• Nenhum resultado encontrado

O DIRETOR-PRESIDENTE DA COMPANHIA DOCAS DO ESPÍRITO SANTO - CODESA

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "O DIRETOR-PRESIDENTE DA COMPANHIA DOCAS DO ESPÍRITO SANTO - CODESA"

Copied!
8
0
0

Texto

(1)

RESOLUÇÃO 53

31 de outubro de 2014

O DIRETOR-PRESIDENTE DA COMPANHIA DOCAS DO ESPÍRITO SANTO -

CODESA, no uso da atribuição que lhe confere a

letra “g”, do artigo 17, do

Estatuto Social da Companhia, e consoante decisão tomada pela Diretoria

Executiva em sua 1542 ª Reunião Extraordinária, realizada em 29 de outubro de

2014,

RESOLVE

I.

Revogar Resolução 38, de 08/08/2014;

II.

Colocar em vigor a Norma de Faturamento/Cobrança de Serviços

Portuários, conforme documento anexo.

(2)

NORMA SOBRE FATURAMENTO/COBRANÇA DE SERVIÇOS PORTUÁRIOS

1) OBJETIVO

Estabelecer os critérios e procedimentos a serem adotados para o faturamento e cobrança dos serviços portuários prestados pela Autoridade Portuária CODESA aos Agentes das Embarcações, Arrendatários e Operadores Portuários.

2) COMPETÊNCIAS:

1. Coordenação Financeira e Orçamentária - CODFOR, realizar a administração dos dados relativos à cobrança dos serviços prestados, através da emissão de notas fiscais eletrônicas e notas de débito, o controle dos recebíveis e acompanhamento da cobrança sistemática dos créditos devidos pelos Armadores ou Prepostos, Arrendatários e Operadores Portuários.

2. Coordenação de Tecnologia da Informação - COINFO, dar suporte técnico ao desenvolvimento, implantação e manutenção de sistemas de processamento de dados que visem fornecer melhor rapidez na emissão de notas fiscais eletrônicas e notas de débito e atualização dos débitos para a cobrança.

3. Coordenação de Programação Operacional - CODPRO, efetuar o controle das atracações, desatracações de embarcações, inserção dos Pagamentos de Serviços Portuários – PSP’s com dados preliminares (Nome da Empresa, CNPJ, Porto, Cais, Berço, Tabelas e demais dados) que influenciam o faturamento, através do registro em sistema informatizado disponibilizado pela COINFO e ainda fornecer as informações necessárias à CODFOR, para o cálculo dos valores devidos e respectiva cobrança.

4. Coordenação de Gestão Portuária - COGESP, efetuar o controle das informações com dados das movimentações referentes a execução dos serviços portuários prestados pelos Operadores Portuários (Nome da Empresa, CNPJ, tipo de mercadoria, quantidade, sentido, tipo de navegação e demais dados) que influenciam o faturamento, através do registro em sistema informatizado disponibilizado pela COINFO e fornecer as demais informações necessárias à CODFOR, para o cálculo dos valores devidos e respectiva cobrança.

5. Coordenação de Arrendamento e Contratos - COARCO, o encaminhamento da documentação referente aos contratos de arrendamentos/aluguéis de áreas, instalações e equipamentos, reajustes contratuais, planilhas de movimentação mensal de cargas das áreas arrendadas e terminais privativos à CODFOR, para a respectiva cobrança.

6. Coordenação Jurídica - COJURI, dar suporte técnico para os casos de inadimplência, orientando e movendo ações judiciais cabíveis, bem como, instaurando processo administrativo junto aos órgãos externos competentes, quando for o caso.

(3)

7. Coordenação Contábil - CODCON, dar suporte técnico para os casos contábeis, orientando e auxiliando a CODFOR nos quesitos tarifários que influenciam a contabilidade.

3) DEFINIÇÕES

Para efeito de aplicação desta Norma, considera-se a seguir:

1. ARRENDATÁRIO - pessoa jurídica constituída para explorar determinada área e/ou instalação do Porto Organizado de caráter público.

2. SERVIÇO/OPERAÇÃO PORTUÁRIA - movimentação e armazenagem de mercadorias destinadas ou provenientes de transporte aquaviário, realizada no porto organizado por Operadores Portuários.

3. OPERADOR PORTUÁRIO - pessoa jurídica pré-qualificada para a execução de operação portuária na área do Porto Organizado.

