• Nenhum resultado encontrado

ATENÇÃO!!!!!!!!!!!!!!!!!

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "ATENÇÃO!!!!!!!!!!!!!!!!!"

Copied!
14
0
0

Texto

(1)

1 Diretor: José Francisco Jesus Pantoja Pereira Gerente de Relações Institucionais: Sheila Tussi da Cunha Barbosa Analistas de Relações Institucionais: Cláudia Fernanda Silva Almeida

Renan Bonilha Klein Assistente Administrativa: Quênia Adriana Camargo Estagiárias: Letícia Tegoni Goedert Tamiris Clóvis de Almeida

A Pauta da Semana sintetiza a previsão dos trabalhos nos Plenários e Comissões da Câmara dos Deputados e Senado Federal no período de 13 a 16 de abril de 2015, observando que os eventos podem ser cancelados ou alterados.

Câmara dos Deputados

Plenário

ATENÇÃO!!!!!!!!!!!!!!!!!

Está marcada para terça-feira (13/04), às 16h, a votação dos destaques do Projeto de Lei 4330/04, sobre a terceirização. O texto-base foi aprovado na semana passada na forma de substitutivo.

Foi definido pelo presidente da Câmara, deputado Eduardo Cunha, com aprovação dos líderes partidários, que os destaques para votação em separado poderão ser apresentados até a terça-feira (14/04), às 14 horas.

Há movimento da bancada trabalhistas para apresentar destaques sobre os seguintes temas:

1. Limitar a terceirização a atividade meio;

2. Fixar a responsabilidade solidária;

3. Proibir a quarteirização;

4. Manter direitos iguais para o trabalhador terceirizado com os da empresa tomadora.

Também foi definido pelo presidente da Câmara o fechamento da galeria do Plenário e limitação de acesso ao salão verde somente para os deputados, servidores da casa e credenciados, portanto, o acesso a Casa do Povo será restrita.

Constam na pauta do Plenário também:

Seguros de vida não serão integrantes da remuneração

Projeto de Lei nº 10, de 2015, do deputado Lucas Vergilio (SD-GO), determinando que as contribuições efetivamente pagas pela pessoa jurídica relativas aos programas de seguros de vida com cobertura por sobrevivência, inclusive os com tratamento fiscal específico, no caso dos recursos serem destinados ao pagamento de despesa relacionada à

(2)

2 contraprestação de plano privado de assistência à saúde ou de seguro saúde, devidamente registrado na ANS, em favor dos seus empregados e dirigentes, também não serão consideradas integrantes da remuneração dos beneficiários para efeitos trabalhistas, previdenciários e de contribuição sindical, nem integrarão a base de cálculo para as contribuições do FGTS.

Aposentadoria compulsória

Segundo turno de votação da Proposta de Emenda à Constituição 457, de 2005, de autoria do Senado Federal, para ampliar de 70 para 75 anos de idade a aposentadoria compulsória do servidor público em geral, na forma de Lei Complementar. Também determina que até que entre em vigor a Lei Complementar, os Ministros do Supremo Tribunal Federal, dos Tribunais Superiores e do Tribunal de Contas da União vão se aposentar, compulsoriamente, aos setenta e cinco anos de idade.

Na quinta-feira (16/04), às 11h, está prevista a realização de Comissão Geral destinada à exposição do ministro das Cidades, Gilberto Kassab.

Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania Terça-feira às 14h30 – Quarta e quinta-feira às 10h

Seguros de vida não integra remuneração

Item 29 - Projeto de Lei 10, de 2015, do deputado Lucas Vergilio (SD-GO), determinando que as contribuições efetivamente pagas pela pessoa jurídica relativas aos programas de seguros de vida com cobertura por sobrevivência, inclusive os com tratamento fiscal específico, no caso dos recursos serem destinados ao pagamento de despesa relacionada à contraprestação de plano privado de assistência à saúde ou de seguro saúde, devidamente registrado na ANS, em favor dos seus empregados e dirigentes, também não serão consideradas integrantes da remuneração dos beneficiários para efeitos trabalhistas, previdenciários e de contribuição sindical, nem integrarão a base de cálculo para as contribuições do FGTS.

Relatório: apresentado pelo deputado Rogério Rosso (PSD-DF), é pela constitucionalidade, juridicidade e técnica legislativa.

Execuções trabalhistas

Item 41 - Projeto de Lei 5140, de 2005, do ex-deputado Marcelo Barbieri (PMDB-SP), que modifica a Consolidação das Leis do Trabalho para dispor sobre a penhora "on line" na execução trabalhista e a aplicação do princípio da desconsideração da personalidade jurídica.

Relatório: apresentado pelo deputado Ricardo Barros (PP-PR), é pela constitucionalidade, juridicidade, técnica legislativa e, no mérito, pela aprovação deste e do PL 5328/2005, apensado, na forma do Substitutivo da Comissão de Desenvolvimento Econômico, Indústria e Comércio; pela constitucionalidade, juridicidade, técnica legislativa e, no mérito, pela rejeição do PL 870/2007, apensado.

