• Nenhum resultado encontrado

Guia básico para implementação da PRODUÇÃO ENXUTA. Reduza suas perdas e melhore seus resultados.

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Guia básico para implementação da PRODUÇÃO ENXUTA. Reduza suas perdas e melhore seus resultados."

Copied!
18
0
0

Texto

(1)

Guia básico para implementação da

PRODUÇÃO ENXUTA

(2)

INSTITUCIONAL

A Consustec é uma empresa com menos de um ano de mercado, com espírito jovem e um time extremamente capacitado para entregar soluções únicas e com excelente custo benefício. Incubada na Inovatec, incubadora abrigada pela UNIFEI – Universidade Federal de Itajubá – campus avançado de Itabira/MG – estamos fazendo história e construindo um legado notável, através de nossos serviços de consultoria em Desenvolvimento Sustentável, que abrange três grandes áreas da engenharia: Ambiental, Elétrica e Produção.

Criamos uma metodologia ímpar de Análise e Solução de Problemas, que nos permite alinhar os novos conceitos do Desenvolvimento Sustentável às áreas da engenharia, prestando assim, um serviço de excelência, pautado na geração de economia e maximização dos lucros aos nossos clientes. Além de tudo, nosso lema é:

fazer mais com menos, sempre!

Em dez meses de mercado a Consustec já atendeu 12 indústrias da região de Itabira/MG e grande Belo Horizonte. Concluindo com êxito, seguindo rigidamente o cronograma de entrega e o plano de ação estabelecido, treinamos e preparamos os colaboradores para que a empresa-cliente continue prosperando ou mantendo nossas soluções implantadas mesmo após a conclusão do serviço. Não oferecemos apenas uma consultoria tradicional, oferecemos soluções definitivas, criando um ambiente empresarial enxuto, moderno, eficiente e autossustentável. E não para por ai...

Além de todos os aspectos citados de nossos serviços, trabalhamos e capacitamos os colaboradores das empresas-clientes a partir de uma metodologia ativa de aprendizado. Não temos como foco principal as deficiências do trabalhador, mas sim nos pontos fortes desse trabalhador, que podem ser desenvolvidos se for corretamente condicionado e estimulado. E isso nós sabemos fazer muito bem!

Com menos de um ano de vida a Consustec vem construindo seu legado, sua história e deixando marcas inesquecíveis por onde passa. Mais do que executar um serviço em uma empresa-cliente e conclui-lo com sucesso, a Consustec atinge sua razão pela qual foi fundada. Em média, passamos pelo menos um terço do tempo de nossas vidas trabalhando.

O que fazemos é muito mais do que “prestar consultoria”. Otimizamos o ambiente de trabalho e melhoramos de forma substancial a vida de todos os trabalhadores da empresa, desde a faxineira até os sócios e diretores. E isso tem um significado enorme para cada colaborador da Consustec. Saber que, acima de tudo, estamos melhorando vidas. A nossa causa é modernizar o ecossistema empresarial brasileiro. A começar pela região metropolitana de Belo Horizonte. E, sim, estamos apenas começando!

Tenha uma ótima leitura, até breve! Fernando H. Berteli - Diretor Executivo

(3)

GUIA BÁSICO PARA IMPLEMENTAÇÃO

DA PRODUÇÃO ENXUTA

RESPONSÁVEIS TÉCNICOS:

John Anthony do Amaral Oliveira Sthéfany Marilac Silva

Consustec – Consultoria em Desenvolvimento Sustentável

Rua São Paulo, n°377 – i.Tec Sala INC 01 – Itabira, MG

e-mail: contato@consustecengenharia.com.br –

(4)

SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO ... 5

2 Aprendendo a enxergar ... 6

2.1 Superprodução ... 7

2.2 Espera ... 7

2.3 Transporte excessivo ... 8

2.4 Processos mal realizados ... 8

2.5 Estoque ... 9

2.6 Grande movimentação de funcionários ... 9

2.7 Produtos defeituosos ... 10

3 Envolvimento de todos ... 11

4 Aprimoramento contínuo ... 12

4.1 O 5s ... 13

4.2 Kaizen ... 16

5 CONCLUSÃO ... 17

(5)

INTRODUÇÃO

Toda empresa, seja ela industrial ou prestadora de serviços, pretende desenvolver-se cada vez mais para que possa se perpetuar-se pelo maior tempo possível e com o máximo de lucro possível. Para tanto a organização deve se conhecer, conhecer seu mercado, fornecedores e esforçar-se para entregar seus produtos ou serviços no melhor tempo e custo para os clientes.

A Figura 1 abaixo ilustra alguns fatores que empresários devem se ater para obter sucesso e o máximo rendimento de seus empreendimentos. Essas estratégias são trazidas por Phillip Porter e sua descrição é bastante difundida e aplicada no âmbito empresarial e na engenharia de Produção.

