• Nenhum resultado encontrado

O que escondem os artistas que idolatras

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "O que escondem os artistas que idolatras"

Copied!
20
0
0

Texto

(1)

O que escondem os artistas que idolatras

Trabalho realizado por Diana Lopes e Catarina Gonçalves, no âmbito da

disciplina de APIb

(2)

Índice

Artistas internacionais ... 1

▪ Post Malone ... 1

▪ Khalid ... 2

▪ Miley Cyrus ... 3

▪ Beyoncé ... 4

▪ Rihanna ... 5

▪ Lana del Rey ... 6

▪ Bruno Mars ... 7

▪ Lady Gaga... 8

▪ Madonna ... 9

Artistas nacionais ... 10

▪ Amália Rodrigues ... 10

▪ Mariza ... 11

▪ David Carreira ... 12

▪ Pedro Abrunhosa ... 13

▪ Rui Veloso ... 14

▪ Diogo Piçarra ... 15

▪ Jorge Palma ... 16

▪ António Zambujo ... 17

▪ Simone de Oliveira ... 18

(3)

Artistas internacionais

▪ Post Malone

Austin Richard Post (Syracuse, EUA, 4 de julho de 1995), conhecido profissionalmente como Post Malone é um cantor, compositor e rapper americano.

O seu nome tornou-se do conhecimento do grande público em fevereiro de 2015, quando lançou seu single de estreia, "White Iverson". Em 2017, Post Malone destacou-se ainda mais com o seu hit global "Rockstar", que chegou ao nº 1 em vários países, incluindo os EUA. Em 2018, Malone conseguiu o seu segundo nº 1 nos EUA, com o single "Psycho", e em 2019 alcançou o topo da Billboard Hot 100 pela terceira vez, com "Sun-flower", tema que faz parte da trilha sonora do filme Spider-Man: Into the Spider-Verse e que conta com a participação do cantor Swae Lee.

Post Malone nasceu em Syracuse, no estado de Nova Iorque, EUA, em 4 de julho de 1995. Quando tinha 10 anos de idade mudou-se com os seus pais para Grapevine, Texas. Gostava de jogar basquetebol e adorava desportos. O seu pai era assistente do diretor do clube Dallas Mavericks, assim Post Malone conseguia bilhetes grátis para os jogos da equipa.

Post Malone começou a en-volver-se na música depois de começar a tocar guitarra en-trou para a banda Crown The Empire em 2010, mas depois de ter uma falha durante uma audição da banda, foi dispen-sado.

Malone começou a trabalhar com a música quando tinha 16 anos, usando o programa FL

Studio. Ele gravou algumas músicas usando o programa e mostrou a alguns amigos da escola onde estudava, fazendo com que ganhasse reconhecimento na mesma.

Em agosto de 2019, Malone uniu-se à sua marca de bebida favorita, a Bud Light, para lançar uma coleção de roupas com unidades limitadas e designs exclusivos. Malone tem sido um fã fanático de bebida, especificamente Bud Light. Muitas vezes fazem uma participação especial nas suas músicas. O seu segundo álbum foi nomeado Beerbongs & Bentleys é um exemplo disso. Post Malone ainda foi nomeado Influencer do Ano da Bud Light.

(4)

▪ Khalid

Khalid Donnel Robinson (Fort Stewart, 11 de fevereiro de 1998), conhecido artisticamente como Khalid, é um cantor e compositor norte-americano de Fort Stewart, na Geórgia.

Faz parte do casting atual da Right Hand e RCA. É mais conhecido pelo seu single de estreia, "Location", que atingiu o número 16 no Billboard Hot 100 dos EUA. "Location" é o single de maior classificação nessa área e recebeu a distinção de disco de platina. Khalid foi também um dos artistas mais ouvidos no SoundCloud durante semanas. Robinson nasceu em 11 de fevereiro de 1998, em Fort Stewart, Geórgia. Passou a infância em várias localidades por causa da carreira de sua mãe, Linda Wolfe, nas forças armadas dos Estados Unidos. Ela trabalhou como técnica de suprimentos por mais de 10 anos e acabou por ganhar uma prestigiosa oportunidade de cantar na Banda do Exército dos EUA.

A sua mãe sacrificou oportunidades para perseguir seus próprios sonhos artísticos para criá-lo, que passou partes da sua infância numa variedade de locais, incluindo Fort Campbell no Kentucky, Fort Drum em Watertown, Nova York e seis anos em Heidelberg, Alemanha. No ensino médio, estudou

canto e teatro musical. Durante o seu último ano de ensino médio, a família mudou-se para El Paso, Texas e Khalid, foi formado na classe de High School de 2016. Ele alcançou o número 2 no quadro Billboard Twitter Emerging Artists em julho de 2016, o seu single "Location" começou a fazer sucesso, enquanto Khalid começou a

aparecer em listas de "Artistas que você precisa conhecer" de muitas publicações, incluindo da Billboard, Yahoo, Buzzfeed, e Rolling Stone.

Com a produção de Syk Sense, Tunji Ige e Smash David, "Location" terminou o ano de 2016 no n° 20 no quadro de Billboard Mainstream R & B / Hip-Hop Airplay e alcançou o Top 10 no quadro Billboard Hot R&B Songs em 21 de janeiro de 2017.

Depois de estrear no The Fader,o vídeo ganhou mais de seis milhões de visualizações nos seus primeiros quatro meses no YouTube, enquanto a música foi transmitida 35 milhões no Spotify.

Khalid vendeu todos os locais na sua "Location Tour" que aconteceu em 21 cidades entre janeiro e fevereiro de 2017, incluindo o Tricky Falls, de 1.500 pessoas, em El Paso, e a turnê continuou na Europa. Lançou seu álbum de estúdio de estréia, American Teen, lançado em 3 de março de 2017.

(5)

▪ Miley Cyrus

Miley Cyrus nasceu no estado norte-americano do Tennessee e é filha do cantor de música country Billy Ray Cyrus e de Leticia "Tish" Cyrus, e neta de Ron Cyrus. Miley tem cinco irmãos: Trace Cyrus (vocalista da banda Metro Station) e Brandi Cyrus, por parte de mãe; Christopher Cody, por parte de pai; além de Noah Cyrus e Braison Chance.

