• Nenhum resultado encontrado

10 dicas tributárias para as empresas. Um guia de tudo o que um empreendedor precisa saber para ter um negócio bem sucedido.

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2022

Share "10 dicas tributárias para as empresas. Um guia de tudo o que um empreendedor precisa saber para ter um negócio bem sucedido."

Copied!
24
0
0

Texto

(1)

10 dicas

tributárias para as

empresas

Um guia de tudo o que um

empreendedor precisa saber para ter um negócio bem sucedido.

(2)

Esse material é produção exclusiva da Dr. Fiscal, sendo vedada a sua divulgação, reprodução ou distribuição sem autorização prévia.

Produção textual Bruna Fonseca Design Editorial Ingridy Oliveira Suporte editorial Ingridy Oliveira Revisor de conteúdo Luis Wulff

10 dicas

tributárias para as

empresas

(3)

como vai a saúde fiscal do seu negócio?

Nós sabemos que responder essa pergunta pode ser difícil e até complexo — afinal, a resposta depende de vários fatores de difícil compreensão para muitos que não possuem a vivência fiscal.

Cuidar da área tributária de uma empresa é, por si só, uma tarefa complicada. Tributos são criados

— ou alterados — diariamente, fazendo com que os processos de trabalho também mudem com rapidez. Quem não está acostumado a lidar e entender esse universo pode ter sérios problemas com o Fisco.

Porém, não há motivos para se preocupar: manter a saúde fiscal do seu negócio em dia pode ser uma tarefa mais simples do que você imagina. Basta buscar conhecimento sobre o assunto e ter uma poderosa rede de

apoio. E, como sempre, a Doutor Fiscal pode ajudar nessa e todas as outras questões tributárias que envolvem o seu negócio.

Pensando em mostrar como você pode fazer a diferença na vida contábil do seu negócio, elaboramos esse material com 10 dicas práticas que vão ajudar a sua empresa a crescer e se manter saudável.

Boa leitura!

(4)

DICA 1

(5)

Conhecer os prazos de todas as declarações de tributos e de envio de documentos de obrigações acessórias pode ser difícil — porém é fundamental para o sucesso de uma empresa, independentemente do seu tamanho. Com essas informações você evita punições e foge dos temidos prejuízos fiscais.

Uma dica: antes do início de cada mês, faça uma pesquisa nos sites de confiança e marque as datas importantes para a área tributária do seu negócio em um calendário, uma agenda ou ative alarmes em seu celular.

No site da Dr. Fiscal, você encontra um calendário atualizado com as principais datas tributárias do país. Não deixe de acessá-lo para estar por dentro do que precisa ser feito e, acima de tudo, se organizar para cumprir as demandas.

Clique aqui e acesse o calendário fiscal 2021.

Saiba as datas dos seus

pagamentos

tributários.

(6)

DICA 2

(7)

No meio tributário, as legislações e os processos passam por constantes modificações. Além disso, novas regras são criadas com uma frequência quase assustadora. Por isso, é importante que a sua equipe esteja super atenta e treinada para adequar os trabalhos às novas leis.

Oferecer cursos e ferramentas de capacitação para seus funcionários é investir na saúde tributária do seu negócio. Afinal, um profissional com seus estudos em dia possui conhecimento suficiente para não deixar nenhum tributo ficar para trás.

No site da Dr. Fiscal é possível encontrar diversos conteúdos atualizados sobre a área tributária para ajudar você e sua equipe nesse processo educacional. Ao terminar o e-book, não deixe de acessar nosso blog e ficar por dentro do universo tributário. O estudo pode salvar a sua empresa.

Capacite

seus funcionários.

(8)

DICA 3

(9)

Você já ouviu falar em auditoria? Não?! Então vamos lá!

A auditoria é um processo importante para todo pequeno empresário.

Ela tem por objetivo examinar de forma minuciosa todos os registros e documentos de uma organização, a fim de verificar se as operações contábeis e fiscais que ela realizou ao longo do tempo estão ou não corretas.

Essa prática também contribui para a manutenção dos índices de conformidade de um negócio, proporcionando a ele a oportunidade de avaliar sua estrutura contábil e corrigir erros antes que eles se transformem em grandes riscos ou prejuízos.

