• Nenhum resultado encontrado

EDITAL N o 01/2015 SELEÇÃO E ADMISSÃO DE NOVOS ALUNOS 2016

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "EDITAL N o 01/2015 SELEÇÃO E ADMISSÃO DE NOVOS ALUNOS 2016"

Copied!
8
0
0

Texto

(1)

EDITAL No 01/2015

SELEÇÃO E ADMISSÃO DE NOVOS ALUNOS 2016

O Diretor Geral do Colégio dos Jesuítas, Padre Sérgio Eduardo Mariucci, SJ, no uso de suas atribuições regimentais e em consonância com a legislação em vigor, traz a público e estabelece as normas regentes para o Processo de Seleção e Admissão de Novos Alunos para o ano letivo de 2016.

As inscrições para o Processo de Seleção e Admissão de Novos Alunos para o ano letivo de 2016 serão realizadas de acordo com o cronograma e as orientações especificados a seguir.

1. Dos cursos oferecidos e das vagas

1.1. O Colégio dos Jesuítas oferecerá o Processo de Seleção e Admissão de Novos Alunos para o ano letivo de 2016 conforme os cursos e as vagas descritos a seguir:

CURSO ANO / SÉRIE TURNO No DE VAGAS

Educação Infantil Infantil I Tarde 80

Ensino Fundamental 1o Ano Tarde 04

Ensino Fundamental 2o Ano Tarde 09 Ensino Fundamental 3o Ano Tarde 10 Ensino Fundamental 4o Ano Tarde 09

Ensino Fundamental 5o Ano Tarde 05

Ensino Fundamental 6o

Ano Manhã 08

Ensino Fundamental 7o

Ano Manhã 06

Ensino Fundamental 8o Ano Manhã 27

Ensino Fundamental 9o

Ano Manhã 09

Ensino Médio 1a Série Manhã 28

Ensino Médio 2a

Série Manhã 12

1.1.1. Não haverá Processo de Seleção e Admissão de Novos Alunos para o ano letivo de 2016 para a 3a Série do Ensino Médio.

1.1.2. Para o Infantil II da Educação Infantil será realizado o cadastro eletrônico da inscrição para possíveis vagas remanescentes, conforme descrito no item 5 deste Edital.

1.1.3. Os interessados em bolsa de estudo deverão indicar, no ato da inscrição, a necessidade do subsídio e proceder conforme o edital publicado para este fim. A análise da concessão da bolsa de estudo será realizada pelo setor de Serviço Social do Colégio e ocorrerá em estudo paralelo ao Processo de Seleção e Admissão de Novos Alunos, cabendo ao referido setor a comunicação do parecer final à família - deferindo ou indeferindo o pedido.

1.2. O Colégio dos Jesuítas se reserva o direito de oferecer vagas para os anos e as séries conforme as suas possibilidades, demandas e políticas internas para admissão de alunos.

2. Da idade dos candidatos

2.1. O Colégio dos Jesuítas assume, como irrevogável, a Lei no 20.817 - de 29/07/13 e o estabelecido em seu Regimento Escolar quanto à observância da correlação da idade com o ano ou série desejado para inscrição no Processo de Seleção e Admissão de Novos Alunos para o ano letivo de 2016:

- Infantil I – Educação Infantil: candidatos nascidos entre 1o/07/2011 e 30/06/2012 - Infantil II – Educação Infantil: candidatos nascidos entre 1o/07/2010 e 30/06/2011 - 1o Ano – Ensino Fundamental: candidatos nascidos entre 1o/07/2009 e 30/06/2010

2.1.1. Havendo mudança na legislação vigente, estará a cargo da Direção Geral do Colégio dos Jesuítas a análise e a adequação do especificado neste Edital.

(2)

3. Da taxa de inscrição

3.1. O valor da taxa de inscrição para o Processo de Seleção e Admissão de Novos Alunos para o ano letivo de 2016 é de R$62,00 (sessenta e dois reais) para todos os candidatos às vagas indicadas neste Edital.

