• Nenhum resultado encontrado

Pastores 30/10/2016. Efetivos Rev. Célio G. de Azevedo Rev. Flávio Viola Machado. Emérito Rev. Carlos Aranha Neto

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Pastores 30/10/2016. Efetivos Rev. Célio G. de Azevedo Rev. Flávio Viola Machado. Emérito Rev. Carlos Aranha Neto"

Copied!
6
0
0

Texto

(1)

B o le ti m n º 4 7 2 2

30/10/2016

REFORMA PROTESTANTE, UMA VOLTA ÀS ESCRITURAS! A Reforma não foi uma inovação na igreja, mas uma volta à doutrina dos apóstolos. Não foi um desvio de rota, mas uma volta às Escrituras. A Reforma colocou a igreja de volta nos trilhos da verdade. Quais foram as grandes ênfases da Reforma?

A singularidade das Escrituras. As Escrituras são a nossa única regra de fé e prática e devemos rejeitar qualquer doutrina que não esteja fundamentada na Palavra de Deus. Não podemos acrescentar nada às Escrituras nem retirar delas qualquer de seus ensinamentos. Não precisamos nem podemos acrescentar nossas experiências nem as tradições da igreja à Palavra de Deus. Não são nossas experiências que legitimam as Escrituras, mas elas é que julgam as nossas experiências.

A singularidade da Fé. A salvação é recebida por meio da fé e não através das obras. A fé não é a causa meritória da nossa salvação, mas a causa instrumental. Não somos salvos por causa da fé, mas através da fé. A causa meritória da salvação é o sacrifício substitutivo de Cristo. Vale destacar que a fé salvadora é um dom de Deus (Ef 2.8-9).

A singularidade da Graça. Não somos salvos pelas obras que fazemos para Deus, mas pela obra que Cristo fez por nós. Graça é um dom precioso concedido a alguém que não merece, mas precisa (Ef 2.8-9).

A singularidade de Cristo. Jesus Cristo, o Filho de Deus, é o único Mediador entre Deus e os homens. Ele é a Porta do céu, o Caminho que nos leva ao Pai. Por Sua morte na cruz, rasgou o véu do santuário e abriu-nos um novo e vivo caminho para Deus. Jesus é o único Salvador e não há nenhum outro nome dado entre os homens pelo qual importa que sejamos salvos.

A singularidade de Deus. Tudo foi criado por Deus e existe para a glória de Deus. O fim último da nossa própria existência é glorificar a Deus e gozá-lo para sempre. O homem não é o centro do universo, Deus é. “Porque dele, por meio dele e para ele são todas as coisas. A Ele, pois, a glória eternamente.” (Rm 11.36).

Rev Hernandes Dias Lopes (Extraído e adaptado do Blog do Rev Hernandes)

Cultos Dominicais 11h e 19h Es cola Dominical 09h30 Reuniões de Oração 2ª a 6ª - 12 h sábado - 07 h Estudo Bíblico 5ª feira - 19 h

Pastores

Efetivos

Rev. Célio G. de Azevedo Rev. Flávio Viola Machado

Emérito

Rev. Carlos Aranha Neto

Presbíteros

Cleverson Pereira de Almeida Cornélio Nogueira Martins Décio de Oliveira Bernini Ernesto de Jesus Herrera Esdras Teixeira Coelho Humberto A. de Carvalho João Francisco Simões Marcel Mendes

Paulo Ricardo de B. Mendes Paulo Sérgio dos Santos Rubens Mendes Vargas Silas Ferreira de Souza Wilson Roberto M. Lisboa

(2)

MEDITAÇÕES DIÁRIAS

ESTUDOS DEVOCIONAIS NAS CARTAS DO APÓSTOLO PAULO Redig idas por H eloisa Martoni

Dia 31 – Consciência Boa – 1ª Timóteo 1.1-7

Timóteo e Tito são chamadas cartas pastorais, porque tratam de problemas eclesiásticos, objetivando ajudar os pastores em seu ministério, tratando de temas de natureza prática, como ordem e disciplina na Igreja. A consciência é associada ao conhecimento de Deus. A santificação torna puro o coração e dele emana a boa consciência. Consciência é o senso moral inato que age em nós de modo intuitivo e racional diferenciando o bem do mal. É boa, pois concorda com a bondade e retidão; contenta-se com as próprias ações, porque são santas. O v.6 fala de coração puro, boa consciência e fé sincera. A fé opera pelo amor, e ambas são fruto do Espírito Santo, ambas conduzem à boa consciência. A fé sincera é a entrega do ser aos cuidados eternos de Deus, para ser transformado na imagem do Senhor Jesus, pelo Espírito Santo.