Assim, realizar auditorias fiscais periodicamente é uma ótima estratégia para garantir a saúde tributária do seu negócio, bem como para se manter longe de problemas com o Fisco..

Audite

os seus processos.

(10)

DICA 4

(11)

Em meio ao século da revolução tecnológica, não dá para negar: a tecnologia é, sem sombra de dúvidas, uma das maiores ferramentas que você tem à disposição — seja para as atividades que envolvem a área tributária, ou para o que for necessário.

Um conselho: tenha os recursos tecnológicos como grandes amigos e utilize-os para deixar o seu negócio longe de problemas fiscais. Hoje em dia, existem diversos programas super completos que ajudam a resolver grandes problemas em poucos minutos — ou mesmo segundos!

Mas fique tranquilo e não pense que você precise necessariamente adquirir sistemas complexos: ferramentas simples e objetivas já podem contribuir muito para a saúde fiscal da sua empresa.

Para manter sua escrituração contábil em dia, um sistema de gestão de dados pode ser muito útil. Nele, você poderá organizar suas notas fiscais e demais documentos de acordo com as exigências legais e, assim, se blindar contra possíveis sanções.

Existem diversas opções para ajudar o seu negócio. Que tal conferir uma delas ao fim da leitura?

Seja amigo da

tecnologia.

(12)

DICA 5

(13)

Sabe aquele clichê que diz que errar é humano? Ele é uma grande verdade. Mesmo tomando todos os cuidados possíveis, todos nós estamos sujeitos às falhas. E no meio tributário, isso não é diferente.

Os equívocos fiscais ocorrem com frequência e possuem uma razão bem definida: o sistema tributário do nosso país, além de ser extremamente complexo, muda a toda hora. Ou seja: quando você acha que entendeu todos os processos necessários, eles passam por alterações. É complicado, não é?

Mas fique tranquilo: caso cometa alguma falha ao longo do tortuoso caminho tributário, utilize o recurso da denúncia espontânea, por exemplo. Esse processo consiste na confissão de determinada infração, e no pagamento dos respectivos débitos antes da instauração de procedimentos administrativos de cobrança.

Traduzindo: se perceber um erro, reconheça-o rapidamente. Isso vai fazer com que você fuja de problemas.

Não espere.

Notifique.

(14)

DICA 6

(15)

Cada tipo de negócio é regido por leis fiscais específicas. Então, por mais que todas as dicas gerais ajudem — e muito —, é fundamental estar por dentro das especificidades que a sua empresa possui perante a Receita Federal.

Portanto, semanalmente, acesse os portais específicos sobre o seu setor de atuação e fique por dentro de todas as novidades. Dessa forma, você garante que a sua empresa se manterá livre de prejuízos fiscais.

Ao conhecer as legislações, você conhece também como elas afetam a sua empresa. Assim, é possível empoderar o seu negócio perante todas as inseguranças que rondam o universo tributário. Você vai estar muito mais preparado para lidar com as obrigações e os processos fiscais do dia a dia, atingindo bons índices de compliance.

Ainda não sabe o que é compliance? Acesse o link e fique por dentro desse termo tão falado na área contábil.

Entenda as

legislações.

(16)

DICA 7

(17)

Planejar é a chave do sucesso em diversas áreas da vida, não é?

Para comprarmos nosso imóvel próprio, precisamos nos planejar.

Para conseguirmos guardar o dinheiro para as férias todo final de mês, precisamos nos planejar. E, da mesma forma, para cuidar da contabilidade do seu negócio também é preciso fazer planos.

Um bom planejamento tributário pode fazer toda a diferença. Por meio desse tipo de procedimento totalmente legal, você pode evitar uma série de prejuízos e complicações fiscais.

Ao analisar o histórico do seu negócio, você pode identificar se ele está ou não enquadrado no regime tributário correto, por exemplo.

Assim, você consegue prevenir pagamentos fiscais indevidos e, consequentemente, evitar custos maiores do que o necessário.

Por isso, conheça sua empresa e tenha um bom planejamento. Dessa forma, as coisas vão dar certo.

