• Nenhum resultado encontrado

O Companheiro. Debate Distrital sobre a Corrupção. Uma conquista importante. Foi involuntário, não planejamos isso. A ideia era

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "O Companheiro. Debate Distrital sobre a Corrupção. Uma conquista importante. Foi involuntário, não planejamos isso. A ideia era"

Copied!
5
0
0

Texto

(1)

F R E Q Ü Ê N C I A

O Companheiro

Boletim do Rotary Club de Curitiba Oeste Nº 600 / Ano 54 - maio 2012

A N I V E R S A R I A N T E S

ADMINISTRAÇÃO 2011/2012 - Presidente RI: KALYAN BANERJEE, Governador do Distrito 4730: ROMUALDO JOSÉ INCKOT, Governador Assis-tente: JOSÉ RENDAK, Presidente RCCO: SERGIO LUIZ SOTTOMAIOR PEREIRA, Vice-Presidente: Eléte Melo Barddal, Presidente Eleita 2012/2013: Mariane Nascimento Ferreira, Past President: Ilian Lopes Vasconcelos, Secretária: Maria de Lourdes Pereira Cordeiro, Diretora de Protocolo: Vera Maria Schettini, Tesoureiro: Hamilton Modesto D´Avila, Ouvidor: Adelcio Luiz Volpi, Comissão da Fundação Rotária: Ilma Brandalise Machado, Comissão de Administração: Helena Lichinski, Comissão de Desenvolvimento de Rotary: Mariane Nascimento Ferreira, Comissão de Projetos de Prestação de Serviços: Carlos Gilberto Machado, Comissão de Relações Públicas: Renata Teixeira Cherubini, Instrutor: Eliéte Melo Barddal, Oficial de Intercâmbio: Ana Cristina Geronazzo Marques da Silva , Pritaneu: Sergio Luiz Sottomaior Pereira, Ilian Lopes Vasconcelos, Mariane Nascimento Ferreira, Maria de Lourdes Pereira Cordeiro, Vera Schettini, Programas Distritais: Gisele Scorsin, Programas na Região de Atiuação: João Edegar de Ferreira Bandeira, Vera Maria Schettini, Atividades e Relações Internacionais: Roberto Karam, Newton Dan Faoro, Rotaract: Adélcio Luiz Volpi, Interact: Cleudo Lopes - Reuniões às terças feiras às 12:00h. Sede da FUR- Rua Adyr Guimarães, 288. Fone: (41) 3252-5161. - website - www.curitibaoeste.org.br

Maio 2012 REUNIÕES: 07/05 – 97,35% 14/05 – 91,70% 21/05 – 89,47% 28/05 – 94,60% MÉDIA MENSAL: 93,28%

100% - Adélcio, Ana Cristina,Augusto, Célida,

Cleudo, Eliéte,Faoro, Gisele, Hamilton, Helena, Hermano, Humberto, Ilian, Ilma,Mariane,

Maria de Lourdes, Machado,Marize, Nelson Ribas,Nerlan,Paulo Zordan,Preosck,Ranka, Sam, Scorsin, Sergio Luiz,Sylvio, Tarcísio, Trevisan, Vera.

Isentos de Freqüência 100%: Bandeira, Carlberg,

Denis,Jose Maria,Kampmann, Omar, Titton.

Isentos de Freqüência: Buschmann, Estefano,

Guides, Gunilda, Ivo, Kampmann, Karam, Marco Pólo, Paulo de Tarso, Portella, Ulisses.

Honorários: Amaury, Edla, Mäeder, Terezinha ,

Wanda

Junho 2012

Sócios

11 - Herbert Forster 14 - Tiago Ruppel 18 - Gilberto Edson Sabóia Cônjuges

01 - Marta Lopes Sottomaior Pereira Sergio Luiz Sottomaior Pereira

Casamentos

30 - Sylvio Marchione Machado e Marilene Riva Machado

Filhos

01 - Fernanda Duarte / João E. Bandeira de Assis 04 - Vanessa / Ulisses Mauad

08 - José Maria JR / José Maria P. Pedrosa 09 - Susan / Sam Jaisingh Jaigobind 25 - Christian / Denis Donato Fernandes

