• Nenhum resultado encontrado

Estratégias Margens de Lucro. Se estiver constantemente a fazer descontos, para quê então ter um preço regular?

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Estratégias Margens de Lucro. Se estiver constantemente a fazer descontos, para quê então ter um preço regular?"

Copied!
13
0
0

Texto

(1)

Margens de Lucro

1 - Aumente os preços/margens

Isto é tão simples quanto parece: suba os preços 10% ou mais.

2 - Venda mais produtos/serviços com margens elevadas

Porque não mudar para produtos com maiores margens de lucro?

3 - PARE de fazer descontos

Se estiver constantemente a fazer descontos, para quê então ter um preç o regular?

4 - Venda apenas qualidade

Reinvente-se a si próprio como um negociante de qualidade. Pare de vender produtos sem qualidade e venda apenas os melhores.

Isto pode funcionar quando as pessoas se preocupam com a qualidade (muitas vezes, preocupam-se mais com o preço) e procuram algo melhor. Mais importante, irá funcionar se os seus clientes tiverem dinheiro para gastar.

Ao vender apenas produtos e serviços de qualidade, pode conseguir aumentar os seus lucros/margens. A principal vantagem é que não terá que se preocupar com o facto dos clientes trazerem os produtos para reparação.

Quando pensar mudar para um material de maior qualidade, tenha em conta 2 aspectos. Em primeiro lugar, os produtos têm que ser acessíveis aos clientes já existentes. E em segundo lugar, a margem de lucro tem que ser maior nestes produtos.

5 - Comercialize a sua própria marca

Esta estratégia irá garantir o aumento da sua margem de lucro. Vender a sua própria marca também lhe dá a possibilidade de fazer descontos em certos artigos e ficar em vantagem relativamente à concorrência. A principal vantagem desta estratégia é a obtenção de maiores lucros que a sua concorrência uma vez que não existem intermediários.

6 - Comercialize uma marca exclusiva

Comece a comercializar e a ter em stock uma marca que a concorrência não tenha acesso. Vender uma marca exclusiva é importante para os clientes obcecados pelo preço, mas que também estão interessados em comprar qualidade. Ocasionalmente, as pessoas querem algo único: se os seus clientes são assim, este pode ser o caminho a seguir.

(2)

Isto dá-lhe a oportunidade de aumentar a sua margem uma vez que os consumidores não podem recorrer a outro sítio para comprar o produto. Mas não seja demasiado ganancioso. Aumente a sua margem apenas até onde o mercado o deixar. Também é importante não esquecer que pode ter que gastar algum dinheiro para apresentar a linha aos clientes, o que pode envolver publicidade e direct mail.

Não escolha Cs nem Ds. Só assim conseguirá deixar de negociar com clientes chatos, exclusivamente preocupados com o preço, que nunca compram mas olham sempre.

7 - Comercialize através de Direct Mail / Internet

Com a chegada da Internet, já é possível dirigir um negócio a partir de casa utilizando apenas um computador.

8 - Comercialize através de Reuniões de Demonstração / Multi Nível

Eis uma maneira de vender um produto “fora do comum”.

9 - Equipa de vendas com sistema de remuneração à comissão

Um dos grandes fardos de qualquer negócio são as comissões. Feriados pagos, seguros e baixas, são exemplos de dinheiro desperdiçado que vêm juntamente com o salário. Ao contratar apenas vendedore s por comissão, pode evitar muitos destes custos desnecessários. Além disso, tem a vantagem extra de saber que a sua equipa tem de manter um bom rendimento para sobreviver. Se não venderem, não recebem. Desta forma, tem a certeza que a sua empresa não tem a bordo nenhum passageiro indesejado.

10 - Dê formação à sua equipa

Isto é tão simples quanto parece, ainda que na prática não costume ser tão simples: tem que dispensar tempo e energia, e a sua equipa também.