3.1.1. A taxa de inscrição não será devolvida em caso de desistência.

4. Inscrição para o Infantil I da Educação Infantil e 1oAno do Ensino Fundamental

4.1. O preenchimento das vagas para o Infantil I da Educação Infantil e o 1oAno do Ensino Fundamental se dará pelo critério de ordem cronológica da conclusão do cadastro eletrônico da inscrição dentro do limite de vagas oferecidas no item 1.1, exclusivamente pelo site do Colégio na internet – www.colegiodosjesuitas.com.br, no período especificado a seguir.

4.1.1. Para candidatos irmãos de alunos regularmente matriculados no Colégio dos Jesuítas em 2015 e filhos de educadores da Instituição: prioritariamente no dia 1o de setembro de 2015, das 8 às 16 horas.

4.1.1.1. Para acesso ao sistema de atendimento prioritário será necessário informar o número da matrícula do aluno veterano irmão do candidato ou do educador.

4.1.1.2. A atualização do número de vagas disponíveis para oferta aos demais interessados será divulgada no site do Colégio – www.colegiodosjesuitas.com.br – no dia 04 de setembro de 2015, a partir das 8 horas.

4.1.2. Para os demais candidatos: de 08 de setembro (a partir das 8 horas) a 28 de outubro de 2015 (até às 16 horas), de acordo com o limite de vagas (item 1.1) e de cadastros para possíveis vagas remanescentes (item 4.4).

4.2. Para realizar o cadastro eletrônico da inscrição será necessário informar: data de nascimento e nome completo do candidato, CPF de um dos responsáveis legais pelo menor, nomes dos responsáveis e telefones para contato.

4.3. Ao concluir o cadastro eletrônico da inscrição pela internet, clicando em finalizar, o sistema abrirá uma tela com o número de ordem correspondente à posição do candidato de acordo com a sequência cronológica dos cadastros enviados.

4.4. Esgotado o número de vagas anunciadas no item 1.1 deste Edital, o sistema continuará a receber o cadastro eletrônico da inscrição para possíveis vagas remanescentes, em sequência cronológica, de acordo com o limite abaixo:

- Infantil I: até 45 excedentes - 1o/EF: até 10 excedentes

4.4.1. Havendo possibilidade para atendimento, a convocação dos candidatos para confirmação presencial da inscrição - de acordo com a sequência cronológica de conclusão do cadastro eletrônico e o número de vagas disponibilizadas - será efetivada através da publicação no site do Colégio www.colegiodosjesuitas.com.br.

4.4.2. O cadastro eletrônico preenchido para possíveis vagas remanescentes será válido até 02 de fevereiro de 2016.

4.5. O preenchimento do cadastro eletrônico pela internet não garante a inscrição. Para confirmá-la, os interessados deverão proceder conforme descrito no item 4.6, dentro do prazo definido. Não será aceito o envio da documentação do candidato via correio.

4.5.1. Será considerado desistente do Processo de Seleção e Admissão de Novos Alunos para o ano letivo de 2016 o candidato que deixar de cumprir o estabelecido no item 4.6.

(3)

4.6. Procedimento para inscrição:

1) Preenchimento do cadastro eletrônico da inscrição, exclusivamente pela internet, no

site do Colégio: www.colegiodosjesuitas.com.br.

2) Confirmação presencial da inscrição na Secretaria Escolar do Colégio dos Jesuítas: no prazo máximo de até dois dias úteis após o cadastro eletrônico. Neste ato, os pais ou responsáveis legais pelo candidato deverão preencher, com letra legível, a Ficha de Inscrição e apresentar toda a documentação exigida no item 7.1.

3) Pagamento da Taxa de Inscrição na Tesouraria do Colégio.

4.6.1. Somente serão consideradas efetivadas as inscrições realizadas dentro do prazo e nos locais acima definidos, devendo o responsável pelo candidato seguir os procedimentos estabelecidos neste Edital.

