• Nenhum resultado encontrado

Retomada já impulsiona alta de 16% na arrecadação de prefeituras

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2022

Share "Retomada já impulsiona alta de 16% na arrecadação de prefeituras"

Copied!
16
0
0

Texto

(1)

Retomada já impulsiona alta de

16% na arrecadação de prefeituras

Americana e Hortolândia registram mesmo índice de crescimento de janeiro a julho em comparação a 2020

P4 tododia.com.br | 3,00 5 Set | 2021

Domingo

As estreias de Gente do Bem e Maxibusiness

Especiais 07 e 09

Contra Argentina, Brasil tenta se manter 100%

Esportes 16

CLUBE GOURMET

Diante do aumento de produção da indústria durante os meses de outubro e novembro, considerados períodos de pi- cos de consumo de energia pelo setor, a projeção é a de que um apagão seja inevitável. A afirmação é do presidente do Sinditec, Leonardo Sant’Ana. A entidade reúne as indústrias de tecelagem, fiação, linhas, tinturaria, estamparia e bene- ficiamento de fios de tecidos de Americana, Nova Odessa, Santa Bárbara d’Oeste e Sumaré.

Apagão ‘inevitável’ causa preocupação no setor têxtil

Cidades 03

Cidades

Brasil + Mundo 05

06

Por meio de um decreto do prefeito Rafael Piove- zan, a Prefeitura de Santa Bárbara d’Oeste prorrogou por mais 60 dias o prazo fi- nal para que contribuintes inadimplentes com o paga- mento de impostos e taxas municipais possam aderir ao programa de refinancia- mento, que terminaria nes- te domingo.

Às vésperas das manifes- tações do 7 de Setembro, o presidente Jair Bolsonaro repetiu neste sábado (4) em Caruaru (PE), ameaças golpistas, falou numa “rup- tura que nem eu nem o po- vo deseja” e defendeu que ministros do STF sejam “en- quadrados” pela população.

Ele participou de nova mo- tociata, agora no agreste.

Prazo do Refis é prorrogado em S. Bárbara Bolsonaro

volta a falar em ‘ruptura’

GREGÓRIO JOSÉ

O direito de ir e vir

Opinião 02

A CEREJA DO BOLO | Um local que transmite calma e aconchego, para ir sem pressa e apreciar tudo:

dos enfeites ao som, os doces maravilhosos e comidinhas deliciosas. O destaque da edição de hoje do Clube Gourmet é a Sra. Cereja Confeitaria, que oferece uma combinação perfeita de açúcar e afeto. P4 e 5

Lucas Figueiredo / CBF

Camila Delfino / Divulgação

(2)

OPINIÃO

/jornaltododia

02

Domingo, 5 de Setembro de 2021

Fonte: CPTEC | Unicamp

34°

22°

Sol entre nuvens

CLIMA NA RMC

A tendência é acontecer uma ruptura...

JAIR BOLSONARO Presidente, ontem, em Caruaru (PE), em novas ameaças a ministros do STF

+ 0,43%88

Dólar Com.

+ 0,03%

R$ 5,184

Euro

+ 0,06%

R$ 6,159

Bovespa

+ 0,22%

116.933 pontos

ECONOMIA

Mega Sena*

Quina*

Federal*

21 - 38 - 48 - 49 - 53 - 59 Concurso 2.405 | 01/09/2021

Concurso 5.649 | 03/09/2021 18 - 26 - 38 - 55 - 76

1º Prêmio 099708 2º Prêmio 063644 3º Prêmio 019942 4º Prêmio 026657 5º Prêmio 083810 Concurso 5.593 | 01/09/2021 Número Bilhete

* Novos sorteios não realizados até o fechamento desta edição

SUA SORTE

Esta edição tem 24 páginas

ISSN 1807-9504

Jornal TODODIA Fundado em 28 de outubro de 1996

Ano XXII - Nº 8.871

TODODIA - O jornal da Região Metropolitana de Campinas FRASE DO DIA

FALECIMENTOS Santa Bárbara d’Oeste

Antonio Nonato Carneio da Costa

Falecido nesta sexta-feira (3), aos 50 anos. Filho de Raimundo Bezerra da Costa e de Francisca Carneiro da Costa, deixa a filha Juliana. Sepultado ontem no Cemitério Parque dos Lírios. (Funerária Araújo-Orsola)

Miriam Jeske/CPB

ALEGRIA, ALEGRIA | Giovane de Paula brinca com colegas da delegação após conquistar a prata na canoagem velocidade nas Paralimpíadas de Tóquio ontem.

IMAGEM DO DIA

O direito de ir e vir nas cidades Mudanças climáticas vão impactar a vida do brasileiro

A Carta Magna em seu Art.5º, inciso XV, explicita que “é livre a locomoção no território nacional em tempo de paz, podendo qualquer pessoa, nos ter- mos da lei, nele entrar, permanecer ou dele sair com seus bens”. Na sua rua, existe tal liberdade?

A maioria das cidades brasileiras está distante deste conceito. Os defi- cientes físicos estão impe- didos, diariamente, de ir e vir onde desejam, sejam pelos obstáculos, falta de calçadas (passeios em al- guns lugares), transporte público com acessibili- dade (as grandes cidades ainda exigem das empre- sas prestadoras de servi- ços, mas as pequenas nem lembram destas pessoas).

A Constituição Federal

Recentemente foi di- vulgado novo relatório pelo Painel Intergoverna- mental sobre Mudança do Clima (IPCC) infor- mando que a mudança do clima já está aconte- cendo e de forma mais rápida e intensa do que se imaginava, como re- sultado da ação humana (antrópica). O IPCC tam- bém lançou um Atlas In- terativo em que se pode visualizar a projeção do clima futuro com rela- ção às temperaturas e à precipitação, a partir dos cenários de aquecimento de aumento da tempe- ratura média global em 1,5oC, 2oC e 4oC.

O relatório indica que as ondas de calor e ciclo- nes tropicais das catego- rias três a cinco (os mais intensos) estão se tor- nando mais frequentes, e adverte a ocorrência de eventos extremos asso- ciados, como a sobrepo- sição de ondas de calor e de seca ou de chuvas intensas que podem re- sultar em desastres.

Para exemplificar, a temperatura do oceano tem aumentado cons- tantemente desde 1970 e o aumento do nível do mar foi de cerca de 20 cm no período entre 1901 e 2018. Por ano, o aumento médio foi de 1,3 mm en- tre 1901 e 2018, 1,9 mm entre 1971 e 2006, e 3,7 mm entre 2006 e 2018.

Muito se discute: Proto- colo de Kyoto, Acordo de Paris e agora a prepara- ção para a COP-26.

O fato é que os países não conseguem cumprir as metas acordadas. Nes- se sentido, observamos GREGÓRIO JOSÉ

RENATA FRANCO JORNALISTA, RADIALISTA E

FILÓSOFO ESPECIALISTA EM DIREITO

AMBIENTAL E REGULATÓRIO brasileira explicita que a

liberdade de locomoção é afeita aos locais públicos.

Mas nem todos possuem estes recursos.

Pisos táteis, corrimão em escadarias, escadas rolantes em prédios públi- cos, elevadores.

Avaliem que a maioria dos regimes democráticos no mundo adota tal di- reito de ir e vir como fun- damental e deixam claro

isto suas Constituições.

Porém, a liberdade de lo- comoção não é apenas permitir a entrada e movi- mentação em locais públi- cos, mas também promo- ver os meios para tal.

O Brasil tem cerca de 45 milhões de habitantes com algum tipo de defi- ciência, o equivalente a 23,9% da população na- cional, de acordo com o Instituto Brasileiro de

Geografia e Estatística (IBGE) 2016.

Essas deficiências po- dem ser visual, auditiva, motora ou intelectual. A deficiência mais comum no país é a visual (18,6%), depois a motora (7%), au- ditiva (5,10%) e a deficiên- cia intelectual (1,40%).

Se pensarmos nestas de- ficiências apontadas, não podemos conceber um restaurante ou lanchone- te abrir as portas sem ofe- recer acessibilidade. E as universidades? Faculdades particulares, hotéis e, volto aos espaços públicos. Isso é um desrespeito a um dos direitos mais básicos da população, a liberdade de ir e vir do cidadão.

As calçadas (passeios em alguns lugares) dificul- tam a circulação de cadei- ras de rodas, deficientes visuais e cães-guia (onde existem). E as lixeiras e barreiras físicas instaladas nestes locais?