11 - NÃO pague horas extraordinárias

Não existe motivo para pagar horas extraordinárias. Se os funcionários estão dispostos a trabalhar mais horas, óptimo para si.

12 - Reduza a equipa

Esta opção é a última que a maioria dos empresários deseja explorar, pois significa magoar os sentimentos das pessoas, submetendo-os a trabalhar mais. Se a sua empr esa tem funcionários a mais, tem que simplesmente reduzir o número de pessoas, ou não estaria a dar a si próprio a

(3)

oportunidade justa de gerar lucros. Independentemente do quanto go sta dos seus funcionários, lembre-se que começou o negócio para si.

Ao avaliar os seus sistemas, é provável que consiga reduzir a sua equipa sem perder produtividade. Em muitos casos, verá que a sua equipa tem muitos períodos de inactividade durante o dia. Ao eliminar alguns elementos da equipa pode conseguir maior rendimento daqueles que ficam e reduzir assim as despesas dos salários.

13 - Reduza níveis de gestão / elimine níveis desnecessários

É um erro comum fortalecer a área de “direcção média”. Porque não permitir que as pessoas se administrem a elas próprias? Caso não terminem o trabalho, são despedidas. Livrar-se de “observadores” desnecessários também pode tornar a equipa mais responsável. Ao transmitir-lhes confiança, eles vão superar as suas expectativas. Melhorar a formação da sua equipa também pode fortalecer esta área. Muitos negócios modernos sofrem de altos níveis de pessoal. Introduzindo sistemas e melhorando a formação da sua equipa, talvez seja possível tornar algumas posições administrativas obsoletas.

14 - Reduza remunerações dos Directores

Deixe de pagar tanto a si mesmo. Esta nunca é a opção mais “divertida”.

Muitos directores retiram muito dinheiro dos cofres da sua empresa, e isto eventualmente pode criar problemas de cash flow. É importante ter algum fundo de caixa para que possa pagar despesas inesperadas ou tirar vantagem de oport unidades de investimentos.

É melhor esperar até que sinta que está numa p osição financeira confortável antes de começar a obter um salário tão alto da empresa. É um pequeno sacrifício que terá que fazer a curto prazo mas cujas recompensas irão surgir a longo prazo, sem qualquer dúvida.

15 - Eficiência, produtividade e gestão do tempo

Estas 3 áreas podem ser as principais responsáveis pelo desperdício de largas quantias. Se analisar estas áreas individualmente, poderá facilmente identificar quais estão a custar-lhe mais dinheiro.

Informar toda a equipa quais os standards de performance mínima que você espera deles pode ajudar a resolver alguns problemas. Está na altura de ser um pouco mais exigente; pense no que é realmente possível. Qual seria um bom objectivo para um bom vendedor atingir? Não tem mal pedir à sua equipa que se tente aproximar o máximo possível desse nível. É curioso, quanto se exige mais às pessoas, mais elas tendem a encontrar uma forma de se esforçar e atingir o próximo nível.

(4)

16 - Negocie os contratos dos colaboradores

Faça um contrato para você e a sua equipa assinarem. As poupanças podem vir a curto prazo. Eliminar horas extra e férias em excesso são exemplos de metas alcançáveis que podem ser negociadas satisfatoriamente. No entanto, é importante não esquecer que para atrair e manter os bons funcionários, deve oferecer-lhes algo valioso.

Terá que ter uma recompensa noutros aspectos, talvez possa oferecer o mesmo vencimento, sem baixas, mas com um dia de folga extra em cada semana. No entanto, investigue primeiro se não incorre em ilegalidades.

17 - Sistema de incentivos para a equipa com base nas margens

Ofereça à sua equipa um incentivo caso eles consigam alcançar as margens mais altas possíveis em determinados artigos.

