• Nenhum resultado encontrado

UNIVERSIDADE FEDERAL DE VIÇOSA - UFV

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2022

Share "UNIVERSIDADE FEDERAL DE VIÇOSA - UFV"

Copied!
6
0
0

Texto

(1)

Pesquisador:

Título da Pesquisa:

Instituição Proponente:

Versão:

CAAE:

Cuidados paliativos oncológicos na rede de atenção à saúde do município de Viçosa, MG: demandas e necessidades em saúde e Enfermagem

Erica Toledo de Mendonça

Departamento de Medicina e Enfermagem 1

48394515.8.0000.5153 Área Temática:

DADOS DO PROJETO DE PESQUISA

Número do Parecer: 1.228.058 DADOS DO PARECER

O presente protocolo foi enquadrado como pertencente à Área Temática: Ciências da Saúde Conforme resumo apresentado no formulário on line:

No último século, os países em desenvolvimento apresentaram uma mudança significativa em seu perfil epidemiológico, evidenciado pela diminuição de doenças infecto-parasitárias e pelo aumento das doenças crônicas não transmissíveis, destacando-se as enfermidades cardiovasculares e as neoplasias como principais causas de morte (ARAÚJO, 2012).Diante deste cenário, fica clara a necessidade de investimentos no desenvolvimento de ações abrangentes para o controle do câncer, nos diferentes níveis de atuação, com foco nas atividades de promoção da saúde, detecção precoce, rastreamento, assistência aos pacientes com diagnóstico de câncer e em cuidados paliativos (BRASIL, 2008).

Sob esta perspectiva, estudar a rede de atenção oncológica de um município envolve diversos fatores, que vão desde a identificação dos caminhos percorridos pelo paciente com diagnóstico de câncer nas unidades de assistência à saúde (itinerário terapêutico); como ocorre a prestação de cuidados em saúde junto a indivíduos portadores de câncer na Atenção Primária à Saúde (APS); como se configuram os cuidados paliativos a este

público, além da identificação das demandas e necessidades em saúde dos mesmos.Objetivo:

Apresentação do Projeto:

Financiamento Próprio Patrocinador Principal:

(2)

Identificar e discutir as demandas e necessidades em saúde e Enfermagem na rede de atenção oncológica do município de Viçosa, MG. Métodos: estudo de natureza quanti e qualitativa, que será realizada junto a pacientes portadores de câncer e em cuidados paliativos e profissionais de Enfermagem que atuam na atenção primária à saúde no município de Viçosa, MG. A coleta de dados está prevista para o período de outubro de 2015 a março de 2016, após aprovação da pesquisa pelo Comitê de Ética em Pesquisa com Seres Humanos da Universidade Federal de Viçosa. Os dados serão coletados por meio de um questionário semi-estruturado. Após a coleta, os dados obtidos nas entrevistas serão codificados, categorizados, digitados e analisados utilizando o programa Excel

2007. Para análise descritiva das variáveis quantitativas serão apresentadas tabelas de freqüência absoluta e relativa, média, mediana e desvio padrão.Para análise qualitativa dos resultados será realizada a técnica de análise de conteúdo de Lawrence Bardin (2008), que propõe uma sequência para análise baseada nas seguintes etapas: pré-análise, exploração do material e tratamento dos resultados, inferência e interpretação (BARDIN, 2008; MINAYO, 2010).

De acordo com os pesquisadores, Objetivo primário:

Identificar e discutir as demandas e necessidades em saúde e Enfermagem na rede de atenção oncológica do município de Viçosa, MG.

Objetivo Secundário:

Identificar os pacientes em cuidados paliativos oncológicos e conhecer suas necessidades de cuidados em saúde e Enfermagem no âmbito da Atenção Primaria a Saúde, município de Viçosa, MG; Discutir as concepções e práticas os profissionais de saúde que atuam nas Unidades de Atenção Primária à Saúde têm acerca dos cuidados paliativos oncológicos.

Objetivo da Pesquisa:

Os pesquisadores apresentam no formulário on line os seguintes Riscos: Certo grau de constrangimento aos participantes durante a aplicação do questionário, uma vez que serão

investigados fatores relativos ao seu processo de saúde e adoecimento e ao seu processo de trabalho, mas que serão minimizados e/ou eliminados pela garantia do anonimato e viabilização de um clima e ambiente amistosos durante a entrevista. Além disso, as entrevistas ocorrerão em ambiente reservado, em local e horário de preferência dos participantes.

