• Nenhum resultado encontrado

VOLUME CATORZE (Novo Testamento) O ESPIRITO SANTO

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2022

Share "VOLUME CATORZE (Novo Testamento) O ESPIRITO SANTO"

Copied!
15
0
0

Texto

(1)

VOLUME CATORZE (Novo Testamento)

AUTORA: Ruth 8. G .. i ... ,

Lição 1

A PROMESSA DA SUA VINDA

Plnl~nl blbliclJ plr' IIltudar:

Mateus 28: 16-20; Marcos 16: 1S-20;

Luca5 24: 49-53; Joio 14: 1-3;

Joio 16: 7-33; Atos I: 1-12;

Joe12: 28·29

VIl'llculo ~rl dtcol1lr.

" ... quando vier, portm, o Espírito da verdade, Ele vos guiar" a toda a verdade ..

JOio 16: 13 u ou

Nota para o professor:

Esta liçlo servlrt CQmo um ponto de ligaçlo eOlft OS quatro primeiros livros do Novo Testamento e o quinto livro-o livro d(lÇ AIOS.

Os ts<:ritores dos Evangdhe; registram coisas que Jesus fel, e ensinou at~ que Ele foi recebido no céu. O livro dos AIOS contra as coisas que Ele começou a fazer depois que foi recebido no céu. Ele nunca cessou de trabalhar, porque o seu Inbalho continua alravfs de seus verdadeiros discípulos, inclUindo você II eu.

Pela sua presença II o podei do ESpírito Sanlo, Cristo trabalha atravb de vad. caro professor.

Que honra e privil~o ser chamado seu porta-voz., seu servol

« .. " .

A LIÇÃO:

Antes da sua crucincaçlo, o Senhor Jesus havia explicado aO$ discípulos que Ele teria que deixa· los. Disse-Ihu que morreria mas

~ssuscitaria. E que depois da sua ressurreiçlo dentre os mortos, voltaria a seu Pai no c~u.

(Veja 1010 14: 28.) Os discípulos, ouvindo isto, entristeceram-se porque queriam que Ele ficasse com eles para· sempre.

Jesus deu dois motivos porque teria que voltar ao c~u. Ele disse: "Vou preparar·vos lugar. E qUalldo Eu for, e vos preparu lugar, voltarei e vos receberei para Mim me5lllo, para que estejais comigo onde Eu utou." (Veja Joio 14: 1-3; compare com J TtS$alonicenses4: 13·lg.) Esta ~ urna grande promessa! Jesus iria embora por pouco tempo e prepararia um lugar para os Seus cfueípulO$, para que eles pudessem e~ com Ele para sempre. Esta revelaçlo deve lê·Jos animado.

Mu Jesus tinha outra rulo plla voltar ao

«u. Ele a explicou da seguinte maneira: "Se Eu for, enviar-vos--ei outro Consolador como Eu. Ele estari para sempre convosco e em vós.

Mas nlo posso enviá·Lo enquallto nio voltar a Meu Pai no c~u. Por isso ~ neces.sário que Eu vos debte." (Veja Joio 14: 16-17; 16: 7.)

PO/14

,

O ESPIRITO SANTO

TRADUTORA: Nu.ta Von Tol Lipti A pessoa que viria, de quem Deus-Filho falou, era Deus--Espírito Sant,).

Moure figura 1

NIO hi duvida que muitas vezes depois da morte e renurreiçlo de Cristo os discípulo~

conversavam a respeito do Consolador que estava para vir. 1!les devem ter se lembrado que quando Deus-Filho veio ao mundo, Ele veio como criança. Os anjos e uma estrela anunciaram Sua chegada. Mas como viria O Espírito Santo ao mundo? Um espírito nio tem corpo. Como poderiam saber que Ele chegara? Como seria anunciada a Sua vinda?

Talvez um ou dois dos discípula,

~xplicassem aos outra, que uma vez Deus--Pai abriu o tiu e Deus--Espírito Santo desceu como uma pomln sobre Deus-Filho. (Veja João 1: 32.

Isto acontecera três anos atrás, no batismo do Senhor Jesus.) Anles que iuo acontecesse Deus ji havia dito a Joio Batista que sobre Aquele que descesse o Espfrito, Este seria o Filh.o de DaIs. Por isso, quando 1000 Batista viu aquilo acontecer, ele exclamou: "Este ~ o Filho de Deus!" (Veja JoDo I: 33-40.) (professor: Voei!

pode ajudar seus aluna, a lembru este acontecimento mostrando-Ihes a figura do volume dois, p4ina S.)

Viria Deus o Espírito Santo outra vez em forma de pomh7 Os cfuefpulos, perplexO$, cheguam 1 çoncluslo que, como o Senhor lhes.

dissera que O Espírito Santo estaria neles (e em todos 0$ crentes), Ele estaria em todo tugar ao mesmo tempo. Somente um espírito poderia estar em todo lugar ao mesmo tempo. Mas se eles nlo poderiam vé-Lo. como ~ que teriam a certeza de que Ele havia çhegado?

Molh fitura 2

Depois de sua rusurreiçlo, o Senhor Jesus encontrou·se outra vez çom seus discípula,.

