• Nenhum resultado encontrado

Facebook. Daniel Mendes. Mauriverti da Silva Junior

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Facebook. Daniel Mendes. Mauriverti da Silva Junior"

Copied!
13
0
0

Texto

(1)

UNIOESTE – Universidade Estadual do Oeste do Paraná

CCET - CENTRO DE CIÊNCIAS EXATAS E TECNOLÓGICAS

Colegiado de Ciência da Computação

Curso de Bacharelado em Ciência da Computação

Facebook

Daniel Mendes

Mauriverti da Silva Junior

Cascavel – Pr

2011

(2)

2

Sumário

1. Introdução...4

2. Cadastro...5

2.1. Localizar amigos...6

2.2. Informações do perfil...7

2.3. Foto do perfil...7

3. Login...9

4. Página inicial...11

4.1. Barra principal do Facebook...11

4.1.1.

Início...11

4.1.2.

Solicitações de amizade...11

4.1.3.

Mensagens...11

4.1.4.

Notificações...11

4.1.5.

Procurar...11

4.1.6.

Página inicial...12

4.1.7.

Perfil...12

4.1.8.

Localizar amigos...12

4.1.9.

Conta...12

4.2. Painel principal...12

4.2.1.

Editar meu perfil...12

4.2.2.

Bem vindo (a)...12

4.2.3.

Feed de notícias...12

4.2.4.

Mensagens...12

4.2.5.

Eventos...12

4.2.6.

Amigos...12

4.2.7.

Criar grupo...12

4.2.8.

Grupos...12

4.2.9.

Jogos...13

4.2.10.

Notas...13

4.2.11.

Aplicativos...13

4.2.12.

Fotos...13

4.2.13.

Links...13

4.2.14.

Amigos no bate-papo...13

4.3. Atualizações...13

4.4. Sugestões de amigos...13

4.5. Bate-papo...13

(3)

3

Sumário de figuras

Figura 2.1. Página inicial do Facebook no Brasil...5

Figura 2.2. Cadastro...5

Figura 2.3. Código de segurança do cadastro...6

Figura 2.4. Localizar amigos...6

Figura 2.5. Informações do perfil...6

Figura 2.6. Foto do perfil...7

Figura 2.7. Página principal do Facebook...7

Figura 2.8. E-mail...8

Figura 2.9. Login Facebook...8

Figura 3.1. Campo de Login...9

Figura 3.2. Esqueceu a senha...9

Figura 3.3. Verificação de segurança...9

Figura 3.4. Redefinir senha...10

Figura 3.5 Código de confirmação...10

Figura 3.6. Nova senha...10

(4)

4

1. Introdução

Facebook é uma rede social lançada em 4 de fevereiro de 2004. Foi fundado por Mark Zuckerberg, Dustin Moskovitz, Eduardo Saverin e Chris Hughes, ex-estudantes da Universidade Harvard. Inicialmente, a adesão ao Facebook era restrita apenas aos estudantes da Universidade Harvard. Ela foi expandida ao Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT), à Universidade de Boston, ao Boston College e a todas as escolas Ivy League dentro de dois meses. Muitas universidades individuais foram adicionadas no ano seguinte. Eventualmente, pessoas com endereços de e-mail de universidades (por exemplo, .edu, .ac.uk) ao redor do mundo eram eleitas para ingressar na rede. Em 27 de fevereiro de 2006, o Facebook passou a aceitar também estudantes secundaristas e algumas empresas. Desde 11 de setembro de 2006, apenas usuários com 13 anos de idade ou mais podem ingressar. Os usuários podem se juntar em uma ou mais redes, como um colégio, um local de trabalho ou uma região geográfica.

O website possui mais de 500 milhões de usuários ativos, a posição do Facebook no ranking de tráfego de visitantes do Alexa, subiu do 60º lugar para 2º lugar. É ainda o maior site de fotografias dos Estados Unidos, com mais de 60 milhões de novas fotos publicadas por semana, ultrapassando inclusive sites voltados à fotografia, como o Flickr.