18 - Reduza/elimine duplicação de tarefas

Eliminando a duplicação de tarefas e os papéis desnecessários conseguirá poupar à sua empresa centenas de euros. É uma história recorrente mas muitos empresários, num esforço de sistematizar as tarefas, acabam por o fazer duplamente. Existe uma forma para fazer isto: basta gravar num f icheiro, triplicar o ficheiro e introduzi-lo no computador.

Simplifique: pense na forma menos complicada de fazer as coisas. O cliente faz uma compra, recebe um recibo, você fica com uma cópia. Talvez consiga encontrar uma maneira para que tudo seja tratado na altura da compra. Passe algum tempo a analisar os seus sistemas para ver se existe duplicação nalguma área. Isto pode eliminar a perca de tempo bem como reduzir as despesas.

19 - Conheça os seus custos reais

Tem noção do valor real das coisas que compra? O mais provável é que tudo custe mais do que o esperado. Muitas das suas despesas raramente são avaliadas. Se dispensar algum tempo a descobrir os seus custos reais, pode depois procurar formas de os reduzir.

Se conseguir obter quotizações em diferentes produtos e serviços consegue poupar quantias substanciais. Não existe nada de mal em “investigar” e encontrar um mel hor negócio em tudo.

20 - Trabalhe os custos como percentagens das vendas

Calcule todos os custos que surgem no seu negócio como percentagens de venda. Isto permite-lhe ter uma ideia de quantas vendas precisa fazer antes de começar a ter lucro. Para fazer isto, calcule quanto custa administrar o seu negócio cada semana. Terá que incluir todas as despesas, desde os salários até ao economato passando pela electricidade e pela renda do escritório, ou seja, todas as despesas que tem que pagar para manter as portas

(5)

abertas. Depois calcule quantas vendas precisa fazer para cobrir esse custo antes que comece a ver os lucros.

Isto pode também ser um indicador se o seu negócio tem possibilidades de ter sucesso ou se está simplesmente a enganar-se a si próprio.

Assim que calcular este valor, explique à sua equipa o que é necessário para manter o n egócio rentável. Assim, irá motivá-los a aumentar as vend as e atingir os seus objectivos.

21 - Defina orçamentos mensais para as despesas

Estabeleça um orçamento para o mês e tente não o ultrapassar, independentemente das circunstâncias.

Isto é particularmente importante se deseja que o seu negócio permaneça viável. Ao estabelecer orçamentos de despesas mensais e restringir-se a eles, está a certificar-se que nunca estará numa situação em que a empresa tem mais dinheiro a sair do que a entrar. Obviamente se for impossível estabelecer um orçamento mais baixo do que a receita esperada, terá que perguntar a si mesmo o que aconteceu de errado. Não se esqueça que por vezes tem que gastar dinheiro para fazer dinheiro.

22 - Defina procedimentos de compras / apenas com Notas de Encomenda devidamente autorizadas

Utilize um sistema de ordem de compra: todos os seus funcionários terão que preenche-la e obter a respectiva autorização antes de comprar alguma coisa. Desta forma, conseguirá manter um controlo do dinheiro que se gasta.

Isto não significa que não confia nos seus colaboradores, serve apenas para garantir que o dinheiro está a ser gasto no material essencial. Este procedimento pode atrasar um pouco o processo de compra, especialmente se não está todos os dias no escritório. Normalmente, é uma pequena inconveniência em troca de um grande benef ício.

Irá ficar surpreendido com o valor gasto desnecessariamente no seu negócio. Isto não significa que a sua equipa queira enganá-lo; apenas não percebem do negócio tão bem como você e não entendem os v alores envolvidos para manter o negóci o rentável.

23 - Melhore a sua capacidade de negociação

O primeiro passo para desenvolver uma melhor capacidade de negociação é perceber o que a outra pessoa quer. Quando o obtiver, pode trabalhar a forma como o dá e ainda assim conseguir o que pretende.