Avaliação dos Riscos e Benefícios:

(3)

e os seguintes Benefícios: Os achados da pesquisa poderão ser usados para subsidiar o planejamento de ações para melhoria da assistência ao paciente com câncer em Viçosa, MG, uma vez que conhecendo as necessidades de saúde e de cuidados e as dificuldades que os pacientes oncológicos encontram na busca de assistência à saúde, além de identificar as concepções e práticas dos profissionais de Enfermagem, podem ser projetadas ações que

minimizem os problemas no tocante ao cuidado do paciente oncológico e em cuidados paliativos.

Avaliação: Os riscos e os benefícios apresentados no projeto estão de acordo com os princípios éticos em pesquisa com seres humanos, descritos na Resolução 466/12

O presente estudo pretende Identificar e discutir as demandas e necessidades em saúde e Enfermagem na rede de atenção oncológica do município de Viçosa, MG.

Para tanto, propõe-se fazer uma pesquisa de natureza mista, de delineamento qualitativo e quantitativo. A pesquisa qualitativa trabalha com o universo de crenças, valores e atitudes dos sujeitos inseridos em uma dada realidade social, onde se inscrevem os fenômenos humanos. Este tipo de pesquisa permite o aprofundamento relativo aos significados que as pessoas atribuem às suas ações e relações humanas, tendo como foco de atenção o que é específico e peculiar, objetivando uma abordagem compreensiva dos sujeitos que vivenciam uma dada experiência. Contribui para a melhor compreensão da distância entre o conhecimento e a prática, na medida em que auxilia na elucidação dos sentimentos das pessoas, explicitando suas ações diante de um problema em situação (MINAYO, 2010).

O estudo quantitativo trabalha com dados que podem ser quantificáveis, ou seja, traduz em números as opiniões e informações para então obter a análise dos dados e, posteriormente, chegar a uma conclusão.

Para tal utiliza a estatística e recursos como porcentagens, média, mediana, coeficiente de correlação, entre outros. Seu principal instrumento de coleta de dados são questionários com questões do tipo “fechadas”, no qual se apresenta um conjunto de alternativas de respostas no intuito de se obter aquela que melhor representa o ponto de vista da pessoa entrevistada. Ao delinear de forma precisa e clara o que se deseja, tal procedimento garante uniformidade de entendimento por parte dos entrevistados, o que contribui para a eficácia, a precisão e a padronização dos resultados. Cenário do estudo: A pesquisa se insere na cidade de Viçosa, MG, e na rede de atendimento ao paciente com diagnóstico de câncer residente neste município.

Todas

as Unidades de Atenção Primária à Saúde (UAPS) do referido município funcionam na lógica da Comentários e Considerações sobre a Pesquisa:

(4)

Estratégia de Saúde da Família, perfazendo um total de 14 unidades de saúde e 15 equipes de saúde da família.

As UAPS do município de Viçosa serão os locais de referência/contato das pesquisadoras para a busca dos pacientes com diagnóstico de câncer.A realização da pesquisa se dará mediante autorização do setor de Atenção Primária à Saúde da Prefeitura Municipal de Viçosa, MG. Participantes da pesquisa:indivíduos portadores de câncer e/ou em cuidados paliativos residentes em Viçosa, maiores de 18 anos, e os profissionais de Enfermagem

(enfermeiros e técnicos de Enfermagem) que atuam nas UAPS do município, que aceitarem participar do estudo, mediante assinatura prévia do Termo de Consentimento Livre e Esclarecido. O contato com os participantes do estudo dar-se-á via UAPS. Num primeiro momento os pesquisadores irão investigar junto aos profissionais quais são os pacientes com diagnóstico de câncer nos bairros das UAPS em questão;

posteriormente, via unidade de saúde, será agendada uma visita domiciliar para conhecer os pacientes, e a partir da manifestação de anuência em participar do estudo, será agendada com os mesmos uma data, horário e local de sua preferência para a realização da coleta de dados. O mesmo

procedimento será feito com os profissionais de Enfermagem das UAPS. Será garantido o anonimato dos participantes. A coleta de dados está prevista para o período de outubro de 2015 a março de 2016, após aprovação da pesquisa pelo Comitê de Ética em Pesquisa com Seres Humanos da Universidade Federal de Viçosa. Os dados serão coletados por meio de um questionário semi-estruturado.Os resultados da pesquisa serão apresentados pessoalmente à Coordenação da Atenção Primária à Saúde da Prefeitura Municipal de Viçosa, aos profissionais de Enfermagem das UAPS por relatórios e aos pacientes por meio de orientações em visitas domiciliares.

