• Nenhum resultado encontrado

PROCESSO SELETIVO 2016

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "PROCESSO SELETIVO 2016"

Copied!
5
0
0

Texto

(1)

PROCESSO SELETIVO – 2016

O Programa de Pós-Graduação em Saúde Coletiva – FCM/Unicamp abrirá inscrições para o curso de Mestrado e Doutorado – Ingresso Primeiro Semestre de 2016.

I. INSCRIÇÃO

1. PERÍODO DE INSCRIÇÃO

Para a inscrição os alunos deverão acessar o site http://www.dac.unicamp.br/portal/, clicar sequencialmente nos ícones "Serviços Online", "Alunos" e "SIGA" (SIGA – Ingresso na Pós Graduação) e seguir as instruções da página no período de 28/08/2015 a 24/09/2015.

Os documentos deverão ser encaminhados em envelope fechado e identificado, pelos Correios (via Sedex) ou pessoalmente no atendimento da Secretaria da CPG, junto com uma cópia do formulário de inscrição devidamente preenchido e assinado. A data limite para postagem da documentação será 25/09/2015.

Para entrega pessoalmente, o candidato deverá providenciar envelope fechado com identificação do Programa de Saúde Coletiva e nome do candidato – os documentos não serão conferidos na hora da entrega e caso o envelope não possua identificação, será descartado.

Alunos egressos de Mestrado do Programa deverão apresentar a documentação completa, assim como demais interessados, para ingresso no Doutorado.

A documentação incompleta implicará automaticamente em recusa da inscrição, sem direito a recurso.

2. ENDEREÇO PARA ENVIO DOS DOCUMENTOS Faculdade de Ciências Médicas/UNICAMP

Comissão de Pós-Graduação em Saúde Coletiva Rua Tessália Vieira de Camargo, 126

Cidade Universitária “Zeferino Vaz” Campinas – SP

CEP: 13.083-887

Aos cuidados de Rosana Maria Geraldo

3. DOCUMENTOS PARA INSCRIÇÃO

 Formulário de inscrição, devidamente preenchido e assinado, sem abreviaturas, disponível apenas durante o período de inscrição http://www.dac.unicamp.br/portal/servicos_online/alunos/

Formulário de carta de aceite do futuro orientador. O orientador deve ser credenciado no Programa e ter vaga em oferecimento (consultar na página do programa a relação de orientadores com vagas disponíveis). (Formulário disponível na página do programa de Saúde Coletiva, na subpágina Processo Seletivo);

(2)

02 Cópias, (uma autenticada em cartório), do diploma do Curso de Graduação registrado no MEC (frente e verso) - só serão aceitos diplomas devidamente registrados e com validade nacional de candidatos brasileiros ou residentes no Brasil;

02 cópias, autenticadas em cartório, quando não houver autenticação digital, do comprovante de Proficiência em Língua Inglesa: serão aceitos certificados do TEAP (Test of English for Academic Purposes - www.teseprime.org), com escore mínimo de 7,0; ou TOEFL: ITP com escore mínimo 550, iBT com escore mínimo 90 e PBT com escore mínimo de 550; ou IELTS com escore mínimo 5,0;

Os candidatos que concluíram o Mestrado na UNICAMP ou em outras Instituições de Ensino Superior deverão apresentar uma cópia simples do histórico escolar do mestrado em que conste a proficiência em inglês. Neste caso, dispensa-se a apresentação de um dos certificados acima.

Cópia do Projeto de Pesquisa vinculado a uma das Linhas de Pesquisa do Programa, contendo: o Título, resumo com até 250 palavras, 03 palavras-chave

o Introdução

o Objetivos gerais e específicos o Material, Sujeitos e Métodos o Referências Bibliográficas; o Resultados esperados

o Digitado em até 20 páginas (A4), incluindo as referências bibliográficas, com espaço duplo, fonte Arial, tamanho 12

1 cópia simples do comprovante de residência médica ou cursos de especialização, se houver;

02 cópias (uma autenticada em cartório) do RG; Em nenhuma hipótese serão aceitos Carteiras de Órgãos ou de Conselhos de Classe;

02 cópias (uma autenticada em cartório), do CPF; não será aceita cópia da CNH;

02 cópias, (uma autenticada em cartório), da Certidão de Nascimento ou Casamento;

01 foto 3x4 recente com identificação no verso (RA para aqueles que já possuem Registro Acadêmico na Unicamp);

O candidato deverá fazer upload de foto digital durante a inscrição seguindo o padrão: - estar no formato jpeg, pjpeg ou jpg;

- ser recente; - 3x4 colorida;

- se possível, que não seja de máquina automática (tipo instantânea); - fundo branco ou azul;

- tamanho do arquivo de no máximo 150Kb.

