• Nenhum resultado encontrado

DIRIGENTE: Iniciemos invocando a Santíssima Trindade - Em nome do Pai e do Filho e do Espírito Santo.

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "DIRIGENTE: Iniciemos invocando a Santíssima Trindade - Em nome do Pai e do Filho e do Espírito Santo."

Copied!
6
0
0

Texto

(1)

(Preparado um local digno para a Hora Santa, o povo de Deus se reúne para juntos rezarem pelas vocações.)

DIRIGENTE: Iniciemos invocando a Santíssima Trindade - Em nome do Pai e do Filho e do

Espírito Santo.

Irmãos e irmãs. Neste mês de outubro a Igreja nos convida a refletir sobre nosso chamado ao testemunho do seu amor; estamos vivenciando o mês missionário. E como temos motivos para louvar a Deus, principalmente pelo grande movimento que as Santas Missões Populares têm trazido para nossa Igreja.

O documento “Ad Gentes” do Concílio Vaticano II nos exorta para que “Onde quer que Deus abra uma porta à sua palavra para proclamar o mistério de Cristo a todos os homens, com confiança e sem cessar anuncie-se o Deus vivo e Aquele que enviou para a salvação de todos, Jesus Cristo” (cf. AG, nº 13). É o próprio Espírito Santo que nos convoca para constituirmos estes grandes agricultores da palavra do Senhor. Por isso, toda comunidade cristã deve “[...] se tornar sinal da presença de Deus no mundo [...] Bem nutrida pela palavra de Deus, dá testemunho de Cristo. Enfim, caminha na caridade e ferve no espírito apostólico” (AG, nº 15).

O Papa Francisco em sua Mensagem para o dia Mundial das Missões 2016, nos recorda que todos os povos e culturas tem o direito de receber a mensagem de salvação que Deus concede, contudo, esta necessidade se torna ainda maior quando consideramos todas as injustiças, guerras, fome etc., que precisam de uma solução urgente para que todos tenham uma vida digna. Desta forma, “Os missionários sabem, por experiência, que o Evangelho do perdão e da misericórdia pode levar alegria e reconciliação, justiça e paz”.

De que modo a Igreja é missionária? Nos diz o Compêndio do Catecismo da Igreja, que ela se torna missionária na medida que é guiada pelo Espírito Santo. Assim, todos os cristãos devem anunciar a boa nova trazida pelo Cristo, seguindo o mesmo caminho que ele trilhou, estando dispostos ao sacrifício de si até o martírio, caso necessite.

Neste ano, a CNBB nos convida a refletirmos um pouco sobre o cuidado com nossa Casa Comum, afinal, ser missionário parte da mentalidade de que tudo o que foi criado, foi feito para nós, pelo próprio Deus. Prejudicar essa Casa Comum é prejudicar a nós mesmos. Assim, a preocupação pela ecologia deve partir de dois aspectos: da aflição dos pobres que mais sofrem, e da própria Terra

(2)

que geme pela exploração. Todavia não podemos nos esquecer que “[...] a existência humana se baseia sobre três relações intimamente ligadas: as relações com Deus, com o próximo e com a terra” (cf. PAPA FRANCISCO, Laudato si, 66). Tomar consciência de que somos partes de um todo criado por Deus, é de fundamental importância para que sejamos cada vez mais verdadeiros discípulos e missionários segundo o Coração do Senhor.

Diante do próprio Cristo, façamos nosso exame de consciência e pedimos a ele que neste tempo de Santas Missões Populares, todos nós nos sintamos motivados para o anúncio da palavra e estejamos dispostos a ouvir a todos como se fosse Ele próprio. Acolhamos Jesus em nosso meio, cantando.

Canta-se um canto apropriado para vivenciar bem este momento, ficando a cargo da equipe que prepara. Fazer a exposição do Santíssimo Sacramento como de costume. Caso seja realizado por um ministro reza-se:

Ministro (a): Graças e louvores sejam dados a todo

momento.

Ass.: o Santíssimo e Diviníssimo Sacramento.

Ministro (a): Glória ao Pai, ao Filho e ao Espírito Santo. Ass.: Como era no princípio agora e sempre. Amém.

Reza-se a oração do SANTO, SANTO, SANTO...

Santo, Santo, Santo. Senhor Deus do universo. O céu e a terra proclamam Vossa Glória.

Hosana nas alturas. Bendito o que vem em nome do Senhor. Hosana nas Alturas.

