• Nenhum resultado encontrado

NÃO TEMAS! ESTOU CONTIGO! 2ª FEIRA 28 DE MAIO NA ENTREGA

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "NÃO TEMAS! ESTOU CONTIGO! 2ª FEIRA 28 DE MAIO NA ENTREGA"

Copied!
5
0
0

Texto

(1)

NÃO TEMAS!ESTOU CONTIGO!

2ª FEIRA |28 DE MAIO |…NA ENTREGA

Introdução

Bom dia a todos! Boa semana!

Na semana passada recordámos Maria, a mulher que foi mãe de Jesus e o acompanhou ao longo da sua vida. Hoje conhecemos uma outra mulher que recebeu o Prémio Nobel da Paz, pela forma como se dedicou aos mais pobres e aos doentes, mas antes vamos saber qual era a frase de Maria, do Emotify.

Emotify – Maria

Eis aqui a serva de Deus.

Parabéns ao Henrique Laureano (12º B) e ao Jaime Caramelo (10ºA), os vencedores desta semana! Não percas o último Emotify de maio!

Texto

Madre Teresa de Calcutá

Agnes Gonxha Bojaxhiu, nome de batismo da que ficou mundialmente conhecida por Madre Teresa de Calcutá, nasceu na Albânia (então Macedónia) e tornou-se cidadã indiana, em 1948 e recebeu o Prémio Nobel da Paz em 1979. Oriunda de uma família católica, aos doze anos já estava determinada a ser missionária. Começou por fazer votos na congregação das Irmãs de Nossa Senhora do Loreto, aos 18 anos, na Irlanda, onde viveu. A sua vida na Índia começou como professora e só ao fim de dez anos sentiu necessidade de criar a congregação das Irmãs da Caridade e dedicar a sua longa vida aos pobres abandonados e mais desprotegidos de Calcutá. Entre as suas prioridades estava matar a fome e ensinar a ler aos "mais pobres entre os pobres", bem como a leprosos, portadores de SIDA e mulheres abandonadas. Depois do Prémio Nobel, em 1979, passou a ser muito conhecida e as Irmãs da Caridade estão em centenas de países do Mundo. O seu exemplo de dedicação sem temer contrair doenças contagiosas, a sua vida exemplar, sempre na fé católica são fonte de inspiração e exemplo para muitos. Foi canonizada em 2016, pelo Papa Francisco.

Comentário

 Madre Teresa de Calcutá procurou fazer a diferença, ajudando os pobres mais pobres e os doentes, dando-lhes dignidade e permitindo que tivessem amor e carinho.

 Também nós podemos fazer a diferença com pequenos gestos, basta estarmos atentos.  E tu, já ajudaste alguém hoje?

(2)

Oração

Em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo.

Senhor, hoje rezamos uma parte da Oração de Madre Teresa de Calcutá: Senhor, quando eu tiver fome,

dá-me alguém que necessite de comida. Quando tiver sede,

dá-me alguém que precise de água. Quando sentir frio,

dá-me alguém que necessite de calor. Quando tiver um aborrecimento,

dá-me alguém que necessite de consolo. Quando a minha cruz parecer pesada, deixa-me compartilhar a cruz do outro. Santa Teresa de Calcutá…rogai por nós

(3)

NÃO TEMAS!ESTOU CONTIGO!

3ª FEIRA |29 DE MAIO |…NA ENTREGA

Introdução

Bom dia a todos!

Hoje vamos escutar um episódio da vida de Madre Teresa de Calcutá, narrado pela mesma. É com pequenos gestos, que fazemos a diferença e conseguimos melhorar a vida de alguém que precisa.

Texto

A mãe que sabia a fome dos filhos

Certa noite, um homem veio a minha casa e disse-me: "Há uma família com oito crianças; não comem há dias." Agarrei nalguma comida e fui até lá. Quando cheguei, vi os rostos das crianças desfigurados pela fome. Não havia desgosto nem tristeza nos rostos delas, apenas um profundo sentimento de fome.

Entreguei o arroz à mãe. Ela dividiu-o em duas partes e saiu, levando uma das metades. Quando voltou, perguntei-lhe: "Onde foi?". Respondeu simplesmente: "Fui a casa dos meus vizinhos; eles também têm fome!".

Não fiquei surpreendida por ela ter partilhado o que tinha recebido – os pobres são realmente muito generosos. Fiquei surpreendida, isso sim, por ela saber que eles tinham fome. De um modo geral, quando estamos a sofrer, focamo-nos apenas em nós próprios, não temos olhos para os outros.

NOTA: Hoje, pelas 14h, na Sala da Alegria, há ensaio do Coro! Não faltes!

É já amanhã a noite de oração deste

mês, pelas 21h, na Capela da Escola. Participa!

Comentário

 Regra geral, quando estamos mal e temos um problema, centramo-nos em nós e esquecemos de quem nos rodeia. No entanto, todas as pessoas têm os seus problemas e desafios diários e nós também podemos ajudar e contribuir para que os ultrapassem.

Oração

Em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo.

Senhor, ajuda-me a ser mais solidário e a ajudar quem me rodeia e mais precisa. Que, também eu, tenha um olhar atento e consiga identificar a dor e tristeza de quem sofre.

Pai-Nosso…

São João Bosco…rogai por nós

(4)

NÃO TEMAS!ESTOU CONTIGO!