26 - Maria Izabel / Paulo de Tarso Monte Serrat Posses

01 - Wanda Bueno 2 anos [ 2010 ]

03 - Gunilda Rosalia Dickmann - 15 anos [ 1997 ] 03 - Ilian Lopes Vasconcelos - 15 anos [ 1997 ] 19 - José Maria P. L. Pedrosa - 43 anos [ 1969 ] 22 - Ulisses Mauad - 36 anos [ 1976 ]

27 - Denis Donato Fernandes - 26 anos [ 1986 ] 28 - Marco Polo - 21 anos [ 1991 ]

30 - Carlos Ernesto Carlberg - 31 anos [ 1981 ] 30 - Adelcio Luiz Volpi - 11 anos [ 2001 ]

F

oi involuntário, não planejamos isso. A ideia era apenas munir de dados e ideias a Companheira Célida, ao fazermos no dia 17 de janeiro de 2012 um Fórum Interno sobre Corrupção.

Normalmente, a segunda reunião de janeiro sempre apresenta um baixo nível de presença, já que a maioria dos Companheiros está em férias no litoral com suas famílias. Mas, desta feita foi diferente. Ao divulgarmos o tema da reunião na internet, tivemos neste dia a presença de 83 companheiros, recuperantes e visitantes, que aderiram aguerridos ao debate.

Fim da reunião começaram a “pipocar” os convites para palestras nos Clubes, que perfizeram ao todo sete: Rebouças, Leste, Mercês, Portão, Cinquentenário, Bacacheri, Norte. Outros tantos ainda estão para confirmar e muitos discutiram separadamente.

Isso mostrou a angústia dos rotarianos sobre o tema e a forte noção de que não é mais possível os Rotary Clubs se omitirem deste debate, passando a agir no sentido de dotar a sociedade de instrumentos mais eficazes de combate à corrupção.

Foi assim que algo inédito aconteceu. Num ato de coragem e confiança, o Governador Inckot e o Coordenador da XXVII Conferência Distrital do 4730, o EGD Dionísio, incluíram na programação da mesma um painel de discussão sobre a abordagem que os Rotary Clubs devem adotar sobre o tema.

Bingo, apresentação surtiu efeito e ganhou de cara o apoio do Representante do Presidente Kalyan Banerjee, o EDRI Mario Antonino, além de todos os presentes no auditório no momento da palestra.

Ato contínuo, o Governador José Inckot determinou que fizéssemos um Seminário sobre o tema ainda na sua gestão. Na sequência, a ideia é compartilhar com outros distritos a iniciativa e, quiçá, chegar ao Instituto Rotário

para continuação da discussão. A apresentação se fixou na tese de que uma Campanha

de Combate à Corrupção apenas seria legítima se não ferisse a definição de Rotary, a Prova Quádrupla e o Manual de Procedimento. A abordagem comparativa entre combates à Pólio e à Corrupção mereceu elogios do EDRI Antonino e dos debatedores Laerzio e Francisco Jorge. Agora a meta é criarmos Comissões de Ética e Cidadania nos Clubes e nos Distritos, além de uma comissão em âmbito nacional, a exemplo da Pólio Plus, com o objetivo de tornarmos novamente atos de corrupção uma exceção e não uma regra, como vemos atualmente.

Companheiros, a semente está lançada. Precisamos cautela para que ela nunca definhe e surta seus efeitos, como no caso da Pólio Plus. Conto com todos.

Debate Distrital sobre a Corrupção.

Uma conquista importante.

Sergio Luiz Sottomaior Pres. 2011-2012

(2)

N O T Í C I A E M F O C O

R O T A R Y I N T E R N A C I O N A L

R O T A R A C T E M F O C O

OBRIGADA PELA OPORTUNIDADE DE APRENDER E CRESCER DENTRO DE ROTARY

Marina Pujol Buschmann

Pres. 2011-2012

N

o mês de maio já começamos a nos preparar para a nova gestão. O presidente eleito André Martins já está assumindo diversas responsa-bilidades e toda sua equipe já começou a trabalhar. Não queremos perder o ritmo, temos que dar con-tinuidade aos trabalhos que vem sendo realizados.

