• Nenhum resultado encontrado

As manifestações clínicas mais comuns são diarréia, sangramento retal, eliminação de muco nas fezes e dor abdominal (4).

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "As manifestações clínicas mais comuns são diarréia, sangramento retal, eliminação de muco nas fezes e dor abdominal (4)."

Copied!
7
0
0

Texto

(1)

G

Glluuttaammiinnaa R

Reedduuzz oo ddaannooiinntteessttiinnaallnnaarreettooccoolliitteeuullcceerraattiivvaa

Retocolite Ulcerativa Inespecífica (RCUI) é uma doença decorrente da inflamação crônica do cólon, comprometendo um ou mais dos

seus segmentos, preferencialmente os distais, ou toda a sua extensão, incluindo o final do íleo (2). É caracterizada por episódios

recorrentes de inflamação, sendo quase sempre de forma contínua, ou seja, sem áreas normais de mucosa entre as porções afetadas (4). E

Ettiioollooggiiaa

O processo inflamatório é de etiologia desconhecida. No entanto, estudos recentes incluindo modelos animais de inflamação intestinal, identificaram interações entre: susceptibilidade genética, sistema imune e fatores ambientais (3).

I

Inncciiddêênncciiaa

Estável em todos os países onde a incidência consegue ser mensurada, havendo evidente predomínio em jovens, em torno da 2ª até a 4ª década de vida, com segundo pico a partir dos 55 anos (2).

P

Paattooggeenniiaa

Muitos pacientes permanecem em remissão por longos períodos, mas a probabilidade de permanecer sem recidiva, por dois anos, é de apenas 20%. As recidivas geralmente ocorrem na mesma região do cólon das outras agudizações (4).

As manifestações clínicas mais comuns são diarréia, sangramento retal, eliminação de muco nas fezes e dor abdominal (4).

(2)

N

Nuuttrriiççããoo ffaarrmmaaccoollóóggiiccaa nnaass ddooeennççaass iinnffllaammaattóórriiaass iinntteessttiinnaaiiss (

(1122))

Campos FG, Waitzberg DL, Teixeira MG, Mucerino DR, Kiss DR, Habr-Gama A.

Department of Gastroenterology, Colorectal Surgery Unit, Hospital das Clinicas, University of Sao Paulo Medical School, Sao Paulo, Brasil. fgcampos@osite.com.br

As doenças inflamatórias intestinais, colite ulcerativa e doença de Crohn são doenças inflamatórias intestinais de etiologia desconhecida. O decréscimo da absorção de alimentos ingeridos pela via oral, a mal-absorção, a perda acelerada de nutrientes, o aumento das necessidades e as interações drogas-nutrientes causam deficiências nutricionais e funcionais que requerem correção através da terapia nutricional.

Os objetivos de diferentes formas de terapia nutricional são corrigir os distúrbios nutricionais e modular a resposta inflamatória, influenciando dessa forma na atividade da doença. A intervenção nutricional pode melhorar os resultados terapêuticos em alguns indivíduos. Entretanto, devido ao custo e complicações de tais terapias, a seleção cuidadosa é necessária. A nutrição parenteral total tem sido utilizada para corrigir e prevenir distúrbios nutricionais e para promover um “descanso” durante a atividade da doença, principalmente nos casos de fístula digestiva com uma alta atividade. Essa terapia deveria ser reservada para pacientes que não toleram a nutrição enteral.

A nutrição enteral é efetiva na indução da remissão clínica da doença em adultos e na promoção do crescimento em crianças. Recentes pesquisas têm focado no uso de nutrientes específicos como tratamento primário.

Embora alguns dados indiquem que glutamina, ácidos graxos de cadeia curta, antioxidantes e imunomodulação com ácidos graxos ômega-3 são importantes alternativas terapêuticas no manejo das doenças inflamatórias intestinais, os efeitos benéficos reportados já têm sido traduzido para dentro da prática clínica. A real eficácia desses nutrientes ainda necessita ser avaliada através de triagens prospectivas e randomizadas

(3)

G

Glluuttaammiinnaa:: tteerraappiiaa aalltteerrnnaattiivvaa ccoomm eeffeeiittooss bbeennééffiiccooss nnoo t

trraattaammeennttoo ddaass ddooeennççaass iinnffllaammaattóórriiaassiinntteessttiinnaaiiss((1122))..

Os objetivos de diferentes formas de terapia nutricional nas doenças inflamatórias intestinais (colite ulcerativa e doença de

Crohn) são:

Correção dos distúrbios nutricionais;

Modulação da resposta inflamatória, influenciando dessa forma na atividade da doença.