Isso sem contar ca- deiras, mesas, churras- queiras, carrinhos disto, daquilo, ambulantes e produtos expostos por al- guns lojistas. Eu quero ir, mas posso?

Os deficientes físicos estão impedidos,

diariamente, de ir e vir

algumas posições inter- nacionais contrárias, in- clusive, como a da China, que tem priorizado a sua retomada econômica em detrimento da preserva- ção ambiental, com a uti- lização do carvão mineral como sua principal fonte energética.

De fato, se as previ- sões se concretizarem, teremos o colapso de al- guns ecossistemas com a consequente extinção de espécies e mudan- ça em todo o equilíbrio planetário; o aumento do nível e aquecimento de oceanos; seca e calor extremo em algumas re- giões como temos per- cebido recentemente, provocando o aumento da fome e disseminação de doenças, inclusive com maiores chances de novas epidemias. No Brasil, considerando um aumento da temperatu- ra maior do que o limite estabelecido pelo Acordo de Paris, poderemos ter a redução de área agricul- tável e de pastagens com impacto direto no preço que nós, consumidores, pagamos pelos alimen- tos. Isso ocorrerá para a carne, milho, soja, algo- dão, arroz, feijão, açúcar e etanol.

Embora os dados do re- latório do IPCC demons- trem que as consequên- cias pelo aumento da temperatura serão muito maiores e mais sérias do que imaginamos, o tema não deve se resumir a discussão entre diploma- tas, políticos e cientistas.

Na verdade, ele deve ser- vir como um norte nos processos de tomada de decisão. Assim, o envol- vimento de toda a socie- dade é imprescindível, além da adoção de uma política nacional am- bientalmente adequada e que proporcione a re- dução necessária para o controle dos GEE, com mecanismos de incenti- vo econômico e fiscais, inclusive.

(19) 9 9444-6774 - Redação (19) 3471-2700 - Distribuição (19) 98826-0438 - Financeiro (19) 98767-1388 - Comercial facebook.com/jornaltododia

Fale conosco

@jornaltododia

Expediente: Avenida São Jerônimo, 2.210 - Morada do Sol - CEP: 13.470-310 Telefone 3471.2700 | www.tododia.com.br | tododia@tododia.com.br Para sugestões de pauta: 3471.2710 e redacao@tododia.com.br Para anunciar: 3471.2740 e comercial2@tododia.com.br Balcão de anúncio: Sede do jornal | Para assinar: 3471.2784

Mande sua mensagem, sua foto, conte sua história, dê sua opinião, ajude a fazer o TODODIA: redacao@tododia.com.br

Presidente: Roberto Romi Zanaga Editor-chefe: Wagner de Freitas

Marcia Marcon

Maria Cristina Luchiari Pisoni Ricardo Alécio

Roberto Romi Zanaga Conselho Editorial:

(3)

CIDADES

/jornaltododia

03

Domingo, 5 de Setembro de 2021

“Estamos em uma crise hídrica violenta e não existe previsão de melhora”, resume o presidente do Sinditec

Empresariado teme apagão ‘inevitável’

ENERGIA ELÉTRICA

Diante do aumento de produção da indús- tria durante os meses de outubro e novembro, considerados períodos de picos de consumo de energia pelo setor, a projeção é a de que um apagão seja inevitável. A afirmação é do presiden- te do Sinditec, Leonardo Sant’Ana.

A entidade reúne as indústrias de tecelagem, fiação, linhas, tinturaria, estamparia e beneficia- mento de fios de teci- dos de Americana, Nova Odessa, Santa Bárbara d’Oeste e Sumaré.

“Esse aumento com certeza é mais uma pres- são dos custos, mas a grande preocupação que nós temos é a possibilida- de real de que tenhamos apagão. Estamos com uma crise hídrica violen- ta, não existe previsão de melhora e depois vai precisar de muita chuva RENATO PEREIRA

AMERICANA

INDÚSTRIA TÊXTIL | Crise hídrica e energética no país gera preocupação no setor para conseguir melhorar

os níveis do reservatório”, estima Sant’Ana.

A Aneel (Agência Na- cional de Energia Elétri- ca anunciou na última terça-feira (31) a criação de uma nova bandeira tarifária na conta de luz, chamada de bandeira de

“escassez hídrica”.

A taxa será de 14,20 para cada 100 KWh (kilo- watt-hora) e permanece vigente até 30 de abril do ano que vem.

O Ministério de Minas e Energia, que descartava a necessidade de medi- das mais rígidas de racio- namento, passou admitir a possibilidade de apa- gões se não houver mu- dança do cenário hídrico e de consumo.

Na última terça-feira (31), o ministro Bento Albuquerque, titular da pasta, pediu que a popu- lação economize energia.

“O período de chuvas na região Sul foi pior que o esperado. Como conse- quência, os níveis dos

reservatórios de nossas usinas hidrelétricas das Regiões Sudeste e Centro Oeste sofreram redução maior do que a prevista.

Esta perda de geração hi- drelétrica equivale a todo o consumo de energia de uma grande cidade como, por exemplo, o Rio de Janeiro, por cerca de 5 meses”, disse o ministro.

Para Sant’Ana, o go- verno federal demorou muito para tomar ati- tudes. Ele comenta que três reuniões com o mi- nistro Bento Albuquer- que foram realizadas nos últimos meses e em nenhuma delas a possi- bilidade de apagão fui mencionada. Na última, Albuquerque não par- ticipou e um secretário do ministério ficou res- ponsável por levantar a hipótese para o grupo de empresários. “Acom- panhamos esse gráfico [de recursos hídricos e consumo de energia] e sabíamos que se nada excepcional acontecesse teríamos problema”, diz.

Para ele, a crise só não é pior do que a de 2011 por que a matriz energética brasileira está mais diver- sificada, contando com termoelétricas, produção de energia eólica e solar.

Outro problema apon- tado pelo presidente do Sinditec é a legislação quanto ao calado míni- mo, medida que define qual a profundidade mí- nima de uma bacia para que seja navegável. “Isso era para que as hidrovias não precisassem parar em situações de baixa.

Então, a captação era menor. Se essa legislação tivesse mudado antes, poderíamos ter econo- mizado lá atrás”, diz.

ALTERNATIVA A entidade chegou a cogitar a criação de um consórcio para implanta- ção de uma usina de ge- ração de energia fotovol- taica na região, mas além dos incentivos terem sido cortados, houve au- mento em impostos para transmissão de energia.

“Abortamos a ideia, mas teremos que discutir no- vamente. É algo que pre- cisará ser repensado”.

Esta é considerada a pior seca dos últimos 91 anos. As hidrelétricas têm operado no limite, forçando o aumento da geração de energia elé- trica por meio de usinas termoelétricas, que têm

Arquivo / TodoDia Imagem

LEONARDO SANT’ANA | Setor têxtil prevê cenário difícil

A grande preocupação que nós temos é a possibilidade real de que tenhamos apagão...

LEONARDO SANT’ANA Presidente do Sinditec

Divulgação

custo alto, além de serem poluentes.

O coordenador de as- suntos energéticos do Sinditec, Laerte Dell’Ag- nezze, diz que o tema é discutido periodica- mente com um grupo de 15 empresários do se-

tor, que são atualizados constantemente sobre a situação.

“Nós discutimos o que pode ser feito para pro- duzir energia mais lim- pa, além de reduzir os custos de produção”, co- menta ele, que acredita

que o grupo aumentará.

Dell’Agnezze diz que empresas da região já adotam regime alterna- tivo de produção, paran- do as atividades entre 18h e 22h horas, período de maior consumo de energia.

(4)

CIDADES

Domingo, 5 de Setembro de 2021

04

ALGO ERRADO

PROJETOS PARA A MATERNIDADE

ÔNIBUS NA PRAIA ALGO ERRADO (2)

A vereadora Nathália Camargo (Avante) anda querendo saber do Executivo o que acontece com algumas notifi- cações expedidas pela prefeitura com base na Lei Muni- cipal nº 2.482/1991, que trata da limpeza de imóveis, o fechamento de terrenos não edificados e a construção de calçadas. A parlamentar relata aumento no número de pessoas procurando seu gabinete questionando notificações da prefeitura requerendo providências sobre supostas irregularidades nos imóveis que, segundo os proprietários, são infundadas e não corresponderiam à realidade dos fatos.