Comissão de Trabalho, de Administração e Serviço Público

Terça-feira às 14h30

(3)

3 Desemprego

Audiência públicacom a participação da Comissão de Desenvolvimento Econômico, Indústria e Comércio para debater e dialogar com a sociedade civil organizada sobre o atual cenário do desemprego no Brasil. Estão confirmados os seguintes convidados: Adilson Araújo, presidente da Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil - CTB; Irailson Warneaux, vice-presidente do Sindicato dos Trabalhadores da Construção Pesada e Montagem Industrial - SINTEPAV - BA; Nilson Duarte Costa, presidente do Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias da Construção Pesada - SITRAICP - RJ; Ariovaldo Santana da Rocha, do Sindicato Nacional da Indústria da Construção e Reparação Naval - SINAVAL - RJ;

e José Reginaldo Inácio, vice-presidente da Nova Central Sindical de Trabalhadores – NCST.

Também foram convidados representantes do Ministério do Trabalho e Emprego, Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior – MDIC, Centrais Sindicais, e sindicatos.

Quarta-feira às 10h

Desemprego no Brasil

Item 1 – Requerimento 19, de 2015, do deputado Daniel Almeida (PCdoB-BA), solicitando a inclusão da Confederação dos Servidores Públicos do Brasil (CSPB) e da Nova Central (NCST) no rol dos debatedores do Requerimento 04, de 2015, do deputado Benjamin Maranhão (SD-PB), de audiência pública para discutir o atual cenário do desemprego no Brasil.

Convocação do Ministro da Fazenda

Item 4 – Requerimento 22, de 2015, do deputado Nelson Marchezan Junior (PSDB-RS), solicitando a convocação do ministro da Fazenda, Joaquim Levy, para prestar informações sobre a atual conjuntura político-econômica nacional. O autor justifica a necessidade da convocação uma vez que “o governo da Presidente reeleita Dilma Rousseff adotou um severo ajuste fiscal baseado, principalmente, na revisão de regras de benefícios trabalhistas e previdenciários, no fim de repasses do Tesouro a bancos públicos, na redução de crédito subsidiado, na revisão de desonerações e no aumento de impostos”.

Auxílio doença e pensão por morte

Item 5 – Requerimento 23, de 2015, do deputado Leonardo Monteiro (PT-MG), solicitando que seja convidado o ministro da Previdência Social, Carlos Eduardo Gabas, a fim de expor as ações em desenvolvimento e metas a serem cumpridas no exercício de 2015, além dos impactos sociais das novas regras do auxilio doença e pensão por morte incluídas na Medida Provisória nº 664/2014 que tramita no Congresso Nacional.

Coação moral

Item 6 - Projeto de Lei 6757, de 2010, e apensados, de autoria do senador Inácio Arruda (PCdoB-CE) - PLS 79/2009 no Senado Federal, que permite que o empregado possa pleitear a rescisão do seu contrato e o pagamento das suas respectivas indenizações quando seu empregador praticar coação moral, criando condições de trabalho humilhantes, abusando da sua autoridade.

(4)

4 Relatório: apresentado pelo deputado Laercio Oliveira (SD-SE), é pela rejeição do projeto, das Emendas apresentadas e dos PLs 2593/2003, 4593/2009, 6625/2009, 3760/2012, 7146/2010, 2369/2003 e 6764/2013, apensados.

Saúde do Homem

Item 7 – Projeto de Lei 6568, de 2013, de autoria da senadora Ângela Portela (PT-RR), que institui em caráter permanente, no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS), a Política de Atenção Integral à Saúde do Homem, a ser formulada, implementada e mantida pelas diversas instâncias gestoras do Sistema. Deverá abranger, entre outras ações definidas em regulamento, a prevenção, a detecção precoce, o diagnóstico e o tratamento de doenças e agravos à saúde que acometam exclusiva ou predominantemente a população masculina.

Relatório: Apresentado pelo deputado Benjamin Maranhão (SD-PB), é pela aprovação do projeto e do PL 2.772/11, apensado, com Substitutivo; e pela rejeição dos PLs 5.685/09, 2.822/11, 5.706/13 e 6.669/13, apensados. O substitutivo, dentre outros pontos, inclui a realização do exame de toque prostático em homens com mais de 45 anos de idade.

Arquivamento de Ação Trabalhista por culpa do reclamante

Item 11 – Projeto de Lei 2395, de 2011, do ex-senador José Bezerra (DEM-RN), para alterar a CLT a fim de determinar que o reclamante que der causa ao arquivamento por três vezes não poderá apresentar nova reclamação contra o reclamado com o mesmo objeto, ressalvada a possibilidade de alegar em defesa o seu direito.

Relatório: apresentado pelo deputado Augusto Coutinho (SD-PE) pela aprovação.

Vista ao Deputado Vicentinho, em 25/03/2015.