(Após um breve momento de adoração, faz-se a Lectio Divina, ou aquilo que cada Sav paroquial organizou)

DIRIGENTE = Diante do chamado que Deus nos faz para sermos missionários em todos os lugares,

precisamos ter um cuidado com nosso planeta, esta deve ser nossa missão diária, até os confins do mundo. Devemos mudar nossos hábitos e nos apoiar cada vez mais em ações práticas. Na palavra, o senhor nos convida a anunciar sua boa nova, e como muito bem sabemos isso deve acontecer sempre e cada vez mais com atitudes e palavras, por isso, para vivenciar bem este momento de Leitura Orante, invoquemos o Espírito Santo para que nos auxilie neste tempo de oração e reflexão:

INVOCAÇÃO DO ESPÍRITO SANTO

Vinde, Espírito Santo, enchei os corações dos vossos fiéis e acendei neles o fogo do vosso amor. Enviai o vosso Espírito e tudo será criado e renovareis a face da

(3)

Oremos: Ó DEUS, que instruístes os corações dos vossos fiéis com a luz do Espírito Santo, fazei

que apreciemos retamente todas as coisas segundo o mesmo Espírito e gozemos sempre de sua consolação. Por CRISTO, Senhor nosso.

Amém!

(Is 61, 1 – 6)

Leitor: O Senhor esteja convosco. Ass.: Ele está no meio de nós! Leitor: Leitura do Livro do livro do profeta Isaías:

1O espírito do Senhor Deus está sobre mim, porque o Senhor me ungiu. Enviou-me para levar

a boa-nova aos pobres, para curar os de coração aflito anunciar aos cativos a libertação, aos prisioneiros o alvará de soltura; 2para anunciar o ano do agrado do Senhor, o dia de nosso Deus fazer justiça, para consolar os que estão tristes, 3para levar aos entristecidos de Sião um adorno em vez de cinzas, perfume de festa em vez de luto, ação de graças em vez de espírito abatido. Serão chamados de Carvalhos da Justiça, árvores ornamentais do Senhor. 4Reconstruirão as velhas ruínas, reerguerão os escombros antigos. Renovarão as cidades arrasadas, destruídas há muitas gerações. 5Os

estrangeiros estarão a serviço, para cuidar dos vossos rebanhos, gente estranha lavrando a terra e cuidando dos vinhedos para vós. 6E vós sereis chamados Sacerdotes do Senhor, Ministros do nosso Deus. A riqueza das nações será o vosso alimento, a glória que elas possuíam, o vosso esplendor. .

-Palavra do Senhor.

Graças a Deus.

(Aqui, cada equipe que prepara este momento sinta-se livre para conduzir da melhor forma possível de acordo com o costume da comunidade. Como sugestão pode-se ler o evangelho mais duas vezes intercalando músicas que ajudem a vivenciar bem este momento. É o momento do encontro profundo com o Senhor, por isso é necessário também momentos de silêncio e escuta). Após a escuta atenta da palavra do senhor... prossigam.

PRECES

(Subsídio para o dia mundial da Missão 2016)

A evangelização é um dever concreto da Igreja, nos lembra o Papa Francisco, por isso, ela é enviada pelo próprio Cristo como sacramento da salvação oferecido por Deus. Assim, não podemos nos tornar seres isolados, mas sim buscar a cada dia mais fraternidade, mais justiça e Paz. Isto implica em sermos fermentos, sermos sacerdotes pelo batismo. Todos somos chamados, mais ainda poucos são aqueles que respondem a este chamado. Abramos o nosso coração de povo de Deus e rezemos com sinceridade:

(4)

1. Guiai ó Deus, a vossa Igreja peregrina e missionária. Iluminai o nosso Papa Francisco, os bispos, padres, diáconos e religiosos para que sejam fiéis à missão, rezemos. (R)

2. Olhai com bondade para as vítimas da degradação sócio ambiental, os que sofrem violências, abusos e exploração, e inspirai gestos de caridade e solidariedade, rezemos. (R)

3. Deus de misericórdia, convertei-nos para viver uma ecologia integral com atitudes que quebrem a lógica da exploração, da violência e do lucro, rezemos. (R)

4. Protegei os missionários e missionárias espalhados pelo mundo e manifestai em nós a bondade e a generosidade neste Mês das Missões, sendo favoráveis às obras de evangelização, rezemos. (R)

5. Protegei e recompensai o testemunho dos discípulos missionários perseguidos e ameaçados por causa do Evangelho, na defesa dos povos e do bem comum, rezemos. (R)

(Preces espontâneas. Deixa-se este momento livre para que, aqueles que esteve vivenciando este momento possa colocar diante de Cristo tudo aquilo que necessitam e possam levar também seus agradecimentos.

Faça-se um momento de entrega das vocações sacerdotais e consagradas)

Para encerrar este momento de pedidos, peçamos ao Sagrado Coração de Jesus a graça da fidelidade em responder ao nosso chamado e consciência do cuidado com nossa Casa Comum. Consagremos a ele para que possamos ser formados pelo seu próprio coração:

Entrego-me e consagro ao Sagrado Coração de Nosso Senhor Jesus Cristo minha vida, minhas ações, dores e sofrimentos, para que eu utilize meu corpo somente para honrar, amar e glorificar o Sagrado Coração.