Por falar em vereadora de Americana, Professora Juliana (PT) visitou na sexta-feira (3) o Hospital Municipal Maternidade Dr.

Mário de Moraes Altenfelder Silva, em São Paulo, acompanhada do secretário de Saúde de Americana, Danilo Carvalho de Olivei- ra. Eles foram conhecer a estrutura de atendimento às gestantes e a prática de parto humanizado existentes na unidade. Com 48 anos de operação, a maternidade é referência na cidade de São Paulo, com média de 500 partos por mês (70% naturais). O objetivo da visita, segundo a vereadora, foi conhecer a estrutura e projetos para trazer as ideias e iniciativas para o atendimento na maternidade do Hospital Municipal de Americana.

O vereador Léo da Padaria (PV)está questionando na Câmara de Americana sobre problemas nas linhas de ônibus que aten- dem a região da Praia Azul, onde, segundo ele, algumas não circulam mais aos finais de semana. Moradores da região têm relatado dificuldades em linhas que tiveram mudanças desde o início da pandemia e não retornaram aos seus itinerários completos. “Com a volta às aulas, as reclamações, que já eram muitas, se tornaram ainda mais frequentes””, afirma Léo. Em requerimento, o parlamentar questiona quantas e quais linhas servem a Praia Azul e pede relatório com itinerários e horários.

“Em um dos casos, a notifi- cação requeria providência de limpeza de terreno com mato, entulhos e/ou detritos. Entretanto, tra- ta-se uma residência, sem nenhum tipo de quintal. Em outro caso, a notificação pede a retirada de entulho da calçada, mas não existe nada sobre o passeio público”, detalha Nathália Camargo, que está queren- do saber quem fiscaliza, os números e critérios.

FOGO CRUZADO

fogocruzado@tododia.com.br

Retomada da economia ajuda a explicar números melhores neste ano

Americana tem alta de 16,3% na arrecadação

A arrecadação de Ame- ricana nos primeiros sete meses deste ano aumen- tou 16,3% em relação ao mesmo período do ano passado. Apesar do cenário de pandemia, a situação é um pou- co melhor por conta do afrouxamento das medi- das de isolamento social, consequentemente, pela retomada do setor de ser- viços, pelos programas de transferência de ren- da e do BEM (Benefício Emergencial de Preser- vação do Emprego e da Renda). A afirmação é do economista Paulo Ricar- do Oliveira, coordenador do Observatório PUC, da PUC-Campinas. O depar- tamento vem produzindo relatórios semanais sobre os impactos da Covid-19 na RMC (Região Metro- politana de Campinas).

Em todo o ano passado, Americana arrecadou R$

267.164.927,18. Entre ja- neiro e julho de 2020, a Pre- feitura obteve receita de R$

163.387.038,38, enquanto que nos sete primeiros meses de 2021 o montan- te foi de R$ 190.130.380,98 (alta de 16,3%).

“A pandemia em si é uma crise sanitária de características bastante distintas das principais crises que economistas estão habituados a ver, que são crises financei- ras. Essa crise inibe a ca- pacidade de produção via exigência de distancia-

mento físico. Com isso, o que a gente viu o ano passado foi um encolhi- mento drástico da econo- mia, fechando o ano em uma queda de mais de 4% em relação ao perío- do anterior. No entanto, a transferência de recursos e programas de manuten- ção de empregos também impactam na arrecada- ção e para alguns municí- pios indicaram aumento por ter havido aumento da atividade”, explica.

Oliveira afirma que ou- tra causa do aumento de arrecadação aparente é a compensação da in- flação. Ele lembra que a receita dos municípios é basicamente composta por transferências esta- duais de cotas do ICMS (Imposto sobre Circula- ção de Mercadorias) pelo estado, taxas de transfe- rências de imóveis, pelo IPTU (Imposto Predial e Territorial Urbano) e,

na maior parte, pelo ISS (Imposto Sobre Serviços).

Este último apresentou maior índice de inadim- plência na cidade duran- te 2021, que ao todo foi de 18,22%. A média de não pagadores deste ano per- manece em 18,7%.

“O município tem um espaço relativamente curto de atuação em re- lação a arrecadação de impostos e é bastante passivo à medida que ele depende exclusivamente da arrecadação de impos- tos. Diferentemente da União, ele não pode apro- var aumentos do orça- mento via endividamen- to. Ao mesmo tempo que depende da arrecadação, que depende da atividade econômica, que depende de outras políticas, prin- cipalmente de políticas nacionais de incentivo, como programas sociais”, comenta o economista da PUC-Campinas.

REFIS

De acordo com a Se- cretaria de Fazenda de Americana, além do pla- nejamento de fluxo, para amenizar os impactos da pandemia, a prefeitura realiza o atendimento di- gital aos contribuintes e a criação do programa de incentivo ao pagamento de débitos de qualquer natureza e a criação do programa de incentivo ao pagamento de débitos, o Refis.

Oliveira diz que os prin- cipais desafios colocados às gestões municipais é o gasto em saúde e a trans- ferência de receita para custear as perdas com o transporte público, que apresentou queda duran- te o período mais rígido de isolamento social. A reabertura das escolas e a volta dos gastos com des- pesas de espaços físicos também devem pressio- nar o orçamento público.

ADMINISTRAÇÃO

RENATO PEREIRA AMERICANA

Arquivo / TodoDia Imagem

IMPOSTOS | Prefeitura de Americana arrecadou R$ 190,1 milhões até julho deste ano

Hortolândia também tem alta

Hortolândia apresen- tou um aumento de 16%

na arrecadação dos sete primeiros meses deste ano em comparação com o mesmo perío- do de 2020. Segundo a Secretaria de Finanças, entre janeiro e julho de 2020 a cidade arrecadou cerca de R$ 530 milhões.

Já neste ano o montante foi de R$ 615 milhões. A projeção para este ano é uma receita total supe- rior a R$ 1 bilhão.

A pasta diz que o IPTU é o tributo com maiores taxas de inadimplência.

A taxa em 2020 foi de 26% e este ano se man- tém na casa de 20%.

O município também aprovou um Refis Co- vid, com redução par- cial ou mesmo total de juros e multas em rela- ção às obrigações tribu- tárias vencidas em 2020.

“Nosso balanço é de que, apesar do eviden- te declínio na renda das famílias, os investi- mentos em infraestru- tura urbana realizados desde 2005 têm sido capazes de atrair no- vos moradores e novas empresas para o muni- cípio, sustentando um contínuo crescimento econômico”, diz o secre- tário de Finanças, Pedro Galindo. | RP

(5)

CIDADES

Domingo, 5 de Setembro de 2021

05

Prefeitura amplia prazo para que pessoas físicas e jurídicas em dívida com fisco municipal renegociem situação

S.Bárbara prorroga Refis por 60 dias

INADIMPLÊNCIA

A Prefeitura de Santa Bárbara d’Oestes decidiu prorrogar por mais 60 dias o prazo para adesão de pessoas físicas e ju- rídicas ao “Programa de Recuperação Fiscal”, o chamado Refis 2021, que seria encerrado nesta se- gunda-feira (5).

Por meio de um de- creto do prefeito Rafael Piovezan (PV), publica- do nesta sexta-feira (2), o programa que permite aos inadimplentes rene- gociar suas dívidas com a administração munici- pal vai permanecer em vigor ao menos até 5 de novembro.

A justificativa do pre- feito para prorrogar o Refis foi “o resultado po- sitivo obtido e a impor- tância de prorrogação de seu prazo como for- ma de facultar que mais contribuintes regulari- zem seus débitos junto ao município”.

A ampliação do prazo para adesão ao refinan- DA REDAÇÃO

SANTA BÁRBARA D’OESTE

PREFEITURA | Adesão de inadimplentes ao parcelamento de dívidas agora pode ser feita até dia 5 de novembro

FORMAS DE RENEGOCIAÇÃO

• À vista, com desconto de 100% nos juros, 100% na multa moratória e 100% na multa punitiva;

• Em 2 parcelas, com des- conto de 90% nos juros, 90% na multa moratória e 90% na multa punitiva;

• Em 3 a 6 parcelas, com desconto de 80% nos juros, 80% na multa moratória e 80% na multa; punitiva;

• Em 7 a 10 parcelas, com desconto de 70% nos juros, 70% na multa moratória e 70% na multa punitiva;

• Em 11 a 14 parcelas, com desconto de 60% nos juros, 60% na multa moratória e 60% na multa punitiva;

• Em 15 a 24 parcelas, com desconto de 40% nos juros, 40% na multa moratória e 40% na multa punitiva.

