• Nenhum resultado encontrado

3ª Série / Vestibular

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "3ª Série / Vestibular"

Copied!
5
0
0

Texto

(1)

3ª Série / Vestibular

GEOGRAFIA

21. “A taxa de natalidade vem sofrendo queda generalizada nas cinco macrorregiões brasileiras, desde a década de 1970. Entretanto, entre as adolescentes, esse quadro se inverteu: entre 1991 e 2000, o número de partos realizados nos hospitais públicos em meninas, na faixa dos 10 aos 14 anos, aumentou aproximadamente 30%. Na faixa etária de 15 a 19 anos, o acréscimo foi de mais de 25%.”

(Adaptado de MAGNOLI, D. e ARAÚJO, R. Geografia. A construção do mundo. São Paulo: Ed.Moderna, 2005).

A gravidez precoce desponta como um dos temas de destaque nos estudos demográficos do Brasil atual, porque:

(A) a proporção elevada de mortes das adolescentes no momento do parto redistribui a base da pirâmide etária, aproximando os índices brasileiros aos de diversos países com baixo índice de desenvolvimento humano (IDH); (B) esse tipo de gravidez apresenta taxas elevadas nas áreas mais carentes,

reduzindo a possibilidade de políticas distributivas nesses espaços; (C) grande parte das mães adolescentes abandona os estudos regulares,

encontrando dificuldades de inserção igualitária no mercado de trabalho formal; (D) aumenta expressivamente as taxas de mortalidade no país, reduzindo a

expectativa de vida da população adulta;

(E) diminui o índice de crescimento vegetativo no país, afetando a formação da População Economicamente Ativa (PEA) que é produtora de riquezas. 22. Sobre os conceitos inerentes ao mercado de trabalho no Brasil, associe corretamente as colunas e faça o que se pede:

COLUNA 1 1. Inativos 2. Desempregados

3. População Economicamente Ativa (PEA) 4. População em Idade Ativa (PIA) COLUNA 2

( ) Compreende as pessoas em idade de trabalho. Ainda que algumas metodologias delimitem a PIA como população entre 15 e 65 anos, aqui estão incluídas todas as pessoas com mais de 10 anos. ( ) Pessoas em idade ativa que não estão ocupadas nem desempregadas.

Representa a diferença entre a PEA e a PIA, sendo composta de estudantes, aposentados e donas-de-casa, desde que não trabalhem em atividades geradoras de renda.

( ) Pessoas que procuraram emprego na semana ou no mês anterior à pesquisa amostral, mas que não o conseguiram. Representa a diferença entre a PEA e o total de ocupados.

( ) Pessoas que dispõem de uma ocupação, seja como trabalhadores formais (com carteira assinada), funcionários públicos e autônomos, seja como trabalhadores sem carteira assinada, empregadores, além dos trabalhadores não remunerados vinculados às atividades econômicas de natureza familiar. Equivale ao total de vagas oferecidas por empresas, instituições públicas e pelo chamado terceiro setor.

( ) Compreende os trabalhadores ocupados e os desempregados. Tal universo de trabalhadores representa a oferta de trabalho, ou seja, todos aqueles que estão inseridos no mercado de trabalho

(Fonte: "Diversos – Geografia/Ensino Médio e Almanaque )

A alternativa que indica a seqüência CORRETA é: (A) 2, 3, 1, 5, 4;

(B) 4, 1, 2, 5, 3; (C) 4, 5, 3, 1, 2; (D) 5, 1, 4, 2, 3; (E) 3, 4, 2, 1, 5.

23. Sobre a população mundial, analise as seguintes afirmativas: I - Nas últimas décadas, a estrutura etária do Brasil vem se tornando

gradativamente semelhante à dos países desenvolvidos.

II - Nigéria, Brasil e Alemanha são, respectivamente, exemplos de países com população "jovem", "intermediária" e "velha".

III - A estrutura etária da população mundial sofreu muitas alterações nos últimos 50 anos, apresentando grandes diferenciações por país em função dos fluxos migratórios, das particularidades de crescimento natural e do efeito das guerras.

IV - A China é o único país do mundo com grandes dimensões territoriais e populacionais que conseguiu implementar um programa que sustou o crescimento populacional do país.

Assinale a alternativa correta:

(A) Apenas a afirmativa I é verdadeira.

(B) Apenas as afirmativas I, II e III são verdadeiras. (C) Apenas as afirmativas II e IV são verdadeiras. (D) Nenhuma das afirmativas é verdadeira. (E) Todas as afirmativas são verdadeiras. 24.

