• Nenhum resultado encontrado

Plano do Curso Técnico em Meio Ambiente na Forma Integrada ao Ensino Médio

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Plano do Curso Técnico em Meio Ambiente na Forma Integrada ao Ensino Médio"

Copied!
69
0
0

Texto

(1)
(2)

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO

INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO MARANHÃO–IFMA

CAMPUS SÃO RAIMUNDO DAS MANGABEIRAS

Plano do Curso Técnico em Meio Ambiente na Forma

Integrada ao Ensino Médio

São Raimundo das Mangabeiras – MA 2018

(3)

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO

INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO MARANHÃO–IFMA

CAMPUS SÃO RAIMUNDO DAS MANGABEIRAS

REITOR DO IFMA

Francisco Roberto Brandão Ferreira DIRETOR DO CAMPUS

Jânio Fernandes e Silva DIRETOR DE ENSINO Roberto Kennedy Cardoso DEPARTAMENTO DE ENSINO

Rosimiro Araújo do Nascimento

COLABORADORES NA REFORMULAÇÃO Enierson Pedro de Carvalho

Silmara Freitas da Sílva Pedro Filipe Ribeiro Araújo

São Raimundo das Mangabeiras - MA 2018

(4)

SUMÁRIO 1. IDENTIFICAÇÃO DO CURSO 4 2. APRESENTAÇÃO 4 3. JUSTIFICATIVA 5 4. OBJETIVOS 6 4.1. Objetivo Geral 6 4.2. Objetivos Específicos 6

5. REQUISITOSEFORMASDEACESSO 7

6. PERFIL PROFISSIONAL DE CONCLUSÃO 7

7. ORGANIZAÇÃO CURRICULAR 8

7.1. Matriz Curricular 10

7.2. Ementário 12

8. CRITÉRIOS DE APROVEITAMENTO DE CONHECIMENTOS E

EXPERIÊNCIAS ANTERIORES 49

9. CRITÉRIOS E PROCEDIMENTOS DE AVALIAÇÃO 50

10. BIBLIOTECA, INSTALAÇÕES E EQUIPAMENTOS 51

10.1. Infraestrutura da Biblioteca 51

10.2. Acervo Geral 51

11. INFRAESTRUTURA E EQUIPAMENTOS 60

12. PERFIL DO PESSOAL DOCENTE E TÉCNICO ADMINISTRATIVO 62

12.1. Corpo Docente 62

12.2. Corpo Técnico Administrativo 64

13. CERTIFICADOS E DIPLOMAS A SEREM EMITIDOS 66

(5)

1. IDENTIFICAÇÃO DO CURSO

O presente documento constitui-se o Plano do curso Técnico de Nível Médio em Meio Ambiente, na forma Integrada, presencial, referente ao eixo tecnológico Ambiente e Saúde do Catálogo Nacional de Cursos Técnicos.

DADOS DO CURSO

DENOMINAÇÃO DO CURSO: Técnico em Meio Ambiente

ÁREA DE CONHECIMENTO/EIXO TECNOLÓGICO: Ambiente e Saúde

FORMA DE ARTICULAÇÃO EDUCAÇÃO BÁSICA COM EDUCAÇÃO PROFISSIONAL:

Integrado ao Ensino Médio TÍTULO OFERECIDO: Técnico em Meio Ambiente LOCAL DE OFERTA:

IFMA – Campus São Raimundo das Mangabeiras MODALIDADE:

Presencial

TURNO DE FUNCIONAMENTO: Matutino ou vespertino

QUANTIDADE DE VAGAS OFERTADAS/ANO: 40

CARGA HORÁRIA DO CURSO:

3.400 (três mil e quatrocentas) horas/relógio, trabalhadas em 4.080 (quatro mil e oitenta) horas/aula de 50 (cinquenta) minutos

DURAÇÃO DO CURSO:

3 anos – Tempo máximo para integralização de 6 anos REGIME DE MATRÍCULA:

Anual

2. APRESENTAÇÃO

A Rede EPCT- Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica - teve como marco histórico inicial a criação, em 1909, pelo presidente Nilo Peçanha, das 19 Escolas de Aprendizes Artífices e tomou outro avanço significativo a partir da implementação da Lei nº 11.892, de 29 de dezembro de 2008, a qual, entre outras ações, criou os Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia (IFs) em todo o país. Observa-se que essa lei trouxe um grande marco à educação profissional. Logo, transformou grande parte das Escolas Técnicas, Agrotécnicas e Centros Federais de Educação Tecnológica (CEFETs).

O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão (IFMA) foi criado pela Lei 11.892, de 29 de dezembro de 2008, a partir da integração do Centro Federal de Educação Tecnológica do Maranhão (CEFET-MA) e das Escolas

(6)

Agrotécnicas Federais de Codó, São Luís e São Raimundo das Mangabeiras. A missão institucional do IFMA é promover educação profissional, científica e tecnológica, por meio da integração do ensino, pesquisa e extensão, com foco na formação do cidadão e no desenvolvimento socioeconômico sustentável.

Atualmente, o IFMA possui 29 campi (três em fase de implantação), três núcleos avançados, distribuídos por todas as regiões do Maranhão. A instituição oferece cursos de nível básico, técnico, graduação e pós-graduação.

A organização do Curso Técnico em Meio Ambiente está estruturada em regime anual com uma matriz curricular definida por disciplinas, dividida em três anos letivos que tem como finalidades a organização, a regimentalização e o acompanhamento das atividades pedagógicas do Curso Técnico Integrado em Meio Ambiente considerando os estudos locais, a identificação das oportunidades ocupacionais e as tendências da dinâmica sócio-produtiva local, regional, nacional e global.

Visando melhor adequar o curso Técnico em Meio Ambiente Integrado ao Ensino Médio à demanda local, foram feitas atualizações na matriz curricular do curso. A proposta de reformulação altera a resolução nº 064/2013.

3. JUSTIFICATIVA

O Curso Técnico em Meio Ambiente Integrado ao Ensino Médio apresenta uma proposta curricular interdisciplinar inovadora que deve resultar na formação de profissionais capazes de compreender a natureza de forma a viabilizar ações que permitam seu gerenciamento sustentado, minimizando os diferentes impactos provocados pelos diversos empreendimentos humanos.

O desenvolvimento urbano e industrial presente no Estado do Maranhão, no Brasil e no mundo há algumas décadas desafia a harmonia entre crescimento econômico e equilíbrio ambiental sustentável. A poluição e a degradação ambiental têm como causa principal a forma insustentável do uso de seus recursos naturais, além da falta de uma política ambiental, de capacitação técnica, de fiscalização eficiente e de respeito e valorização ambiental.

Para prevenir atividades que possam gerar impactos ambientais danosos é necessário trabalhar a conscientização ambiental da população com Projetos Educativos e formar técnicos que compreendam e participem mais intensamente dos vários espaços

(7)

de trabalho existentes na sociedade. Logo, o IFMA precisa estar atento, atualizando-se para contribuir com a formação de profissionais competentes, críticos e criativos.

O presente plano responde, portanto, às necessidades de formação e qualificação profissional de Técnicos de nível Médio para atuarem na área de Meio Ambiente em nosso Estado ou para além de nossa região, conferindo à própria comunidade poderes para melhor administrar seus recursos naturais, incentivando-a a usar terras e os recursos hídricos de uma forma não poluidora ou devastadora, proporcionando à região a possibilidade de crescimento econômico e de políticas de gestão de recursos ambientais planejados, atenuando o impacto ambiental negativo das práticas agrícolas e industriais atuais, bem como, de forma indireta, contribuindo para a diminuição da migração de seus habitantes para as grandes cidades.

No intuito de garantir a permanente atualização bem como o aprofundamento dos conhecimentos adquiridos no nível médio o IFMA Campus São Raimundo das Mangabeiras busca garantir a verticalização dos cursos técnicos do Eixo Ambiente e Saúde através da oferta do curso de Licenciatura em Ciências Biológicas e bacharel em Engenharia Agronômica.

4. OBJETIVOS 4.1. Objetivo Geral

Capacitar cidadãos para atuarem numa sociedade em permanente transformação, aplicando e produzindo conhecimentos científicos e tecnológicos, alicerçados em princípios e valores que dignificam o homem e preservem o meio ambiente;

4.2. Objetivos Específicos

✓ Desenvolver a capacidade crítico-reflexiva do aluno, através do estudo dos fundamentos socioculturais, científicos e tecnológicos historicamente acumulados, na perspectiva de prepará-lo para o exercício da cidadania e sua inserção no trabalho à luz dos valores políticos, sociais e éticos;

✓ Formar Técnicos em Meio Ambiente que desenvolvam projetos para atender aos mais diferentes segmentos da sociedade;

✓ Atender a demanda do mercado local, regional e nacional de empresas de grande, médio e pequeno porte;

(8)

✓ Formar profissionais com visão empreendedora e capacidade de autonomia para gerenciar sua própria empresa.

5. REQUISITOS E FORMAS DE ACESSO Segundo a Resolução CONSUP Nº 14/2014:

Art. 19. O ingresso de estudantes aos cursos da Educação Profissional Técnica em Nível Médio ofertados do IFMA far-se-á:

I. Mediante classificação em processo seletivo;

II. Por transferência, obedecendo ao disposto nestas normas;

Art. 20. O processo seletivo reger-se-á por edital próprio que fixará os requisitos de inscrição, número de vagas existentes nos diversos cursos, data, horário e local de realização de provas, critérios de classificação, prazos e condições de matrícula, com validade exclusiva para os períodos letivos que estejam expressamente referidos.