4. INFRA-ESTRUTURA - facilidades referentes à utilização das instalações portuárias para movimentação de mercadorias.

5. AGENTE DA EMBARCAÇÃO – pessoa jurídica, preposta do armador,

responsável pela embarcação junto à autoridade portuária.

4) CRITÉRIOS

4.1. PRAZOS DE VENCIMENTO, PAGAMENTO E PRORROGAÇÃO

a) Os serviços portuários das Tabelas (I e II) são de responsabilidade do Agente da Embarcação, sendo que os serviços das Tabelas (III, V e VI) de responsabilidade do Operador Portuário. Em ambos os casos dever ser efetuado o depósito prévio da caução no valor correspondente de 80% da previsão dos serviços a serem prestados, baseado na tonelagem e/ou quantidade de carga a ser movimentada.

i. O Operador Portuário responsável pela as Tabelas (III, V e VI)

poderá ser o responsável pela a Tabela I, desde que informado no momento da Solicitação da Atracação (SDA).

ii. O Agente da Embarcação responsável pelas as Tabela I e II poderá

ser o responsável pela as Tabelas (III, V e VI), desde que informado no momento da Solicitação da Atracação (SDA). Neste caso o Operador Portuário será co-responsável junto a CODESA, caso o Agente da Embarcação não venham a arcar com os pagamentos devidos, tal efeito ocorre devido a responsabilidade do Operador Portuário diante da Autoridade Portuária conforme elencados no Art. 62 da Lei 12.815 de 5 de Julho de 2013.

b) Os serviços portuários da Tabela (IV) são de responsabilidade do Importador e/ou Exportador da mercadoria. No caso da importação antes da retirada da mercadoria e na exportação antes do embarque da mesma, deve ser efetuado

(4)

o depósito prévio da caução de 100% do valor previsto. Salientamos que o Operador Portuário da Operação de Armazenagem (retirada ou embarque da mercadoria) será co-responsável junto a CODESA, caso o importador ou exportador não venham a arcar com os pagamentos devidos, tal efeito ocorre devido a responsabilidade do Operador Portuário diante da Autoridade Portuária conforme elencados no Art. 62 da Lei 12.815 de 5 de Julho de 2013.

c) Quando a operação portuária de importação e exportação ocorrer aos sábados, domingos e/ou feriados, o pagamento da caução deverá ser efetuado com antecedência de 1 (um) dia útil à movimentação, observando o horário de expediente bancário, visando não ter problemas nas operações.

d) Se a empresa não tiver a previsão de movimentação de carga a ser realizada, deverá depositar quantia de R$ 10.000,00 (dez mil reais). Este valor será atualizado conforme a tarifa portuária.

e) É de responsabilidade da COGESP, após a desatracação das embarcações, no prazo máximo de 7 (sete) dias, inserir no sistema todas as informações necessárias para emissão da respectiva cobrança pela CODFOR, como também, no caso da Tabela IV que diz respeito a armazenagem de mercadorias após o termino total da operação. No caso de operações de re-despacho de mercadorias, a movimentação da atracação só será finalizada após o fim do re-despacho, observando o prazo acima.

f) A cobrança será emitida no prazo de 2 (dois) dias úteis, depois de recebida a documentação hábil das coordenações (CODPRO/COGESP/COARCO). A Nota Fiscal Eletrônica estará disponível nos sites das Prefeituras Municipais. Com relação a Nota de Débito será encaminha via e-mail pela a CODESA.”

g) O vencimento do título será de 15 (quinze) dias, contados da data de emissão pela CODESA, e estará disponível eletronicamente por 3 (três) dias corridos no site da Banco do Brasil S/A, após este prazo o boleto bancário será expedido para o endereço físico da empresa.

h) No caso de liquidação de fatura após o vencimento, a mesma será acrescida de juros de 1% a.m., proporcionalmente ao período de atraso.

i) Após 30 dias de atraso, além dos juros acima mencionado, incidirá variação positiva do IGP-M do período.

j) Após o vencimento do título, sem prejuízo da cobrança de juros descrita no item (4.1.h), incidirá, sobre o valor atualizado, também multa de 2% (dois por cento).

k) Sob nenhuma hipótese será concedida prorrogação de prazo para pagamento de título após o seu vencimento, ressalvado o que estabelece o item (4.3) desta Norma, ou, quando devidamente comprovado pelo devedor o recebimento do título após a data de vencimento.