01 cópia do Curriculum Vitae, (modelo CNPq/ Plataforma Lattes - http://lattes.cnpq.br/ ), completo e atualizado; não serão aceitos outros tipos de Curriculum Vitae;

01 cópia do Termo de Informação e Responsabilidade devidamente assinado pelo(a) candidato(a) Formulário disponível na página do programa de Saúde Coletiva, na subpágina Processo Seletivo;

01 cópia simples da carteira de vacinação – se o candidato não possuir o documento, providenciar uma carta justificando a ausência;

Para os candidatos com vínculo empregatício, anexar declaração de disponibilidade de horário para cumprir as atividades do Programa. Formulário - disponível na página do programa de Saúde Coletiva, na subpágina Processo Seletivo.

OBS: Solicitamos aos candidatos que têm contas de e-mail Hotmail, que forneçam contas alternativas, já que enfrentamos problemas de comunicação com o Hotmail.

(3)

II. PROCESSO SELETIVO

O processo seletivo para ingresso no Curso de Mestrado e Doutorado em Saúde Coletiva constará das etapas descritas a seguir.

MESTRADO

1- PRIMEIRA ETAPA –PESO 6

PROVA ESCRITA DE CONHECIMENTOS EM SAÚDE COLETIVA.

DATA: 09 de outubro/2015 das 09h às12h. LOCAL: Anfiteatro do prédio da CPG.

Solicitamos a chegada ao local da prova com no mínimo 15 minutos de antecedência. Telefone: 19-3521-9098.

Esta prova é eliminatória, com nota de corte 5,0.

Divulgação dos resultados e agendamento das entrevistas: 19 de outubro de 2015*.

*Os resultados serão divulgados no site:

http://www.fcm.unicamp.br/fcm/pos-graduacao-em-saude-coletiva

2 - SEGUNDA ETAPA – PESO 4

ENTREVISTA: 26 e 27 de outubro de 2015.

LOCAL: Anfiteatro do prédio da CPG.

Divulgação dos resultados finais: 06 de novembro de 2015*.

*Os resultados serão divulgados no site:

http://www.fcm.unicamp.br/fcm/pos-graduacao-em-saude-coletiva

DOUTORADO

ETAPA ÚNICA

ENTREVISTA: 29 e 30 de outubro de 2015. LOCAL: Prédio da CPG. 29/10/2015 - Anfiteatro do prédio da CPG.

30/10/2015 - (manhã) Laboratório de Informática (CPG) e 30/10 (tarde) Anfiteatro (CPG). ANÁLISE CURRICULUM LATTES – PESO 4

(4)

APRESENTAÇÃO SUSCINTA DO PROJETO PARA A BANCA (10 MINUTOS – haverá datashow e computador disponíveis) – PESO 6

Divulgação dos resultados finais: 06 de novembro de 2015*.

*Os resultados serão divulgados no site:

http://www.fcm.unicamp.br/fcm/pos-graduacao-em-saude-coletiva

INGRESSANTES DE OUTRAS ÁREAS

Os alunos ingressantes no Doutorado, vindos de outras áreas diferentes da Saúde Coletiva, deverão cursar as três (03) disciplinas obrigatórias de núcleo do Mestrado em Saúde Coletiva, conforme Catálogo do ano de ingresso.

ALUNOS ESTRANGEIROS

Os alunos estrangeiros residentes no exterior serão avaliados com base no Projeto de Pesquisa e no Currículo Lattes, em entrevista online por banca avaliadora. Os alunos estrangeiros residentes no Brasil deverão submeter-se aos critérios usuais de seleção.

BOLSAS

O Curso não garante a concessão de bolsas institucionais (CAPES e CNPq). Recomenda-se que os candidatos aprovados solicitem bolsas PICDT (da instituição de origem) ou solicitem bolsas à FAPESP ou outra agência financiadora.

CRITÉRIOS PARA OBTENÇÃO DE BOLSAS DO PROGRAMA

Para o Mestrado: Nota da Prova Escrita na Admissão por área de concentração.

Para o Doutorado: Produção científica (periódicos, livros, congressos) de acordo com Qualis CAPES da Saúde Coletiva e outros dados do Currículo Lattes. Disponibilidade de dedicação ao programa além da carga horária das disciplinas. A vigência das bolsas de Doutorado será reavaliada ano a ano.

III. BIBLIOGRAFIA RECOMENDADA PARA A PROVA

1. CAMPOS, G.W.S. Reforma Política e Sanitária: a sustentabilidade do SUS em questão. Ciência & Saúde Coletiva; março/abril 2007; 12(2): 317.