No "Ad Planner Top 1000 Sites", que registra os sites mais acessados do mundo, através do mecanismo de busca do Google, divulgado em junho de 2010, o Facebook aparece como 1º colocado, com 540 milhões de visitas e um alcance global de 35% registrados no mês de abril.

(5)

5

2. Cadastro

Figura 2.1. Página inicial do Facebook no Brasil

Para fazer o cadastro no Facebook, você precisa apenas de um endereço de e-mail válido e que já não esteja sendo usado por outra pessoa no Facebook.

O cadastro é muito simples, logo na página inicial já é possível iniciá-lo, preenchendo os campos visíveis do lado direito da página.

Você ainda pode criar uma página voltada diretamente para a divulgação de uma empresa, organização, pessoa ou grupo, para isto clique em “Crie uma página para uma celebridade, banda ou empresa”, no final da parte de cadastro.

Nome: Digite aqui o seu Nome. Sobrenome: Digite seu sobrenome. Seu e-mail: informe seu e-mail.

Insira o e-mail novamente: Repita o e-mail do campo anterior para confirma-lo.

Nova senha: Escolha uma senha (a senha deve conter no mínimo 6 caracteres, quaisquer que sejam eles).

Eu sou: Informe seu gênero (feminino ou masculino).

Data de nascimento: informe o dia, mês e ano em que você nasceu. (Caso tenha dúvidas sobre o motivo de informar sua data de nascimento clique no link: “Por que preciso informar isso?”, que se encontra logo abaixo da “Data de nascimento”).

(6)

6

Após preencher todos os campos, clique em “Cadastre-se”. Isto o redirecionará para a página de confirmação.

Para confirmar o cadastro você deve inserir um código aleatório que irá aparecer e clicar em Cadastre-se, se você não conseguir decifrar as letras, você pode tentar outro código, clicando em Tente palavras diferentes logo acima do código, ou ainda pode clicar em um captcha sonoro em que você ouvirá o código que deve ser inserido.

Quando você clicar em Cadastre-se, você está automaticamente concordando e aceitando os termos de uso do site, junto com sua política de privacidade, para ler estes dois contratos basta clicar sobre o nome deles, logo abaixo do Cadastre-se.

Assim que clicar em cadastrar-se você já estará dentro do Facebook.

2.1. Localizar amigos

Como primeiro passo, ele sugere que você encontre contatos através de outras redes sociais, como o Gmail, Windows Live Messenger, Windows Live Mail, etc.

Para isto basta apenas escolher as redes que você já possui e clicar em “Localizar amigos” que o Facebook se encarrega de procurar seus contatos que também tem Facebook.

Você pode pular esta etapa clicando em “Pular esta etapa” no inferior da página.

2.2. Informações do perfil

Nesta parte você pode descrever um pouco sobre você, informando aonde cursou o ensino médio, a faculdade e aonde trabalha, mas não são informações que necessitam ser preenchidas, se preferir não informar estes dados apenas clique em pular, na parte inferior, se não, após preencher os campos desejados ele irá te mostrar mais pessoas no Facebook que talvez você conheça, que informaram a mesma instituição que você, clique em Salvar e continuar.

Figura 2.3. Código de segurança do cadastro

Figura 2.4. Localizar amigos

(7)

7

2.3. Foto do perfil

Por último, vem a opção de escolher uma foto para aparecer no seu perfil, que ajudará outras pessoas a te identificar.

Você pode carregar uma foto a partir de algum lugar do computador, ou se tiver uma webcam pode tirar sua foto na hora.

Após escolher uma foto clique em Salvar e continuar, se não tiver nenhuma foto e nem uma webcam clique em Pular.

Após completar estes passos, seu perfil está quase pronto, você ainda precisa confirmar o seu e-mail, para isto, você precisa acessar o seu e-e-mail, se preferir há uma barra amarela na parte superior da tela que irá te redirecionar para ele.