(5)

4.2. LOCAIS DE PAGAMENTO

a) O pagamento dos títulos será efetuado em qualquer agência bancária até o vencimento. Após o vencimento só será aceito via depósito identificado, com a incidência dos itens (4.1.h), (4.1.i) e (4.1.j).

b) Após o “quinto” dia do vencimento do título, o mesmo poderá ser enviado ao

Cartório de Protesto de Títulos, cabendo o devedor a responsabilidade pelas custas cartorárias.

4.3. PAGAMENTO DE TÍTULO FORA DO VENCIMENTO SEM JUROS

A Coordenação Financeira e Orçamentária - CODFOR da CODESA, somente receberá o pagamento de títulos vencidos, sem os correspondentes acréscimos, mediante autorização da Diretoria de Administração e Finanças - DIRAFI.

4.4. DÉBITOS

a) A Coordenação Financeira e Orçamentária - CODFOR emitirá um relatório

mensal para os e-mails dos coordenadores da

COGESP/CODPRO/COARCO/COJURI e aos Diretores da Companhia.

b) Após 30 (trinta) dias de atraso de qualquer tipo de cobrança, os devedores ficarão impedidos de utilizar os equipamentos e infraestrutura do Porto.

c) Os devedores com atraso superior a 75 (setenta e cinco) dias, observado a legislação vigente, terão seus nomes incluídos no Cadastro Informativo - CADIN. A CODFOR relacionará os títulos vencidos e não liquidados, para serem encaminhadas à Coordenação Jurídica - COJURI da CODESA, para análise sobre os aspectos legais, retornando no prazo de até 10 (dez) dias à

Coordenação de Finanças e Orçamento – CODFOR, para providências

necessárias de inclusão no CADIN.

d) A COJURI deverá manter a CODFOR sempre informada das medidas tomadas, visando a não duplicidade de cobrança.

e) A Diretoria Executiva da CODESA poderá liberar o usuário de utilizar-se de novos serviços requisitados, desde que efetue antecipadamente o pagamento dos mesmos, com a devida autorização por escrito do Diretor-Presidente, com base em exposição de motivos devidamente fundamentada pela Diretoria de Infraestrutura e Operações - DIROPE.

f) De acordo com a legislação vigente, a CODFOR no mês de novembro de cada ano, providenciará o levantamento dos débitos de títulos pendentes de recebimento, para fins de baixa no contas a receber, independente dos recursos utilizados para sua cobrança, encaminhando à DIRAFI para análise e posterior apreciação e aprovação da Diretoria Executiva - DIREXE.

(6)

4.5. CRÉTIOS E RESTITUIÇÃO

Semanalmente será feito a devolução de créditos a restituir e PSP’s não utilizados, motivados pelo cancelamento de atracação da embarcação e outros fatores. Caso necessário, será feito encontro de contas e compensações para pagamentos e baixas de outros títulos ou novos PSP’s.

5) PROCEDIMENTOS

5.1. COBRANÇA DE MOVIMENTAÇÕES DE CARGAS

a) A Coordenação de Programação Operacional - CODPRO irá providenciar a inserção das atracações no sistema informatizado e os respectivos serviços como manobras de atracação, desatracação e dentre outras cobranças prevista na Tabela de Serviços, informando sempre o Agente da Embarcação responsável por cada serviço executado.

b) A Coordenação de Gestão Portuária - COGESP, após a conclusão da operação portuária, providenciará a inserção dos dados no sistema informatizado, dentre eles: tipo de mercadoria movimentada, equipamentos utilizados, armazenagem, consumo de água e energia durante a operação do navio, bem como, a compensação da Norma de Atracação (Resolução 006/2008).

c) A Coordenação Financeira e Orçamentária – CODFOR, a partir das

informações encaminhadas pelas CODPRO e COGESP, processará as mesmas e gerará a cobrança contra o devedor responsável informado pela COGESP/CODPRO no sistema informatizado.

d) O devedor responsável, mediante o recebimento da cobrança emitida pela CODFOR, providenciará o pagamento conforme estabelecido nesta Norma, observando o prazo de vencimento.

5.2. COBRANÇA DE ARRENDAMENTOS E OUTROS CONTRATOS

a) A Coordenação de Arrendamento e Contratos - COARCO irá providenciar a inserção dos dados das parcelas no sistema de contratos, inclusive rateios de parcelas, finalizações de contratos, vencimentos, bem como, multas e outras compensações financeiras devidas pelos arrendatários.

b) A Coordenação Financeira e Orçamentária – CODFOR, a partir das

informações inseridas no sistema de contrato pela COARCO emitirá a cobrança contra o arrendatário responsável.

c) O Arrendatário responsável, mediante o recebimento da cobrança emitida pela CODFOR, providenciará o pagamento conforme estabelecido nesta Norma, observando o prazo de vencimento.