Abandono de emprego

Item 12 – Projeto de Lei 4001, de 2012, de autoria do senador Valdir Raupp (PMDB-RO), que disciplina o abandono de emprego determinando que este ocorrerá quando houver falta injustificada por 30 dias ininterruptos.

Relatório: apresentado pelo deputado André Figueiredo (PDT-CE), pela aprovação do projeto e da Emenda apresentada na Comissão, com substitutivo que ajusta o texto à CLT.

Vista ao Deputado Assis Melo, em 04/06/2014.

Condomínios de empregadores

Item 16 – Projeto de Lei 3130, de 2004, do ex-deputado Eduardo Valverde (PT-RR), equiparando ao empregador, para os efeitos exclusivos da relação de emprego, os condomínios de empregadores.

Relatório: apresentado pela deputada Gorete Pereira (PR-CE), é pela rejeição do projeto principal e do PL 1334/07, apensado.

Prioridade nas férias

Item 17 – Projeto de Lei 3700, de 2004, do deputado Arnaldo Faria de Sá (PTB-SP), dispõe sobre a instituição no Brasil do conceito de férias escolares partilhadas, determinando que as empresas deem prioridade aos pais dos estudantes, para que o seu período de férias possa coincidir com os períodos escolares em cada estado.

Relatório: apresentado pelo deputado Jorge Corte Real (PTB-PE), é pela rejeição por já ser prática das empresas.

(5)

5 Solução de conflitos trabalhistas

Item 19 - Projeto de Lei 5930, de 2009, de autoria do deputado Carlos Bezerra (PMDB- MT), para excluir da arbitragem, para dirimir litígios, as relações individuais de trabalho.

Relatório: apresentado pelo deputado Laércio Oliveira (SD-SE), é pela rejeição do projeto principal e do PL 7905/14, apensado.

Perícia Médica

Item 20 - Projeto de Lei 7206, de 2010, do ex-deputado Ricardo Berzoini (PT-SP) e outros, para dispor sobre a inclusão do critério epidemiológico de caracterização da natureza acidentária da incapacidade, no estabelecimento do nexo causal entre o trabalho e o agravo. Busca ampliar as possibilidades de caracterização da relação da doença e/ou da incapacidade com as atividades desempenhadas pelo trabalhador em seu posto de trabalho.

Relatório: apresentado pelo deputado Laercio Oliveira (SD-SE), é pela rejeição do projeto principal e dos PLs nºs 7.212/2010 e 7.775/2014, apensados.

Uso do FGTS

Item 21 – Projeto de Lei 7747, de 2010, do deputado Augusto Carvalho (SD-DF), que autoriza a movimentação de conta vinculada do FGTS do trabalhador para o pagamento de dívida contraída junto ao FIES.

Relatório: apresentado pela deputada Flávia Morais (PDT-GO), é pela aprovação com emenda possibilitando a utilização do FGTS para pagar qualquer financiamento público estudantil contratado pelo trabalhador ou seus dependentes, e não apenas o FIES.

Consignação em folha de pagamento de aluguéis residenciais

Item 22 – Projeto de Lei 462, de 2011, do deputado Takayama (PSC-PR), possibilitando que os empregados autorizem, de forma irrevogável e irretratável, o desconto em folha dos valores referentes ao pagamento de aluguéis e encargos de imóveis residenciais, quando previsto nos respectivos contratos de locação. O valor consignável a título de aluguel e encargos não poderá superar o valor de 25% do salário líquido do empregado. O total das consignações voluntárias, se houver consignação de aluguéis e encargos, não poderá exceder a 50% do salário líquido.

Apensados: PL 2848/2011 e PL 4091/2012.

Relatório: apresentado pelo deputado Laercio Oliveira (SD-SE), é pela aprovação do projeto principal e dos PLs 2848/2011 e 4091/2012, apensados, com substitutivo que, dentre outras coisas, reduzindo de 50% para 25% do salário líquido a quantidade máxima do total das consignações voluntárias, se houver consignação de aluguéis e encargos.

Descumprimento da legislação trabalhista

Item 26 – Projeto de Lei 1615, de 2011, do deputado Carlos Bezerra (PMDB-MT), fixando indenização e multa administrativa para a empresa que pratique concorrência desleal descumprindo a legislação trabalhista para oferecer seu produto com preço melhor.

Configura como “dumping social” a inobservância contumaz da legislação trabalhista que favoreça comercialmente a empresa perante sua concorrência.

Relatório: apresentado pelo deputado Benjamin Maranhão (SD-PB), é pela aprovação.

Desconto da folha

(6)

6 Item 29 – Projeto de Lei 6609, de 2013, do deputado Takayama (PSC-PR), dispõe sobre a autorização para desconto em folha de pagamento de doações.

Relatório: apresentado pelo deputado Silvio Costa (PSC-PE), é pela rejeição.

