• Nenhum resultado encontrado

planos de aulas e atividades

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "planos de aulas e atividades"

Copied!
16
0
0

Texto

(1)
(2)

Edilaine Geres

Olá Professores Fora de Série sejam bem vindos à JORNADA DA ALFABETIZAÇÃO!

Sou Especialista em alfabetização, professora de pedagogia com pós-graduação em psicopedagogia e Libras e pós-graduanda em Análise Comportamental Aplicada (ABA) para autistas e crianças com deficiência intelectual.

Trabalho a 27 anos no magistério com alfabetização na educação infantil e ensino fundamental, além de experiência com coordenação/assessorias pedagógicas e mentorias online.

Minha missão é espalhar conhecimento e apoiar os professores em suas trajetórias profissionais mostrando o passo a passo para aplicar no trabalho da alfabetização.

Sou criadora da Comunidade Professores Fora de Série, o maior movimento da educação na internet que disponibiliza apoio pedagógico e conteúdo para potencializar a prática educacional.

No dicionário o termo Fora de série significa uma locução adjetiva para feito sob medida, que não é produzido em série, que é exclusivo, também significa, ser muito acima da média, singular e excelente.

Ser um Professor Fora de Série significa ser único e levar transformação para o mundo através da educação.

(3)

UNIDADE ESCOLAR:

PROFESSOR(A): TURMA:

COMPONENTE CURRICULAR: Língua Portuguesa

Inicie mobilizando as crianças com uma pergunta desafiadora. Para isso escreva em fichas de papel palavras escritas em outras línguas como japonês, inglês e com o Português com letra de imprensa minúscula.

PLANO DE AULA - 1

(EF01LP11) Conhecer, diferenciar e relacionar letras em formato imprensa e Cursiva, maiúsculas e minúsculas.

(EF01LP03) Observar escritas convencionais, comparando-as às suas Produções escritas, percebendo semelhanças e diferenças.

HABILIDADES:

(4)

PLANO DE AULA - 1

DESENVOLVIMENTO:

Observe os conhecimentos dos alunos e realize um debate sobre as diferenças fundamentais nas línguas nos diferentes países, a importância de sabermos a nossa língua para realizarmos as leiuras, nos comunicarmos, etc.

Em seguida convide as crianças a realizarem uma atividade coletiva para isso contextualize mostrando o alfabeto exposto na sala de aula nas 4 formas.

Escreva na lousa algumas palavras, pode motivar e incentivar a participação das crianças que ditarão uma palavra e o professor registará com letra imprensa maiúscula na lousa. Em seguida após terem algumas palavras escreva as mesmas palavras com letra imprensa minúscula e desafie algumas crianças a encontrarem e fazerem a correspondência.

Em seguida as crianças sistematizarão com ficha impressa.

(5)

ATIVIDADE

LEIA A PALAVRA E FAÇA A

CORRESPONDÊNCIA DAS PALAVRAS ESCRITAS NA SEGUNDA COLUNA

NOME: __________________________________________

ABACAXI

PEPINO

CENOURA

TOMATE

CEREJA

AMORA

CAJU

UVA

caju

amora

tomate

uva

pepino

abacaxi

cenoura

cereja

(6)

ATIVIDADE

LEIA A PALAVRA E FAÇA A CORRESPONDÊNCIA DAS PALAVRAS ESCRITAS NA SEGUNDA COLUNA

NOME: __________________________________________

PUDIM

GELATINA

PIRULITO

PAÇOCA

GELÉIA

BOLO

SORVETE

gelatina

sorvete

paçoca

pudim

pirulito

bolo

geléia

(7)

PLANO DE AULA - 2

UNIDADE ESCOLAR:

PROFESSOR(A): TURMA:

COMPONENTE CURRICULAR: Língua Portuguesa

HABILIDADES:

DESENVOLVIMENTO:

Para essa atividade inicie com mobilização das crianças convidando-as a brincarem. Espalhe pela sala algumas fichas com sílabas escritas.