Figura 2.7. Página principal do Facebook

Se você clicar na barra do Facebook, ele irá apresentar um aviso de segurança, avisando para nunca escrever seu login e senha do Facebook em qualquer site que não seja o Facebook, ainda dá dicas para ler artigos sobre programas maliciosos e sites fraudulentos na Wikipedia.

Chegando ao se e-mail, procure o do Facebook, o e-mail é padronizado, então deve ser algo semelhante ao da figura 2.8., basta clicar em Começar, no canto direito superior que ele voltará para a página do Facebook, onde você deve recolocar o e-mail e a senha do cadastro e clicar em Entrar.

(8)

8

Pronto, agora seu cadastro está completo, Se você pulou alguma das etapas de Localização de amigos ou de inserir a foto do perfil, elas estão disponíveis na página inicial para serem completadas quando você achar necessário.

Figura 2.9. Login Facebook

(9)

9

3. Login

Figura 3.1. Campo de Login

Após ter feito o cadastro você poderá fazer o login para entrar no Facebook apenas digitando seu e-mail no campo E-mail e sua senha no campo Senha na página inicial do site. Você pode optar por salvar seu e-mail e senha, para que nas próximas vezes não seja necessário digitar novamente estes dados, marcando a caixa de seleção Mantenha-me conectado. Feito isso clique em Entrar.

Caso você esqueça sua senha o Facebook pode te ajudar. Para isso você deve clicar em “Esqueceu sua senha?”, que se encontra logo abaixo do campo Senha e fazer os seguintes passos:

Em Identifique sua conta você deve informar seu e-mail ou seu número de telefone móvel, informando apenas um dos dois no campo Insira seu e-mail ou número de telefone, ou pode inserir seu nome de usuário informando ele no campo Insira seu nome de usuário do facebook, ou ainda pode informar seu nome e o nome de um amigo (que também deve ter facebook) no campo Insira seu nome e o nome de um amigo.

Ao informar o dado ele abrirá a seguinte tela:

Aqui, o Facebook faz uma verificação de segurança onde você deve digitar o texto que aparece na imagem no campo Texto da caixa.

Figura 3.2. Esqueceu a senha

(10)

10

Aqui você verifica se esta é mesmo a sua conta do Facebook, caso seja você deve clicar em Redefinir senha. Caso esta não seja a sua conta clique em Não é minha conta.

Após este passo você deve abrir seu e-mail e buscar nele o e-mail do Facebook contendo o código necessário para redefinição de senha.

Encontrado o código você deve inseri-lo no campo Código para redefinição de senha e clicar em Enviar código.

No campo Nova senha você deve digitar a nova senha desejada e repeti-la no campo Confirmar senha e clicar em Mudar senha.

Figura 3.5 Código de confirmação Figura 3.4. Redefinir senha

(11)

11 4.

Página Inicial

Figura 4.1. Página inicial do Facebook

A figura 4.1. mostra a página inicial do Facebook. Dividimo-la em cinco partes para melhor explica-la.

4.1. Barra principal do Facebook.

4.1.1. Início (

)

Retorna a página principal, se você estiver em outra.

4.1.2. Solicitações de amizade (

)

Mostra quando alguma pessoa te adicionou como amigo, e está aguardando sua aprovação, o número que aparece logo acima do botão mostra o número de solicitações que você tem.

4.1.3. Mensagens ( )

Mostra mensagens que seus amigos enviaram para você.

4.1.4. Notificações (

)

Mostra algumas novidades que seus amigos publicaram sobre você, normalmente em algum jogo ou aplicativo do Facebook.

4.1.5. Procurar (

)

(12)

12

4.1.6. Página inicial (

)

Tem a mesma função do botão Facebook, ele te redireciona de volta para a página inicial.

4.1.7. Perfil (

)

Manda para o seu perfil, ou seja, o perfil que as outras pessoas veem quando entram na sua página.