Eles prostraram-se perante Deus-Filho e adoraram·No. Jesus lhes disse: "Todo o poder Me ~ dado no ctu e na tena." Todo poder! Eles se lembraram como Ele usara seu poder glorioso: Ele fez: com que alegados andassem, deu vista.:IOs cegos e alé ressuscitou os mortos.

Mas por estranho que pareça, Ele nlo usou seu grande poder para evitar seu sofrimento e morte. Jesus podia ter impedido que aqueles homens pervems O pregassem na cruz. Mas Ele decidiu nlo impedi-los, porque Sua hora de sofrer e morrer pelos pecadores chegara. Agora,

por~m, estava vivo para sempre e todo poder era Seu.

Depois de dizer aos discípulos que tinha todo poder, acrescentou: "Ide por todo mundo e fazei discípulos de todas as nações." Este seria seu novo trabalho: ser mis.sion'rios. Eles ,anunciariam as boas novas de salvaçlo a todo mundo. Deveriam falar da vida de Jesus na terra, sua morte e ressurreiçio, a flffi de que homens, mulheres e qiançu em todo mundo chegassem ao conhecimento de Jesus e pudessem ter a oportunidade de crer Nele.

DESENHISTA: FranUI H. Herlller Para confortar seus discípulos, Jesus disse:

"Eis que estou sempre convosco." E para que se lembrassem de como Ele estaria sempre com eles, dis.se: "Enviarei o Espírito Santo-assim como meu Pai prometeu. Nlo começais a falar de MiJIrainda. Ficai na cidade de lerusa1~m at~

que Ele venha e vos encha do poder do tiu." Só depois disso poderiam receber seu poder.

Quarenta dias depois de sua ressurreiçio Jesus levou seus discípulos a Betânia, ao Montr das Oliveiras, fora da cidade de Jerusa1~m. E novamente prometeu·lhes: ''Quando o Espirito Santo vier sobre' vós, tereis poder para falar, em meu nome, sobre minha morte e res.suneiçlo.

Contareis estas boas novas ao povo em Jerusa1~m, Jud~ia, Samaria e até aos confins da terra!"

Mostre figura 3

Enlio algo muito espantoso aconteçeu! Ele começou a ascender ao «u. E subia cada vez:

mais alto. Os discípulos olhavam para (). que estava aconteçendo, Incrtdulos. Ele estava voltando para o «u para estar com Deus-Pai.

Estavam vendo isto aconlC(:er-vendo com seus próprios olhos! E continuaram olhando, mesmo depois que wna nuvem O encobriu dos seus olhos. Ele desaparecera!

Mostn figura 4

De repente dois homens vestidos de branco se puseram ao lado deles. "VarOes Galileus,"

disseram os visitantes, "Por que estais olhando para o «u? Esse me5lll0 Jesus que, dentre vós foi assunto ao c~u, assim viri. do modo como o vistes subir."

Esta noticia encheu os discípulos de gozo. E pra,traram-IC e adoraram lesus, ainda que nlo pudessem vE-Lo. Então, lembrando a ordem do Senhor Jesus, voltaram a Jerusal~m jubilosos pan esperar a vinda do Espírito Santo. (Veja Lucas 24: 52.) Eles nlo sabiam exatamente quando o Espírito Santo viria. O Senhor Jesus nlo lhes revelara isto.

Longe da cidade de Jerusa1~m, muito, muito longe deste mundo, o Senhor Jesus Cristo, em Seu çorpo ressurreto, chegou à própria presença de Deus-Pai no c~u. QYe encontro glorioso deve ter sido! Milhlle$ e milhares de anjos estavam li para dar-Lhe as boas vindas, e adorar Deu$-Filho que deixou o c~u 'por trinta e três anos para viver e morrer pelos pecadores. Por causa daquele grande sacrifício, milhares de homens, mulheres, meninos e meninas creriam no Senhor Jesus Cristo como Salvador, e portanto um dia viveriam com Ele e seu Pai para sempre.

voçe ser' um daqueles que viver:'- com Ele no tiu1 Se.você crer que Ele ~ o Filho de Deus, que morreu por seus pecados, e se você recebe·Lo como Senhor e Salvador, poder' ter a certeu de viver com Ele!

Portuguese New Testament Volume 14 -- Page 1 S1014PO

(2)

Liçfo 2

A VINDA DO ESPI'RrJO SANTO

Atos I: 13-26; 2: 1-41;

levltico 23: 15-22

" ... quando vier, portm, o Espírito da- verdad~ Ele vos guiui a tod& I verdade ... "

Joio 16: 13

««nu

Nota plfi! o professor:

Caro pfofessor, você sabe que o trabalho que está fazendo para Deus ~ o mesmo que foi ordenado aos apôstolcs? O Espírito Santo que veio para habitar nos ap6stolos a revistl-Ios de poder é o Mesmo que vive em você e lhe dA o poder de faur o seu trabalho. Hoje o Espírito SanlO é tIo poderoso como nos dias dos apóstolos.

