• Nenhum resultado encontrado

PLANO DE DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "PLANO DE DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL"

Copied!
8
0
0

Texto

(1)

1

PLANO DE

DESENVOLVIMENTO

PROFISSIONAL

Regulamento

2015.1

(2)

SUMÁRIO

1. SOBRE O PLANO DE DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL 2. PUBLICO-ALVO

3. O MÉTODO

4. ENRIQUECENDO SEU HISTÓRICO 5. O QUE RESULTA

6. PAINEL/ CONVERSAS ESPECIAIS

7. ESCLARECIMENTOS A RESPEITO DO RELATÓRIO 8. ESTRUTURA DO RELATÓRIO

9. CONSISTÊNCIA DO PLANO DE CARREIRA 10. DEPOIMENTOS 11. PROCESSO DE INSCRIÇÃO 12. DATAS E PRAZOS 13. CANCELAMENTO 14. NOMENCLATURAS 15. REQUISITOS DO SISTEMA 16. CONTATOS

(3)

3

PLANO DE DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL (PDP) – MÉTODO IBRAND

Raras são as oportunidades que temos para pensar e organizar toda a riqueza da nossa história de vida. Pensando nisso, o Pós ADM, em parceria com o iBrand, desenvolveu o PDP -

Plano de Desenvolvimento Profissional.

OiBrand – Instituto de Desenvolvimento Profissional e Gerencial Ltda. - é uma organização

privada, cujos executivos conduzem, há mais de 15 anos, programas ligados à Gestão de Carreira. Com os recursos da Internet, a empresa ampliou sua oferta de serviçoatravés

doMétodo iBrand Carreiras, que possui formato mais rápido e objetivo, permitindo que você

desenvolva no seu ritmo e com uma excelente relação benefícios.

1. SOBRE O PLANO DE DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL

Com o método iBrand você tem a oportunidade de registrar as informações, experiências e intenções que construíram sua trajetória profissional.

Utilizando as vantagens da tecnologia web, é possível descrever, em uma linha de tempo, seus principais passos profissionais, pessoais e familiares. Desta forma, ao detalhar essas

informações, além de visualizar o caminho percorrido até agora, você passa a compreender melhor suas decisões. E, ao entender melhor a trajetória caminhada até o momento, você poderá realizar uma avaliação mais criteriosa de onde está e aonde pretende chegar, contribuindo para a definição de novas metas e objetivos.

Através do site

http://www.ibrandbrasil.com.br/fgv/po sadm/ você acessa o Método iBrand e

inicia o processo de estruturação do seu Plano de Desenvolvimento

Profissional.

Durante o método, que ocorre 100% on-line, você será estimulado a responder perguntas em forma de entrevista, que o ajudarão a pensar em seu momento atual, em seus propósitos e o que deseja para o futuro.

(4)

Como resultado, você terá definido ações e preparado seu Plano de Desenvolvimento

Profissional. Ao final, os consultores de carreira do iBrand enviarão um Relatório sobre a

consistência do seu Plano. A conclusão deste Relatório não julgará o Plano como “certo ou errado”, mas levará em consideração a relação entre competências, propósitos, ações e recursos básicos que você tem à sua disposição ou planeja dispor.

2. PÚBLICO-ALVO

O método se destina a todo profissional que deseja organizar sua trajetória profissional a fim de reconhecer suas potencialidades, competências e habilidades para, a partir daí, traçar um plano de carreira consistente rumo aos seus objetivos pessoais e profissionais.

Exclusivo a todos os alunos regularmente matriculados no Pós ADM nas turmas 2014.1 / 2014.2/

2015.1.

3. O MÉTODO

O processo de estruturação do Plano de Desenvolvimento Profissional é fundamentado na trajetória que você já desenvolveu e na que você quer trilhar daqui para frente.

A realização do PDP segue a lógica de uma entrevista com o objetivo de conhecer a sua trajetória profissional, conquistas, competências, características pessoais, interesses, valores e seu projeto de carreira para o futuro. Ou seja, com o PDP você vai descrever seu potencial, seus talentos, seu jeito de ser e seus propósitos. O roteiro segue um padrão e o que faz a

diferença do Plano de cada participante são as respostas, a dedicação na realização e as próprias expectativas e intenções singulares de cada um.

O preenchimento das informações é realizado por meio de uma série de exercícios que irão subsidiar a elaboração desse Plano, em três ferramentas disponíveis:

Perfil de Competências Técnicas e Atitudes Profissionais - exercício semelhante a teste

de múltipla escolha, que revela as aptidões do usuário, evidenciando concretamente suas habilidades e competências. Duração aproximada: 15 minutos.

Perfil de Competências, Atitudes Gerenciais e Liderança - exercício no estilo teste de

múltipla escolha, que revela sua afinidade com o perfil de gestor e líder. Duração aproximada: 15 minutos.