5. Cadastro eletrônico da inscrição para possíveis vagas remanescentes para o Infantil II da Educação Infantil

5.1. O cadastro eletrônico da inscrição para possíveis vagas remanescentes para Infantil II da Educação Infantil se dará até o número limite de 10 (dez) e pelo critério de ordem cronológica

de conclusão do cadastro, exclusivamente pelo site do Colégio na internet –

www.colegiodosjesuitas.com.br, no período especificado a seguir.

5.1.1. Para candidatos irmãos de alunos regularmente matriculados no Colégio dos Jesuítas em 2015 e filhos de educadores da Instituição: prioritariamente no dia 1o de setembro de 2015, das 8 às 16 horas.

5.1.1.1. Para acesso ao sistema de atendimento prioritário será necessário informar o número da matrícula do aluno veterano irmão do candidato ou do educador.

5.1.1.2. A atualização do número de cadastros eletrônicos das inscrições para possíveis vagas remanescentes disponíveis para oferta aos demais interessados será divulgada no site

do Colégio – www.colegiodosjesuitas.com.br – no dia 04 de setembro de 2015, a partir das 8 horas.

5.1.2. Para os demais candidatos: de 08 de setembro (a partir das 8 horas) a 28 de outubro de 2015 (até às 16 horas), de acordo com o limite de cadastros para possíveis vagas remanescentes (item 5.1).

5.2. Para realizar o cadastro eletrônico da inscrição para possíveis vagas remanescentes será necessário informar: data de nascimento e nome completo do candidato, CPF de um dos responsáveis legais pelo menor, nomes dos responsáveis e telefones para contato.

5.3. Ao concluir o cadastro eletrônico da inscrição para possíveis vagas remanescentes pela internet, clicando em finalizar, o sistema abrirá uma tela com o número de ordem correspondente à posição do candidato de acordo com a sequência cronológica dos cadastros enviados.

5.4. Havendo possibilidade para atendimento, a convocação dos candidatos para confirmação presencial da inscrição - de acordo com a sequência cronológica de conclusão do cadastro eletrônico e o número de vagas disponibilizadas - será efetivada através da publicação no site do Colégio www.colegiodosjesuitas.com.br.

5.4.1. Para confirmar e efetivar a inscrição, os interessados convocados deverão proceder conforme descrito no item 4.6, dentro do prazo definido. Não será aceito o envio da documentação do candidato via correio.

5.4.2. Será considerado desistente do Processo de Seleção e Admissão de Novos Alunos para o ano letivo de 2016 o candidato que deixar de cumprir o estabelecido no item 4.6.

5.5. O cadastro eletrônico preenchido para possíveis vagas remanescentes será válido até 02 de fevereiro de 2016.

(4)

6. Inscrição para 2o ao 9o Ano do Ensino Fundamental e 1a e 2a Séries do Ensino Médio:

6.1. Período: 08 de setembro (a partir das 8 horas) a 28 de outubro de 2015 (até às 16 horas) nos locais e nos horários indicados a seguir.

6.2. Procedimento para inscrição:

6.2.1. Na Secretaria Escolar do Colégio - no horário de 8h às 11h e de 13h às 16h: no ato da inscrição, os pais ou responsáveis legais pelo candidato deverão preencher a Ficha de Inscrição, com letra legível, apresentar toda a documentação exigida e efetivar o pagamento da taxa na Tesouraria do Colégio.

6.2.2. Via internet - através do site www.colegiodosjesuitas.com.br: os pais ou responsáveis legais pelo candidato deverão preencher a Ficha de Inscrição disponível, efetivar o pagamento do boleto bancário gerado pelo sistema após a inscrição e entregar pessoalmente a documentação exigida no item 7.2 na Secretaria Escolar do Colégio, no horário de 8h às 11h e de 13h às 18h. Não será aceito o envio da documentação do candidato via correio.