A vinda do Espírito Santo no dia de Pentecoste cumpriu a promessa que Jesus rIXe- ra a seus seguidores. Ele prometeu pedir ao Pai para enviar o Consolador, o Espírito Santo, para estar com os crentes e habitar neles. No dia de Pentecoste os apóstolO$ perceberam que o Senhor Jesus Cristo estava de fato no trono, 10 lado de Seu Pai no céu, e que Ele cumpriu sua palavra.

.. nu

A LIÇAo:

Jesus foi para o duo Os discípulos, em obediência a Ele, vl#Wam I J erusal~m, onde se reuniram num cenáculo. Eles esperavam ans.iosamente o dia em que pudessem ComeçlI a fazer o grMde trabalho para Deus que Jesus lhes ordenlIa. E milito desejavam anunclaf. a todos em Jerusal~m que Aquele que feSra crucificado provou que verdadeiramente era o Filho de Deus pela sua ressuneiçlo. Ansiavam anunciar a notícia que Deus o Filho havia morrido para dlI a wvaçlo a todos que cressem Nele. Eles queriam que outros cUsdpulos os ajudassem a anunciar. mensqem'de uJvsçio, pela Judéia, Samaria, e por todo o mundo.

Durante tres anos JesUI preparou os disdpulos para este grande trabalho. Eles haviam lido alunos. (A palavra "cUscípulo"

signifiça aluno.) Alora eram apóstolos.

("Apóstolo" quer dizer enviado.) Jesus lhes dissen. que os estava enviando a todo o mundo pata espalhar u boas novas: que Deus o F.ilho morrera peJos pecados do mundo e ressuscitara dos mortos. Agora eles sairiam para falar daquilo que haviam aprendido. Seriam suas testemunhas.

Embora estivessem aruiOSO$ para fazer este novo trabalho, os discípulos nao podiam ir jA. O Senhor Jesus oriien(ra-lhes que esperassem em Jerusalém peto Espírito Santo, que viria dar·lhes força e poder para. fazer a grande obra que Ele queria que fIZessem.

Mostre figura 5

Outros uniram-se aos apóstolos. Os irmlos do Senhor estavam li. Maria, a mie de Jesus, e outras mulheres tambtm estavam com eles no cenAculo. Enquanto esperavam a vinda do Espírito San10, eles oravam. Havia cerca de 120 pessou ali e todos elltlvam com um só pensamento. Nlo havia nenhuma contenlb.

entre eles.

Durante aqueles dias em que on.vam e adoravam a Deus, um outro Ip6atolo foi e:IColhldo para tomar o lugar de Judas, aquele que havia trlido Jesus. O nome do diseípulo que 8I;abara de ser escolhido era Matial, e este uniu·se aos outros em oraçlo e espera do Espírito Santo. Quanto tempo teriam que esperar?

Um cUa ... dou dias ... tres dias. Sobre o que convenavam durante aqueles dias? N6s

",o sabemos. Ele, nIo tinham o Novo Testamento escrito como temOI hoje, portanto nIo podiam consulU-lo para saber o que o Senhor JeSUI ensinara a respeito do Espírito Santo. Mas, sem dllma, alguns deles se lembravam de certol ensinamentos que hlViatn aprendido sobre Ele.

o apóstolo Joio, que escreveu mais tarde a respeito Dele, provavebnente lembrou lOS

outros que, uma vez quando o Senhor JeJIII falou do Espírito Santo, comparou-O com o venlo. "O vento sopra onde quer, ouves a sua

V01, mu nlo sabes donde vem, nem para onde vai; assim ~ todo o que' nascido do Espirite de DeUs." Foi isto que Jesul disse a Nicodemol, confonne relata Joio 3: g.

Provavehnente todos se lembraram que, quando Jesus ensinou-lhes acetca da oraçlo, Ele disse: ... sabeis dar boas dádivu aos vossos filhos; quanto mais dm o Pai celestial. o EspIrito Santo Aqueles que lho pedirem?"

(Lucas II: 13.) Estes Seus seguidores tinham tanto desejo de começar a trabalhar para Ele que, enquanto esperavam, sem dOvida oravam IIdentemente ao Pai pari dar-lhe. o Espírito Santo, uma vez que Ele O prometera.

Sem dOvida, outro ciiJcípulo deve ter lembrado que o Senhor Je!&slhes ensinara que, quando o Espírito Santo viesse, a mensagem de Cristo fluiria do Intimo deles como rios de Agua viva. (Veja JOIO 7: 37-39.)

Se aJturn deles tivesse medo de estar no mundo sem Cristo, talvq um outro discfpulo terit chamado Itenç!O para o fato de que nlo eram 6d1os. Jesus prometera que Deus o Espírito Santo estaria com eles e em clda um deles. Nio estariam $Ós.. Ele seria seu Consolador. (Veja Joio 14: 16-26.)

Se um deles dissesse: "'O Senhor Jesus nos ensinou tantas coisas enquanto ntava aqui no mundo; como ' que vamos lembrar tudo para ensinar os outros?" Outro responderia: "Jesus nos disse que quando o Espírito Santo vier Ele nos ensinart todas as coisas e nos ajudar' a lembrar todas as coisas que Jesus nos disse."

(Veja JoIo 14: 26.)

