• Nenhum resultado encontrado

Módulo de Rastreamento...

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Módulo de Rastreamento..."

Copied!
12
0
0

Texto

(1)

Altamira Tecnologia

Engenharia de Produtos Eletrônicos,, 26/10/2010 - 16:30

Módulo de Rastreamento...

Um chip GSM é tudo que você precisa para rastrear seu veículo!

A possibilidade de rastrear veículos usando os programas Google Maps With GPS Tracker e o GPS TrackView® torna-se realidade com o módulo MS1061-RVGSM/GPS. Com a utilização deste módulo, os usuários podem rastrear veículos por GPRSutilizando o próprio computador.

Porque o módulo é versátil...

Você mesmo rastreia seus veículos.

Os mapas das cidades e rodovias são instalados no seu computador. Conexão direta entre o módulo e o seu computador.

O projeto permite a utilização de qualquer programa de posicionamento. Os mapas vetoriais são mostrados rapidamente na tela.

Tudo acontece em tempo real.

Datalogger com mais de 250.000 pontos.

Busca rápida de nomes de ruas e avenidas próximas ao veículo. Upgrade dos mapas e do software pela Internet.

O sistema é indicado para pessoas e empresas que...

Desejam rastrear seus veículos por conta própria. Tenham noções de uso do computador.

Desejam economia de manutenção com o sistema de rastreamento.

Desejam monitorar em tempo real sua frota de carros, ônibus, caminhões, embarcações, etc. Buscam por um sistema moderno e confiável de rastreamento.

(2)

Altamira Tecnologia

Engenharia de Produtos Eletrônicos,, 26/10/2010 - 16:30

Utilizando conexão GSM/GPRS...

O rastreamento por uma rede GSM e protocolo GPRS (General Packet Radio Service) depende da Internet para funcionar e possui as seguintes modalidades:

Rastreamento Ponto-a-Ponto em tempo real...

Para conectar um modulo remoto pela rede GSM devemos observar alguns aspectos de uma conexão através da internet. A primeira sobre o aspecto de protocolo TCP/IP define que todo o tráfego nesta rede deve ser identificado pelo seu IP. Quando associamos um dispositivo na rede de telefonia móvel ao mesmo é atribuído um número de IP através do servidor de DHCP (Dynamic Host Configuration Protocol) no seu servidor de acesso da sua operadora. Neste momento seu IP pode estar sendo definido como um IP interno a esta rede ou externo comum a todos. No caso um IP interno é aquele atribuído por um sistema de servidor de DHCP que isola os meios interno e externo através de um sistema NAT (Network Address

Translation) que canaliza todo o acesso externo para este IP interno. Um IP externo é uma faixa que pertence ao meio da rede publica. A operadora GSM considera os IP de sua rede na faixa de IP público. O rastreamento ponto-a-ponto em tempo real no PC requer a abertura de uma porta no protocolo TCP para a conexão direta com o módulo, a esta porta deveremos ter um Servidor ou um Cliente, conforme a configuração do sistema, poderá existir na mesma maquina mais de um Servidor, um para cada porta. Ao associar uma rede de telefonia móvel onde estou ou qual será o IP que eu terei...?

Alem de não sabermos o IP que nosso MODEM terá, também não sabemos qual o IP que o nosso sistema ou programa de rastreamento terá..

(3)

Altamira Tecnologia

Engenharia de Produtos Eletrônicos,, 26/10/2010 - 16:30

Utilizando IP fixo...

Rastreamento por IP fixo: Destinado a empresas que possuem uma conexão especial com Internet

através de um IP fixo e vários veículos. O módulo é configurado para o IP e a porta fixa e começará a transmitir toda vez que a ignição do veículo estiver ligada. Os vários veículos poderão ser visualizados em tempo real na tela do navegador.

Para tal, podemos contratar um serviço de acesso onde o mesmo forneça IP Fixo para o meu PC, assim o nosso MODEM GSM no rastreador poderá ser programando como cliente deste IP e sempre que este entrar na rede tentará fazer uma conexão com um Servidor em um PC que esta sendo utilizado neste IP fixo.

Programando o IP fixo no MODEM GSM do rastreador através de um SMS...

Uma das maneiras de enviar ou programar este IP no nosso rastreador é enviando uma mensagem SMS contendo o comando, sua senha de cesso e o endereço de IP o qual queremos que o rastreador acesse em seguida ou sempre que for se conectar na internet.