Comissão de Seguridade Social e Família Quarta e quinta-feira às 9h30

Diagnóstico de câncer uterino

Item 1 - Requerimento 47, de 2015, da deputada Conceição Sampaio (PP-AM), que solicita a realização de Audiência Pública para debater a importância e a viabilidade da citologia em meio líquido para o rastreamento e diagnóstico do câncer uterino no Sistema Único de Saúde - SUS. Para tanto, convida: Ministro da Saúde, Arthur Chioro; Secretário de Estado da Saúde do Amazonas, Wilson Duarte Alecrim; ginecologista e obstetra da Fundação Centro de Controle de Oncologia do Estado do Amazonas – FCecon, Mônica Maria Bandeira de Melo; e presidente do Conselho Estadual dos Direitos da Mulher do estado do Amazonas, Isis Tavares Neves.

Violência contra a mulher

Item 5 - Projeto de Lei 5097, de 2013, da ex-deputada Aline Corrêa (PP-SP), para elevar a pena mínima do crime de lesão corporal em situação de violência doméstica e estabelece que a ação penal de crime de violência contra a mulher é ação pública incondicionada.

Apensados: PL 5114/2013, PL 7025/2013, PL 7056/2014.

Relatório: apresentado pela deputada Erika Kokay (PT-DF), é pela aprovação do projeto principal, do PL 5114/2013, do PL 7025/2013, e do PL 7056/2014, apensados, com substitutivo reunindo os textos.

Auxílio-acidente

Item 13 - Projeto de Lei 4134, de 2012, do senador Paulo Paim (PT-RS), para dispor que o auxílio-acidente será concedido em valor nunca inferior ao de 1 (um) salário-mínimo.

Relatório: apresentado pelo deputado Mandetta (DEM-MS), é pela rejeição deste, do PL 7211/2010, do PL 1057/2011, e do PL 7104/2010, apensados.

Aposentadoria por invalidez

Item 14 - Projeto de Lei 4770, de 2012, do ex-senador Arthur Virgílio (PSDB-AM), para dispor sobre a concessão de aposentadoria por invalidez aos segurados acometidos por lesões causadas por esforço repetitivo e distúrbios osteomusculares relacionados ao trabalho (LER/Dort).

Relatório: apresentado pelo deputado Eduardo Barbosa (PSDB-MG), pela rejeição.

Perícia do INSS

Item 20 - Projeto de Lei 7200, de 2010, do ex-deputado Ricardo Berzoini (PT-SP) e outros, para permitir que o exame pericial, do qual a concessão de aposentadoria por invalidez depende, possa ser realizado com a participação de diversos profissionais de saúde, tais como Fisioterapeutas, Terapeutas Ocupacionais, Psicólogos e Assistentes Sociais da Previdência Social.

(7)

7 Relatório: apresentado pelo deputado Eduardo Barbosa (PSDB-MG), pela aprovação, com substitutivo alterando o projeto para que se mantenha o exame médico-pericial, como é atualmente, e acrescente o exame multidisciplinar.

Aumento de 10% nos valores das aposentadorias

Item 21 - Projeto de Lei 7941, de 2010, do deputado Luiz Carlos Hauly (PSDB-PR), para aumentar em 10% os valores das aposentadorias mantidas pela Previdência Social a partir de 1º de janeiro de 2011.

Relatório: apresentado pelo deputado Marcus Pestana (PSDB-MG), é pela rejeição.

Salário-maternidade

Item 29 - Projeto de Lei 1219, de 2011, do ex-senador Antonio Carlos Júnior (DEM-BA), determinando que o salário-maternidade devido às trabalhadoras empregadas em micro e pequenas empresas com 10 ou menos empregados será pago diretamente pela Previdência Social, consistindo em renda mensal igual a sua remuneração integral.

Relatório: apresentado pelo deputado Arnaldo Faria de Sá (PTB-SP), pela rejeição deste, e pela aprovação do PL 125/2011, apensado, na forma do Substitutivo da CDEIC que determina que seja pago diretamente pela Previdência Social o salário-maternidade devido à trabalhadora avulsa e à empregada em microempresa ou empresa de pequeno porte, nos termos do art. 3º da Lei Complementar nº 123, de 14 de dezembro de 2006.

Informações sobre direitos

Item 35 - Projeto de Lei 3032, de 2011, do deputado Aguinaldo Ribeiro (PP-PB), obrigando que o Serviço Social atue nos hospitais públicos para orientar os segurados quanto a seus direitos relacionados aos benefícios por incapacidade.

Relatório: apresentado pela deputada Benedita da Silva (PT-RJ), é pela aprovação.

Comissão de Desenvolvimento Indústria e Comércio Quarta-feira às 09h30

Vale transporte

Item 5 - Projeto de Lei 4400, de 2012, de autoria do deputado Mandetta (DEM-MS), institui o Auxílio Transporte, para incluir como modalidade do benefício o auxílio para os trabalhadores que optarem pela utilização de bicicleta como meio de transporte no itinerário entre sua residência e o local de trabalho, auxilio este que será pago em dinheiro na proporção de 50% do que seria gasto na aquisição do vale-transporte como forma de compensação na manutenção da bicicleta.