FONTE: Prefeitura de Santa Bárbara d’Oeste

OPÇÕES

Divulgação

O DAE (Departa- mento de Água e Esgo- to) de Americana está ampliando o atendi- mento online ao con- sumidor, para maior agilidade e segurança.

A autarquia divulga o novo número do What- sapp (19) 98424-4800 para atendimento.

O contato pelo apli- cativo pode ser feito de segunda a sexta-fei- ra, das 8h às 17h, para sugestões, críticas, demandas e manifes- tações. Além disso, o site do DAE para mais informações é www.

daeamericana.com.br.

| DA REDAÇÃO

DAE divulga atendimento via WhatsApp

AMERICANA

DAE | Novo WhatsApp

Divulgação

NOVA ODESSA

Na Justiça, Câmara reduz valor de aluguel

A Câmara de Nova Odes- sa divulgou nesta sexta-fei- ra (3) ter obtido, na Justiça, uma redução no valor do aluguel a ser pago por um dos imóveis ocupados pelo Legislativo. Desde o início do ano, a Câmara tenta reduzir o valor do reajuste aplicado aos contratos de aluguel dos imóveis.

Segundo o Legislativo, os contratos são reajustados pelo IGPM (Índice Geral de Preços de Mercado), que no ano, na data da revisão dos contratos, acumulava alta de 25,71%. A Câmara pediu, na Justiça, que os contratos sejam reajusta- dos pelo IPCA (Índice de Preços ao Consumidor Amplo), que seria de 4,56%

no mesmo período.

Como são dois imóveis distintos, existem duas ações tramitando na Justi- ça. Em uma delas, referen- te ao prédio da Rua Pedro Bassora, o juiz Diogo Cor- rea de Morais Aguiar de- cidiu, no último dia 31 de agosto, que “são devidos de março de 2021 a feve- reiro de 2022 (caso o con- trato ainda esteja vigente), os alugueis mensais de R$

9.002,14”.

Se o índice aplicado fos- se o IGPM, a Câmara paga- ria R$ 10.018 mensais.

“Conseguimos uma re- dução de cerca de R$ 1 mil neste contrato e, somado ao que já havíamos conse- guido em relação ao con- trato do outro prédio com uma liminar, teremos uma economia de cerca de R$

43 mil por ano”, afirmou o presidente da Câmara, El- vis Ricardo Maurício Gar- cia, o “Pelé” (PSDB).

O juiz também determi- nou que, a partir de março de 2022, caso o contrato esteja vigente, deverá ser reajustado pelo IPCA, “en- quanto perdurar a situa- ção de pandemia no país e a desproporcionalidade entre o IGP-M e os de- mais índices nacionais co- mumente utilizados, tais como IPCA e INPC”.

A decisão em caráter liminar citada pelo presi- dente se refere à ação judi- cial do prédio da Avenida Carlos Botelho. Em maio, a juíza Michelli Changman determinou que fosse apli- cado o IPCA para o cálculo do reajuste até a resolução do mérito da ação.

| DA REDAÇÃO

ciamento foi reivindica- da na Câmara por vários vereadores.

O Refis oferece até 100% de abatimento em juros e multas em caso de pagamento à vista.

Para pagamento em duas parcelas, o desconto ofe- recido cai para 90% nos juros, 90% na multa mo-

ratória e 90% na multa punitiva, e assim sucessi- vamente em planos que permitem a renegociação em até 24 parcelas (veja no quadro).

O Refis permite a regu- larização de débitos tri- butários e não tributários de contribuintes (pes- soas físicas ou jurídicas)

com o IPTU, ISSQN, ITBI, infrações diversas, entre outros, contraídos até 31 de dezembro de 2020.

O valor mínimo das parcelas é de R$ 50 para Pessoa Física e R$ 200 para Pessoa Jurídica.

Em decorrência da pandemia da Covid-19, a adesão ao programa só

poderá ser feita de forma online, por meio do site da prefeitura (www.san- tabarbara.sp.gov.br).

Para acessar o sistema, é preciso clicar na “Ser- viços - Protocolo - Novo”, e em seguida em “Auto Atendimento”. É preci- so fazer login utilizando CPF e senha.

(6)

BRASIL+MUNDO

/jornaltododia

06

Domingo, 5 de Setembro de 2021

O Ministério da Agricultura confirmou dois casos atípicos da doença conhecida como “vaca louca”

em frigoríficos de Nova Canaã do Norte (MT) e Belo Horizonte (MG). Com isso, as exportações de carne bovina para a China ficam suspensas temporariamente.Os registros representam o quarto e o quinto caso de EBB (Encefalopatia Espongiforme Bovina, nome técnico do mal) atípicos em mais de 23 anos de vigilância sanitária para a doença, de acordo com a Secretaria de Defesa Agropecuária da pasta em nota divulgada neste sábado (4). O Brasil nunca registrou a ocorrência de EBB clássica. Os casos de vaca louca atípica são menos perigosos para o rebanho porque são espontâneos e esporádicos, uma vez que partem do organismo de um animal e não acontecem devido à ingestão de alimentação contaminada. Esse tipo de doença costuma acometer o gado em idade avançada. Já a vaca louca clássica se manifesta após a ingestão de alimentos contaminados. Na quinta (2), frigoríficos de todo o país precisaram suspender o abate de bois devido à suspeita da doença.

Além da diminuição das hospitalizações por Covid-19 e das taxas de ocupação de UTI no estado de São Paulo, outro número também reforça o indício de que a pandemia dá sinais de melhora: 432 dos 645 municípios paulistas não registraram mortes pela doença desde o dia 27 de agosto. Segundo o governo de São Paulo, a análise é baseada nos dados das últimas sextas- feiras –6, 13, 20 e 27 de agosto e 3 de setembro.

Os dados de mortes por Covid-19 são registrados pelas 645 cidades paulistas no Sivep (Sistema de Informação de Vigilância Epidemiológica) do Ministério da Saúde. Para Hélio Bacha, consultor da Sociedade Brasileira de Infectologia, os dados mostram que a vacina funciona e é um fator fundamental para o controle da pandemia.

O feriado prolongado de 7 de Setembro deve ter tempo firme na maior parte do país, informa a empresa Climatempo, que fornece informações meteorológicas de todas as regiões brasileiras.

No Sudeste, a previsão é de tempo firme, com predomínio de sol nos quatro estados e temperaturas elevadas. A semana começa com a aproximação de uma frente fria em São Paulo, que se deslocará para o oceano rapidamente. A nebulosidade aumenta no extremo sul paulista e pode chover fraco em áreas do litoral, porém, é mais aumento de nebulosidade do que chuva. A temperatura cai um pouco na faixa litorânea de São Paulo, mas longe de fazer frio.

Governo confirma 2 casos atípicos de

‘vaca louca’ e suspende exportações

Duas em cada três cidades de SP não têm mortes por Covid há uma semana

Meteorologia prevê feriado prolongado com tempo firme na maior parte do país

GIRO

CARNE | Abate suspenso no país por ‘vaca louca’

Presidente repete neste sábado discurso contra ministros do STF

Bolsonaro fala de novo em ameaça de ruptura

Às vésperas das manifes- tações do 7 de Setembro, o presidente Jair Bolsonaro repetiu neste sábado (4) em Caruaru (PE) amea- ças golpistas, falou numa

“ruptura que nem eu nem o povo deseja” e defendeu que ministros do STF (Su- premo Tribunal Federal) sejam “enquadrados” pela população.

Mais uma vez sem citar os nomes, mencionando apenas “um ou dois” mi- nistros, os ataques foram direcionados a Alexandre de Moraes e Luís Roberto Barroso, esse último tam- bém presidente do TSE (Tribunal Superior Elei- toral).

“O STF não pode ser diferente do Poder Exe- cutivo ou Legislativo. Se tem alguém que ousa continuar agindo fora das quatro linhas da Consti- tuição, o poder tem que chamar aquela pessoa e enquadrá-la. Se assim não ocorrer, qualquer um dos três Poderes... A ten- dência é acontecer uma ruptura”, afirmou.

