• Nenhum resultado encontrado

HISTÓRICO. Horário de funcionamento. De 2ª feira a 6ª feira das 8:00 h às 22:00 h Sábados, das 8:00 h às 13:00 h. Espaço físico

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "HISTÓRICO. Horário de funcionamento. De 2ª feira a 6ª feira das 8:00 h às 22:00 h Sábados, das 8:00 h às 13:00 h. Espaço físico"

Copied!
7
0
0

Texto

(1)

HISTÓRICO

A Biblioteca central da Faculdade de Medicina de Petrópolis e Faculdade Arthur Sá Earp Neto foi criada em 17 de agosto de 1967, tendo sido o seu acervo inicial constituído de obras de referência e títulos especializados em medicina provindos do acervo particular do Dr. Nelson de Sá Earp, primeiro diretor da FMP.

Quando do 30° aniversário da criação da Faculdade, a Biblioteca foi reinaugurada passando a denominar-se Biblioteca Prof. Charles A. Esbérard em homenagem ao grande mestre e professor fundador da FMP, titular de Fisiologia e benemérito da Biblioteca, para a qual doou mais de 3.000 livros de sua coleção particular.

O acervo atual geral é composto de mais de 13.500 volumes, com predominância nas seguintes áreas do conhecimento: Ciências biológicas, da saúde, exatas e da terra, humanas, sociais aplicadas e lingüística, e constituído por livros, teses, vídeos, CDs, Dvd, e outras publicações. A Biblioteca possui ainda dezenas de bases de dados referencias e em texto completo on-line, 250 títulos de periódicos científicos técnicos especializados em várias áreas do conhecimento.

Horário de funcionamento

De 2ª feira a 6ª feira das 8:00 h às 22:00 h Sábados, das 8:00 h às 13:00 h

Espaço físico

A Biblioteca Prof. Charles A. Esbérard está situada no 1º pavimento do Campus Barão do Rio Branco e ocupa área de 500m2.

Suas dependências compreendem: Salão de leitura Cabines individuais

Salão para estudo em grupo com acesso à pesquisa bibliográfica em bases de dados (full text) e acesso a Internet

Sala de periódicos Sala do bibliotecário

Sala do setor administrativo Serviço de reprodução Setor de triagem e apoio Setor de empréstimos

(2)

Integração com o Laboratório de Informática permitindo acesso impressão de documentos.

O acervo bibliográfico é aberto aos usuários, para permitir o mais livre acesso à informação.

PESSOAL TÉCNICO

1 Bibliotecário graduado 3 Técnicos em biblioteconomia

3 Auxiliares de biblioteca - para referência 1 Estagiário - Bolsa Escola

1 Serviços gerais

EQUIPAMENTOS

5 microcomputadores Pentium 1 leitora de código de barras 1 impressora

1 scanner 2 televisão 2 videocassete 1 duplicadora

1 equipamento para encadernação de textos

22 computadores Pentium interligados em rede à Biblioteca

AMBIENTES ESPECIAIS

1 – Cabines para estudo individual

Sabedores da necessidade de recolhimento pessoal que determinados usuários precisam para uma melhor concentração em seus estudos, a Biblioteca reservou um espaço especial para contemplar este seguimento.

2 – Sala de estudo coletivo

A Biblioteca disponibiliza em seu interior espaço destinado aos seus usuários para estudo em grupo, com um microprocessador Pentium com cd room, impressora, televisão e vídeo.

(3)

3 – Informática

A biblioteca oferece aos seus usuários acesso ao laboratório de informática para consultas a Internet (sem delimitação de tempo), para impressão de seus trabalhos acadêmicos, com utilização de scanner para figuras e outros textos.

4 –Dvdteca

Com seu acervo de vídeos (cerca de 274 títulos já catalogados) e de Dvds em formação a biblioteca dispõe recursos multimídia para uso dos seus usuários.

INFORMATIZAÇÃO DO ACERVO E DOS SISTEMAS DE CONSULTA E EMPRÉSTIMOS

A Biblioteca Prof. Charles A. Esbérard está totalmente informatizada quanto a sistemas de gerenciamento, empréstimo, registro de informações do acervo bibliográfico.

A fim de promover amplo acesso à informação, a Biblioteca passou por completo processo de automação, tendo seus dados registrados eletronicamente em base de dados de natureza bibliográfica, desenvolvida em software PHL - Personal Home Library, sistema especialmente desenvolvido para administração de coleções e serviços de bibliotecas e centros de informações.

Ele foi concebido como uma alternativa moderna e eficiente às bibliotecas e usuários com necessidades específicas e que pretendem organizar suas coleções,

automatizar rotinas e serviços e/ou disponibilizar e compartilhar seus catálogos através da Web.

O PHL utiliza tecnlogia cliente/sevidor com rotinas de processamento distribuído e interface de uso intuitivo, não requerendo de seus usuários nenhum tipo especial de treinamento.