Nos últimos dias de abril participamos da As-sembleia Distrital de Rotaract Clubs, organizada pelo Rotaract Club de Curitiba Rebouças, e quatro de nossos companheiros foram convidados para dar treinamentos: Larissa Felix (secretaria), André Atila (profissionais), Vinicius de Andrade Vieira (internos) e Marina Buschmann (comunidades).

Nesse clima de final de gestão, participamos da Conferência do Rotary onde também tivemos uma grande presença. Mais de 10 associados comparece-ram, o companheiro André Malinski nos represen-tou no concurso de oratória, o companheiro André Martins foi o mestre de cerimônia do concurso. O companheiro André Atila deu uma excelente

pales-tra na plenária principal e eu tive honra de ser eleita Representante Distrital de Rotaract Clubs do distrito 4730 no ano 2013/14, junto com a gestão do nosso governador Scorsin. Encerro com as palavras que usei na minha apresentação na conferência:

Todas as vezes que um rotariano me parabeniza por uma atitude ou palavra, não agradeço apenas por educação. Agradeço, pois foram vocês que me deram a oportunidade de aprender e de dizer tais palavras ou ter tal atitude. Obrigada novamente pela oportunidade de aprender e crescer dentro de Rotary. Darei o melhor de mim pela responsabilida-de que me cabe e pelo clube que

represento.

Esperamos vocês na nossa Conferência, a qual nosso clube é anfitrião e organizador, nos dias 22, 23 e 24 de junho. O local será o Seminário Nossa Senhora do Mossunguê, em Curitiba.

F

oi realizado no último dia 28 de abril, em Curitiba, o PETS, seminário de treinamento dos novos Presidentes e Secretários dos Rotary Clubs do premiado Distrito 4730, para a gestão 2012-2013.

A “Paz Através do Servir” é o lema para a nova gestão e foi oficialmente apresentado pelo nosso futuro Governador Arlindo Venturim, em seu em-polgante pronunciamento.

O treinamento foi orquestrado pelo Instrutor Distrital Jaroslaw Hrebinnik e pelo companheiro EGD Dionísio Olicshevis. Foram assessorados pelos 20 Governadores Assistentes que se fizeram presen-tes e pelos membros da equipe distrital, dentre eles o Companheiro Sergio Luiz que assistirá os Clubes: Água Verde, Avenida das Torres, Barigui e Ópera de Arame. A Presidente Eleita do Curitiba Oeste, Maria-ne Nascimento, participou ativamente de todos os módulos do treinamento e saiu bastante motivada para dar início à sua gestão, a partir do dia 01/07.

Todos os presentes tiveram a honra de

compar-tilhar a presença do nosso Governador Romualdo Inckot e da governadora indicada para o período 2014-15, a companheira Maria de Lourdes Caramori Caldas.

PETS - OBJETIVO E EFICAZ

O

Conselho Diretor 2012/2013 do Rotary Club de Curitiba Oeste já está de turbinas quentes e afinado para o início da gestão, a partir de julho deste ano. No dia 05 de maio, reunidos para o café da manhã em uma bela confeitaria da cidade, a Presidente Eleita Mariane Nascimento explanou sua visão para o próximo ano rotário e colheu as sugestões de todos os presentes.

Além da Presidente Eleita, compareceram o Presidente atual Sergio e os Companheiros Adelcio, Ana Cristina, Célida, Denis, Estefano, Faoro, Hamil-ton, Pegoraro, Preosck e Tiago. Também presente o Governador Assistente para o Curitiba Oeste para

a próxima gestão, Rolando Germano Bibow, do Curitiba Norte.

CONSELHO DIRETOR 2012/2013 AQUECENDO AS TURBINAS FILANTROPA INDIANA DOA MAIS US$1 MILHÃO PARA A ERRADICAÇÃO DA PÓLIO

R

ajashree Birla, do Grupo Aditya Birla, se com-prometeu a doar mais US$1 milhão para os trabalhos de erradicação da pólio da Fundação Rotária. Birla, que é de Mumbai, anunciou a doa-ção no dia 8 de maio no jantar da Sociedade Arch C. Klumph durante a Convenção do RI de 2012. Com esta contribução, ela já doou US$6,2 milhões para a campanha de erradicação da pólio da Fundação.

