• Nenhum resultado encontrado

SISTEMA DE INFORMAÇÃO GERENCIAL-CONTROCAR RESUMO

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "SISTEMA DE INFORMAÇÃO GERENCIAL-CONTROCAR RESUMO"

Copied!
6
0
0

Texto

(1)

SISTEMA DE INFORMAÇÃO GERENCIAL-CONTROCAR

SOUZA, R. C. F. 1 VERONA, E. D. 2

RESUMO

Este artigo mostra o desenvolvimento de um sistema computacional (CONTROCAR) voltado para gerenciamento de empresas que atuam na área de revenda de veículos usados, ou seja, para controle de estacionamentos é uma poderosa ferramenta para auxílio das atividades do cotidiano dessas empresas, este artigo descreve todas as operações do sistema desde os cadastros as movimentações os relatórios e os utilitários abordando todas as suas finalidades.

O (CONTROCAR) foi desenvolvido utilizando a linguagem de programação Object Pascal, software Borland Delphi7 e banco de dados Firebird 2.0 e metodologia de desenvolvimento Cascata. O sistema (CONTROCAR) fez um planejamento de acordo com as necessidades da empresa, garantindo um melhor funcionamento e maior agilidade, oferecendo autonomia ao usuário, por tratar-se de um sistema dinâmico com respostas imediatas.

PALAVRAS-CHAVES: CONTROCAR. Veículos. Empresas.

¹ Roberto Carlos Francisco de Souza. Acadêmico Curso Sistemas de Informação.

Faculdade de Apucarana (FAP).

² Edmilson Domaredisk Verona. Professor do colegiado do curso de Sistemas de Informação. Faculdade de Apucarana (FAP).

ABSTRACT

(2)

This article shows the development of a computer system (CONTROCAR) facing management companies operating in the resale of used vehicles or for parking control is a powerful tool to aid the daily activities of these companies, this article describes all system operations since the registrations drives reports and utilities addressing all your purposes.

The (CONTROCAR) was developed using the programming language Object Pascal, Borland Delphi7 software and database Firebird 2.0 and Waterfall development methodology. The system (CONTROCAR) made a plan according to the needs of the company, ensuring a better functioning and greater agility, offering autonomy to the user, because it is a dynamic system with immediate answers.

KEYWORDS: CONTROCAR. Vehicles. Companies.

INTRODUÇÃO

Na rotina das grandes empresas modernas, os métodos de trabalho passaram por grandes inovações. Surge assim a necessidade de um sistema computacional moderno e eficaz para a realização das tarefas diárias da empresa para que ela possa estar cada vez mais competitiva no mercado e satisfazer seus clientes e trazer comodidade para seus funcionários que antes teriam que fazer esses processos manualmente o que não era muito seguro e eficaz.

Para uma maior agilidade nas atividades de empresas do ramo de revenda de veículos usados é que foi desenvolvido o (CONTROCAR): Sistema de controle de estacionamentos.

OBJETIVOS

(3)

Esse sistema funcionará no departamento administrativo da empresa, e tem como objetivo controlar os usuários do sistema cada usuário tem seu nível de acesso, contém um conjunto de cadastros detalhados contendo os principais dados relevantes sobre os clientes, funcionários, fornecedores, consignatários, veículos, empresas, cidades, bancos, contas, controlar cores, combustíveis, marcas, modelos, nacionalidades, promoções atualizando o valor máximo e o valor mínimo de um determinado veículo caso ele esteja em promoção.

Controlar pedidos atualizando o estoque gerando contas á pagar com suas datas automáticas e ainda é possível fazer as baixas pesquisando as contas que estão quitadas ou em aberto em um período pré-definido de datas pelo usuário, controlar vendas dando baixa no estoque e gerando contas á receber automáticas, controlar consignações calculando ainda as comissões dos consignatários.

O sistema ainda possui um conjunto completo de relatórios gerenciais coisa muito importante para um maior controle de atividades, sendo eles um relatório simples de cidade mostrando todas as cidades cadastradas no sistema, um filtro de relatório de veículos por modelo onde é possível visualizar os principais dados dos veículos do modelo que o usuário digitou filtro de relatório de estoque onde é possível visualizar os principais dados dos veículos atuais ativos e inativos, filtro de relatório de tipo de veículos onde é possível visualizar os principais dados de veículos próprios ou consignados, filtro de relatório de veículos por marca onde é possível visualizar os principais dados de uma marca digitada pelo usuário, filtro de relatório de clientes por cidade onde é possível visualizar os principais dados dos clientes de uma determinada cidade, filtro de relatório de compras por fornecedor onde é possível visualizar os dados da compra de um determinado fornecedor contendo ainda o valor total da compra, filtro de relatório de vendas por cliente, onde é possível filtrar os dados das vendas dos clientes. O sistema (CONTROCAR) conta ainda, com um sistema de backup e restaure para garantir uma maior segurança contra perdas de dados no sistema.

