• Nenhum resultado encontrado

Se atentarmos nos chamados 10 Mandamentos, vemos que dois deles ordenam-nos:

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Se atentarmos nos chamados 10 Mandamentos, vemos que dois deles ordenam-nos:"

Copied!
8
0
0

Texto

(1)

Vítor Quinta Julho 2018 O fundamento da nossa fé assenta na adoração de Um Único Elohim, Salvador nosso por Seu Filho Yeshua HaMashiach (cujo nome significa: “Salvação de YAH” ou “YAH salva”), no sacrifício que Ele realizou em nosso benefício, e na aceitação da Sua Palavra, a Sua Lei/Torá, como norma de conduta para os que Lhe são fiéis, vivendo pela fé na obediência a todos os Seus conselhos de vida. O Seu Santo Nome devemos glorificar. Esta breve introdução procura retratar os princípios basilares do verdadeiro conhecimento bíblico, pelos quais deve viver todo o ser humano para que tenha direito à vida eterna. Se atentarmos nos chamados “10 Mandamentos”, vemos que dois deles ordenam-nos:

Êxodo 20:3-6 – “Não terás outros deuses diante de mim.

Não farás para ti imagem de escultura, nem alguma semelhança do que há em cima nos céus, nem em baixo na terra, nem nas águas debaixo da terra. Não te encurvarás a elas nem as servirás; porque eu, YHWH teu Deus, sou Deus zeloso, que visito a iniquidade dos pais nos filhos, até a terceira e quarta geração daqueles que me odeiam. E faço misericórdia a milhares dos que me amam e aos que guardam os meus mandamentos”.

Estes dois mandamentos que o mundo conhece bem, mas que não respeita, têm sido subvertidos por congregações que convertem a Verdade do Altíssimo em mentira, usando vãs filosofias de homens vis que vêm enganando multidões que irão à perdição.

Desde a antiguidade pagã, à adoração do bezerro de ouro, às supostas imagens dos santos e da virgem, bem como dos amuletos (e.g. o crucifixo ao peito de muitos), a humanidade tem sido conduzida no caminho da mentira satânica para adorar objectos feitos pelas mãos dos homens, onde não há espírito nem ciência. Tal humanidade está espiritualmente morta, como mortos estão os objectos a que rendem culto.

(2)

Tais cultos são uma abominação aos olhos do Elohim Todo-Poderoso. Eis o que Ele nos diz no livro de Salmos a respeito destes objectos:

Salmo 135:15-18 – “Os ídolos dos gentios são prata e ouro, obra das mãos dos homens. Têm boca, mas não falam; têm olhos, e não vêem, têm ouvidos, mas não ouvem, nem há respiro algum nas suas bocas. Semelhantes a eles se tornem os que os fazem, e todos os que confiam neles”.

Esta mesma mensagem é-nos repetida em Salmo 115:4-8.

Só as passagens que acima transcrevemos já deveriam ser suficientes para que muitos, ao lê-las, reavaliassem o caminho em que andam e se convertessem ao Altíssimo, desviando-se deste grande mal. Devido a tais abominações, a humanidade tem recebido castigos incontáveis…mas, mesmo assim, não se arrepende e não volta para O seu Criador e Sustentador. Por isso mesmo, bem poucos se salvarão.

Mas, ao povo que busca os caminhos do Altíssimo, Ele diz-nos:

Jeremias 10:1-11 – “Ouvi a palavra que YHWH vos fala a vós, ó casa de Israel [os que foram espalhados entre as nações e se tornaram gentios]. Assim diz YHWH: Não aprendais o caminho dos gentios, nem vos espanteis dos sinais dos céus; porque com eles se atemorizam as nações. Porque os costumes dos povos são vaidade; pois corta-se do bosque um madeiro, obra das mãos do artífice, feita com machado; com prata e com ouro o enfeitam, com pregos e com martelos o firmam, para que não se mova. São como a palmeira, obra torneada, porém não podem falar; certamente são levados, porquanto não podem andar. Não tenhais receio deles, pois não podem fazer mal, nem tampouco têm poder de fazer bem. Ninguém há semelhante a ti, ó YHWH; tu és grande, e grande o teu nome em poder. Quem não te temeria a ti, ó Rei das nações? Pois isto só a ti pertence; porquanto entre todos os sábios das nações, e em todo o seu reino, ninguém há semelhante a ti. Mas eles todos se embruteceram e tornaram-se loucos; ensino de vaidade é o madeiro. Trazem prata batida de Társis e ouro de Ufaz, trabalho do artífice, e das mãos do fundidor; fazem suas roupas de azul e púrpura; obra de peritos são todos eles. Mas YHWH Deus é a verdade; ele mesmo é o Deus vivo e o Rei eterno; ao seu furor treme a terra, e as nações não podem suportar a sua indignação. Assim lhes direis: Os deuses que não fizeram os céus e a terra desaparecerão da terra e de debaixo deste céu”.