6.2.2.1. É de estrita responsabilidade dos pais/responsáveis a entrega da documentação exigida em tempo hábil para a realização das demais etapas do Processo de Seleção e Admissão de Novos Alunos para o ano letivo de 2016.

6.2.3. Somente serão consideradas efetivadas as inscrições realizadas dentro do prazo e nos locais acima definidos, devendo o responsável pelo candidato seguir os procedimentos estabelecidos neste Edital.

7. Da documentação exigida

7.1. Para Educação Infantil e 1o Ano do Ensino Fundamental: 2 fotos 3x4 recentes,

apresentação da certidão de nascimento do candidato e do CPF dos pais ou responsáveis legais.

7.2. Para 2o ao 9o Ano do Ensino Fundamental e 1a e 2a Séries do Ensino Médio: 2 fotos 3x4 recentes, cópia atualizada do boletim escolar sem rasuras (ou de documento equivalente que demonstre o desempenho do aluno no ano em curso) e apresentação do CPF dos pais ou responsáveis legais.

7.3. Não será aceita a inscrição sem a apresentação da documentação exigida neste Edital.

7.4. Os candidatos oriundos do exterior, juntamente com seus pais ou responsáveis, passarão por um atendimento preliminar da Secretária Escolar e/ou da Direção Acadêmica do Colégio para a prévia análise da documentação escolar apresentada e posterior definição da situação do candidato. Serão observadas as orientações da legislação educacional vigente e as determinações da Proposta Pedagógica e do Regimento Escolar do Colégio dos Jesuítas.

8. Das atividades do Processo de Seleção e Admissão de Novos Alunos

8.1. As atividades integrantes do Processo de Seleção e Admissão de Novos Alunos possuem como objetivo apresentar aos interessados a proposta pedagógica e o espaço físico do Colégio dos Jesuítas, e perceber o momento cognitivo dos candidatos, avaliando as suas potencialidades para a construção de novos conhecimentos.

8.2. As etapas do Processo de Seleção e Admissão de Novos Alunos para o ano letivo de 2016 ocorrerão conforme descrito a seguir.

8.2.1. Para Educação Infantil e 1o

Ano do Ensino Fundamental: encontro com os pais/responsáveis legais e atividade lúdico-pedagógica com o candidato - sem caráter classificatório. A observação diagnóstica realizada durante essa atividade possibilitará ao Colégio identificar o momento afetivo e sócio-cognitivo em que se encontra o candidato, viabilizando um melhor acompanhamento ao longo de sua vida escolar.

(5)

8.2.2. Para 2o

ao 9o Ano do Ensino Fundamental e 1a e 2a Séries do Ensino Médio: encontro com os pais/responsáveis legais e com o candidato, e avaliação escrita – de caráter classificatório. A avaliação será composta de questões abertas e/ou fechadas de Língua Portuguesa e Matemática com conteúdos, habilidades e competências referentes ao ano ou à série a ser concluída em 2015.

8.2.2.1. Os programas referentes aos conteúdos da avaliação escrita serão entregues no ato da inscrição na Secretaria Escolar. Para as inscrições via internet, estarão acessíveis no sistema após a efetivação da inscrição no site www.colegiodosjesuitas.com.br.

8.3. O encontro com os pais/responsáveis legais e a atividade lúdico-pedagógica com o candidato (item 8.2.1), assim como o encontro com os pais/responsáveis legais e com o candidato (item 8.2.2), será agendado no ato da inscrição e realizar-se-á em mesma data e horário para ambos.

8.3.1. No caso da inscrição efetivada via internet, o encontro com os pais/responsáveis legais e com o candidato será agendado no momento da entrega da documentação exigida no item 7.2. 8.3.2. O não comparecimento ao encontro agendado com os pais/responsáveis legais e com o candidato (item 8.2.2) inviabilizará a realização da avaliação escrita.