Miley Ray Cyrus (Nashville, 23 de novembro de 1992) é uma cantora, atriz, compositora e empresária norte-americana.Cyrus começou sua carreira em 2001 como atriz, e ficou mais conhecida em 2006 por interpretar Miley Stewart/Hannah Montana na série da Disney Channel, Hannah Montana. Em 2008, Miley foi eleita pela revista americana Time como uma das 100 famosas mais bem pagas do mundo. Como cantora, já vendeu mais de 20 milhões de álbuns mundialmente.

Depois de lançar vários álbuns com a personagem de Hannah Montana, em 2007 lançou seu primeiro álbum de estúdio próprio, intitulado Meet Miley Cyrus, que rendeu os singles "See You Again" e "Start All Over". O álbum estreou em primeiro lugar nos Estados Unidos e vendeu 326 mil cópias em sua semana de estreia. E foi certificado 4x platina pela RIAA por vender mais de 4 milhões de cópias somente no Estados Unidos. Em 2008, lançou o seu segundo álbum de estudio, Breakout, que rendeu os singles "7 Things" e "Fly on the Wall". O álbum mais uma vez estreou na primeira posição nos Estados Unidos, vendendo na primeira semana 371 mil cópias e recebeu um disco de platina por vender mais de 1,5 milhões de cópias em seu país natal.

Em 2009, participou em Hannah Montana: The Movie, do qual se derivou a trilha sonora de mesmo nome onde surgiram os singles "The Climb" e "Hoedown Throwdown", que vendeu 2 milhões de cópias apenas nos Estados Unidos.Nesse mesmo ano, lançou seu primeiro EP, The Time of Our Lives, que rendeu singles como "Party in the U.S.A." e "When I Look at You". O álbum estreou em segundo lugar na norte-americana Billboard 200, onde recebeu um disco de platina por vender mais de 1,4 milhões de cópias na região. Em Espanha, também foi disco de platina.

Em 2010, depois de dois anos sem lançar um álbum de estúdio, foi lançado o seu terceiro álbum, intitulado Can't Be Tamed, que rendeu o single de mesmo nome e foi lançado o último filme da série Hannah Montana e trilha sonora Hannah Montana Forever. Em 2013, lançou o seu quarto álbum de estúdio, intitulado Bangerz, o seu primeiro na RCA Records. O álbum trouxe uma mudança sonora e de imagem para Cyrus.

(6)

▪ Beyoncé

Beyoncé Giselle Knowles-Carter (Houston, 4 de setembro de 1981) é uma cantora, compositora e atriz norte-americana. Nascida e criada em Houston, no Texas.

Beyoncé tornou-se conhecida no ano de 1997, como uma das integrantes do grupo feminino de R&B Destiny's Child, que já vendeu mais de 50 milhões de discos mundialmente.

Em 2003, lançou o seu álbum de estreia em carreira solo, Dangerously in Love. O álbum teve um bom desempenho comercial e os singles "Crazy in Love" e "Baby Boy" alcançaram o primeiro lugar na Billboard Hot 100. No ano seguinte, foi premiada com cinco Grammy Awards. Em 2006, lançou seu segundo álbum de estúdio, B'Day, dando continuidade à sua carreira a solo depois da separação do grupo Destiny's Child em 2005. B'Day tornou-se o seu segundo disco consecutivo em primeiro lugar na Billboard 200. O single "Irreplaceable" deste trabalho foi o que mais se destacou por permanecer por dez semanas consecutivas em primeiro lugar na

Billboard Hot 100. O seu terceiro álbum, I Am... Sasha Fierce, foi lançado em Novembro de 2008. Também teve um desempenho comercial muito favorável, sendo certificado pela ABPD como disco de diamante. A música "Single Ladies (Put a Ring on It)" foi uma das músicas do seu terceiro álbum que mais se destacou, tornando-se o seu quinto single em primeiro lugar na Billboard Hot 100. Nos Grammy Awards de 2010, Beyoncé tornou-se a artista feminina que mais foi premiada em apenas uma edição da premiação, por vencer seis das dez categorias em que estava a concorrer Atualmente Beyoncé já ganhou ao longo da sua carreira 24

Grammys (21 em carreira solo e 3 com o grupo Destiny's Child).

A sua carreira como atriz teve início em 2001, quando interpretou Carmen Brown no filme Carmen: A Hip Hopera. Beyoncé também atuou noutros filmes, como Austin Powers in Goldmember, Resistindo às Tentações, Dreamgirls e outros. A sua atuação no filme Dreamgirls rendeu-lhe duas indicações ao Globo de Ouro nas categorias Melhor atriz num filme, comédia ou musical e Melhor canção original para a música "Listen". Junto com a sua mãe, Tina Knowles, lançou em 2004 uma linha de roupas chamada House of Deréon. A maior inspiração foi a sua avó, chamada Agnèz Deréon. Beyoncé já trabalhou para marcas como Pepsi, Tommy Hilfiger, Armani e L'Oréal. Em 2009, a revista Forbes elegeu Beyoncé como a cantora mais rica do mundo com menos de 30 anos de idade, por ter arrecadado mais de 87 milhões de dólares no período de 2008 a 2009.

(7)

▪ Rihanna

Robyn Rihanna Fenty (Saint Michael, 20 de fevereiro de 1988) é uma cantora, compositora, atriz, empresária, filantropa e diplomata barbadense. Assinou contrato com a editora Def Jam Recordings após uma audição, que despertou o interesse do produtor Evan Rogers e do vice-presidente na altura da editora, Jay-Z, para a jovem.

Em 2005 gravou o seu primeiro álbum de estúdio, Music of the Sun, que alcançou o top 10 da Billboard 200. Um ano depois lançou o seu segundo trabalho de originais, A Girl like Me, obtendo a quinta posição da tabela musical norte-americana, incluindo a canção que foi o seu primeiro topo norte-americano em single, "SOS". Em 2007, o álbum Good Girl Gone Bad é lançado e atinge a segunda posição na tabela de álbuns da Billboard, sucedendo-se os álbuns Rated R em 2009 que obteve o quarto lugar, Loud em 2010 que alcançou a terceira posição e Talk That Talk em 2011 que alcançou a terceira. No mesmo ano, foi nomeada embaixadora da Cultura e da Juventude do seu país.