Sim, tais obras malignas estão destinadas a ser consumidas pelo fogo do Altíssimo e desaparecerão para sempre, pois a boca do Altíssimo pronunciou estas palavras. Porém, os homens, embora proclamem a sua inteligência, revelam-se loucos quando confiam em tais ídolos, que não têm espírito, nem poder algum.

As chamadas “10 tribos perdidas da Casa de Efraim/Israel”, o Reino do Norte, foram castigadas com a expulsão da sua terra às mãos dos exércitos da Assíria e expulsos dali em 722 a.C. Como diz a Palavra: foram servir ao pau e à pedra, i.e. aos ídolos das nações pagãs para onde foram viver.

(3)

Deuteronómio 28:36, 64 – “YHWH te levará a ti e a teu rei, que tiveres posto sobre ti, a uma nação que não conheceste, nem tu nem teus pais; e ali servirás a outros deuses, ao pau e à pedra… E YHWH vos espalhará entre todos os povos, desde uma extremidade da terra até à outra; e ali servireis a outros deuses que não conheceste, nem tu nem teus pais; ao pau e à pedra”. YHWH também condenou a Casa de Judá por pecados idênticos aos da Casa de Efraim, como Ele mesmo nos diz em:

Jeremias 2:28-29 – “Onde, pois, estão os teus deuses, que fizeste para ti? Que se levantem, se te podem livrar no tempo da tua angústia; porque os teus deuses, ó Judá, são tão numerosos como as tuas cidades. Por que contendeis comigo? Todos vós transgredistes contra mim, diz YHWH”.

Como vemos, até mesmo o povo das 12 tribos de Jacob que foi instruído nos caminhos santos de YHWH, se desviou deles. Por isso mesmo recebeu as correcções/os castigos que a História regista. Apesar de Judá ter testemunhado os castigos que caíram sobre a sua irmã, Efraim/Israel, o reino do Norte, apesar disso, não temeu. Antes cometeu as mesmas desobediências.

Jeremias 3:7-8 – “E eu disse: Depois que fizer tudo isto, voltará para mim; mas não voltou; e viu isto a sua aleivosa irmã Judá. E vi que, por causa de tudo isto, por ter cometido adultério [com deuses estranhos] a rebelde Israel, a despedi, e lhe dei a sua carta de divórcio, que a aleivosa Judá, sua irmã, não temeu; mas se foi e também ela mesma se prostituiu”.

A prostituição espiritual do homem (idolatria) é uma ofensa ao seu Criador. Muitos dos castigos que continuam a cair sobre a humanidade são consequência da sua rebeldia e aversão às palavras do Altíssimo. Veja-se o exemplo:

Jeremias 50:38 – “Cairá a seca sobre as suas águas, e secarão; porque é uma terra de imagens esculpidas, e pelos seus ídolos andam enfurecidos”.

Podemos testemunhar isto, ainda hoje, em vários países, onde as suas populações são castigadas com secas e grandes incêndios, e.g. Portugal, 2017. Porquê? Porque tais populações colocam a sua fé nos ídolos de pau, de pedra, de barro ou de qualquer metal. Transportam tais ídolos aos ombros, em procissões (Isaías 45:20), e rendem-lhes homenagem. Povo insensato e imbecil que é conduzido por condutores cegos, pois mesmo após receberem tais castigos, a primeira coisa que fazem é levantar preces junto desses ídolos que não os podem ouvir.