Quatro dias ... cinco dias ... eles oraram, conversaram e es~raram. Dez dias se passaram dC$de que Jesus voltou ao du. Era tempo do grande cUa da festa de Pentecoste. Visitantes de virios palses do mundo vieram a Jerusal~m para

celebrar esta futa de açlo de graças.. Pães feitos com IS primlcias da colheita de trigo eram oferecidos a Deus, junto com sacriCleios de cordeiros, bodel e cabru.

Bem cedo de manhl, neste dia especial, os crentes em Jesus estavam reunidOf. Todos tinham o mesmo pent.arnento e esperavam ans.iosamente que o Espfrito Santo viesse do du. De repente ouviram um barulho estranho, como de um vento impetuoso, que encheu o lugar onde estavam. E entlo apareceu algo semelhante I Unguu de fogo.

Mortn figurll 8

Estu línguas de fogo pousaram sobre a cabeça de cada um deles. Os discfpulos logo perceberam que estes eram sinais, mostrando que o Espírito Santo viera. Imediatamente cada pessoa fICOU cheia do Esp(rito Santo e tiveram

o po4Cf neçessário pari fazer I obra de DeUI.

SUIS vidas mulb.ram e tomaram-se fortes e con.joilOs..

A notícia de que algo estranho havia lcontecido se espalhou por toda a cidade.

MulüdOeI que tinham vindo de todu as partes do mundo para a. festa de Pentecoste, ajuntaram-se em volta dos discípulo!. Pedro, Tiago e Joio e os outros começaram a pregar.

MOI" figurll 7

A multidlo estaVI atenta, mo quase nlo pod.ia acreditar no que ouvia. Em vez de pregarem na SUl pTÓprit lítlgul, os apóstolos falavam nu línguu dos povos que estavam aglomerados ao redor deles. Os visitantes estavam ouvindo a respeito de Deus eJesus, na sua própria língua. "Como' ctue estes homens podem falar em no!$8.S Unguu? NO$Is Iínguu sio bem diferentes d~s deles."

"Eu sei," disse algu~m. 'tombando. "Estio embriagados."

"Es~o mesmo!" outros gritaram, concordando.

Mostre figura 8

Entio Pedro se levantou. Antes ele eH um covarde e chegou Ité I negar o Senhor Jesus tJfs vezes, mu agora era diferente. Ele possuia um novo poder, utavl cheio do Esplrito Santo.

Pedro, levantando a tez, disse: "Visitantes e habitantes de Jerusaltm, atentai nu minhas palavras! Nlo estamos embriapdos cano dizeis; o que está acontecendo hoje ~ o que o profeta Joel-(veja Joe12: 28-32) disse h6 muito tempo quando ele declarou que Deus ia denamar o seu Espírito sobre toda a carne. E, como o profeta cUsse; todo aquele que invocar o nome do Senhor será salvo."

Pedro continuou: "Jesus o Nazareno, que entre vós operou muitos milagres e sinais, foi crucificado por vós, mas Deus O ressuscitou dentre os mortos, como as Escrituras profetizaram. E n6s todos O vimos vivo. Agora Ele está no du a delttra de Deus o Pai e enviou o Espirito Santo. !erra confonne prometera.

HOje veio o Espirito Santo e fostes testemunhu de seu poder. Portanto estejli absolutamente certos de que este Jesul, que vós crucificastes, Deus O fez Senhor e Cristo."

pc/H Portuguese New Testament Volume 14 -- Page 2 S1014PO

(3)

Enquanto o povo ouvia a Pedro,

compunp-~lhes o coraçto. Sert que Aquele que eles haviam crucificado era realmente o Filho de Deus? Se era o Filho de Deus, foi um terrível erro mati-Io.

Alguns dentre a multidlo perguntanrn a Pedro e aos outros apóstolos: "Que (aremos, irmlos? "

Pedro respondeu: "Arrependel-vos! Nlo cometais o pecado de rejeitar Cristo como o Filho de Deus. Recebei-O como seu Salvador.

Seus pecados serlo perdoados e recebereis o dom do Espírito Santo. Pua provar que vos arrependestes de c0r&910, sede bat1zados em nome de Jesus para que outros possam nr que aaora pertenceis a Ele."

Três mil dos que ouviram I MellJlgem de Pedro naquele dia creram e foram batizados.

o

Esplrito Santo realmente vlera. Ele estava nos apóstolos e imediatamente começou I

trabalhar luavi, deles, dando-lhn forçl e coragem. Que mudançl hlveria em suu vidu I

partir daquele momentol

Desde lquele grande dil de Pentecoste, o Esplrito Santo esti habitando e trabalhando dentro de todos os crentes. Se vod 6 um fUbo de Deus, o Espírito Santo vive no leu íntimo.

Voei tem o mesmo poder que os apóstolos tiveram. Seri. que, como os lp6atolos, voei esti pennitindo que Ele o use? Voei nU.

permitindo que Ele o façl uml testemunha forte e corajosa? Voei esti dizendo a todos a seu redor que Cristo Jesus, o Senhor, morreu por eles tamMm?

