• Nenhum resultado encontrado

ACTA N.º 18 AUSENTES LUÍS FILIPE CAMPOS BRAGA JOÃO LUÍS TELHA DA SILVA. A reunião foi secretariada pelo Chefe da DAF, Helder José Páscoa Fernandes.

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "ACTA N.º 18 AUSENTES LUÍS FILIPE CAMPOS BRAGA JOÃO LUÍS TELHA DA SILVA. A reunião foi secretariada pelo Chefe da DAF, Helder José Páscoa Fernandes."

Copied!
12
0
0

Texto

(1)

ACTA N.º 18

Aos dezasseis dias do mês de Agosto do ano dois mil e sete na Sala de Sessões, Edifício dos Paços do Concelho desta cidade de Vendas Novas reuniu a Câmara Municipal tendo estado: PRESIDENTE... JOSÉ MARIA RODRIGUES FIGUEIRA

VICE-PRESIDENTE ... ANTÓNIO MANUEL SERRALHA MENDES CARLOS ALBERTO GUEDES REBELO

MARIA DO CARMO SERRUDO MARECO MARQUES JOSÉ AFONSO DO CARMO M. ALVITO

AUSENTES ……… LUÍS FILIPE CAMPOS BRAGA JOÃO LUÍS TELHA DA SILVA

A reunião foi secretariada pelo Chefe da DAF, Helder José Páscoa Fernandes. ABERTURA OFICIAL DA REUNIÃO Pelo Senhor Presidente foi declarada aberta a reunião eram 15H00.

JUSTIFICAÇÃO DE FALTA

A Câmara Municipal deliberou, por unanimidade, justificar a falta dos Vereadores Luís Braga e João Silva, ausentes por motivo de gozo de férias.

1. Ponto – PERÍODO ANTES DA ORDEM DO DIA INFORMAÇÕES

Tomou a palavra o Sr. Presidente informando que, no dia 4 de Agosto participou nas Festas do Aniversário do Rancho Folclórico da Landeira e também nas Festas Anuais das Piçarras nas quais se comemorou o 37.º Aniversário do Desportivo Clube das Piçarras e no dia 8 participou na assinatura do Protocolo do FAME com uma empresa sedeada no Parque Industrial.

(2)

Interveio a Vereadora Maria do Carmo informando que no dia 5 de Agosto participou nas Festas do Desportivo Clube das Piçarras.

O Sr. Presidente colocou à consideração da Câmara Municipal a introdução de um novo ponto na ordem de trabalhos:

 6ª. Alteração ao Orçamento, PPI e PAM A proposta foi aprovada, por unanimidade.

2. PONTO – PERÍODO DA ORDEM DO DIA

2.1 - 6.ª Alteração ao Orçamento, PPI e PAM Doc. 1 Presente a 6ª. Alteração ao Orçamento, PPI e PAM, conforme documentos em anexo.

A Câmara Municipal deliberou, por maioria, com a abstenção do Vereador Carlos Rebelo aprovar a 6.ª Alteração ao Orçamento, PPI e PAM.

2.2 – Expediente 2.2.1 – Actas

 Foi lida e aprovada, por maioria, com a abstenção do Vereador Carlos Rebelo em virtude de não ter participado na referida reunião, a acta n.º 13, respeitante à reunião realizada em 06/06/2007.

 Foi lida e aprovada, por unanimidade, a acta n.º 14, respeitante à reunião realizada em 20/06/2007.

 Foi lida e aprovada, por maioria, com a abstenção do Sr. Presidente e do Vereador Carlos Rebelo, em virtude de não terem estado presentes na referida reunião, a acta n.º 15, respeitante à reunião realizada em 04/07/2007.