Relatório: apresentado pelo deputado Laércio Oliveira (SD-SE), é pela rejeição do projeto, da Emenda 1/2012 da CDEIC, da Emenda 2/2012 da CDEIC, da Emenda 3/2012 da CDEIC, do PL 6418/2013, do PL 7854/2014 do PL 6640/2013, e do PL 6724/2013, apensados. O novo parecer oi necessário uma vez que o PL 7854/2014 foi apensado e precisava ser analisado.

Utilização de recursos do FAT pelo BNDES

Item 6 - Projeto de Lei 7525, de 2014, de autoria do deputado Mendonça Filho (DEM- PE), para proibir o BNDES de conceder financiamento a taxas subsidiadas para viabilizar

(8)

8 projetos que contemplem atos de concentração econômica. Entende-se por taxa subsidiada aquela que, à época da contratação, seja inferior à taxa de captação do Tesouro Nacional para prazo equivalente.

Relatório: apresentado pelo deputado Mandetta (DEM-MS), é pela aprovação.

Comissão de Agricultura, Pecuária, Abastecimento e Desenvolvimento Rural

Quarta-feira às 10h

Trabalho escravo

Item 10 - Projeto de Lei 5016, de 2005, de autoria do ex-senador Tasso Jereissati (PSDB-CE), que estabelece penalidades para o trabalho escravo ou em condição análoga.

Relatório: apresentado pelo deputado Luis Carlos Heinze (PP-RS), é pela rejeição do projeto, do PL 3283/2004, do PL 3524/2004, do PL 408/2015, do PL 2667/2003, do PL 2668/2003, do PL 3500/2004, do PL 8015/2010, do PL 1302/2011, do PL 3107/2012, do PL 4017/2012, do PL 311/2015, e do PL 5209/2013, apensados, e pela aprovação do PL 3842/2012, apensado. O PL 3842/2012 conceitua o trabalho análogo ao de escravo, trabalho forçado ou obrigatório como todo trabalho ou serviço exigido de uma pessoa sob ameaça, coação ou violência, restringindo sua locomoção e para o qual não se tenha oferecido espontaneamente.

Vista ao Deputado Beto Faro, em 21/05/2014.

O Deputado Valmir Assunção apresentou voto em separado em 29/10/2014.

Comissão de Educação Quarta-feira às 10h

Educação Profissional e Tecnológica

Item 9 - Requerimento 22, de 2015, de autoria do deputado Givaldo Vieira (PT-ES) e outros, solicitando a criação, no âmbito da Comissão de Educação, de uma Subcomissão Permanente destinada a acompanhar e debater assuntos relacionados à Educação Profissional e Tecnológica no Brasil.

Comissão de Finanças e Tributação Quinta-feira às 9h

Debate bimestral com o Banco Central do Brasil

Realização da reunião bimestral, reservada aos parlamentares, com o Banco Central do Brasil para debater as perspectivas para a inflação - expectativas para a taxa de câmbio, repasse da desvalorização aos preços ao consumidor e metas para a taxa Selic.

Senado Federal

Plenário

(9)

9 Está sendo aguardada a leitura da Medida Provisória 661, de 2014, que passará a trancar a pauta do Plenário depois de lida. Essa MP foi aprovada na Comissão Mista e na Câmara dos Deputados com um acréscimo propondo alteração no art. 1º da Lei 10.820 de 2003, para passar de 30% para 40% o limite de desconto em folha de pagamento ou na sua remuneração disponível ou sobre verbas rescisórias dos valores referentes ao pagamento de empréstimos, financiamentos, cartão de crédito e operações de arrendamento mercantil, concedidas por instituições financeiras e sociedades de arrendamento mercantil. Dessa forma, as dívidas com cartão de crédito também poderão ser descontados em folha de pagamento, uma firme pressão do setor empresarial financeiro em prejuízo aos trabalhadores com cerceamento de seu direito de cidadão.

A pauta do Plenário ainda conta com dois projetos polêmicos, o que podem postergar mais uma vez a votação dos projetos destacados. As matérias polêmicas são o PLC 02/2015, que dispõe sobre o acesso ao patrimônio genético, e o PLC-Complementar 15/2015, que altera o indexador da dívida de estados e munícipios.

Da pauta da semana destacam-se os seguintes projetos:

Financiamento público exclusivo

Projeto de Lei do Senado 268, de 2011, de autoria do ex-senador José Sarney e outros, para dispor sobre o financiamento público exclusivo das campanhas eleitorais e dá outras providências. O projeto proíbe doações de dinheiro de pessoas jurídicas e físicas, tendo as campanhas financiadas apenas pelo fundo administrado pela Justiça Eleitoral, a qual receberá em ano de campanha transferência orçamentária à base de R$ 7,00 por eleitor inscrito.