Vendeu mais de 54 milhões de álbuns e 210 milhões de singles, e em 2011 foi considerada a artista de todos os tempos que mais vendeu a nível digital. A cantora conseguiu colocar catorze singles no topo da Billboard Hot 100 — "SOS", "Umbrella", "Take a Bow", "Disturbia", "Live Your Life", "Rude Boy", "Love the Way You Lie", "What's My Name?", "Only Girl (In the World)", S&M", "We Found Love", "Diamonds" , "The Monster" e "Work" — sendo a artista com mais topos atingidos desde no início da década de 2000 e do século XXI na tabela musical americana Billboard Hot 100, que avalia as cem músicas mais vendidas. É vencedora de nove Grammy, quatro VMA, dois EMA, treze AMA, vinte e dois BMA, cinco TCA, e quatro WMA, entre outros. É também a intérprete musical que mais alcançou a primeira posição nas tabelas da Billboard desde da década de 2000 até ao momento.

Rihanna, como os Beatles e Elvis Presley, bateu o recorde de liderar as paradas do Reino Unido em sete anos consecutivos, com sete músicas diferentes. O recorde foi atingido na primeira semana de novembro de 2013, com a música The Monster, ao lado de Eminem. Além de cantora, é compositora, coprodutora, dançarina, modelo, designer de moda, autora e atriz,

tendo feito ainda a sua própria marca de guarda-chuvas, Rihanna Umbrellas, após o lançamento do single "Umbrella". Também foi convidada para desempenhar personagens no cinema, nomeadamente em Mama Black Widow, embora o projecto tenha sido cancelado.

(8)

▪ Lana del Rey

Elizabeth Woolridge Grant (Nova Iorque, 21 de junho de 1985), conhecida por seu nome artístico Lana Del Rey, é uma cantora, compositora, modelo, produtora, multi-instrumentista e atriz estadunidense. Sua música tem sido notada pelos críticos por seu aspecto cinematográfico estilizado, suas temáticas de romances trágicos, glamour e melancolia, e suas referências à cultura pop, especialmente a cultura dos EUA nos anos 1950 e 1960. Del Rey começou a compor com 18 anos e começou a se apresentar em bares de Nova Iorque aos 21 anos, assinando seu primeiro contrato de gravação com a 5 Points Records em 2007, lançando seu primeiro álbum digital, intitulado Lana Del Ray, em janeiro de 2010, que foi removido após a editora não poder mais promover o projeto. Del Rey rompeu seu contrato com a 5 Points Records em abril de 2010, e assinou um contrato de parceria com a Interscope, Polydor e Stranger Records em julho de 2011. Já havia lançado um extended play intitulado Kill Kill, em 2008, mas não conseguiu sucesso. Usou sua própria conta no serviço VEVO para divulgar a canção "Video Games" como o primeiro single de seu segundo álbum de estúdio, em outubro de 2011. A canção se tornou uma viral na Internet e em pouco tempo, a tornou reconhecida mundialmente. Em 30 de janeiro de 2012, lançou seu primeiro álbum de estúdio sob o nome artístico Lana Del Rey, intitulado Born to Die, e o seu segundo até aquele momento. Estreou na posição #2 na Billboard 200 dos Estados Unidos, e é o quinto álbum mais vendido de 2012. Após sua estreia, se destacou no topo de 18 países europeus através do iTunes Store, gerando sete singles, sendo dois promocionais. Durante sua ascensão musical em 2012, seus antigos trabalhos vazaram de forma criminosa na web, incluindo um álbum inédito intitulado Sirens, três extended play e diversas

canções não-utilizadas que continuam a vazar até os dias atuais. Um remix de seu quinto single "Summertime Sadness", produzido por Cedric Gervais, obteve seu mais bem sucedido resultado na Billboard Hot 100, após um pico de #6 no país. Del Rey lançou seu terceiro extended play no último bimestre de 2012, uma espécie de relançamento do Born to Die, intitulado Paradise. Ainda no mesmo ano, o álbum original e seu relançamento totalizaram mais de 2,9 milhões de

cópias vendidas, sendo um dos lançamentos mais aguardados do ano. O primeiro single do Paradise, a canção intitulada "Ride", obteve um desempenho considerável nas paradas europeias, chegando a #3 no Ultratop, da Bélgica, e #9 no 2M, da Rússia. Cinco dias antes, Del Rey havia lançado "Blue Velvet" como o primeiro single promocional do projeto. Três de suas faixas foram destaque em seu curta-metragem Tropico, que foi lançado em dezembro de 2013. A artista têm recebido diversas nomeações a prémios musicais.

(9)

▪ Bruno Mars

Peter Gene Hernandez (Honolulu, 8 de outubro de 1985), mais conhecido pelo nome artístico Bruno Mars é um cantor, compositor, produtor musical, dançarino e multi-instrumentista americano, nascido e criado no Havaí.

Vindo de uma família com uma grande tradição musical, Mars começou a cantar e a se apresentar como um artista amador durante a infância. Depois de se formar no Ensino Médio, decidiu mudar-se para Los Angeles, na Califórnia, com o objetivo de investir cada vez mais em sua carreira musical. Em Los Angeles, ele formou a equipe de produtores The Smeezingtons, ao lado de Philip Lawrence e Ari Levine, trabalhando para a Motown Records.

Depois do seu fracasso com a gravadora Motown Records, Mars assinou com a Atlantic Records em 2009. Durante os primeiros meses como artista da editora, ele coescreveu os arranjos e fez participações em músicas como "Nothin' on You" (2010), do rapper B.o.B, e "Billionaire" (2010), do cantor americano Travie McCoy. Também participou da composição dos êxitos mundiais "Right Round" (2009), do rapper Flo Rida com participação de Kesha, "Wavin' Flag" (2010), do cantor somali K'naan, e "Fuck You!" (2010), de Cee Lo Green. Em Outubro de 2010, lançou o seu álbum de estúdio de estreia, Doo-Wops & Hooligans. O álbum atingiu o seu pico na terceira colocação da tabela musical Billboard 200 nos EUA, e recebeu o certificado de disco de platina pela Recording Industry Association of America (RIAA) após vender mais de um milhão de cópias no país. Seu primeiro single como artista principal, "Just The Way You Are" (2010), ocupou a primeira posição da tabela de

singles americana Billboard Hot 100 por quatro semanas consecutivas. "Grenade" (2010), ocupou a mesma posição por oito semanas não consecutivas. O sucesso dos dois singles nos Estados Unidos fazem de Mars um dos seis artistas masculinos na história que alcançaram o topo da Billboard com os dois primeiros singles do mesmo álbum, e o primeiro a fazê-lo em treze anos. Inspirado por lendários artistas como Michael Jackson e Elvis Presley, o intérprete é considerado um dos mais "versáteis e completos artistas de música pop da

atualidade", segundo um crítico do prestigiado jornal The New York Times.