Liçio 3 ENTRISTI!CENDO O

($PI RITO SANTO

Atos2: 4247; 4: 32-37;

5: l-II; Ef6sios4: 25·]2

V.,.(culo !HI" decorar:

... quando vier, polim, o Espírito da verdade, Ele vos guiarf. a toda a verdade ... "

Joio 16: 13 uuu

Nota para o professor:

Na primeira liçlo estudamos a re~peito da promessa da vinda do Espírito Santo. Na segunda, aprendemos sobre Sua vinda.. Nesta

liç!o vamos ver que ~ possível obedecê·Lo ou entri$tece-Lo.

Uma pessoa cheia do Espírito Santo nlo vai querer entristecê--Lo. Ela procuran1 obe1lecer ao Espírito, mantendo-se pura e forte no Senhor.

Caro professor, sua experiência diária pode ser: estar forte no Senhor, experimentar Seu

poder, obedece-Lo em vez de entristece-Lo, ser puro em pensamento, palavra, e 1910. Você crê

nisto? Yocê nfo pode ser forte e puro por sua pr6pria força, porque nosso inimigo, Satan~,

fará com que caia logo. Mas no poder do Esplrito Sanlo você pode ser vitorioso.

A lIÇAO: .

AIco tinha aconteeido ati Jeru~m, algo que nunCl acontecera antes. Uma mudança radiCal (oi notada em algunfhcmen, da cidade.

Eltl mudança aconteceu num só dia, repentinamente, e aqueles homens nunca mais seriam como outrora. Em vez de serem egoistal, orgulhosos, túnidos, contenciOlOS, 6caram agora cheios de amor. Se tomaram coro;osos, poderosos, bondOSO$. Um destes homena, Pedro, {alou a uma grande multidlo de uml maneira como nunca antes. Antes quando Pedro falava, seratmente nio IUrtava bem as coisas.

Faltava·lhe ubedoria. Outras vezes, faltava-Ihe corqem. Mu aaora ele falava com poder divino e u coisas que dizia eram certas. Parecia mesmo que outra pessoa (alava 1t:rI"S dele.

De fato, m um outro. Era o EJpírito Santo que falava atnllV6s de Pedro. O Espírito Santo tamb6m estava {alando atrav6s dos outros apóstolos. O povo parava pari ouvir o que estes homens diz.iam. Todos percebiam que havia um novo poder neles.

Sim, desde que o Espírito Santo veio e encheu estes homens no dia de Pentecoste, coisu maravilhosas aconteceram. O povo nlo somente ouviu o que eles diziam sobre a morte e reS$\lrreiçio do Senhor Jesus, mu centenas e milhares de pessoas 180ra criam no que eles falavam. Os ouvintes queriam que suas vidas fossem modificadas tambma. Cada dia mais gente cria que Jesus Cristo havia morrido por seus pecados e que Ele res5Uacitara dos mortos.

Eles creram e foram batizados. E tamb~

receberam o Espírito Santo.

A pallvra de Deus começou a espalhar.se. Os visitantes que vieram a Jerusa16m pari a festa de Pentecolle, e cujas vidas foram transformadas pela mensagem, Iev.vam as boas novas a seUl próprios países.

Os crentes em Jerusal6m se reuniam diariamente para COD;lparti1har com os outros o que Deul havia feito atrav6s deles. Seus coraçOes estavam tio cheios do Esp{rito Santo e de amor para com os outro. que toda reunilo era motivo de gozo e açlo de graças. Eles continuavam a louvar a Deus por tudo que Ele fizera. O amor deles nlo estava mais nas coisu que pouuiBm. Ningu~ dizia: "Esta 6 minhl propriedade, .isto pertence a mim." Em vez disso, voluntariamente repartiam com os outros o que possuiam. Eles se preocupavam com os pobres. E tanto se preocupavam que alguns yenderam o que possuilm e trouxeram o dinheiro aos apóstolos. Este dinheiro erl usado para ajudar os pobres, principalmente os cristlos perseguidos. Por que serA que rllllam ist01 Nlo havia nenhuma lei que exigisse tal sacrif(cio. Faziam isto porque o Espírito Santo enchera seus coraçOes de amor.

Mostre figul1I 9

Um destes homens que entregou voluntariamente tudo que tinha foi Bama~.

Ele era um do. crentes que estavl cheio do amor dado pelo Espírito Santo. Por isso nlo podia JanOlll as nece~dades dOI pobres I seu redor. Bamab6 resolveu Ijudl.·los. Ele poderia dmp1esmente ter tirado a1gumas moedu de lUa bolsa para dar aos pobres. Mas nlo! Ele queria ajudar ootn mais do que só aJiumu moedu.

Bamab6 possuia um ccnpo. Vendeu-o, e trouxe

lOS apóstolol todo dinheiro que recebeu pelo mesno.

Os apOltOlos regozijaram-se ao yer Bam~ e o. outros crentes deixando o Espírito Santo controlar e us&-Ios.

Satanl.J, por&n, o inimigo de Deus, nlo gostou do que esUYI acontecendo. Ele nlo queria que o povo se convertesse a Deus. Nlo queria que 01 crentes obedecessem e agrad.-m o Espírito Santo. Ele procurou. tentar muitas pessoas. AJiuns nlo lhe deram ouvidos, em vu disso ouviam o Esplrito Santo. Fintlmente, podm, SatarW achou duu pessou que permitiram que ele os enchesse de desejos malignos. Estes dois eram Ananial e Safai.