9 A intervenção nutricional pode melhorar os resultados terapêuticos em alguns indivíduos. Entretanto, devido ao custo e complicações de tais terapias, a seleção cuidadosa é necessária.

9 A nutrição enteral é efetiva na indução da remissão clínica da doença em adultos e na promoção do crescimento em crianças. Recentes pesquisas têm focado no uso de nutrientes específicos como tratamento primário.

Nutr Hosp. 2003 Mar-Apr;18(2):57-64.

G

G

l

l

u

u

t

t

a

a

m

m

i

i

n

n

a

a

Embora alguns dados indiquem que glutamina, ácidos graxos de cadeia curta, antioxidantes e imunomodulação com ácidos graxos ômega-3 são importantes alternativas terapêuticas no manejo das

doenças inflamatórias intestinais, os efeitos benéficos reportados já têm sido traduzido para dentro da prática clínica.

(4)

G

GLLUUTTAAMMIINNAA

A GLUTAMINA é o aminoácido livre mais abundante no tecido muscular. Apresenta importante função anabólica, promovendo o crescimento muscular. Este efeito pode estar associado à sua capacidade de captar água para o meio intracelular, o que estimula a síntese protéica (6). É classificada como um aminoácido semi-essencial ou condicionalmente essencial (7).

M

Meeccaanniissmmoo ddeeAAççããoo

9 GLUTAMINA reduz o dano intestinal na colite ulcerativa (1,5).

Além desses mecanismos, a GLUTAMINA pode levar a um aumento da síntese de glutationa no intestino, mantendo a integridade da mucosa intestinal através da amenização do estresse oxidativo (7).

P

Poossoollooggiiaa

4 a 21 g ao dia (7).

I

Innddiiccaaççããoo

Tratamento coadjuvante da retocolite ulcerativa (7).

Efeitos adversos CCoonnttrraa--iinnddiiccaaççõõeess

Doses de até 21 g ao dia parecem ser bem toleradas. Efeitos adversos

reportados são principalmente gastrintestinais e não são comuns (7).

Hipersensibilidade à GLUTAMINA (7). Esse mecanismo parece estar

relacionado com a redução das concentrações de IL-8 e do TNF-alfa nos tecidos colônicos inflamados, promovendo redução da severidade da doença (5).

Outro mecanismo propõe que a GLUTAMINA modifique a translocação bacteriana. Segundo estudo realizado em ratos Sprague-Dawley, a translocação bacteriana foi menor em incidência (p < 0.05) e no número de unidades formadoras de colônias (p < 0.05) nos grupos que receberam a suplementação de

GLUTAMINA (5).

Com a redução da translocação bacteriana/microbiana, ocorre o decréscimo das infecções oportunistas no intestino (7).

(5)

F FOORRMMUULLÁÁRRIIOO11 S SuupplleemmeennttaaççããooddeeGGLLUUTTAAMMIIMMAAeeddeeoouuttrroossnnuuttrriieenntteess 1 1.. FFllaaccoonneetteessddeeGGLLUUTTAAMMIINNAA Glutamina ___________________ 5 g

Adicionar o conteúdo de um flaconete em 1 copo d’água e tomar imediatamente após o preparo, 3 vezes ao dia.

2 2.. ShShakakee hhiippeerrpprroottééiiccoo 2255 ccoomm G GLLUUTTAAMMIINNAA Glutamina ___________________ 5 g Vegesoy isolated _____________ 30 g Vegesoy fiber _________________5 g Lecitina de soja _____________ 0,3 g Edulcorante ___________________qs Aroma _______________________qs Adicionar o conteúdo de um sachê em

1 copo d’água (250 ml) e tomar imediatamente após o preparo, 1 a 2

vezes ao dia.

3

3.. CCááppssuullaassddeeÔÔmmeeggaa--33 ((1111))

Óleo de peixe ________________1 g - Óleo rico em ácidos graxos Ômega-3

Tomar 2 cápsulas 2 a 3 vezes ao dia.

4

4.. EEffeerrvveesscceenntteessddeeFFlloorraabbiioottiicc®® AABB

Florabiotic® AB______________600 mg - Lactobacillus acidophilus +

Bifidobacterium bifidum + FOS.

Efervescente qsp ______________1 UN - Veículo.

Adicionar o conteúdo do sachê em 1 copo d’ água. Tomar imediatamente após o preparo, em jejum, antes do café-da-manhã.