Seu segundo álbum de estúdio, intitulado Unorthodox Jukebox, foi lançado em 11 de dezembro de 2012, do qual o primeiro single, a música "Locked Out of Heaven", foi lançado em 1 de outubro. No dia 13 de dezembro de 2012, "Locked Out of Heaven" assumiu a 1ª posição da Billboard Hot 100 e da Hot Digital Songs, graças a seu crescimento nas vendas digitais de 46% em relação a semana anterior.

(10)

▪ Lady Gaga

Stefani Joanne Angelina Germanotta (Manhattan, Nova Iorque, 28 de março de 1986), mais conhecida pelo nome artístico Lady Gaga, é uma cantora, compositora, atriz e produtora musical estadunidense. Ela começou a apresentar-se no cenário musical de rock no Lower East Side em 2003, e mais tarde matriculou-se na Tisch School of Arts da Universidade de Nova Iorque. No fim de 2007, assinou um contrato com a Streamline Records, um selo da editora discográfica Interscope Records. Durante o seu início na Interscope, trabalhou como compositora para artistas e capturou a atenção do produtor Akon, que reconheceu as suas habilidades vocais e contratou-a para a sua própria gravadora, a Kon Live Distribution.

Gaga ganhou proeminência como uma artista após o lançamento do seu álbum de estúdio de estreia, intitulado The Fame, em 2008. O disco foi um sucesso a nível crítico e comercial, tendo atingido o número um no Reino Unido, Canadá, Áustria, Alemanha e Irlanda, enquanto nos Estados Unidos alcançou a posição máxima de número dois na Billboard 200. As canções "Just Dance" e "Poker Face", co-escritas e produzidas por RedOne, tornaram-se sucessos internacionais de número um, atingindo o topo da Billboard Hot 100 nos EUA, bem como em vários outros países. O álbum, mais tarde, conseguiu um total de sete indicações e dois prêmios nos Grammy Awards.No início de 2009, ela embarcou em sua primeira turnê, a The Fame Ball Tour. No quarto trimestre do ano, lançou o extended play (EP) The Fame Monster, que contém os êxitos internacionais "Bad Romance", "Telephone" e "Alejandro", e embarcou em sua segunda turnê, a The Monster Ball Tour. The Fame Monster vendeu 10 milhões de cópias mundialmente e foi o álbum mais vendido de 2010. O seu segundo álbum de estúdio, Born This Way, foi lançado em 23 de Maio de 2011 e vendeu 2,2 milhões de cópias nos EUA e 6 milhões mundialmente. Além disso, produziu os singles "Born This Way", "Judas" e "The Edge of Glory", que se tornaram sucessos mundiais.

Em 2013, Gaga lançou seu terceiro álbum de estúdio, Artpop. Após o álbum, sentiu-se inspirada para que começasse uma mudança de imagem em sua carreira musical e visual. Lançou seu quarto álbum de estúdio em 2014, Cheek to Cheek, um projeto de música jazz em parceria com Tony Bennett. Em 2016, ela lançou seu quinto

álbum de estúdio Joanne, que apresenta influências fortes do country. Influenciada por artistas como David Bowie, Michael Jackson, Madonna e Queen, Gaga é reconhecida pelas suas contribuições extravagantes, diferentes e exageradas à indústria musical através da sua moda, actuações e vídeos musicais.

(11)

▪ Madonna

Madonna Louise Veronica Ciccone (Bay City, 16 de agosto de 1958) é uma cantora, compositora, dançarina, atriz, empresária e produtora musical estadunidense. Madonna já vendeu mais de 300 milhões de discos no mundo inteiro e é reconhecida como a Artista musical feminina mais bem-sucedida de todos os tempos pelo Guinness World Records. Em 1977, mudou-se para Nova Iorque para tentar a carreira artística, ainda apenas na dança moderna.

Após ter feito parte dos grupos musicais Breakfast Club e Emmy, ela finalmente lançou seu álbum de estreia em 1983. Em seguida, uma série de discos bem-sucedidos trouxeram-lhe popularidade, quebrando as barreiras do conteúdo lírico da música popular tradicional e da imagem em seus videoclipes, que se tornaram constantemente exibidos na MTV. Ao longo de sua carreira, várias de suas canções chegaram ao topo das tabelas musicais de diversos páises, incluindo "Like a Virgin", "La Isla Bonita", "Like a Prayer", "Vogue", "Take a Bow", "Frozen", "Music", "Hung Up", e "4 Minutes". Madonna tem sido elogiada pela crítica por suas produções musicais diversificadas, que servem ao mesmo tempo como meio de chamar atenção para controvérsias religiosas e sexuais. A sua carreira foi reforçada por participações em filmes que

começaram em 1979, apesar dos comentários mistos. Ela ganhou aclamação da crítica e um Globo de Ouro de melhor atriz em comédia ou musical por seu papel em Evita, mas tem recebido duras críticas por outros papéis no cinema. Em relação às outras ocupações de Madonna, incluem trabalhar como designer de moda, escritora de livros infantis, diretora cinematográfica e empresária, tendo nesta última um enorme destaque pela fundação da Maverick Records, em 1992. Em 2007, ela assinou um contrato de 120 milhões de dólares com a Live Nation.

Em 2008, ela foi introduzida ao Rock and Roll Hall of Fame, e ainda no mesmo ano, a revista Billboard numerou Madonna na segunda posição, atrás apenas dos Beatles, na lista de maiores artistas de todos os tempos na parada de singles estadunidense, a Billboard Hot 100, fazendo dela a artista solo mais bem-sucedida na história das paradas da Billboard. A artista também é considerada uma das "25 mulheres mais poderosas do século passado" pela revista Time, por ser uma figura influente na música contemporânea. Referida como a "Rainha do Pop" desde os anos 80, Madonna também é conhecida por estar constantemente reinventando sua música e imagem e por manter um nível de autonomia dentro da indústria fonográfica. Em julho de 2018, sua fortuna foi avaliada em 590 milhões de dólares, de acordo com a Forbes. Em 2016, a revista Billboard elegeu-a com o título de "Mulher do Ano".