O padrão do registro utilizado pelo PHL se baseia no formato UNISIST/Unesco, muito mais simples que os antigos formatos anglo-americanos* (MARC, USMARC, UKMARC, UNIMARC, MARC21, etc) e proporciona aos bibliotecários a descrição eficiente e

precisa de qualquer tipo de informação independemente de seu suporte. É um formato moderno, de baixíssimo custo de implementação, de comprovada eficiência e adotado como padrão nos organismos internacionais e nas grandes redes mundiais de informações (BIREME, AGRIS, FAO, INIS, etc).

(4)

WWWisis©Bireme, diponível para todos os sistemas operacionais (Linux,

FreeBSD, Windows, HP-UX, etc.). Com o PHL é possível buscas simultâneas em várias bases de dados e importação de registros de outras bibliotecas através do protocolo HTTP, em substituição a protocolos tipo Z39.50, o que vem diminuir substancialmente o custo de instalação e manutenção. O PHL utiliza base de dados no padrão CDS/ISIS-Unesco

Utilizamos simultaneamente o software de gerenciamento do Kardex, o SISTEMA

SECS versão 2.3., desenvolvido pela BIREME. Este sistema foi implantado em razão da

Biblioteca ser um Centro Cooperante da mesma e alimentar as bases de dados do Sistema SECS/LILACS. Esta opção possibilita a compatibilização das necessidades operacionais e de suporte.

PLANO DE ATUALIZAÇÃO E EXPANSÃO DO ACERVO

Como política de atualização do acervo, a Biblioteca da FMP/FASE adota a sistemática de aquisição permanente e esta política é implementada em relação a todos os cursos.

A atualização permanente do acervo está norteada pelos critérios de aquisição de títulos de livros e periódicos a seguir:

a) indicação bibliográfica contida nos programas das disciplinas, acompanhada pelo coordenador de curso;

b) solicitações do corpo docente e discente, da coordenação de ensino ou de pesquisa, ou ainda da diretoria da instituição;

c) controle do sistema de requisição de obras ( demanda de balcão ) d) lançamentos das editoras.

Pesquisa mensal de consultas e empréstimos dirigida aos usuários da biblioteca é realizada para monitoramento da demanda de balcão.

Este procedimento permite a visualização das necessidades do usuário através da análise do atendimento prestado. Verifica-se o grau de satisfação do público e obtém-se dados estatísticos que permitem mensurar as necessidades de atualização do acervo.

O gerenciamento das necessidades de atualização bibliográfica da comunidade acadêmica tem permitido uma atual, democrática e eficaz política de aquisição para a Biblioteca.

SERVIÇOS E PRODUTOS OFERECIDOS

Empréstimo Domiciliar:

Este serviço está disponível a toda a comunidade acadêmica - professores, alunos, e funcionários da instituição

(5)

Consulta Local:

Este serviço estende-se a todo e qualquer usuário.

Treinamento de Usuários:

A biblioteca oferece este serviço, tanto a pedido de professores no início do ano letivo, como no decorrer das atividades diárias na própria biblioteca. Seu objetivo é facilitar o uso dos recursos bibliográficos e computacionais.

Normalização de Trabalho:

Este serviço é prestado pela Biblioteca, possibilitando aos usuários o acesso a normas de padronização para a elaboração de trabalhos científicos.

Comutação Bibliográfica:

Destina-se à obtenção de cópias de artigos científicos solicitados às bibliotecas cooperantes e centros de pesquisas.

Levantamentos bibliográficos:

Feito em várias bases de dados na área de saúde, visando respaldar e atender às necessidades da pesquisa científica.

Sumários de Periódicos Correntes:

Catálogo dos Sumários de Periódicos Correntes do acervo enviado às disciplinas, otimizando a disseminação seletiva da informação.

Acesso a Bases de Dados on-line:

Referenciais, bibliográficas ou com o texto completo.

Videoteca:

Centenas de títulos nas várias áreas do conhecimento.

ACESSO A REDES E SISTEMAS CCN – Catálogo Coletivo Nacional (CCN)

O Catálogo Coletivo Nacional de Publicações Seriadas (CCN), coordenado pelo IBICT, é uma rede cooperativa de unidades de informação localizadas no Brasil com o objetivo de reunir, em um único Catálogo Nacional de acesso público, as informações sobre publicações periódicas técnico científicas reunidas em centenas de catálogos distribuídos

(6)

nas diversas bibliotecas do país. Nesse contexto, possibilita a otimização dos recursos disponíveis nas Bibliotecas e serviços de documentação que participam da rede permitindo sobretudo:

- a difusão, identificação e localização das publicações seriadas nacionais e estrangeiras, em C&T, existentes no país;

- o estabelecimento de políticas coordenadas de aquisição;

- a padronização da entrada de títulos de periódicos segundo critérios internacionais;

- o intercâmbio entre bibliotecas, por meio do sistema de comutação bibliográfica. Neste contexto, o CCN é o principal instrumento de trabalho do COMUT;

O CCN é aberto à livre participação das bibliotecas que possuam acervos automatizados e relevantes de publicações periódicas em C&T.

COMUT - Programa de comutação bibliográfica em rede nacional. Participamos como biblioteca solicitante. "A alimentação dos dados de coleção é efetuada por meio da cópia da base de dados da biblioteca que é remetida via Internet de acordo com padrões previamente estabelecidos pelo IBICT."