Anan.ias e SaflIa era um casa1 que confessou ter clido em Cristo e se reunia com 01 crentes.

Ficaram sabendo que Bama~ e outros crentes venderem sues terru e bens e deram seu dinheiro para ajudar os necessitados. Sabiam que isto agrldara 101 apóstolos. Eles tamWm queriam ser elogiados por fazerem uma bo.

obra. Seus coraç1les nlo estavam cheios do Espírito Santo, nem do leU amor. O que eles queriam era o louvor dQl apóstolol.

MOlh figura 10

Ananias teve uma i~ia. Revelou-a a sua UpOSl e ela gostou do plano. Venderam uma parle de suas terras como Bamabl! fIZera.

Depois leYtnm o dinheiro para casa e separaram uma parte. Foi esta parte do dinheiro que Ananias levou aos apóstolos. Ananias fmgiu que aquele era todo o dinheiro que ele recebera pela venda de suas terras. Nillguém nunOl' ird dtscobrV que guardlJ/1l0S par.te do dinheiro pilI'fl

M!, ele pensou.

Mostre figura 11

O apOstolo Pedro olhou para Ananill e pari o dinheiro, mas ele nlo o elogiou pelo que tinha feito. Em vez disso, Pedro perguntou.lhe:

"Ananias, por que encheu Satan's teu coraçlo, pau que mentisses ao Espírito Santo, reservando parte do valor do campo? "

Ananias fICOU surpreso. Como Pedro podia saber do dinheirO que ele detura em casa?

Pedro continuou: "Antes que vendesses o terreno, ele era seu; depois de vendê·lo estava em teu poder ruer o que querias com o dinheiro. Por que fmgiste que trouxeste todo o dinheiro? Mentiste I Deus e nio ao homem."

O Espírito Santo 'revelou I Pedro tudo que Ananias faera.

O que podia Ananias dizer? Ele nio tinha desculpa, dera ouvido a. Satana Mentindo 10 Espírito Santo, ele mentiu I Deus e niquele momento Deus puniu Ananias. Ananias caiu no chio, morto. As pe$$Oas que ouviram o que acontecera fICaram com medo. Compreenderam que II uma coisa terrivel mentir a Deus.

Portuguese New Testament Volume 14 -- Page 3 S1014PO

(4)

Alruns jovens cobritam seu corpo e levaram·no, para ler sepultado. (por cauSl do clima quente em Jerusal~m, 01 cadtveres tinham que ser sepultados Jogo.)

Tres horas depois, Saflfl pfOCUIOU a Pedro, estranhando que seu marido ainda nIo voltara para casa. Ela proY1Vebnente espen.YI que o povo a elop._ pela oferta que seu marido trouxetL

"Dize-me," Pedro perguntou a SaflIl,

"vendestes o teneno por esta quantia de dinheiro? ..

"Sim," Safua respondeu ou$ldamente, "n6.

vendemos o campo pela importlncia que te demos."

Eulo Pedro pUBuntou: "Por que combinastes mentir ao Espírito do Senhor? Os homens que sepultaram teu marido estio • porta e ele. tamWm te levaria."

Safira mentiu a Deus. ABora en. tarde demais para {alar I verdade. No mesmo instante ela caiu morta assim como Ananiu.

Mottrt fiOU" 12

Os moço. levaram Safo e sepultaJam.na junto do seu marido.

Foi wn triste acontecimento que se pUlOU naquele dia; mas fez com que os·crentes comprundusem que p-ande pec.ado ~

entristectr o Esp(rito SantC1. AtravH deste acontecimento eles aprenderam que o Espfrito Santo conhece cada pmsammto, palam e ato qtIfl fazemos. Nlo h.i nada que podemos esconder Dele.

o Esp(rito Santo ~ tio real, poderoso e unto hoje como nOl dias dos apóstolOl. Ele quer controlar o seu eoraçlo e dar·lhe poder para viver uma vida pura e altruísta.

Lembre·se, tambmi, que o Esplrito Santo ube tudo sobre voc~. Se vadi ~ um rilho de Deus, ore plUl que nlo O entristeça com seus atos de desobediência e pt<:ado. Procure, pois, agrad.i·lo em tudo o que flZer. Ele dar·lhe-.i o poder para viver assim.

uou

Se Deus hoje nos tratasse como Ele tratou Ananias e Súira, sel'li que nós estariamos aqui?

Seri que temos dado a aparência de sermos verdadeiramente entregues a Deus e a Seu trabalho quando na realidade estamos cheios de hlpoerisll e falsidade? Em Ef~ios 4:25-32 lemos a respeito de outras maneiras como podemos entristecer a Deus o Esplrito Santo.

Se qualquer destas coisas estiverem presentes em lua vida, confesse·a desde a Deus. Se

voc~ continuar a entristecer o Espírito Santo, ler' tanto poder em seu serviço para o Senhor quanto Ananias e Safira tinham no túmulol

Liçlo4 O ESP!"RITO SANTO

... quudo vier, porém, o Espírito da verdade, Ele vos guiari a toda a verdade ... "

Joio 16: 13

.. .,.,

Nou p"r. o prof..or.