Modo IP Fixo:

Mensagem de texto do SMS para enviar:

AT+GMODE=<senha>,<num. Serie>,1,”IP”,<porta>

Senha = fornecida junto com o módulo...

número de série = fornecida junto com o módulo...

“IP” = IP do Servidor que se deseja fixar no módulo...

(4)

Altamira Tecnologia

Engenharia de Produtos Eletrônicos,, 26/10/2010 - 16:30

Utilizando IP dinâmico...

Rastreamento por IP dinâmico: Modalidade destinada a usuários domésticos e pequenas empresas que

possuem poucos veículos para rastrear ao mesmo tempo. É necessário utilizar o acesso através de um nome de domínio, que já é previamente definido em fabrica, fornecido junto com o módulo onde o mesmo ao se conectar poderá obter o correto endereço de IP que o usuário esta, não importando a máquina ou local.

Um dos métodos utilizados como conexão por IP dinâmico, utilizamos um servidos Dinâmico de nomes ou DNS (Dinamic Name System) para armazenar nosso IP. Desta forma o módulo GSM poderá conectar através de um referencial de NOME (exemplo: “seunome.no-ip.org”), sempre que nosso modem desejar conectar com nosso programa poderá simplesmente conectar através deste servidor de DNS, o mesmo ira fornecer o atual IP onde estamos.

Atualizando seu IP Dinâmico automaticamente...

O módulo é fornecido já com uma conta e senha em um servidor de DNS Dinâmico, juntamente com seu programa TrackView e junto é fornecido um pequeno programa que fica instalado na máquina. Este pequeno programa é encarregado de manter atualizado a cada 5 segundos o seu IP lá no Servidor de DNS Dinâmico, assim o usuário

poderá simplesmente ligar o módulo o mesmo irá conectar-se com o programa TrackView através deste Servidor de DNS Dinâmico que irá fornecer o IP de onde você estiver.

Programando o Domínio no MODEM GSM do rastreador através de um SMS...

Uma das maneiras de enviar ou programar este Dominio no nosso rastreador é enviando uma mensagem SMS contendo o comando, sua senha de cesso e o nome do Dominio o qual queremos que o rastreador acesse em seguida ou sempre que for se conectar na internet.

Modo IP Dinâmico:

Mensagem de texto do SMS para enviar:

AT+GMODE=<senha>,<num. Serie>,0,”<domínio do servidor>”,<porta>

Senha = fornecida junto com o módulo...

número de série = fornecida junto com o módulo...

”<domínio do servidor>”= Domínio do Servidor DNS que fornecerá o IP...

(5)

Altamira Tecnologia

Engenharia de Produtos Eletrônicos,, 26/10/2010 - 16:30

Como executar o GPS TrackView® em computadores ligados em redes internas por roteadores...

O programa GPS TrackView® é capaz de abrir a porta TCP automaticamente na maioria dos roteadores modernos, entretanto se você utiliza um roteador antigo ou usa a Internet em redes corporativas fechadas com proteção por firewall, será necessário a ajuda de um técnico para configurar internamente o roteador ou o servidor de acesso.

Como padrão o programa GPS TrackView® utiliza a porta 35000 no protocolo TCP mas outras portas poderão ser utilizadas. O técnico deverá criar uma regra NAT ou fazer um Port Fowarding

redirecionando tudo que chegar pela porta 35000, ou uma faixa, no protocolo TCP para o endereço IP interno da máquina onde estiver instalado o programa.

(6)

Altamira Tecnologia

Engenharia de Produtos Eletrônicos,, 26/10/2010 - 16:30

Serviços de DNS Dinâmico

O grande obstáculo para rodar servidores ou programas de acesso remoto em uma conexão com IP dinâmico é justamente o fato de que o endereço muda constantemente.

Você poderia muito bem instalar um servidor web, configurado para usar a porta 8080 e dizer para um amigo acessá-lo através do http://seu-endereço-ip:8080, mas ele precisaria perguntar o endereço novamente cada vez que fosse acessar seu servidor, já que o endereço seria diferente. A situação seria ainda mais complicada se você precisasse acessar seu micro via SSH (ou qualquer programa de acesso remoto), já que se você não está em casa, não há como saber o endereço corrente.