8.3.3. Para realização do encontro é obrigatória a presença de um dos pais. Não é permitida a substituição do mesmo por terceiro, salvo o caso legalmente autorizado.

8.4. O Cartão de Inscrição do candidato será entregue no ato da inscrição na Secretaria Escolar do Colégio. Para a inscrição via internet, o Cartão será entregue tão logo sejam cumpridos os procedimentos descritos no item 6.2.2. A apresentação do mesmo é obrigatória em todas as etapas do processo.

8.5. A avaliação escrita de Língua Portuguesa e Matemática será realizada no dia 07 de novembro de 2015, no horário de 14h às 17h, no Colégio dos Jesuítas. A acolhida aos candidatos será no galpão do Colégio, com entrada pela Avenida Presidente Itamar Franco, no 1600 – Centro, Juiz de Fora/MG.

8.5.1. É de exclusiva competência do responsável pelo candidato a identificação correta do local da avaliação e o comparecimento no horário determinado. Não será admitido o ingresso do candidato para realização da avaliação escrita após o horário fixado para seu início.

8.5.2. A avaliação escrita não será aplicada, em hipótese alguma, fora da data prevista ou do espaço físico determinado no endereço especificado no item 8.5.

8.5.3. Durante a realização da avaliação escrita, é proibido ao candidato portar aparelhos eletrônicos (celular, iPhone, iPod, iPad, notebook, palmtop, etc). O descumprimento desta instrução implicará na eliminação do candidato.

8.6. Não haverá realização de segunda chamada para a avaliação escrita ou para o encontro com os pais/responsáveis legais e atividade lúdico-pedagógica com o candidato, assim como para o encontro com os pais/responsáveis legais e com o candidato.

8.7. Não haverá revisão e/ou vista da atividade lúdico-pedagógica e da avaliação escrita, em qualquer momento do processo, como também não caberá recurso de qualquer natureza.

9. Dos critérios de aprovação

9.1. Para admissão na Educação Infantil e no 1o Ano do Ensino Fundamental: ordem

cronológica de conclusão do cadastro eletrônico da inscrição e participação em todas as etapas do Processo de Seleção e Admissão de Novos Alunos.

9.2. Para 2o ao 9o Ano do Ensino Fundamental e 1a e 2a Séries do Ensino Médio: classificação por maior pontuação, com aproveitamento mínimo de 60% na avaliação escrita de Língua Portuguesa e de Matemática, e participação em todas as etapas do Processo de Seleção e Admissão de Novos Alunos.

(6)

9.3. Para todos os candidatos: aprovação da ficha cadastral dos pais ou responsáveis legais após consulta aos órgãos de restrição de crédito, entre outras instituições.

10. Do resultado

10.1. A divulgação do resultado será através da relação dos candidatos aprovados, dentro do número de vagas oferecidas, afixada na entrada principal do Colégio dos Jesuítas (Av. Presidente Itamar Franco, no 1600) e publicada no site www.colegiodosjesuitas.com.br, até o dia 1o de dezembro de 2015, às 8 horas.

10.1.1. Os nomes dos candidatos aprovados serão relacionados em ordem alfabética.

10.1.2. Os responsáveis pelos candidatos aprovados deverão dirigir-se à Secretaria Escolar do Colégio para a retirada do envelope contendo todas as orientações e procedimentos para efetivação da matrícula, no período de 1o a 07 de dezembro, no horário de 8h às 11h e de 13h às 16h. Caso o resultado seja antecipado, o envelope estará disponível a partir da divulgação do mesmo.

10.1.3. Dentro das possibilidades e demandas existentes, o Colégio dos Jesuítas poderá classificar em ordem decrescente e publicar, como aprovados na condição de excedentes, tantos candidatos quanto julgar necessário para além da previsão de vagas descritas no item 1.1 deste Edital.

10.1.4. Dado o sistema de seleção (observação e elaboração das avaliações escritas), o resultado não será revisado, não cabendo recurso de qualquer natureza.