(12)

Artistas nacionais

▪ Amália Rodrigues

Amália da Piedade Rebordão Rodrigues (Lisboa, 23 de julho de 1920[2] – Lisboa, 6 de outubro de 1999) foi uma cantora, atriz e fadista portuguesa, geralmente aclamada como a voz de Portugal e uma das mais brilhantes cantoras do século XX. Está sepultada no Panteão Nacional, entre outras pessoas portuguesas ilustres.

Tornou-se conhecida mundialmente como a Rainha do Fado e, por consequência, devido ao simbolismo que este género musical tem na cultura portuguesa, foi considerada por muitos como uma das suas melhores embaixadoras no mundo. Aparecia em vários programas de televisão pelo mundo fora, onde não só cantava fados e outras músicas de tradição popular portuguesa, como ainda canções contemporâneas (iniciando o chamado fado-canção) e mesmo alguma música de origem estrangeira (francesa, americana, espanhola, italiana, mexicana e brasileira). Marcante contribuição sua para a história do Fado, foi a novidade que introduziu de cantar poemas de grandes autores portugueses consagrados, depois de musicados, de que é exemplo a lírica de Luís de Camões ou as cantigas e trovas de D. Dinis. Teve ainda ao serviço da sua voz a pena de alguns dos maiores poetas e letristas seus contemporâneos, como David Mourão Ferreira, Pedro Homem de Mello, José Carlos Ary dos

Santos, Alexandre O'Neill ou Manuel Alegre. Rodrigues falava e cantava em castelhano, galego, francês, italiano e inglês. Também chegou a fazer uns hits em crioulo Em 1943 iniciou sua carreira internacional, actuando no Teatro Real de Madrid. Entre 1944 e 1945, ficou 8 meses em cartaz no Casino Copacabana. Sua

estreia no cinema deu-se em 1947, com o filme Capas Negras, considerado um marco no cinema europeu e latino, tendo ficado mais de um ano em cartaz e sendo o maior sucesso do cinema lusitano até hoje. A canção "Coimbra", atingiu a segunda posição da tabela Billboard Hot 100, da revista estadunidense Billboard, em 1952. Em maio de 1954, Amália foi capa da mesma revista estadunidense, pois o álbum Amália in Fado & Flamenco atingiu a primeira posição entre os mais vendidos nos Estados Unidos. Neste mesmo ano, actuou no Radio City Music Hall em Nova Iorque por 4 meses. Na década de 1970, embora estivesse no auge da sua fama internacional, sua imagem em Portugal foi afetada por falsos rumores de que Amália tinha ligações com o regime do Estado Novo, de António de Oliveira Salazar. Na verdade, o antigo regime censurou muitos de seus fados. Amália reconquistou a popularidade com o povo português, cantou o hino da Revolução dos Cravos, a canção "Grândola Vila Morena" e deu dinheiro para o Partido Comunista Português clandestinamente.

(13)

▪ Mariza

Marisa dos Reis Nunes (Lourenço Marques, 16 de dezembro de 1973) é o nome de nascimento da artista portuguesa Mariza, a grande embaixadora da música cantada em português.

Em menos de doze anos, Mariza passou de um fenómeno local quase escondido, partilhado apenas por um pequeno círculo de admiradores lisboetas, para uma das mais aplaudidas estrelas do circuito mundial da World Music.

Tem sido presença regular em palcos como o Carnegie Hall, em Nova Iorque, o Walt Disney Concert Hall, em Los Angeles, o Lobero Theater, em Santa Bárbara, a Salle Pleyel, em Paris, a Ópera de Sydney ou o Royal Albert Hall. O jornal britânico The Guardian considerou-a «uma diva da música do mundo». Ao longo de sua carreira vendeu mais de um milhão de discos no mundo todo, sendo uma das recordistas de vendas de discos em Portugal.

Marisa nasceu em Lourenço Marques (atual Maputo), capital da província ultramarina portuguesa de Moçambique. É filha de pai português, José Brandão Nunes, e mãe moçambicana, Isabel Nunes. Nasceu prematura, de seis meses e meio sem qualquer justificação clínica aparente, e, segundo declarações da cantora à SIC, o pai considerava-a o bebé mconsiderava-ais feio que considerava-algumconsiderava-a vez virconsiderava-a. Segundo elconsiderava-a «considerava-aindconsiderava-a tinhconsiderava-a considerava-as orelhconsiderava-as colconsiderava-adconsiderava-as e os olhos por abrir» e o próprio pai pensou que não sobreviveria.

Ao colo da mãe, com três anos, chegou ao Aeroporto da Portela em Lisboa, pela primeira vez em 1977. Na actual Maputo, o pai trabalhara como gerente de uma empresa Holandesa de nome Zuid. Durante o êxodo

das famílias portuguesas nas antigas colónias ultramarinas portuguesas, o pai abandonou Moçambique com a família mais chegada, escolhendo Lisboa para recomeçar uma nova vida. Instalaram-se em Corroios e mais tarde no n.º 22 da Travessa dos Lagares, na Mouraria.

Em 1979 reabriram o restaurante Zalala no bairro típico de Lisboa, Mouraria, berço do

fado e frequentado por inúmeros fadistas de referência, como Fernando Maurício e Artur Batalha bem como Alfredo Marceneiro Jr, filho de Alfredo Marceneiro, que levou Mariza com 7 anos a cantar pela primeira vez num ambiente profissional na Casa de Fado Adega Machado. Zalala, hoje fechado, o restaurante onde Mariza cresceu, foi assim nomeado em homenagem a uma praia moçambicana.

(14)

▪ David Carreira

David Araújo Antunes (Dourdan, França, 30 de julho de 1991), mais conhecido pelo seu nome artístico David Carreira, é um ator, modelo, cantor e compositor português. Durante sua infância e adolescência, ingressou nas categorias de base de futebol do Sporting Clube de Portugal, mas uma lesão interrompeu esta vertente. O seu primeiro trabalho artístico foi como modelo, ao desfilar nos eventos ModaLisboa e Portugal Fashion e ao participar em campanhas publicitárias da Cacharel.