Figura 1 - Estratégias de sucesso.

Fonte: Consustec

Este E-book vem com intuito de explicar alguns aspectos que a engenharia de produção pode auxiliar nos problemas diários enfrentados pelas organizações, bem como apresentar metodologias para redução de custos, aumento da produtividade dentre outros. Para isso, o presente documento é divido em três sessões contendo exemplos de uma empresa genérica (simplesmente para ilustrar o tema proposto), a saber: Aprendendo a enxergar, envolvimento de todos e aprimoramento contínuo.

(6)

APRENDENDO A ENXERGAR

No que se refere a custo, toda empresa preza pelo menor possível, pois caso contrário esses custos serão repassados aos clientes em produtos mais caros, não os atraindo dessa forma. Então, o que se deve fazer para ter esse custo mínimo tão sonhado?

Em primeira instância, o empreendedor deve aprender a “enxergar” desperdícios que acontecem todos os dias na organização. A seguir é mostrado os sete desperdícios, conforme Figura 2 e uma breve explicação acerca dessas perdas.

Figura 2 – Os 7 desperdícios.

Fonte: Consustec

(7)

SUPERPRODUÇÃO

A superprodução significa produzir mais do que o necessário e também, mais rápido do que necessário. Imagine a seguinte situação em uma organização qualquer (Birinha Corporações), onde o cliente necessita de 300 peças por dia. A capacidade da empresa é de 500 peças por dia. Se forem produzidas as 500 peças por dia, 200 ficarão pra estoque a cada dia ocasionando perda de dinheiro. Então, deve-se produzir nem a mais, nem a menos, mas o que o cliente realmente demanda da empresa.

Algumas possíveis causas que podem resultar na superprodução são:

 Desequilíbrio na linha de produção;  Planejamento equivocado de produção;  Falta de conhecimento da demanda.

7

ESPERA

A espera se refere ao tempo ocioso de máquinas e operadores. Essa espera pode ocorrer quando uma operação é mais rápida que a outra, desta forma apresentando uma produção não balanceada. Consideremos a Birinha Corporações que fabrica três tipos de produtos; A, B e C, operando oito horas por dia. Para fabricar o produto B são necessárias duas horas de troca de matrizes e ajustes. Para mudar de B para C a mesma coisa. Note que a máquina fica duas horas sem produzir uma peça, ficando 25% do tempo útil, parada, caracterizando um desperdício.

Algumas possíveis causas que podem gerar espera são:  Tempo de mudança de matrizes muito grande;

 Falta de conhecimento do que se irá produzir, com antecedência;

(8)

TRANSPORTE EXCESSIVO

Esse desperdício corresponde à movimentação desnecessária de materiais e ferramentas. Novamente, um exemplo para esclarecer o que se passa. Tomemos a nossa empresa que trabalha oito horas por dia, podendo fabricar 500 produtos por dia, classificados em A, B e C. Essa empresa conta com vários setores: almoxarifado, produção, recursos humanos atendimento etc. Imagine que é preciso levar ferramentas e peças para diferentes locais da produção. Se o operador levar peças erradas, ocorrerá um atraso na produção, bem como na programação diária, ocasionando perda de produção.

Algumas possíveis causas que podem gerar transporte excessivo são:

 Fluxo de materiais inadequado;  Layout dos equipamentos ruins;  Local de trabalho desorganizado.

8

PROCESSOS MAL REALIZADOS

Processos mal realizados podem se traduzir em prejuízos enormes às empresas, então torná-los mais eficientes e sem desperdícios se torna de fundamental importância. Exemplos são etapas adicionais que não aumentam a qualidade do produto ou etapas que simplesmente adicionam excesso de qualidade de que os clientes não necessitam. Documentação desnecessária é também uma forma de desperdício de processamento.

Algumas possíveis causas da desorganização dos processos são:  Mudanças frequentes nas especificações do produto;  Instruções de trabalho mal feitas ou inexistentes.

(9)

ESTOQUE

O estoque é referente tanto de produto final quanto de matéria prima. Não convém ao empresário comprar muita matéria-prima se não for usar em um curto espaço de tempo. Desta forma é necessário planejar quanto e em quanto tempo irá gastar esse insumo. De volta à Birinha corporações, ela compra matéria prima para um mês a quantidade que daria para consumir em dois meses e produz além do necessário. Por que ela faz isso?

Algumas possíveis causas que podem aumentar os níveis de estoque são:

 Alto tempo entre o pedido e entrega do produto;  Alta taxa de retrabalho ;

 Falta de requisição de materiais e padrões de compras;  Falta de conhecimento da demanda do cliente.