“Ruptura essa que eu não quero nem desejo.

Tenho certeza, nem o povo brasileiro assim o quer. Mas a responsabili- dade cabe a cada poder.

Apelo a esse poder, que reveja a ação dessa pes- soa que está prejudican- do o destino do Brasil”, discursou diante de cen- tenas de apoiadores.

Ele participou ontem

TENSÃO ENTRE PODERES

FOLHAPRESS RECIFE

Andriely Cirino / Divulgação

NO AGRESTE | Bolsonaro em motociata neste sábado

TRÂNSITO INTENSO

Descida às praias tem pistas cheias

A descida para o litoral do estado de São Paulo teve tráfego lento na ma- nhã deste sábado (4). De acordo com a Ecovias, que administra o sistema Anchieta-Imigrantes, ao menos 130 mil veículos desceram a serra desde o fim da tarde de quinta- -feira (2).

Houve pontos de pa- rada na Anchieta do quilômetro 27 ao 43 por excesso de veículos. A rodovia Cônego Domê- nico, que dá acesso ao Guarujá, também teve cerca de 12 km de lenti-

dão a partir do km 263.

A operação descida do sistema Anchieta-Imi- grantes funciona com sete pistas com trânsito direcionado para o litoral e três no sentido oposto.

A operação subida, quando serão dispo- nibilizadas oito pistas no sentido capital, será acionada entre 17h e meia-noite deste domin- go (5) e a partir das 11h de terça-feira (7).

A concessionária esti- ma a passagem de 410 mil veículos pelas rodovias neste feriado prolongado.

Nas rodovias Ayrton Senna e Carvalho Pin- to, que seguem para o interior, houve pontos de parada na altura dos quilômetros 42 e 69, res- pectivamente. Não houve registro de acidentes até o início da tarde e o trânsito era provocado pelo exces- so de veículos, segundo a concessionária Ecopistas.

O tráfego na rodovia Tamoios, que segue para o litoral Norte do estado, era intenso na manhã deste sábado, mas sem pontos de parada.

Durante o feriado, a es-

trada tem duas faixas no sentido litoral e uma na direção oposta no trecho de serra. A concessionária estima que 187,8mil veí- culos passem pela rodo- via neste feriado.

Com previsão de sol, a folga de 7 de setembro é a primeira sem as restri- ções impostas pelo gover- no estadual para conter o avanço dos casos de Co- vid-19.

O comércio poderá fun- cionar em horário nor- mal, assim como o acesso às praias.

| FOLHAPRESS

Bruno Cecim / Ag.Pará

de mais uma “motocia- ta” com apoiadores no agreste.

Bolsonaro afirmou que as imagens das manifes- tações de seus apoiadores convocadas por ele serão

“a marca do que o povo deseja”. “Enquanto juristas ficam procurando quem é o poder moderador do Brasil, eu digo a todos eles:

o poder moderador é o povo brasileiro”, afirmou.

“Temos um ou outro saindo da normalidade.

Temos um ou dois jogan- do fora das quatro linhas da Constituição. Nós jo- gamos dentro das quatro linhas. Mas o povo, como poder moderador, não pode admitir que nenhum de nós jogue fora dessas quatro linhas”, declarou.

O presidente falou a apoiadores no estaciona-

mento do polo comercial de Caruaru.

O local foi o ponto final de uma motociata de cer- ca de 60 km iniciada perto das 9h em Santa Cruz do Capibaribe -único muni- cípio pernambucano em que o presidente venceu nos primeiro e segundo turno da eleição de 2018- e que passou por Toritama até Caruaru, cidades do agreste pernambucano.

Desde a chegada até o discurso, trajeto no qual cumprimentou de perto apoiadores, o presidente não usou máscara de pro- teção contra a Covid-19.

Estava acompanhado de ministros e do pastor Silas Malafaia, que tem sido um dos principais porta-vozes nas críticas ao STF.

Bolsonaro se prepara para participar de protes-

tos de raiz golpista e de pautas autoritárias em seu favor que estão marcados para o feriado de 7 de Se- tembro na Esplanada dos Ministérios, em Brasília, e na avenida Paulista, em São Paulo. Bolsonaro pro- meteu comparecer e dis- cursar nos dois atos.

Na sexta-feira (3), em Tanhuaçu, sudoese baia- no, o presidente afirmou que as manifestações da próxima terça-feira (7) servirão como um ultima- to a ministros do STF.

Sem citar nomes, o pre- sidente disse que não faz críticas a instituições ou Poderes, mas sim críticas pontuais a pessoas. Os ataques são a Alexandre de Moraes e Luís Roberto Barroso, esse último tam- bém presidente do TSE (Tribunal Superior Elei- toral).

“Nós não criticamos ins- tituições ou Poderes. So- mos pontuais. Não pode- mos admitir que uma ou duas pessoas que usando da força do poder queiram dar novo rumo ao nosso país”, afirmou.

“Essas uma ou duas pes- soas têm que entender o seu lugar. E o recado de vocês, povo brasileiro, nas ruas, na próxima terça-fei- ra, dia 7, será um ultimato para essas duas pessoas”, disse o presidente.

“Curvem-se à Consti- tuição, respeitem a nos- sa liberdade, entendam que vocês dois estão no caminho errado porque sempre dá tempo para se redimir”, prosseguiu.

(7)

07

Domingo, 5 de Setembro de 2021

Queremos contar estas histórias, mas com um

final feliz

A Juliana Freitas.com é a responsável por toda a organização e comunicação do projeto. A jornalista e proprietária homônima à empresa acredita que todas as pessoas merecem passar por um pro- cesso de transformação. “Sabemos que em um universo de tantas pessoas precisando de ajuda, quatro pessoas ainda é um número pequeno, mas, ao mesmo tempo, para os escolhidos será uma grande mudança, não só de esté-

tica, mas de esperança e de rumo. Acre- ditamos na mudança, das pessoas

e do mundo. Por isso, sonhamos e realizamos este projeto, com a ajuda de empresas que realmente se empenharam e que também terão a vida de seus proprietários e funcionários influenciadas e, por que não, transformadas por histó- rias tão duras e emocionantes.

@jornaltododia

@crispisoni

LUÍS FERNANDO SANTANA PROPRIETÁRIO DA ZMILE CLÍNIC

Queremos mudar a vida destas pessoas para que

nunca mais sua imagem seja um impeditivo de ser feliz

JULIANA FREITAS

JORNALISTA E PROPRIETÁRIA DA JULIANAFREITAS.COM

Fazer parte de um projeto que tem como objetivo ajudar pessoas é algo que esta totalmente ligado a história do Tododia. Nós, temos nao só o compromisso de informar , mas também acreditamos na

importância de ser uma empresa responsável social

Projeto IChange transformará vida de quatro pessoas

Parceria do TodoDia

Organização

Iniciativa da Zmile Clinic, Juliana Freitas.com e Jornal TodoDia, com ajuda de empresas apoiadoras, visa mudar o final de histórias tristes contadas em vídeo

Lançado em agosto deste ano, o projeto IChange irá transformar a vida de quatro pessoas, que irão ganhar um novo sorriso de facetas da Zmile Clinic, tratamento estético do Centro Innovant, cosméticos da Acácia Farmácia de Manipulação, um look completo da Transwear, produção de beleza da Urban Ladies & Gents, um óculos solar de grife da Fótica e um jantar com acompanhante do Kanzen Premium. A divulgação será do TodoDia e da TudoUp Wagner Sanches. Já a comunicação e organização é da empresa Juliana Freitas.com.

Para participar, a pessoa precisava enviar um vídeo de 1 minuto contando sua história. As quatro mais emocionantes seriam escolhidas pelo júri formado pelos apoiadores do projeto. Mas, a equipe julgadora decidiu escolher uma e deixar que o público escolhesse as outras três.

Já os outros três casos serão escolhidos pelo público, que irá conhecer as demais histórias através da TV e do jornal TodoDia. Os vídeos já enviados pelos participantes serão veiculados no jornal televisionado TodoDia News

Na última segunda-feira, 30, a par- ticipante Christiane Lilian Zanelato de Lima foi a primeira eleita. A his- tória de como ela superou a depres- são após uma bariátrica durante a pandemia da Covid 19 e a perda de amigos e parentes emocionou o júri.