Conhecido pelo seu trabalho na 8.ª série de Morangos com Açúcar em 2010, David deu inicio à sua carreira como cantor em 2011 com o lançamento do seu álbum de estreia, Nº 1, que atingiu a primeira posição na tabela musical portuguesa compilada pela Associação Fonográfica Portuguesa e foi certificado de dupla platina por vendas superiores a 30 mil cópias. Participou também na telenovela Louco Amor e mais tarde na telenovela Santa Bárbara, da TVI, onde fazia de André Neves.Aos dez anos de idade em 2001, David ingressou nas categorias de bases do SCP (Sporting). Onde passou menos de um ano pelo facto de ter sofrido uma lesão no joelho direito, que o impediu de continuar a jogar profissionalmente. De referir que jogou com Cristiano Ronaldo, ainda no Sporting (apesar de ter sido para um evento de solidariedade).

Em 2008, iniciou sua carreira como modelo participando dos eventos portugueses Moda Lisboa e do Portugal Fashion. Durante os anos de 2008 e 2009, participou dos eventos e campanhas publicitárias da marca francesa Cacharel. Em 2010, David deu inicio à sua carreira como ator estreando na oitava temporada da série Morangos com Açúcar. Ele interpretou o protagonista Lourenço Carneiro Seixas que fez par com Marta Cortês interpretada pela portuguesa Gabriela Barros.

Seu primeiro álbum de estúdio, Nº 1, foi lançado em 17 de outubro de 2011, tendo alcançado a primeira posição na lista dos discos mais vendidos de Portugal compilado pela Associação Fonográfica Portuguesa (AFP) vendendo mais de 60 mil cópias e sendo autenticado de platina em apenas e mais tarde dupla platina pela mesma associação. O disco foi produzido pela dupla francesa Tefa et Masta e conta com as participações de Iminente e Jmi Sissoko. O primeiro single retirado do conjunto de faixas, "Esta Noite", conta com a participação de Jmi Sissoko e alcançou a sexta colocação dos mais vendidos.

(15)

▪ Pedro Abrunhosa

Pedro Machado Abrunhosa, mais conhecido por Pedro Abrunhosa (Sé, Porto, 20 de Dezembro de 1960), é um cantor e compositor português.Inicia cedo os estudos musicais mais seriamente em 1976. Termina o Curso de Composição do Conservatório de Música do Porto, após o que estuda e trabalha com os professores Álvaro Salazar e Jorge Peixinho. Faz o Curso de Pedagogia Musical com Jos Wuytack. Aos dezasseis anos já dava aulas na Escola de Música do Porto. Pouco depois ensinava também no ensino oficial, na Escola do Hot Clube, em Lisboa, e na Escola de Música Caiús. Desenvolve os estudos de Contrabaixo. Funda a Escola de Jazz do Porto e a Orquestra da mesma, que dirige e para a qual escreve.

Trabalha nesta área por toda a Europa com Joe Hunt, Wallace Rooney, Gerry Nyewood, Steve Brown, Todd Coolman, Billy Hart, Bill Dobbins, Dave Schnitter, Jack Walrath, Boulou Ferré, Elios Ferré, Ramon Cardo, Frankie Rose, Vicent Penasse e Tommy Halferty.

Em Abril de 1994 é editado o álbum "Viagens", gravado conjuntamente com os Bandemónio. O disco é um enorme sucesso atingindo a marca de tripla platina. Neste álbum conta com a participação especial do saxofonista de James Brown, Maceo Parker. Faz mais de duzentos espectáculos em apenas dois anos. Apresenta-se ainda nos Estados Unidos, Canadá, Brasil,

Macau, Espanha, Luxemburgo, França, Itália e outros.

Lança em 1995 o Maxi-single "F" e um livro que causam um inesperado impacto. Compõe a música "Se Eu Fosse Um Dia O Teu Olhar" para a banda sonora do filme «Adão e Eva», que bate todos os recordes de bilheteira.

Em 13 de Novembro de 1996 edita "Tempo", agora com uma nova formação dos Bandemónio. "Tempo" vende acima das 180 000 unidades, ultrapassando a marca de quádrupla platina. Para este álbum trabalhou em Minneapolis, Memphis e Nova Iorque com a banda de Prince, os New Power Generation, e Tom Tucker, seu engenheiro principal. Participam ainda Carlos do Carmo, Opus Ensemble e Rui Veloso. É editado o disco "Tempo - Versões e Reimixes".

Escreve, compõe e produz o musical "Rapaz de Papel", encomenda do Festival dos Cem Dias. Posteriormente grava todas estas músicas no álbum "Amanhecer" de Diana Basto.

(16)

▪ Rui Veloso

Nascido em Lisboa, mas criado desde os três meses de idade no Porto, é filho do engenheiro Aureliano Capelo Veloso, ex-presidente da Câmara Municipal do Porto. É igualmente sobrinho paterno do General Pires Veloso, ex-governador de São Tomé e Príncipe.

Começou a tocar harmónica com apenas seis anos de idade. Mais tarde deixar-se-ia influenciar por nomes como B. B. King e Eric Clapton. Com 23 anos lançou o álbum "Ar de Rock" gravado com a Banda Sonora (Ramon Galarza e Zé Nabo) e que contou com Carlos Tê e António Pinho na escrita das letras em português. No disco destaca-se o tema "Chico Fininho", que foi um marco na música rock cantada em português.

Em 1981 é editado o single "Um Café e Um Bagaço". Verifica-se uma mudança na banda sonora com a saída de Zé Nabo e a entrada de António Pinho Vargas e Mano Zé. O álbum "Fora de Moda" é editado em 1982. Contém temas como "Estrela De Rock And Roll", "A Minha Namorada Até Fala Estrangeiro", "A gente Não Lê" e "Sayago Blues".

O álbum "Guardador de Margens" de 1983 tem o seu maior sucesso no tema "Máquina Zero". O tema título e "A Ilha" são outros temas marcantes deste disco. Grava o single "Rock da Liberdade" de apoio à eleição de Mário Soares.

Em 1986 foi lançado o álbum homónimo, que esteve para se chamar "Os Vês pelos Bês", com temas como "Porto Covo", "Beirâ", "Negro do Rádio de Pilhas" e "Porto Sentido". O disco torna-se um grande sucesso. Em 1988 é editado o duplo álbum "Ao Vivo". 1990 é o ano de "Mingos & Os

Samurais" com temas como "Não Há Estrelas No Céu", "A Paixão (Segundo Nicolau da Viola)" e "Baile da Paróquia". O disco vendeu mais de 140.000 cópias. A seguir novo duplo-álbum com "Auto da Pimenta" desta vez em comemoração dos descobrimentos portugueses. A 10 de Junho de 1992 foi feito

Cavaleiro da Ordem do Infante D. Henrique pelo Presidente Mário Soares.