I

INNFFOORRMMAAÇÇÃÃOONNUUTTRRIICCIIOONNAALL–– SShhaakkee

h

hiippeerrpprroottééiiccoo2255

Porção ~ 30 g

Quantidade por porção (1 sachê)

% VD

(*) Valor energético 99 kcal = 415,8

kJ 4,95%

Carboidratos 0,825 g 0,275%

Proteínas 25,1 g 33,5%

Gorduras totais 0,167 g 0,3%

Gorduras

saturadas Traço Traço Colesterol Zero Zero

Fibra alimentar 2,8 11,2%

Sódio 227 mg 9,4%

(*) % de Valores Diários com base em uma dieta de 2000 calorias ou 8400 kJ.

Associado ao tratamento com sulfassalazina, 4,5 g de óleo de peixe ao dia decrescem o estresse oxidativo em pacientes com colite ulcerativa (8).

Nutrition. 2003 Oct;19(10):837-42.

A terapia com probióticos melhora a qualidade de vida de pacientes com colite ulcerativa com anastomose bolsa-anal ileal

(9).

600 mg de Florabiotic® AB contêm:

Lactobacillus acidophilus____50 mg (equivale a 600 milhões de UFC) Bifidobacterium bifidum____ 50 mg (equivale a 600 milhões de UFC)

(6)

F

FO

OR

RM

MU

UL

ÁR

RI

IO

O

2

2

M

M

a

a

n

n

e

e

j

j

o

o

c

c

o

o

n

n

v

v

e

e

n

n

c

c

i

i

o

o

n

n

a

a

l

l

1 1.. CCááppssuullaassddeeSSuullffaassssaallaazziinnaa++áácciiddooffóólliiccoo

Sulfassalazina ________________1,5 g - Antiinflamatório intestinal (10). Ácido fólico ________________1,25 mg - Vitamina do complexo B.

Tomar 1 cápsula 2 vezes ao dia (2).

2

2.. CCááppssuullaassddeeDDeeffllaazzaaccoorrtt

Deflazacort _________________45 mg - Corticosteróide (10). Tomar 1 cápsula ao dia (2).

3

3.. CCááppssuullaassddeePPrreeddnniissoonnaa

Prednisona _________________ 40 mg - Corticosteróide (10). Tomar 1 cápsula ao dia (2).

4

4.. CCááppssuullaassddeeBBuuddeessoonniiddaa

Budesonida __________________3 mg - Corticosteróide (10). Tomar 1 cápsula 3 vezes ao dia (2).

5

5.. CCááppssuullaassddeeMMeessaallaazziinnaa((55--AASSAA))

Mesalazina __________________1,2 g - Fração ativa da molécula de sulfassalazina. Antiinflamatório intestinal (10).

Tomar 1 cápsula 2 vezes ao dia (2).

6

6.. CCááppssuullaassddeeMMeessaallaazziinnaa((55--AASSAA))

Mesalazina _______800 mg a 1000 mg - Fração ativa da molécula de sulfassalazina. Antiinflamatório intestinal (10).

Tomar 1 cápsula 2 vezes ao dia (2).

7

7.. CCááppssuullaassddeeAAzzaattiioopprriinnaa

Azatioprina __________2 a 2,5 mg/Kg -Imunossupressor. Tomar 1 cápsula ao dia (2).

Períodos de atividade da doença (2).

Manutenção nas fases de acalmia (2).

(7)

R

R

e

e

f

f

e

e

r

r

ê

ê

n

n

c

c

i

i

a

a

s

s

B

B

i

i

b

b

l

l

i

i

o

o

g

g

r

r

á

á

f

f

i

i

c

c

a

a

s

s

1. Biondo-Simoes Mde L, Sech M, Corbellini M, Schimarelli G, Veronese C, Ramos L, Collaco LM.

[Comparative study of the evolution of inflammatory colitis treated with an elemental diet, glutamine and 5-ASA. An experimental study in rats]

Universidade Federal de São Paulo - EPM-UNIFESP. Arq Gastroenterol. 1998 Apr-Jun;35(2):116-25.

2. Prado, F. C; Ramos, J; Valle, J. R. Atualização Terapêutica 2003. 21ª edição. Artes Médicas 3. Márquez, L.R. A Fibra Terapêutica. AP Americana de Publicações.

4. Protocolo clínico e diretrizes terapêuticas. retocolite ulcerativa. Disponível em: http://www.sbn.org.br/Portarias/portaria39II.htm Acesso em: 06/12/2005.

5. Ameho CK, Adjei AA, Harrison EK, Takeshita K, Morioka T, Arakaki Y, Ito E, Suzuki I, Kulkarni AD, Kawajiri A, Yamamoto S. Prophylactic effect of dietary glutamine supplementation on interleukin 8 and tumour necrosis factor alpha production in trinitrobenzene sulphonic acid induced colitis.