Nlo buli contar a rustôJia do EV1J\gelho, mesmo que I contemos com simplicidJde e em sua fntegra. Ela deve ser contada no poder do EspIrita Santo se quisermos que seja usada por

"'~.

Caro professor, ~ importantíssimo que vocé conheça I pes.l0I e a obra do Esplrito Santo.

Ele I: uma pessoa tio feal quanto Jesus Cristo;

110 am.ivel, "'blo, compassivo, poderoso e fiel e tio dipto de SUl obedi~ncia quanto Cristo. O

Espírito Santo é uma peuoa Divina que está lempre eonosco. Ele foi enviado pelo Pai ao mundo com o prop6slto de sef para nós o que Jesus Cristo fora pari Seus disdpulOl quando

Ele esteve na teua. Você estA completamente SUbJJÚS50 a Ele? Se estiver, seri! um b'Tlnde BOto pInI você enlinar alB'-lmu verdades mlflIVUhOlI! a mpeito Dele.

Serialmpou(vel ensinar, neste volume, tudo que a BCblia ensina acerca do Espirita Santo.

Mas h.i tanto nesll liçlo que você poderia divldi·la em duas !içOu. Se você sentir que seus alunos nfo vlo entender a primeira parte desll Iiçlo, voe! poder! exdui·la, e começar na segunda frase do oitavo panigrafo.

Seus alunos devem fazer um esboço em seus cadernos sob os seguintes tópicos:

A natureza do EspIrita Santo

Com o que se assemelha o Esplrito Santo

o trabalho do Esp(rito Santo

De acordo com as passagens bíblicas procu·

re apresentar clda um desses t6picos em forma de rust6ria.

u .,,.

RECAPlTULAÇAO DAS TR~S UÇOES AWTERlORES

1. Que trabalho Jesus disse que os discípulos.

tinham que fazer'? (Ir a todo o mundo e prepr o evanctlho.)

2. Quem seria enviado do du para Ijudu 01 dildpulos7 (O Espírito Santo.)

3. Onde os dbdpuJOI tinham que esperar I vinda do Espirito Sanlo' (Em Jerusal~m.) 4. Por que os djse/pulOl precisavam do

Espírito Suto? (Para terem poder.) S. Em que dia elpeeial velo o Espírito Santo'

tena? (No dia de Penteeode.)

POI14

Portuguese New Testament Volume 14 -- Page 4 S1014PO

(5)

6. Quab fonrn os dois sinais que Deus deu pani mostrar que o Espfrito Santo chegara?

(O som como de um vento impetuoso e a apariçlo de lfnpas de fogo.)

7. Quantas pessoas creram em JCSlIS Cristo no dia de Penteooste? (Cerca de tr& mil.) 8. Que ato especial fez Bama~ depois que

recebeu a plenitude do Espírito Santo?

(Ele vendeu seu terreno e deu todo o dinheiro para ajudu os pobrrt)

9. Qual foi o pecldo de Ananiu e Safira?

(Fizeram de conta que tIowr;eram todo o dinheiro da venda da sua. propriedade; mas trouxeram somente uma parte.)

10. O Espírito Santo conhece todos os nossos pensamentos? (Sim.)

«tn"

AuçAo:

Vamol supor que um homem úbio, que morUle numa outra tem, quisesse construir grande número de CIAS em nosso pais. Nlo podendo sair de sua cua, pediu a seu filho que fosse flUr as construçOes. Ele e o filho fIZeram o projeto; por isso O f.illlo sabia exatamente como O pai queria que as casas fossem consttufdas. Suponhamos que o pai dissesse:

"Vod RIo pode flUe todo o trabalho sozinho.

Quero que l.rTUIlHi outros para lhe ajudar.

Mostre-Ihes cxatamente o que quero que seja feito. Fique com eles e ajude-os ati que eu o chame de volta. ..

Agou, suponhamos que o filho Ie

aproximasse de voe! e pediu.lhe que o ajudasse nu construçOes. Voei e o filho trabalham bem juntos. Aa casas sairam exatamente como o pai queria. Mas ainda faltava muito para ser con.ttuldo quando o filho voltou 10 pai O filho mandou que voe! continua. com a conltruçlo das outras casas, dizendo:

"Lembre·. de todas as coisas que lhe ensinei durante 01 trh anol que trabalhamos juntos. IS

mi$ter que seu tnbalho seja perfeito. Cuidado!

NIo yj errarl"

o que' que vocli diria? (Professor: deixe a cl_ discutir este assunto.) 5erj que vCld poderia lembrar tudo que lhe foi ensinado durante três anos? Voe! acha que poderia fuer um. obra perfeita, sem nenhum erro, sozinho?

Provavelmente que nlo.

Antes de sair, suponhamos que o f1lho di_ue: "Meu pu vu ajudar·1he a fuer a obra com perfeiçlo. Ele vai colocar seus pensamentos na cabeça de voe!. Ele vai fazer com que uma outra pessoa que sempre esteve

C(lTI ele e comi&O habite em você e, mesmo que nta peslOa RIo possa ser vista, ntu' ao seu lado pila pi.lo a cada momento."

