• Nenhum resultado encontrado

O novo Axor. O Actros. Transporte de longa distância toneladas.

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "O novo Axor. O Actros. Transporte de longa distância toneladas."

Copied!
67
0
0

Texto

(1)

O novo Axor. O Actros.

Transporte de longa distância. 18 – 26 toneladas.

(2)

O Actros 4 – 27

Cabinas 6 – 15

Trabalho e conforto de utilização 8 – 11 Conforto de habitabilidade 12 – 15 Rentabilidade e tecnologia 16 – 23 Tecnologia dos motores 18 – 19 Cadeia cinemática 20 – 21 Quadro, chassis e suspensão 22 – 23 Dados técnicos 24 – 27 Visão geral dos modelos 24 – 25 Tipos de cabinas 26 – 27 O novo Axor 28 – 45

Cabinas 30 – 35

Trabalho e conforto de utilização 32 – 33 Conforto de habitabilidade 34 – 35 Rentabilidade e tecnologia 36 – 43 Tecnologia dos motores 38 – 39 Cadeia cinemática 40 – 41 Quadro, chassis e suspensão 42 – 43 Dados técnicos 44 – 45 Visão geral dos modelos 44 Tipos de cabinas 45 O Actros e o novo Axor 46 – 65 Segurança 46 – 49 Qualidade 50 – 53 Rentabilidade 54 – 55 Meio ambiente 56 – 57 Manutenção, Assistência e Serviços 58 – 61 Acessórios 62 – 65

(3)

Para todas as tarefas de transporte de longa distância.

O Actros e o novo Axor da Mercedes-Benz.

(4)

Independentemente do que transporta e da distância, com o Actros ou o novo Axor tem à sua disposição um veículo de transporte de longa distância

ideal para qualquer aplicação: o Actros com máximo conforto de condução no transporte internacional de longa distância; e o novo Axor em

transportes de média/longa distância – com elevada carga útil, novo desenho da frente e muitos pormenores novos e práticos que facilitam o trabalho.

Terá a oportunidade de o comprovar.

(5)

4

Elevado conforto – o Actros convence graças a um posto de trabalho ergonómico com muita liberdade de movimentos, estabelecendo padrões de funcionalidade, conforto e equipamento. Desde a resposta precisa da sua direcção, passando pelo painel de instrumentos gráfico até à cama inferior de conforto. De série, existem ainda muitos pormenores práticos, como por exemplo, suporte para toalhas e um espelho para barbear, que asseguram um maior conforto.

Baixos custos – com o Actros transporta de forma especialmente rentável: por exemplo, graças aos seus motores BlueTec® 5 fiáveis e económicos, e à caixa

automatizada Mercedes PowerShift 2, instalada de série. Um pacote económico, disponível como opção, aumenta ainda mais a rentabilidade. Além disso, o equipamento de segurança exemplar, bem como os sistemas de assistência ao condutor disponíveis como opção, proporcionam maior segurança e conforto na condução. Faça favor de entrar.

Estabelece padrões:

o Actros.

Excelente fiabilidade e rentabilidade, superior conforto de condução

e de habitabilidade, elevada segurança – são estas as suas princi­

pais características de desempenho, que permitem ao Actros estabe­

lecer padrões no transporte internacional de longa distância.

(6)
(7)
(8)

7

Bonito, robusto, potente – é assim que o Actros se apresenta. Desde a pala de sol até ao spoiler dianteiro – tipicamente Actros. Não só porque o seu design tem um excelente visual, mas também porque, na aplicação quotidiana, não deixa nenhum desejo por realizar em termos de conforto, segurança e rentabilidade. Conduzir, trabalhar, habitar – também no interior, as cabinas mais que satisfazem as cada vez maiores exigên-cias. Desde o painel de instrumentos ergonómico, pas-sando pela nova função de actuação «um toque» dos piscas, de série, e o sensor de chuva e luz, disponível como opção, até à cama inferior de conforto, instalada de série, e muitos outros pormenores práticos. E não esquecer: altura máxima de 1,92 m, muita liberdade de movimentos e grandes espaços de arrumação e porta-objectos. No Actros, tudo visa um único objectivo: tornar o trabalho confortável, seguro e rentável.

Para mais prazer no trabalho –

as melhores condições.

As cabinas do Actros conquistam os condutores mais exigentes. E também os gestores mais meticulosos,

pois combinam conforto e rentabilidade. Graças a uma exemplar ergonomia, aos muitos detalhes

práticos disponíveis de série e, não menos importante, a um design que define uma nova tendência.

Os retrovisores exteriores garantem menos vibrações e menos sujidade nos espelhos e nas zonas laterais. Como opção, estão também disponíveis com guarnição pintada na cor da cabina, guarnição cromada de 2 peças ou com guarnição canelada de elevada robustez.

Actros | Cabina Combinam o melhor visual com a melhor aerodinâmica e a maior segurança:

os deflectores do Actros.

A pala de sol, instalada de série na cabina Megaspace, aumenta a visibili-dade e a segurança. A zona central da pala em aço inoxidável reforça o visual marcante do Actros.

A estrela Mercedes-Benz, disponível como opção, ilumina-se premindo um botão e faz brilhar ainda mais o Actros.

(9)

8

O interior do Actros: muita liberdade de movimentos e muito espaço para trabalhar e habitar. As cabinas L e Megaspace estão equipadas de série com um banco pneumático para o condutor, sistema de ar condicionado de regulação manual e cama inferior de conforto, bem como muitos espaços de arrumação e porta-objectos práticos. Como opção, está disponível a cabina Single Cab, que torna as pausas ou o fim do dia de trabalho mais agradáveis.

Nova e de série – a função de actuação «um toque» dos piscas aumenta o conforto de condução: dar um só toque no interruptor combinado – e o Actros pisca 5 vezes. A elegância e a qualidade dos acabamentos também convencem no Actros – materiais de elevada qualidade e cores harmoniosas, asseguram um toque e visual particularmente agradáveis. Para que o condutor se sinta bem quando circula na estrada.

A motivação não tem preço.

As cabinas do Actros são o exemplo da união perfeita entre a ergonomia, o conforto e o design, assegurando

o que é o mais importante nos transportes de longa distância: a motivação para trabalhar bem e com prazer.

A cabina Megaspace satisfaz as mais elevadas expectativas, tanto em termos de liberdade de movimentos, como no conforto de trabalho e habitabilidade. Desde o chão contínuo e nivelado da cabina com uma altura máxima de 1,92 m, passando pelo banco pneumático de conforto para o condutor, instalado de série, até às excelentes camas e muitos espaços de arrumação práticos – incluindo dois porta-objectos independentes, acessíveis a partir do exterior, para alojar, por exemplo, a caixa de ferramentas. Em suma: a cabina Megaspace tem tudo o que é necessário para uma viagem confortável.

(10)

9 Através das teclas do volante multifunções, opcionalmente também disponível

em pele, é possível comandar o telefone, o rádio e o sistema de informação ao cliente. Podem também utilizar-se funções de diagnóstico e de diversos ajustes, desde o despertador até ao aquecimento de parque.

Actros | Cabina A cabina L distingue-se pelo seu interior confortável e orientado para o condutor, graças ao confortável banco do condutor, sistema de ar condicionado

de regulação manual e a cama de conforto, entre muitos outros práticos equipamentos que fazem aumentar ainda mais a motivação durante a realização de um transporte.

A cabina Single Cab oferece muito espaço ao condutor. A poltrona na parede traseira da cabina e a área almofadada das paredes laterais com luz de leitura tornam as pausas claramente mais agradáveis.

Juntamente com o banco do condutor, o volante, regulável até 66 mm em altura e de 10° a 42° em inclinação, assegura um conforto de condução ideal. Além disso, a posição de estacionamento, com uma inclinação de 10°, facilita a entrada e saída do veículo e também a passagem para o lado do acompanhante.

Os indicadores analógicos e digitais do painel de instrumentos, enobrecido com a inclusão de anéis cromados, permitem uma leitura optimizada graças à excelente combinação de informação escrita, cores e escalas.

(11)

1. 4. 5. 2. 3. 10 1. Máximo conforto do banco – quando necessário, o banco pneumático climatizado (opcional) dissipa o calor do banco sem as desconfortáveis mani-festações de corrente de ar na zona lombar. Os estofos do banco são feitos a partir de uma combinação de um veludo de boa qualidade e Alcantara nobre. 2. Muitas possibilidades de ajuste, por exemplo, o ajuste de altura com função de memória, o ajuste da inclinação da superfície do banco, o ajuste da profundidade do assento do banco e o cinto de segurança ajustável em altura, contribuem para um conforto perfeito do banco, permitindo uma condução mais relaxada e segura.

