• Nenhum resultado encontrado

PDI Embrapa Perguntas e Respostas sobre aposentadoria na Ceres

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "PDI Embrapa Perguntas e Respostas sobre aposentadoria na Ceres"

Copied!
7
0
0

Texto

(1)

PDI Embrapa 2019 - Perguntas e Respostas sobre aposentadoria na Ceres

Existem com frequência questionamentos sobre o melhor momento para aposentadoria na Ceres. Uma das dúvidas mais frequentes refere-se à situação atuarial e patrimonial, principalmente no Plano de Benefício Definido (Embrapa Básico), onde grande parte dos empregados já atingiu a idade para aposentadoria.

Esclarecemos que a Ceres mensalmente realiza os cálculos para verificar a situação financeira dos planos. Neste sentido, asseguramos que o patrimônio constituído pelo grupo de participantes é suficiente para garantir as aposentadorias atuais e futuras.

Desde que o plano esteja equilibrado, a aposentadoria, mesmo que em grande quantidade, não implica em risco para a saúde do plano.

Dito isso, não é motivo de apreensão para os participantes dos planos administrados da Embrapa que pretendem solicitar o benefício.

A seguir, será apresentado o máximo de informação a todos. Para tanto, foram reunidas as principais questões sobre o assunto em uma lista de perguntas e respostas.

1 – Como posso acessar a simulação de aposentadoria para me ajudar a decidir sobre a adesão ao PDI?

Acesse: www.ceres.org.br

Selecione sua patrocinadora: "Embrapa" Clique em "Participante"

(2)

No campo LOGIN, informe seu CPF (sem pontos e traço) e a SENHA, composta pelos 6 primeiros dígitos do seu CPF.

Em seguida, no campo ‘Selecione’, clique na seta no canto direito e escolha a opção “Simulação de Aposentadoria Ceres” ou "Simulação de Aposentadoria FlexCeres”

Para os participantes vinculados ao Plano Embrapa Básico, na simulação será necessário informar a idade em que pretende se aposentar e o tempo de contribuição já computado para o INSS.

(3)

Já para os participantes vinculados ao Plano Embrapa-FlexCeres, basta alterar a data de aposentadoria e clicar em "Simular."

2 - A simulação valerá para os planos Embrapa Básico e Embrapa-FlexCeres?

Sim. É importante lembrar que, independentemente da simulação, na área restrita do participante, já é possível visualizar o saldo da conta, os valores previstos para portabilidade e resgate, além de uma simulação da aposentadoria.

3 - Se eu ligar para a Gerência de Relacionamento ou procurar o Representante dos planos na minha unidade poderei obter os cálculos que preciso para tomar minha decisão? Sim. Dadas as especificidades de cada caso e ao número de empregados aptos para aposentar, existe a possibilidade dos cálculos não serem realizados prontamente. No entanto, existe o compromisso da equipe da Gerência de Relacionamento em realizar o atendimento em no máximo 24 horas.

4 - Quais são as condições para me aposentar pelos planos de previdência da Embrapa?

No Embrapa Básico é preciso, ao mesmo tempo:

• Ter encerrado o vínculo empregatício com a patrocinadora; • Ter benefício concedido pelo INSS;

• Participantes inscritos até 31.12.94, o participante deve ter 58 (cinquenta e oito) anos de idade, 5 (cinco) anos de vinculação ininterrupta neste Plano de Benefícios e 10 (dez) anos de vinculação empregatícia ininterrupta ao Patrocinador.

• No caso dos participantes inscritos a partir de 01.01.95, é preciso ter 60 (sessenta) anos de idade e 15 (quinze) anos de vinculação ininterrupta a este Plano de

(4)

• A partir de 44 anos, aposentadoria proporcional. Plano Embrapa-FlexCeres:

• Ter encerrado o vínculo empregatício com a patrocinadora; • No mínimo 5 anos de filiação ao plano e 55 anos de idade;

No FlexCeres o participante poderá resgatar 10% das suas contribuições pessoais no momento da concessão do benefício de aposentadoria.