Department of Nutrition, University of the Ryukyus, Okinawa, Japan. Gut. 1997 Oct;41(4):487-93.

6. Enciclopédia Wikipédia – Glutamina. Disponível em: http://pt.wikipedia.org/wiki/Glutamina Acesso em: 06/12/2005.

7. PDR Health – L-Glutamine. Disponível em:

http://www.pdrhealth.com/drug_info/nmdrugprofiles/nutsupdrugs/lgl_0125.shtml Acesso em: 06/12/2005.

8. Barbosa DS, Cecchini R, El Kadri MZ, Rodriguez MA, Burini RC, Dichi I. Decreased oxidative stress in patients with ulcerative colitis supplemented with fish oil omega-3 fatty acids. Laboratory of Biochemistry, Londrina State University, Londrina, Parana, Brazil.

Nutrition. 2003 Oct;19(10):837-42.

9. Lammers KM, Vergopoulos A, Babel N, Gionchetti P, Rizzello F, Morselli C, Caramelli E, Fiorentino M, d'Errico A, Volk HD, Campieri M. Probiotic therapy in the prevention of pouchitis onset: decreased interleukin-1beta, interleukin-8, and interferon-gamma gene expression.

Policlinico S. Orsola, Department of Internal Medicine and Gastroenterology, University of Bologna, Italy. kmlammers@hotmail.com

Inflamm Bowel Dis. 2005 May;11(5):447-54.

10. Korolkovas, A.. Dicionário Terapêutico Guanabara. Edição 2003/2004. Editora Guanabara Koogan. 11. Olszewer, E. Clínica Ortomolecular. Editora Rocca Ltda., 2000.

12. Campos FG, Waitzberg DL, Teixeira MG, Mucerino DR, Kiss DR, Habr-Gama A. Pharmacological nutrition in inflammatory bowel diseases.

Department of Gastroenterology, Colorectal Surgery Unit, Hospital das Clinicas, University of Sao Paulo Medical School, Sao Paulo, Brasil. fgcampos@osite.com.br

Nutr Hosp. 2003 Mar-Apr;18(2):57-64.

E Ellaabboorraaddooppoorrwwwwww..ccoonnssuullffaarrmmaa..ccoomm D DiirreeiittoossAAuuttoorraaiissPPrrootteeggiiddoossppeellaaLLeeii99661100ddee1199ddeeFFeevv..ddee11999988.. E Essttaassiinnffoorrmmaaççõõeessddeevveemmsseerraannaalliissaaddaassppeelloopprrooffiissssiioonnaallpprreessccrriittoorraanntteessddeeaaddoottaaddoossnnaaccllíínniiccaa,,eessããooddeeddiissttrriibbuuiiççããooee u ussooeexxcclluussiivvooddeemmééddiiccooss,,ffaarrmmaaccêêuuttiiccooss,,ddeennttiissttaasseevveetteerriinnáárriioossddeevviiddaammeenntteeiinnssccrriittoosseemmsseeuussCC..RR..ss..

Referências

Documentos relacionados

A par disso, analisa-se o papel da tecnologia dentro da escola, o potencial dos recursos tecnológicos como instrumento de trabalho articulado ao desenvolvimento do currículo, e

Aos sete dias do mês de janeiro do ano 2002, o Perito Dr. OSCAR LUIZ DE LIMA E CIRNE NETO, designado pelo MM Juiz de Direito da x.ª Vara Cível da Comarca do São Gonçalo, para proceder

Os alunos que concluam com aproveitamento este curso, ficam habilitados com o 9.º ano de escolaridade e certificação profissional, podem prosseguir estudos em cursos vocacionais

hospitalizados, ou de lactantes que queiram solicitar tratamento especial deverão enviar a solicitação pelo Fale Conosco, no site da FACINE , até 72 horas antes da realização

Quando a luz acende, o console está sob a condição de monitoramento, com os medidores de nível principal mostrando o nível do sinal do canal do monitor e o sinal do canal é

(2019) Pretendemos continuar a estudar esses dados com a coordenação de área de matemática da Secretaria Municipal de Educação e, estender a pesquisa aos estudantes do Ensino Médio

Quando contratados, conforme valores dispostos no Anexo I, converter dados para uso pelos aplicativos, instalar os aplicativos objeto deste contrato, treinar os servidores

São considerados custos e despesas ambientais, o valor dos insumos, mão- de-obra, amortização de equipamentos e instalações necessários ao processo de preservação, proteção