3. Disponível como opção: sistema de navegação para veículos pesados da Mercedes-Benz. Graças à condução dinâmica, específica para veículos pesados, com navegação por DVD e função TMC integrada, a qual propõe automaticamente um itinerário alternativo em caso de congestionamento do trânsito, chegará ainda mais rapidamente ao destino na maioria dos países da Europa.

4. Os rádios com sistema de mãos-livres Bluetooth integrado, disponíveis como opção, não deixam nenhum desejo por concretizar: para além do rádio e do leitor de CDs, para reproduzir todos os formatos de música comuns, também disponibilizam interfaces para a ligação de leitores de MP3, caixas de CDs e aparelhos de televisão.

5. O difusor esférico impede o embaciamento ou congelamento dos vidros laterais, e no Verão permite ao condutor ser refrescado. Os interruptores iluminados para o fecho central, comando dos vidros, ajuste e aquecimento dos retrovisores, estão no local mais acessível.

Desde o banco pneumático standard, de série, até ao banco pneumático climatizado, todos permitem uma posi-ção ideal de conduposi-ção, garantindo segurança e conforto. O banco pneumático de conforto, opcional para o condutor e acompanhante, está também disponível em pele e com apoio lombar pneumático, adaptação dos contornos laterais e sistema de aquecimento dos bancos.

O sensor de chuva e de luz, disponível como opção, alivia claramente o condutor e aumenta a segurança. Em caso de chuva, activa automaticamente o limpa pára-brisas em

cinco níveis individualmente reguláveis, e liga os médios assim que começa a escurecer. Para o maior conforto de trabalho, também contribuem o painel de comando ilumi-nado da regulação do nível da suspensão Telligent®, e

um interruptor no cockpit, que permite colocar o Actros na posição normal premindo um só botão. E ainda o indicador do estado da bateria, instalado de série, que informa o condutor sobre o estado de carga da bateria e a capacidade de arranque, ajudando assim a evitar perí-odos de imobilização não planeados.

A ligação de ar comprimido, de série no lado de trás do banco do condutor, pode ser utilizada para limpar a cabina. Estão disponíveis de fábrica, como opção, uma pistola de ar comprimido com tubo em espiral e os tapetes em borracha, adaptados à forma do chão da respectiva cabina.

(12)

11

Visão geral das vantagens.

Cabina Megaspace com chão contínuo –

e nivelado, a uma altura máxima de 1,92 m Volante multifunções, para accionar o telefone, –

o rádio e para as funções de diagnóstico Indicador do estado da bateria de série, para –

evitar períodos de imobilização não planeados Painel de instrumentos de leitura optimizada, –

com um grande visor matricial

Função de actuação «um toque» dos piscas, –

de série

Como opção, banco pneumático de conforto –

ou banco pneumático climatizado, com sistema de ventilação de várias velocidades

Sensor de chuva e luz, como opção –

Difusor esférico para vidros desembaciados –

Painel de comando lateral iluminado para –

o comando dos vidros, o ajuste dos

retrovisores, o aquecimento dos retrovisores e o fecho central

Como opção, sistema automático de ar –

condicionado e também sistema de ar condicionado auxiliar, assim como o aquecimento adicional a ar

O cockpit na cabina L disponibiliza muitos pormenores práticos: por exemplo, o grande espaço de arrumação em cima e opções de arrumo estáveis. Imediatamente por baixo: uma gaveta com um volume de 5,5 l para documentos. Como opção, o cockpit também está disponível com decoração em «madeira» ou «aço escovado».

Aquecimento, ventilação, climatização: as cabinas L e Megaspace estão equipadas de série com um sistema de ar condicionado de regulação manual. Como opção, está disponível um sistema automático de ar condicionado, que regula automaticamente todas as funções, tais como o ventilador, a temperatura e a distribui-ção do ar. E, quando necessário, o sistema de qualidade do ar muda automaticamente do funcionamento de ar fresco para o funcionamento de recirculadistribui-ção do ar. Opcionalmente também estão disponíveis um sistema de ar condicionado auxiliar, controlado por temperatura e quase sem ruído, e um aquecimento adicional a ar, ambos completamente integrados no sistema de ventilação, garantindo deste modo conforto durante as pausas e períodos de descanso.

O cockpit na cabina Megaspace: para além das cortinas de protecção solar na cabina L, estão ainda disponíveis mais quatro porta-objectos espaçosos que servem de espaço de arrumação. E para um acesso mais facilitado à cama superior de conforto, no meio da cabina encontra-se integrado um degrau rebatível.

(13)

12

No que diz respeito a conforto e habitabilidade, a oferta do Actros é grande: de série, por exemplo, a cama inferior de conforto, uma persiana de protecção solar para o lado do condutor, um espelho para barbear, dois suportes para toalhas e bancos com sistema de rebatimento fácil e prático1). Como opção, uma mesa rebatível e uma

per-siana de protecção solar para o lado do acompanhante. Resumidamente: existem muitas coisas que o irão fascinar no Actros.

Também a bordo: vários espaços de arrumação e porta- -objectos, bancos de acompanhante que contribuem para a habitabilidade, e luz para todas as situações – por exemplo, a iluminação da área de trabalho, a iluminação nocturna verde e a iluminação azul de intensidade regu-lável, proporcionam uma atmosfera agradável. A cabina Single Cab oferece uma particular liberdade de movi-mentos no seu interior. Os rádios Bluetooth, disponíveis como opção, podem ser operados de forma confortável através do volante ou do módulo de interruptores junto às camas.

1) De série, em conjunto com a cama superior e bancos pneumáticos.

A mesa rebatível pode ser rapidamente montada ou desmontada e permite fazer refeições de forma relaxada, ou trabalhar do lado do acompanhante. Possui uma superfície resistente e nas cabinas L e Megaspace pode ser guardada no espaço de arrumação por trás do banco do acompanhante, ou no espaço de arrumação central por cima do pára-brisas.

Irá certamente sentir-se em casa.

O que torna a condução agradável? Qual a definição de conforto? Qual o conceito de espaço?

O Actros dá respostas.

(14)

13 Na cabina L e na cabina Megaspace, o condutor dispõe de três grandes espaços

de arrumação que, como opção, estão equipados com tampas rebatíveis, iluminados no interior e revestidos com velcro anti-deslizante. Como opção está também disponível uma caixa de CDs e um compartimento com chave, para guardar valores de forma segura.

Para todos os que preferem começar o dia com a barba cortada: na cabina L e na cabina Megaspace encontrará, por cima do pára-brisas num espaço de arrumação com uma tampa rebatível, um grande espelho de barbear de série, com 21 x 15 cm, giratório, inclinável e rebaixável.

Por baixo da cama inferior de conforto: os espaços de arrumação acessíveis pelo exterior e o amplo espaço de arrumação central, na cabina L, disponibilizam um grande volume para arrumação. Na cabina Megaspace, em vez do espaço de arrumação central existem duas gavetas espaçosas e de fácil acesso.

No espaço de arrumação exterior do Actros, acessível também a partir do interior, é possível alojar sem problemas uma grade de bebidas. Na cabina Megaspace, integrado directamente por baixo: o compartimento para a caixa de ferramentas, triângulo, extintor e caixa de primeiros-socorros.

De série: a persiana de protecção solar de ajuste contínuo é responsável, nos dias de calor, por uma menor irradiação térmica e efeito de encandeamento, aumentando a segurança e o conforto de condução. Uma persiana de protecção solar para o lado do acompanhante está disponível opcionalmente.

Consoante a cabina e o equipamento, é possível integrar entre os bancos: porta-objectos, espaços de arrumação e práticas gavetas, com um volume total de até 125 l. O frigorífico com mesa rebatível, disponível opcionalmente, encontra-se integrado na gaveta superior extensível.

(15)

14 Actros | Cabina

Para as exigências de um condutor mais «solitário» desenvolveu-se a Single Cab, disponível como opção. O elemento central da área habitável do acompanhante é a confortável poltrona, localizada na parede traseira, a qual substitui o banco clássico do acompanhante. Nas pausas e tempos de repouso pode assim beneficiar de uma enorme liberdade quando sentado, e de muito espaço quando em pé.

As camas no Actros estabelecem padrões: a cama inferior de conforto, de série, está agora também equipada com uma grade de ripas de ajuste individual e um colchão de espuma de elevada qualidade. Uma cabeceira ajustável aumenta adicionalmente o conforto e permite um sono tranquilo.

A cama superior de conforto também dispõe de uma grade de ripas ajustável e um colchão de espuma de elevada qualidade. Além disso, o ajuste da inclinação lateral da cama pode agora ser efectuado de modo contínuo até um ângulo de –10°, permitindo dormir numa posição horizontal mesmo quando se está parado em subidas ou descidas. E todos os bancos Actros, com excepção do banco funcional, podem ser desbloqueados na parte supe-rior do encosto através de um puxador e rebatidos para a frente. Na cabina L, os bancos estão equipados de série com estofos de tecido raso, com design «Brasão New». O banco pneumático de conforto para o condutor está equipado com estofos em veludo com design «Brasão New», os quais equipam de série as cabinas Megaspace.