As tiras ironizam uma célebre fábula e a conduta dos governantes. Tendo como referência o estado atual dos países periféricos, pode-se afirmar que nessas histórias está contida a seguinte idéia:

(2)

(A) Crítica à precária situação dos trabalhadores ativos e aposentados. (B) Necessidade de atualização crítica de clássicos da literatura.

(C) Menosprezo governamental com relação a questões ecologicamente corretas.

(D) Exigência da inserção adequada da mulher no mercado de trabalho. (E) Aprofundamento do problema social do desemprego e do subemprego. 25. Entre os dados populacionais importantes para possíveis planejamentos socioeconômicos, destaca-se a composição etária da população.

Considere o gráfico a seguir, analisando os dois tipos de estrutura etária apresentados e correlacionando a estrutura etária com o nível de desenvolvimento econômico dos países hipotéticos (1, 2, 3, 4, 5, 6).

1 Tip o X Tip o Y 1 2 2 3 3 Maiores de 60 anos 20 a 60 anos Menores de 20 anos Países hipotéticos Estrutura etária

Com base no gráfico, são feitas as seguintes afirmações:

I- Os países com estrutura etária do tipo X têm grande concentração de população na faixa etária acima de 20 anos, grande crescimento vegetativo e uma alta expectativa de vida.

II- Nos países de estrutura etária do tipo Y, nota-se uma elevada população com menos de 20 anos, alta taxas de natalidade e uma baixa expectativa de vida.

III- A estrutura etária do tipo X é típica dos países centrais; já a estrutura etária do tipo Y é típica dos países periféricos.

Quais estão corretas? (A) Apenas I. (B) Apenas III. (C) Apenas I e III. (D) Apenas II e III. (E) I, II e III.

26. A tabela abaixo apresenta dados gerais e alguns indicadores socioeconômicos de cinco países do mundo:

País Área (km 2 ) População (milhões de hab.) 1997 Mortalidade Infantil (%) 1995 Renda per capita (US$) 1995 1 9.970.610 29,9 6 19.380 2 2.586 0,417 6 41.210 3 799.380 18,3 113 80 4 1.098.581 7,8 69 800 5 91.985 9,8 7 9.740

Os países que correspondem aos números 1, 2, 3, 4 e 5 são, respectivamente:

(A) Estados Unidos, Luxemburgo, Haiti, Argentina e Islândia; (B) Rússia, Islândia, Argentina, Portugal e Luxemburgo; (C) Austrália, Islândia, Haiti, Argentina e Grécia;

(D) Canadá, Luxemburgo, Moçambique, Bolívia e Portugal; (E) China, Mônaco, Moçambique, Bolívia e Grécia.

27. De acordo com reportagem sobre resultados recentes de estudos populacionais:

“... a população mundial deverá ser de 9,3 bilhões de pessoas em 2050. Ou seja, será 50% maior que os 6,1 bilhões de meados do ano 2000. (...) Essas são as principais conclusões do relatório Perspectivas da População Mundial – Revisão 2000, preparado pela Organização das Nações Unidas (ONU). (...) Apenas seis países respondem por quase metade desse aumento: Índia (21%), China (12%), Paquistão (5%), Nigéria (4%), Bangladesh (4%) e Indonésia (3%).

Esses elevados índices de expansão contrastam com os dos países mais desenvolvidos. Em 2000, por exemplo, a população da União Européia teve um aumento de 343 mil pessoas, enquanto a Índia alcançou esse mesmo crescimento na primeira semana de 2001. (...)

Os Estados Unidos serão uma exceção no grupo dos países desenvolvidos. O país se tornará o único desenvolvido entre os 20 mais populosos do mundo.”

(“O Estado de S. Paulo”, 3 de março de 2001.)

Considerando as causas determinantes de crescimento populacional, pode- se afirmar que:

(A) na Europa, altas taxas de crescimento vegetativo explicam o seu crescimento populacional em 2000;

(B) nos países citados, baixas taxas de mortalidade infantil e aumento da expectativa de vida são os responsáveis pela tendência de crescimento populacional;

(C) nos Estados Unidos, a atração migratória representa um impor tante fator que poderá mantê-lo entre os países mais populosos do mundo; (D) nos países citados, altos índices de desenvolvimento humano explicam

suas altas taxas de natalidade;

(E) nos países asiáticos e africanos, as condições de vida favorecem a reprodução humana. 28. Ranking 1 - 20 0,993 0,951 0,759 0,492 0,175 0,048 21 - 60 61 - 100 101 - 140 141 - 160 IDH BRASIL U. A RG. CHILE P . M É XI C O G .H .N . P . C OL. G . S . H .R. D . C . ESTADOS UNIDOS C A NA DÁ T.T J. S . C .R . 10 milhões de habitantes Superfícies proporcionais à população

IDH: Índice de desenvolvimento humano

E.