5 - Os participantes do Embrapa Básico que não completaram a idade mínima para recebimento da aposentadoria por tempo de contribuição ou especial do Plano podem pagar de uma vez o valor relativo ao tempo que falta e, assim, saírem aposentados? Sim. Nesses casos, para ter direito ao benefício integral, há a opção de pagar um valor atuarialmente calculado destinado ao fundo de antecipação de aposentadoria, que corresponde ao impacto que a antecipação do benefício traz para os compromissos do plano.

Assim, aqueles participantes do Embrapa Básico que não completaram a idade mínima para recebimento da aposentadoria por tempo de contribuição ou especial têm as seguintes opções:

• Receber o benefício integral mediante o pagamento do valor necessário para cobrir a antecipação de aposentadoria ou

• Não pagar nenhum valor adicional e receber um benefício proporcional, a partir de 44 anos.

6 - Posso me aposentar pelos planos administrados pela Ceres sem estar aposentado pelo INSS?

Plano Básico: Não, porque neste plano, a concessão de benefício pelo INSS é um requisito obrigatório do Regulamento.

Plano Embrapa Flex-Ceres: Sim, desde que você tenha pelo menos 55 anos de idade e no mínimo 5 anos de plano.

Mas, atenção: em ambos os casos, o participante precisa estar desligado da patrocinadora.

7 - Caso eu não reúna as condições necessárias para me aposentar pelos planos administrados pela Ceres, quais são minhas opções ao aderir ao PDI?

É possível escolher entre o autopatrocínio, benefício proporcional diferido, portabilidade ou resgate das contribuições pessoais.

8 - O que é o autopatrocínio e quais são as regras?

É a possibilidade de permanecer no plano após a rescisão do contrato de trabalho com a patrocinadora até o cumprimento dos requisitos para aposentadoria. O participante

(5)

continua a contribuir para o plano com a sua parte, calculada sobre o salário de participação do mês anterior à rescisão e assume também o pagamento das contribuições que eram feitas pela Embrapa. Caso escolha essa opção, você passará a ser um participante autopatrocinado.

9 - E o benefício proporcional diferido?

No benefício proporcional diferido, o participante deixa de fazer as contribuições e mantém seus recursos rendendo até reunir os requisitos para se aposentar. Até lá, continua pagando apenas a taxa de administração e risco.

10 - O que é a portabilidade e o que acontece caso eu escolha essa opção?

A portabilidade é prevista no caso de rescisão do contrato de trabalho com a patrocinadora e corresponde à transferência dos recursos para outro plano de previdência como o plano Família Ceres, por exemplo. Não há incidência de Imposto de Renda, taxa ou tributo de qualquer natureza. Você deixará de ser considerado participante.

Para saber mais sobre o plano Família Ceres, acesse www.familiaceres.com ou procure um de nossos consultores:

Telefone : 0800 979 2005 (ligação gratuita) Email: atende@ceres.org.br

WhatsApp: (61) 99649 4234

11 - Ao optar pela portabilidade, o participante leva a contribuição feita pela empresa? Embrapa Básico: Não. O valor da portabilidade equivale ao do resgate, ou seja, somente o que foi pago pelo participante, sem incidência do imposto de renda.

Embrapa-FlexCeres: Sim. O participante leva o seu saldo de conta, composto pelas contribuições do participante e da patrocinadora, sem incidência do imposto de renda.

12 - O que é o resgate?

É o direito que o participante tem de, no caso de rescisão do contrato de trabalho com a Embrapa, reaver suas contribuições para o plano, tanto no Plano Básico como no Embrapa-FlexCeres.

13 - Se eu optar pelo resgate, receberei o valor total do meu plano?

Não. Tanto o participante do plano Embrapa Básico quanto o do Embrapa-FlexCeres poderão optar pelo resgate levando somente as contribuições pessoais relativas à aposentadoria programada sobre as quais incidirá Imposto de Renda.