Ainda em 1992 grava o single "Maubere", de apoio ao povo de Timor, gravado com Carlos Paredes, Nuno Bettencourt, Rão Kyao, Paulo Gonzo e Isabel Campelo. Em 1995 é editado o álbum Lado Lunar cujo tema principal é o tema que dá nome ao disco.

(17)

▪ Diogo Piçarra

Diogo Miguel Ramires Piçarra (Faro, 19 de outubro de 1990), conhecido publicamente como Diogo Piçarra, é um cantor português. Diogo venceu a edição de 2012 do talent show Ídolos, sendo, a par de Fernando Daniel, o ex-concorrente de talent shows televisivos portugueses decorridos nas décadas de 2000 e 2010 que maior sucesso alcançou na área musical.Diogo concorreu ao programa da SIC Ídolos, em 2009 (edição em que o cantor chegou à fase de piano), e na Operação Triunfo, em 2010, mas sem resultados significativos.

Desde cedo começou a sua paixão pela música e com 17 anos criou a banda Fora da Bóia, que durou até 2011. A banda durou 4 anos e obteve sucesso na região do Algarve. Diogo teve de deixar a banda para prosseguir com a licenciatura, que terminou numa universidade na República Checa.

Em 2012, venceu a 5.ª edição do concurso Ídolos. Como prémio ganhou um automóvel, uma bolsa de estudo na London Music School e a gravação de um álbum para a editora Universal. Em 2015, lançou o seu álbum de estreia, Espelho, produzido por Fred Ferreira, responsável por trabalhos de bandas como Orelha Negra, [Buraka

Som Sistema] e [Banda do Mar]. Foi convidado musical do primeiro episódio da telenovela Poderosas, da SIC, emitido em maio de 2015. Ainda em 2015, protagonizou ainda a campanha comercial de regresso às aulas dos hipermercados Continente, com "Café Curto", um tema de Espelho.

Após a vitória de João Couto na 6.ª edição do Ídolos, o mesmo cantou uma música composta por Diogo Piçarra, com o nome de "Chama Por Mim".

A 17 de fevereiro de 2016, Diogo lançou um livro intitulado "Diogo Piçarra em Pessoa". Em abril de 2017, lança o seu segundo álbum, do=s ("dois"), que contém colaborações com os vocalistas portugueses Valas e April Ivy. Esse seu álbum foi escrito e composto pelo próprio Diogo Piçarra. Um dos singles do álbum, "História", acabou por tornar-se single de ouro. Mais tarde, nesse mesmo ano, reedita do=s com mais sete temas, incluindo "90", "Entre as Estrelas" - um single do rapper português Jimmy P em que Diogo participa -, assim como o single do grupo Karetus a que emprestou a voz, "Wall of Love" e uma cover de "Can't Help Falling In Love", tema de Elvis Presley.

Tanto Espelho como do=s lideraram a tabela de álbuns portuguesa nas respetivas semanas de lançamento.

(18)

▪ Jorge Palma

Jorge Manuel de Abreu Palma (Lisboa, 4 de Junho de 1950) é um músico, cantor e compositor português. Aos seis anos, e ao mesmo tempo que aprendia a ler e a escrever, foi inscrito pela sua mãe na Academia Musical dos Amigos das Crianças, onde iniciou os estudos de piano. Aos oito realizou a sua primeira audição, no auditório do Conservatório Nacional, numa altura em que tinha como professora Maria Fernanda Chichorro. Aos 12, em Palma de Maiorca, venceu o seu primeiro prémio: um segundo lugar, com atribuição de uma menção honrosa do júri, no Festival das Juventudes Musicais.

No seu percurso escolar passou pelo Liceu Camões, em Lisboa, o Colégio Infante de Sagres, nas Mouriscas, em Abrantes, e o Colégio Académico, de novo em Lisboa. Durante a adolescência e a par da formação erudita, começa a interessar-se pelo rock’n’roll, e, de um modo geral, pela música popular americana e inglesa. É por esta altura que descobre a guitarra. Bob Dylan, Led

Zeppelin e Lou Reed tornam-se as suas maiores influências.

Em 1967, no Algarve, Jorge Palma integra o grupo Black Boys, tocando órgão. Esta primeira experiência profissional, na companhia de músicos de Santarém, durou cerca de seis meses e foi interrompida por uma aparição “oportuna” do seu pai, num dos bares em que o grupo tocava, num momento em que a experiência já se estava a esgotar.

Foi então que o pai o trouxe para Lisboa e Palma regressou aos estudos secundários. De 1969 a 1971, enquanto estuda Engenharia na Faculdade de Ciências de Lisboa (numa altura em que “o geral podia-se fazer ou no Técnico ou na Faculdade de Ciências”), passa a integrar o grupo pop-rock Sindicato, como teclista e cantor. Do grupo faziam parte Rão Kyao, Vítor Mamede, Edmundo Falé, Júlio Gomes, João Maló, Rui Cardoso e Ricardo Levi. Para além dos covers de bandas de rock americanas e inglesas (Led Zeppelin, Stephen Stills, Chicago, Blood Sweat and Tears, entre outros), o grupo compôs originais, em língua inglesa. A entrada de uma secção de metais encaminha-os para uma estética de fusão entre o Jazz e o Rock. Em 1971, gravaram o single "Smile", que tinha no lado B "SINDIblues Swede CATO'S Shoes", uma versão do standard de rock’n’roll "Blue Suede Shoes", de Carl Perkins. No mesmo ano, deram o seu último concerto na primeira edição do Festival Vilar de Mouros.

A estreia a solo de Jorge Palma acontece com o single The Nine Billion Names of God (1972), título de um conto de Arthur C. Clarke e inspirado também no livro "O Despertar dos Mágicos", de Louis Pauwels e Jacques Bergier.

(19)

▪ António Zambujo

Miguel Araújo começou a gostar de música em 1989, influência dos seus tios que tinham uma banda de covers dos anos 1960/70 (Bob Dylan, Beatles, Rolling Stones, etc.), e nesse ano recebeu de presente o seu primeiro baixo. Fez parte dos Yellow Lello (onde também estava Marlon com quem tocou nos Os Azeitonas). Depois vieram os Tsé Tsé que lançaram um álbum pela BMG mas que terminaram logo a seguir.