4.1.8. Localizar amigos (

)

Redireciona para a página com pessoas que possivelmente você conheça, se tiver pulado a etapa de cadastrar outras redes sociais para localizar amigos na inscrição, poderá efetuar isto aqui.

4.1.9. Conta (

)

Abre um sub menu em que você pode ver seu perfil, editar seus amigos, configurar sua conta e a privacidade, buscar por ajuda ou sair do Facebook.

4.2. Painel principal

4.2.1. Editar meu perfil

Permite o preenchimento ou edição dos dados no perfil.

4.2.2. Bem vindo (a)

Mostra a página principal do Facebook.

4.2.3. Feed de notícias

Mostra as atualizações dos seus contatos.

4.2.4. Mensagens

Mostra as mensagens enviadas para você.

4.2.5. Eventos

Mostra os eventos próximos, como aniversario de amigos e eventos que você confirmou presença.

4.2.6. Amigos

Mostra a página de amigos, onde você pode adicionar ou procurar mais amigos.

4.2.7. Criar grupo

Aqui você pode criar grupos para organizar seus amigos, como por exemplo, família ou colegas.

4.2.8. Grupos

(13)

13

4.2.9. Jogos

Permite que você adicione jogos para jogar com os amigos do Facebook.

4.2.10. Notas

Permite ver anotações escritas por seus amigos.

4.2.11. Aplicativos

Permite adicionar aplicativos ao seu Facebook, como jogos e canais de noticias ou informações.

4.2.12. Fotos

Permite ver, adicionar e remover fotos ao seu perfil.

4.2.13. Links

Mostra todas as publicações de seus amigos.

4.2.14. Amigos no bate-papo

Permite achar facilmente amigos on-line para conversar pelo bate-papo.

4.3. Atualizações

Exibe atualizações de seus contatos no Facebook.

4.4. Sugestões de amigos

Neste quadro o Facebook faz sugestões de alguns usuários que possivelmente você possa conhecer. Talvez por serem da mesma cidade, amigos em comum, etc.

4.5. Bate-papo

No canto inferior direito da página, há a área de bate-papo. Clique nela para abrir. Assim como o MSN, você pode conversar com vários amigos em tempo real. Se estiverem online, vai aparecer uma bolinha verde ao lado da foto (no menu esquerdo também aparece uma lista de fotos com os amigos online).

Clique no usuário para conversar com ele (tanto na janela do bate-papo quanto nas fotos do menu esquerdo). Vai abrir, no rodapé da página, uma janela com o nome do usuário. Você digitar uma mensagem e teclar "Enter". Para fechar a janela, clique no xis ao lado do nome do usuário.

Referências

Documentos relacionados

---É, mais a mulher tem que gostar, se não você a troca.. Apenas estou mostrando pra você, que quando o quadro se inverte o

Mas, à medida que Portugal alargava os seus domínios para Sul, ia absorvendo os falares (ou romances) que aí existiam e, consequentemente, ia-se diferenciando do galego, até

O emprego de um estimador robusto em variável que apresente valores discrepantes produz resultados adequados à avaliação e medição da variabilidade espacial de atributos de uma

Através do Centro de Ciências Exatas e de Tecnologia (CCET), criou os cursos de Engenharia Mecânica e Engenharia Elétrica, somando-se aos cursos já existentes de

Veja-se que as Regiões Autónomas da Madeira e dos Açores apresentaram, ao longo do período em análise, valores para a taxa de mortalidade original que rondavam os 10% e

Antes, digamos que há meio século atrás, as mulheres viviam para a família e para seus maridos, correspondiam às expectativas dos homens, hoje elas são muito

- outros medicamentos sedativos que podem afetar sua vigilância quando usado em conjunto com HYPERIUM  : derivados da morfina (ex. analgésicos e supressores da

Os principais ganhos de competitividade são observados nos setores de serviços e no de manufaturados do nordeste e no agronegócio do Sul. Já as regiões Centro-Oeste, Norte e