Enquanto a votação acontece, o público irá acompanhar a primeira escolhida em todas as etapas da sua

transformação. “Estou muito ansio- sa e animada, achei que ia desmaiar quando vi pelo instagram do Wag- ner Sanches que tinha sido a pri- meira escolhida. Passei por um ano muito difícil e essa transformação vai, literalmente, mudar a minha vida. Sou grata a todos os realizado- res e apoiadores do projeto”, disse Christiane.

Nosso 1º caso

CRIS PISONI DIRETORA DE PROJETOS ESPECIAIS DA REDE TODODIA

Escaneio o QRcode para ver o vídeo vencedor do IChange

e nas redes sociais de todas as empresas participantes; e o acompanhamento de todo o projeto poderá ser feito pelo jornal

TodoDia. Os três casos mais votados se- rão os vencedores.

O proprietário da Zmile Clinic, dentis- ta e um dos idealizadores do projeto, Luís Fernando Santana, diz que o projeto surgiu da ideia de mostrar para as pessoas que o sorriso muda vidas. “Estamos vivendo um dos piores momentos da humanidade, então decidimos fazer um projeto que fosse amplo e extensivo a pessoas que não podem sorrir ou porque estão sofrendo ou porque têm vergonha dos próprios dentes.”

Christiane Lilian Zanelato de Lima

(8)

08

Domingo, 5 de Setembro de 2021

WhatsFAM (19) 99437.9555 | 0800 771 2449 Av. Joaquim Boer, 733 - Jardim Luciene CEP: 13477-360 | Americana/SP vestibular@fam.br

by Hermano Baldo

e Léo Matos

No sábado, dia 28, aconteceu na cidade de Americana o PitStop da Ração - evento que visa arrecadar ração para cães e gatos

com a finalidade de ajudar ONGs e pro- tetores independentes da nossa região.

O evento é idealizado pelo Deputado Estadual Delegado Bruno Lima, através

da sua equipe Cadeia Para Maus Tratos, na nossa região representada pela

Roberta Dias Lima (assessora do de- putado) e ativista da causa animal.

A arrecadação aconteceu no CCL, e contou com a partici-

pação de várias empresas da cidade e apoio da Comissão de Defesa dos direitos dos animais da OAB de Americana.

No total foram arrecadadas 4.600 kilos de ração que serão destinados a ONGs e proteto- res da nossa região.

O evento surgiu da necessidade de ajuda para ONGs, proteto- res independentes e lares temporários, para alimentar os animais resgatados. Com a pandemia, o número de doações diminuiu bastante, consequentemente, o que já era difícil, ficou mais com- prometido. O evento já foi realizado em várias cidades do interior de SP e também na capital.

Os próximos eventos acontecerão nas cidades da nossa região: dia 11/09 em Sumaré e dia 26/09 em Indaiatuba.

PitStop da Ração em Americana 4.600 kg

de Ração foram arrecadadas.

Deputado Estadual Delegado Bruno Lima

Roberta Dias Lima - Assessora do Deputado Delegado Bruno Lima

Roberta Lima Prefeito Chico Sardeli e vice Odir Demarchi Alunos do Curso de Medicina Veterinária da FAM:

Jhefferson, Cíntia, Mariana, Bárara, Samanta, Hermano, Larissa Sena, Kauã, Patrícia e Larissa

Deputado Delegado Bruno Lima e sua equipe CADEIA PARA MAUS-TRATOS

(9)

por: Gledson Müller

Domingo, 5 de Setembro de 2021

09

/jornaltododia

MAXIBUSINESS

CETAM

O CETAM apresentou a classe médica, impressa e convidados seu novo equipamento de última geração em tomografia computadoriza- da, equipamento esse que com tecnologia avançanda tem uma maior perfomace no segmento. Com exames de cardio que facilitan o diag- nostico nos exames. Equipamento esse que era encontrado somente nos grandes centros agora esta disponivel na região. Todos os presen- tes estavam de máscara, seguindo os protocolos do plano São Paulo e apenas retiraram no momento do clique. Mais informações: site: www.

cetamdiagnostico.com.br, o telefone é: 19 3475 3111.

Novo Tomógrafo com Tecnologia Avançada

O CETAM mais uma vez é pioneiro em tecno- logia de imagens para diagnósticos médicos em Americana.

Neste mês de agosto iniciaram-se os exames com a nova máquina de tomografia SOMATOM go.Top da Siemens. É um equipamento de 128 canais e que devido a super velocidade de rota- ção do tubo equivale a um equipamento de 196 canais.

O SOMATOM go.Top oferece mais confiança e precisão em procedimentos especializados de Tomografia, incluindo Dual Energy e Reconstru- ção Ultra Realista.

Além de todos os exames gerais de crânio, tórax, abdômen, articulações e coluna, o equipamento também atende as seguintes modalidades:

- Coração e Coronárias;

- Colonoscopia Virtual;

- Depósitos de Cristais/Gota;

- Identificação da composição dos cálculos renais;

- Redução de Artefato de Próteses Metálicas;

- Estudos Vasculares ( Carótidas, Aorta, dentre outros... )

Fotos: Gledson Müller / Divulgação

LANÇAMENTO

A Aquisição deste novo Tomógrafo é um marco na história do CETAM e da nossa região, pois estamos disponibilizando o que há de mais moderno em Tomografia Computadorizada; é uma conquista que vai proporcionar muito mais qualidade, eficiência e humanização aos pacientes. Redefine nossa maneira de trabalhar com Radiologia

DR. TIAGO FERREIRA Sócio-Diretor

Eurivan de Paula, diretor da Aox Marketing, Agência de Comunicação

e Marketing do Cetam Dr.Thiago Ferreira, sócio-

Diretor Administrativo e sócio Cetam

Dr. Flavio Cipoli Viegas Fundador do Cetam Dr. Rodney Ferraz, sócio-

Cetam - “ Conseguimos fazer exames de cardio

com rapidez”

Dr. Andre Semeghini, sócio Cetam, O Pionerismo, em ser o primeiro equipamento

fora dos grandes centros com essa performace

Dra. Patricia Cavalgante Legenda

Legenda

Dr. Eliel Barreto

Dr. Vitor De Carli

Karen Wilden, gerente operacional

Equipe Técnica do Cetam

Leandro Setra, gerente administrativo do Cetam Equipe de atendimento do Cetam

Dr. Andre Semeghini, sócio Cetam - “O Pionerismo, em ser

o primeiro equipamento fora dos grandes centros com essa

performace”

(10)

social@tododia.com.br

/jornaltododia @maugodoy

Eventos Sociais A Volta dos

A partir do dia 17 de agosto, o governo de São Pau- lo permitiu o funcionamento de eventos sociais, que estavam proibidos desde o início da pandemia do novo coronavírus. No entanto, essa liberação con- tinua condicionada ao controle de público e o uso de máscara obrigatório. De qualquer forma, essa foi uma excelente notícia para o setor de eventos que, ansiosamente, aguardava esse anúncio. Melhor ain- da para noivinhos e noivinhas que fizeram deste mês ainda mais especial, irradiano amor e felicidade, nos casamentos da nossa região. A partir de agora, portas abertas aos eventos e boas-vindas ao amor, presente nos próximos eventos que estão por vir. Aos casais da nossa página, votos de muito amor e muita felicida- de, sentimentos que visivelmente estão estampados nas fotos deste mês. Um ‘viva’ também ao amigos cerimonialistas e profissionais

de eventos que voltam to- dos também com força total, muita alegria e arrasando em suas organizações.

Vamos aos casais deste mês!

Larissa e Igor reuni- ram familiares e ami- gos íntimos e escolhe- ram o Jardim Botânico Plantarum para o tão esperado ‘sim’. A ceri- mônia religiosa e jan- tar festivo acontece- ram nos jardins, com cardápio assinado pelo chef Henrique Nunes e cerimonial de Claudia Klava. Destaque para esse casamento lindo e para este casal tão querido! Votos de mui- to amor e felicidades sem fim!

Máximo

Domingo, 5 de Setembro de 2021

10

/jornaltododia

Fotos: Divulgação

Larissa Afferri Maia e Igor

Matheus de Gois Oliveira Vanderlei Maia e Rosana Afferri Cerimonial de Claudia Klava

Marisa Boneto dos Santos e Alessandro Quinholi

Marcela Marques e Bruno Rodrigues Magalhães

Caroline Missé de Souza e Francis Richard de Souza

Ariel Barbosa Maia e Daniela Francisqueti

Isabela Azanha Maia e Adolfo Zinetti Biondo

Caroline e Guilherme Casari Karine Fatel e Anderson

Vieira da Silva Marina e Jhomar

Lopes da Silva

(11)

CULTURA

Domingo, 5 de Setembro de 2021

11

TV Tudo

Quase lá

Na Globo, muitos progra- mas estrearam e foram ex- tintos nas últimas décadas.