9

GRANDE MOVIMENTAÇÃO DE

FUNCIONÁRIOS

O desperdício no movimento acontece quando ocorrem movimentos desnecessários do corpo ao executar uma tarefa. Mais uma vez exemplificando o desperdício, a Birinha corporações se encaixa. Nesse caso, seus operadores estão sempre procurando ferramentas e peças, andam muito entre os setores e não acham os documentos quando necessário, ocasionando desta forma a interrupção do fluxo de atividades que deveriam ser executadas.

Algumas possíveis causas que podem gerar movimentação desnecessária são:

 Layout ruim e ambiente de trabalho desorganizado;  Instruções de trabalho não padronizadas ou não compreendidas;

(10)

PRODUTOS DEFEITUOSOS

A má qualidade ou defeitos não só resultam na insatisfação do cliente e danos à imagem da empresa, como também em desperdícios devido aos custos e tempo envolvidos em repor um produto defeituoso. A Birinha Corporações também sofre com esse problema (assim como tantos outros). Ela entrega produtos fora das especificações, com acabamentos malfeitos.

Algumas possíveis causas que podem aumentar o número de produtos defeituosos são:

 Falta de controle nos processos;  Fornecedores de má qualidade;

 Falta de treinamento dos operadores.

(11)

ENVOLVIMENTO DE TODOS

Após a demonstração dos 7 desperdícios encontrados nas empresas, é necessário tratar outro fator importante que define o sucesso ou não da identificação e mudança dos desperdícios: o envolvimento de todos dentro da organização. Não adianta em nada se o empresário quer mudar e identifica aspectos de melhorias na sua empresa se os operadores, encarregados e fornecedores não estão de acordo ou fazem de tudo para não colaborarem. Uma cultura organizacional adequada e aberta às mudanças é importante fator para apoiar esses objetivos.

Nossa empresa exemplo identificou os sete aspectos de mudanças e quer implementar em sua empresa. Entretanto, não é uma pessoa quem realizará as mudanças, mas todos dentro da organização, mas como?

 Enxergando os desperdícios, caso ele seja oculto;  Assumindo a responsabilidade pelo desperdício;

 Mensurando o desperdício (criando indicadores pertinentes);

 Eliminando ou reduzir o desperdício.

O empresário deve fazer um esforço profundo para mobilizar toda a organização para esse novo patamar de mudanças, para que dessa forma possa perpetuar a cultura de mudança dentro da organização.

(12)

APRIMORAMENTO CONTÍNUO

Depois de identificar as perdas do negócio e envolver todos para a mudança comportamental, é importante uma nova análise para identificar outros processos que possam sofrer mudanças e gerar mais lucro à empresa.

Para que essa análise seja feita da maneira mais eficiente possível, é necessário criar um ambiente de estabilidade na empresa, ou seja, um ambiente que favoreça o desenvolvimento de processos melhores e mais produtivos. Uma ferramenta base para a estabilidade no ambiente de produção é o 5s.

(13)

O 5S

O 5s é uma metodologia japonesa que serve como base para a implantação de muitas outras ferramentas de melhoria contínua, qualidade e até mesmo manutenção de equipamentos. Ele se faz necessário para criar um ambiente organizado, que torne o trabalho mais eficiente e rápido. O 5s é desenvolvido em 5 etapas:

Figura 3 – O 5s.

Fonte: Consustec

Para que o 5s alcance bons resultados é essencial que toda a equipe esteja envolvida e alinhada. Para isso, o ideal é que exista um responsável para a implantação dessa ferramenta, que irá incentivar a equipe e acompanhar o desenvolvimento de todas as etapas da metodologia.

(14)

UTILIZAÇÃO

O senso de utilização quer dizer separar os objetos de acordo com a sua necessidade, ou seja, os objetos que são utilizados devem ser guardados e tudo que é desnecessário deve ser descartado.

O objetivo do senso de utilização é manter o ambiente de trabalho organizado e eficiente, uma vez que tudo que for desnecessário será eliminado, deixando mais espaço livre para a realização das atividades do posto. Como resultado, esse senso gera melhor aproveitamento de materiais e redução da utilização dos recursos.

14

ORDENAÇÃO

O senso de ordenação tem um lema: “um lugar para cada coisa, cada coisa para seu lugar”. Isso quer dizer que tudo deve ter seu lugar definido e respeitado no ambiente de trabalho.

O objetivo do senso de ordenação é manter o ambiente de trabalho organizado de forma a facilitar o trabalho dos operadores. Como? O que é utilizado com maior frequência deve ser mantido próximo do posto de trabalho e o que é utilizado poucas vezes deve ser mantido afastado e armazenado de maneira segura e organizada. O ideal é que tudo seja visivelmente identificado, de forma que o colaborador consiga identificar o que procura em menos de 15 segundos.

(15)

LIMPEZA

O senso de limpeza está relacionado ao ambiente de trabalho: Um ambiente limpo facilita a manutenção dos equipamentos, evita perda de matéria-prima e produtos acabados por má-qualidade, além de reduzir o índice de acidentes.