Deuteronómio 4:16-19 – “Para que não vos corrompais, e vos façais alguma imagem esculpida na forma de qualquer figura, semelhança de homem ou mulher; figura de algum animal que haja na terra; figura de alguma ave alada que voa pelos céus; figura de algum animal que se arrasta sobre a terra; figura de algum peixe que esteja nas águas debaixo da terra; que não levantes os teus olhos aos céus e vejas o sol, e a lua, e as estrelas, todo o exército dos céus;

(4)

e sejas impelido a que te inclines perante eles, e sirvas àqueles que YHWH teu Deus repartiu a todos os povos debaixo de todos os céus”.

Um ídolo é algo que é guardado no coração (na mente) das gentes como um bem precioso ao qual os incautos recorrem em momentos de maior aflição: numa catástrofe, numa doença, etc. Em vez de colocarem O Elohim Todo-Poderoso no centro da sua adoração recorrem a objectos inúteis e sem préstimo. Estão destinados à destruição se não se arrependerem deste caminho maligno.

Também, ao colocarem a sua confiança nos bens que possuem, ou num filho e/ou em qualquer outro ente que não O Eterno Adonai muitos acabam praticando a idolatria. Por isso Jeremias nos diz que os costumes dos povos são vaidade (coisa vã; coisa vazia). Muitos colocam a sua confiança no homem poderoso, como tendo capacidade para resolver os problemas da humanidade; ou na tecnologia; ou na medicina. São insensatos, pois só O Todo-Poderoso YHWH tem o poder para resolver todos os problemas da humanidade e de cada ser humano em particular, como Ele virá a fazer, a seu tempo, conforme está profetizado.

Em vez de confiarem no Elohim Todo-Poderoso e no poder do sacrifício de Seu Filho Yeshua, a grande maioria dos seres humanos está inclinada para o mal e anda alheada de tudo o que seria bom para as suas vidas. E tudo o que é bom para a nossa vida encontramo-lo na santa Palavra. Em conhecê-Lo e amá-Lo alcançamos vida verdadeira. Porém, o que a humanidade tem escolhido é o caminho da desobediência, o da morte, pois o salário do pecado é a morte eterna. Por isso mesmo tal criatura será aniquilada, e dela não haverá memória. Falando para Israel (i.e. para todos nós), Ele diz-nos:

Jeremias 7:23-24 – “Mas isto lhes ordenei, dizendo: Dai ouvidos à minha voz, e eu serei o vosso Deus, e vós sereis o meu povo; e andai em todo o caminho que eu vos mandar, para que vos vá bem. Mas não ouviram, nem inclinaram os seus ouvidos, mas andaram nos seus próprios conselhos, no propósito do seu coração malvado; e andaram para trás, e não para diante”.

Que isto não se possa passar na vida de todo o que lê estas palavras! Por isso Paulo nos deixou estas palavras:

Filipenses 3:10-14 – “Para conhecê-lo [a Yeshua HaMashiach], e à virtude da sua ressurreição, e à comunicação de suas aflições, sendo feito conforme à sua morte; para ver se de alguma maneira posso chegar à ressurreição dentre os mortos. Não que já a tenha alcançado, ou que seja perfeito; mas prossigo para alcançar aquilo para o que fui também preso por Cristo Jesus. Irmãos, quanto a mim, não julgo que o haja alcançado; mas uma coisa faço, e é que, esquecendo-me das coisas que atrás ficam, e avançando para as que estão diante de mim, prossigo para o alvo, pelo prémio da soberana vocação de Deus em Cristo Jesus”.

(5)

Por isso perguntamos: onde, em quê ou em quem devemos colocar a nossa confiança, a nossa fé e esperança? Só uma resposta está certa: no Elohim YHWH, O Todo-Poderoso, e em Seu Filho Yeshua, pois o homem é de bem poucos dias e cheio de incertezas, como nos diz Job. Para quem nos viraremos em busca de socorro, senão para Aquele que fez os céus e a terra e tudo o que nele existe? A quem dobraremos o nosso joelho e oraremos senão Àquele que tudo pode?

Atentemos nas palavras de Paulo em:

1.Coríntios 10:19-21 – “Mas que digo? Que o ídolo é alguma coisa? Ou que o sacrificado ao ídolo é alguma coisa? Antes digo que as coisas que os gentios sacrificam, as sacrificam aos demónios, e não a Deus. E não quero que sejais participantes com os demónios. Não podeis beber o cálice do Senhor e o cálice dos demónios; não podeis ser participantes da mesa do Senhor e da mesa dos demónios”.