A solução para o problema é utilizar um serviço de DNS Dinâmico (Dynamic DNS), onde você pode registrar um endereço de acesso como "meu-nome.no-ip.org" ou "fulano.dyndns.com", que passa a apontar para seu endereço IP corrente.

Para manter este endereço de IP atualizado foi desenvolvido um pequeno programa, residente em seu PC, que envia um pacote de atualização a cada 5 minutos, contendo seu endereço IP corrente. Este programa trabalha em conjunto com um script, ativo no servidor, que se encarrega de ler os pacotes e atualizar a linha no arquivo.

Mesmo que seu endereço IP mude, ou que você precisasse reiniciar o PC (o que pode mudar o endereço de IP onde você esta), o domínio ficaria apenas 5 minutos fora do ar, o tempo do programa instalado na sua máquina enviar o próximo pacote de atualização para o servidor de DNS Dinâmico.

Existem diversos servidores de DNS dinâmico, a maioria deles gratuitos. Fornecer domínios virtuais é um serviço muito menos custoso do que fornecer webmails, por exemplo. Por isso, muitas empresas oferecem o serviço gratuitamente, como uma forma de divulgação ou buscando cobrir os custos com anúncios. Alguns exemplos são: http://www.no-ip.com http://www.dyndns.com http://www.da.ru http://www.dtdns.com/ http://dns2go.com

Configuração de fabrica para acesso do módulo...

Não é necessário configurar nada no módulo MS1061-RV GSM/GPS, ao ser ligado o módulo identifica a

operadora do chip no “SIM CARD” e através de uma tabela própria configura acesso a rede destra operadora em seguida como Cliente procura pelo IP do usuário pelo Servidor Dinâmico de DNS em “ms1061<num. Serie>.no-ip.org”, ao consegue uma conexão válida o mesmo começa a transmitir seu pacote de

posicionamento com sua identificação. O programa Servidor (GPS TrackView®) identifica esta sentença e

posiciona o rastreador com sua imagem correspondente. Caso isto não ocorra de imediato duas podem ser as razões, a primeira onde o chip que esta sendo utilizado não possui cobertura ou na segunda situação o

Programa Servidor (GPS TrackView®) esta sem acesso através do seu Farewall ou Roteador.

Utilizamos no rastreador o serviço do http://www.no-ip.com já programado em fabrica cujo seu endereço e

(7)

Altamira Tecnologia

Engenharia de Produtos Eletrônicos,, 26/10/2010 - 16:30

Configurando o acesso a Rede da Operadora do seu chip GSM...

Configura o modulo, através de um SMS, com os parâmetros GPRS da operadora GSM. Estes dados são fornecidos pelas operadoras de GSM e são próprios de cada uma.

Senha: Fornecido junto com o módulo. Num. Série: Fornecido junto com o módulo. APN : Access Point Node da operadora. Login : Nome do usuário.

Password : Senha. Exemplos: AT+GSET=”1234”,”SO1061100921001”,”tim.br”,”tim”,”tim” AT+GSET=”1234”,”SO1061100921001”,”gprs.telemigcelular.com.br”,”celular”,”celular” AT+GSET=”1234”,”SO1061100921001”,”claro.com.br”,”claro”,”claro” AT+GSET=”1234”,”SO1061100921001”,“wap.ctbc.br”,””,”” AT+GSET==“Senha”,“Num. Serie”,“APN”,“Login”,“Password”

(8)

Altamira Tecnologia

Engenharia de Produtos Eletrônicos,, 26/10/2010 - 16:30

Utilizando programas de posicionamento convencionais como programas Google Maps With GPS Tracker...

Ativa o envio de sentenças NMEA0183 do módulo. Com o NMEA ativado, o módulo pode funcionar como um GPS genérico, compatível com a maioria dos programas de navegação.

Mode : 0:Desliga NMEA; 1: Liga NMEA

AT+NMEA = [Mode]

Exemplo:

AT+NMEA=0 : É a configuração padrão de fábrica.

AT+NMEA=1 : Ativa saída NMEA na serial com taxa de 115200 bps.

Seqüência de comandos do MODEM GSM na conexão de uma rede...