O objetivo do senso de limpeza é manter o ambiente de trabalho limpo, através da eliminação das fontes de sujeira. Isso facilitará o processo de limpeza do ambiente, além de facilitar a manutenção dos equipamentos e, consequentemente, aumentar o tempo de disponibilidade dos mesmos. Muitos acidentes de trabalho também podem ser evitados com o ambiente limpo, com maior luminosidade e organizado.

15

HIGIENE

O senso de higiene, que também pode ser chamado de senso da saúde, está diretamente relacionado ao bem-estar do colaborador.

O objetivo do senso de higiene é identificar as boas práticas no ambiente de trabalho e padroniza-las, a fim de melhorar a saúde do colaborador em todos os aspectos possíveis: Físicos, psicológicos e sociais.

DISCIPLINA

O senso de disciplina é desafio final do 5s, uma vez que, para o seu sucesso, a equipe deve estar motivada a manter os resultados obtidos nas outras 4 etapas da metodologia.

O objetivo do senso de disciplina é elaborar regras que deverão ser seguidas a fim de manter todos os resultados obtidos com a implantação do 5s. Para tornar esse acompanhamento eficiente, o ideal é elaborar uma auditoria do 5s para cada posto de trabalho ou setor da empresa, que deverá ser monitorada pelo responsável da implantação do programa em uma periodicidade pré-estabelecida (quinzenalmente ou mensalmente, dependendo das necessidades do ambiente de trabalho).

(16)

KAIZEN

O 5s é uma metodologia que permite a participação ativa de todos os colaboradores na transformação do ambiente de trabalho, mas, uma vez feita todas essas mudanças, o que os motivaria a continuar melhorando os processos da empresa e o ambiente de trabalho?

O Kaizen refere-se a práticas que incentivem a criação de um ambiente propício a melhoria contínua, ou seja, deve-se acreditar que é sempre possível fazer melhor. Para isso, a empresa deve fortalecer o vínculo com seus colaboradores, incentivando-os a desenvolver pequenos (ou grandes) projetos de melhoria que serão implementados no ambiente de trabalho. Com isso, o ambiente estará em constante transformação, o que favorecerá tanto a empresa quanto seus colaboradores. A empresa pode criar prêmios e concursos de inovação para incentivar a participação nesse processo, além de canais de comunicação efetivos e se comprometer a analisar todas as ideias propostas.

Figura 4 – Ciclo de melhoria contínua.

(17)

CONCLUSÃO

Toda e qualquer empresa pode ser melhorada, tanto do ponto de vista operacional quanto seus resultados financeiros. Para isso, pequenos esforços diários são necessários, a fim de otimizar a utilização dos seus recursos e reduzir ao máximo os desperdícios nos seus processos.

Grandes resultados podem ser obtidos a partir de pequenos projetos de melhoria e, neste cenário, é importante incentivar diariamente a importância da participação de todos os colaboradores no processo de melhoria contínua, uma vez que eles são os principais agentes transformadores no dia-a-dia das organizações.

(18)

A CONSUSTEC

A empresa Consustec oferece consultoria para a implementação do modelo de produção enxuta para qualquer tipo de indústria.

Se você deseja economizar, produzir mais com menos, não perca tempo, AGENDE UMA VISITA CLICANDO AQUI e seja mais um parceiro CONSUSTEC.

18

Consustec – Consultoria em Desenvolvimento Sustentável

Rua São Paulo, n°377 – i.Tec Sala INC 01 – Itabira, MG

e-mail: contato@consustecengenharia.com.br –

Referências

Documentos relacionados

Como vimos pelos exemplos apresentados: a) na reescrituração enumerativa, o enumerado determina os enumeradores, constituindo assim uma relação de hiperonímia; b)

[r]

Visando mitigar riscos e oferecer a pronta- resposta adequada em caso de incidentes ou acidentes na Reserva do Paiva, foram implantadas pela AGRP, com a coordenação da Consultoria

17 CORTE IDH. Caso Castañeda Gutman vs.. restrição ao lançamento de uma candidatura a cargo político pode demandar o enfrentamento de temas de ordem histórica, social e política

A nutrição enteral (NE), segundo o Ministério da Saúde do Brasil, designa todo e qualquer “alimento para fins especiais, com ingestão controlada de nutrientes, na forma isolada

a) Seleciona um par de cromossomos genitores dentro da população atual, com a probabilidade de seleção sendo diretamente proporcional à sua adaptação. O mesmo

O candidato poderá obter informações e orientações sobre o Simulado Virtual, tais como Editais, processo de inscrição, horário de prova, gabaritos, ranking e resultados

Uma ação específica, uma interesse específico portanto, tem sempre um quê de inconsciência, e a ação que se furta à determinação consciente das categorias acaba por se