Dia 1/11 – A Lei é Boa – 1ª Timóteo 1.8-11

A lei revela o pecado e o condena, e serve de base para o julgamento. Contrasta a nossa natureza pecadora com a santidade de Deus. A santidade de Deus nos é dada por meio da graça, e se torna real através da santificação, sem a qual ninguém jamais verá a Deus. A lei leva nossa atenção para Jesus. Percebemos, com desespero, que o padrão das exigências divinas é elevado demais para que possamos cumpri-lo sem a ajuda de Deus e da ação do Espírito Santo. A lei nos dá a conhecer a vontade de Deus para o nosso dia-a-dia, dirigindo nossos passos numa vida digna do Senhor Jesus. Nossa justificação e santificação são obra e graça do Espírito Santo. A lei guia a nossa conduta moral. Ela nos ensina como amar a Deus primeiro e ao próximo como a nós mesmos.

Dia 2 – Transbordou a Graça – 1ª Timóteo 1.12-17

Transbordou, exagerou, derramou, mais que suficiente, a graça do Senhor Jesus a nosso favor. Olhando para nós mesmos vemos como a maravilhosa graça de Jesus transbordou em nossa vida! Ele nos chamou para uma nova vida, novo propósito, uma nova missão e nos dotou de força e capacidade para cumpri-la. Seja como pastor, presbítero, diácono, missionário, evangelista, pregador, professor, mestre de música, instrumentista, cantor, líder, vice-líder, tesoureiro, secretário, porteiro, cozinheiro, faxineiro, ou engenheiro, médico, advogado, costureiro, administrador, escritor, seja para o que o for, o Senhor nos chamou, para a Sua própria glória e para sermos glorificados com Ele. É importante reconhecermos com gratidão a obra que o Senhor Deus nos confiou para a glória do Seu santo, grandioso e poderoso Nome, Cristo Jesus, Senhor nosso.

Dia 3 – Combate o Bom Combate – 1ª Timóteo 1.18-20

O emprego dessa metáfora militar indica a luta séria e mui intensa que tem de enfrentar os servos do Senhor Jesus. O bom combate defende a boa causa, a justiça, atacando a fortaleza do mal, visto ser, esse combate, uma força boa em si mesma, já que resulta no bem eterno das almas, na salvação eterna, na vida e glória eterna com o Rei Jesus. Nesse combate enfrentamos os inimigos da fé, as heresias destrutivas que são qual praga para o nosso bem-estar espiritual e também da Igreja. Alimentados e fortalecidos pelo estudo da Palavra de Deus, nos firmamos, de tal modo acompanhado pelo poder do Espírito Santo, podemos agir conforme com o que aprendemos nela. A própria armadura de Deus que temos de usar no combate são as armas do Espírito Santo.

Dia 4 – Prática de Oração – 1ª Timóteo 2.1-7

A oração é um dos meios de crescimento espiritual, pois aquele que ora é transformado. A oração é dirigida a Deus Pai, feita em nome do Deus Filho e mediada pelo Deus Espírito Santo. As orações em favor dos governantes devem visar à salvação deles, e também devemos pedir bom governo daquele a quem devemos obedecer como autoridade civil. Essa oração deve solicitar do Senhor que tal governante não se torne perseguidor da fé, e tenha consciência da responsabilidade que tem de servir ao povo, oferecendo condição de vida tranquila. Já basta a luta que temos de enfrentar contra os males do mundo e contra a nossa própria carnalidade. Oremos para que a violência de governantes civis não agrave ainda mais essa luta espiritual com problemas materiais.

(3)

Dia 5 – Levantando Mãos Santas – 1ª Timóteo 2.8-15

Quando prestamos culto de adoração a Deus, a oração é parte importante. Levantar as mãos para orar era uma postura muito usada entre os orientais, suplicando e como um gesto de receber o que pedia. Ajoelhar-se significa profunda humildade ou intensidade de angústia. Ficar de pé é a postura mais comum. Fazer juramento ou proferir bênçãos também são feitas com o erguer das mãos. Ter mãos santas significa ter uma vida pura, uma clara e boa consciência, livre da ira e de qualquer vício. Só assim a oração pode ser eficaz, realizando seus propósitos. A nova aliança deu a mulher seu lugar na Igreja. Ela é espiritualmente igual ao homem e o destino espiritual é o mesmo: Cristo é tudo em todos (Colossenses 3.11). Devem ser evitados os abusos, pois a mulher é auxiliadora idônea do homem, ajudando-o em seu ministério, ombro a ombro, mas ele é a cabeça, o líder.