Se, de um modo inexplicivel, o homem pudeuc agir assim, seá que você teria medo de fazer o trabalho? Sed. que VOC~ poderia fuer eutamente o que ele quer?

Suponhamos que aJ&u'm lhe perguntasse como voa fez o trabalho. Voei responderia:

"Nlo fh o trabalho JoziJldo; tive aJso para me

ajudu1"

Nlo, eu nlo creio que voe! diria isto. Por que RIo? Porque nlo foi uma coisa que 1IIe ajudou. Foi uma peSlOll que lhe inspirou e que esteve dentro de vcd e lO seu lado.

Muito mais maravilllc»O que esta história que contamos' a verdade da Pallml de Deus. Deus o Pai enviou leU FiI1to do du l terra. Vendo o filho, o poYo chelOO ao conhecimento do Pai.

O filho ensinou aqueles que O lqUiIam a fazer a obra de Deus. Depois, Ele-o Filho perfeito-fez o que flinIubn poderia fazer: Ele temou o cutiao do pecado de todo o mundo.

Esse eutiIO era a morte. Ele provoo que era Deus o Filho, rellUscitando dos mortos, e quando voltou 10 ctu, Deu. o Elpírito Santo veio para morar dentro de cada crente. Deus deu seu Espfrito a cada crente e Cite Espírito i uma pessoa.

Como Deu. o Pai, Deu. o Filho e Deus o Esplrito Santo fuem parte um do outro, aquilo que te pode dizer da natureza de Um , v'lido para todos. Voe! deve anotar estai verdades em seu caderno!

.A NQturezQ do Espirito Santo 1. Ele , cmnipotente. (Veja Lucas 1:35;

Atos 2.) No dia de Penttcoste Ele mostrou seu poder, tnnsfonnando muitas vidas.

(Mostre fliUrI 7.)

2. Ele i omnilciente. (Veja I Coríntios 2: 9-13.) Ele sabe tudo. Sabia que Bama~ dissera a verdade e que Ananiu e Safua mentiBm.

(Mostre (-'lUra 11.)

3. 'Ele 'omniprexnte. (Veja Salmo 139: 7·13.) Ele esU dentro de mllhares de pesaoas ao mesmo tempo, nlo importa onde estejam. O verdadeiro crente nunca esU sozinho. Ele sempre tem o Espírito Santo dentro de si e ao leU lado.

4. Ele , eterno. (Veja Hebreus 9: 14.) O Esplrito de Deus tempre ellistiu e sempre existir'.

Voe! gostaria de ver um retrato desta pessoa maravilhosa? Tt!vez esteja pensando! Como i

pDlÚYel ter retrato de aJau&n que' invisfvel?

Na verdade, nlo podemos ver uma fotografia do Esplrito Santo, mas a Bíblia O delCreve com palavras ou símbolos para que poa.amos saber cemo Ele ,. (NJo deixe de fazer uma Iista-ou desenhar-estes símbolos nos seUl cademos.)

Com o Que Se AlSemeIM O Espirito Santo Mon,. f ... 13(a)

1. Com o vento, ou o l'bIeJO. (Veja AtOl 2: 2;

Joio 20: 22.) Assopre na sua mio. Voe!

sentiu seu fNeao? Sim. Você pôde violo?

Nlo. O vento tamWm nlo pode ser visto, no entanto , poderO$O. Podemos ver o que o vento fu. Nlo podemos ver o Esplrito Santo, mas podemos ver a obra Dele na vidas e atrml dos cnstloa.

MoItrt figu,a 13(bl

2. Certa vez o EJpfrito Santo desceu como uma pcmba. (Veja tucu 3: 22.) Isto nlo quer

Portuguese New Testament Volume 14 -- Page 5 S1014PO

Referências

Documentos relacionados

A virgem no Novo Testamento, representada em Maria, é a Igreja do Senhor Jesus Cristo e há uma grande bênção para a Igreja do Senhor Jesus Cristo, porque

Agora no meio do Novo Pacto, no qual está a Igreja do Senhor Jesus Cristo, todos os crentes em Cristo, o Espírito Santo, Cristo em Espírito Santo esteve falando à

Para o cálculo da população atingida foi tomada como base a densidade populacional da área urbana da Sede do município, conseguindo encontrar a população locada na área de

• Gravador de vídeo digital incorporado ultraconfiável • Disponível uma variedade de modelos de 4, 8 e 16 canais de vídeo com áudio (PAL/ NTSC) • Avançada compressão

A origem das salinas datam de entre 5 e 10 milhões de anos atrás, em cujo período a bacia dessa salina foi cuberta de água com uma importante quantidade de sais pela

A MUBi apoia e promove os Encontros Nacionais de Grupos Promotores da Mobilidade Urbana em Bicicleta, onde os vários grupos se juntam para debate das

Sua produ‚ƒo • mediada pelo ACTH, produzido pelo lobo anterior da hip€fise adenohip€fise, cuja s…ntese • diminu…da pela pr€pria a‚ƒo em feedback do cortisol por

A Seqüência de Três Níveis oferece um quadro mais amplo de uma situação e pode ser útil para fazer perguntas a respeito da situação de pessoas que não estão fisicamente