§1º. O número inicial de vagas nos cursos da Educação Profissional Técnica em Nível Médio ofertados no IFMA será fixado na respectiva Resolução de criação do curso aprovada pelo CONSUP;

§2º. O processo seletivo deverá classificar os candidatos até o limite de vagas. Do ingresso por transferência:

Art. 37. O IFMA poderá conceder e aceitar transferências de estudantes, externas ou internas, mediante o atendimento às disposições legais vigentes e aos prazos fixados pelo Calendário Escolar.

6. PERFIL PROFISSIONAL DE CONCLUSÃO

O egresso do Curso Técnico em Meio Ambiente na forma integrada, embasado por sólido conhecimento científico e tecnológico está preparado para o mercado de trabalho e a continuação de seus estudos, tendo a flexibilidade e capacidade de se adaptar a novas situações; esse profissional exercerá sua formação profissional e acadêmica dentro dos valores éticos, morais, culturais, sociais e ecológicos.

De acordo com o Catálogo Nacional de Cursos Técnico, o profissional em Meio Ambiente estará apto a coletar, armazenar e interpretar informações, dados e documentações ambientais. Elaborar relatórios e estudos ambientais. Propor medidas para a minimização dos impactos e recuperação de ambientes já degradados. Executar sistemas de gestão ambiental. Organizar programas de Educação ambiental com base no

(9)

monitoramento, correção e prevenção das atividades antrópicas, conservação dos recursos naturais através de análises prevencionista. Organizar redução reuso e reciclagem de resíduos e/ou recursos utilizados em processos. Identificar os padrões de produção e consumo de energia. Realizar levantamentos ambientais. Operar sistemas de tratamento de poluentes e resíduos sólidos. Relacionar os sistemas econômicos e suas interações com o meio ambiente. Realizar e coordenar o sistema de coleta seletiva. Executar plano de ação e manejo de recursos naturais. Elaborar relatório periódico das atividades e modificações dos aspectos e impactos ambientais de um processo, indicando as consequências de modificações.

Além disso, o Técnico em Meio Ambiente deverá ser capaz de:

1. Atuar em instituições de assistência técnica, pesquisa e extensão rural. 2. Trabalhar em estações de tratamento de resíduos.

3. Desenvolver atividades como profissional autônomo. 4. Realizar empreendimento próprio.

5. Prestar serviços e consultorias a empresas de licenciamento ambiental. 6. Participar de trabalho em Unidades de conservação ambiental.

7. Executar trabalhos em parcerias com cooperativas e associações.

7. ORGANIZAÇÃO CURRICULAR

A organização curricular do curso observa as determinações legais presentes na Lei nº 9.394/96, alterada pela Lei nº 11.741/2008, nas Diretrizes Curriculares Nacionais para o Ensino Médio, nos Parâmetros Curriculares Nacionais do Ensino Médio, Diretrizes Curriculares Nacionais da Educação Profissional Técnica de Nível Médio, bem como tendo em vista os objetivos do curso e o perfil profissional do egresso.

Durante o curso, teoria e prática se relacionam durante todo o percurso, visando proporcionar o desenvolvimento pessoal e profissional do aluno, a partir do desenvolvimento do conhecimento científico e tecnológico. Dada a natureza do curso e a forte inter-relação entre os conteúdos lecionados.

O currículo também se baseia no princípio de reconhecimento dos sujeitos e suas diversidades, bem como no reconhecimento das identidades de gênero e étnico-raciais, dos povos indígenas, quilombolas e populações do campo. Além de observar as determinações legais previstas na Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB

(10)

9.394/96), alterada pela Lei 11.741/2008, a proposta curricular aqui apresentada fundamenta-se no Parecer CNE/CEB 11/2012, na Resolução CNE/CEB 6/2012 e nas normas orientadoras do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão, na Lei 11.645/2008 que altera a LDB e inclui como obrigatoriedade, a inserção no currículo:

a) Da temática “História e Cultura Afro-Brasileira e Indígena”, ministrada em especial nas disciplinas de Artes, de Língua Portuguesa e História que visa à construção de um ambiente escolar favorável que possa contribuir de forma mais sistemática para o enfrentamento do racismo, em suas articulações com as desigualdades de gênero, renda, orientação sexual, área (urbana, rural ou florestal), origem regional ou nacional, existência de deficiência, entre outras. Como ponto central na organização curricular, temos: a valorização da cultura e da história africana e afro-brasileira; o estímulo para o reconhecimento e a valorização de outras perspectivas, conhecimentos, histórias e culturas inseridos no currículo e práticas pedagógicas; e Educação antirracista e não discriminatória. b) Da inserção de conteúdo relativos a Direitos Humanos e prevenção de violência

(Lei 13.010/2014) observando-se o que segue:

A educação em direitos humanos como um dos eixos norteadores de todo o currículo, não deverá ser tratada como uma disciplina, sendo responsabilidade de todas as áreas de conhecimento de forma a conduzir à emancipação das pessoas, a criticidade e que repudie todas as formas de violência. Desta forma estão incluídos os seguintes temas:

Área de Ciências Humanas e suas Tecnologias: a) A história dos direitos humanos no âmbito mundial, nacional e local; (situações de violação de direitos e as ações para defesa e promoção da vida humana); b) Princípios éticos e valores humanos; c) Religiosidade e diversidade religiosa; d) Direitos Reprodutivos e Sexuais e) Direitos das minorias (étnicas, sexuais, ciganos, ribeirinhos, quilombolas, deficientes, idosos, dentre outras); h) Direito da criança e adolescente; i) Direito da Mulher – Lei Maria da Penha;

Área das Ciências da Natureza, Matemática e suas Tecnologias: a) Direitos gerais e individuais para com a saúde; b) Direito ao saneamento básico; c) Direitos Reprodutivos e Sexuais d) Análise dos dados das diversas formas de violência (tais como: violência contra mulher, homofobia, lesbofobia, transfobia, exploração do

(11)

trabalho infantil, violência sexual contra crianças e adolescentes, prática do Bullying e outros.) Quanto às abordagens do Ensino e as Metodologias de Trabalho em Educação para Direitos Humanos, poderão ser realizadas atividades como Oficinas, Discussões coletivas, Projetos de pesquisa; vídeos, fotografias e filmes; Debates, seminários; Exercícios de dramatização; entre outros.

Da Exibição de Filmes de produção nacional (Lei nº 13.006, de 2014) Atendendo ao disposto na Lei nº 13.006, de 2014, os docentes e/ou a equipe pedagógica, obrigatoriamente, realizarão atividades que envolvam a exibição de filmes de produção nacional respeitando-se o quantitativo mínimo de horas previstas na Lei (2 horas mensais).

A proposta curricular em questão está pautada na perspectiva do currículo integrado que exige uma ruptura com a hierarquia dos conteúdos, partindo das áreas do conhecimento, relacionando a formação geral com a especificidade da formação.

Quanto ao Estágio, este não constitui componente curricular obrigatório para o Curso Técnico em Meio Ambiente. No entanto, caso o estudante opte por fazê-lo deverá protocolar requerimento com declaração da empresa confirmando sua condição de estagiário para as providências cabíveis junto ao setor responsável pelo estágio, observando-se a Resolução CONSUP nº 122/2016.

7.1. Matriz Curricular

DISCIPLINAS 1º ANO 2º ANO 3º ANO C.H Anual

de 50 min

Língua Portuguesa e Literatura Brasileira I 3 - - 120

Língua Portuguesa e Literatura Brasileira II - 3 - 120

Língua Portuguesa e Literatura Brasileira III - - 4 160

Artes I 1 - - 40 Artes II - 1 - 40 Artes III - - 1 40 Língua Inglesa I - 1 - 40 Língua Inglesa II - - 1 40 Educação Física I 2 - - 80 Educação Física II - 2 - 80

Educação Física III - - 2 80

Geografia I 2 - - 80

Geografia II - 2 - 80

(12)

História I 2 - - 80 História II - 2 - 80 História III - - 2 80 Filosofia I 1 - - 40 Filosofia II - 1 - 40 Filosofia III - - 1 40 Sociologia I 1 - - 40 Sociologia II - 1 - 40 Sociologia III - - 1 40 Química I 2 - - 80 Química II - 2 - 80 Química III - - 2 80 Biologia I 2 - - 80 Biologia II - 2 - 80 Biologia III - - 2 80 Física I 2 - - 80 Física II - 2 - 80 Física III - - 2 80 Matemática I 3 - - 120 Matemática II - 3 - 120 Matemática III - - 4 160 Empreendedorismo I 1 - - 40 Empreendedorismo II - 1 - 40 Fundamentos de Ecologia 2 - - 80

Projetos Integradores em Meio Ambiente I 1 - - 40

Projetos Integradores em Meio Ambiente II - 1 - 40

Projetos Integradores em Meio Ambiente III - - 2 80

Educação Ambiental 2 - - 80 Geografia Ambiental 1 - - 40 Ecoturismo e Agroturismo 2 - - 80 Estatística Aplicada I - 1 - 40 Estatística Aplicada II - - 1 40 Ética e Cidadania - 1 - 40 Gestão Ambiental - 2 - 80 Gestão e Planejamento I - 2 - 80 Gestão e Planejamento II - - 2 80