Dia 6 – Fiel é a Palavra – 1ª Timóteo 3.1

Assim eram salientadas as declarações dignas de atenção, seu conteúdo estava de acordo com a verdade de Deus, sendo de benefício para o homem. A Bíblia tem a fidelidade de Deus, Seus ensinos, mandamentos e Suas promessas. Se alguém sente em seu coração o desejo de servir ao Senhor no ministério pastoral, presbítero, diácono ou qualquer outra função excelente obra almeja. É de suma importância ter certeza que esse chamado vem do Senhor, porque a obra que realizará não será na sua força ou sua capacidade, mas no poder do Espírito Santo que em nós opera. Precisa estar despido de qualquer vaidade ou desejo de realização pessoal. Fomos todos criados à imagem e semelhança de Deus para o louvor da Sua glória; é com esse espírito que nos colocamos nas mãos do Senhor, para sermos Seus instrumentos na proclamação da salvação e da glória eterna de Jesus.

AGENDA DE ORAÇÃO

1- IGREJA UNIDA - Manoela da Fonseca, Ana Carolina Ferreira Mendes (Nina), Marlene Heilig de Barros, Leonor Evangelista de Souza, Neusa Silvério Fernandes, Ernesto Ferreira da Costa, Idalina Castilho Ferreira da Costa, Helena Porfírio Silva Moraes, Roberto Boletti.

2- CONGREGAÇÃO CAUCAIA - Jefferson Aparecido Pereira Andrade, Diác. Lázaro José da Silva e Diva Domingues da Silva, Miss. Olga Rodrigues, Diác.Gilmar Prates dos Santos.

3- SOCIEDADE - Novo Prefeito João Doria, Dep.Estadual Carlos Bezerra Jr., Ministério Casa Porto Seguro e AEB - Associação Evangélica Beneficente.

BERÇÁRIO: Patrícia e Vanessa

ORGANISTA: 11h e 19h:Wagner

Diáconos em Plantão Leandro, Artur, Edson, Luiz, Rafael e Sócrates

BERÇÁRIO: Adriana e Régis

ORGANISTA: 11h e 19h: Messias

Diáconos em Plantão Rodrigo, Ricardo Deguti, Getúlio, Lester, Ricardo Lunghin e Saulo

11h - Responsáveis: Angélica e Leo; 19h - Responsável: Vanessa ESCALA DE TRABALHO - Hoje: 30/10

CULTO INFANTIL - Crianças até 11 anos

11h - Responsáveis: Rodrigo Pretti e Angélica; 19h - Responsável: Manuela

CULTO INFANTIL - Crianças até 11 anos ESCALA DE TRABALHO - Próximo Domingo: 06/11

(4)

ANIVERSARIANTES DA SEMANA – Hoje: Cândido de Castro Ferreira Jr. e Idalina Castilho Ferreira da Costa; Dia 31: Leila Milazzotto; Dia 01/11: Larissa Rebelo de Moraes Amaral e Isabel de Araújo Pimenta da Silva; Dia 02: Josias Bento Coutinho; Dua 03: Mônica de Jesus Rodrigues Parreira; Dia 05: Maria Inês Silvério e Diác.Ricardo de Moura Martins.

ANIVERSÁRIO DE CASAMENTO – A Igreja cumprimenta, com carinho, os casais que comemoram mais um ano de união conjugal:

Dia 31/10: Diác. Saulo Saraiva Brust e Lia de Moura Brust 07 anos Dia 01/11: Bruno Ramalho e Daniele Silva de Aguiar 02 anos Dia 04/11: André Francisco Penna e Maria das Graças Moreira Penna 38 anos Dia 05/11: Paulo Victorino e Maria de Lourdes Fabri Victorino 61 anos RELATÓRIOS DE 2016 - Solicitamos aos presidentes e coordenadores dos Corais e das Sociedades Internas que encaminhem para o email unidaipb@unidaipb.com.br, os relatórios das atividades até o dia 31/10/2016. Agradecemos a sua colaboração.

REVISTA "CADA DIA NATAL"- Está disponível essa revista, com 31 mensagens sobre o Natal.Na contracapa está uma divulgação da Igreja Unida. Preço: 1 exemplar - R$ 2,50 e 5 exemplares - R$ 10,00.