Plano de Desenvolvimento - sequência de perguntas relativas às experiências,

interesses, expectativas etc., que encaminha o usuário para a definição de um conjunto de ações para gerenciar sua trajetória profissional. A fim de tornar o exercício ainda mais real, num determinado momento do processo, o participante responderá a algumas questões, simulando uma entrevista com um especialista em Gestão de Carreira. Isso prepara o usuário para novas conquistas profissionais. Duração aproximada: 20 minutos.

(5)

5

Além disso, o usuário também tem disponível uma Ferramenta opcional – Questões Centrais

Sobre Carreira -, trata-se de pequenos textos que permitem ao usuário manifestar o que

pensa a respeito de questões relevantes em termos de carreira e sucesso profissional.

Ao final de todas essas etapas, você terá construído, de forma pensada e planejada, seu Plano de Desenvolvimento Profissional. Trata-se de um documento estruturado que contempla um conjunto de ações a serem adotadas visando determinado objetivo.

Agora você poderá seguir em direção ao futuro que almeja com mais tranquilidade e confiança, sem perder de vista a qualidade do seu presente. A partir desse momento, você estará gerenciando seu futuro!

Em até trinta dias (30) após a indicação do“processo concluído”, você receberá o Relatório

com as observações a respeito da consistência do seu Plano.

Esse Relatório, formulado por um consultor de carreira, levará em consideração a consistência entre competências, propósitos, ações e recursos básicos que você dispõe ou planeja dispor.

4. O QUE RESULTA

Todos os seus registros serão organizadosem Livros, que podem ser impressos e/ou salvos em

PDF:

Livro I – Meu Dossiê: Organiza todos os dados e informações registrados no Processo; Livro II – Dicas sobre Carreira: Organiza as informações da parte II do processo

(Questões Centrais sobre Carreira) com um panorama geral de assuntos relevantes sobre carreira, com dicas que ajudam a pensar em como tratar adequadamente

esses assuntos

.

5. PAINEL/ CONVERSAS ESPECIAIS

Em complemento ao PDP, é oferecido, de forma opcional, em dado momento do período de realização do método, um espaço virtual denominado Painel/Conversas Especiais, que será destinado ao compartilhamento de ideias e debates sobre temas como: carreira, mercado e desafios profissionais, possibilitando aos participantes a troca de informações e o esclarecimento de possíveis dúvidas.

A abertura dos painéis será informada por e-mail.

6. ESCLARECIMENTOS A RESPEITO DO RELATÓRIO

O Relatório não “avalia” sua história e, sim, considera a consistência entre competências, propósitos, planos e recursos básicos, e, em alguns casos, propõe algumas sugestões de ações para a sua reflexão. O objetivo é “um trabalho conjunto” para consolidação de uma carreira sólida e valiosa.

Todo o material produzido pelo participante é analisado na íntegra pela equipe de consultores, que destacam os pontos mais marcantes que podem agir como âncoras singulares no enfrentamento de desafios para uma carreira diferenciada. Em alguns

(6)

momentos os consultores poderão destacar, também, possíveis fragilidades, a fim de estimular o usuário a rever ou corrigir suas limitações.

O objetivo do Relatório não é dar direcionamentos fechados, e sim, contribuir para a reflexão do participante. A intenção é que este reflita sobre o que deve ser levado em consideração para balizar seus planos de desenvolvimento – o que serve tanto para planos atuais quanto futuros.

Por fim, é importante lembrar que elementos poderosos da trajetória estão com o profissional em seu dia-a-dia: trata-se de suas atitudes e comportamentos para, efetivamente, ir em frente (esforço, dedicação, lidar com frustrações, habilidade de relacionamento, obtenção de apoio familiar, etc.) e sua capacidade de aprender e melhorar enquanto caminha.

7. ESTRUTURA DO RELATÓRIO

Introdução;

Características Gerais de um Profissional Vencedor; Características Gerais de um Gestor / Líder Vencedor; Plano de Desenvolvimento:

o Atitudes/Valores - indicam pré-disposição, intenção;

o Recursos básicos - tempo, dinheiro, rede de apoio. Indicam suporte;

o Desempenhos/Resultados - indicam habilidades, capacidade de realizar.

o Propósitos e Planos;

o Características da Consistência de um Plano e Como avaliar a consistência de

seu Plano.

Conclusão e Sugestões (quando for o caso).

8. CONSISTÊNCIA DO PLANO DE CARREIRA

Como dito anteriormente, um PDP consistente relaciona os PROPÓSITOS do profissional e dos RECURSOS dos quais este dispõe (competências, habilidades, atitudes, suporte financeiro, rede de relacionamentos, etc.) e suas AÇÕES para percorrer o caminho até atingir o que é proposto.

Entretanto, um plano vai efetivamente “sair do papel” quando a pessoa apresentar atitudes e comportamentos tais como: esforço, persistência, confiança, pois sem esses fatores é difícil atingir conquistas desafiadoras.

