• Nenhum resultado encontrado

Todas as cores da Amazônia. Animais para proteger e colorir

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2022

Share "Todas as cores da Amazônia. Animais para proteger e colorir"

Copied!
20
0
0

Texto

(1)

Animais para

proteger e colorir

Todas as cores

da Amazônia

(2)

Todas as cores da Amazônia Animais para proteger e colorir

EXPEDIENTE

Greenpeace Brasil Diretor executivo Asensio Rodrigues Gestão

Agnaldo Almeida Vasconcellos (Operações) Heloísa Mota (Engajamento)

Tatiana Mischan Rodrigues (Organizacional) Tica Minami (Campanhas)

Vivian Fasca (Captação de Recursos)

“Todas as Cores da Amazônia - animais para proteger e colorir”

é uma publicação do Greenpeace Brasil.

Edição: Rosana Villar

Textos: Milena Nepomuceno, Vinicius de Paula Ferreira e Cristiane Mazzetti Ilustração: Iza Pug Adami

Arte: W5 Publicidade

São Paulo, maio de 2020

índice

Colorir a vida e

proteger a natureza 03

Desenhos 06

Copyright 18

AMAZÔNIA 19

(3)

O ano de 2020 trouxe grandes desafios. Um dos maiores tem sido o enfrentamento da pandemia de Covid-19. Com a necessidade de distanciamento social, muitas famílias estão divididas, outras enfrentam dificuldades para se sustentar ou coexistir em espaços bastante limitados.

Longe das escolas, nossas crianças estão em casa, sonhando com o momento que poderão voltar às brincadeiras do lado de fora, e foi pensando nelas que preparamos este livrinho de colorir com animais da fauna Amazônica.

Assim, vocês podem colorir juntos o mundo de “lá de fora” e aprender sobre nossa grande floresta.

Sabia que a Amazônia é a maior floresta tropical do mundo?

E que nela existe a maior variedade de animais terrestres do planeta?

Nesta coleção, criada com muito carinho pela desenhista Iza Pug, com textos explicativos do biólogo Vinícius de Paula, você irá conhecer a harpia, o cachorro-vinagre, o boto cor-de-rosa, além de animais que acabaram de ser descobertos pela ciência!

Todas espécies que precisamos proteger do desmatamento,

que hoje é a principal ameaça à Amazônia e aos animais que vivem lá.

Desejamos que nossas florestas sejam protegidas para que todos estes

animais incríveis resistam ao tempo. E que, no futuro, quando tudo isso passar, nossos filhos possam vê-los na natureza, e não apenas nos desenhos ;)

Saiba mais em greenpeace.org/brasil/protegendo-o-desconhecido

Cristiane Mazzetti

Campanha Amazônia do Greenpeace

Colorir a vida e

proteger a natureza

(4)

Este macaquinho foi descoberto em 2014 e só existe em um ponto muito

específico no meio da Amazônia.

Ele também é conhecido como Zogue-zogue-rabo-de-fogo, por causa

da cor alaranjada de sua cauda.

Por viver exclusivamente nas copas das árvores, o desmatamento é um grande risco para a espécie.

©Iza Pug

Titi

(5)

Esses dois anfíbios foram recentemente descobertos pela ciência na Amazônia. A Boana Icambiaba, por exemplo, foi identificada em 2018 e ganhou este nome em homenagem às tribos lendárias de mulheres guerreiras da floresta, conhecidas como Amazonas ou Icamiaba, devido a sua natureza

“guerreira”, já que esta é uma espécie de ‘sapo gladiador”, que é equipado

espinhos nas patas.

©Iza Pug

Perereca icamiaba e

sapo mapinguari

(6)

O grupo dos crocodilianos, que engloba os jacarés, crocodilos e gaviais, estão aqui desde a época dos dinossauros e pouco mudaram nesse tempo todo. Como os outros répteis, os jacarés dependem da temperatura do ambiente para se manterem aquecidos, então é comum avistarmos estes caras na beira de rios e lagos tomando sol.