Gestão, Monitoramento e Qualidade do Ar - 1 - 40

Manejo Ecológico dos Solos - 2 - 80

Química Ambiental - 1 - 40

Estudo e Avaliação de Impactos Ambientais - - 2 80

Gestão de Resíduos Sólidos Urbanos e Rurais - - 2 80

Gestão, Monitoramento e Qualidade da Água - - 2 80

Informática Aplicada - - 1 40

Recuperação de Áreas Degradadas - - 2 80

Total 30 34 38 4080

(13)

7.2. Ementário

LÍNGUA PORTUGUESA E LITERATURA BRASILEIRA I CARGA HORÁRIA TOTAL: 120 horas CARGA HORÁRIA SEMANAL: 3 horas

COMPETÊNCIAS

Usar a Língua Portuguesa como fonte de legitimação de acordos e condutas sociais e como representação simbólica de experiências humanas manifestas nas formas de sentir, pensar e agir na vida social;

Articular as redes de diferenças e semelhanças entre a língua oral e escrita e seus códigos sociais, contextuais e linguísticos;

Aplicar as tecnologias de comunicação e da informação na escola, no trabalho e em outros contextos relevantes;

Produzir textos adequados às diferentes situações sociocomunicativas;

Conhecer as formas de constituição do imaginário coletivo nas produções literárias por meio das classificações preservadas e divulgadas no eixo espaço-temporal, com vistas à sua apreciação estética.

EMENTA

Conceito dos vários tipos de Gramática, funções da linguagem, variações linguísticas, figuras de linguagem, noções de semântica, acentuação gráfica, estrutura e formação das palavras, substantivo, adjetivo, artigo, numeral, o texto literário, o Trovadorismo, o Humanismo, o Renascimento, o Quinhentismo Brasileiro, o Barroco português e brasileiro e o Neoclassicismo português e brasileiro. Leitura. História e Cultura Afro-Brasileira e Indígena (Lei 11.645/2008). Interpretação e análise de texto e produção textual focada na narração, descrição e dissertação.

BIBLIOGRAFIA BÁSICA

ANTUNES, Irandé. Análise de textos: fundamentos e práticas. São Paulo: Parábola editorial, 2010. AMARAL, Emília; FERREIRA, Mauro; LEITE, Ricardo; ANTÔNIO, Severino. Novas Palavras: 1º ano. 2 ed. São Paulo: FTD, 2013.

FARACO, Carlos Emílio; MOURA, Francisco Marto de; JÚNIOR, José Hamilton Maruxo. Língua Portuguesa: linguagem e interação. 2 ed. São Paulo: Ática, 2013.

BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR

BRASIL, Ministério da Educação. Parâmetros curriculares nacionais – Ensino Médio – Língua Portuguesa. Brasília: SEF/MEC, 2000.

BRASIL, Ministério da Educação. PCN + Ensino Médio- Orientações Complementares aos Parâmetros Curriculares Nacionais: Linguagens, Códigos e suas Tecnologias. Brasília: SEF|MEC, 2002.

CAMPOS, Elizabeth Marques; CARDOSO, Paula Marques; ANDRADE, Silvia Letícia de. Viva Português: ensino médio 1. 2 ed. São Paulo: Ática, 2013.

CEREJA, William Roberto; MAGALHÃES, Theresa Cochar. Português linguagens: volume 1. 7 ed. Reform. São Paulo: Saraiva, 2010.

MAGALHÃES, Tereza Cochar & CEREJA, William Roberto. Gramática Reflexiva. Texto, linguagem e interação. Atual. São Paulo. 2012.

LÍNGUA PORTUGUESA E LITERATURA BRASILEIRA II CARGA HORÁRIA TOTAL: 120h CARGA HORÁRIA SEMANAL: 3 horas

COMPETÊNCIAS

Usar a Língua Portuguesa como fonte de legitimação de acordos e condutas sociais e como representação simbólica de experiências humanas manifestas nas formas de sentir, pensar e agir na vida social;

Utilizar adequadamente o padrão culto da Língua Portuguesa de forma que seja capaz de ler, entender, questionar e argumentar os diferentes níveis de linguagem verbal;

(14)

Usar a escrita com correção linguística e domínio das técnicas de composição de vários tipos de textos;

Reconhecer no texto literário os seus elementos constitutivos e sua relação com o texto de criação. EMENTA

Comunicação e linguagem - Componentes da comunicação humana; as funções da linguagem; Introdução à semântica - sinonímia, antonímia, hiponímia, hiperonímia; polissemia e ambiguidade. Introdução à estilística - as figuras de linguagem; a linguagem da publicidade. Morfologia – Estrutura das palavras; processo de formação de palavras; Convenções ortográficas. Relação texto e contexto; ideias principais e secundárias; intertextualidade; pressupostos e implícitos; inferências; juízo de fato e juízo de valor; intencionalidade. Texto e discurso: marcas ideológicas; gêneros e tipos textuais; o discurso narrativo: a carta, o relato, o conto, a crônica. Literatura – a plurissignificação da linguagem literária; versificação: métrica, rima, escansão; Os gêneros literários; estilos de época: Antiguidade Clássica Greco-Romana, Trovadorismo, Classicismo, Barroco, Arcadismo.

BIBLIOGRAFIA BÁSICA

AMARAL, Emilia; Et al. Novas Palavras: 2º ano. 2 ed. São Paulo: FTD, 2013.

CEREJA, William Roberto. Português linguagens: volume 2/ William Roberto Cereja, Thereza Cochar Magalhães. - 9 ed.– Reform. – São Paulo: Saraiva, 2013.

FARACO, Carlos Alberto. Português: língua e cultura. 2º ano. 3 ed. Curitiba, PR: Base editorial, 2013.

LIMA, Rocha. Gramática normativa da Língua Portuguesa. 49 ed. – Rio de Janeiro: José Olympio, 2011.

BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR

ABAURE, Maria Luiza M. Português: contexto, interlocução e sentido. 2 ed. – São Paulo: Moderna, 2013.

BRASIL, Ministério da Educação. Parâmetros Curriculares Nacionais – Ensino Médio – Língua Portuguesa. Brasília: SEF/MEC, 2000.

BRASIL, Ministério da Educação. PCN + Ensino Médio – Orientações Complementares aos Parâmetros Curriculares Nacionais: Linguagens, Códigos e suas Tecnologias. Brasília: SEF/MEC, 2000.

LÍNGUA PORTUGUESA E LITERATURA BRASILEIRA III CARGA HORÁRIA TOTAL: 160h CARGA HORÁRIA SEMANAL: 4 horas

COMPETÊNCIAS

Produzir textos com coesão e coerência, empregando a variedade adequada à situação comunicativa, adequando a linguagem e a variação à situação comunicativa na qual se processa a comunicação. Identificar a Literatura como forma de registro da história da humanidade, reconhecendo em cada estilo o resumo da visão sociocultural de determinada época.

Compreender as relações morfossintáticas que se estabelecem no interior dos enunciados, reconhecendo-as como recursos expressivos da linguagem verbal escrita e oral.

Aplicar as tecnologias de comunicação e da informação na escola, no trabalho e em outros contextos relevantes.

EMENTA

Relação texto e contexto; ideias principais e secundárias; intertextualidade; pressupostos e implícitos; inferências; juízo de fato e juízo de valor; intencionalidade. Morfossintaxe: os termos da oração; sintaxe de regência; uso da crase; emprego dos sinais de pontuação. O texto dissertativo-argumentativo; a carta argumentativa. Estilos da época: do Simbolismo ao Modernismo; Principais características do texto literário; Os estilos da época como retrato da evolução cultural e social do

(15)

Brasil. Temas e motivos recorrentes na literatura brasileira.

BIBLIOGRAFIA BÁSICA

AMARAL, Emília. Novas palavras: 3º ano. 2. Ed. São Paulo: FTD, 2013.

CEREJA, William Robert. MAGALHÃES, Thereza Cochar. Português linguagens: volume 3. 7 ed. São Paulo: Saraiva, 2010.

TERRA, Ernani. Português de olho no mundo do trabalho: volume único. São Paulo: Scipione, 2004.

BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR

ALMEIDA, Nilson Teixeira de. Gramática da Língua Portuguesa para concursos, vestibulares, ENEM. 9 ed. São Paulo: 2009.

BRASIL, Ministério da Educação. Parâmetros Curriculares Nacionais – Ensino Médio – Língua Portuguesa. Brasília: SEF/MEC, 2000.

BRASIL, Ministério da Educação. PCN + Ensino Médio – Orientações Complementares aos Parâmetros Curriculares Nacionais: Linguagens, Códigos e suas Tecnologias. Brasília: SEF/MEC, 2000.

ARTES I

CARGA HORÁRIA TOTAL: 40horas CARGA HORÁRIA SEMANAL: 1 hora COMPETÊNCIAS

Compreender as noções de Arte, de Estética e de beleza. Conhecer a história da arte mundial e no Brasil.

Identificar as diversas linguagens da Arte nos diferentes grupos e sua importância social, cultural e histórica.

Reconhecer e aplicar a linguagem artística como forma de expressão e comunicação. EMENTA

Arte e suas Linguagens. História da Arte e da Estética. A arte no Brasil. História e Cultura Afro-Brasileira e Indígena (Lei 11.645/2008). Produção e apreciação Artística.