(6)

14 - Como posso consultar os valores previstos para cada uma das opções disponíveis: portabilidade, resgate, autopatrocínio e benefício proporcional diferido?

Na área do participante do Portal da Ceres, Informações Cadastrais/Reserva de Poupança, já podem ser consultados os valores para portabilidade e para o resgate. Para conhecer uma estimativa da contribuição para o autopatrocínio será necessário recorrer ao Representante dos Planos ou à Gerência de Relacionamento.

Para quem ainda não atingiu as condições para se aposentar, existe a possibilidade de solicitar o Termo de Opção ano qual são informados os valores para resgate, portabilidade, autopatrocínio e benefício proporcional diferido.

15 - Ao aderir ao PDI, como fica meu saldo devedor do empréstimo?

Se optar pelo resgate ou portabilidade, o saldo devedor de empréstimos será abatido do valor a ser resgatado ou portado. Se decidir pelo autopatrocínio ou benefício proporcional diferido, as prestações dos empréstimos poderão ser pagas mensalmente por boleto bancário ou débito em conta corrente. Caso peça a aposentadoria no Plano Básico ou no Embrapa-FlexCeres, as prestações serão descontadas diretamente no contracheque do benefício pago pela Ceres.

16 - Quanto vou receber da Ceres depois que eu me aposentar? Existe teto para pagamento de benefícios?

Embrapa Básico: Não existe um teto de benefício estabelecido. A complementação de aposentadoria do plano Básico é calculada com base na média dos últimos salários de participação. Utiliza-se, para tanto, os salários anteriores ao mês do início do benefício, corrigidos monetariamente pela variação do INPC, no período compreendido entre o mês de competência e o mês anterior ao do início do benefício, conforme descrição abaixo:

Suplementação Ceres = SRB - SB + AA, sendo: SRB = média dos 12 últimos salários de participação

SB = média dos 36 últimos salários de contribuição para o INSS, limitados ao valor de referência

AA = Abono de aposentadoria, pago aos participantes que se aposentam tendo 30 ou mais anos de serviço. Equivale a 20% do SB.

Embrapa-FlexCeres: Não. A renda de aposentadoria programada é calculada em função do valor acumulado no saldo de conta de cada participante.

Ainda tem alguma dúvida? Entre em contato com a Gerência de Relacionamento com o participante:

Telefone : 0800 979 2005 (ligação gratuita) Email: atende@ceres.org.br

(7)

Referências

Documentos relacionados

Por causa da seleção de um mesmo tipo de denotação para a restrição e o escopo nuclear, a de um indivíduo contável singular com partes mínimas, TDPs é propenso a

Caso não haja preenchimento das vagas oferecidas em primeira chamada, caberá à Universidade do Estado de Santa Catarina proceder a novas chamadas, obedecendo ao

Os cientistas também verificaram que o início do período de reprodução é uma fase muito crítica para os pacus porque precisam dividir a energia do alimento que normalmente

Para assegurar que a solução de cali‐ bração não alterou a condutibilidade devido a evaporação ou propagação, recomendamos vivamente que a conduti‐ bilidade da solução

2º) Clique com o botão direito do mouse e depois com o esquerdo em “recortar”. Se preferir, pode usar as teclas de atalho CTRL+X. Esses passos criarão uma cópia do arquivo ou

17 CORTE IDH. Caso Castañeda Gutman vs.. restrição ao lançamento de uma candidatura a cargo político pode demandar o enfrentamento de temas de ordem histórica, social e política

Além disso, pode-se realizar Engenharia de Tráfego para uma rede convencional que oferece o serviço de melhor esforço, ou para redes que oferecem níveis de QoS, como IntServ/RSVP

A Medida Provisória 910 modifica a legislação sobre regularização fundiária, isto é, o mecanismo pelo qual o governo regulariza as ocupações informais que foram feitas em