Transparência do financiamento

Projeto de Lei do Senado 60, de 2012, de autoria da senadora Vanessa Grazziotin (PCdoB-AM), dispondo que durante a campanha eleitoral os partidos políticos, as coligações e os candidatos divulgarão, na internet, relatório referente aos recursos em dinheiro ou estimáveis em dinheiro, arrecadados para financiamento da campanha eleitoral, e aos gastos efetuados, com a indicação dos doadores e dos respectivos valores doados, nos dias 21 de julho, 6 de agosto, 21 de agosto, 6 de setembro e 21 de setembro.

Arrecadação de financiamento

Projeto de Lei do Senado 601, de 2011, de autoria do ex-senador Pedro Taques, para impor aos candidatos, partidos políticos e coligações o dever de divulgar na internet relatórios periódicos referentes aos recursos arrecadados e aos gastos efetuados na campanha eleitoral.

Redução de benefício

Projeto de Lei do Senado 279, de 2012, do senador Cyro Miranda, para aumentar de 65 para 70 anos a idade mínima para fins de recebimento do benefício de prestação continuada.

Comissão de Direitos Humanos e Legislação Participativa

Segunda-feira às 9h

(10)

10 Terceirização

Audiência pública solicitada pelo senador Paulo Paim (PT-RS) que dará início ao debate sobre a “Terceirização". Além da CNTC, que será representada por Célio Rodrigues Neves, advogado e assessor da Presidência, o debate contará com os seguintes convidados:

 Artur Bueno de Camargo, presidente da Confederação Nacional dos Trabalhadores nas Indústrias da Alimentação e Afins – CNTA;

 João Domingos Gomes dos Santos, Presidente da Confederação dos Servidores Públicos do Brasil – CSPB;

 Geraldo Ramthun, diretor de Organização Sindical da Nova Central Sindical dos Trabalhadores – NCST;

 Sindicato Nacional dos Auditores Fiscais da Receita Federal do Brasil;

 Central Única dos Trabalhadores – CUT;

 Força Sindical;

 União Geral dos Trabalhadores – UGT;

 Central dos Trabalhadores do Brasil – CTB;

 Central Geral dos Trabalhadores do Brasil – CGTB;

 Central dos Sindicatos Brasileiros – CSB;

 CSP-Conlutas - Central Sindical e Popular;

 Federação das Indústrias do Estado de São Paulo – FIESP;

 Confederação Nacional da Indústria – CNI;

 Confederação Nacional da Agricultura – CNA;

 Tribunal Superior do Trabalho – TST;

 Associação Nacional dos Magistrados da Justiça do Trabalho – ANAMATRA;

 Ministério Público do Trabalho;

 Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos – DIEESE;

 Sindicato Nacional dos Funcionários do Banco Central - SINAL;

 Associação Nacional dos Auditores Fiscais da Receita Federal do Brasil;

 Federação Nacional do Fisco Estadual e Distrital - FENAFISCO;

 Federação Nacional dos Policiais Rodoviários Federais - FENAPRF;

 Sindicato Nacional dos Auditores Fiscais do Trabalho – SINAIT.

Comissão de Meio Ambiente, Defesa do Consumidor e Fiscalização e Controle

Terça-feira às 9h

Eficiência do Sistema S

Item 2 – Requerimento 07, de 2015, de autoria do senador Ataídes Oliveira (PSDB-TO), solicitando a realização de audiência pública com o objetivo de discutir a eficiência das entidades que compõem o Sistema “S” (SENAR, SENAC, SESC, SESCOOP, SENAI, SESI, SEST, SENAT, SEBRAE) na qualificação dos trabalhadores brasileiros. Proponho para a audiência a presença dos seguintes convidados: Luiz Moan Yabiku Junior, presidente da Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores (ANFAVEA); Murilo Portugal Filho, diretor Executivo da Federação Brasileira de Bancos (FEBRABAN); Fernando Figueiredo, presidente Executivo da Associação Brasileira da Indústria Química (ABIQUIM);

Francisco Balestrin, presidente do Conselho de Administração da Associação Nacional de Hospitais Privados (ANAHP); Cláudio Elias Conz, presidente da Associação Nacional dos

(11)

11 Comerciantes de Material de Construção (ANAMACO); Fernando Teruó Yamada, presidente da Associação Brasileira de Supermercados (ABRAS); Carlos Buch Pastoriza, presidente da Associação Brasileira da Indústria de Máquinas e Equipamentos (ABIMAQ); Eduardo Sanovicz, presidente da Associação Brasileira das Empresas Aéreas (ABEAR); Alfredo Huallem, presidente da Associação Brasileira de Metalurgia, Materiais e Mineração (ABM);

Rafael Cervone, presidente da Associação Brasileira da Indústria Têxtil e de Confecção (ABIT).

Fiscalização do Sistema S

Item 3 – Requerimento 08, de 2015, de autoria do senador Ataídes Oliveira (PSDB-TO), solicitando a criação de Subcomissão Temporária, composta de 5 membros titulares e igual número de suplentes, destinada a fiscalizar as atividades das entidades que compõem o chamado Sistema “S”, com foco na eficiência da aplicação dos recursos arrecadados, na atuação em prol da qualificação dos trabalhadores brasileiros, e na adequação entre as ações desenvolvidas e os objetivos propostos nas leis e decretos instituidores de suas entidades, pelo prazo de 8 meses.