O pacote Conforto está disponível para o Actros contribuindo para um maior conforto de trabalho e de habitabilidade – a partir de fábrica e a um preço particularmente vantajoso.

Série: o banco funcional permite mais espaço livre no lado do acompanhante, pois tanto a superfície do assento como o encosto do banco são rebatíveis.

Se desejar, o banco de descanso proporciona um conforto único graças ao excelente acolchoado, ao rolo para a zona cervical deslocável, aos apoios rebatíveis dos braços, ao ajuste eléctrico da inclinação, ao aquecimento integrado no banco e a uma luz de leitura, aplicada no banco.

A poltrona na cabina Single Cab: os apoios largos e confortáveis para os braços e a área almofadada das paredes laterais com luz de leitura integrada, tornam os tempos de espera e pausas muito mais agradáveis. E graças ao encosto rebatível do banco, a sala de estar transforma-se rapidamente num espaçoso quarto de dormir.

(16)

15

Visão geral das vantagens.

Cama inferior de conforto, de série, –

com grade de ripas e uma cabeceira ajustável Cama superior de conforto, com práticas –

opções de ajuste

Grade de ripas com apoio nos contornos –

e molas flexíveis em ambas as camas

Equipamento de cabina Single Cab com poltrona –

de descanso para condutores «solitários» Banco funcional do acompanhante –

com superfície do assento e encosto do banco rebatíveis

Como opção, banco de descanso – –

para um conforto único, permitindo-lhe recuperar as forças

Persiana de protecção solar para o lado –

do condutor; como opção, também para o lado do acompanhante

Dois suportes para toalhas de série, –

cada qual com um comprimento de 42 cm Espelho de barbear de série, com 21 x 15 cm –

Mesa rebatível opcional no lado –

do acompanhante

Muitos espaços de arrumação –

e porta-objectos práticos

Frigorífico com um volume de 25 l, opcional –

Pacote Conforto a um preço vantajoso, –

com equipamentos seleccionados

Actros | Cabina Dois suportes para toalhas, com um

comprimento de 42 cm, aplicados no revestimento do tecto, oferecem espaço para tudo aquilo que deve secar durante a viagem.

A cama superior de conforto, com um comprimento de 202 cm e uma largura de 80 cm, disponível como opção, faz jus à sua designação sob qualquer aspecto: por exemplo, o ajuste da inclinação lateral da cama pode ser efectuado de modo contínuo. Para dormir ou para quando se necessita de mais espaço para arrumação.

Em ambas as camas do Actros: a grade de ripas com molas flexíveis proporciona um sono perfeitamente confortável.

A cama inferior de conforto está equipada de série com uma grade elástica de ripas de ajuste individual, uma cabeceira ajustável em altura e um colchão em espuma de alta qualidade, oferecendo assim um sono perfeitamente confortável. A partir da cama é possível accionar de forma confortável as luzes, o rádio, o aquecimento de parque e o tecto de abrir eléctrico.

(17)
(18)

17

Tecnologia orientada em função da aplicação e dos baixos custos. Para o efeito, o Actros é equipado de série com a 2ª geração da caixa de velocidades automatizada Mercedes PowerShift 2, e com os motores BlueTec®

eco-nómicos e de longa vida útil, que lhe permitem cumprir a norma Euro 5 de forma rentável. Intervalos de manu-tenção de até 120.000 km e intervalos de mudança de óleo opcionais até 150.000 km falam por si. Como opção, pneus super-largos com jantes de alumínio aumentam a carga útil e baixam a resistência ao rolamento. Além disso, a bomba de água de dois estágios1) e, por exemplo

a unidade de controlo do sistema pneumático nos tracto-res 4 x 2 com suspensão pneumática, e um revestimento da coluna A, disponível como opção, contribuem para um menor consumo. No transporte internacional de longa distância, o Actros Low-Liner assegura uma relação perfeita entre carga útil e volume.

1) Em combinação com motores V6.

Nunca foi tão fácil viajar

de forma tão económica.

Fiabilidade e rentabilidade – são estas as características que permitem ao Actros convencer

no transporte internacional de longa distância. Na sua totalidade. E em cada pormenor técnico.

Todos os Actros estão equipados com a tecnologia Diesel SCR da

Mercedes-Benz e apresentam a inscrição BlueTec®. Tal significa para si:

longos intervalos de manutenção, baixo consumo, e assim o cumprimento rentável da norma Euro 5.

Rentável, confortável e de série: Mercedes PowerShift 2 – graças a programas activáveis quando necessários, tais como o modo EcoRoll, para os condutores isso significa um manuseamento mais fácil do veículo, maior conforto de condução e dinâmica de condução melhorada. E para a empresa, significa um consumo reduzido e, consoante a variante de caixa de velocidades, maior carga útil.

(19)

18

Em termos de rentabilidade, os motores do Actros, graças ao baixo consumo e à elevada sustentabilidade ecológica, estabelecem padrões. O sistema do motor Telligent®

asse-gura uma estratégia de injecção adequada e uma pressão de até 2.200 bar, de modo a garantir uma combustão extre-mamente eficiente e com baixo nível de gases nocivos. O BlueTec® faz diminuir ainda mais as emissões. O Actros

está ainda equipado com agregados economizadores de corrente, tais como, compressores de ar de 1 cilindro ou a bomba de água de dois estágios1).

O sistema de manutenção Telligent® permite, dependendo

da utilização, intervalos de manutenção de até 120.000 km e intervalos de mudança de óleo de até 150.000 km, orientando-se pela solicitação real do Actros – assim é possível aproveitar plenamente o potencial de todos os consumíveis.

E com o pacote Biodiesel de depósito combinado, dis-ponível como opção, ambas as situações são possíveis: utilizar o aquecimento de parque e, em simultâneo, abastecer combustível biodiesel.

1) Em combinação com motores V6.

A base do BlueTec® são motores com uma combustão particularmente limpa e com baixo nível de emissão de partículas. Depois dos gases de escape

saírem do motor, o AdBlue é injectado nos gases de escape quentes e transforma os óxidos de azoto nas substâncias inofensivas tais como nitrogénio e água, com ajuda do catalisador SCR.

Dê uma vista de olhos no motor do Actros.

Vale a pena.

Argumentos convincentes: motores de baixo consumo e longa vida útil; graças ao BlueTec

®

,

níveis de emissões de partículas e de gases de escape baixos, longos intervalos de manutenção

e muitos outros pormenores técnicos que permitem poupar muito dinheiro.

(20)

19

BlueTec®, a tecnologia Diesel SCR da Mercedes-Benz,

permite o cumprimento rentável da norma Euro 5, menor consumo de combustível, menores níveis de emissões de partículas e de poeiras finas, baixas emissões de CO2

e cumprir os valores limite de dióxido de azoto (NO2)

que entraram em vigor no início de 2010.

Para quem a norma Euro 5 não é suficientemente ecoló-gica o Actros cumpre, como opção, a rigorosa norma de gases de escape EEV (Enhanced Environmentally Friendly Vehicle)2), com valores de emissão de partículas cerca de

33 % mais baixos em relação à Euro 5. Os veículos Actros com Euro 5 podem ser posteriormente adaptados à EEV.

Visão geral das vantagens.

Motores V6 e V8 fiáveis, com uma maior –

pressão máxima e reduzido consumo Tecnologia Diesel SCR BlueTec – ® com

futuro assegurado, para o cumprimento rentável da norma Euro 5

Como opção, a norma de gases de escape –

ecológica EEV2)

Sistema do motor Telligent

– ®, com uma pressão

de injecção de até 2.200 bar, para garantir uma elevada eficiência e uma combustão com baixo nível de emissão de gases nocivos Sistema de manutenção Telligent – ® para

intervalos de manutenção de até 120.000 km, e intervalos de mudança do óleo do motor de até 150.000 km

Como opção, o pacote Biodiesel –

com depósito combinado

2) Actros com motores de potência de 235 a 335 kW (320 a 456 CV)

e silenciadores standard. Desde o motor V6 com 235 kW (320 CV) até ao mais potente motor V8 com 440 kW (598 CV): os motores Euro 5 do Actros disponibilizam o seu binário

máximo, mesmo a baixas rotações, o que é favorável em termos de consumo. Deste modo poupa no combustível.