CORO GERAL E ORQUESTRA EM ARAXÁ/MG - Neste final de semana, o Coro Geral e a Orquestra da IPUSP estarão participando das comemorações da Reforma Protestante, cantando hinos de louvor e adoração, no sábado a noite no Teatro Municipal de Araxá e no domingo pela manhã, na Igreja Presbiteriana de Araxá. O Rev. Flávio e sua esposa Leila, acompanharão o grupo. Oremos pela viagem dos nossos irmãos, bem como pela participação naqueles momentos de adoração a Deus!

PRESBITÉRIO UNIDO - Acontecerá nos dias 04 e 05 de novembro de 2016, na Igreja Presbiteriana do Bairro do Limão, a 76ª RO/PRUN. Oremos pelas Igrejas e Pastores do nosso Presbitério, por esta reunião e decisões que serão tomadas.

FEDERAÇÃO DA MOCIDADE - De 04 à 06 de novembro, acampamento no Sítio Casa Branca, quando acontecerá o Congresso eletivo para a diretoria da Federação de 2017. O preletor será o Rev. Gustavo Bacha (IPVM). Todos os jovens estão convidados. Maiores informações com o Rev. Flávio ou com o Augusto Rezende.

132 ANOS DE BENÇÃOS - A Confederação Nacional de SAFs prestará um Culto em Ações de Graças pelos 132 anos da organização do Trabalho Feminino no Brasil. Será no dia 05 de novembro de 2016 às 16 h na Igreja Presbiteriana de São João da Boa Vista - SP. As sócias que desejarem participar deverão confirmar com sua relatora, pois haverá um ônibus que sairá do Metrô Santa Cecília - São Paulo.Todos estão convidados.

FALECIMENTO - No ultimo dia 27/10 faleceu nesta cidade o Sr. Gilberto Leite de Barros com 87 anos de idade, esposo de Marlene Heilig de Barros, membro da nossa Igreja. Que o Espírito Santo conforte o coração dos familiares.

MINISTÉRIO DE ORAÇÃO - O Ministério de Oração convida a Igreja para participar da VIGÍLIA DE ORAÇÃO, no próximo dia 29/11 - Início as 06h e término às 24h. Local: Residência, trabalho, escola, igreja, etc. Contamos com sua participação.

(5)

ACAMPAMENTO - UNIÃO DE CRIANÇAS PRESBITERIANAS - Nos dias 26 e 27 de Novembro, a UCP realizará um Acampamento para encerramento das atividades do ano de 2016, no HEBROM. O valor é de R$ 50,00 por pessoa (crianças até 04 anos não paga). Este trabalho é destinado às nossas crianças e suas famílias. Maiores informações com Leila.

CONSELHO 2017 - Informamos a eleição no conselho, que aconteceu em 29/09, para o ano de 2017: Presidente: Rev. Célio Gomes de Azevedo; Vice-Presidente: Pb. Silas Ferreira de Souza; 1º Secretário: Pb. Wilson Munhoz Lisboa; 2º Secretário: Pb. Paulo Sérgio dos Santos; 1º Tesoureiro: Pb. Esdras Teixeira Coelho; 2º Tesoureiro: Pb. Paulo Geraldo Guimarães; Auxiliares de Tesouraria: Diác. Jairo Morais Pereira e Diác. Artur Itio Furuga; Contra assinantes de cheques: Rev. Célio Gomes de Azevedo, Pb. Décio de Oliveira Bernini, Pb. Humberto Arantes de Carvalho e Pb. Jovino Pereira Filho, Pb. Representante junto ao PRUN: Pb. Ernesto de Jesus Herrera; Representante Suplente junto ao PRUN: Pb. Cornélio de Nogueira Martins; Comissão de Exame de Contas: Relator: Diác. Rafael de Toledo Cintra; Pb. Ronaldo Evandro de O. Pires e Adilson Modesto.

ASSEMBLEIA EXTRAORDINÁRIA EM 27/11/2017 ÀS 11H - O Conselho convoca a Assembleia da Igreja para reunir-se no domingo, dia 27/11/2016, às 11h, coincidindo com o Culto Matutino, em nosso Templo, nos termos do Artigo 9º do Manual Presbiteriano, como segue abaixo: “A assembleia geral da igreja constará de todos os membros em plena comunhão e se reunirá ordinariamente, ao menos uma vez por ano, e, extraordinariamente, convocada pelo Conselho, sempre que for necessário, regendo-se pelos respectivos estatutos. Parágrafo 1º. Compete à asregendo-sembleia: f ) adquirir, permutar, alienar, gravar de ônus real, dar em pagamento imóvel de sua propriedade e aceitar doações ou legados onerosos ou não, mediante parecer prévio do Conselho e, se este julgar conveniente também do respectivo Presbitério. Parágrafo 2º. Para tratar dos assuntos a que se referem as alíneas “c”, “d” e “f ” do parágrafo anterior a assembleia deverá constituir-se de membros civilmente capazes. Pauta da Assembleia: Revogação da doação do apartamento feito à Igreja por Edith Pereira.