Mas, sem tem um produto que se mantém intocável na sua programação, este atende por “Sessão da Tar- de”. A faixa de filmes já é quase uma cinquentona:

está no ar desde março de 1974. E na contramão de rumores, continua firme e forte na grade.

Férias

Ana Paula Padrão e o pessoal do “MasterChef”

já estão de férias na Band.

Foram gravados inclusive os dois programas especiais de fim de ano. Agora, fica a ex- pectativa sobre o futuro do reality show gastronômico no ano que vem. Uma coisa já está definida: não será mais gravado nos estúdios do Morumbi.

Outros passos

Fora do SBT e do “Progra- ma do Ratinho”, o repórter Ney Inácio tem se dedicado à produção de documentá- rios.

“Estou vivendo numa ilha isolado, em meio a natu- reza. Só matas e praias, no litoral de Santa Catarina e estudando um pouco de ci- nema para partir para essa área”, informa Ney.

Encerramento

As gravações da série mu- sical O coro, de Miguel Fala- bella para o Disney +, serão finalizadas no dia 26 de no- vembro. O programa ainda não tem data de estreia.

Pelo mundo

Além da repercussão no Brasil, a novela “O Clone”, escrita por Gloria Perez e atração do “Vale a Pena Ver de Novo” a partir de outu- bro, foi vendida para mais de 100 países, incluindo Argentina, Chile, Colômbia, El Salvador, Moçambique, Peru e Romênia.

Foi também recorde de audiência no Kosovo e su- cesso na Sérvia, Rússia e Albânia.

Desafio

Para os fãs do reality rural

“A Fazenda”, o grande desa- fio da Record, para a próxi- ma edição, será o de superar o elenco da temporada 12, vencida por Jojo Todynho.

Rodrigo Carelli, diretor de realities, já disse que vem aí um “elencaço”.

Tempero

Aliás, no comunicado so- bre “A Fazenda13”, com es- treia em 14 de setembro, a Record destacou que a nova edição promete novidades,

“além de muita treta”. Ou seja, um elenco muito bem pensado para alcançar os objetivos.

Bate – Rebate

· Maria Eduarda de Car- valho, Carmo Dalla Vecchia, Claudia di Moura, Klara Cas- tanho, Guilherme Weber e Mel Lisboa são alguns no- mes reservados para “Cara

& Coragem”...

· ...E também Taís Araújo, Paolla Oliveira, Marcelo Ser- rado e Fabricio Boliveira...

· ...Novela de Cláudia Sou- to, vai substituir “Quanto Mais Vida, Melhor” na faixa das 19h da Globo.

· O produtor musical Rick Bonadio e o cantor Vitor Kley lançaram o livro infan- til “A Turma do Menino Sol”, que aborda temas como o

meio ambiente, amizade, respeito ao próximo...

· ...Como próximo passo, transformar o livro em uma série animada para TV...

· ...Bonadio já tem conver- sado com algumas grandes empresas sobre o projeto.

· Com o tema “Inclusão”, o Teleton 2021 será trans- mitido nos dias 22 e 23 de outubro e terá duração de aproximadamente 12 horas, ao vivo...

· ... Reflexo da pande- mia: em 2020, a queda nas doações de pessoas físicas para o Teleton foi de 60%, o que equivale, segundo a campanha, a 64.430 aten- dimentos...

· ...Os organizadores espe- ram reverter o quadro este ano. Complicado.

C´est fini

Se a pandemia não pro- vocar alterações no roteiro, as gravações da nova tem- porada do programa “Top Chef Brasil” (Record) serão concluídas no próximo dia 23. Trabalhos a todo o va- por.

Então é isso. Mas terça tem mais. Tchau!

Elenco

Além de Bruno Gagliasso como protagonista de “Biô- nicos”, série em produção para a Netflix, o diretor Afonso Poyart começa a sondar outros nomes para a produção.

São os casos de Jéssica Córes, que esteve em “Cidade Invisível” e Gabrielly “Gabz” Nunes. As filmagens devem começar em fevereiro de 2022.

Instagram

Jéssica Córes

ASTROLOGIA

Pop nas rodinhas de conversa, a astrologia é o assunto queridinho dos místicos e a nova fase da Angélica, que pela primeira vez em mais de duas décadas apre- senta um programa fora dos estúdios Globo. A primeira temporada de

“Jornada Astral” chega ao streaming HBO Max este ano –ainda sem data de- finida– prometendo um mergulho na intimidade de 24 celebridades bra-

sileiras, sob lentes que analisam a posição do Sol, da Lua, dos planetas e de outros corpos celes- tes que orbitam o cosmo.

Acompanhada pelos astrólogos e youtubers Vi- tor diCastro e Paula Pires, Angélica conversa com os entrevistados a partir de seus mapas astrais –ou seja, fazendo leituras da configuração astral do instante exato do nasci- mento de cada convidado e, assim, traçando uma relação entre a persona- lidade de cada um e os mistérios celestiais.

Há quem conside- re balela, mas inúme- ras pessoas, incluindo Angélica, definem a astrologia como uma ferramenta poderosa que pode revelar mui- to sobre qualquer um, como comportamentos, medos, desejos, valores e até mesmo sensações momentâneas e aconte- cimentos diários.

Para a apresentadora, atriz e cantora, o próprio surgimento do progra- ma é, aliás, diretamente atrelado às posições dos astros no universo.

Pela primeira vez em mais de duas décadas, a atriz e cantora apresenta uma produção fora da Globo

Angélica analisa mapa astral de famosos em programa na HBO

FOLHAPRESS SÃO PAULO

Reprodução/Redes sociais

JORNADA ASTRAL | Programa de Angélica com celebridades ainda não tem data

(12)

CULTURA

Domingo, 5 de Setembro de 2021

12

Sudoku

Palavras cruzadas

Para jogar, preencha os quadradinhos com números de 1 a 9, sem repetir algarismo em cada uma das linhas verticais e horizontais.

Horóscopo

ÁRIES | 21/3 a 20/4 Limpe seu passado, passe a limpo todas as pendências que foram ficando sem resolver e que amarram os bons relacionamentos a condições que impedem o progresso. Sem limpar o passado não haverá como progredir direito.

TOURO | 21/4 a 20/5 Apesar do temor que a realidade infunde em sua alma, mesmo assim você terá de seguir em frente e se ater aos compromissos assumidos, porque seria mais oneroso parar tudo do que seguir em frente. Faça os cálculos.

GÊMEOS | 21/5 a 20/6 Enquanto o ritmo coti- diano continuar sendo tomado pela indefinição e, por isso, sujeito a mudanças cons- tantes, você não terá terreno firme sobre o qual tomar decisões consis- tentes a respeito do que virá a ser.

CÂNCER | 21/6 a 21/7 Quando sua alma estiver tomada pelo susto ou por aquele temor crônico a respeito da complexidade da vida, evite você tomar iniciativas, especial- mente aquelas que se refiram à vida financeira. Por ora, nada a fazer.

LEÃO | 22/7 a 22/8 A urgência que você sente precisa ser colocada sob o controle de sua vontade, porque senão você vai enfiar os pés pelas mãos, com muito boa intenção, mas sem a devida percepção da hora certa para agir.

Terreno movediço.

VIRGEM | 23/8 a 22/9 Ainda que para todas as pessoas ao seu redor este seja mais um mo- mento normal, como qualquer outro, para sua alma tudo anda tendo um sabor muito esquisito, de estranheza, de algo que vai acontecer, sem saber o quê.

LIBRA | 23/9 a 22/10 Aceite a realidade dis- torcida que o mundo lhe apresenta através dos relacionamentos de trabalho, porque mesmo que essa não tenha vindo para ficar, de toda maneira se instalou e não tem hora para ir embora. É assim.

ESCORPIÃO | 23/10 a 21/11

Está tudo misturado nesta parte do caminho.

As boas oportunidades se mesclam com as condições enganosas, que trazem consigo efeitos colaterais nocivos. Procure, por isso, tatear o terreno com cuidado.