Relatório

AÇÕES

RECUROS

(7)

7

Por outro lado, num plano sem sustentação, o profissional imagina um propósito, mas não tem os recursos necessários e não planeja ações para adquirir esses recursos. Podem ocorrer também casos em que profissionais com significante bagagem em sua experiência - o que permite almejar novos desafios-, mas, que, por diversas razões, não elaboram planos que indiquem os passos para alcançar novos patamares na carreira. Isto não quer dizer, obviamente, que o profissional não seja bem sucedido, significa, apenas, que ele não tem registrado um plano para isso.

9. DEPOIMENTOS

Gostaria de agradecer o feedback. Acredito que tudo mencionado reafirma

meus objetivos e, com certeza, fez muito sentido no que realmente penso. Vou buscar direcionar meus esforços para as sugestões descritas. Obrigado novamente.”

Eduardo Ap. Mello de Lima - Americana/SP

Gostaria de agradecer pelo Relatório. Em minha opinião, a estrutura é ótima, assim

como o método que foi aplicado. As questões abordadas me fizeram refletir e encontrar o caminho a seguir. Com a ajuda do iBrand, sinto-me renovado e manterei o foco nos objetivos, pois sei que são plausíveis.”

Francisco de Assis Silva Costa - Jundiaí/SP

... o Relatório fez sentido. É bom ser analisada por especialistas e saber que

estamos na direção correta, pois possibilita uma auto avaliação das nossas atitudes, sonhos, objetivos, metas desejos, ou melhor, da nossa vida até o momento”.

Rafaela Cristina da Silva - Campinas/SP

10. PROCESSO DE INSCRIÇÃO:

Realização de cadastro e definição de login e senha (o login de acesso é seu endereço de e-mail e a senha será definida por você no momento da inscrição);

Você receberá uma mensagem de confirmação por e-mail.

Observação: O acesso à ferramenta não ocorre de imediato. O ingresso só se dá após

liberação do PDP para todos os alunos no início do Módulo (vide datas abaixo).

As inscrições serão realizadas no período de 15 a 30 de abril de 2015, através do site www.ibrandbrasil.com.br/fgv/posadm.

(8)

11. DATAS E PRAZOS:

Início do Módulo: 05 de maio de 2015 Término do Módulo: 07 de julho de 2015

12. CANCELAMENTO:

Prazo limite para solicitação de cancelamento: 20 de maio de 2015

Deverá ser realizado diretamente no site do iBrand, através de formulário específico, até a data limite supracitada;

Cancelamentos efetuados fora do prazo estipulado ou abandono impossibilitam a participação do aluno em qualquer outra turma do módulo Plano de Desenvolvimento

Profissional (PDP), por meio do Pós ADM.

13. NOMENCLATURAS:

CONCLUÍDO: aquele que concluiu o módulo no período determinado;

REPROVADO: aquele que fez a inscrição, mas não participou, não concluiu ou não pediu o

cancelamento no prazo estabelecido;

CANCELADO: aquele que solicitou o adiamento dentro do prazo.

14. REQUISITOS DO SISTEMA

 Navegadores: Internet Explorer, Firefox e Google Chrome.

 Melhor visualizado a partir da resolução 1024x768.

15. CONTATOS:

Obs.: Flexibilidade na participação – o usuário estabelece o ritmo de sua

participação no período de até 02 (dois) meses de sua inscrição.

As dúvidas relacionadas ao processo de inscrição poderão ser esclarecidas através do e-mail

posadm@fgv.br.

As dúvidas relacionadas à ferramenta poderão ser esclarecidas pelo e-mail

Referências

Documentos relacionados

O Código Civil acrescentou para os cônjuges, além desses deveres, os de fidelidade recíproca e de vida em comum, no domicílio conjugal (art. 1.566), que não

◯ b) Outras empresas, que os utilizam em seus próprios processos produtivos SOC 41.1 Se SIM para a PERGUNTA 41 alternativa (a) , em relação aos processos judiciais ou

nesta nossa modesta obra O sonho e os sonhos analisa- mos o sono e sua importância para o corpo e sobretudo para a alma que, nas horas de repouso da matéria, liberta-se parcialmente

Este trabalho buscou, através de pesquisa de campo, estudar o efeito de diferentes alternativas de adubações de cobertura, quanto ao tipo de adubo e época de

A psicanálise foi acusada de normatizadora (FOUCAULT, 1996) por haver mantido o modelo familiar burguês nuclear como o centro de sua teoria como é manifestado

No entanto, maiores lucros com publicidade e um crescimento no uso da plataforma em smartphones e tablets não serão suficientes para o mercado se a maior rede social do mundo

devidamente assinadas, não sendo aceito, em hipótese alguma, inscrições após o Congresso Técnico; b) os atestados médicos dos alunos participantes; c) uma lista geral

Para se poder constatar as diferenças no comportamento dos elementos metálicos estruturais, sujeitos ao carregamento cíclico, foram incorporados níveis de esforço axial constantes