Serviços de intercâmbio de estudo ou trabalho

Item 14 - Projeto de Lei do Senado 544, de 2011, de autoria da senadora Vanessa Grazziotin (PCdoB-AM), determinando que contrato de intercâmbio de estudo ou trabalho deve assegurar informações corretas, claras, precisas e ostensivas sobre: remuneração;

carga horária; natureza da atividade; cargo; atribuições; moradia; e demais dados cabíveis.

Relatório: apresentado pelo senador Luiz Henrique (PMDB-SC), é pela aprovação do projeto, na forma da emenda substitutiva oferecida pela Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ) e que conta com parecer favorável da Comissão de Educação, Cultura e Esporte. O substitutivo, dentre outras coisas, exige a prestação de informações com dados detalhados sobre a duração, a remuneração, a carga horária e as atribuições a serem desempenhadas pelo intercambista de prestação de trabalho no exterior.

O projeto é terminativo.

Comissão de Educação, Cultura e Esporte Terça-feira às 11h

Concessão de bolsa de estudos aos trabalhadores

Item 1 – Projeto de Lei do Senado 514, de 2007, do senador Paulo Paim (PT-RS), dispõe que toda empresa com mais de cem empregados é obrigada a fornecer bolsas de estudo, correspondente ao piso salarial da categoria do trabalhador beneficiado, aos dependentes legais de seus empregados, para sua formação técnico-profissional metódica.

Relatório: apresentado pela senadora Ângela Portela (PT-RR), pela aprovação com uma emenda oferecida, acatando a emenda apresentada pelo Senador Valdir Raupp e a Emenda nº 1-CAE, na forma das subemendas apresentadas, e pela rejeição da Emenda nº 2-CAE. As emendas a) estendem o alcance da medida à educação superior de maneira geral, b) exclui a vinculação do benefício com o piso salarial da categoria beneficiada, c) possibilita que não só os dependentes como também os próprios empregados possam se beneficiar das bolsas de estudo propostas.

O projeto é terminativo.

(12)

12 Ausência para prestar prova de concurso ou processo seletivo

Item 4 – Projeto de Lei da Câmara 118, de 2013 (PL 5802/2009 na Câmara), do ex- deputado Mauro Nazif (PSB-RO), a fim de permitir o afastamento do empregado de seu posto de trabalho para a realização de processo seletivo, público (concurso público) ou privado, ou de exames de avaliação de cursos instituídos pelo Ministério da Educação (MEC). O empregado deverá informar ao empregador a sua ausência ao trabalho com uma antecedência mínima de 7 dias, mediante a apresentação do comprovante de inscrição no concurso ou de declaração do responsável pela seleção. As horas de ausência deverão ser compensadas pelo empregado.

Relatório: apresentado pelo senador Paulo Paim (PT-RS), pela aprovação com uma emenda oferecida para alterar a ementa do projeto a fim de que conste todo o objeto da proposição, não só a liberação para prova de concurso público.

Comissão de Assuntos Sociais Quarta-feira às 9h

Seguro–desemprego para autônomos

Item 2 – Projeto de Lei do Senado 36, de 2011, de autoria do senador Marcelo Crivella (PRB-RJ), dispõe sobre a concessão de seguro-desemprego para os trabalhadores, empregados ou profissionais autônomos, com exercício de atividade impedido em razão de calamidade natural.

Relatório: apresentado pelo senador Benedito de Lira (PP-AL), é pela aprovação na forma do substitutivo apresentado pela CRA que propõe é instituir, no âmbito do Fundo de Amparo ao Trabalhador (FAT), o seguro especial de emergência que seria constituído de parcela única no valor máximo de duas vezes o valor teto do benefício do seguro-desemprego.

O projeto é terminativo na comissão.

Composição do salário

Item 4 – Projeto de Lei do Senado 09, de 2014, de autoria do senador Blairo Maggi (PR- MT), dispondo que as contribuições efetivamente pagas por pessoa jurídica relativas a programa de previdência complementar não serão incluídas na composição do salário-de- contribuição.

Relatório: apresentado pela senadora Lúcia Vânia (PT-RR), é pela aprovação.

O projeto é terminativo na comissão.

Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania Quarta-feira às 10h

Anistia a dirigentes sindicais e trabalhadores

Item 7 – Projeto de Lei do Senado 218, de 2014, de autoria da Comissão de Direitos Humanos e Legislação Participativa, para conceder anistia a dirigentes, representantes sindicais e demais trabalhadores integrantes da categoria profissional dos empregados do Sistema Petrobrás, que no período entre 1º de novembro de 1992 e 31 de dezembro de 2002, sofreram punições, despedidas, suspensões e desligamentos incentivados contratuais, por motivações políticas reducionistas e amorais, em virtude de sua participação nos movimentos reivindicatórios, assegurada a reintegração no emprego.