Ficou conhecido como integrante da banda Os Azeitonas, sobre o seu pseudónimo Miguel AJ (ou Miguel Araújo Jorge). Os Azeitonas formaram-se em 2002 aquando de uma viagem de faculdade. Decide trocar o baixo pela guitarra para poder cantar ao mesmo tempo. É neste grupo que começa a compor. O álbum de estreia é editado em 2007, pela Maria records de Rui Veloso.

Em Dezembro de 2007, cria o Blogue do Mendes. Com o seu alter ego Mendes estreia-se ao vivo em 18 de Junho de 2009. A partir de Fevereiro de 2010, começa a colaborar com João Só e lançam o EP "Não Entres Nesse Comboio Amor" pela Optimus Discos. Entretanto, António Zambujo grava o

tema "Reader's Digest" escrito por Araújo, no seu disco Guia.

Além do disco com João Só participou nos espectáculos "Como Desenhar Mulheres, Motas e Cavalos" de Nuno Markl.

Em Maio de 2012, lançou o seu primeiro álbum a solo, Cinco dias e meio. Este álbum conta com sucessos como "Os Maridos das Outras", "Reader's Digest", "Autopsicodiagnose", "Fizz Limão" e "Capitão Fantástico". A música Os Maridos das Outras ganhou bastante notoriedade pela melodia simples e original e pela letra divertida, brincando com preconceitos sobre o casamento e as diferenças dos sexos. O single chegou à quarta posição do top português, enquanto o álbum entrou no Top 3 das vendas em Portugal. Como segundo single do álbum foi divulgado a música Fizz Limão. Na letra, o músico fala de maneira irónica das saudades e nostalgias portuguesas e especialmente da sua geração.

António Zambujo ("O Que é Feito Dela") e Ana Moura ("E Tu Gostavas de Mim") gravam músicas da sua autoria nos discos que lançam em 2012.

Continua entretanto a dar prioridade ao seu trabalho nos Azeitonas, enquanto desenvolve atividades musicais paralelas. Nessa altura estava a trabalhar num disco de canções para crianças com António Zambujo, Pedro Silva Martins (Deolinda) e Luísa Sobral e mantinha um outro projeto paralelo, Os da Cidade, com António Zambujo, João Salcedo (teclista de Os Azeitonas) e Ricardo Cruz.

(20)

▪ Simone de Oliveira

Simone de Macedo e Oliveira (Lisboa, 11 de fevereiro de 1938) é uma cantora, atriz de teatro e de televisão portuguesa.

Filha de Guy de Macedo e Oliveira, falecido em Lisboa em 1970, e de sua mulher Maria do Carmo Tavares Lopes da Silva, nascida em Lisboa e falecida em Lisboa em 1968, neta paterna de Egídio de Macedo e Oliveira, nascido em São Tomé e falecido em Lisboa, filho natural da irmã do primeiro e único autoproclamado Rei dos Angolares de São Tomé e Príncipe, Simão de Sousa, Andreza, Membro do Conselho Fiscal da primeira Direcção da Companhia Agrícola Angolares em 1910, de acordo com os Estatutos da Companhia Agrícola Angolares, p. 21, e Vogal da Secção de Propaganda Oral da Junta de Defesa dos Direitos de África, de acordo com Carlos Espírito Santo, Enciclopédia Fundamental de São Tomé e Príncipe, p. 395, e de sua mulher (Dover, Kent, Inglaterra, Grã-Bretanha e Irlanda) Jeanette Prado Pluvier, nascida em Watermael-Boitsfort, Bruxelas, Bélgica, e falecida em Lisboa em 1948, já viúva com geração, de ascendência franco-belga, cresceu em Lisboa com sua irmã Olga Maria de Macedo de Oliveira.

O pai era diretor de uma fábrica de moagem nos Olivais e a mãe era empregada dos Correios, Telégrafos e Telefones (CTT).

Frequentou o Liceu D. Filipa de Lencastre. Casou-se com 19 anos e foi vítima de violência doméstica, pois sofreu agressões por parte do marido, com quem viveu durante apenas três meses.

Na sequência de uma depressão, aos 19 anos, o médico aconselhou-a a distrair-se tendo optado por matricular-se no Centro de Preparação de Artistas da Emissora Nacional. Começou por se apresentar nos programas de Motta Pereira.

Do seu casamento com o António José Coimbra Mano, nascido na Figueira da Foz, a 13 de Janeiro de 1930, Licenciado

em Engenharia Civil pela Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto, Funcionário Superior da Direcção-Geral dos Serviços Hidráulicos, da Câmara Municipal de Lisboa, da Brigada de Fomento e Povoamento do Rovuma em Moçambique e de diversas Empresas de Engenharia privadas, filho de José Fernandes Mano e de sua mulher Madalena Simões Coimbra, teve uma filha e um filho.

A estreia da cantora em público ocorreu, em Janeiro de 1958, no primeiro Festival da Canção Portuguesa, realizado no cinema Império, em Lisboa. Nos dois anos seguintes iria vencer esse mesmo Festival.

Referências

Documentos relacionados

O planejamento fatorial foi aplicado satisfatoriamente para a otimização dos parâmetros da técnica de voltametria linear de redisso- lução anódica no desenvolvimento

Equipamentos de emergência imediatamente acessíveis, com instruções de utilização. Assegurar-se que os lava- olhos e os chuveiros de segurança estejam próximos ao local de

6 Consideraremos que a narrativa de Lewis Carroll oscila ficcionalmente entre o maravilhoso e o fantástico, chegando mesmo a sugerir-se com aspectos do estranho,

Com o objetivo de compreender como se efetivou a participação das educadoras - Maria Zuíla e Silva Moraes; Minerva Diaz de Sá Barreto - na criação dos diversos

Na sua qualidade de instituição responsável pela organização do processo de seleção, o Secretariado-Geral do Conselho garante que os dados pessoais são tratados nos termos do

A prova do ENADE/2011, aplicada aos estudantes da Área de Tecnologia em Redes de Computadores, com duração total de 4 horas, apresentou questões discursivas e de múltipla

1 — Os mostos destinados à elaboração de vinhos com DO «vinho verde» devem possuir um título alcoométrico volúmico natural mínimo de 8,5 % vol., com exceção dos mostos

17 CORTE IDH. Caso Castañeda Gutman vs.. restrição ao lançamento de uma candidatura a cargo político pode demandar o enfrentamento de temas de ordem histórica, social e política