Actros | Rentabilidade e tecnologia Por cada 25 litros de gasóleo consumido basta adicionar apenas cerca de

1 litro de AdBlue. Nos tractores, um depósito de série tem uma capacidade de 85 l, o que chega para fazer até 6.500 km: por exemplo, para conduzir de Hamburgo até Lisboa e novamente de volta. AdBlue está amplamente dispo-nível dentro da União Europeia e, mesmo fora da UE: www.findadblue.de

V6, 12 l de cilindrada kW (CV) Nm a 1.800 rpm a 1.080 rpm 235 (320) 1.650 265 (360) 1.850 300 (408) 2.000 320 (435) 2.100 335 (456) 2.200 350 (476) 2.300 V8, 16 l de cilindrada kW (CV) Nm a 1.800 rpm a 1.080 rpm 375 (510) 2.400 405 (551) 2.600 440 (598) 2.800 360 340 320 300 280 260 240 220 200 180 160 450 430 410 390 370 350 330 310 290 270 250 2.500 2.200 1.900 1.600 1.300 1.000 700 3.000 2.700 2.400 2.100 1.800 1.500 1.200 1.000 1.250 1.500 1.750 2.000 1.000 1.250 1.500 1.750 2.000 Po tência ( kW ) Po tência ( kW ) Binár io ( Nm ) Binár io ( Nm ) Rotações (rpm) Rotações (rpm) Motores V6 Motores V8

(21)

20

Na caixa automatizada de série da Mercedes-Benz, Power-Shift 2, programas de selecção independente e funções adicionais orientadas para o tipo de aplicação, contribuem para mais conforto de condução, segurança e rentabili-dade. O modo de manobra permite, por exemplo, efectuar

manobras com muita sensibilidade e o modo EcoRoll economiza combustível. O Mercedes PowerShift 2 é dispo-nibilizado em conjunto com caixas de 12 velocidades directas não sincronizadas e, como opção, também com 16 velocidades. Isso permite configurações da cadeia

cinemática optimizadas, orientadas para a tarefa – e isso em todas as classes de potência.

Uma alternativa ao Mercedes PowerShift 2 continua a ser o comprovado sistema de transmissão Telligent®

com quatro caixas síncronas de 16 velocidades. Todos os eixos de transmissão convencem graças ao seu modo construtivo robusto e fiável. Nos motores até 350 kW (476 CV) e também nos Low-Liner e veículos de chassis rebaixado, é montado o eixo hipóide HL 6; o comprovado HL 81) é utilizado para a faixa de potências

de 375 até 440 kW (510 até 598 CV) e, como opção, o eixo com redução aos cubos HL 7.

O eixo de arrasto Telligent®, direccional e elevável,

dispo-nível como opção para chassis com suspensão pneumá-tica, diminui o diâmetro de viragem, aumenta o conforto de condução e contribui consideravelmente para um menor consumo, bem como para um reduzido desgaste dos travões e dos pneus. Para tractores de semi-reboque 6 x 2/2 está disponível, como opção, um eixo intermédio mais leve (17,5"). Em comparação com um eixo inter-médio convencional (22,5") pesa menos 250 kg, permi-tindo assim aumentar a carga útil.

1) Não disponível para veículos de chassis rebaixado e Low-Liner.

Custos mais baixos e condução confortável de série: Mercedes PowerShift 2 – dinâmica claramente superior, um manuseamento ideal do veículo e um consumo reduzido. Estas características são alcançadas, entre outros, graças a mudanças de velocidades mais suaves, uma estratégia de engrenagem optimizada com auxílio de sensores de inclinação, passagens de caixa mais curtas e menores movimentos de inclinação e oscilação.

Passagens de caixa melhoradas de série –

com o Mercedes PowerShift 2.

Com a caixa automatizada de 12 velocidades Mercedes PowerShift 2, o Actros satisfaz todas as exigências

que condutores e empresários possam fazer a uma caixa moderna no transporte de longa distância.

(22)

21

Visão geral das vantagens.

Caixa de velocidades automatizada –

Mercedes PowerShift 2 de série, com 12 ou 16 velocidades, programas e funções adicionais activáveis quando necessárias Selector de velocidades numa consola –

rebatível no banco do condutor Até

350 kW (476 CV), tanto nos Low-Liner

como nos veículos de chassis rebaixado, eixo traseiro hipóide HL 6 com uma só relação de transmissão

De

375 até 440 kW (510 até 598 CV),

o comprovado eixo traseiro hipóide HL 8 Como opção, o eixo com redução aos cubos –

HL 7 com máxima distância ao solo Bloqueio do diferencial de série e ASR –

para tracção máxima Eixo de arrasto Telligent

– ®, direccional

e elevável, para um menor diâmetro de viragem, como opção

Para tractores de semi-reboque 6 x 2/2, –

como opção, um eixo intermédio mais leve (17,5") para aumentar a carga útil

O Mercedes PowerShift 2 contribui no Actros para maior conforto de condução, segurança e rentabilidade: através de cinco programas activáveis quando necessários, o modo de potência, o modo EcoRoll, o modo de manobra, o modo de balanceio e o sistema Tempomat, para o qual a tolerância no ajuste de velocidade e da travagem foi aumentada. Além disso, funções adicionais orientadas para o tipo de aplicação, tais como a possibilidade de mudar directa-mente da 1ª velocidade para R, velocidades de marcha-atrás rápidas e a função Kick-Down para um melhor manuseamento do veículo e maior conforto de condução. O painel de instrumentos mostra o estado de funcionamento ou o programa activo da caixa Mercedes PowerShift no visor matricial.

Leve e de elevada eficiência: O eixo traseiro hipóide HL 6 com uma só relação de transmissão está optimizado em termos de peso e, nas variantes de motor até 350 kW (476 CV), contribui de série para o reduzido consumo de combustível. O HL 6 é também montado nos veículos de chassis rebaixado e Low-Liner. Através de uma desmultiplicação do eixo traseiro correspondente é possível equipar os veículos com caixas de velocidades directas. Isso permite poupar adicionalmente combustível.

(23)

22

Pneus super-largos com jantes de alumínio, opcionais, aumentam a carga útil do Actros em cerca de 110 kg. Além disso, a reduzida resistência ao rolamento contribui para uma redução do consumo. Os pneus super-largos estão disponíveis em associação com o sistema de regula-ção da estabilidade Telligent®.

Chassis rebaixado, maior volume, mais rentabilidade – o Actros Low-Liner convence quando o volume trans-portado é decisivo para a rentabilidade. Além dos três metros de altura de carga, também a cadeia cinemática economizadora de combustível tem as suas vantagens. Nos tractores 4 x 2 e 6 x 2 está montada de série a sus-pensão pneumática de 2 foles. Os chassis pneumáticos estão equipados com a suspensão pneumática de 4 foles.

Para um maior conforto e segurança de condução, os tractores de semi-reboque e veículos de plataforma Actros com suspensão pneumática integral e parcial estão dis-poníveis, como opção, com controlo de balanço Telligent®.

E o sistema de controlo da estabilidade Telligent®,

dis-ponível como opção para tractores Actros, pode impedir situações perigosas, tais com derrapagem ou saída do veículo da via, aumentando deste modo a segurança. O interruptor «Posição de marcha normal» permite elevar ou baixar automaticamente o Actros com suspensão pneumática até à posição normal, premindo um só botão. Isso poupa tempo e faz com que a tarefa seja realizada de forma mais simples. Nos Actros com suspensão de aço, molas parabólicas optimizadas em termos de peso

e protegidas contra corrosão asseguram um conforto de condução ideal. Todos os Actros estão ainda equipados com amortecedores e também estabilizadores dos eixos dianteiro e traseiro.

Com a integração do reboque, equipamento de série no Actros, o condutor poderá visualizar informações sobre a sua carga: por exemplo, a quantidade e pressão da carga durante os transportes de combustível e de gás. Além disso, a assistência ao arranque e o controlo auto-mático de iluminação ajudam o condutor. Todas as informações do reboque também podem ser fornecidas através do FleetBoard®.

A traseira integral, de série em associação com a cabina Megaspace e tractores de semi-reboque 6 x 2, aproveita o espaço disponível: nos tractores de 2 eixos com suspensão pneumática e uma distância entre eixos de 3.900 é possível um volume de combustível até 1.430 l. Também a montagem das bombas hidráulicas ou dos compressores é mais simples.

O chassis do Actros: particularmente robusto e fácil de montar, graças ao banho de imersão catódico e ao painel de orifícios de 50 mm. Outras vantagens: um cabeçote do quadro no qual estão aparafusadas todas as peças, permite que, em casos de reparação, estas possam ser substituídas de forma fácil e vantajosa. E os faróis estão localizados acima das zonas do spoiler dianteiro em que existem maiores riscos de danificação.

(24)

23 O indicador do estado da bateria, de série, permite um controlo permanente

do estado de carga da bateria, e da capacidade de arranque. Deste modo podem evitar-se períodos de imobilização não planeados.