(3)

2.2.2 – Programa Municipal de Apoio à Reabilitação de Habitações Degradadas de Agregados Familiares Carenciados do Concelho de Vendas Novas Doc. 2 Presente informação do Gabinete Jurídico da Câmara Municipal relativamente à candidatura apresentada pela Sr.ª Otília Guilhermina da Silva, no âmbito do Programa Municipal de Apoio à Reabilitação de Habitações Degradadas de Agregados Familiares Carenciados do Concelho de Vendas Novas.

A Câmara Municipal deliberou, por unanimidade, deferir a solicitação da requerente, de efectuar apenas a obra de reabilitação do telhado.

2.2.3 – Grupo Desportivo e Recreativo do Pessoal da Câmara Municipal de Vendas Novas P.º G-8 O Presidente do Grupo Desportivo e Recreativo do Pessoal da Câmara Municipal de Vendas Novas, solicita a atribuição do seu subsídio anual para 2007. Junto enviam cópia do Plano de Actividades para 2007, do Relatório de Actividades de 2006 e certidão da Segurança Social. A Câmara Municipal deliberou, por unanimidade, atribuir um apoio no valor de 21.630,00€ a pagar em duas tranches de 50 %, uma no corrente mês e outra no mês de Novembro. 2.2.4 – Vendedor Ambulante

Maria João Neto Andrade Rocha, residente na Rua do Bocage, 8 em Vendas Novas, vem requer a renovação do seu cartão de vendedor ambulante de produtos alimentares, bebidas e produtos hortícolas a fim de continuar a exercer a sua actividade no Concelho de Vendas Novas. Presente parecer emitido pelo Sr. Veterinário Municipal.

Deferido, por unanimidade.

2.2.5 – Horário de Estabelecimento

Presentes os requerimentos dos titulares infra identificados dando conhecimento do horário de funcionamento dos respectivos estabelecimentos situados na cidade de Vendas Novas, solicitando a respectiva emissão:

• Pausa Longa – Restauração, Lda, Estabelecimento de Restauração e Bebidas, sito na Estrada Nacional 4, em Vendas Novas.

(4)

• António José Varela Mariano, Estabelecimento de Casa de Chaves e reparação de Calçado, sito na Av.ª Marechal Craveiro Lopes, 75, em Vendas Novas.

A Câmara Municipal tomou conhecimento e aprovou, por unanimidade, a emissão dos respectivos horários.

2.2.6 – Adjudicação por Carta Fechada e por Hasta Pública dos Divertimentos para a Feira de Setembro do Ano em Curso

Não tendo sido apresentadas propostas na reunião realizada no dia 1 do corrente mês, presente novamente o processo para Adjudicação por Carta Fechada e por Hasta Pública dos Divertimentos para a Feira de Setembro do Ano em Curso.

Não houve candidatos.

2.2.7 – Mercado Municipal em Vendas Novas Doc. 3 Presente informação dos Serviços Técnicos relativamente à revisão de preços da obra do Mercado Municipal em Vendas Novas.

A Câmara Municipal deliberou, por unanimidade, de acordo com a informação do Chefe da DT, aprovar a revisão de preços apresentada, no valor de 50.458,66 €.

2.2.8 – Festas do Concelho

Presente o programa provisório das Festas do 45.º Aniversário da Elevação de Vendas Novas a Concelho.

A Câmara Municipal tomou conhecimento.

2.2.9 – Agrupamento Vertical de Vendas Novas P.º E-5 O Presidente do Conselho Executivo, dá conhecimento da constituição do novo Conselho Executivo daquele Agrupamento, que tomou posse no passado dia 11 de Julho.

A Câmara Municipal tomou conhecimento e deseja votos de felicitações e bom trabalho ao novo Conselho Executivo.

(5)

2.2.10 – Corpo Nacional de Escutas – Agrupamento 60 - Queluz P.º P-10

O Chefe do Agrupamento 60 de Queluz, agradece todo o apoio disponibilizado durante o acampamento que realizaram na herdade da Moinhola, durante o período de 29 de Julho a 12 de Agosto de 2007.

A Câmara Municipal tomou conhecimento.