©Iza Pug

Jacaré de

papo amarelo

(7)

Um gigante das águas da Amazônia, o pirarucu pode chegar a 3 metros de comprimento, sendo o maior peixe de água doce do Brasil e um dos maiores do mundo. O nome "Pirarucu" vem da língua tupi-guarani, onde "pirá" significa "peixe”, junto com a palavra "urucum", que é uma semente de cor vermelha, como o peixe.

©Iza Pug

Pirarucu

(8)

A maior de todas as serpentes do nosso planeta, ela mede até 8 metros de

comprimento e pode ultrapassar a marca dos 100 quilos. Diferentemente de outras serpentes, os olhos da sucuri ficam no topo da cabeça pois ela passa a maior parte da sua vida na água. Isso a ajuda a enxergar melhor fora da superfície.

©Iza Pug

Sucuri

(9)

O bico enorme do tucano vai do laranja fluorescente aos mais bonitos tons de verde, preto e até mesmo azul, dependendo da espécie. O bico longo do tucano oferece a ele uma precisão maior na hora de pegar os seus alimentos. Mas eles não comem apenas frutas, sabia? Também caçam pequenos insetos e até ovos.

©Iza Pug

Tucano

(10)

Apesar do nome, de peixe ele não tem nada. O peixe-boi é um mamífero aquático da pesada! Eles podem chegar a 3 metros de comprimento e pesar quase meia tonelada. Não são encontrados somente em água doce, existem espécies de água salgada espalhadas pelo mundo também.

©Iza Pug

Peixe-boi

(11)

Estes mamíferos aquáticos extremamente inteligentes são os especialistas em pescaria dentro dos "igapós" (as florestas alagadas da Amazônia). São a única espécie de golfinho capaz de tocar a ponta do nariz na cauda, tornando-o muito flexível para capturar os peixes que nadam rápido entre os galhos das árvores submersas.

©Iza Pug

Boto

(12)

Conhecidas como "aves do amor", as araras passam a vida toda (de 40 a 50 anos) com o mesmo parceiro. Estão sempre voando em família à procura de alimentos.

Seu bico, como o dos outros psitacídeos, é o mais forte dentre estas aves, capazes de quebrar frutos super duros com muita facilidade.

©Iza Pug

ARARA

(13)

Também chamados de "januara" na região amazônica, esses caras são excelentes nadadores, conseguindo até mesmo mergulhar com muita facilidade. Além disso, esta é a menor espécie de canídeo silvestre que temos no Brasil, medindo 30 centímetros e pesando seis quilos.

©Iza Pug

Cachorro-vinagre

(14)

Com a cauda mais longa que os seus membros posteriores para lhe garantir um equilíbrio perfeito, estes felinos são capazes de caminhar sobre galhos finos em árvores altas e saltar! Como todos os felinos, o gato-maracajá é um predador extremamente adaptado às condições do seu ambiente.

©Iza Pug

Gato-maracajá

(15)

É o maior mamífero terrestre do Brasil, chegando a 2 metros de comprimento e até 300 quiilos. Estes carinhas aqui contribuem muito para a reprodução de frutíferas nativas, dispersando as sementes em suas fezes por aí, após se alimentarem. Os filhotes são marrons e cheios de pintinhas brancas, mas mudam de cor quando ficam adultos.

©Iza Pug

ANTA

(16)

Estes animais enormes e pesados são caçadores sorrateiros, muito ágeis, tanto na terra como na água e até mesmo em cima das árvores. É difícil avistar estes animais pois são muito bons na hora de se camuflar, mas não é incomum encontrar a sua parente mais próxima, a "suçuarana" ou "onça-parda" vagando pelas florestas.

©Iza Pug

Onça pintada

(17)

A harpia é a rainha do céu na Amazônia. Nada pode escapar de uma águia que possui 2,5 metros de envergadura em suas asas e que, apesar do tamanho, é capaz de voar com precisão em meio a floresta para caçar as suas presas, entre elas macacos e bichos- preguiça. São as maiores aves de rapina do país e a segunda maior do mundo.