Visão geral das vantagens.

Chassis robusto, fácil de montar com painéis –

de orifícios de 50 mm

Traseira integral para o perfeito aproveita-–

mento do espaço por trás da cabina Suspensão pneumática de 2 foles para uma –

melhor dinâmica de marcha e comportamento de oscilações

Comando de regulação do nível da suspensão –

Telligent® iluminado, instalado de série

Interruptor «Posição de marcha normal» –

para o Actros com suspensão pneumática De série, indicador do estado da bateria para –

evitar períodos de imobilização não planeados Como opção, pneus super-largos com –

jantes de alumínio para um peso cerca de 110 kg inferior

Integração do reboque, instalada de série, –

para controlar a carga a partir do banco do condutor

Para mais segurança, como opção, –

controlo de balanço Telligent® e sistema

de controlo da estabilidade Telligent®

A suspensão pneumática de 2 foles para tractores 4 x 2 e 6 x 2 não necessita de foles pneumáticos traseiros e permite assim posicionar os amortecedores directamente por trás do eixo. Isso melhora a dinâmica de condução e garante vantagens no comportamento de oscilações.

Actros | Rentabilidade e tecnologia De série em suspensão pneumática: a regulação do nível da suspensão

Telligent® para elevar e baixar o quadro, com ou sem semi-reboque,

permitindo atrelar ou desatrelar de forma simples e rápida. O painel de comando é iluminado, podendo ser melhor lido e operado em ambientes escuros (à noite, por exemplo).

(25)

24

O Actros – Visão geral de modelos Veículos de 2 eixos 1832 1836 1841 1844 1846 1848 1851 1855 1860

Motor (BlueTec® 5) Número de cilindros V6 V6 V6 V6 V6 V6 V8 V8 V8

kW (CV) 235 (320) 265 (360) 300 (408) 320 (435) 335 (456) 350 (476) 375 (510) 405 (551) 440 (598) Potência máx. (rpm) 1.800 1.800 1.800 1.800 1.800 1.800 1.800 1.800 1.800 Nm 1.650 1.850 2.000 2.100 2.200 2.300 2.400 2.600 2.800 Binário máx. (rpm) 1.080 1.080 1.080 1.080 1.080 1.080 1.080 1.080 1.080 Cabina Curta (S) • • • • • • • • • Média (M) x x x x x x x x x Longa (L) x x x x x x x x x Megaspace x x x x x x x x x

Distância entre eixos em mm Chassis 2) 4.500 2) 4.500 2) 4.500 2) 4.500 2) 4.500 2) 4.500 2)

4.800 2) 4.800 2) 4.800 2) 4.800 2) 4.800 2) 4.800 2) 4.800 2) 4.800 2) 5.100 2) 5.100 2) 5.100 2) 5.100 2) 5.100 2) 5.100 2) 5.400 2) 5.400 2) 5.400 2) 5.400 2) 5.400 2) 5.400 2) 5.700 2) 5.700 2) 5.700 2) 5.700 2) 5.700 2) 5.700 2) 6.000 2) 6.000 2) 6.000 2) 6.000 2) 6.000 2) 6.000 2) Tractor (LS) 3.600 3.600 3.600 3.600 3.600 3.600 3.600 3.600 3.600 3.900 3.900 3.900 3.900 3.900 3.900 3.900 3.900 3.900 Chassis (L) 3.900 2) 3.900 2) 3.900 2) 3.900 2) 3.900 2) 3.900 2) 4.200 2) 4.200 2) 4.200 2) 4.200 2) 4.200 2) 4.200 2) 4.200 2) 4.200 2) 4.500 2) 4.500 2) 4.500 2) 4.500 2) 4.500 2) 4.500 2) 4.800 4.800 4.800 4.800 4.800 4.800 4.800 4.800 4.800 5.100 2) 5.100 2) 5.100 2) 5.100 2) 5.100 2) 5.100 2) 5.400 5.400 5.400 5.400 5.400 5.400 5.400 5.400 – 5.700 5.700 5.700 5.700 5.700 5.700 – – – 6.000 2) 6.000 2) 6.000 2) 6.000 2) 6.000 2) 6.000 2) Chassis (NR) 4.800 4.800 4.800 4.800 4.800 4.800 – – – 5.400 5.400 5.400 5.400 5.400 5.400 – – – 5.700 5.700 5.700 5.700 5.700 5.700 – – –

Tractor com suspensão pneumática integral 3.600 3.600 3.600 3.600 3.600 3.600 3.600 3.600 3.600

3.900 3.900 3.900 3.900 3.900 3.900 3.900 3.900 3.900

Tractor (LSNR) 3.600 3.600 3.600 3.600 3.600 3.600 – – –

Cargas sobre os eixos e pesos admissíveis em kg Carga admissível sobre o eixo dianteiro 7.500, 7.100 1) 7.500, 7.100 1) 7.500, 7.100 1) 7.500, 7.100 1) 7.500, 7.100 1) 7.500, 7.100 1) 7.500, 7.100 1) 7.500, 7.100 1) 7.500, 7.100 1)

Carga admissível sobre o eixo traseiro 12.000, 11.500 1)12.000, 11.500 1)12.000, 11.500 1)12.000, 11.500 1)12.000, 11.500 1)12.000, 11.500 1)12.000, 11.500 1)12.000, 11.500 1)12.000, 11.500 1)

Peso total admissível 19.000, 18.000 1)19.000, 18.000 1)19.000, 18.000 1)19.000, 18.000 1)19.000, 18.000 1)19.000, 18.000 1)19.000, 18.000 1)19.000, 18.000 1)19.000, 18.000 1)

Peso total admissível do veículo com reboque 40.000 40.000 40.000 40.000 40.000 40.000 40.000 40.000 40.000

(26)

25

O Actros – Visão geral de modelos Veículos de 3 eixos 2532 2536 2541 2544 2546 2548 2551 2555 2560

Motor (BlueTec® 5) Número de cilindros V6 V6 V6 V6 V6 V6 V8 V8 V8

kW (CV) 235 (320) 265 (360) 300 (408) 320 (435) 335 (456) 350 (476) 375 (510) 405 (551) 440 (598) Potência máx. (rpm) 1.800 1.800 1.800 1.800 1.800 1.800 1.800 1.800 1.800 Nm 1.650 1.850 2.000 2.100 2.200 2.300 2.400 2.600 2.800 Binário máx. (rpm) 1.080 1.080 1.080 1.080 1.080 1.080 1.080 1.080 1.080 Cabina Curto (S) • • • • • • • • • Média (M) x x x x x x x x x Longa (L) x x x x x x x x x Megaspace x x x x x x x x x

Distância entre eixos em mm Chassis (L) 4.200 4.200 4.200 4.200 4.200 4.200 4.200 4.200 –

4.500 4.500 4.500 4.500 4.500 4.500 4.500 4.500 4.500 4.800 4.800 4.800 4.800 4.800 4.800 4.800 4.800 – 5.100 5.100 5.100 5.100 5.100 5.100 5.100 5.100 – 6.000 6.000 6.000 6.000 6.000 6.000 – – – Chassis (NR) 4.500 4.500 4.500 4.500 4.500 4.500 – – – 4.800 4.800 4.800 4.800 4.800 4.800 – – – 5.100 5.100 5.100 5.100 5.100 5.100 – – – Tractor (LS) 2.550 2) 2.550 2) 2.550 2.550 2.550 2.550 2.550 2.550

Tractor com eixo intermédio 2.8903) 2.8903) 2.8903) 2.8903) 2.8903) 2.8903) 2.8903) 2.8903) 2.8903)

Cargas sobre os eixos e pesos admissíveis em kg Carga admissível sobre o eixo dianteiro 7.500, 7.100 1) 7.500, 7.100 1) 7.500, 7.100 1) 7.500, 7.100 1) 7.500, 7.100 1) 7.500, 7.100 1) 7.500, 7.100 1) 7.500, 7.100 1) 7.500, 7.100 1)

Carga admissível sobre o eixo traseiro 11.500 11.500 11.500 11.500 11.500 11.500 11.500 11.500 11.500

Peso total admissível 26.000, 25.0001)26.000, 25.0001)26.000, 25.0001)26.000, 25.0001)26.000, 25.0001)26.000, 25.0001)26.000, 25.0001)26.000, 25.0001)26.000, 25.0001)

Peso total admissível do veículo com reboque 40.000 40.000 40.000 40.000 40.000 40.000 40.000 40.000 40.000

Actros | Dados técnicos

(27)

19 20 33 0 66 5 577-0160 2277 837 32 2 37 3 20 85 52 5 37 0 Ø450 110 110 710 600 19 50 22 60 470 48 0 25 00 800 20 20 19 20 33 0 66 5 577-0160 2277 837 32 2 37 3 20 85 37 0 Ø450 110 710 600 22 60 25 00 26 Cabina L Largura exterior: 2.500 mm Comprimento exterior: 2.277 mm Largura interior: 2.260 mm Altura interior: 1.920 mm

Cabina L com cabina com Single Cab tecto baixo Largura exterior: 2.500 mm 2.500 mm Comprimento exterior: 2.277 mm 2.277 mm Largura interior: 2.260 mm 2.260 mm Altura interior: 1.920 mm 1.560 mm Para veículos porta-automóveis, a cabina L também está disponível com uma altura interior de 1.410 mm.