O saudoso marido de Birla, Aditya, fez do Grupo Aditya Birla uma das empresas da lista Fortune 500 e uma das maiores da Índia. Hoje, seu filho Kumar Mangalam é o presidente do conselho e ela diretora da empresa.

“A presença da Sra. Birla na Convenção

mos-trou o respeito que ela tem pelo Rotary. Ela é uma pessoa que tem dignidade, compaixão, humildade e tranquilidade”, disse o presidente do RI Kalyan Banerjee. “Não é apenas por sua doação adicional à erradicação da pólio pela qual somos imensamente gratos, mas também à graça e ao compromisso ab-soluto que ela reflete.”

O ex-presidente do RI, Rajendra K. Saboo, acres-centou que as ações de Birla são a personificação de sua bondade. “Ela não é apenas uma filantropa ge-nerosa, mas busca apoio financeiro de outras fontes e está sempre presente para aplicar as gotinhas de vacina na boca das crianças. Isso é o que a faz ser uma verdadeira heroína.”

(3)

N O T Í C I A E M F O C O

N O T Í C I A E M F O C O

O

s rotaractianos André Átila Bonilauri Mendes e Vinicius Andrade Vieira, em visita ao Com-panheiro EGD Ivo Arzua Pereira, puderam tro-car entre si muitas idéias profícuas e interessantes sobre gestão pública.

Sempre em busca de soluções mais eficazes para a Administração Pública e de mais transparência para a política, a conversa dos três foi um maravi-lhoso misto de experiência e ímpeto de juventude,

que acabou com gosto de quero mais.

Presentes também a esposa e filho do Compa-nheiro Ivo, Maria Helena e Sergio.

Na oportunidade, o Companheiro Ivo parabeni-zou o Companheiro Vinicius pela sua indicação ao cargo de Representante Distrital de Rotarat, gestão 2012/2013, fazendo votos de que seja realmente eleito e que faça uma vitoriosa e memorável gestão à frente do Rotaract do Distrito 4730.

ROTARACTIANOS VISITAM O EGD IVO ARZUA

D

ia de grande festa e júbilo o 8 do mês de maio, ocasião em que foram admitidos no Rotary Club de Curitiba Oeste mais dois Com-panheiros: Solange Maria Rodrigues da Cunha - afi-lhada da Companheira Célida e Noel Didier Pacheco de Carvalho - afilhado do Companheiro Bandeira.

Ela Pedagoga e ele Economista, prometem cer-rar fileiras com os demais Companheiros do Clube, em prol dos programas e projetos atuais e futuros.

CURITIBA OESTE ADMITE MAIS DOIS COMPANHEIROS

O

Companheiro Scorsin encaminha foto da participação do Curitiba Oeste na 103ª Convenção do Rotary International, à qual estiveram presentes 6 companheiros (mais de 10% do nosso qua-dro social): Scorsin, Gisele, Helena, Eliéte, Ilian e Karam.

Nossos Companheiros ainda encon-tram-se em viagem, neste momento em Beijing. Retornaram dia 18.

MAIS DE 10% DOS COMPANHEIROS DO CLUBE EM BANGKOK

N

a reunião do dia 15, os Companheiros do Rotary Club de Curitiba Oeste tiveram a grata surpresa de receber o Grupo de IGE, prove-niente do Distrito 6840 - EUA, com destino a Fran-cisco Beltrão - Distrito 4640.

Liderados por Robert Perkins, Companheiro do Rotary Club de Sidell - Louisiana, que por sinal fala português fluentemente por já ter morado no Nordeste do país, o grupo é trambém composto por Kaitlin Tymrak (blusa branca), Giovana Giarelli (blu-sa ro(blu-sa), John Moore (à esquerda). Acompanhando o Grupo o Companheiro João Carlos do Rotary Club Integração Francisco Beltrão, daquele Distrito.