2.2.11 – Partido Comunista Português – Grupo Parlamentar P.º P-10/1

• O Presidente do Grupo Parlamentar do PCP agradece o envio de cópia de ofícios remetidos pela Sociedade do Parque Industrial de Vendas Novas, a este Municipio, referente às consequências do encerramento do SAP, que mereceram a melhor atenção.

A Câmara Municipal tomou conhecimento e agradece.

• O Deputado João Oliveira envia a intervenção apresentada ao Sr. Ministro da Saúde, relativamente à situação criada com o encerramento do SAP e as suas consequências. Reiteram ainda, a disponibilidade daquele Grupo Parlamentar para prosseguir a intervenção na Assembleia da Republica com vista à denúncia e combate à política de encerramento de serviços de saúde desenvolvida pelo Governo, exigindo o investimento necessário ao correcto funcionamento desses serviços e às necessidades da população.

A Câmara Municipal tomou conhecimento e agradece.

2.2.12 – Presidência do Conselho de Ministros P.º D-1

• O Sr. Pedro Lourtie, pel’Chefe de Gabinete do Primeiro-Ministro, acusa a recepção da carta datada de 19 de Julho e informa que foi prestada a devida atenção à cópia dos ofícios da Sociedade do Parque Industrial de Vendas Novas sobre as “Consequências do encerramento do SAP de Vendas Novas”.

(6)

• O Chefe de Gabinete do Primeiro-Ministro, acusa a recepção do fax, enviado pelo Sr. Vice-Presidente desta Câmara Municipal, juntamente com cópia do ofício enviado ao Sr. Ministro da Saúde referente ao “Incumprimento da decisão do Tribunal Administrativo e Fiscal de Beja sobre o funcionamento do SAP/Urgências de Vendas Novas” e informa que lhe foi prestada a devida atenção.

A Câmara Municipal tomou conhecimento e agradece.

2.2.13 – PSD – Partido Social Democrata – Grupo Parlamentar P.º P-10/1 O Chefe de Gabinete do Grupo Parlamentar do PSD, Francisco José Martins, acusa a recepção do ofício ref.ª 2859, referente às “Consequências do encerramento do SAP de Vendas Novas” e informa que o mesmo será presente aos Senhores Deputados Coordenadores do PSD da Área da Saúde e do círculo do Alentejo.

A Câmara Municipal tomou conhecimento e agradece.

2.2.14 – Assembleia da Republica – Comissão de Saúde P.º D-1 A Presidente da Comissão de Saúde, Maria de Belém Roseira, acusa a recepção e agradece o envio de cópia da decisão do Tribunal Administrativo e Fiscal de Beja sobre o “Funcionamento do SAP/Urgências de Vendas Novas” e informa que foi dado conhecimento do teor do mesmo aos Senhores Deputados dos diferentes Grupos Parlamentares com assento naquela Comissão.

A Câmara Municipal tomou conhecimento e agradece.

2.2.15 – Casa Civil do Presidente da Republica P.º D-1 O Assessor para os Assuntos Sociais da Casa Civil do Presidente da Republica acusa a recepção da exposição acerca das consequências do encerramento do SAP em Vendas Novas.

A Câmara Municipal tomou conhecimento e agradece.

2.2.16 – Instituto de Gestão e Alienação do Património Habitacional do Estado P.º P-10 O Presidente do Conselho Directivo do IGAPHE informa que, com a entrada em funcionamento do IHRU – Instituto da Habitação e da Reabilitação Urbana I.P., o IGAPHE será extinto e todo o

(7)

seu património edificado será integrado no novo instituto. Face a essas alterações informa que, no dia 31 de Maio, cessou as suas funções como Presidente do Conselho Directivo do INH e no dia 27 de Agosto irá cessar também as suas funções como Presidente do Conselho Directivo do IGAPHE pelo que, agradece toda a colaboração que lhe foi prestada durante o tempo que exerceu as referidas funções.