Tem que ser forte nesta área se quiser obter os melhores resultados. Tudo, desde os contratos de trabalho até conseguir os melhores acordos com os seus fornecedores, depende da sua capacidade de negociação.

(6)

Praticando em frente a um espelho ou treinando no carro enquanto conduz pode ajudá-lo a desenvolver estas capacidades. Certifique-se que consegue os melhores contratos com os seus fornecedores para conseguir o máximo lucro ao vender os seus produtos.

24 - Reduza TODOS os custos em 10 %

Não é fácil, mas com um pouco de esforço é possível reduzir todos os custos em pelo menos 10 %.

A melhor maneira será reunir-se com a sua equipa ou sócio e rever todos os custos inerentes ao negócio. Pense pelo menos em 2 formas de reduzir todos os custos em 10 %. Assim que encontrar uma forma adequada, crie um compromisso e escreva um Plano de Acção. Despesas gerais mais baixas significam maiores lucros, por isso dedique algum tempo a esta área.

Tente ver a partir de fora: como é possível reduzir cada custo em 10 %?

25 - Fazer bem à primeira

Apenas recebe para fazer a maioria das coisas uma vez, por isso se não o fizer bem à primeira, os seus lucros podem diminuir rapidamente.

26 - Recicle

É exactamente i sso: utilize de novo as coisas para não ter que as comprar novamente.

Existem muitos produtos diferentes que pode reciclar para ajudar a reduzir as despesas. Se tem uma fotocopiadora, utilize os dois lados da folha, ou compre tinteiros recarregáveis para a sua impressora. A longo prazo, é possível poupar uma quantia considerável de dinheiro.

27 - Reduza a gama de produtos

Deixe de comercializar produtos com os quais não obtém qualquer lucro e comece a especializar-se num só produto: o produto que as pessoas compram.

Quanto mais um produto permanecer na prateleira, menor será o lucro que eventualmente terá com ele. Se eliminar os produtos com pouca compra e apostar apenas n aqueles que têm muita saída, conseguirá mais dinheiro por cada artigo vendido.

Faça uma venda à porta fechada para se ver livre dos produtos com pouca compra que acumulou ao longo do último ano. Acabe com eles, crie um pouco de cashflow, e depois então comece a apostar nos bons produtos.

(7)

28 - Utilize a consignação para a sua manutenção de stocks

É cada vez maior o número de fornecedores que estão dispostos a deixá-lo ter stock à consignação. Com o acréscimo da concorrência, os fornecedores são obrigados a fazer um esforço extra. Desta forma, não tem que desembolsar dinheiro em stock que poderia levar algum tempo a vender. Só paga o material quando o vende, o que significa que pode aplicar o seu dinheiro noutras coisas.

Esta é uma das formas mais eficazes para aumentar as suas margens de lucro. Obviamente, é importante que dê ao stoc k à consignação a mesma atenção que ao stock já pago. Não adianta aderir a esta estratégia se pensar:”Bem, não o paguei mesmo, quero lá saber se se vende?”

29 - Invista o mínimo em inventário

Nunca tenha mui ta mercadoria em inventário. Isto tem um efeito contrário no cashflow e corre o risco de ficar com ele se as tendências mudam.

Mantenha sempre o seu inventário o mais baixo possível e vá pedindo a mercadoria apenas à medida que vai precisando dela. É importante que tenha em stock apenas o essencial, mesmo que isso por vezes o transtorne. Os benefícios irão compensá-lo.

30 - Comercialize apenas produtos com elevada rotação de stock

Comprometa-se a vender apenas produtos com elevada rotatividade de stock, produtos que sabe que vende. Todos os produtos que permaneçam muito tempo nas prateleiras, é dinheiro desperdiçado. Quanto mais tempo lá permanecer, mais baixa será a margem que vai conseguir ter com o produto quando finalmente o vender. Se o stock tiver uma baixa rotatividade, provavelmente precisará de o vender a preço de promoção.