V.

(3)

Essa é uma representação gráfica do IDH (Índice de Desenvolvimento Humano) do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD) para o continente americano. Trata-se de um indicador calculado a par tir da expectativa de vida, do nível de instrução e do PIB. A representação é uma anamorfose em que a extensão do país é relativa ao tamanho da população. Assinale a afirmação correta:

(A) Nota-se que, apesar de a extensão dos países estar dimensionada em função do tamanho de sua população, há, praticamente, coincidência com a extensão territorial verdadeira.

(B) Os países em que o IDH é mais elevado devem essa condição às suas extensões territoriais avantajadas e ao fato de possuírem grande população.

(C) Dá para notar que a área destinada ao México está maior que a realidade, o que não acontece com a do Brasil; isso indica que o México possui uma densidade demográfica mais elevada.

(D) As áreas dos países da América Central e do Caribe estão subdimensionadas em termos territoriais, pois são localidades de baixa densidade demográfica.

(E) Os países andinos (com exceção do Chile), os países da América Central e do Caribe formam o conjunto em que estão os países de pior IDH, em função da alta densidade demográfica.

29. Leia atentamente o texto a seguir:

"A população, sem limitações, aumenta em proporção geométrica. Os meios de subsistência aumentam em proporção aritmética. Um pequeno conhecimento dos números mostrará a imensidade do primeiro poder em comparação com o segundo. Pela lei de nossa natureza, que torna o alimento necessário à vida do homem, os efeitos dessas forças desiguais devem ser mantidos em pé de igualdade."

O texto acima se refere a uma concepção: (A) neoliberal;

(B) neomarxista; (C) possibilista; (D) marxista-leninista. (E) malthusiana.

30. “Segundo o jornal O Estado de São Paulo, do dia 10/10/99, no dia 12 de outubro de 1999, a população do mundo chegaria a 6 bilhões de habitantes.

Entretanto, profetizava, o 6.000.000.000

o bebê nasceria em um país pobre. Nos últimos 10 anos nasceram cerca de 1 bilhão de pessoas em nosso planeta. Previsões catastrofistas chegaram a estimar uma população de 15 bilhões de pessoas em 2050. Todavia, as tendências atuais permitem inferir que seremos 8,9 bilhões de humanos naquela data. Mesmo assim, a situação é precária em muitos países e o crescimento demográfico é bastante desigual entre eles.”

(FONTE: "O Estado de São Paulo", 10/10/99 – Adaptado.)

Com os conhecimentos já adquiridos e tendo em vista o texto acima, é INCORRETO afirmar:

(A) A queda nas taxas de natalidade e o aumento da idade média da população, nos países de economia mais avançada, têm acarretado sérios problemas socioeconômicos e políticos.

(B) A forte natalidade nos países subdesenvolvidos é perniciosa porque o excesso de jovens sem futuro pode desencadear migrações para as nações ricas, provocando conflitos raciais.

(C) As políticas que cada país fomenta, sejam referentes ao aumento populacional, sejam com relação à diminuição da população, são totalmente suficientes para resolver qualquer questão demográfica. (D) Um dos mais sérios problemas econômicos que a questão demográfica

acarreta nas nações ricas é a falta, em alguns setores, de mão-de-obra para substituir os trabalhadores que se aposentam.

(E) A dinâmica populacional dos países pobres difere daquela existente na Europa Ocidental, nos Estados Unidos e no Japão.

31. A distribuição da População Economicamente Ativa (PEA) no Brasil variou muito ao longo do século XX. O gráfico representa a distribuição por setores de atividades (em %) da PEA brasileira em diferentes décadas:

Pe rc en tu al da P EA 80 70 60 50 40 30 20 10 0 1940 1960 1980 2000 Ano Agropecuária Legenda: Indústria Comércio e Serviços (IBGE)

As transformações socioeconômicas ocorridas ao longo do século XX, no Brasil, mudaram a distribuição dos postos de trabalho do setor: (A) agropecuário para o industrial, em vir tude da queda acentuada na

produção agrícola;

(B) industrial para o agropecuário, como conseqüência do aumento do subemprego nos centros urbanos;

(C) comercial e de serviços para o industrial, como conseqüência do desemprego estrutural;

(D) agropecuário para o industrial e para o de comércio e serviços, por conta da urbanização e do avanço tecnológico;

(E) comercial e de serviços para o agropecuário, em virtude do crescimento da produção destinada à exportação.