Em seguida, o Companheiro Silvio relembrou ao Clube de que foi do Curitiba Oeste o primeiro grupo de IGE em 1972, com destino à California. Na época, o Companheiro Silvio era participante do Programa e o EGD Ivo Arzua Pereira o seu “Team Leader”.

Depois da entrega de flâmulas do Clube, efetu-ada pela Companheira Maria de Lourdes, o Compa-nheiro Sergio recebeu das mão do integrante John

Moore a flâmula do seu Clube patrocinador, o Rotary Club de Kenner - LA.

(4)

R

ealizada nesta noite de sexta-feira (25/05), a abertura da Conferência dos Corações Abertos recebeu cerca de 450 participantes. Mário de Oliveira Antonino, representante do presidente de Rotary Internacional, fez um dos mais inspiradores discursos da noite, falando dos princípios e valores dos rotarianos. Também parabenizou o Distrito 4.730 que foi homenageado, no início desse ano, na Conferência Mundial em Bangcoc. Alguns desses números são representados pelo aumento do qua-dro associativo do Distrito, chegando hoje a mais de 1.700 associados. Ao mesmo tempo em que esse número cresceu, a média etária dos associados dimi-nuiu. As mulheres atingiram o melhor crescimento percentual, pouco mais de 30%, o que significa au-mento real de 103 associadas.

Os palestrantes Rafael Vianna, Daniel Carboni, Eduardo Azevedo e Sérgio Luiz Sottomaior Pereira

apresentaram dados dos temas e trataram da atu-ação do Rotary nessas áreas. O evento, que acon-teceu no Canal da Música, em Curitiba, contou com mais de 800 rotarianos presentes, 400 convidados, 140 rotaractianos e outros 200, entre interactianos e intercambistas. Ainda a Companheira Marina Buschmann foi apresentada como Representan-te Distrital de Rotaract 2013/2014. Temos a cer-teza que a mesma fecididade que norteou a sua gestão frente ao Rotaract Club de Curitiba Oeste (2011/2012), também estará presente em mais este desafio assumido por esta valente e vitoriosa jovem. Os Companheiros: Kampmann, Scorsin, Maria de Lourdes, Mariane, Vera, Adélcio, Gisele, Preosck, Ka-ram, Faoro, Célida, Eliéte, Helena e Sergio.

Os Rotaractianos: André Martins, Átila, Angela, La-rissa Felix, Marina, Marília, Vinicius, João André e João e os Intercambistas: Leonardo e Leonardo

E M D E S T A Q U E

GRANDE SUCESSO COROOU A XXVII CONFERÊNCIA DO 4730

A

reunião do dia 29 de maio, festiva com os côn-juges, foi marcada por muitas homenagens, tanto pelo DIAS DAS MÃES quanto aos Com-panheiros com mais de 30 anos de serviço ao Rotary Club de Curitiba Oeste. Como parte do programa Herói Cotidiano, coordenado pelo Companheiro Adelcio Volpi, a Sra. Aguida Veloso do Nascimento

foi homenageada pelo Rotary Club de Curitiba Oeste como a Mãe do Ano, pela sua dedicação, retidão, ho-nestidade e caráter demonstrados nos mais difíceis momentos de sua vida. Aguida nasceu em Tunas do Paraná em 20/07/1940. Casada com Altair, possui quatro filhos - Ligia Maria, Laercio, Luiz e Joice e um neto, o Felipe.

N O T Í C I A E M F O C O

(5)