O Actros – Tipos de cabinas

(28)

19 20 2277 837 561-0160 66 5 64 0 20 85 52 5 Ø450 110 27 5 73 5 30 0 110 710 19 50 600 22 60 470 48 0 25 00 800 20 20 19 20 2277 837 561-0160 66 5 64 0 20 85 110 Ø450 27 5 73 5 30 0 710 600 22 60 25 00 27 Megaspace Largura exterior: 2.500 mm Comprimento exterior: 2.277 mm Largura interior: 2.260 mm Altura interior: 1.920 mm Megaspace com Single Cab

Largura exterior: 2.500 mm Comprimento exterior: 2.277 mm Largura interior: 2.260 mm Altura interior: 1.920 mm

(29)

28

Pouco peso e muito

proveito. O novo Axor.

Elevada carga útil, baixo consumo, fiabilidade exemplar, segurança

e conforto orientado para o condutor – com estas características,

o novo Axor garante eficiência convincente no transporte de média/

longa distância. Em estrada. E em rentabilidade.

Diminuição do peso, aumento da rentabilidade – nos ramos de actividade em que o peso é importante, o novo Axor1), enquanto veículo de frota e de transporte

regular e com troca de carga a meio do percurso, assegura resultados de primeira qualidade. Convence graças à redução da tara e também graças aos seus motores Euro 5, económicos e fiáveis, com longos intervalos de manutenção. A caixa de velocidades automatizada Mercedes PowerShift, disponível como opção, e dois pacotes económicos, disponíveis também como opção, aumentam adicionalmente a sua rentabilidade.

A nova grelha do radiador confere ao Axor um exterior marcante e está disponível, como opção, também na cor do veículo.

O Axor satisfaz as mais elevadas exigências também no que diz respeito ao equi-pamento, conforto e segurança: o habitáculo convence graças ao cockpit específico para cada utilização, à exemplar facilidade de utilização e a novos equipamentos e pormenores práticos – desde o novo painel de instrumentos gráfico, de série, com volante multifunções, até ao Pack de Segurança, disponível como opção.

1)Todas as indicações nesta brochura referem-se ao novo Axor a partir de 265 kW (360 CV).

Poderá encontrar as informações relativas ao novo Axor até 240 kW (326 CV) na brochura «O novo Atego. O novo Axor. Serviço de distribuição. 6,5 – 26 toneladas.».

(30)
(31)
(32)

31

Mais um razão pela qual muitos gostam

de fazer este trabalho.

Para realizar um bom trabalho no transporte de média/longa distância, é necessário um posto de trabalho que torne a tarefa

o mais agradável possível. E em que a pessoa se sinta bem. As cabinas do novo Axor satisfazem ambas as condições.

Medidas ideais – com a cabina L e a cabina L com tecto alto, o novo Axor está perfeitamente preparado para o transporte de média/longa distância. A cabina L está equipada de série com a cama inferior de conforto. A variante de tecto alto oferece uma altura máxima con-fortável, vários espaços de arrumação e, como opção, está disponível uma cama superior de conforto. Para assegurar condições de trabalho ideais, o novo Axor está disponível com duas variantes de cockpit. Elementos de comando dispostos ergonomicamente, o novo volante multifunções, de série, disponível opcio-nalmente em pele, e um banco do condutor confortável asseguram um conforto de condução ideal. Em resumo: desde o novo desenho da chave até à caixa frigorífica, disponível como opção – o novo Axor oferece um posto de trabalho que convence ainda mais, uma vez que está orientado em todos os aspectos para o condutor e

a utilização do veículo. Devido à disposição ergonómica dos elementos de comando e o conceito de compartimentos práticos com o suporte de instrumentos puxado para a frente, o cockpit de série para longa distância do novo Axor oferece condições de trabalho ideais no transporte de média/longa distância. O cockpit de conforto, disponível como opção, oferece ainda mais espaço graças ao compartimento puxado para a frente por baixo do suporte de instrumentos. Superfícies macias, em parte sobre espuma, fazem com que este cockpit seja bastante agradável ao toque. Como opção, os dois cockpits estão disponíveis com decoração em «madeira» ou «aço escovado».

(33)

32 O novo Axor | Cabina

Entrada facilitada – através de grandes degraus anti- -derrapantes e graças à abertura total das portas, é pos-sível aceder ao posto de trabalho de forma confortável e rápida. O ajuste do banco, volante e retrovisor também se faz de forma rápida e simples. A boa visibilidade a toda a volta convence logo à primeira. O mesmo sucede com o banco pneumático do condutor, pois este cumpre todas as exigências de modo a permitir uma posição

sau-dável. Os bancos dispõem agora de apoios de cabeça inte-grados1) e estão equipados com tecido plano e robusto no

desenho «Brasao». Como opção, para o lado do condutor e do acompanhante, está disponível um banco pneumático de conforto ou um banco pneumático climatizado. Como opção, também pode ser fornecido um banco central. Além disso, diversas variantes de iluminação interior proporcionam condições de luz ideais – por exemplo,

a iluminação da área de trabalho com foco de leitura e, na cabina L com tecto alto, a iluminação nocturna verde. O sistema de navegação para veículos pesados da Mercedes-Benz, com orientação por rotas dinâmicas específica para camiões, está disponível como opção.

1)Não disponível com banco central e banco de acompanhante

rígido rebatível.

O novo Axor está equipado de série com um volante multifunções com altura e inclinação reguláveis, com teclas para operar, por exemplo, o sistema de informação do condutor, o rádio e o telefone. Como opção, o volante multifunções está disponível em pele de elevada qualidade.

O painel de instrumentos, enobrecido com aros cromados, dispõe de menus optimizados e possui agora um visor gráfico. Este mostra, por exemplo, indicações importantes sobre o estado de operação. A área de rotações verde variável, de série com caixa manual, ajuda a economizar combustível.

O Tempomat para regulação e limitação de velocidade, de série, alivia o condutor: as duas funções «acelerar» e «travar» estão integradas numa unidade funcional do Tempomat para regulação e limitação de velocidade.

Desejamos um agradável dia de trabalho.

Quem está sentado durante quatro horas e meia, sem interrupções, atrás de um volante, merece um posto de trabalho

o mais agradável possível. Para uma condução descontraída e relaxada – em qualquer situação.

(34)

33 O novo Axor | Cabina

O banco pneumático de conforto, disponível como opção para o lado do con-dutor e do acompanhante, aumenta o conforto do banco e ajuda a conduzir de forma relaxada e segura. O banco pneumático climatizado, também dispo-nível como opção, proporciona um conforto ainda mais elevado, dissipando, quando necessário, o calor originado no banco.

Visão geral das vantagens.

Duas variantes distintas de cockpits –

dependendo da utilização

Painel de instrumentos gráfico com área –

de rotações verde variável

Volante multifunções, ajustável em altura e –

inclinação, para o melhor conforto de condução e operação, opcionalmente disponível em pele Como opção, um banco pneumático de –

conforto ou banco pneumático climatizado para o lado do condutor e do acompanhante Tempomat de regulação e limitação

de velocidade

Difusor esférico de ajuste variável para –

a ventilação dos vidros laterais

Painel de comando da porta iluminado com –

interruptores para os vidros eléctricos, ajuste dos retrovisores e aquecimento manual dos retrovisores, bem como o fecho centralizado Diferentes variantes de iluminação interior –

Para tudo o que precisa estar sempre preparado – o porta-objectos aberto nas portas oferece ainda espaço para uma garrafa de 1,5 l. As bebidas estão assim sempre ao alcance e permanecem frescas durante mais tempo, visto que estão protegidas da luz directa do sol.

O painel de comando na porta engloba os interruptores para os vidros eléc-tricos, ajuste e aquecimento dos retrovisores, bem como o fecho centralizado. O difusor esférico de ajuste variável aumenta a segurança e conforto, pois impede o embaciamento dos vidros laterais.

(35)

34

Só o aspecto já contribui para recuperar as forças.

A habitabilidade é composta por muitos pormenores. No novo Axor, camas confortáveis, porta­objectos e grandes espaços de arrumação orientados

para o condutor, contribuem, por exemplo, para que se sinta bem durante a viagem – e para que se possa recompor de um dia cansativo.