Os pesquisadores apresentaram os seguintes documentos:

1- TCLE Profissionais 2- TCLE Pacientes

3- Questionário Profissionais 4- Questionário Pacientes

Considerações sobre os documentos: Os documentos estão em conformidade com as recomendações sobre pesquisas com seres humanos, baseadas na Resolução 466/12.

Considerações sobre os Termos de apresentação obrigatória:

Recomendações:

(5)

páginas e assinado, ao seu término, pelo convidado a participar da pesquisa, bem como pelo pesquisador responsável, ou pessoa(s) por ele delegada(s), devendo todas as assinaturas constar na mesma folha.

Não é necessário apresentar os TCLEs assinados ao CEP/UFV. Uma via deve ser mantida em arquivo pelo pesquisador e a outra é do participante da pesquisa.

Aprovado

Conclusões ou Pendências e Lista de Inadequações:

Ao término da pesquisa é necessário apresentar, via notificação, o Relatório Final (modelo disponível no site www.cep.ufv.br). Após ser emitido o Parecer Consubstanciado de aprovação do Relatório Final, deve ser encaminhado, via notificação, o Comunicado de Término dos Estudos.

Projeto analisado durante a 7ª reunião de 2015, realizada no dia 09 de setembro de 2015.

Considerações Finais a critério do CEP:

Este parecer foi elaborado baseado nos documentos abaixo relacionados:

Tipo Documento Arquivo Postagem Autor Situação

Outros Questionario_paciente.pdf 19/08/2015

18:24:03

Erica Toledo de Mendonça

Aceito Outros Questionario_profissional.pdf 19/08/2015

18:24:20

Erica Toledo de Mendonça

Aceito TCLE / Termos de

Assentimento / Justificativa de Ausência

TCLE_paciente.pdf 19/08/2015

18:24:33

Erica Toledo de Mendonça

Aceito

TCLE / Termos de Assentimento / Justificativa de Ausência

TCLE_profissional.pdf 19/08/2015

18:24:42

Erica Toledo de Mendonça

Aceito

Outros Autorizacao.pdf 19/08/2015

18:25:43

Erica Toledo de Mendonça

Aceito Projeto Detalhado /

Brochura Investigador

projeto.pdf 19/08/2015

18:26:25

Erica Toledo de Mendonça

Aceito

Folha de Rosto folha_rosto.pdf 19/08/2015

18:23:42

Erica Toledo de Mendonça

Aceito Informações Básicas

do Projeto

PB_INFORMAÇÕES_BÁSICAS_DO_P ROJETO_572873.pdf

19/08/2015 18:27:27

Aceito

Situação do Parecer:

(6)

VICOSA, 15 de Setembro de 2015

Patrícia Aurélia Del Nero (Coordenador) Assinado por:

Aprovado

Necessita Apreciação da CONEP:

Não

Referências

Documentos relacionados

A Lei nº 2/2007 de 15 de janeiro, na alínea c) do Artigo 10º e Artigo 15º consagram que constitui receita do Município o produto da cobrança das taxas

a) Na doença de Crohn dos cólons, ao contrário da reto- colite ulcerativa, o reto tende a se apresentar pouco comprometido ou até mesmo endoscopicamente normal. b)

AMU Análise Musical MTOB Música de Tradição Oral Brasileira. AMUA Análise Musical Avançada MUSITEC Música

Os fatores são: utilidade do treinamento para a empresa, apoio do gerente versus resistência do gerente ao treinamen- to, qualidade do curso – atualização do material e competência

Foram analisados a relação peso-comprimento e o fator de condição de Brycon opalinus, em três rios do Parque Estadual da Serra do Mar-Núcleo Santa Virgínia, Estado de São

Figura 12 – A: imagem tomográfica obtida por tomógrafo de impulso no modelo de cor “rainbow” e resolução de superfície igual a 1 mm da base do indivíduo n° 12; B:

Mas apenas no século XIX, através de Schleiermacher, em seus vários esboços e discursos acadêmicos, no período de 1805 a 1833, e da sua obra Hermenêutica e crítica, de 1819,

A regulação da assistência, voltada para a disponibilização da alternativa assistencial mais adequada à necessidade do cidadão, de forma equânime, ordenada, oportuna e