A Câmara Municipal tomou conhecimento e deseja votos de felicitações profissionais e pessoais.

2.2.17 – Associação Técnico Profissional D. Carlos I P.º E-8 O Eng.º Rui Pedro Confraria Rodrigues Soares informa que, por despacho do Sr. Primeiro-Ministro, foi atribuído o Estatuto de Utilidade Pública à Associação Técnico Profissional D. Carlos I.

A Câmara Municipal tomou conhecimento, devendo ser informados os serviços da Autarquia.

2.2.18 – Resumo Diário da Tesouraria

Presente o Resumo, respeitante ao dia 14 do corrente cujo saldo é de 396.787,79 € correspondendo 263.978,38 € a Dotações Orçamentais e 132.809,41 € a Dotações não Orçamentais.

A Câmara Municipal tomou conhecimento.

Obras – Licenciamento

Com base nos pareceres emitidos pelas entidades intervenientes, bem como pelos técnicos municipais, foram presentes os processos a seguir referenciados e que mereceram as seguintes deliberações:

• Proc. nº 65/06, de Maria José Ribeiro Adriano, a solicitar a apreciação do projecto de arquitectura, referente ás alterações que pretende introduzir na construção de uma moradia unifamiliar com cave e muros que pretende levar a efeito na Rua Carlos Pacheco em Vendas

(8)

Novas, depois de ter sido aprovada anteriormente em 4/4/2007, mas sem que tenha feito o seu licenciamento.

Aprovado, por unanimidade, de acordo com o parecer do Chefe da DAUA.

• Proc. nº 23/07, de Maria Feliciana Correia de Oliveira, a solicitar a apreciação do projecto referente à construção de parte de uma cobertura da sua moradia sita na Rua Capitão Janeiro Santana nº 32 em Vendas Novas.

Deferido, por unanimidade, de acordo com o parecer do Chefe da DAUA.

• Proc. nº 38/06, de Jorge Salvador Gabriel Mateus, a solicitar a apreciação do projecto de alterações que pretende introduzir numa moradia que possui na Rua 25 de Abril nº 23 na Landeira, bem como na cobertura da mesma..

Aprovado, por unanimidade, de acordo com os pareceres do Engenheiro Nuno Lopes e do Arquitecto Ferra Inácio, Chefe da DAUA.

• Proc. nº 27/07, de Eduardo Leonor e Filhos Ldª., a solicitar a apreciação do projecto de arquitectura, referente à construção de um edifício de 3 pisos com cave, destinado a habitação e comércio que pretende levar a efeito no Largo Serpa Pinto em Vendas Novas.

Aprovado, por unanimidade, de acordo com o parecer do Chefe da DAUA, aceitando-se o pagamento de 2 lugares públicos.

• Proc. nº 91/81, Manuel José Gonçalves da Silva, a solicitar a apreciação do projecto de alterações que pretende levar a efeito na fachada de um edifício de 2 pisos que possui na Rua de S. Luís nº 18 em Vendas Novas.

Deferido, por unanimidade, de acordo com o parecer do Chefe da DAUA.

• Proc. nº 33/07, Adélia Esteves Costal, a solicitar a apreciação do projecto de legalização de uma habitação e um comércio de venda de pão, que possui na Rua Teófilo Braga nº 54 em Vendas Novas.

Deferido, por unanimidade, de acordo com o parecer do Chefe da DAUA, devendo ser levantado o respectivo auto.

(9)

• Proc. nº 28/07, Camilo José Cardoso e outros, a solicitar a apreciação do projecto de legalização de uma garagem e de uma oficina de reparação de armas de caça que possui na Avª 25 de Abril nº 220 em Vendas Novas.

Deferido, por unanimidade, de acordo com o parecer do Chefe da DAUA, devendo ser levantado o respectivo auto.

Construção de uma Creche

• Proc. nº 118/06, de Santa Casa da Misericórdia de Vendas Novas, a solicitar a apreciação do projecto de arquitectura referente à construção de uma creche que pretende levar a efeito, num terreno que possui na Avª 25 de Abril em Vendas Novas.