Que esclarecimento excelente. Ah, se muitos que enchem as “igrejas” estudassem estes ensinamentos, talvez alguns de entre eles se salvassem da condenação que sobre eles já hoje pesa, pois YHWH é peremptório quando diz:

Levítico 19:4 – “Não vos virareis para os ídolos nem vos fareis deuses de fundição. Eu sou YHWH vosso Deus”.

Levítico 26:1 – “Não fareis para vós ídolos, nem vos levantareis imagem de escultura, nem estátua, nem poreis pedra figurada na vossa terra, para inclinar-vos a ela; porque eu sou YHWH vosso Deus”.

O pecado da idolatria é de tal dimensão que, se não houver arrependimento genuíno, irá conduzir os que o praticam à exclusão do reino vindouro e à morte no lago de fogo, que é a segunda morte, a destruição final. Este será o destino de todos os que se revelem rebeldes e não aceitam a Verdade do Altíssimo. Este é o lago onde serão consumidos todos os que prevaricarem sem arrependimento: Mateus 25:41; Apocalipse 21:8. Porém, havendo arrependimento sincero, O Eterno perdoa as suas faltas, se tal alma “nascer de novo” da água do baptismo e do Espírito, como Yeshua respondeu a Nicodemos.

O pecado da idolatria entra na lista das maldições que recaem sobre toda a alma que o pratica, como é dito em:

Deuteronómio 27:15 – “Maldito o homem que fizer imagem de escultura, ou de fundição, abominação a YHWH, obra da mão do artífice, e a puser em um lugar escondido. E todo o povo, respondendo, dirá: Amém”.

Como O Altíssimo abandona aos seus próprios caminhos todo o ser humano que se revele ímpio/rebelde para com os Seus ensinamentos, podemos constatar que do pecado da idolatria derivam muitos outros, tal como a prostituição a que se entregam os que, por desvario, caminham desviados do conselho de YHWH e andam segundo a vontade do “príncipe das potestades do ar”, i.e. Satanás – Efésios 2:1-3. Sim, este é o espírito que opera sobre os filhos da desobediência.

(6)

Vejamos o que sucede aos que praticam a idolatria: O Eterno abandona-os às suas paixões carnais, infames, cometendo toda a espécie de torpeza em seus próprios corpos. Sim, a prostituição carnal é um subproduto da prostituição espiritual, a idolatria. Isso podemos compreender pelas palavras de Paulo em:

Romanos 1:18-32 – “Porque do céu se manifesta a ira de Deus sobre toda a impiedade e injustiça dos homens, que detêm a verdade [a Lei/Torá, cf. a Salmo 119:142] em injustiça. Porquanto o que de Deus se pode conhecer neles se manifesta, porque Deus lho manifestou. Porque as suas coisas invisíveis, desde a criação do mundo, tanto o seu eterno poder, como a sua divindade, se entendem, e claramente se vêem pelas coisas que estão criadas, para que eles fiquem inescusáveis; porquanto, tendo conhecido a Deus, não o glorificaram como Deus, nem lhe deram graças, antes em seus discursos se desvaneceram, e o seu coração insensato se obscureceu. Dizendo-se sábios, tornaram-se loucos. E mudaram a glória do Deus incorruptível em semelhança da imagem de homem corruptível, e de aves, e de quadrúpedes, e de répteis. Por isso também Deus os entregou às concupiscências de seus corações, à imundícia, para desonrarem seus corpos entre si; pois mudaram a verdade de Deus em mentira, e honraram e serviram mais a criatura do que o Criador, que é bendito eternamente. Amém. Por isso Deus os abandonou às paixões infames. Porque até as suas mulheres mudaram o uso natural, no contrário à natureza. E, semelhantemente, também os homens, deixando o uso natural da mulher, se inflamaram em sua sensualidade uns para com os outros, homens com homens, cometendo torpeza e recebendo em si mesmos a recompensa que convinha ao seu erro. E, como eles não se importaram de ter conhecimento de Deus, assim Deus os entregou a um sentimento perverso, para fazerem coisas que não convêm; estando cheios de toda a iniquidade, prostituição, malícia, avareza, maldade; cheios de inveja, homicídio, contenda, engano, malignidade; sendo murmuradores, detractores, aborrecedores de Deus, injuriadores, soberbos, presunçosos, inventores de males, desobedientes aos pais e às mães; néscios, infiéis nos contratos, sem afeição natural, irreconciliáveis, sem misericórdia; os quais, conhecendo a justiça de Deus [Yeshua, A Torá viva] (que são dignos de morte os que tais coisas praticam), não somente as fazem, mas também consentem aos que as fazem”.