4ª FEIRA |30 DE MAIO |…NA ENTREGA

Introdução

Bom dia!

Sabem porque é que amanhã é feriado?

A Igreja lembra a solenidade do Santíssimo Corpo e Sangue de Cristo, conhecida como Corpo de Deus. É de tal forma importante esta celebração que é feriado nacional.

Vamos conhecer um pouco mais sobre este dia.

Texto

O Corpo de Deus é uma solenidade religiosa que se celebra sempre na quinta-feira a seguir ao domingo de Pentecostes. Os seus inícios remontam ao século XIII, tendo sido instituída oficialmente a 8 de setembro de 1264 pelo Papa Urbano IV. Dizem alguns relatos que esta instituição se deveu às visões tidas por uma religiosa nas quais Deus expressava o seu desejo de comemorar a Eucaristia.

Assim, a principal finalidade desta celebração é a comemoração do mistério da Eucaristia, na qual o pão é transformado em corpo de Cristo e o vinho em sangue de Cristo.

É a forma mais concreta como Jesus vai ao encontro de cada um: Jesus está presente em cada hóstia consagrada que se comunga ou que se adora.

Comentário

 Muitas vezes se diz: “era mesmo bom que Jesus estivesse aqui comigo para me ajudar nesta situação”.  A presença de Jesus faz-se através da eucaristia. Por isso é tão importante participar na missa sempre que

possível.

 Mas não pode partir só de Jesus este desejo de se fazer presente, também nós devemos ter o desejo de O acolher.

NOTA: Hoje à noite haverá mais uma noite de oração, pelas 21h, na Capela da Escola, promovida pelo grupo (pro)cura-te. Participa!

Oração

Em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo.

Senhor, agradecemos-Te hoje pelas pequenas coisas que nos proporcionas na vida e que tanta felicidade nos dão.

Ave-Maria…

(5)

NÃO TEMAS!ESTOU CONTIGO!

6ª FEIRA |1 DE JUNHO |…NA ENTREGA

Introdução

Bom dia a todos!

No próximo domingo, o 9º do tempo comum, Jesus causa escândalo aos fariseus ao curar num sábado. Mas será que agiu mal?

Vamos escutar o Evangelho para ficar a perceber.

Evangelho

Do Evangelho segundo São Mateus (Mt 3, 1-6)

Jesus entrou na sinagoga, onde estava um homem com uma das mãos atrofiada. Os fariseus observavam Jesus, para verem se Ele ia curá-lo ao sábado e poderem assim acusá-l’O. Jesus disse ao homem que tinha a mão atrofiada: «Levanta-te e vem aqui para o meio». Depois perguntou-lhes: «Será permitido ao sábado fazer bem ou fazer mal, salvar a vida ou tirá-la?». Mas eles ficaram calados. Então, olhando-os com indignação e entristecido com a dureza dos seus corações, disse ao homem: «Estende a mão». Ele estendeu-a e a mão ficou curada. Os fariseus, porém, logo que saíram dali, reuniram-se para deliberarem como haviam de acabar com Ele.

Comentário

 Nos tempos de Jesus, as doenças eram atribuídas a castigos realizados por Deus como reprimenda por alguma falta cometida.

 Jesus curou aquele homem não só fisicamente, mas também o livrou de todos os comentários que teria ouvido dada a sua condição.

 Os fariseus tornaram o dia de sábado em algo totalmente diferente daquilo que era ao início, enchendo-o de regras e mais regras que o desvirtuaram. No final de contas importavam-se mais com as regras do que com as pessoas.

 É exatamente no sentido oposto que Jesus faz a sua pregação: Deus preocupa-se mais com cada um de nós do que com as regras; Deus importa-se mais com aquilo que vai no nosso interior do que com o nosso aspeto.

NOTA: Hoje, pelas 14h, os teus animadores da Sala da Alegria esperam por ti!

Oração

Em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo.

Rezamos a Deus, agradecendo-lhe por olhar para nós como verdadeiramente somos e por se preocupar verdadeiramente com cada um de nós.

Pai-nosso…

São João Bosco…rogai por nós

Referências

Documentos relacionados

O modelo Booleano baseia-se na combinação de vários mapas binários, em cada posição x,y para produzir um mapa final, no qual a classe 1 indica áreas que

As coisas relativas à vida com Deus e ao seu serviço lhes são tediosas, e não podem encontrar qualquer alegria nelas, porque apagaram o Espírito Santo e

<udo iht flarece através das paginas romo enciclopédias pela imagem, pelo conceito, pela informação, pela arte.. Fazendo valer a coneiência de seus homens de

Em um dado momento da Sessão você explicou para a cliente sobre a terapia, em seguida a cliente relatou perceber que é um momento para falar, chorar, dar risada

Em meio a recentes tensões quanto à coordenação econômica e política entre os três Estados, a cooperação cultural presta o argumento que atrela a consecução da

Zoloft® não deve ser usado se você tiver história de alergia à sertralina ou a outros componentes da fórmula; se você estiver usando antidepressivos chamados de inibidores

ação interna que incentiva seus colaboradores a atenderem melhor os consumidores finais e, consequentemente, fazer um trabalho com maior qualidade.”... Quebra

Atualmente, existem diversas opções de implantes à sua disposição e este informativo foi criado para ajudá-la a saber mais sobre a cirurgia de aumento mamário e a escolher o