31 - Compre em grandes quantidades, pague e conceda crédito

Faça grandes encomendas, aproveitando assim as vantagens de comprar em grandes quantidades. O truque consiste em pagar uma série de meses em adiantado e receber pouco de cada vez. Faça um compromisso de lhes continuar a comprar e eles apenas vão enviando a mercadoria à medida que for pagando.

32 - Produza internamente

Se vender muitas unidades de um determinado produto, pense na possibilidade de você mesmo o produzir. Obviamente a vantagem de ser o próprio a produzir o produto é que consegue obter o máximo lucro de cada artigo vendido. Em vez de ser o seu fabricante a conseguir muito e você pouco, fica você com tudo.

Esta estratégia merece ser tida em consideração, especialmente se o seu produto for fácil de elaborar e se tiver a certeza que pode fabricá-lo sem que perca a qualidade.

(8)

33 - Embale os produtos com a sua própria marca

Comece a fazer as coisas de uma maneira minimalista. Grande parte do seu lucro pode ir no envoltório do produto. Reduzindo o tamanho e a quantia de envoltório em cada produto, pode rá poupar muito dinheiro.

Para aumentar o valor que ganha em cada venda, peça orçamentos de diferentes empresas d e envoltório/embalagem.

34 - Ofertas especiais para vendas em períodos calmos

Faça algo produtivo com o seu tempo livre.

35 - Alugue espaços não utilizados

Se tiver algum escritório ou armazém que não utiliza, pense em alugá-lo. Em muitos casos, vale bem o tempo e o custo de renovar o espaço de forma a ficar mais atractivo. Desta forma, ganhará um rendimento extra e pode ser óptimo para o seu negócio, principalmente se arranjar uma empresa que forneça um serviço complementar ao seu.

36 - Organize o trabalho por turnos

Esta é uma óptima ideia para todos os negócios que procurem minimizar a quantidade de equipamento que necessita de comprar.

37 - Ocupe lojas/escritórios mais pe quenos

Pergunte a si mesmo se o seu negócio poderia funcionar num espaço mais pequeno. Se tem muito espaço livre, pode optar por uma de duas opções: ou arrenda o espaço não utilizado a outra empresa ou muda-se para um espaço mais pequeno.

Se está a pagar um pi so que não utiliza, poderá poupar uma despesa desnecessária caso opte por se mudar. Naturalmente, não pode deixar de pensar no futuro, pois talvez venha a precisar de mais espaço para dar serviço a todos esses clientes extra que irá obter ao aplicar as ideias deste relatório.

38 - Trabalhe a partir de casa

Pode gerir o seu negócio a partir de casa? Muitas pessoas pensam que quando abrem uma empresa têm que obrigatoriamente arrendar um escritório ou uma loja. A verdade é que muitas pequenas empre sas podem ser geri das a partir de casa.

(9)

Assim, reduzirá os seus custos gerais e custos de transporte na medida em que não preci sa de se deslocar para o trabalho. Por outro lado, tem ainda a vantagem de pagar apenas um lote de facturas.

Se trabalhar a partir de casa for uma opção possível, tire as respectivas vantagens uma vez que custos mais baixos significam maiores lucros.

39 - Crie um negócio móvel

Esta pode ser uma óptima estratégia particularmente para os mecânicos e cabeleireiros. Tal como o facto de trabalhar a partir de casa, ter um negócio móvel também poderá reduzir drasticamente os seus custos. Por outro lado, oferece taxas de lucro semelhantes e muitas das vezes é mais vantajoso para os seus clientes.

40 - Adira/crie um grupo de compras

Se já existe um, adira. Se não existe, crie um.

Ao juntar-se a outras empresas para formar um grupo de compras, pode alcançar ganhos substanciais num curto espaço de tempo. A ideia é muito simples. Os fabricantes oferecem preços de retalho a empresas que comprem em grandes quantidades. Enquanto empresa individual, provavelmente não consegue comprar um grande volume para conseguir estes preços. No entanto, se se juntar a outras empresas que vendam o mesmo produto, o vosso poder de compra combinado permite-lhes obter um melhor preço.