BIBLIOGRAFIA BÁSICA

BARBOSA, A. M. Inquietações e mudanças no ensino da arte. São Paulo: Cortez, 2002.

BOZZANO, Hugo; FRENDA, Perla; GUSMÂO, Tatiane. Arte em interação. Vol. Único. Ensino Médio. São Paulo: IBEP, 2013.

PROENÇA, G. História da arte. São Paulo: Ática, 2001.

BILBIOGRAFIA COMPLEMENTAR

BARBOSA, Ana Mãe (org.). Arte/Educação Contemporânea: consonâncias internacionais. 2ª. ed. – São Paulo: Cortez, 2008.

BELL, Julian. Uma Nova História da Arte. Tradução Roger Maioli. São Paulo: Martins Fontes, 2008.

COLI, Jorge. O que é arte. São Paulo: Editora Brasiliense, 1986 (Coleção Primeiros Passos; 46). COSTA, Cristina. Questões de arte: o belo, a percepção estética e o fazer artístico – 2ª. ed. Reform. – São Paulo: Moderna, 2004.

DOMINGUES, Diana (org.). Arte e vida no século XXI: tecnologia, ciência e criatividade. São Paulo: Editora UNESP, 2003.

CACCIOCLA, M. Pequena história do teatro no Brasil. São Paulo, 1996. ARTES II

CARGA HORÁRIA TOTAL: 40 horas CARGA HORÁRIA SEMANAL: 1 hora COMPETÊNCIAS

(16)

ordem material e ideal, como manifestações socioculturais e históricas;

Identificar as tendências estéticas e artísticas das linguagens artísticas de cada época;

Conhecer as diversas linguagens da arte situando-as no contexto histórico, social e cultural de cada época.

EMENTA

As Linguagens da Arte no mundo e no Brasil: Artes visuais, música, dança, artes cênicas – estilos e épocas.

BIBLIOGRAFIA BÁSICA BECKETT, W. História da pintura. São Paulo: Ática, 1997.

BOZZANO, Hugo; FRENDA, Perla; GUSMÂO, Tatiane. Arte em interação. Vol. Único. Ensino Médio. São Paulo: IBEP, 2013.

BELL, Julian. Uma Nova História da Arte. Tradução Roger Maioli. São Paulo: Martins Fontes, 2008.

GARCEZ, L.; OLIVEIRA, J. Explicando a arte: uma iniciação para entender as artes visuais. São Paulo: Ediouro, 2001.

BILBIOGRAFIA COMPLEMENTAR

BERTHOLT, Margot. História mundial do teatro. São Paulo: Perspectiva, 2000. CACCIOCLA, M. Pequena história do teatro no Brasil. São Paulo, 1996.

COLI, Jorge. O que é arte. São Paulo: Editora Brasiliense, 1986 (Coleção Primeiros Passos; 46). COSTA, Cristina. Questões de arte: o belo, a percepção estética e o fazer artístico – 2ª. ed. Reform. – São Paulo: Moderna, 2004.

DOMINGUES, Diana (org.). Arte e vida no século XXI: tecnologia, ciência e criatividade. São Paulo: Editora UNESP, 2003.

HENTSCHKE, Liane; DEL BEM, Luciana (org.). Ensino de Música: propostas para pensar e agir em sala de aula. São Paulo: Moderna, 2003.

ARTES III

CARGA HORÁRIA TOTAL: 40 horas CARGA HORÁRIA SEMANAL: 1 hora COMPETÊNCIAS

Realizar produções artísticas, individuais e/ou coletivas, nas linguagens da arte;

Compreender que cada sociedade constrói social e historicamente códigos artísticos e estéticos singulares que orientam a produção, a apreciação e a difusão da arte.

Analisar, refletir e preservar as diversas manifestações de Arte – em suas múltiplas funções – utilizadas por diferentes grupos sociais e étnicos, interagindo com o patrimônio nacional e internacional, que se deve conhecer e compreender em sua dimensão social e histórica;

Identificar os elementos formativos da arte brasileira. EMENTA

A Arte contemporânea. A Arte no final do século XX. A Arte no Brasil. Arte e Sociedade. Arte e Tecnologia: tendências e parâmetros.

BIBLIOGRAFIA BÁSICA

BOZZANO, Hugo; FRENDA, Perla; GUSMÂO, Tatiane. Arte em interação. Vol. Único. Ensino Médio. São Paulo: IBEP, 2013.

GARCEZ, L.; OLIVEIRA, J. Explicando a arte brasileira. São Paulo: Ediouro, 2004. BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR

ASSIS, Jesus de Paula. Artes do vídeogame: conceitos e técnicas. São Paulo: Alameda, 2007. BARBOSA, Ana Mãe (org.). Arte/Educação Contemporânea: consonâncias internacionais. 2ª. ed. – São Paulo: Cortez, 2008.

(17)

Rio de Janeiro: Rios Ambiciosos, 2001.

COLI, Jorge. O que é arte. São Paulo: Editora Brasiliense, 1986 (Coleção Primeiros Passos; 46). COSTA, Cristina. Questões de arte: o belo, a percepção estética e o fazer artístico – 2ª. ed. Reform. – São Paulo: Moderna, 2004.

DOMINGUES, Diana (org.). Arte e vida no século XXI: tecnologia, ciência e criatividade. São Paulo: Editora UNESP, 2003.

BERTHOLT, Margot. História mundial do teatro. São Paulo: Perspectiva, 2000.

NUNES, Fábio Oliveira. Ctrl+art+del - Distúrbios em Arte e Tecnologia. Coleção Big Bang. Rio de Janeiro: Perspectiva, 2010.

LÍNGUA INGLESA I

CARGA HORÁRIA TOTAL: 40 horas CARGA HORÁRIA SEMANAL: 1 hora COMPETÊNCIAS

Utilizar o vocabulário da Língua Inglesa em contextos e situações diversas que auxiliem na leitura e compreensão de textos.

Aplicar as estruturas básicas da Língua Inglesa para produzir textos em inglês

Estabelecer relações entre frases através de elementos de coesão gramatical e lexical e de estratégias de leitura.

Compreender os tópicos gramaticais fundamentais para a aprendizagem de língua inglesa. EMENTA

Gêneros textuais (Infográficos, Mapas Conceituais, Artigos, Poemas, Resenhas de Jogos, Biografias, Fábulas, Notícias etc), Simple Present, Imperative, Present Continuous, Possessive Adjectives, Question Words, Simple Past, Object Pronouns, Past Continuous, Relative Pronouns, Future com will, Discourse Markers, Modal Verbs, Word Formation, Compound Words, Politically correct terms, Synonyms.

BIBLIOGRAFIA BÁSICA

AUN, Eliana; MORAES, Maria Clara Prete de; SANSANOVICZ, Neuza Bilia. English for all. Vol 1. 1 ed. São Paulo: Saraiva, 2010

MARTINEZ, Ron. Como dizer tudo em inglês: livro de atividades. 10ª Reimpressão. Rio de Janeiro: Elsevier, 2004.

TAVARES, Kátia Cristina do Amaral. Way to go!: língua estrangeira moderna/ inglês ensino médio. Vol 1. 1 ed. São Paulo: Ática, 2013.

BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR

DAVIES, Ben Parry. Como entender o inglês falado. 5ª edição. Rio de Janeiro: Elsevier, 2005. DAVIES, Ben Parry. Inglês em 50 aulas: o guia definitivo para você aprender inglês. Rio de Janeiro: Elsevier, 2009.

DAVIES, Ben Parry. Inglês que não falha: técnicas e exercícios de memorização. 9ª edição. Rio de Janeiro: Elsevier, 2004.

DIAS, Reinildes; JUCÁ, Leina; FARIA, Raquel. High Up: ensino médio. Cotia, SP: Macmillan, 2013.

MARQUES, Amadeu. On stage: ensino médio. São Paulo: Ática, 2013.

MARTINEZ, Ron. Como dizer tudo em inglês: fale a coisa certa em qualquer situação. 40ª Edição. Rio de Janeiro: Elsevier, 2000.

MURPHY, Raymond. English Grammar in Use. Cambridge University Press. LÍNGUA INGLESA II

CARGA HORÁRIA TOTAL: 40 horas CARGA HORÁRIA SEMANAL: 1 hora COMPETÊNCIAS

(18)

Compreender palavras e frases na língua inglesa.

Introduzir e implementar vocábulos e expressões, usar a língua em situações de comunicação oral e escrita.

Compreender os tópicos gramaticais fundamentais para a aprendizagem de língua inglesa. EMENTA

Leitura e análise dos gêneros textuais online fórum posts, profiles, problem letters, cartas ao editor, resenhas cinematográficas, entrevistas, histórias em quadrinhos, artigos de revistas, diálogos, verb tenses, used to, discourse markers, prepositions, modal verbs, collocations, word formation, compararisons, reflexive pronouns, first, second e third conditional, present perfect e future com going to.

BIBLIOGRAFIA BÁSICA

TAVARES, Kátia Cristina do Amaral. Way go to!: língua estrangeira Moderna: inglês: ensino médio. vol. 2 1. Ed. São Paulo: Ática, 2013.

MARQUES, Amadeu. On stage: ensino médio. São Paulo: Ática, 2013 BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR

DAVIES, Ben Parry. Como entender o inglês falado. 5ª edição. Rio de Janeiro: Elsevier, 2005. DAVIES, Ben Parry. Inglês em 50 aulas: o guia definitivo para você aprender inglês. Rio de Janeiro: Elsevier, 2009.