As cabinas do novo Axor convencem não só durante o trabalho. Oferecem o melhor conforto também em viagens mais longas, com camas que realmente merecem esta designação e com uma oferta de espaços de arrumação que disponibiliza, na cabina L com tecto alto, espaço suficiente mesmo para duas pessoas – por exemplo nos

compartimentos grandes e práticos acima do pára-brisas e por baixo da cama standard. Outras características de conforto: opcionalmente, um frigorífico por baixo da cama standard, ar condicionado e um aquecimento adicional de ar quente. Especialmente confortáveis: O aquecimento adicional, a iluminação interior e um despertador,

dispo-nível como opção, podem ser operados confortavelmente a partir das camas. Tal como o tecto de elevar, de série na versão com tecto alto, opcionalmente também disponível em vidro. Como opção e agora fornecidos de fábrica: tapetes canelados ou de borracha, robustos, perfeitamente ajustados.

O novo Axor | Cabina A cama de série, com o seu colchão de molas inteiriço e confortável,

permite passar as noites em conforto. Ao mudar de veículo, é possível levar facilmente o seu «próprio» colchão. O mesmo se aplica à cama superior de conforto, disponível como opção.

Para a cabina L com tecto alto, a cama superior de conforto está disponível, opcionalmente, com uma grade de ripas com apoio nos contornos e ajuste individual, e um colchão de espuma inteiriço de alta qualidade. Em alternativa, em vez da cama superior está disponível um compartimento para bagagens.

Por baixo da cama existem três grandes espaços de arrumação com um volume de aprox. 300 l; o espaço central poderá ser equipado com um frigorífico. Como alternativa à cama inferior, na cabina S com parede traseira recuada, está disponível uma cama rebatível.

(36)

35 O novo Axor está equipado de série com um sistema de aquecimento e de ventilação de elevada eficiência. Este é regulado por ar e assegura rapidamente

um calor agradável, mesmo que o líquido de refrigeração ainda não tenha alcançado a temperatura de serviço, enquanto que o sistema de ar condicionado aumenta adicionalmente o conforto. Além disso, disponível como opção: um sistema de aquecimento adicional a ar quente muito silencioso, com duas saídas de ar para uma distribuição adequada do ar quente.

O novo Axor | Cabina

Visão geral das vantagens.

Cama confortável, de série, com um –

colchão de molas inteiriço

Como opção, cama superior de conforto –

com grade de ripas de ajuste individual na cabina L com tecto alto

De série, sistemas eficientes de aquecimento –

e de ventilação

Sistema de ar condicionado e sistema –

de aquecimento adicional por ar quente, com duas saídas de ar para uma distribuição adequada do ar quente

Espaços de arrumação práticos: –

por exemplo, três gavetas, com um volume de aprox. 300 l, por baixo da cama

Como opção, tapetes canelados ou de –

borracha, fornecidos de fábrica

Os porta-objectos normalizados DIN por cima do pára-brisas oferecem lugar para tudo o que é necessário num veículo pesado moderno – desde os rádios com sistema de mãos livres Bluetooth integrado até ao leitor de CDs.

Na cabina L com tecto alto, um espaço de arrumação grande e com tampa rebatível e um porta-objectos aberto por cima do pára-brisas asseguram uma capacidade de arrumação adicional.

(37)
(38)

37

Se poupar fosse sempre assim tão fácil.

Independentemente do que transporta, no transporte de média/longa distância, o novo Axor oferece as melhores condições

para o fazer economicamente. Com tecnologia fiável e orientada em função da sua aplicação. Com elevada carga útil,

reduzido consumo e toda a experiência da Mercedes­Benz.

Leve, fiável, económico – características com as quais o novo Axor convence diariamente. Responsáveis por isso são o seu quadro com peso optimizado e o seu reduzido peso próprio, motores de 6 cilindros em linha, de longa vida útil e baixo consumo, que lhe permitem cumprir, de forma rentável, a norma Euro 5 de emissão de gases de escape, e intervalos de manutenção de até 120.000 km1).

Existem ainda muitos outros aspectos que contribuem para os reduzidos custos. Como opção, o novo Axor tam-bém está disponível com o Mercedes PowerShift, pois as características desta caixa automatizada permitem promover tudo o que o novo Axor representa: manusea-mento ideal do veículo, dinâmica de condução, baixo consumo e, naturalmente, elevada carga útil. O novo Axor satisfaz assim as condições essenciais para viajar de forma rentável em transportes de média/longa distância.

1) Em conjunto com o sistema de manutenção Telligent®.

Combina máxima capacidade de carga com mínima tara para a aplicação em ramos de actividades particularmente sensíveis à carga útil: consoante o veículo e a aplicação a que se destina, o quadro do novo Axor está disponível em longarinas com uma espessura de 8,0 ou 9,5 mm. Além disso, os orifícios do chassis distanciados 50 mm entre si garantem uma excelente facilidade de montagem, e o banho de imersão catódico assegura a melhor protecção contra corrosão.

(39)

38

Até 315 kW (428 CV) – o novo Axor tem à disposição

a potência certa para cada tarefa.

Para o cumprimento rentável da norma Euro 5 no transporte de média/longa distância: motores de 6 cilindros em linha,

de longa vida útil e com forte potência de tracção, em três níveis de potência – todos com reduzido consumo, baixo nível de emissões

de partículas e de gases de escape e intervalos de manutenção agradavelmente longos.

Os motores de seis cilindros em linha BlueTec® do novo

Axor convencem dia após dia, graças à sua construção robusta, fiável e de baixo consumo. Diferentes combina-ções de caixas de velocidades e eixos garantem uma transmissão de força eficiente e economizadora de com-bustível. Um contributo essencial é também dado pelo sistema do motor Telligent®, pois permite um processo

de combustão particularmente eficiente. Isso faz baixar o consumo e as emissões poluentes, e permite um desenvolvimento de força que entusiasma até mesmo os condutores mais experientes.

De série, os intervalos de manutenção são de 100.000 km. Como opção, está disponível o sistema de manutenção Telligent®, que permite intervalos de manutenção até

120.000 km. O momento em que o óleo do motor e outros lubrificantes e líquidos devem ser mudados deixa de ser determinado pelo conta-quilómetros, passando a ser determinado pelo desgaste efectivo. Tal impede períodos de imobilização desnecessários e promove adicionalmente a utilização mais rentável no transporte de média/longa distância.

Tanto na versão de 6 l, 7 l ou 12 l de cilindrada, os motores de 6 cilindros em linha do novo Axor convencem graças à elevada fiabilidade e baixo consumo. Todos eles disponibilizam o seu binário máximo, mesmo a baixas rotações, o que é favorável em termos de consumo. E isto significa, um perfeito desenvolvimento de força, exactamente quando é necessária – em subidas, ao acelerar e ao ultrapassar.

(40)

1 2 3 4 5 6 7 39

BlueTec® – seguro, limpo, rentável: emissões de

partí-culas e de poeiras finas particularmente baixas, um baixo consumo e portanto baixas emissões de CO2 e o

cumpri-mento dos valores limite de dióxido de azoto (NO2) que

entraram em vigor no início de 2010; são estas as vantagens essenciais da tecnologia ecológica BlueTec®.

E para todos que não estão contentes com Euro 5, o novo Axor está disponível opcionalmente com motores que cumprem a rigorosa norma de emissão EEV (Enhanced Environmentally Friendly Vehicle). Além disso, um valor de retoma provavelmente elevado no fim do período de utilização e a certeza de viajar de forma rentável.

Todos os motores em linha BlueTec® 5 do novo Axor disponibilizam o seu binário

máximo, mesmo a baixas rotações, o que é favorável em termos de consumo. Deste modo poupa combustível. Uma outra vantagem deste conceito pode ser constatada em subidas: quando o número de rotações baixa, com a força de tracção passa-se exactamente o contrário, ela aumenta. E este desenvolvimento de força entusiasma até mesmo os camionistas experientes.

O novo Axor | Rentabilidade e tecnologia

Visão geral das vantagens.

Motores de 6 cilindros em linha, de consumo –

reduzido, fiáveis e com forte potência de tracção, com elevado binário a baixas rotações Tecnologia Diesel SCR BlueTec

– ®, para

o cumprimento rentável da norma Euro 5 Como opção, cumprimento da rigorosa –

norma de emissão EEV Sistema do motor Telligent

– ®, para assegurar

um processo de combustão particularmente eficiente e reduzidas emissões de substâncias poluentes

Como opção, intervalos de manutenção –

até 120.000 km

O BlueTec® é constituído pelos seguintes componentes: 1. Indicações

do sistema BlueTec® e sistema de diagnóstico a bordo no cockpit,

2. Unidade de comando e dosagem, 3. Injecção de AdBlue, 4. Silenciadores de aço inoxidável com catalisador SCR integrado, 5. Motor aperfeiçoado, 6. Depósito AdBlue, 7. Unidade de alimentação.