Exemplo: AT AT ATE0 AT+CIPMODE=0 AT+CDNSORIP=1 AT+CSPN? +CSPN: "TIM",0 OK AT+CIPCSGP=1,"tim.com","tim","tim" AT+CIPSTART="TCP","ms1061SO1061100921001no-ip.org","35000" AT+CIPSEND

O módulo procede a um script de conexão conforme pode ser visto no exemplo acima e em seguida transmite o pacote de posicionamento com sue identificação a cada 3 segundo, este tempo pode ser alterado por um comando via SMS. Caso seja perdido a conexão o módulo refaz automaticamente o script até obter contato novamente.

Configura a taxa de envio no modo Navegação em tempo Real. Time : Tempo em segundos entre 1 a 250.

AT+RTNRATE=[Time]

Exemplo:

AT+RTNRATE=3 : Envia posição a cada 3 segundos. É o padrão de fábrica. AT+RTNRATE=1 : Envia posição a cada 1 segundo.

(9)

Altamira Tecnologia

Engenharia de Produtos Eletrônicos,, 26/10/2010 - 16:30

Configura o evento de cada sensor de entrada (1 a 4).

Aplicações:

O Sensor 1 utilizado no Botão de Pânico. O Sensor 2 utilizado na situação da ignição.

O Sensor 3 utilizado nas portas ou na integração com o alarme do veículo.

SensorNumber : 1:Sensor1 (Botão de Pânico); 2: Sensor2

Status : Código de eventos

1: Envia SMS...

2: Envia Notificação on-line se estiver conectado...

4: Sensor1: Desligamento de relés após 5 segundos ativado... Sensor2: Ativação do Data logger...

Para escolher mais de um evento, some os valores de cada evento.

AT+SENSOR = [SensorNumber], [Status]

Exemplos:

AT+SENSOR=1,0: Desliga todos os eventos do Sensor1.

AT+SENSOR=1,7: (7=1+2+4) Atribui ao Sensor1 o envio de SMS, notificação on-line e desligamento dos relés após 5 segundos ativado (Padrão de Fábrica). AT+SENSOR=2,0: Sensor2 desligado (Padrão de Fábrica).

AT+SENSOR=2,1: Sensor2 envia SMS ao ser acionado.

AT+SENSOR=2,5: (5=1+4) Sensor2 envia SMS e ativa Data logger.

Configurando uma lista de telefones para o módulo enviar SMS...

Registra a lista de telefones que receberão as notificações SMS enviadas pelo módulo. A lista deve conter somente números de telefones celulares capazes de receber SMS. É conveniente indicar antes do número, o código do país e o código de área onde o número está registrado. Para envio de SMS, não é utilizado o código da operadora de longa distância.

Exemplo de número de telefone de Belo Horizonte/MG para envio de SMS: 0055 31 92222222 (Código do País + Código de Área + Número do Telefone)

(10)

Altamira Tecnologia

Engenharia de Produtos Eletrônicos,, 26/10/2010 - 16:30

Configura o Data Logger.

Time : Tempo em segundos de aquisição do Data Logger.

MinSPD : Velocidade mínima em knots que o Data Logger começa a registrar. Aconselhável deixar esta campo sempre com o valor 1.

Type : 0=Registro Automático (Recomendado) ; 1=Ativado pelo Sensor

AT+LOGGERCONF = [Time],[MinSPd],[Type]

Exemplos:

AT+LOGGERCONF=3 É a configuração padrão de fábrica. O Data Logger registrará a

posição do veículo a cada 3 segundos.

AT+LOGGERCONF=1,1,0 Habilita o Data Logger para registro a cada 1 segundo, com início de registro acima de 1 km/h e ativação automática através do GPS.

Configura os relés para o modo permanente, temporário ou intermitente.

Relay: 1 a 4, Número do Relé. O valor zero é utilizado para retornar a configuração de todos os relés ao padrão de fábrica.

Time : Tempo de desligamento em frações de 0.25 segundos (1 segundo = 4). O valor

zero define o relé como permanente e o valor 32767 define o relé como intermitente com períodos de 0.5 segundo.

Exemplos:

AT+RELAYCONF=0,0 Configura todos os relés para o padrão de fábrica

AT+RELAYCONF=4,0 Configura Relé #4 para permanente

AT+RELAYCONF=4,6 Configura Relé #4 para temporário com desligamento em 1,5s

AT+RELAYCONF=3,1200 Configura Relé #3 para temporário com desligamento em 5

minutos (5 x 60s x 4 = 1200).

AT+RELAYCONF=3,32767 Configura Relé #3 para intermitente.