Aprovado, por unanimidade, o projecto de arquitectura, de acordo com o parecer do Chefe da DAUA e do Eng.º Nuno Lopes.

Operação de Loteamento/Alteração

• Proc. nº 8/87, de Joaquim José Pinto e outros, presente novo parecer emitido pelos serviços técnicos desta Câmara, depois de ter sido feita uma nova análise aos projectos e pareceres já emitidos anteriormente, relativos ao processo de alteração do alvará de loteamento que pretendem levar a efeito na Rua 1º de Junho em Vendas Novas.

A Câmara Municipal deliberou, por unanimidade, aprovar o parecer devendo-se solicitar a informação ao Engº Vilela.

3. PONTO – Período de Intervenção Aberto ao Público Não houve intervenções do público.

APROVAÇÃO DA ACTA EM MINUTA

Para que as deliberações possam ter efeitos imediatos, foi elaborada uma minuta, que depois de lida e colocada à votação, de acordo com o disposto no n.º 3 do artigo 92.º da Lei n.º 169/99, de 18 de Setembro, foi aprovada, por unanimidade.

(10)

FORMA DE VOTAÇÃO

Todas as deliberações tomadas na presente reunião foram objecto de votação nominal. CONCLUSÃO DA ACTA

E, não havendo mais assuntos a tratar, foi pelo Senhor Presidente da Câmara Municipal encerrada a reunião eram 15H50 sendo a presente acta assinada pelo Sr. Presidente, José Maria Rodrigues Figueira e por mim, Helder Páscoa Fernandes, na qualidade de Chefe da DAF, que a redigi e lavrei.

O Presidente da Câmara Municipal ________________________________

O Chefe da DAF

_____________________________________________ Vendas Novas, 16 de Agosto de 2007

(11)

Aprovada, por maioria, na reunião realizada em 19/09/2007.

Com as abstenções dos Vereadores Luís Braga e João Silva, em virtude de não terem participado na referida reunião.

O Presidente

______________________________ Os Vereadores

António Manuel Serralha Mendes ______________________________

Carlos Alberto Guedes Rebelo ______________________________

Luís Filipe Campos Braga ______________________________

João Luís Telha da Silva ______________________________

Maria do Carmo S. Mareco Marques ______________________________

(12)

DOCUMENTOS ANEXADOS

AO FINAL DESTA ACTA

AO ABRIGO DO DECRETO-LEI 334/82

Referências

Documentos relacionados

Contrariando o recomendado pela ECFP, o Partido não enviou ao Tribunal Constitucional os extractos bancários de todas as contas bancárias associadas às contas de

É que a par dos contornos nitidamente fático-probatórios que envolvem a questão relativa ao valor das indenizações por dano moral (R$ 60.000,00) e por dano estético (R$ 60.000,00),

No que pertine a existência de dano moral não há reparo a ser feito na sentença porquanto o preposto admitiu (depoimento transcrito na sentença) que por determinação da

Este documento pode ser acessado no endereço eletrônico http://www.tst.jus.br/validador sob código 10009A0B2660BE9EDF... Firmado por assinatura digital em 12/02/2014 pelo

No caso dos autos, tem-se que o Tribunal Regional, ao fixar o valor atribuído à indenização devida por danos morais em R$ 10.000,00 (dez mil reais), levou em consideração a

A regra da reparação integral do dano consagrada no caput do artigo 944 do CC/2002 é excepcionada em seu parágrafo único, segundo o qual, havendo desproporção entre a gravidade

Com o objetivo de adquirir conhecimento sobre o tema estudado, na fundamentação teórica sobre gestão de custos foram abordados tópicos como, conceitos básicos de

A importância do tema abordado se dá por se tratar de um assunto fundamental no desenvolvimento das atividades empresariais. Atualmente a concorrência existente