Esse é meu propósito definitivo e único: ser todo de Deus e fazer tudo por amor a Ele; ao mesmo tempo, renunciar, com todo meu coração, qualquer coisa que não lhe compraz; além de tomar-te, Ó Sagrado Coração, para que sejas ele o único objeto de meu amor, o guardião de

minha vida, meu seguro de salvação, o remédio para minhas fraquezas e inconstâncias, a solução aos erros de minha vida e meu refúgio seguro à hora da morte.

Seja, ó Coração de Bondade, meu intercessor ante Deus Pai e livra-me de Sua sabia ira. Ó Coração de Amor, ponho toda minha confiança em ti, temo minhas fraquezas e falhas, mas tenho esperança em tua divindade e bondade.

Tira de mim tudo o que está mal e tudo o que não faça Tua santa vontade. Permite a Teu amor puro a que se imprima no mais profundo de meu coração, para que eu não me esqueça nem me separe de ti.

Que eu obtenha de tua amada bondade a graça de Ter meu nome escrito em Teu coração, para depositar em Ti toda minha felicidade e glória, viver e morrer em Tua bondade. Amém.

Com o coração contrito e alegres, rezemos um Pai Nosso, a Ave-Maria e um Glória ao Pai em honra a Santíssima Trindade, pedindo por todas as vocações de nossas Igrejas.

(5)

Oração Vocacional

Beato Paulo VI Rezemos agora a oração vocacional:

Jesus Mestre Divino, que chamastes os apóstolos a vos seguirem, continuai a passar pelos nossos caminhos, pelas nossas famílias, pelas nossas escolas e continuai a repetir o convite a muitos de nossos jovens. Dai força para que vos sejam fiéis como apóstolos leigos, como sacerdotes, como religiosos e religiosas, para o bem do povo de deus e de toda a humanidade. AMÉM.

Faça-se um canto de CONSAGRAÇÃO A NOSSA SENHORA, entregando todo este momento a ela. Caso o sacerdote participe deste momento, faz-se a benção conforme o costume.

Se o sacerdote não participa reza-se 3x:

Graças e Louvores sejam dados a todo o momento;

Ao Santíssimo Diviníssimo Sacramento.

Glória ao Pai ao Filho e ao Espírito Santo;

Como era no princípio agora e sempre, amém.

Enquanto retira-se o santíssimo, pode-se cantar... Ao final todos rezam a oração do Mês missionário

ATENCIOSAMENTE

Equipe Arquidiocesana do SAV

Ano Santo da Misericórdia 2016

Pai de misericórdia, que criaste o

mundo e o confiaste aos seres

humanos. Guia-nos com teu Espírito

para que, como Igreja missionária de

Jesus, cuidemos da Casa Comum com

responsabilidade. Maria, Mãe

Protetora, inspira-nos nessa missão.

Amém

(6)

- Dia 01/10 = Reunião do SAV Arquidiocesano, na catedral de Londrina a partir das 15h 30min.

- Dia 09/10 = ESTÁGIO VOCACIONAL ARQUIDIOCESANO, para meninos acima de 13 anos, a partir das 8 horas da manhã.

- Dia 29/10 = ESCOLA DO SAV, a partir das 14 horas na catedral metropolitana de Londrina.

- Dia 13/11 = ESTÁGIO VOCACIONAL ARQUIDIOCESANO, para meninos acima de 13 anos, a partir das 8 horas da manhã.

- Dia 26/11 = Reunião do SAV Arquidiocesano, na catedral de Londrina a partir das 15h 30min.

MARQUE NA SUA

AGENDA

Referências

Documentos relacionados

2. As associações de imprensa regional legalmente constituí- das à data da entrada em vigor do presente diploma são declaradas pessoas colectivas de utilidade pública, com to- dos

155 Figura 89 - Diagrama de refração para ondas de S destacando o foco de convergência de onda mencionado no texto – trecho costeiro entre Enseada do Batel e foz do rio

Tautologia – Quando uma proposição sempre é verdadeira, o que acarreta que toda sua coluna na tabela- verdade possui somente valores Verdadeiros. Contradição – Oposto à

sos museus oitocentistas tivessem elegido a História Natural como seu horizonte: o Museu Nacional (cuja fundação, em 1817, precedeu a pró- pria Independência) o Museu de Belém

Gemma a maga módján szereti Billyt, csak épp nem arra született, hogy nap mint nap elvigye az iskolába, meséljen neki lefekvéskor vagy ha beteg.. De

Análise_I do software permite a determinação do volume equivalente pelo método da derivada.. segunda e por esse motivo, é utilizado como código referência na validação do

Centro Paula Souza – CETEC - Grupo de Supervisão Educacional / Gestão Pedagógica - 2017 II – Competências, Habilidades e Bases Tecnológicas do Componente Curricular.

2. Geração para o CONTAB0 – utilizado com a finalidade de consolidação junto ao CONTAB0 para Prestação de Contas Consolidada. Os arquivos gerados tanto para a