10.2. Será considerado desistente o candidato que deixar de cumprir qualquer uma das etapas do Processo de Seleção e Admissão de Novos Alunos no dia e horário estabelecidos neste Edital e/ou no Cartão de Inscrição.

10.3. Será eliminado do Processo de Seleção e Admissão de Novos Alunos:

10.3.1. O candidato que não apresentar a documentação exigida no presente Edital.

10.3.2. O candidato da Educação Infantil e do 1o Ano do Ensino Fundamental que, através de seus pais/responsáveis legais, prestar informações pessoais não correspondentes à documentação apresentada.

10.3.3. O candidato de 2o

ao 9o Ano do Ensino Fundamental e de 1a e 2a Séries do Ensino Médio que se enquadrar em qualquer das condições abaixo:

- obter média de aproveitamento inferior a 60% na avaliação escrita – de Língua Portuguesa e de Matemática;

- não entregar as folhas da avaliação escrita;

- usar, comprovadamente, de meios fraudulentos para a inscrição ou para a realização da avaliação escrita, assim como adotar conduta não condizente com a proposta de formação acadêmica do Colégio dos Jesuítas.

10.4. Havendo empate na classificação de 2o ao 9o Ano do Ensino Fundamental e de 1a e 2a Séries do Ensino Médio, serão adotados os seguintes critérios:

a) irmão de aluno(s) já matriculado(s) no Colégio dos Jesuítas;

b) irmão de candidato(s) aprovado(s) no Processo de Seleção e Admissão de Novos Alunos para o ano de 2016;

c) filho de ex-aluno do Colégio dos Jesuítas;

d) análise do boletim escolar apresentado no ato da inscrição.

10.5. O resultado relativo ao Processo de Seleção e Admissão de Novos Alunos descrito neste Edital somente terá validade para o ano letivo de 2016.

10.6. O resultado da aprovação do candidato no Processo de Seleção e Admissão de Novos Alunos para o ano letivo de 2016 perderá a sua validade caso, no momento da matrícula, o aluno não apresentar a comprovação da sua aprovação para o ano/série pretendido.

(7)

11. Da matrícula

11.1. A matrícula dos candidatos aprovados, até o limite das vagas oferecidas neste Edital, será efetivada na Secretaria Escolar do Colégio no período de 1o a 07 de dezembro de 2015, no horário de 8h às 11h e de 13h às 16h, de acordo com o cronograma a seguir e os critérios estabelecidos em Edital publicado para este fim.

11.1.1 Para Educação Infantil e 1o

Ano do Ensino Fundamental: dias 01 e 02 de dezembro de 2015.

11.1.2 Para 2o

ao 9o Ano do Ensino Fundamental e 1a e 2a Séries do Ensino Médio: dias 03, 04 e 07 de dezembro de 2015.

11.2. Documentos exigidos e procedimento para a efetivação matrícula:

1) Requerimento de Matrícula devidamente preenchido, sem rasuras, e assinado por ambos os pais/responsáveis legais;

2) Ficha de Saúde devidamente preenchida, sem rasuras, e assinada por um dos pais/responsáveis legais;

3) Cópia da certidão de nascimento;

4) Atestado médico autorizando ou não a prática da Educação Física, sem rasuras;

5) Declaração de Transferência ou de Escolaridade e frequência atualizada, com carimbo ou timbre do ato de autorização de funcionamento da escola de origem;

6) Pagamento da matrícula no ato da entrega da documentação descrita acima.

11.2.1. No caso de pais separados, é obrigatória a comprovação da guarda do menor mediante a cópia do documento judicial.

11.3. Documento a ser entregue na Secretaria Escolar do Colégio, após a efetivação da matrícula, até o dia 20 de janeiro de 2016:

1) Declaração de Transferência solicitada na escola de origem ao término do ano letivo de 2015; 2) Histórico Escolar da escola de origem.