SALMO 96

Cantai ao Senhor um cântico novo, cantai ao Senhor todas as terras Cantai ao Senhor, bendizei o Seu nome, proclamai a Sua salvação

Anunciai entre as nações, a Sua glória entre todos os povos As Suas maravilhas, porque grande é o Senhor Mui digno de ser louvado, mais temível do que falsos deuses. Glória e majestade estão diante DEle, força e formosura no Seu Santuário

DESCANSAREI Cobre-me com tuas mãos Com poder vem me esconder Senhor

Se o trovão e o mar se erguendo vêm, sobre a tempestade eu voarei Sobre as águas Tu também és Rei ,descansarei, pois sei que és Deus

Minha alma está Segura em Ti Sabe bem Que em Cristo firme está

(6)

6 CULTO MATUTINO - 11h Prelúdio Adoração Salmo 96. 1-6 Cântico - "Salmo 96" * Oração Hino Especial Contrição Salmo 46 (responsivamente) Cântico - "Descansarei" * Oração Silenciosa * Oração Pastoral Ação de Graças Romanos 5. 1-6

Hino 38 – “Louvores sem fim” * Oração com as crianças

Edificação Hino Especial * Leitura Bíblica

Mensagem – Rev. Célio Gomes de Azevedo * Oração Consagração Hino * Bênção Apostólica * Amém Tiplice Poslúdio CULTO NOTURNO - 19h Prelúdio Adoração * Salmo 134

Cântico - "Comunhão e Adoração" * Oração Contrição * Isaías 55. 5-6 Hino 120 - "Dependência" * Oração Silenciosa * Oração Pastoral Ação de Graças Salmo 149. 1-4

Cânticos - “Cantarei Teu Amor e Em Espírito e em Verdade" * Oração com as crianças

Edificação * Leitura Bíblica

Mensagem - Rev. Célio Gomes de Azevedo

* Oração

Consagração

Cântico - "Vem Derrama a Paz"

* Bênção Apostólica * Amém Tiplice

Poslúdio

PÚLPITO - Escala de pregador

- Cultos Matutino e Noturno: Rev. Célio Gomes de Azevedo

- Congregação Caucaia do Alto - Culto Matutino (10h30): Miss. Olga Rodrigues PARTICIPAÇÃO DOS PRESBÍTEROS NAS LITURGIAS

- Culto Matutino: Esdras Teixeira Coelho

- Culto Noturno: Paulo Ricardo de Barros Mendes

REUNIÃO DO CONSELHO - O Conselho está convocado para sua reunião que acontecerá na próxima terça-feira, 01/11, às 19h30, no local de costume.

Referências

Documentos relacionados

A participação em um GP, portanto, considera a necessidade não apenas de pesquisadores submeterem trabalho para avaliação cega (blind review) por pares da

Português: língua oficial para a administração, a comunicação social e única língua de ensino, língua de prestígio; as novas gerações das classes favorecidas usam cada vez

podemos considerar que, apesar dos anúncios levando pessoas a se preocuparem com a compra de presentes, roupas novas ou mesmo alimentos para a ceia de Natal, é

Símbolo Gráfico: figura convencional elaborada expressamente para representar um nome, idéia, produto, serviço ou uma instituição, também chamado de sinal gráfico.. Nem todas as

O presente trabalho tem por objetivo determinar os valores dos fatores de turbidez atmosférica de Linke para a cidade de Botucatu nas frequências anual e mensal, estimar a

O manejo da vegetação de porte arbóreo foi avaliado em 10 parques urbanos do município de São Paulo, a partir da análise de laudos emitidos pela equipe técnica da

A Ambev reportou um resultado em linha com as expectativas em receita e em Ebitda, com melhora da margem Ebitda, porém, devido as maiores despesas financeiras e maior alíquota

O objetivo deste trabalho foi verificar a existência de correlação entre a constante CLL, obtida através de ensaio dinâmico não-destrutivo de ultra-som, e o módulo de elasticidade