DAVIES, Ben Parry. Inglês que não falha: técnicas e exercícios de memorização. 9ª edição. Rio de Janeiro: Elsevier, 2004.

DIAS, Reinildes; JUCÁ, Leina; FARIA, Raquel. High Up: ensino médio. Cotia, SP: Macmillan, 2013.

MARTINEZ, Ron. Como dizer tudo em inglês: fale a coisa certa em qualquer situação. 40ª Edição. Rio de Janeiro: Elsevier, 2000.

MURPHY, Raymond. English Grammar in Use. Cambridge University Press. EDUCAÇÃO FÍSICA I

CARGA HORÁRIA TOTAL: 80 horas CARGA HORÁRIA SEMANA: 2 horas COMPETÊNCIAS

Conhecer a história da Educação Física no mundo e no Brasil.

Compreender as diferentes manifestações da cultura corporal, reconhecendo e valorizando as diferenças de desempenho, linguagem e expressão.

Reconhecer na convivência e nas práticas pacíficas, maneiras eficazes de crescimento coletivo, dialogando, refletindo e adotando uma postura democrática sobre diferentes pontos de vista postos em debate.

Compreender o funcionamento do organismo humano de forma a reconhecer e modificar as atividades corporais, valorizando-as como melhoria de suas aptidões físicas.

Refletir sobre as informações específicas da cultura corporal, sendo capaz de discerni-las e reinterpretá-las em bases científicas, adotando uma postura autônoma, na seleção de atividades, procedimentos para a manutenção ou aquisição de saúde.

EMENTA

História da Educação Física: geral e do Brasil. Concepção e importância social da Educação Física: a cultura corporal como movimento. Elementos da cultura corporal: jogos, esportes, lutas, ginástica e dança. Princípios educacionais: cooperação, totalidade, coeducação, emancipação, participação e regionalismo. Noções de corpo, saúde e lazer.

BIBLIOGRAFIA BÁSICA

COLETIVO DE AUTORES. Metodologia do Ensino de Educação Física. São Paulo: Cortez, 1992.

DARIDO, Suraya Cristina e RANGEL, Irene Conceição de Andrade. Educação Física na escola: implicações para a prática pedagógica. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2008.

(19)

PAES, Roberto Rodrigues. Pedagogia do Esporte: contextos, evolução e perspectivas. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2005.

BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR

BOUCHARD, Claude. Atividade física e obesidade. Barueri, SP: Manole, 2003.

OLIVEIRA, Vitor Marinho de. O que é educação física. São Paulo: Brasiliense, 2008. (Coleção Primeiros Passo; 79)

HILDEBRANDT-STRAMANN, Reiner. Textos pedagógicos sobre o ensino da educação física. 3.ed. Ijuí: Editora UNIJUI, 2005. 167 p. (Coleção Educação Física).

CASTELLANI FILHO, Lino. Educação física no Brasil: a história que não se conta. 18.ed. Campinas, SP: Papirus, 2010.

EDUCAÇÃO FÍSICA II

CARGA HORÁRIA TOTAL: 80 horas CARGA HORÁRIA SEMANA: 2 horas COMPETÊNCIAS

Conhecer o histórico, evolução e tipos de esporte.

Desenvolver as noções conceituadas de esforço, intensidade e frequência, aplicando-as em suas práticas corporais.

Desenvolver fundamentos e técnicas das principais modalidades de esporte brasileiras.

Reconhecer a importância das atividades desportivas para o bem-estar físico e mental do indivíduo. EMENTA

Esporte: histórico e evolução. Tipos de esporte. Principais modalidades esportivas no Brasil: fundamentos e técnicas. Introdução ao lazer: classificação; atividades de lazer físico-esportivas e intelectuais. Conhecimentos sobre o corpo, saúde e lazer:

BIBLIOGRAFIA BÁSICA

COL. DE AUTORES. Metodologia do Ensino de Educação Física. São Paulo: Cortez, 1992. DARIDO, Suraya Cristina e RANGEL, Irene Conceição de Andrade. Educação Física na escola: implicações para a prática pedagógica. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2008.

PAES, Roberto Rodrigues. Pedagogia do Esporte: contextos, evolução e perspectivas. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2005.

BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR

DARIDO, Suraya Cristina. Os conteúdos da educação física escolar: influências, tendências, dificuldades e possibilidades. In: Perspectivas em Educação Física Escolar, Niterói, v.2, n.1, (suplemento), 2001.

NAHAS, Markus Vinicius. Atividade física, saúde e qualidade de vida: conceitos e sugestões para um estilo de vida ativo. Londrina :Midiograf, 2001.

DE ROSE, Jr. D. (Org.) Modalidades esportivas coletivas. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2006.

FREIRE, João Batista. Educação de corpo inteiro: teoria e prática da educação física. São Paulo: Scipione, 2004.

EDUCAÇÃO FÍSICA III

CARGA HORÁRIA TOTAL: 80 horas CARGA HORÁRIA SEMANA: 2 horas COMPETÊNCIAS

Demonstrar autonomia na elaboração de atividades corporais, assim como capacidade para discutir e modificar regras, reunindo elementos de várias manifestações de movimento e estabelecendo uma melhor utilização dos conhecimentos adquiridos sobre a cultura corporal.

(20)

Relacionar a cultura do movimento à construção e desenvolvimento da cidadania. EMENTA

Cultura corporal e cidadania: Aspectos éticos e sociais. Jogos e brincadeiras tradicionais: origens. Atividades rítmicas. Atividades recreativas. Modalidades desportivas.

BIBLIOGRAFIA BÁSICA

COLETIVO DE AUTORES. Metodologia do Ensino de Educação Física. São Paulo: Cortez, 1992.

DARIDO, Suraya Cristina e RANGEL, Irene Conceição de Andrade. Educação Física na escola: implicações para a prática pedagógica. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2008.

PAES, Roberto Rodrigues. Pedagogia do Esporte: contextos, evolução e perspectivas. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2005.

BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR

DARIDO, Suraya Cristina. Os conteúdos da educação física escolar: influências, tendências, dificuldades e possibilidades. In: Perspectivas em Educação Física Escolar, Niterói, v.2, n.1, (suplemento), 2001.

NAHAS, Markus Vinicius. Atividade física, saúde e qualidade de vida: conceitos e sugestões para um estilo de vida ativo. Londrina: Midiograf ,2001.

DE ROSE, Jr. D. (Org.) Modalidades esportivas coletivas. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2006.

FREIRE, João Batista. Educação de corpo inteiro: teoria e prática da educação física. São Paulo: Scipione, 2004.

GEOGRAFIA I

CARGA HORÁRIA TOTAL: 80 horas CARGA HORÁRIA SEMANAL: 2 horas COMPETÊNCIAS

Ler, analisar e interpretar os códigos específicos da Geografia (mapas, gráficos, tabelas etc.), considerando-os como elementos de representação de fatos e fenômenos espaciais e/ou espacializados.

Reconhecer e aplicar o uso das escalas cartográfica e geográfica, como formas de organizar e conhecer a localização, distribuição e frequência dos fenômenos naturais e humanos.

EMENTA

A geografia e seu objeto de estudo: o espaço geográfico; Conceitos estruturantes-lugar, escala, território; A produção do espaço geográfico, o homem com construto e transformador do espaço, as técnicas e as tecnologias; As paisagens e os processos de transformação da natureza e da sociedade. O tempo da natureza e o tempo histórico ou social; A Representação da terra, cartografia, fronteiras e mapas políticos, o imperialismo e sua importância na territorialidade; O sistema terra, a sociedade e a dinâmica da natureza, a interação dos subsistemas e a intervenção humana.

BIBLIOGRAFIA BÁSICA

MARINA, Lúcia; TÉRCIO. Geografia para o Ensino Médio. Volume único. São Paulo: Editora Ática, 2009.

SAMPAIO, Fernando dos Santos; SUCENA, Ivone Silveira (Orgs.). Geografia, 1º , 2º e 3ª ano: ensino médio. São Paulo: SM, 2012. (Ser Protagonista).

BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR

ADAS, Melhem; ADAS, Sérgio (Colaborador). Panorama Geográfico do Brasil: contradições, impasses e desafios socioespaciais. São Paulo, Editora Moderna, 2005.

COELHO, Marcos de Amorim. A Geografia Geral. O espaço natural e socioeconômico. São Paulo, Moderna, 1992.

LUCCI, Elian Alabi; BRANCO, Anselmo Lázaro; e MENDONÇA, Cláudio. Geografia Geral e do Brasil. Ensino Médio. São Paulo, Editora Saraiva 2003.

(21)

MAGNOLI, Demétrio; ARAÚJO, Regina. Projeto de Ensino de Geografia. Geografia Geral. São Paulo, Editora Moderna, 2004.

SANTOS, Milton; SILVEIRA, Maria Laura. Brasil: Território e sociedade no inicio do Século XXI. Rio de Janeiro, Editora Record, 2001.

SANTOS, Milton. A urbanização brasileira. São Paulo, Editora Hucitec, 1993.

SENE, Eustáquio de; MOREIRA, João Carlos. Geografia para o Ensino Médio. Geografia Geral e do Brasil. São Paulo, Editora Scipione, 2007.

TERRA, Lygia; ARAÚJO, Regina; e GUIMARÃES, Raul Borges. Conexões: Estudos de Geografia Geral e do Brasil, 2.ed. São Paulo, Moderna, 2013.