(7)

a) A Coordenação Financeira e Orçamentária – CODFOR, processará os dados para o cálculo e cobrança dos serviços portuários prestados, 02 (dois) dias úteis depois de recebidas as informações completas da COGESP/CODPRO, sobre o término da operação e fechamento do navio.

b) A Coordenação Financeira e Orçamentária - CODFOR, emitirá a Nota Fiscal de Serviços Eletrônica e Nota de Débito no formato digital.

5.4. RECEBIMENTO DOS TÍTULOS

O recebimento será feito por meio de pagamento via boleto ou depósito identificado na conta da CODESA junto a Instituição Bancária por ela indicada.

5.5. BAIXA DE CONTAS A RECEBER

A Coordenação Financeira e Orçamentária - CODFOR, diariamente, com base no movimento bancário, processará a baixa dos títulos no Contas a Receber, gerando um relatório diário de liquidação, o qual será encaminhado à

Coordenação de Contabilidade – CODCON, com os avisos de créditos

correspondentes.

5.6. CORREÇÃO DA COBRANÇA

a) As solicitações sobre correção dos valores dos títulos deverão ser protocoladas por meio de carta com o papel timbrado da empresa e postada no protocolo geral da CODESA, em até 10 (dez) dias antes do vencimento.

b) No caso da solicitação se dar com 4 (quatro) dias antes do vencimento ou após, deverá ser pago o valor total do título, sem nenhum tipo de abatimento ou glosa.

c) Recebido o pedido no tempo previsto no item (5.6.a) anterior, caberá a CODFOR encaminhar para a COGESP/CODPRO/COARCO/COJURI, para analisar e emitir parecer no prazo máximo de 5 (cinco) dias.

d) No caso de indeferimento do pedido, prevalecerá a data fixada no título para vencimento, sendo cobrados, por atraso, os encargos previstos nos itens (4.1.h), (4.1.i) e (4.1.j) desta Norma.

e) Não atendido pela COGESP/CODPRO/COARCO/COJURI o prazo previsto no item (5.6.c), o prazo de vencimento do título será com base no item (4.1.g).

f) Se após a emissão do título for constatada incorreção no valor a ser pago, a CODFOR providenciará o seu estorno, mediante expedição de novo título.

g) Caso concorde, o devedor poderá solicitar o documento de Carta de Correção da Cobrança, para dados cadastrais e outros dados que não comprometam diante dos órgãos de fiscalização.

h) A Coordenação Financeira e Orçamentária - CODFOR efetuará as baixas e registros necessários, quando ocorrer cancelamento da cobrança.

(8)

6) DISPOSIÇÕES GERAIS

Serão processados diariamente pela CODFOR, os relatórios do sistema de faturamento, necessários ao gerenciamento e acompanhamento da cobrança.

Casos omissos ou dúvidas sobre a sistemática de faturamento e cobrança devem ser dirigidos a Coordenação Financeira e Orçamentária - CODFOR, para posterior decisão da Diretoria Executiva.

Referências

Documentos relacionados

Excluindo as operações de Santos, os demais terminais da Ultracargo apresentaram EBITDA de R$ 15 milhões, redução de 30% e 40% em relação ao 4T14 e ao 3T15,

This study evaluated specifically the sensitivity of primordial follicles to in vitro preservation conditions and showed that the storage of ovarian fragments in 0.9% saline

Diante das análises realizadas, pode-se concluir que os frutos de lichia comercializados em Teresina–PI, possuem potencial para aproveitamento da polpa na

Com esta publicação, a Associação de Professores de Matemática pretende tornar mais acessível um conjunto de informações incidindo sobre esses autores e sobre os trabalhos que

As concentrações plasmáticas de T3 e T4 devem ser monitoradas e, se necessário, a dosagem de hormônio tireoidiano deve ser ajustada durante a coadministração e após a

O híbrido N 901 ficou entre os 4 híbridos com menor incidência da murcha bacteriana e, na produção de mudas na estufa apresentou a maior incidência de pinta preta

Chamadas ao Sistema para Ficheiros: Exemplo /* File display

Se o examinando montar a figura corretamente dentro do limite de tempo, não aplicar a segunda tentativa, passar para a primeira tentativa do item 6. Se o examinando montar a