41 - Renegociar financiamento

Se tem um certo número de emprésti mos, então precisa de consolidá-los num só, dando-lhe assim a vantagem de pagar apenas uma taxa de juro. Procure qual a melhor taxa de juro no mercado. Não implica que seja necessariamente a taxa mais baixa, o mais importante é que se adapte às suas necessidades em particular.

Com a forte concorrência existente entre os bancos, existe sempre um banco disposto a oferecer-lhe um empréstimo mais baixo. Se o seu banco não está disposto a acompanhar a proposta do outro banco, então diga-lhes adeus.

42 - Cobre as facilidades de financiamento

Qualquer negócio que ofereça financiamento aos seus clientes deverá cobrar uma comissão. Apresente propostas a várias empresas de empréstimos e ofereça-lhes vender o seu produto mediante uma comissão. Esta é uma excelente forma de aumentar os seus lucros por cada venda efectuada. Também pode cobrar juros em contas de 30, 60 e 90 dias. Para ocultar este cargo extra, pode oferecer descontos para contas liquidadas dentro de 7 di as. Isto significa que todas as contas não liquidadas durante este período ficam acrescidas de juros.

(10)

43 - Altere o prazo de pagamento dos seus clientes de 30 para 7 dias

Mude as suas contas de 30 para 7 dias. Por outro lado, cobre juros e cargos extra para as contas que já se encontrem vencidas.

Isto permite-lhe ganhar uns euros extra pois as pessoas irão quase sempre falhar o período de 7 dias. Eles vão perceber que terão que pagar mais porque não pagaram a tempo. No entanto, precisa de garantir que o seu serviço está à altura deste desafio. Caso não esteja, irá aborrecer seriamente os clientes e assim que possam mudam-se para a concorrência. Se o seu negócio é especial, os clientes ficarão satisfeitos com as novas condições.

44 - Invista na tecnologia

Se vai comprar alguma coisa, porque não comprar algo que lhe permita produzir mais em menos tempo e com menos despesas? Isto irá aumentar a velocidade na qual o seu negócio opera.

Precisa de ter as máquinas mais rápidas e fiáveis que possa suportar. Precisa também ter todas as suas contas e ficheiros em computador. Hoje em dia, já não faz qualquer sentido fazer a sua contabilidade de forma manual.

45 - Sistematize a rotina, humanize a excepção

Por outras palavras, estabeleça sistemas para reduzir a carga de trabal ho da sua equipa. Sistemas eficazes podem muitas vezes tornar as pessoas que executavam essas tarefas obsoletas. Tudo o que não possa ser sistematizado precisa de ser gerido por pessoas. No entanto, procure sempre implementar um sistema em vez de contratar mais pessoas. Um sistema significa que as tarefas são feitas de forma consistente, independentemente do membro da equi pa que a execute.

46 - Automatize tanto quanto possível

Investir na maquinaria para fazer o trabalho anteriormente feito por um membro da equipa é uma escolha inteligente. Desta forma, não só poupa dinheiro nos salários como pode ainda aumentar a sua produtividade.

Isto significa que os seus produtos vão custar menos a produzir, logo terá uma margem de lucro maior.

Se existe uma maneira de automatizar, analise os custos envolvidos para ver se vale a pena. Lembre-se, as máquinas não cometem erros (regra geral) e podem trabalhar durante a noite sem necessidade de lhes pagar horas extra.

(11)

47 - Venda equipamento/maquinaria obsoleto

Livre-se de tudo aquilo que não utiliza ou está obsoleto. As impressoras são famosas por conservarem peças de equipamento obsoleto. Venda todas as peças antigas de maquinaria para assim gerar receitas extra. O lucro proveniente da venda de equipamento antigo poderá ser utilizado para compensar o custo do equipamento novo.