VESENTINI, José Willian. Sociedade e Espaço: Geografia Geral e do Brasil. São Paulo, Editora Ática, 2004.

GEOGRAFIA II

CARGA HORÁRIA TOTAL: 80 horas CARGA HORÁRIA SEMANAL: 2 horas COMPETÊNCIAS

Relacionar a realidade que o cerca ao conteúdo apresentado.

Apontar os diversos períodos históricos nos quais se desenvolveu o conceito de globalização, seus aspectos econômicos, culturais e efeitos na ordem mundial.

Entender a dinâmica histórica, socioeconômica e política dos processos de industrialização e urbanização no mundo, Brasil e Maranhão, bem como, as transformações no tempo e no espaço decorrentes destes processos.

EMENTA

Geopolítica e economia. Geopolítica da globalização. A grande potência emergente do século XIX- os EUA. O nascimento da potência – Japão. A economia socialista de mercado-China. O triangulo comercial do Pacifico: os tigres asiáticos. Os países pioneiros nos processos de industrialização: Reino Unido, Alemanha e França. A Comunidade Europeia. Da URSS à Rússia: Ascensão e decadência. A Fronteira Norte/Sul. A Índia e a África. Oriente Médio. Os fluxos da economia global.

BIBLIOGRAFIA BÁSICA

MARINA, Lúcia; TÉRCIO. Geografia para o Ensino Médio. Volume único. São Paulo: Editora Ática, 2009.

SAMPAIO, Fernando dos Santos; SUCENA, Ivone Silveira (Orgs.). Geografia, 1º , 2º e 3ª ano: ensino médio. São Paulo: SM, 2012. (Ser Protagonista).

BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR

ADAS, Melhem; ADAS, Sérgio (Colaborador). Panorama Geográfico do Brasil: contradições, impasses e desafios sócioespaciais. São Paulo, Editora Moderna, 2005.

COELHO, Marcos de Amorim. A Geografia Geral. O espaço natural e socioeconômico. São Paulo, Moderna, 1992.

LUCCI, Elian Alabi; BRANCO, Anselmo Lázaro; e MENDONÇA, Cláudio. Geografia Geral e do Brasil. Ensino Médio. São Paulo, Editora Saraiva 2003.

MAGNOLI, Demétrio; ARAÚJO, Regina. Projeto de Ensino de Geografia. Geografia Geral. São Paulo, Editora Moderna, 2004.

SANTOS, Milton; SILVEIRA, Maria Laura. Brasil: Território e sociedade no inicio do Século XXI. Rio de Janeiro, Editora Record, 2001.

SANTOS, Milton. A urbanização brasileira. São Paulo, Editora Hucitec, 1993.

SENE, Eustáquio de; MOREIRA, João Carlos. Geografia para o Ensino Médio. Geografia Geral e do Brasil. São Paulo, Editora Scipione, 2007.

TERRA, Lygia; ARAÚJO, Regina; e GUIMARÃES, Raul Borges. Conexões: Estudos de Geografia Geral e do Brasil, 2.ed. São Paulo, Moderna, 2013.

(22)

Ática, 2004.

GEOGRAFIA III

CARGA HORÁRIA TOTAL: 80 horas CARGA HORÁRIA SEMANAL: 2 horas COMPETÊNCIAS

Contextualizar os aspectos físicos dentro de um contexto social e econômico;

Avaliar o impacto das ações humanas sobre o meio ambiente natural e os reflexos para a sociedade como um todo.

Estabelecer relações de ordem, de contradição e de complementaridade dos processos ambientais, econômicos, sociais, políticos e culturais das mais diversas realidades histórico-geográficas.

Conhecer as especificidades do espaço agrário a partir da estrutura fundiária, da modernização da agricultura, bem como, das relações de trabalho, da contradição no uso e apropriação do solo, das tecnologias agrícolas e dos movimentos sociais que perpassam todo o meio rural;

Aplicar o conhecimento proposto em medidas para o desenvolvimento de uma releitura do espaço geográfico e seus elementos sócio-políticos.

EMENTA

O comercio e a circulação de mercadoria; Dinâmica social da economia; Os fluxos da economia global; Dinâmica populacional; Urbanização no Brasil e no mundo; Problemas ambientais urbanos e rurais; Organização agrícola do Brasil e do mundo; Movimentos sociais e cidadania.

BIBLIOGRAFIA BÁSICA

ALMEIDA, Lúcia Marina Alves de; RIGOLIN, Tércio Barbosa. Geografia Geral e do Brasil. Volume único, São Paulo, Editora Ática, 2009

MARINA, Lúcia; TÉRCIO. Geografia para o Ensino Médio. Volume único. São Paulo: Editora Ática, 2009.

SAMPAIO, Fernando dos Santos; SUCENA, Ivone Silveira (Orgs.). Geografia, 1º, 2º e 3ª ano: ensino médio. São Paulo: SM, 2012. (Ser Protagonista).

BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR

ADAS, Melhem; ADAS, Sérgio (Colaborador). Panorama Geográfico do Brasil: contradições, impasses e desafios socioespaciais. São Paulo, Editora Moderna, 2005.

COELHO, Marcos de Amorim. A Geografia Geral. O espaço natural e socioeconômico. São Paulo, Moderna, 1992.

LUCCI, Elian Alabi; BRANCO, Anselmo Lázaro; e MENDONÇA, Cláudio. Geografia Geral e do Brasil. Ensino Médio. São Paulo, Editora Saraiva 2003.

MAGNOLI, Demétrio; ARAÚJO, Regina. Projeto de Ensino de Geografia. Geografia Geral. São Paulo, Editora Moderna, 2004.

SANTOS, Milton; SILVEIRA, Maria Laura. Brasil: Território e sociedade no inicio do Século XXI. Rio de Janeiro, Editora Record, 2001.

SANTOS, Milton. A urbanização brasileira. São Paulo, Editora Hucitec, 1993.

SENE, Eustáquio de; MOREIRA, João Carlos. Geografia para o Ensino Médio. Geografia Geral e do Brasil. São Paulo, Editora Scipione, 2007.

TERRA, Lygia; ARAÚJO, Regina; e GUIMARÃES, Raul Borges. Conexões: Estudos de Geografia Geral e do Brasil, 2.ed. São Paulo, Moderna, 2013.

VESENTINI, José Willian. Sociedade e Espaço: Geografia Geral e do Brasil. São Paulo, Editora Ática, 2004.

(23)

HISTÓRIA I

CARGA HORÁRIA TOTAL: 80 horas CARGA HORÁRIA SEMANAL: 2 horas COMPETÊNCIAS

Compreender os principais conceitos e acontecimento históricos destacando as possíveis mudanças; Identificar as diferenças e semelhanças entre as diferentes formas de organização das sociedades; Reconhecer as diferentes formas de organização da cultura, ciência e pensamento religioso através do tempo;

Conhecer os diversos aspectos da história e da cultura que caracterizam a formação da população brasileira, a partir das matrizes africana e indígena.

EMENTA

A construção da História. Da origem do ser humano à formação dos primeiros Estados. A identidade do homem americano. Antiguidade oriental. Grécia: berço da civilização oriental. O esplendor de Roma. Alta Idade Média. A civilização Bizantina e o Islã. Baixa Idade Média. A consolidação das monarquias na Europa Moderna. O Renascimento e as reformas religiosas. A expansão ultramarina europeia e o Mercantilismo. As culturas indígenas americanas. A África dos grandes reinos e impérios. História e Cultura Afro-Brasileira e Indígena (Lei 11.645/2008).

BILBIOGRAFIA BÁSICA

BERUTTI, Flávio. Caminhos do homem: História, ensino médio. Vol. 01. Curitiba: PR: base editorial. 2010.

COTRIM, Gilberto. História global: Brasil e Geral: Vol. 01. 1ª ed. São Paulo: Saraiva. 2010. FIGUEIRA, Divalte Garcia. História em foco. Vol. 01. São Paulo: Ática. 2010.

NOGUERIA, Fausto Henrique Gomes; CAPELLARI, Marcos Alexandre. História. 1º ano: ensino médio. 1ª ed. São Paulo: Edições SM. 2010. (Coleção Ser Protagonista).

BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR

BRAICK, Patrícia Ramos; MOTA, Myriam Becho. História: das cavernas ao terceiro milênio. 3ª ed. São Paulo. Moderna, 2013.

MORAES, José Geraldo Vinci de. História: Geral e do Brasil: ensino médio. Vol. 01. 1ª ed. São Paulo: Saraiva. 2010.

VAINFAS, Ronaldo...[et al]. – História: o longo século XIX. Vol. 01. 1ª ed. São Paulo: Saraiva. 2010.

VICENTINO, Cláudio. DORIGO, Gianpaolo. História Geral e do Brasil. Vol. 01. São Paulo: Scipione. 010.

HISTÓRIA II

CARGA HORÁRIA TOTAL: 80 horas CARGA HORÁRIA SEMANAL: 2 horas COMPETÊNCIAS

Analisar o contexto histórico a partir do declínio da Idade média, compreendendo o conceito de Modernidade, e seus desdobramentos até o final do século XlX. ‰

Compreender as transformações políticas e econômicas por meio dos diferentes processos que resultaram na constituição dos estados democráticos contemporâneos.