340 320 300 280 260 240 220 200 180 2.200 2.000 1.800 1.600 1.400 1.200 1.000 1.250 1.500 1.750 2.000 Po tência ( kW ) Binár io ( Nm ) Rotações (rpm) Motores R6 R6 com 11,97 l de cilindrada kW (CV) Nm a 1.900 rpm a 1.100 rpm 265 (360) 1.850 295 (401) 2.000 315 (428) 2.100

(41)

40 O novo Axor | Rentabilidade e tecnologia

Sistemas de transmissão para qualquer exigência, maior conforto de condução, mais segurança e rentabilidade. Para o efeito: caixa de velocidades e eixos para todas as aplicações, todas as topografias e reduzido consumo. As caixas de 9 velocidades directas deixam-se engrenar facilmente e convencem graças ao escalonamento especial das engrenagens e à conversão perfeita da força de tracção.

Como opção, o novo Axor também está disponível com caixa Telligent® e diferentes caixas de 16 velocidades, que

se distinguem não só pela grande capacidade de subida e uma velocidade lenta para a execução de manobra, mas também por um funcionamento silencioso, elevada vida útil e uma relação potência/peso ideal.

Mercedes PowerShift: Este sistema automatizado de 12 velocidades, disponível como opção e a partir de 265 kW (360 CV), efectua mudanças mais rapidamente em com-paração com a caixa Telligent®. Programas seleccionáveis

em separado contribuem adicionalmente para o conforto, segurança e rentabilidade.

O modo de manobra permite ao novo Axor efectuar manobras com muita sensibilidade e precisão. Além disso, diminui o risco de danos no veículo, no reboque ou na 5ª roda. Esta caixa permite ainda a engrenagem directa de 1 para R – o que permite poupar tempo e os nervos. Através da função Kick-Down integrada é possível soli-citar repentinamente mais potência e aplicá-la quando necessária – para a entrada segura nas auto-estradas, as ultrapassagens ou em subidas, por exemplo. Uma outra

vantagem: O Mercedes PowerShift aumenta a carga útil do novo Axor – até 50 kg a mais do que nas anteriores caixas síncronas.

Disponível como opção e de fábrica: o eixo intermédio leve (17,5"), disponível para os tractores Axor 6 x 2 tem, em comparação com um eixo intermédio convencional (22,5"), cerca de 250 kg a menos e permite assim aumen-tar a carga útil.

O eixo de arrasto Telligent®, direccional e elevável,

dispo-nível como opção para veículos chassis 6 x 2, diminui o diâmetro de viragem em cerca de dois metros, aumenta o conforto de condução, a manobrabilidade e, na posição elevada, contribui para um reduzido consumo de combus-tível e reduzido desgaste dos pneus.

No novo Axor, a caixa directa de 9 velocidades de fácil engrenagem (oito velocidades, uma velocidade lenta «Crawler»), com embraiagem monodisco, disponibiliza a engrenagem exacta de velocidades e um elevado conforto de engrenagem de velocidades. Outra vantagem: o óleo hidráulico não precisa de manutenção durante toda a vida útil do veículo pesado.

(42)

41 O novo Axor | Rentabilidade e tecnologia

Menos engrenagens, menos perdas por fricção, menor consumo – com o eixo traseiro hipóide de uma só relação de transmissão HL 6 e a caixa directa de 16 velocidades, o novo Axor consegue obter, a velocidades entre 80 – 85 km/h, consumos particularmente baixos graças à relação de transmissão 1:1 na velocidade mais elevada. Em conjunto com o robusto eixo com redução aos cubos HL 7, a partir de 265 kW (360 CV) e como opção, o novo Axor também está disponível com uma caixa de 16 velocidades mecânico-pneumática com overdrive.

De manual até automático – no novo Axor é montada uma caixa de

9 velocidades. Estão ainda disponíveis a caixa Telligent® e, para ainda mais

conforto de condução, a caixa automatizada Mercedes PowerShift.

Visão geral das vantagens.

De série, caixa directa de 9 velocidades –

de fácil engrenagem, com conversão perfeita da força de tracção

Caixa automatizada de 12 velocidades –

Mercedes PowerShift ou sistema Telligent®

com diferentes caixas de 16 velocidades, como opção

De série, o eixo traseiro hipóide HL 6 –

com uma só relação de transmissão e redutor de consumo

Como opção, eixo com redução aos –

cubos HL 7 em associação com uma caixa de 16 velocidades com overdrive

Eixo de arrasto Telligent

– ®, direccional e elevável,

para um menor diâmetro de viragem, como opção

Para tractores 6 x 2, como opção, o eixo –

intermédio leve (17,5") para assegurar um peso próprio cerca de 250 kg menor

Maior conforto de condução premindo um só botão: a caixa automatizada Mercedes PowerShift, disponível como opção, permite, através do modo de manobra activável quando necessário, e da função Kick-Down integrada, um melhor manuseamento do veículo, aumentando a segurança e rentabilidade.

(43)

42

Reduzida tara, máxima capacidade de carga e comporta-mento de condução ideal. No novo Axor, o responsável por isso é, fundamentalmente, o quadro paralelo optimi-zado em termos de peso, resistente à torção e, mesmo

assim, extremamente robusto. No chassis, as barras estabilizadoras e a suspensão pneumática de 2 foles, permitem aumentar a carga útil, visto que tornaram desnecessários diversos componentes.

Ainda mais carga útil – como opção, pode reduzir ainda mais o peso do novo Axor. Por exemplo, através de depó-sitos de ar comprimido em alumínio, uma 5ª roda com-pacta ou através das jantes de liga leve disponíveis de fábrica, as quais têm ainda a vantagem de ter um óptimo aspecto.

A regulação de nível da suspensão Telligent® permite

elevar e baixar rapidamente o quadro durante a substitui-ção de contentores, semi-reboques e em rampas. E o sis-tema de controlo de balanço Telligent®, disponível como

opção para veículos de plataforma com suspensão pneu-mática integral, adapta a característica de amortecimento dos amortecedores continuamente à respec tiva situação de marcha, à carga e ao estado da estrada. Garante-se assim mais segurança, maior conforto de condução e um transporte cuidadoso da carga.

Extra confortável – a suspensão de conforto da cabina com molas de aço, disponível como opção para todas as cabinas, absorve ainda melhor as pancadas e vibrações provocadas por irregularidades na estrada, graças aos apoios longitudinais suplementares e aos apoios de borracha. E o condutor relaxa. Para cabinas L também está disponível, como opção, uma suspensão de conforto pneumática.

O novo Axor | Rentabilidade e tecnologia

Menos peso, mais ideias.

Leve e, mesmo assim, robusto – graças à redução da tara, o novo Axor consegue colocar na estrada

vantagens essenciais, e isso é importante em ramos de actividades particularmente sensíveis à carga útil.

E para isso não precisou de prescindir da segurança e do conforto de condução.

Tractores Axor, com suspensão pneumática, são equipados de série com a suspensão pneumática de 2 foles. Nesta variante de suspensão, os amortecedores estão posicionados directamente por trás do veio de transmissão. E isso dá origem a um comportamento de condução extremamente estável, a uma excelente dinâmica de marcha e um perfeito comportamento de oscilações.

Referências

Documentos relacionados

Meu querido Santo Antônio dos mais carinhosos, o vosso ardente amor a Deus, as vossas sublimes virtudes e grande caridade para o próximo, vos mereceram durante

E Jesus conclui: se alguém que não é tão amigo quanto isso é capaz de nos ajudar se nós insistirmos, muito mais nos ajudará o nosso Pai do Céu, não só pela nossa

referencial serve de base para o desenvolvimento de um tópico, a presença de um tópico oferece tão somente as condições possibilitadoras e preservadoras da

A prova do ENADE/2011, aplicada aos estudantes da Área de Tecnologia em Redes de Computadores, com duração total de 4 horas, apresentou questões discursivas e de múltipla

Reconhecemos que uma das linhas de ações das políticas públicas de saúde é dar prioridade às doenças crônicas, considerando a redução dos danos e das

6 Consideraremos que a narrativa de Lewis Carroll oscila ficcionalmente entre o maravilhoso e o fantástico, chegando mesmo a sugerir-se com aspectos do estranho,

SÉRIE 85 Relé temporizador plug-in 7 - 10 A Eletromédica, odontologia Forno de secagem Elevadores Painéis para distribuição de energia Painéis de controle Temporizadores,

O desenvolvimento das interações entre os próprios alunos e entre estes e as professoras, juntamente com o reconhecimento da singularidade dos conhecimentos