11.3.1. A matrícula do aluno ingressante por transferência de outra instituição será cancelada se o Histórico Escolar da escola de origem não for apresentado no prazo de até 30 dias a contar da data de expedição da Declaração de Transferência.

11.4. A desistência da matrícula já realizada, por parte dos pais ou responsáveis legais, deverá ser pessoalmente requerida pelo(s) mesmo(s) na Secretaria Escolar do Colégio dos Jesuítas.

11.5. O cancelamento da matrícula é prerrogativa da Direção Geral do Colégio dos Jesuítas, caso seja apurada qualquer irregularidade na documentação do aluno ou se houver outra limitação impeditiva. 12. Das disposições finais

12.1. A inscrição do candidato no Processo de Seleção e Admissão de Novos Alunos para o ano letivo de 2016 implicará na ciência e na aceitação das normas estabelecidas neste Edital.

12.2. Serão incorporadas a este Edital, para todos os efeitos, as normas complementares que porventura vierem a ser publicadas pelo Colégio dos Jesuítas.

12.3. Em caráter de excepcionalidade, força maior ou problemas tecnológicos do Colégio dos Jesuítas que impeçam a realização do cadastro eletrônico das inscrições da Educação Infantil e do 1o Ano do Ensino Fundamental via internet, o Colégio se reserva o direito de substituir o procedimento informatizado pelo manual, tornando o processo totalmente presencial na Secretaria Escolar da Instituição, mediante o prévio comunicado.

12.4. Na ocorrência de caso fortuito, força maior ou outro fato que impeça a realização da avaliação escrita, parte do Processo de Seleção e Admissão de Novos Alunos para o ano letivo de 2016, o Colégio dos Jesuítas se reserva o direito de cancelá-la ou substituí-la de modo a viabilizar a seleção e admissão dos novos alunos.

(8)

12.5. Os casos omissos serão resolvidos pela Comissão do Processo de Seleção e Admissão de Novos Alunos e homologados pela Direção Geral do Colégio dos Jesuítas.

12.6. O Edital do Processo de Seleção e Admissão de Novos Alunos para o ano letivo de 2016 está registrado no Cartório Laura Figueiredo, situado à Rua Halfeld, no 651/1505 – Centro, Juiz de Fora/MG. 12.7. Para conhecimento público, o presente Edital, além de publicado na Secretaria Escolar do Colégio dos Jesuítas, está disponível no site www.colegiodosjesuitas.com.br, conforme decisão da Comissão do Processo de Seleção e Admissão de Novos Alunos para o ano letivo de 2016.

Juiz de Fora, 31 de julho de 2015.

Padre Sérgio Eduardo Mariucci, SJ Diretor Geral do Colégio dos Jesuítas

Referências

Documentos relacionados

O emprego de um estimador robusto em variável que apresente valores discrepantes produz resultados adequados à avaliação e medição da variabilidade espacial de atributos de uma

Para o controle da salivação, gosto muito de usar metáforas, como pedir para o paciente imaginar um ralo dentro de sua boca, por onde a saliva escorre, ou uma torneirinha que vai

Estaca de concreto moldada in loco, executada mediante a introdução no terreno, por rotação, de um trado helicoidal contínuo. A injeção de concreto é feita pela haste

Então, o cuidador torna-se o indivíduo mais importante desse processo, sendo responsável por todos os cuidados que envolvem o idoso. O indivíduo que assume o papel de cuidar possui

O objetivo do curso foi oportunizar aos participantes, um contato direto com as plantas nativas do Cerrado para identificação de espécies com potencial

O valor da reputação dos pseudônimos é igual a 0,8 devido aos fal- sos positivos do mecanismo auxiliar, que acabam por fazer com que a reputação mesmo dos usuários que enviam

servidores, software, equipamento de rede, etc, clientes da IaaS essencialmente alugam estes recursos como um serviço terceirizado completo...

O processo de adoção é cercado por mitos, principalmente quando as crianças ou adolescentes que estão na fila para serem adotados são crianças que fogem os pa- drões