Analisar as transformações na vida e no trabalho perpetradas pelo advento da industrialização. Analisar a importância do domínio técnico no desenvolvimento da sociedade humana nas diferentes épocas, buscando discutir sobre o processo histórico do mundo do trabalho e da produção.

Discutir os movimentos sociais no Brasil e no Mundo, a partir da perspectiva dos trabalhadores e sua importância na crítica ao capital e na construção de uma sociedade mais igualitária e democrática.

EMENTA

Idade Moderna: Europa - o centro do mundo. Expansão europeia. Monarquias europeias. Colonização da América. Para entender nosso tempo: o século XIX. Era das revoluções. Novos projetos políticos. História do Brasil monárquico/imperial – a construção do Estado Brasileiro. As independências na América Espanhola. Século XIX: Europa Ásia e África.

(24)

BIBLIOGRAFIA BÁSICA

BERUTTI, Flávio. Caminhos do homem: História, ensino médio. Vol. 02. Curitiba: PR: base editorial. 2010.

COTRIM, Gilberto. História global: Brasil e Geral: Vol. 02. 1ª ed. São Paulo: Saraiva. 2010. FIGUEIRA, Divalte Garcia. História em foco. Vol. 02.Vol 2. São Paulo: Ática. 2010.

NOGUERIA, Fausto Henrique Gomes; CAPELLARI, Marcos Alexandre. História 2º ano: ensino médio. 1ª ed. São Paulo: Edições SM. 2010. (Coleção Ser Protagonista).

BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR

BRAICK, Patrícia Ramos; MOTA, Myriam Becho. História: das cavernas ao terceiro milênio. 3ª ed. São Paulo. Moderna, 2013.

MORAES, José Geraldo Vinci de. História: Geral e do Brasil: ensino médio. Vol. 02. 1ª ed. São Paulo: Saraiva. 2010.

VAINFAS, Ronaldo...[et al]. – História: o longo século XIX. Vol. 02. 1ª ed. São Paulo: Saraiva. 2010.

VICENTINO, Cláudio. DORIGO, Gianpaolo. História Geral e do Brasil. Vol. 02. São Paulo: HISTÓRIA III

CARGA HORÁRIA TOTAL: 80 horas CARGA HORÁRIA SEMANAL: 2 horas COMPETÊNCIAS

Analisar os significados histórico-geográficos das relações de poder entre os Estados, as nações e os grupos sociais.

Problematizar a relação entre as estratégias de comunicação e as manifestações do poder econômico e político nas sociedades contemporâneas.

Compreender as identidades, manifestações ou representações da diversidade do patrimônio cultural e artístico em diferentes etnias e contextos sociais.

EMENTA

Idade Contemporânea: O mundo na primeira metade do século XX; O Brasil na primeira metade do século XX; O mundo até os dias atuais; O Brasil até os dias atuais.

BIBLIOGRAFIA BÁSICA

BERUTTI, Flávio. Caminhos do homem: História, ensino médio. Vol. 03. Curitiba: PR: base editorial. 2010.

COTRIM, Gilberto. História global: Brasil e Geral: Vol. 03. 1ª ed. São Paulo: Saraiva. 2010. FIGUEIRA, Divalte Garcia. História em foco. Vol. 03. São Paulo: Ática. 2010.

NOGUERIA, Fausto Henrique Gomes; CAPELLARI, Marcos Alexandre. História 3º ano: ensino médio. 1ª ed. São Paulo: Edições SM. 2010. (Coleção Ser Protagonista).

BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR

BRAICK, Patrícia Ramos; MOTA, Myriam Becho. História: das cavernas ao terceiro milênio. 3ª ed. São Paulo. Moderna, 2013.

HOBSBAWN, Eric. Era dos Extremos: O breve século XX 1914-1991. São Paulo Companhia das Letras, 1995.

MORAES, José Geraldo Vinci de. História: Geral e do Brasil: ensino médio. Vol. 03. 1ª ed. São Paulo: Saraiva. 2010.

VAINFAS, Ronaldo...[et al]. – História: o longo século XIX. Vol. 03. 1ª ed. São Paulo: Saraiva. 2010.

VICENTINO, Cláudio. DORIGO, Gianpaolo. História Geral e do Brasil. Vol. 03. São Paulo: Scipione. 2010.

FILOSOFIA I

CARGA HORÁRIA TOTAL: 40 horas CARGA HORÁRIA SEMANAL: 1 hora COMPETÊNCIAS

(25)

Contextualizar conhecimentos e filosofias, tanto no plano de sua origem quanto em outros planos: o pessoal-bibliográfico, o entorno sócio-político, histórico e cultural e o horizonte da sociedade científico-tecnológica.

Identificar as diversas fases da teoria do conhecimento.

Destacar os principais expoentes filosóficos acerca da teoria do conhecimento. Reconhecer a necessidade da filosofia nos diversos campos do conhecimento.

EMENTA

Conceito de Filosofia. Filosofia e conhecimento. Origem da Filosofia. Objetivos da Filosofia. A Filosofia no ocidente. Filosofia e Cidadania.

BIBLIOGRAFIA BÁSICA

ARANHA, Maria Lúcia Arruda; MARTINS, Maria Helena Pires. Temas de filosofia. São Paulo: Moderna, 1998.

CHAUÍ, Marilena. Iniciação à filosofia. São Paulo: Editora Ática, 2011. CHAUÍ, Marilena. Convite à filosofia. São Paulo: Editora Ática, 2011.

GALLO, Sílvio. Filosofia: experiência do pensamento: volume único/1. Ed – São Paulo: Scipione, 2014.

BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR CHAUÍ, Marilena. Convite à filosofia. São Paulo: Editora Ática, 2011.

GAARDER, Jostein. O mundo de Sofia. São Paulo: Companhia das Letras, 1995. SOUSA, Carlos Reis Ribeiro de. Diálogo e direito. Imperatriz: Ética Editora, 2011.

FILOSOFIA II

CARGA HORÁRIA TOTAL: 40 horas CARGA HORÁRIA SEMANAL: 1 hora COMPETÊNCIAS

Relacionar o conhecimento filosófico às demais áreas de saber para refletir sobre a realidade. Compreender a dimensão ética e moral da existência humana.

Compreender e utilizar de forma coerente os conceitos de direito, dever, responsabilidade e cidadania, vinculando-os à ideia de ordem política.

Identificar as diferenças de mensagens dos diversos elementos de comunicação da sociedade. EMENTA

Principais pensadores da História da Filosofia Ocidental. Filosofia Medieval: Fé versus razão; Patrística; Santo Agostinho; São Tomás de Aquino. Filosofia Moderna: A revalorização do ser humano e da natureza; As bases da ciência moderna; Empirismo e Iluminismo.

BIBLIOGRAFIA BÁSICA

ARANHA, Maria Lúcia Arruda; MARTINS, Maria Helena Pires. Temas de filosofia. São Paulo: Moderna, 1998.

CHAUÍ, Marilena. Iniciação à filosofia. São Paulo: Editora Ática, 2011. CHAUÍ, Marilena. Convite à filosofia. São Paulo: Editora Ática, 2011.

GALLO, Sílvio. Filosofia: experiência do pensamento: volume único/1. Ed – São Paulo: Scipione, 2014.

BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR CHAUÍ, Marilena. Convite à filosofia. São Paulo: Editora Ática, 2011.

NAHRA, Cinara; WEBER, Ivan Hingo. Através da lógica. Petrópolis: Editora Vozes, 2002. SOUSA, Carlos Reis Ribeiro de. Diálogo e direito. Imperatriz: Ética Editora, 2011.

FILOSOFIA III

CARGA HORÁRIA TOTAL: 40 horas CARGA HORÁRIA SEMANAL: 1 hora COMPETÊNCIAS

(26)

Naturais e Humanas, nas Artes e demais produções culturais. Identificar e explicar os conceitos básicos da Ética.

Descrever o papel dos aparelhos ideológicos e sua importância nas relações sociais.

Identificar as diferenças de mensagens dos diversos elementos de comunicação da sociedade. Refletir suas vivências e experiências para a construção da compreensão da vida em sociedade. Analisar e criticar o compromisso ético e as responsabilidades políticas de uma cidadania ativa e participativa.

Descrever os aspectos relevantes para exercer uma cidadania plena, na sociedade contemporânea. EMENTA

Principais pensadores da História da Filosofia Ocidental. Filosofia Contemporânea; Positivismo e Idealismo Alemão. Expansão do Capitalismo e os novos ideais. Século XX: uma era de incertezas; Existencialismo. Filosofia Analítica. Escola de Frankfurt: A Ética; A Política; A Ciência; A Estética.

BIBLIOGRAFIA BÁSICA

ARANHA, Maria Lúcia Arruda; MARTINS, Maria Helena Pires. Temas de filosofia. São Paulo: Moderna, 1998.

CHAUÍ, Marilena. Iniciação à filosofia. São Paulo: Editora Ática, 2011. CHAUÍ, Marilena. Convite à filosofia. São Paulo: Editora Ática, 2011.

GALLO, Sílvio. Filosofia: experiência do pensamento: volume único/1. Ed – São Paulo: Scipione,2014

BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR CENCI, Ângelo Vitório. PO que é Ética. Passo Fundo: Ediupf, 2000.

COMPARATO, Fábio Konder. Ética. São Paulo; Companhia das Letras, 2006.