SAGITÁRIO | 22/11 a 21/12

Aquilo que parece se abrir a você como uma verdade indiscutível, só parece assim porque você não abre o jogo e conver- sa com outras pessoas, as quais, com certeza, apresentariam contradições e questionamentos.

CAPRICÓRNIO | 22/12 a 20/1

As coisas andam tomando um rumo que sua alma não aprecia muito, mas que tampouco consegue fazer nada para mudar. É hora de se entregar e testemunhar os acontecimentos para, depois, aí sim, intervir com firmeza.

AQUÁRIO | 21/1 a 19/2 Há dilemas que não merecem muita atenção, especialmente esses que tratam de seguir pelo caminho das obrigações ou satisfazer desejos. Na prática, há de haver tempo para tudo, para obrigações e desejos. Não é?

PEIXES | 20/2 a 20/3 Prioridades, é disso que trata este momento.

Se você tem clareza a respeito das prioridades, e sua mente é imparcial uma boa parte do tempo, então este momento permitirá você fazer escolhas muito importantes.

oscar@quiroga.net

(13)

/jornaltododia

13

Domingo, 5 de Setembro de 2021

EMPREGOS

#e52322

   

  ­

Está desempregado ou busca uma nova oportunidade de emprego?

NÓS TEMOS A VAGA CERTA PARA VOCÊ!

€   ‚€

 

ƒ    

PENSECOM

NOVAS VAGAS

„…†‡ˆ‰

€ ƒ „Š 

‹Œ…†‡ˆŽ

 € ‘ ’ Œ „

ƒ 

“„…†‡ˆ”

 „ƒ „

Š€

‘…†‡ˆ•

 € ­–

 „

ƒ’—–†€

…†‡ˆ‡

 „ƒ

„ƒ ˜

™ …†‡ˆš

 € ’ ™  ™ ›ƒ

„ƒ €’™ œ ž€

œŸ‚ž“¡…†‡ˆ¢

 € œ  „

ƒ £ 

† 

†­Ÿ†¡…†‡ˆ¤

€ —

† „ƒ

†œ ž€

†­Ÿ¡…†‡ˆ¥

 ‘ €  „ƒ

›ƒ œ ž€

®

LIDERANÇA E INTELIGÊNCIA

Uma equipe qualificada é fundamental para o sucesso do seu negócio!

PENSECOM

®

INTELIGÊNCIA EM RECURSOS HUMANOS

  …† ‡”•

€      Š  

…†‡‡¤

 € 

Š  Š—

‘…†‡¤¥

 € ­–  

 Š ’

—– 

…†‡¥¢

 €

ƒ €





£ …†š‰¤

€ ­¦

 ‘

† › „

€

€†…†š‰ˆ

 ­–

§  

 

…†‡•”

€  ­–†

„ƒ‘¨† Š

‘›…†‡•¢

€ ž‘›„ƒ

€©



†ª…†‡‡Ž

€ ž‘›

‘­‹

†…†‡š‰

 €   « †   ‘ † Š  

“€Œ…†‡šŽ

 †

€ ­–

VAGAS ABERTAS

Você é ESTUDANTE e está buscando por VAGAS de

estágio?

VAGA

DE

ESTÁGIO

(14)

EMPREGOS

/jornaltododia

14

Domingo, 5 de Setembro de 2021

#e52322

ANUNCIE

AQUI!

(15)

CLASSIFICADOS

/jornaltododia

15

Domingo,5 de Setembro de 2021

#e52322

EDITAIS IMÓVEIS

LOCAÇÃO E VENDA

WWW.TODODIA.COM.BR

(16)

ESPORTES

/jornaltododia

16

Domingo, 5 de Setembro de 2021

Brasil encara jogo duro da Argentina às 16h, tentando manter os 100%

Pedreira em Itaquera

ELIMINATÓRIAS

Após vencer o Chile em Santiago sem jogar um bom futebol, ainda que com diversos desfalques na convocação, a seleção brasileira recebe neste domingo (5) a Argentina, às 16h, na Neo Química Arena, em São Paulo, em confronto válido pelas Eliminatórias.

A equipe de Tite busca manter os 100% de apro- veitamento na disputa sul-americana. Em sete partidas, o Brasil soma 21 pontos, seis a mais que os alvicelestes, vice-líderes.

O duelo em Itaquera será o primeiro clássico entre os rivais desde a fi- nal da última Copa Amé- rica, no Maracanã, venci- da pelos argentinos, que encerraram um jejum de 28 anos sem títulos com a conquista no Rio de Ja- neiro.

No confronto decisivo pelo torneio continental, em julho, para o qual o Brasil chegou como fa- vorito, a seleção coman- dada pelo técnico Lionel Scaloni impôs um jogo mais físico, procurando cortar a circulação de bola e as combinações de passes do time brasileiro.

Funcionou.

Foi a partida da com- petição em que a Argen- tina mais recebeu cartões amarelos, 5. Foi também o segundo jogo mais fal- toso da equipe na Copa América (19 faltas, con- tra 20 da semifinal diante da Colômbia), de acordo com dados da plataforma SofaScore.

A estratégia fez com que a seleção brasileira preci- sasse apelar igualmente a uma maior imposição física. O que explica, em parte, porque os brasilei- ros fizeram mais faltas que os argentinos: 22 contra

19. Apesar disso, o plano adotado pelos rivais gerou reclamações de Tite após a derrota por 1 a 0, gol de Ángel Di María.

“Um jogo picotado, que a gente queria jogar, mas o que tinha era antijogo, cavando faltas o tempo todo, demora para bater, árbitro... Não deu ritmo, a gente queria jogar. De- fensivamente [a Argenti- na] é uma equipe muito bem postada, com o go- leiro vindo muito bem, com uma linha de quatro com qualidade, peças de reposição importantes.

Volto a dizer: tem mérito do outro lado”, afirmou o treinador.

Jogos com essa caracte- rística, em que a estratégia do adversário passa por tirar a fluidez e o conforto do Brasil a partir do con- fronto físico, têm sido difí- ceis para a seleção.

Também na Copa Amé- rica, contra a Colômbia

ainda na fase de grupos, a equipe conseguiu a virada por 2 a 1 apenas no último minuto, num confronto que seguiu roteiro seme- lhante ao da decisão.

Na vitória da última quinta-feira (2), sobre o Chile, em Santiago, o que mais chamou a atenção no desempenho da sele- ção foi menos a estratégia rival e mais a descoorde- nação da própria equipe.

Equilibrar o duelo a partir do que chamam de

“fisicalidad” poderá ser novamente o plano da Ar- gentina para sair vitorioso de solo brasileiro.

Já funcionou anterior- mente, e o que foi um sucesso para os argenti- nos na decisão da Copa América parece ser um ca- minho interessante para os adversários da seleção verde-amarela nos próxi- mos enfrentamentos con- tinentais. Mas só para os adversários.

FOLHAPRESS SÃO PAULO

Lucas Figueiredo | CBF

SELEÇÃO | Time já treinou na Neo Química Arena ontem

Referências

Documentos relacionados

Discussion The present results show that, like other conditions that change brain excitability, early environmental heat exposure also enhanced CSD propagation in adult rats.. The

Atualmente os currículos em ensino de ciências sinalizam que os conteúdos difundidos em sala de aula devem proporcionar ao educando o desenvolvimento de competências e habilidades

É perceptível, desta forma, o constante aumento do aprofundamento dos personagens: os “príncipes” têm agora não só nome e falas, mas personalidades bem desenvolvidas,

A nutrição enteral (NE), segundo o Ministério da Saúde do Brasil, designa todo e qualquer “alimento para fins especiais, com ingestão controlada de nutrientes, na forma isolada

Se no cadastro da administradora, foi selecionado na aba Configurações Comissões, para que as comissões fossem geradas no momento da venda do contrato, já é

A determinação da variação dimensional de barras de argamassa, conforme a NBR 13.583, foi utilizada para avaliar o potencial de mitigação do material ligante composto por cimento CP

evento, contudo, as meninas tendem a aumentar a quantidade de gordura corporal de forma mais acentuada que os meninos. Estes, por outro lado, aumentam de

Acidente de Trabalho é o que ocorre pelo exercício do trabalho a serviço da empresa, provocando lesão corporal ou perturbação funcional que cause a morte, a perda ou