(4)

FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA

Para o desenvolvimento do sistema (CONTROCAR) foi utilizada a linguagem de programação OBJECT PASCAL, software BORLAND DELPHI 7.

Segundo (SONNINO, Bruno 2000) Delphi foi uma proposta da Borland para uma nova geração de ambiente de desenvolvimento visual para Windows, baseado na linguagem de programação Object Pascal. Após o desenvolvimento de Turbo Pascal 1.0, Anders se tornou o arquiteto de todas as versões do compilador Turbo Pascal e das primeiras três versões de Delphi. Como arquiteto chefe da Borland, Hejlsberg secretamente tornou Turbo Pascal numa aplicação de desenvolvimento de linguagem orientada a objeto, completa e com um ambiente realmente visual com suporte para acesso a banco de dados, assim se originou o Delphi.

O sistema gerenciador de banco de dados utilizado é o FIREBIRD 2.0.

Segundo (VAZ, Paulo 2000) anteriormente o desenvolvedor tinha duas escolhas: escolher um banco de dados relacional de boa qualidade tendo de absorver e repassar os custos desta escolha ao seu cliente, ou ficar com bancos de dados desktop, sem nenhuma garantia de qualidade no trabalho. O Firebird veio proporcionar o melhor dos dois mundos.

A linguagem de programação que foi utilizada na criação do banco de dados foi a SGL.

Segundo [Ramakrishnan, 2003], Structured Query Language (SQL) foi originalmente chamada de SEQUEL e desenvolvida pela IBM como parte do Sistema R no início dos anos 70, quando os bancos de dados relacionais estavam sendo desenvolvidos e linguagens foram criadas para manipulá-los. Ao contrário de linguagens procedurais como C e Pascal, SQL é uma linguagem de programação declarativa, ou seja, descreve o problema ao invés da solução, especificando o que deve ser feito e não como.

Metodologia

O sistema foi desenvolvido na linguagem orientada a objetos, em Delphi,

(5)

onde se utilizou mais três tipos de linguagens: Object Pascal para a programação das telas do sistema, SQL para criação das tabelas do banco de dados e a ferramenta Windows Help Designer para a criação do sistema de ajuda do usuário.

O Principal motivo pelo uso da linguagem Object Pascal com o software Borland Delphi7 foi à quantidade de recursos existentes para ajudar na programação, dando mais agilidade no desenvolvimento.

CONCLUSÃO

Hoje, todos admitem que, utilizar o sistema (CONTROCAR) é essencial para os administradores porque as maiorias das empresas de revenda de veículos precisam dele para sobreviver e prosperar. Por isso, que estamos nesta era da informação, onde a riqueza nasce de ideias inovadoras e do uso inteligente da informação. As empresas na era da Informação devem concorrer em um mercado repleto de desafios que muda rapidamente, é complexo, globalizado, supercompetitivo e voltado para o cliente. As empresas precisam reagir de modo rápido aos problemas e às oportunidades que surgem desse ambiente empresarial moderno.

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

1. SONNINO, Bruno – Desenvolvendo Aplicações com Delphi 7, MAKRON Books, 2000.

2. CANTÙ, Marco – Dominando o Delphi 7, MAKRON Books, 2003.

3. VAZ, Paulo – Características e Especificações do SGBD Firebird 2.0. paulo@multi- informatica.com.br.

4. [Ramakrishnan, 2003] Ramakrishnan, Raghu, Gehrke, Johanes: Database Management Systems, McGraw-Hill, 3 ed., 2003.

(6)

Referências

Documentos relacionados

Os Coordenadores Setoriais, enquanto professores, procuram dar o exemplo, mas deixam claro que encontram, no seu percurso como extensionistas, esse elemento dificultador;  O

No presente estudo, catorze animais (34,15%) apresentavam algum tipo de parentesco procedente de oito diferentes propriedades rurais (26,66%), ora relacionado à vaca, ora ao touro,

De acordo com o Estatuto de Medicamento, são considerados MSRM, todos aqueles que preencham um dos seguintes requisitos: 1) “Possam constituir um risco para a

A Lei nº 2/2007 de 15 de janeiro, na alínea c) do Artigo 10º e Artigo 15º consagram que constitui receita do Município o produto da cobrança das taxas

Note on the occurrence of the crebeater seal, Lobodon carcinophagus (Hombron & Jacquinot, 1842) (Mammalia: Pinnipedia), in Rio de Janeiro State, Brazil.. On May 12, 2003,

(2014) através da World Values Survey. A preocupação com o meio ambiente, bem como a pouca importância dada ao “ter” são características dos que tendem a

Profª. Adrielle Ledra Semana 23.. 3- Escreva as sentenças abaixo por extenso. Na sua estante, há 184 livros de história. Sua mãe colocou mais 53 livros.. 2- Marque um X

- Se o estagiário, ou alguém com contacto direto, tiver sintomas sugestivos de infeção respiratória (febre, tosse, expetoração e/ou falta de ar) NÃO DEVE frequentar