Escolha algumas crianças para que encontrem 1 ficha e se posicione a frente da sala de aula. Em seguida as crianças deverão ler as sílabas e criarem palavras ordenando as crianças com as sílabas na posição correta. Caso não seja possível brinque de formarem pseudo palavras. (EF01LP02) Escrever, espontaneamente

ou por ditado, palavras e frases de forma alfabética – usando letras/grafemas que representem fonemas.

(EF01LP07) Identificar fonemas e sua representação por letras.

(8)

Aproveite o momento para ressaltar a importância da posição correta das letras, sílabas nas palavras.

Em seguida entregue as crianças as fichas impressas contendo várias sílabas desordenadas para que elas possam identificar e escrever a palavra solicitada correspondente ao objeto utilizando a sílaba correta.

PLANO DE AULA - 2

(9)

ATIVIDADE

OBSERVE A IMAGEM E ESCREVA CORRETAMENTE A PALAVRA NOME: __________________________________________

GI

RA

FA

SA

JI

VA

XI

MA

CA

VA

CO

NA

(10)

ATIVIDADE

OBSERVE A IMAGEM E ESCREVA CORRETAMENTE A PALAVRA NOME: __________________________________________

CO

RU

JA

GA

SO

TU

CA

ME

LO

BO

SA

FA

(11)

ATIVIDADE

OBSERVE A IMAGEM E ESCREVA CORRETAMENTE A PALAVRA NOME: __________________________________________

SA

CA

PA

PO

BO

TAR

TA

RU

GA

JA

LU

(12)

PLANO DE AULA - 3

UNIDADE ESCOLAR:

PROFESSOR(A): TURMA:

COMPONENTE CURRICULAR: Língua Portuguesa

HABILIDADES:

DESENVOLVIMENTO:

Nesta atividade as crianças deverão observara as imagens nas fichas impressas e colocar um pendedor sinalizando a escrita correta.

Para isso faça intervenções pontuais com as crianças durante a leitura como:

- qual letra começa essa palavra?

- tem algum nome que você conhece que tem o (EF01LP07) Identificar fonemas e sua representação por letras.

(EF12LP01) Ler palavras novas com precisão na decodificação, no caso de Palavras de uso frequente, ler globalmente, por memorização.

(13)

FOTO

FOCA

FACA

RALO

PATO

RATO

(14)

FOTO

FOCA

FACA

RALO

PATO

RATO

(15)

GATO

PULO

RATO

SAPO

RATO

SACO

(16)

CARACOL

CASA

CASACO

CAMISA

CAMELO

COMIDA

Referências

Documentos relacionados

No caso das equac¸˜oes diferenciais e equac¸˜oes de diferenc¸as, com a ajuda de um Sistema Computacional Alg´ebrico o aluno pode avanc¸ar mais rapidamente para outros temas como o

5 “A Teoria Pura do Direito é uma teoria do Direito positivo – do Direito positivo em geral, não de uma ordem jurídica especial” (KELSEN, Teoria pura do direito, p..

O objetivo do curso foi oportunizar aos participantes, um contato direto com as plantas nativas do Cerrado para identificação de espécies com potencial

 Para a realização desta lâmina, com uma pipeta pingar uma gota de cada cultura em lâminas, colocar a lamínula em um ângulo de 45°, deixá-la cair e pressionar com

Para a análise de dados optou-se por utilizar a escala de Likert nos questionários para medir o grau de inovação das empresas, sendo que: a pontuação 1,0 é

Colhi e elaborei autonomamente a história clínica de uma das doentes internadas no serviço, o que constituiu uma atividade de importância ímpar na minha formação, uma vez

Na primeira, pesquisa teórica, apresentamos de modo sistematizado a teoria e normas sobre os meios não adversarias de solução de conflitos enfocados pela pesquisa, as características

The aim of this section is to introduce conditioned invariance in the behavioral framework based on the definitions of behavioral invariance (cf Definition 3) and behavioral