2. CAMPOS, G.W.S. Saúde Pública e Saúde Coletiva: campo e núcleo de Saberes e práticas. Ciência e Saúde Coletiva, 2000, 5(2): 219-230

3. MAIA DE VASCONCELOS, C. & PASCHE, D., 2006. O sistema único de saúde. In: Tratado de Saúde Coletiva, Campos ET AL Orgs. São Paulo: Editora Hucitec; Rio de Janeiro: Fiocruz. 871p.

4. CARVALHO, S.R; CUNHA, G.T. A Gestão na atenção à Saúde: elementos para pensar a mudança da organização na saúde. In: Tratado da Saúde Coletiva; CAMPOS, GW: ET als; São Paulo, editora Hucitec; 2006; pp: 837-868.

5. GEERTZ, C. Nova luz sobre a Antropologia. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Editor. 2001. (Capítulo "Os usos da diversidade")

(5)

6. ORTEGA, F. O corpo incerto: corporeidade, tecnologias médicas e cultura contemporânea. Rio de Janeiro: Garamond, 2008. (Capitulo “Do corpo submetido à submissão ao corpo”)

7. DENZIN, N. K.; LINCOLN, Y. S. "Introdução: A disciplina e a prática da pesquisa qualitativa", in: DENZIN, N. K.; LINCOLN, Y. S. (org.) O planejamento da pesquisa qualitativa: teorias e abordagens.

Porto Alegre: Artmed, 2006.

8. ROUQUAYROL, M.Z. & ALMEIDA FILHO, N. Epidemiologia e Saúde. 5º Ed., Rio de Janeiro: MEDSI, 1999. Cap. 1 a 7, e 13.

9. VICTORA CG, BARRETO ML, LEAL MC, MONTEIRO CA, SCHMIDT MI, PAIN J, et al. Condições de saúde e inovações nas políticas de saúde no Brasil: o caminho a percorrer. Lancet. 2011;Supl Saúde no Brasil 6:90-102.

10. BARRETO, MAURICIO L., et al. "Successes and failures in the control of infectious diseases in Brazil: social and environmental context, policies, interventions, and research needs." The lancet 377.9780 (2011): 1877-1889.

11. SCHMIDT, MARIA INÊS et al. Chronic non-communicable diseases in Brazil: burden and current challenges. The Lancet, v. 377, n. 9781, p. 1949-1961, 2011.

IV. CALENDÁRIO

Inscrição: 28 de agosto a 24 de setembro de 2015, no site da DAC.

Prova (apenas para o Mestrado): 09 de outubro de 2015 (sexta-feira) – das 09:00 às 12:00 no Anfiteatro da CPG.

Divulgação dos resultados da prova de Mestrado e agendamento das entrevistas: 19 de outubro de 2015*.

Data das Entrevistas: 26 e 27 de outubro de 2015 (Mestrado). 29 e 30 de outubro de 2015 (Doutorado).

Resultado Final: 06 de novembro de 2015 (Mestrado e Doutorado).

Entrega da senha para matrícula: 15 a 17 de fevereiro de 2016. (Para retirada de senha para matrícula, o candidato deverá aguardar o e-mail do Programa com os horários e local). Matrícula on-line em disciplinas pelo sistema da DAC: 15 a 17 de fevereiro de 2016.

OS RESULTADOS NÃO SERÃO INFORMADOS POR TELEFONE.

Observação: Os documentos dos alunos reprovados estarão disponíveis na Secretaria de Pós-Graduação até 30 dias após a divulgação do resultado. Após esse período toda a documentação será descartada.

Referências

Documentos relacionados

Saída com destino a Piraeus, onde temos a oportunidade de fazer um passeio panorâmico através dos três portos naturais: Porto Central de Piraeus, o maior porto da Grécia e o

Por fim, cumpre lembrar que mesmo uma reforma constitucional não poderia caminhar no sentido da derrocada das conquistas históricas dos trabalhadores, vez que as

SARAIVA História da Literatura Portuguesa (conseillé) PORTO EDITORA Les professeurs demanderont d’autres livres au cours de l’année.. Histoire. Auteur Titre Editeur

A  participação  e  apoio  no  Fórum  da  Lagoa  dos  Patos  e  CONGAPES  (Conselho  Gaúcho 

será cada membro devidamente notificado pelo Coordenador do Núcleo de Estudos Estratégicos, Pesquisas e Atividades Complementares, acerca da autoria, professor-orientador,

Os documentos entregues para a inscrição no processo seletivo não serão reaproveitados para a matrícula, desse modo, o candidato aprovado deverá providenciar a

o detalhe não quer dizer muita coisa, mas é curioso que na página 177 de sthefanus, esta sim a metade aritmética do diálogo, esteja o argumento sobre a existência das duas ordens:

 Mestre e doutoranda pela Universidade do Sul de Santa Catarina.. Elencamos como corpus deste artigo quatro relatos/entrevistas coletadas entre os dias cinco e nove de maio