48 - Reduza/elimine as obrigações tributárias

Para tal precisa de um contabilista financeiramente bem informado. Atenção, só porque eles são qualificados não significa que saibam como reduzir as suas obrigações tributárias.

Existem muitas maneiras do seu contabilista minimizar ou eliminar o fardo dos impostos, por isso vale bem a pena disponibilizar algum tempo a tentar encontrar um. É importante encontrar um contabilista que trabalhe de acordo com “as regras”, ou seja, que conheça a lei e trabalhe de acordo com ela, mas que saiba jogar tão bem que consiga obter os máximos lucros. Obviamente, não pode chamar demasiado à atenção pois poderia atrair uma auditoria e certamente ninguém deseja isso.

49 - Negocie valores fixos para despesas regulares

Se utilizar um serviço específico de forma regular, tente negociar uma taxa fixa. Por exemplo, se precisa de manutenção nos seus computadores quatro vezes por mês e o preço por cada serviço for de 120 €, valeria a pena negociar um contrato de 160 € por mês e 60 € por serviço. O mesmo pode ser aplicável a todos os serviços regulares que utilize.

50 - Contrate pessoal próprio

Esta é uma e xcelente forma de reduzir as despesas e aumentar as margens. Em muitos casos, é uma questão de encontrar alguém que produza o mesmo, mas que esteja disposto a trabalhar para um negócio.

51 - Recorra ao Outsourcing

Nem sempre contratar alguém para trabalhar no escritório é a estratégia mais económica. Se não tem trabalho suficiente para os manter ocupados a tempo inteiro, ou se o custo do equipamento que eles precisam for muito elevado, considere recorrer ao outsourcing.

52 - Utilize Cartão de Crédito

Utilize o cartão de crédito da empresa em vez de pagar através de cheque. Desta forma, pode deixar o dinheiro na sua conta até 55 dias a ganhar juros, ou direccioná-lo para outros investimentos.

(12)

Utilizar o cartão de crédito também o pode fazer ganhar bónus como por exemplo acumular milhas. Pode acumular as milhas e mais tarde utilizá-las em viagens de negócio. A maioria dos fornecedores ficarão bastante satisfeitos por aceitar pagamentos através de cartão de crédito, ainda para mais porque torna possível o pagamento à distância.

53 - Recorra ao aluguer para conseguir maiores deduções nos impostos

Alugar é uma excelente maneira para obter isenções tributárias. Se for o propri etário do edifício em que trabalha, este será classificado como um bem activo, logo não poderá ser declarado. No entanto, se al ugar o edifício já se torna uma despesa que poderá ser declarada.

Poupar dinheiro nos seus impostos irá naturalmente ajudá-lo a tornar o seu negócio mais lucrativo.

54 - Contrate um novo contabilista

Pura e simplesmente, procure outro contabilista. Peça para este lhe escrever uma carta ao seu actual contabilista informando-o da alteração.

Nem todos os contabilistas estão bem informados financeiramente. Precisa de encontrar o melhor contabilista na sua área. Um bom contabilista irá custar-lhe muito dinheiro mas irá ajudá-lo a poupar bastante. Pergunte aos seus amigos qual é o seu actual contabilista e a sua opinião relativamente a ele. Pergunte aos potenciais contabilistas o que é que eles podem fazer por si e o que é que o seu actual contabilista não está a f azer.

55 - Mantenha os custos fixos no mínimo

Isto pode ser tão simples como desligar as luzes que não estão a ser utilizadas ou renegociar a renda do escritório/loja.

Tenha em consideração todas as áreas do seu negócio de forma a encontrar potenciais poupanças. Com a desregularização de muitas indústrias pode poupar muito dinheiro em coisas básicas como a electricidade e telefone. Os salários são outra área em que podem ser efectuadas poupanças consideráveis. Considere contratar vendedores apenas à comissão ou negocie um contrato de trabalho mais adequado ao seu negócio.

