do DNA. d) Além da molécula do DNA, o núcleo da célula contém outros organoides, como os ribossomos e o retículo. e) é o núcleo que caracteriza as bactérias e algas azuis, já que são seres unicelulares.

17) A maioria das células eucarióticas apresenta um núcleo, entretanto, algumas podem apresentar dois ou até múltiplos núcleos. Existem ainda aquelas que, depois de especializadas, tornam-se anucleadas, como: a) os leucócitos.

b) as hemácias.

c) as células musculares. d) os neurônios.

e) as células epiteliais.

(4)

A) I e II correspondem a duas moléculas de RNA.

B) I e II correspondem a duas cadeias de uma molécula de RNA. C) I e II correspondem a duas cadeias de uma molécula de ADN. D) I corresponde a uma cadeia de ADN e II a uma cadeia de RNA. E) I corresponde a uma cadeia de RNA e II a uma cadeia de ADN.

19) (UFPE) O esquema da figura à baixo relaciona-se com os ácidos nucléicos.

Assinale as afirmativas verdadeiras e as afirmativas falsas.

00) Em 1, o DNA está acoplado a uma cadeia de RNA, dando início ao processode síntese de proteínas. 11) Em 2, a dupla cadeia de nucleotídeos do DNA apresenta uma região de separação, com rompimento de pontes de hidrogênio.

22) A RNA polimerase é a enzima responsável pela replicação do RNA.

33) Em 3, é exemplificada a formação de uma molécula de RNA – mensageiro, contendo informações transcritas a partir do DNA.

44) Uma molécula de DNA com a seqüência de bases GCGTATTAT produzirá um RNA-m com a seqüência de bases: CGCCAUAAUA.

20) A respeito do processo de transcrição, marque a alternativa que indica corretamente o nome da enzima responsável por orientar o emparelhamento dos ribonucleotídeos.

a) RNA polimerase. b) DNA polimerase. c) Fator de liberação. d) Aminoacil-tRNA sintetase. e) Peptidil transferase.

21) (FMSA-SP) Os fenômenos 1, 2 e 3 no esquema ao lado são respectivamente:

a) tradução, transcrição, duplicação b) duplicação, transcrição, tradução c) duplicação, tradução, transcrição d) tradução, duplicação, transcrição e) transcrição, duplicação, tradução

(5)

22) (FUVEST-SP) Qual da seqüências abaixo corresponde ao produto de transcrição do segmento AATCACGAT de uma fita de DNA?

a) TTACTCGTA b) TTAGTGCTA c) AAUCACGAU d) UUAGUGCUA e) UUACUCGUA

23) (UFPE) O códon corresponde à seqüência de três bases do: a) RNA-transportado

b) RNA-ribossômico c) RNA-mensageiro d) RNA-solúvel e) ribossomo

24) (F. Objetivo-SP) A lisozima é uma proteína de massa molecular 12 000. Considerando a massa molecular média dos aminoácidos igual a 120, podemos concluir que o pedaço da hélice de DNA que codifica esta proteína deve ter:

a) 100 nucleotídeos b) 1000 nucleotídeos c) 12 000 nucleotídeos d) 106 nucleotídeos e) 300 nucleotídeos 25) (FUVEST-SP)

O esquema apresenta a síntese de um polipeptideo a partir de uma molécula de DNA. É licito dizer que o diagrama mostra:

a) a tradução do código genético b) a transcrição do código genético

c) a transcrição e a tradução do código genético d) a replicação do DNA

e) a replicação do DNA, a transcrição e a tradução do código genético

26) O bacteriófago t2 tem como material genético uma molécula de DNA com cerca de 3600 nucleotideos, que compreendem três genes. Admitindo que esses três genes tenham aproximadamente as mesmas dimensões e que a massa molecular média dos aminoácidos seja igual a 120, cada uma das proteínas por eles codificada deve ter uma massa molecular aproximada de:

a) 48000 b) 24 x 103 c) 4 x 102 d) 12 000 e) 144 x 103

Referências

Documentos relacionados

Devo despir-me do que é belo, devo despir-me da poesia, devo despir-me do manto mais puro que o tempo me deu, que a vida me dá. Como podemos classificar as orações em

Rasuras podem invalidar a lista.  Nas questões que exigem cálculos eles deverão ser apresentados na lista para que possam ser corrigidos.  Questões discursivas deverão

Rasuras podem invalidar a lista.  Questões discursivas deverão ser respondidas na própria lista.  Não há necessidade de folhas em anexo, todas as respostas serão

Pré-Universitário Colégio Anhanguera – Há 37 anos educando gerações. Rasuras podem invalidar a lista. - Nas questões que exigem cálculos eles deverão ser apresentados na lista

expert in Family Health at Faculdades Integradas de Patos (FIP); Nursing assistant at the CSSD, in HulW – João Pessoa (PB), Brazil.. 4 Nurse at Faculdade Santa emília

Rasuras podem invalidar a lista.  Questões discursivas deverão ser respondidas na própria lista.  Não há necessidade de folhas em anexo, todas as respostas serão

Essas escamas podem ter origem dérmica (condrictes) ou placóides dermoepidérmicas (osteíctes). O caranguejo tem, apenas, exoesqueleto de quitina com impregnação de carbonato

Rasuras podem invalidar a lista.  Nas questões que exigem cálculos eles deverão ser apresentados na lista para que possam ser corrigidos.  Questões discursivas deverão