F R E Q Ü Ê N C I A

O Companheiro

Boletim do Rotary Club de Curitiba Oeste Nº 600 / Ano 54 - maio 2012

A N I V E R S A R I A N T E S

ADMINISTRAÇÃO 2011/2012 - Presidente RI: KALYAN BANERJEE, Governador do Distrito 4730: ROMUALDO JOSÉ INCKOT, Governador Assis-tente: JOSÉ RENDAK, Presidente RCCO: SERGIO LUIZ SOTTOMAIOR PEREIRA, Vice-Presidente: Eléte Melo Barddal, Presidente Eleita 2012/2013: Mariane Nascimento Ferreira, Past President: Ilian Lopes Vasconcelos, Secretária: Maria de Lourdes Pereira Cordeiro, Diretora de Protocolo: Vera Maria Schettini, Tesoureiro: Hamilton Modesto D´Avila, Ouvidor: Adelcio Luiz Volpi, Comissão da Fundação Rotária: Ilma Brandalise Machado, Comissão de Administração: Helena Lichinski, Comissão de Desenvolvimento de Rotary: Mariane Nascimento Ferreira, Comissão de Projetos de Prestação de Serviços: Carlos Gilberto Machado, Comissão de Relações Públicas: Renata Teixeira Cherubini, Instrutor: Eliéte Melo Barddal, Oficial de Intercâmbio: Ana Cristina Geronazzo Marques da Silva , Pritaneu: Sergio Luiz Sottomaior Pereira, Ilian Lopes Vasconcelos, Mariane Nascimento Ferreira, Maria de Lourdes Pereira Cordeiro, Vera Schettini, Programas Distritais: Gisele Scorsin, Programas na Região de Atiuação: João Edegar de Ferreira Bandeira, Vera Maria Schettini, Atividades e Relações Internacionais: Roberto Karam, Newton Dan Faoro, Rotaract: Adélcio Luiz Volpi, Interact: Cleudo Lopes - Reuniões às terças feiras às 12:00h. Sede da FUR- Rua Adyr Guimarães, 288. Fone: (41) 3252-5161. - website - www.curitibaoeste.org.br

Maio 2012 REUNIÕES: 07/05 – 97,35% 14/05 – 91,70% 21/05 – 89,47% 28/05 – 94,60% MÉDIA MENSAL: 93,28%

100% - Adélcio, Ana Cristina,Augusto, Célida,

Cleudo, Eliéte,Faoro, Gisele, Hamilton, Helena, Hermano, Humberto, Ilian, Ilma,Mariane,

Maria de Lourdes, Machado,Marize, Nelson Ribas,Nerlan,Paulo Zordan,Preosck,Ranka, Sam, Scorsin, Sergio Luiz,Sylvio, Tarcísio, Trevisan, Vera.

Isentos de Freqüência 100%: Bandeira, Carlberg,

Denis,Jose Maria,Kampmann, Omar, Titton.

Isentos de Freqüência: Buschmann, Estefano,

Guides, Gunilda, Ivo, Kampmann, Karam, Marco Pólo, Paulo de Tarso, Portella, Ulisses.

Honorários: Amaury, Edla, Mäeder, Terezinha ,

Wanda

Junho 2012

Sócios

11 - Herbert Forster 14 - Tiago Ruppel 18 - Gilberto Edson Sabóia Cônjuges

01 - Marta Lopes Sottomaior Pereira Sergio Luiz Sottomaior Pereira

Casamentos

30 - Sylvio Marchione Machado e Marilene Riva Machado

Filhos

01 - Fernanda Duarte / João E. Bandeira de Assis 04 - Vanessa / Ulisses Mauad

08 - José Maria JR / José Maria P. Pedrosa 09 - Susan / Sam Jaisingh Jaigobind 25 - Christian / Denis Donato Fernandes

26 - Maria Izabel / Paulo de Tarso Monte Serrat Posses

01 - Wanda Bueno 2 anos [ 2010 ]

03 - Gunilda Rosalia Dickmann - 15 anos [ 1997 ] 03 - Ilian Lopes Vasconcelos - 15 anos [ 1997 ] 19 - José Maria P. L. Pedrosa - 43 anos [ 1969 ] 22 - Ulisses Mauad - 36 anos [ 1976 ]

27 - Denis Donato Fernandes - 26 anos [ 1986 ] 28 - Marco Polo - 21 anos [ 1991 ]

30 - Carlos Ernesto Carlberg - 31 anos [ 1981 ] 30 - Adelcio Luiz Volpi - 11 anos [ 2001 ]

F

oi involuntário, não planejamos isso. A ideia era apenas munir de dados e ideias a Companheira Célida, ao fazermos no dia 17 de janeiro de 2012 um Fórum Interno sobre Corrupção.