Para facilitar o processo de organização, elaboramos um texto sobre o assunto. Acesse-o clicando aqui.

Faça um

planejamento.

(18)

DICA 8

(19)

Pode parecer estranho, mas saber exatamente aquilo que se teme é extremamente útil no processo de enfrentar e prevenir problemas.

Isso vale tanto para a sua vida pessoal quanto para o seu negócio.

Então anote mais essa dica: para se proteger das suas inseguranças, crie um documento (ou escreva em um papel) todas elas. Ter clareza nos pontos que hoje lhe causam preocupação e desconforto em relação ao seu negócio — em qualquer área, não apenas a tributária

— irá lhe ajudar no momento de traçar estratégias de sucesso.

Todos queremos ter (e atingir) nossas metas da melhor forma possível, não é mesmo? Entender exatamente os receios que nos acompanham ao longo do trajeto faz parte desse processo de conquista. Dessa forma, você pode transformar completamente a realidade da sua empresa.

Liste todas as suas

inseguranças.

(20)

DICA 9

(21)

Todos nós sabemos a importância da prevenção de problemas, não é mesmo? Quando entendemos que, infelizmente, imprevistos acontecem, passamos a nos preparar para lidarmos com isso. E pode parecer muito pessimista, mas não é: estar pronto e atento aos erros é muito importante.

Chame sua equipe de funcionários e pergunte todo o passo a passo de ação caso determinados problemas ocorram na sua empresa. Peça ajuda e, juntos, criem um cronograma de gerenciamento de crise.

Possuir um bom plano de contingência, sempre levando em conta a realidade do seu negócio e todas as operações e processos que são imprescindíveis ao seu funcionamento, contribui para a diminuição da ansiedade. Afinal, ter consciência de que existe um roteiro de ação a ser seguido em más situações torna qualquer situação mais fácil de lidar — nem que seja um pouco.

Estabeleça um plano de

contingência.

(22)

DICA 10

(23)

A gente que trabalha com o universo tributário sabe que não é fácil lidar com essas questões fiscais. Mas você não está sozinho. Então não precisa ter medo de pedir ajuda!

Existe um mercado repleto de profissionais especializados em oferecer assistência a negócios como o seu.

A Doutor Fiscal é um exemplo de empresa que conta com um time de funcionários extremamente capacitados na área contábil e fiscal. Se precisar de algum auxílio, não hesite em nos contatar.

A vida fica mais tranquila quando dividimos nossos medos. Venha compartilhar os seus conosco. A gente, com certeza, pode te ajudar.

Não tenha medo.

Peça ajuda.

(24)

drfiscalRS.com.br /drfiscalRS /drfiscalRS /drfiscalRS + 55 51 3103.9951 contato@drfiscalrs.com.br

Referências

Documentos relacionados

Sua produção anual é de 3,4 bilhões de barris e que conseguiu mais de 100 campos de petróleo e gás na Arábia Saudita, pelo menos, tot alizando 264,000 milhões de barris

O número de hemoculturas positivas em função do número total de amostras coletadas (punções em diferentes sítios) é uma ferramenta muito útil para interpretação do

Nos próximos tópicos, falaremos sobre o momento ideal para fazer um intercâmbio, como escolher o destino e o programa mais adequado aos seus objetivos.. Boa leitura e

Compõe também este material, o Plano de Negócio desta empresa para ser utilizado como exemplo... Primeiro: esta conta não leva em consideração com que prazo de

Conheça o ponto de situação de cada imóvel através da linha de apoio M Imóveis 707 91 20 20.. Os dados dos imóveis são indicativos estando sujeitos a alterações sem

Todos os objetos estão dentro dos parâmetros comerciais e servem somente como sugestão de decoração.. Nas perspectivas 3D o layout dos ambientes foram modificados

- Se algum dos efeitos secundários se agravar ou se detectar quaisquer efeitos secundários não mencionados neste folheto, informe o seu médico ou farmacêutico.. Antes de

Se não tiver o Medicare Parte B ou outro seguro, você será imunizado gratuitamente Preencha o questionário de triagem no verso do formulário de administração da vacina Se