Padrão de fábrica: Relé #1 : Permanente

Relé #2 : Permanente (Sirene)

Relé #3 : Intermitente (Luzes de Advertência)

(11)

Altamira Tecnologia

Engenharia de Produtos Eletrônicos,, 26/10/2010 - 16:30

Configura os relés para o modo permanente, temporário ou intermitente. Relay: 1 a 4, Número do Relé. O valor zero é utilizado para retornar a configuração de

todos os relés ao padrão de fábrica.

Time : Tempo de desligamento em frações de 0.25 segundos (1 segundo = 4). O valor

zero define o relé como permanente e o valor 32767 define o relé como intermitente com períodos de 0.5 segundo.

Exemplos:

AT+RELAYCONF=0,0 Configura todos os relés para o padrão de fábrica

AT+RELAYCONF=4,0 Configura Relé #4 para permanente

AT+RELAYCONF=4,6 Configura Relé #4 para temporário com desligamento em 1,5s

AT+RELAYCONF=3,1200 Configura Relé #3 para temporário com desligamento em 5

minutos (5 x 60s x 4 = 1200).

AT+RELAYCONF=3,32767 Configura Relé #3 para intermitente.

Padrão de fábrica: Relé #1: Permanente

Relé #2: Permanente (Sirene)

Relé #3: Intermitente (Luzes de Advertência)

(12)

Altamira Tecnologia

Engenharia de Produtos Eletrônicos,, 26/10/2010 - 16:30

Especificações:

• Processador ATMEL 22MHz.

• MODEM GSM Quad Band 850/900/1800/1900Mhz.

• GPS SirfStar III com 20 canais paralelos.

• Sensibilidade de -159dBm.

• Precisão absoluta menor que 10 metros sem correção diferencial.

• Rastreamento em tempo real por GSM/GPRS classe 10.

• Compatível com o programa GPS TrackView®.

• Memória 2 Gbyte para Data Logger com 500.014 pontos com posição, altitude, tempo,

velocidade, pontos de parada e pontos de desligamento do veículo.

• Memória não volátil - não se apaga quando o equipamento é desligado

• Possibilidade de atualização do software interno por cabo e GPRS

• Entrada para microfone (plug estéreo)

• Saída para fone de ouvido (plug estéreo)

• Conexão RS-232 a 115200 bps com controle de fluxo por hardware

• Conexão USB v2.0 (opcional)

• Entrada para 4 sensores com ativação por tensão positiva entre 6 a 40 Volts

• Saída com 4 relés de contato reversível e 1 relé de contato duplo

• Temperatura de operação : -35ºC a +85ºC

• Tensão de operação: 7V-15V (Modelo 12 Volts); 20V-28V (Modelo 24 Volts)

• Entrada para bateria de backup opcional de 12V/1.3Ah

• Circuito inteligente de carregamento da bateria de backup

Consumo médio em stand by com relés desligados: 30mA

• Consumo médio de cada relé ativado: 40mA

• Consumo médio de 130 mA transmitindo em GPRS

• Antena GSM e GPS com conector padrão SMA

• Caixa de policarbonato

• Dimensões: 150 x 100 x 40 mm

Referências

Documentos relacionados

A professora vai realizar uma roda de conversas sobre a família e vai fazer uma contação da história “O livro da Família”, após vai pedir para cada criança mostrar a

No paradigma de aprendizagem supervisionada multi-padrão (Figura 4), o conjunto de dados de treino consiste em “sacos” classificados, cada um contendo um conjunto de

O valor da reputação dos pseudônimos é igual a 0,8 devido aos fal- sos positivos do mecanismo auxiliar, que acabam por fazer com que a reputação mesmo dos usuários que enviam

Maria Silene Vieira Wanderley  Maria Silene Vieira Wanderley 18/01/2017 17:27

Analysis of relief and toponymy of the landscape based on the interpretation of the military topographic survey: Altimetry, Hypsometry, Hydrography, Slopes, Solar orientation,

servidores, software, equipamento de rede, etc, clientes da IaaS essencialmente alugam estes recursos como um serviço terceirizado completo...

“Uma vez realizada uma generalização, somente pode ser descrita como boa ou má, não como certa ou errada, uma vez que as alterações introduzidas na informação têm

Fonte: IDC, 2015 (Inquérito a 467 organizações portuguesas que possuem alguma presença na Internet)..