BIREME- Centro Latino Americano e do Caribe de Informação em Ciências da Saúde. Contém Bases de dados e artigos das revistas mais conceituadas da área da saúde, e outros documentos tais como: teses, livros, capítulos de livros, anais de congressos ou conferências, relatórios técnico-científicos e publicações governamentais. É destinada a todos os pesquisadores e profissionais da área da saúde.

Somos Centro Cooperante do Sistema (Br 413.1), alimentando a rede com nosso acervo.

APCIS/RJ- Associação dos Profissionais de Informação e Documentação em Ciências da Saúde do Estado do Rio de Janeiro. Disponibilizamos nosso acervo de periódicos para a rede de bibliotecas do Estado, gerando o Catálogo de Periódicos Correntes.

http://www.apcisrj.org

INFOSAUDE - Somos biblioteca cooperante do Sistema de Informação à Distância para o Profissional de Saúde; uma parceria da Rede com a Secretaria de Saúde do Estado do Rio de Janeiro e a FIOCRUZ

INTERNET- Rede mundial de computadores.

COMPARTILHAMENTO ENTRE BIBLIOTECAS DE INSTITUIÇÕES DE ENSINO SUPERIOR DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO

http://www.ndc.uff.br/compartilhamento/index.html

A FMP/FASE participa do Grupo de Compartilhamento entre as Instituições de Ensino Superior do Estado do Rio de Janeiro, constituído pelas bibliotecas afiliadas de Universidades e Faculdades públicas e privadas, e Instituições de Ensino e Pesquisa. Este

(7)

projeto tomou forma no segundo semestre de 1999 e hoje já é uma realidade no meio acadêmico do Estado do Rio, contando com o apoio formal do Fórum de Reitores e da FAPERJ.

Objetivos e finalidades:

- promover o intercâmbio do acervo das bibliotecas participantes, permitindo o empréstimo de títulos de livros, periódicos e outros documentos, e, ainda, a abertura de suas instalações aos usuários devidamente credenciados;

- promover o intercâmbio do conhecimento científico, tecnológico e cultural entre as bibliotecas das instituições afiliadas;

- disponibilizar eletronicamente informações atualizadas das instituições afiliadas através de formatação única;

- disponibilizar eletronicamente artigos de periódicos e outros textos que compõem o acervo de cada biblioteca;

- manter intercâmbio e cooperação com outras entidades congêneres nacionais e internacionais.

Vantagens para os participantes:

- permitir aos usuários o acesso a informações selecionadas e atualizadas que compõem os diversos acervos reunidos no grupo de compartilhamento.

- permitir acesso compartilhado ao acervo de livros e em especial de artigos de

periódicos – cerca de 8.000 títulos correntes – por meio eletrônico ( mediante a utilização do software Ariel, ou por e-mail), fax ou correios, com baixo custo.

- permitir compras compartilhadas, proporcionando melhores preços e condições.

Fazem parte do compartilhamento importantes instituições como: PUC-Rio, FGV, IME, LNCC, UERJ, UFRJ, UFFRJ, FIOCRUZ, CEFET, ENCE/IBGE, UFF, UNIRIO, IUPERJ e outras.

CONVÊNIOS E PARCERIAS:

A Biblioteca ainda mantém convénios e parcerias com outras associações e empresas do Estado, disponibilizando seu acervo e produtos para consulta e uso.

A saber:

UNIMED Petrópolis http://www.unimedpetropolis.com.br/

SOCIEDADE BRASILEIRA DE ANGIOLOGIA E CIRURGIA VASCULAR - REGIONAL RJ http://www.sbacvrj.com.br/

Referências

Documentos relacionados

As tarifas apresentadas no formulário de reserva de alojamento oficial do congresso são disponíveis e garantidas para as reservas efetuadas com o Secretariado do

Em razão disso, por exemplo, um estrangeiro pode in- gressar com habeas corpus ou mandado de segurança, ou então intentar ação reivindicatória com relação a imóvel seu

Para além de ser Investigador Auxiliar da UA, actualmente desempenha as funções de Coordenador da UATEC — Unidade de Transferência de Tecnologia da Universidade de Aveiro, do

Ao considerar os resultados obtidos, podemos afirmar que o conteúdo da lista de checagem para análise qualitativa da recepção de saque no voleibol, apresentou clareza

Considerando que o fluido escoa no interior do canal com campo de velocidade completamente desenvolvido u x y f ( , ) , obtido da solução apresentada na Seção

101 A administração pública gerencial produziu avanços para a gestão do Estado, tendo sido marcada pelo rompimento com princípios da administração pública burocrática e

APOIAR-SE OU SENTAR-SE NA PORTA ABERTA DA MÁQUINA DE LAVAR LOUÇA PODE FAZER COM QUE ELA VIRE, COM O CONSEQUENTE PERIGO PARA AS PESSOAS.. NÃO DEIXAR A PORTA DA MÁQUINA DE LAVAR

Será dispensado desta prova o candidato que apresentar, juntamente com os demais documentos de inscrição, comprovante de aprovação na prova de proficiência em