(13)

13 Relatório: apresentado pelo senador Randolfe Rodrigues (PSOL-AP) é pela aprovação do projeto.

Congresso Nacional

Comissão Permanente Mista de Combate à Violência Contra a Mulher Terça-feira às 14h

A reunião será dividida em três partes. A primeira consiste na escolha da Relatoria da Comissão, a segunda na votação de requerimentos, e a terceira em audiência pública para debater a situação atual do enfrentamento à violência contra a mulher no Brasil com a presença da ministra da Secretaria de Políticas para as Mulheres da Presidência da República, Eleonora Menicucci. Os requerimentos que serão votados na segunda parte são os seguintes:

Requerimento 8, de 2015, de autoria da Vanessa Grazziotin (PCdoB-AM), solicitando a realização de diligências, em cada região brasileira, para esclarecimentos e informações das autoridades públicas sobre as políticas públicas, as criadas e as já implementadas, de combate à violência contra a mulher em cada região, bem como sobre as dificuldades na condução dessas políticas.

Requerimento 9, de 2015, de autoria da deputada Moema Gramacho (PT-BA), solicitando a realização de Audiência Pública para apresentação do Programa Ronda Maria da Penha, atualmente executado no estado da Bahia.

Requerimento 10, de 2015, de autoria da deputada Keiko Ota (PSB-SP), solicitando a realização de Audiência Pública para discutir violência contra mulheres policiais no Brasil.

Comissão Mista da MP 665/14 – Seguro-desemprego Terça-feira às 14h30

Reunião para a apresentação e apreciação do relatório da Medida Provisória 665, de 2014, que reduz o acesso ao seguro desemprego e ao abono salarial. Como o relatório ainda não foi apresentado pelo senador Paulo Rocha (PT-PA), é provável que, após a leitura do texto seja concedida vista coletiva à matéria, sendo marcada nova data para votação.

Comissão Mista da MP 672/15 – Salário Mínimo Quarta-feira às 14h10

Reunião de instalação, eleição do presidente e vice-presidente e escolha do relator e relator-revisor da Medida Provisória 672, de 2015, que disciplina a política de valorização do salário mínimo para o período de 2016 a 2019, a serem aplicadas todo dia 1º de janeiro.

(14)

14 O reajuste será correspondente à variação do Índice Nacional de Preços ao Consumidor – INPC, acumulada nos doze meses anteriores ao mês do reajuste, com aumento real dos seguintes percentuais:

 em 2016, será aplicado o percentual equivalente à taxa de crescimento real do Produto Interno Bruto – PIB, apurada pelo IBGE, para o ano de 2014;

 em 2017, será aplicado o percentual equivalente à taxa de crescimento real do PIB, apurada pelo IBGE, para o ano de 2015;

 em 2018, será aplicado o percentual equivalente à taxa de crescimento real do PIB, apurada pelo IBGE, para o ano de 2016; e

 em 2019, será aplicado o percentual equivalente à taxa de crescimento real do PIB, apurada pelo IBGE, para o ano de 2017.

Comissão Mista da MP 664/14 - Pensão por morte e auxílio-doença Quinta-feira às 9h30

Reunião para a apresentação e apreciação do relatório da Medida Provisória 664, de 2014, sobre mudanças nas regras de pensão por morte e de auxílio-doença. Como o relatório ainda não foi apresentado pelo deputado Carlos Zarattini (PT-SP), é provável que, após a leitura do texto seja concedida vista coletiva à matéria, sendo marcada nova data para votação.

Brasília-DF, 13 de abril de 2015.

Cláudia Fernanda Silva Almeida Sheila Tussi Cunha Barbosa

Referências

Documentos relacionados

desenhos animados. 03- Transcreva um argumento de autoridade utilizado no texto. R.: Temos sólidas suspeitas de que uma programação violenta reforça atitudes antissociais,

Pontuação das Atividades Individuais e Colaborativas realizadas no Ambiente Virtual de Aprendizagem Até 100 pontos p/ qualquer atividade individual ou colaborativa. ATUAÇÃO DA

• Para além disso, pode lavar todos os edredões e almofadas IKEA a 60°C (exceto as almofadas de espuma memory, nas quais apenas a capa pode ser lavada), uma temperatura que

a) Seu computador envia o endereço para o servidor DNS, configurado na sua conexão; o servidor DNS consulta tabela de nomes, para encontrar o número IP correspondente ao endereço;

Nas últimas décadas, os estudos sobre a fortificação alimentar com ferro no país têm sido conduzidos na tentativa de encontrar uma maneira viável para controle da anemia

Os conteúdos abordados durante a formação teórico-prática sobre PICC seguiram as recomendações internacionais para treino na inserção e cuidados aos doentes com

O Conselho de Governo, reunido em plenário em 13 de Outubro de 2005, resolveu autorizar a Secretaria Regional do Plano e Finanças a proceder ao pagamento, junto ao Banco Totta

•   O  material  a  seguir  consiste  de  adaptações  e  extensões  dos  originais  gentilmente  cedidos  pelo