OLIVEIRA, Manfredo. A. de. Desafios Éticos da globalização. Rio de janeiro: Record, 2001. SOCIOLOGIA I

CARGA HORÁRIA TOTAL: 40 horas CARGA HORÁRIA SEMANAL: 1 hora COMPETÊNCIAS

Compreender a Sociologia como ciência que analisa e reflete as relações sociais, propiciando uma visão crítica da realidade em que vive.

Conhecer os principais conceitos necessários para entender e intervir na sociedade contemporânea. Refletir sobre a própria posição na sociedade e as perspectivas de mobilidade social.

EMENTA

Introdução à sociologia. Origens do pensamento sociológico. Conceitos básicos da sociologia. Status sociais, papéis sociais e representações sociais. Estratificação social, estrutura e sistema, mobilidade e mudança social. As relações indivíduo-sociedade. Os processos de socialização e sociabilidade. Grupos Sociais e Instituições Sociais. Sociologia e cotidiano.

BIBLIOGRAFIA BÁSICA

CARVALHO, Débora Cristina de& FARAONI, Alexandre. Sociologia. Ensino Médio. Volume único.

Coleção: Ser Protagonista. São Paulo: SM, 2010.

TOMAZI, Nelson Dacio. Sociologia para o ensino médio. 2. ed. São Paulo: Saraiva, 2010. BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR

BICALHO, Pedro Paulo. BORTOLINI, Alexandre. COLBERT, Melissa. MOSTAFA, Maria. PINHEIRO, Thiago Félix. POLATO, Roney. Trabalhando diversidade sexual e de gênero na escola: currículo e prática pedagógica. Rio de Janeiro: Universidade Federal do Rio de Janeiro. 2014.

DURKHEIM, Émile. As regras do método sociológico. 3.ed. São Paulo: Martins Fontes, 2007. (Coleção tópicos).

(27)

MARTINS, Carlos Benedito. O que é sociologia. São Paulo: Brasiliense, 2013. (Coleção Primeiros Passos; 57).

BAUMAN, Zygmunt; MAY, Tim. Aprendendo a pensar com a sociologia Rio de Janeiro: Zahar, 2010.

MARTA, M. Assumpção Rodrigues; ALVARO, Cesar Giansanti. Dez lições de sociologia para um Brasil cidadão. São Paulo: FTD, 2008.

SCHAEFER, Richard T. Sociologia. 6.ed. São Paulo: McGraw-Hill, 2006.

Secretaria de Educação Básica. Ciências humanas e suas tecnologias. In: Orientações curriculares para o ensino médio. Vol. 03. Brasília: Ministério da Educação, Secretaria de Educação Básica, 2006. 133 p.

WEBER, Max. A Ética Protestante e o Espírito do Capitalismo. São Paulo: Companhia das Letras, 2004.

____________. Economia e sociedade: fundamentos da Sociologia Compreensiva. São Paulo: Companhia das Letras, 1999.

SOCIOLOGIA II

CARGA HORÁRIA TOTAL: 40 horas CARGA HORÁRIA SEMANAL: 1 hora COMPETÊNCIAS

Construir uma visão mais crítica da indústria cultural e dos meios de comunicação de massa, avaliando o papel ideológico do "marketing", enquanto estratégia de persuasão do consumidor e do próprio eleitor.

Discutir o papel dos aparelhos ideológicos e sua importância nas relações sociais.

Identificar as diferenças de mensagens dos diversos elementos de comunicação da sociedade.

Compreender e valorizar as diferentes manifestações culturais de etnias e segmentos sociais, agindo de modo a preservar o direito à diversidade, enquanto princípio estético, político e ético que supera conflitos e tensões do mundo atual.

EMENTA

Cultura brasileira. Manifestações culturais e cultura regional e local. Cultura, diversidade e ideologia. Raça, etnia e gênero. Violência e Controle Social. Ideologia e indústria cultural. Indústria cultural e alienação. Comunicação e poder da mídia.

BIBLIOGRAFIA BÁSICA

CARVALHO, Débora Cristina de& FARAONI, Alexandre. Sociologia. Ensino Médio. Volume único.

Coleção: Ser Protagonista. São Paulo: SM, 2010.

TOMAZI, Nelson Dacio. Sociologia para o ensino médio. 2. ed. São Paulo: Saraiva, 2010. BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR

BICALHO, Pedro Paulo. BORTOLINI, Alexandre. COLBERT, Melissa. MOSTAFA, Maria. PINHEIRO, Thiago Félix. POLATO, Roney. Trabalhando diversidade sexual e de gênero na escola: currículo e prática pedagógica. Rio de Janeiro: Universidade Federal do Rio de Janeiro. 2014.

DURKHEIM, Émile. As regras do método sociológico. 3.ed. São Paulo: Martins Fontes, 2007. (Coleção tópicos).

MEKSENAS, Paulo. Sociologia. 3.ed. São Paulo: Cortez, 2010.

MARTINS, Carlos Benedito. O que é sociologia. São Paulo: Brasiliense, 2013. (Coleção Primeiros Passos; 57).

BAUMAN, Zygmunt; MAY, Tim. Aprendendo a pensar com a sociologia Rio de Janeiro: Zahar, 2010.

MARTA, M. Assumpção Rodrigues; ALVARO, Cesar Giansanti. Dez lições de sociologia para um Brasil cidadão. São Paulo: FTD, 2008.

(28)

Secretaria de Educação Básica. Ciências humanas e suas tecnologias. In: Orientações curriculares para o ensino médio. Vol. 03. Brasília: Ministério da Educação, Secretaria de Educação Básica, 2006. 133 p.

WEBER, Max. A Ética Protestante e o Espírito do Capitalismo. São Paulo: Companhia das Letras, 2004.

____________. Economia e sociedade: fundamentos da Sociologia Compreensiva. São Paulo: Companhia das Letras, 1999.

SOCIOLOGIA III

CARGA HORÁRIA TOTAL: 40 horas CARGA HORÁRIA SEMANAL: 1 hora COMPETÊNCIAS

Compreender a política como uma rede de interesses e de acordos estabelecidos pelos seres humanos, em um processo de tomadas de decisões que giram, em torno de valores sociais e de relações de poder.

Valorizar o exercício da cidadania – direitos deveres e participação – e da democracia.

Compreender os conceitos de Estado e de regime político considerando o sistema partidário brasileiro.

Identificar fatores que levam a mudança, considerando os movimentos sociais e seu poder de intervenção nas estruturas sociais.

Identificar a presença da política no cotidiano dos indivíduos, grupos e instituições. Identificar os fenômenos sociais que se apresentam no cotidiano.

EMENTA

Política, Estado e relações de poder. Direitos e cidadania. Estado brasileiro, Sistema partidário e democracia. Movimentos sociais e participação política. Poder regional e local. Modernidade, meio ambiente e sociedade. O pensamento sociológico na atualidade.

BIBLIOGRAFIA BÁSICA

CARVALHO, Débora Cristina de& FARAONI, Alexandre. Sociologia. Ensino Médio. Volume único.

Coleção: Ser Protagonista. São Paulo: SM, 2010.

TOMAZI, Nelson Dacio. Sociologia para o ensino médio. 2. ed. São Paulo: Saraiva, 2010. BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR

BICALHO, Pedro Paulo. BORTOLINI, Alexandre. COLBERT, Melissa. MOSTAFA, Maria. PINHEIRO, Thiago Félix. POLATO, Roney. Trabalhando diversidade sexual e de gênero na escola: currículo e prática pedagógica. Rio de Janeiro: Universidade Federal do Rio de Janeiro. 2014.

DURKHEIM, Émile. As regras do método sociológico. 3.ed. São Paulo: Martins Fontes, 2007. (Coleção tópicos).

MEKSENAS, Paulo. Sociologia. 3.ed. São Paulo: Cortez, 2010.

MARTINS, Carlos Benedito. O que é sociologia. São Paulo: Brasiliense, 2013. (Coleção Primeiros Passos; 57).

BAUMAN, Zygmunt; MAY, Tim. Aprendendo a pensar com a sociologia Rio de Janeiro: Zahar, 2010.

MARTA, M. Assumpção Rodrigues; ALVARO, Cesar Giansanti. Dez lições de sociologia para um Brasil cidadão. São Paulo: FTD, 2008.

SCHAEFER, Richard T. Sociologia. 6.ed. São Paulo: McGraw-Hill, 2006.

Secretaria de Educação Básica. Ciências humanas e suas tecnologias. In: Orientações curriculares para o ensino médio. Vol. 03. Brasília: Ministério da Educação, Secretaria de Educação Básica, 2006. 133 p.

WEBER, Max. A Ética Protestante e o Espírito do Capitalismo. São Paulo: Companhia das Letras, 2004.

Referências

Documentos relacionados

[r]

ordem utilizador Nome do(a) Candidato(a) colocação Tipo de candidato(a) Horário Duração Coloc... Número

BARBOSA, Ana Mae. Arte-educação no Brasil: das origens ao modernismo. Arte Educação Contemporânea: Consonâncias Internacionais. HOLANDA, Sérgio Buarque. Raízes do Brasil. São

After analyzing all the procedures involved in the production process of GFRP profiles, it was concluded that it would be possible to improve the sustainability and

[r]

A pesquisa buscou estudos nas áreas da Ciência da Informação (CI), Arquivologia, Documentação Arquivística e Biblioteconomia com a intenção de buscar uma

That is not the case at local scale, as since 2004, twenty territories are grouped within the national network "Territorial Tempo”, where there have been discussed