Normalmente, a segunda reunião de janeiro sempre apresenta um baixo nível de presença, já que a maioria dos Companheiros está em férias no litoral com suas famílias. Mas, desta feita foi diferente. Ao divulgarmos o tema da reunião na internet, tivemos neste dia a presença de 83 companheiros, recuperantes e visitantes, que aderiram aguerridos ao debate.

Fim da reunião começaram a “pipocar” os convites para palestras nos Clubes, que perfizeram ao todo sete: Rebouças, Leste, Mercês, Portão, Cinquentenário, Bacacheri, Norte. Outros tantos ainda estão para confirmar e muitos discutiram separadamente.

Isso mostrou a angústia dos rotarianos sobre o tema e a forte noção de que não é mais possível os Rotary Clubs se omitirem deste debate, passando a agir no sentido de dotar a sociedade de instrumentos mais eficazes de combate à corrupção.

Foi assim que algo inédito aconteceu. Num ato de coragem e confiança, o Governador Inckot e o Coordenador da XXVII Conferência Distrital do 4730, o EGD Dionísio, incluíram na programação da mesma um painel de discussão sobre a abordagem que os Rotary Clubs devem adotar sobre o tema.

Bingo, apresentação surtiu efeito e ganhou de cara o apoio do Representante do Presidente Kalyan Banerjee, o EDRI Mario Antonino, além de todos os presentes no auditório no momento da palestra.

Ato contínuo, o Governador José Inckot determinou que fizéssemos um Seminário sobre o tema ainda na sua gestão. Na sequência, a ideia é compartilhar com outros distritos a iniciativa e, quiçá, chegar ao Instituto Rotário

para continuação da discussão. A apresentação se fixou na tese de que uma Campanha

de Combate à Corrupção apenas seria legítima se não ferisse a definição de Rotary, a Prova Quádrupla e o Manual de Procedimento. A abordagem comparativa entre combates à Pólio e à Corrupção mereceu elogios do EDRI Antonino e dos debatedores Laerzio e Francisco Jorge. Agora a meta é criarmos Comissões de Ética e Cidadania nos Clubes e nos Distritos, além de uma comissão em âmbito nacional, a exemplo da Pólio Plus, com o objetivo de tornarmos novamente atos de corrupção uma exceção e não uma regra, como vemos atualmente.

Companheiros, a semente está lançada. Precisamos cautela para que ela nunca definhe e surta seus efeitos, como no caso da Pólio Plus. Conto com todos.

Debate Distrital sobre a Corrupção.

Uma conquista importante.

Sergio Luiz Sottomaior Pres. 2011-2012

Referências

Documentos relacionados

Fundação Instituto de Terras do Estado de São Paulo “José Gomes da Silva” Secretaria da Justiça da Defesa da Cidadania / Governo do Estado de São Paulo Av.: Brigadeiro

- Não sendo depositado o sinal pelo detentor da melhor proposta, está sendo descartada e serão convocados os proponentes representantes da segunda e,

Um dos elementos essenciais para que esta aplicação funcione será então a utilização de um computador que permite a instalação do Adobe Flash Player para que consiga

Foram submetidos provetes obtidos dos perfis de GFRP aos agentes de degradação ambiental com maior incidência em infraestruturas de Engenharia Civil, tais como a temperatura

Dessa diferença de posicionamentos de alguns Conselheiros em relação a atitudes semelhantes praticadas pelo então Governador José Maranhão e pelo então Presidente do

Obs.: Ao final deste módulo o aluno deverá publicar seu terceiro artigo e passará por uma Banca de Qualificação (Seminário de Pesquisa II), onde deverá apresentar seu projeto de

Nesses dias de pandemia que estamos em aulas não presenciais, os recursos do universo midiáticos têm sido de muita utilidade para a funcionalidade da vida

O SUBPROCURADOR-GERAL DE JUSTIÇA, PARA A ÁREA JURÍDICO-INSTITUCIONAL, usando das atribuições que lhe foram delegadas pela PORTARIA Nº 4574/2013-MP/PGJ, de 24 de Julho de