Sendo idólatras sem remissão, carnais portanto, tais pessoas são facilmente arrastadas para outros males, e não só os desejos carnais, pois acabam arrastados para males tais como a magia, a feitiçaria, o satanismo, os encantamentos, a adivinhação e leitura das mãos, a cartomancia, a consulta aos mortos (espiritismo), etc…

Porquê? Porque, não querendo saber dos conselhos do Altíssimo, Ele os abandonou às suas paixões infames, malignas, que os hão-de conduzir à morte e desprezo eternos. Porque sendo ignorantes ou indiferentes acerca das recomendações do Altíssimo, deixam-se conduzir facilmente pelo maligno e não pelo conselho do Alto e Sublime Elohim, que lhes recomendou:

(7)

Deuteronómio 18:10-12a – “Entre ti não se achará quem faça passar pelo fogo a seu filho ou a sua filha, nem adivinhador, nem prognosticador, nem agoureiro, nem feiticeiro; nem encantador, nem quem consulte a um espírito adivinhador, nem mágico, nem quem consulte os mortos; pois todo aquele que faz tal coisa é abominação a YHWH”.

A Palavra é absolutamente clara acerca das coisas que YHWH abomina. Todas estas são práticas satânicas que visam afastar o ser humano do seu Criador, acabando por os conduzir à destruição. Meditemos no que o profeta nos diz em Isaías 8:19.

Vejamos também o que O Eterno nos diz através do Seu profeta:

Oseias 4:12-13 – “O meu povo consulta a sua madeira [os ídolos de pau], e a sua vara lhe responde, porque o espírito da luxúria os engana, e prostituem-se, apartando-se da sujeição do seu Deus. Sacrificam sobre os cumes dos montes, e queimam incenso sobre os outeiros, debaixo do carvalho, e do álamo, e do olmeiro, porque é boa a sua sombra; por isso vossas filhas se prostituem, e as vossas noras adulteram”.

Ao deixarem-se conduzir por um espírito maligno, tais pessoas vão decaindo da sua condição espiritual, acrescentando pecado sobre pecado nas suas vidas. Ao apontar os pecados de Efraim/Israel (o Reino do Norte) YHWH diz-lhes claramente que o pecado da idolatria arrastou-os para a prostituição, tanto a carnal como a espiritual:

Oseias 5:3-4 – “Eu conheço a Efraim, e Israel não se esconde de mim; porque agora te tens prostituído [com a idolatria], ó Efraim, e Israel se contaminou. Não querem ordenar as suas acções a fim de voltarem para o seu Deus, porque o espírito das prostituições está no meio deles, e não conhecem a YHWH”.

Este é um espírito de rebeldia e engano, do qual nos devemos desviar se quisermos que O Todo-Poderoso olhe para nós com favor e misericórdia. Ele afirma a Sua divindade e glória em:

Isaías 42:8, 17 – “Eu sou YHWH; este é o meu nome; a minha glória, pois, a outrem não darei, nem o meu louvor às imagens de escultura… Tornarão atrás e confundir-se-ão de vergonha os que confiam em imagens de escultura, e dizem às imagens de fundição: Vós sois nossos deuses”.

Só a insanidade mental e o engano de Satanás levam tantos seres humanos a renderem culto a imagens feitas pelas mãos dos homens. Milhões se congregam em “santuários marianos” por todo o mundo. Isto é loucura humana. Esta loucura está retratada nas palavras do profeta do Altíssimo em:

Isaías 44:9-19 – “Todos os artífices de imagens de escultura são vaidade, e as suas coisas mais desejáveis são de nenhum préstimo; e suas próprias testemunhas, nada vêem nem entendem para que sejam envergonhados.