56 - Pare de utilizar anúncios que não funcionam

Se os seus anúncios não estão a dar as vendas previstas, pare de os utilizar.

Utilize apenas anúncios que lhe dêem dinheiro a curto prazo. É importante testar e medir cada anúncio para ter a certeza que está a obter o máximo retorno possível. Quando encontrar um que funcione, continue a utilizá-lo. Obviamente, isto apenas acontece depois de um período significante de testar e medir, o que pode levar até 6 meses para encontrar o anúncio certo.

(13)

Infelizmente, isto significa que entretanto terá algumas despesas mas veja esta despesa antes como um investimento para encontrar o anúnci o mágico que funciona.

57 - Meça tudo

A ideia de medir e encontrar os números reais do seu negócio precisa de ser aplicada a todas as áreas. Desde a publicidade até à quantidade de chamadas telefónicas efectuadas, tudo precisa de ser testado e medido.

Quando mede todas as áreas do seu negócio, começa a identificar maneiras de reduzir as despesas e aumentar os lucros. Se não sabe exactamente quais as suas despesas e quais os seus lucros, isso significa que não faz ideia de onde é que o seu negócio pode ser melhorado, e pode acabar por gastar mais dinheiro numa área que apenas irá diminuir ainda mais os seus fundos.

58 - Facturação regular e atempada

7 dias após a conclusão do trabalho ou a entrega do produto, envie a respectiva factura. Não espere pelo final do mês.

O dinheiro está sempre melhor na sua conta do que na deles, por isso envie as respectivas facturas e pressione-os. Não deixe as pessoas fugirem sem o respectivo pagamento, cobre-lhes juros pelo atraso no pagamento. Pode ser aborrecido para algumas pessoas, mas provavelmente também não quererá clientes como estes, acabam sempre por dar mais problemas do que aqui lo que merecem.

59 - Confira as suas facturas de telefone, etc…

Não parta do pressuposto que as facturas que recebe estão correctas. Em muitos casos, a simples verificação das facturas pode originar uma considerável poupança.

Tenha um colaborador que verifique todas as facturas que recebe para ver se existem algumas discrepâncias. Se possível, fique com todos os registos gravados e confronte as facturas com os registos. Ficará surpreendido quando vir a quantia cobrada indevidamente e isso fá-lo-á reconsiderar quem são realmente os seus fornecedores.

Referências

Documentos relacionados

Sem desconsiderar as dificuldades próprias do nosso alunado – muitas vezes geradas sim por um sistema de ensino ainda deficitário – e a necessidade de trabalho com aspectos textuais

Disse que os danos materiais requeridos pelo autor, qual seja, a restituição da integralidade do valor pago pela passagem não merece prosperar pois o trecho não cumprido foi

1 — Os apoios são concedidos pela Câmara Municipal da Guarda às IPSS legalmente cons- tituídas de acordo com o estipulado no n.º 3, do artigo 2.º do presente Regulamento... 2 —

importações da costa tirrénica. Tal facto, que sucede igualmente no restante terri- tório hispânico e mesmo na Gália, não surpreende, uma vez que é conhecida a

Nas seções anteriores apresentamos (e contextualizamos) um modelo econométrico linear com parâmetros variáveis para a dinâmica da carga tributária bruta brasileira

Se bater o desânimo, pense como você já está se sentindo melhor agora, tire uma foto sua de frente e de perfil logo que começar e guarde para comparar depois de algumas semanas,

Gestão de energia via internet Laudos de SPDA Análise de energia Laudos de instalações elétricas Manutenção preventiva e. corretiva em

Em um dado momento da Sessão você explicou para a cliente sobre a terapia, em seguida a cliente relatou perceber que é um momento para falar, chorar, dar risada