©Iza Pug

Harpia

(18)

ILUSTRAÇÕES CEDIDAS AO GREENPEACE BRASIL

Todas as imagens são de propriedade de Iza Pug, nenhuma

transferência ou venda de direitos foi realizada através do download deste conteúdo. O conteúdo desta publicação é fornecido exclusivamente para fins pessoais, educacionais e não comerciais e não pode ser usado para nenhum fim lucrativo ou uso comercial. O uso comercial, o uso em tatuagens ou a remoção das imagens de seu contexto original são estritamente proibidos, a menos que tenha sido concedida permissão explícita pelo artista e pelo Greenpeace Brasil.

A distribuição é limitada à republicação dos arquivos disponibilizados nos canais do Greenpeace, a menos que tenha sido concedida permissão explícita.

ALL IMAGES COPYRIGHT 2020 TO IZA PUG

Izabela Lopes Adami é ilustradora e quadrinista, mora em Campinas, no estado de São Paulo, e é conhecida nas redes sociais como IzaPug.

Desde sua infância, Iza sempre amou desenhar animais e criar personagens carismáticos.

O que não mudou muito agora que ela é adulta, pois desenhar animais e criaturas fantásticas sempre será sua inspiração.

Siga o trabalho da Iza em:

instagram.com/izapug

twitter.com/Izapug

(19)

Vinícius de Paula Ferreira é biólogo e trabalha com manejo de animais silvestres e exóticos e educação ambiental. Apaixonado por animais, entre 2012 e 2015 começou a organizar viagens com grupos de escolas para aulas práticas na natureza e criou o canal Papo de Biólogo no YouTube para promover educação ambiental através do conhecimento sobre os animais.

Siga o trabalho do Vinícius:

instagram.com/vinibiologo youtube.com/papodebiologo

© Fernando Lucena

(20)

Amazônia

bioma Amazônia no brasil

A Amazônia é a maior floresta tropical do mundo. Muitas plantas e animais só existem alí. Mas todas elas dependem de uma floresta saudável para continuar existindo.

Se a floresta é destruída, as espécies que vivem lá também podem desaparecer.

O desmatamento precisa acabar!

Cientistas acreditam que a Amazônia abriga mais de 30 milhões de espécies de animais, de todos os tipos, entre mamíferos, répteis, peixes e insetos, e nós ainda nem conhecemos muitas delas!

www.greenpeace.org/brasil/protegendo-o-desconhecido/

Referências

Documentos relacionados

O ponto de equilíbrio identifica o nível de operação que a empresa precisa atingir para cobrir os custos fixos e os custos variáveis, ou seja, quanto a empresa precisa vender para

No capítulo seguinte será formulado o problema de programação não linear e serão apresentadas as técnicas de penalização para tratar os problemas com restrições gerais

Além disso, o óxido nítrico está envolvido com a formação da placa aterosclerótica e desenvolvimento de doenças cardiovasculares, e seus níveis circulantes estão relacionados

5.2 Serão convocados para matrícula, em primeira chamada, os candidatos classificados por linha de pesquisa em ordem decrescente de Nota Final (NF), até o limite

Os candidatos inscritos para as funções de Professor Coordenador Pedagógico e Vice-Diretor de Escola, apresentarão um plano de trabalho com ações a serem

Wnt Wingless-type.. A evolução do câncer ... Estimativa de incidência do câncer Colorretal para o ano de 2014 ... Modelo Adenoma – Carcinoma ... Vias moleculares para

x Os sais de ferro podem afetar a absorção de etidronato e das fluoroquinolonas, logo deve ser observado um intervalo de, pelo menos, duas horas entre a administração

Aquino (2020) Medidas de distanciamento social no controle da pandemia de COVID-19: potenciais impactos e desafios no Brasil Garrido & Rodrigues (2020) Restrição de