(8)

Quem forma um deus, e funde uma imagem de escultura, que é de nenhum préstimo? Eis que todos os seus companheiros ficarão confundidos, pois os mesmos artífices não passam de homens; ajuntem-se todos, e levantem-se; assombrar-se-ão, e serão juntamente confundidos. O ferreiro, com a tenaz, trabalha nas brasas, e o forma com martelos, e o lavra com a força do seu braço; ele tem fome e a sua força enfraquece, e não bebe água, e desfalece. O carpinteiro estende a régua, desenha-o com uma linha, aplaina-o com a plaina, e traça-o com o compasso; e o faz à semelhança de um homem, segundo a forma de um homem, para ficar em casa. Quando corta para si cedros, toma, também, o cipreste e o carvalho; assim escolhe dentre as árvores do bosque; planta um olmeiro, e a chuva o faz crescer. Então serve ao homem para queimar; e toma deles, e se aquenta, e os acende, e coze o pão; também faz um deus, e se prostra diante dele; também fabrica uma imagem de escultura, e ajoelha-se diante dela. Metade dele queima no fogo, com a outra metade prepara a carne para comer, assa-a e farta-se dela; também se aquenta, e diz: Ora já me aquentei, já vi o fogo. Então do resto faz um deus, uma imagem de escultura; ajoelha-se diante dela, e se inclina, e roga-lhe, e diz: Livra-me, porquanto tu és o meu deus. Nada sabem, nem entendem; porque tapou os olhos para que não vejam, e os seus corações para que não entendam. E nenhum deles cai em si, e já não têm conhecimento nem entendimento para dizer: Metade queimei no fogo, e cozi pão sobre as suas brasas, assei sobre elas carne, e a comi; e faria eu do resto uma abominação? Ajoelhar-me-ei ao que saiu de uma árvore?”

Diz-nos a Palavra que há pecado que não é para morte. Porém, o pecado da idolatria é para morte se não se produzir genuíno arrependimento nas almas que o praticam.

Deuteronómio 8:19 – “Será, porém, que, se de qualquer modo te esqueceres de YHWH teu Deus, e se ouvires outros deuses, e os servires, e te inclinares perante eles, hoje eu testifico contra vós que certamente perecereis”.

Então, não esqueçamos o nosso grande propósito nesta vida e as consequências que advirão da rebeldia/desobediência aos preceitos de vida de YHWH:

Apocalipse 22:14-15 – “Bem-aventurados aqueles que guardam os seus mandamentos, para que tenham direito à árvore da vida, e possam entrar na cidade pelas portas. Ficarão de fora os cães [homossexuais, promíscuos] e os feiticeiros, e os que se prostituem, e os homicidas, e os idólatras, e qualquer que ama e comete a mentira”.

Ora vem Adonai Yeshua. Vem já hoje reinar em nós e aperfeiçoar os nossos caminhos. Prepara-nos já hoje para irmos ao Teu encontro na Tua vinda gloriosa.

AlleluYAH -.-.-.-.-.-.-.-

Referências

Documentos relacionados

Portanto, todos os negócios devem ser informados de suas falhas, pois são manchas para a religião, pois não devemos ser assim neste ou naquele

Para o menino Momik, a constituição de sua própria memória, no que diz respeito ao trauma não vivido do holocausto e a constituição de si mesmo como judeu, se dará necessariamente

Entendemos que o equipamento que pretendemos ofertar estaria atendendo aos requisitos do projeto como um todo, já que não está explícito que haverá utilização para as 16 portas

O modelo Booleano baseia-se na combinação de vários mapas binários, em cada posição x,y para produzir um mapa final, no qual a classe 1 indica áreas que

O presente documento não pode ser reproduzido de nenhuma forma, em seu todo ou parcialmente, ou copiado para outra linguagem de leitura natural ou por máquina ou para um suporte de

Começa com a existência o convite que Deus dirige ao homem para dialogar com Ele: se o homem existe é porque Deus o criou por amor e, por amor, não cessa de o conservar na existência;

leprae através do consumo da carne de tatu, principalmente, nos hansenianos sem história de contatos com outros pacientes portadores de hanseníase antes do seu

Ali, em Trôade, Paulo não apenas descobriu novos horizontes para sua tarefa como também conheceu Lucas (o relato de Atos a partir daqui muda de “eles” para “nós”;