32. Refere-se à densidade demográfica das regiões A e B:

Região A

Escala: 1: 20.000 Escala: 1: 50.000

Região B

I. As regiões A e B têm a mesma dimensão real de território. II. A região A tem maior concentração de habitantes. III. A região B tem menor número de habitantes por área. Assinale:

(A) se todas as afirmativas estiverem corretas; (B) se apenas as afirmativas I e II estiverem corretas; (C) se apenas as afirmativas I e III estiverem corretas; (D) se apenas as afirmativas II e III estiverem corretas; (E) se nenhuma afirmativa estiver correta.

33. Os dados da tabela mostram uma tendência de diminuição, no Brasil, do número de filhos por mulher:

(4)

Evolução das Taxas de Fecundidade Época Número de filhos por mulher

Século XIX 7

1960 6,2

1980 4,01

1991 2,9

1996 2,32

Dentre as alternativas, a que melhor explica essa tendência é.

(A) eficiência da política demográfica oficial por meio de campanhas publicitárias;

(B) introdução de legislações específicas que desestimulam casamentos precoces;

(C) mudança na legislação que normatiza as relações de trabalho, suspendendo incentivos para trabalhadoras com mais de dois filhos; (D) aumento significativo de esterilidade decorrente de fatores ambientais; (E) maior esclarecimento da população e maior participação feminina no

mercado de trabalho.

34. O leste e o sudeste asiáticos, o noroeste da Europa e o nordeste dos Estados Unidos são regiões que:

(A) apresentam o mesmo tipo climático (temperado continental); (B) têm a maior parte da População Economicamente Ativa empregada no

setor primário;

(C) possuem uma elevada população absoluta;

(D) apresentam, dominantemente, uma agricultura de plantation; (E) detêm o maior índice de crescimento vegetativo do mundo.

35. Analise as seguintes afirmativas sobre os aspectos populacionais do Canadá:

I - O Canadá é um país muito povoado, ou seja, apresenta uma grande população relativa.

II - As áreas mais densamente povoadas do Canadá são as regiões dos Grandes Lagos e do Vale do Rio São Lourenço.

III - Nos dias atuais, o crescimento da população é lento, como resultado das baixas taxas de natalidade.

Marque:

(A) se apenas I é correta; (B) se apenas II é correta; (C) se apenas I e II são corretas; (D) se apenas I e III são corretas; (E) se apenas II e III são corretas; 36. Analise as afirmações:

I - É a região mais urbanizada e industrializada do País.

II - Desde o século XIX fornece migrantes para as demais regiões do Brasil. III - A intensa ocupação nas últimas décadas foi responsável pela devastação

das matas.

Assinale a correlação correta entre as áreas A , B e C assinaladas no mapa e as afirmações acima:

A

B C

(A) A – III, B – II e C – I; (D) A – I, B – II e C – III; (B) A – III, B – I e C – II; (E) A – II, B – I e C – III. (C) A – I, B – III e C – lI;

37. Analise o mapa a seguir e assinale a alternativa incorreta:

(A) A distribuição da população ocorre de forma desigual no Brasil. Cerca de 87% dos habitantes se concentram nas regiões Nordeste, Sudeste e Sul, enquanto, nas regiões Norte e Centro-Oeste, o percentual é inferior a 15%.

(B) Em termos quantitativos, a grande representatividade da população residente no Sudeste está ligada à presença, nessa região, de Estados industrializados como: São Paulo, Rio de Janeiro e Minas Gerais. (C) O Nordeste é a segunda região mais populosa do país, concentrando

cerca de 28,5% da população brasileira.

(D) Os dados referentes à densidade demográfica foram obtidos graças à divisão da participação percentual da população absoluta pela superfície ocupada por cada região.

(E) A densidade demográfica na região Norte é aproximadamente 1/10 da existente na região Nordeste.

38. Os cerca de seis bilhões de habitantes do planeta estão distribuídos irregularmente pelo espaço geográfico . Com relação aos fatores explicativos desta realidade, é correto afirmar:

(A) Devido aos avanços tecnológicos, os obstáculos naturais (clima, relevo e outros) não têm mais nenhuma influência sobre os vazios demográficos. (B) As áreas agrícolas geralmente possuem elevadas densidades

demográficas.

(C) As tradicionais áreas industriais são responsáveis pelas maiores concentrações populacionais, mesmo que, atualmente, a maior parte desta população não trabalhe nas indústrias.

(D) O continente americano não apresenta a irregularidade na distribuição, verificada no resto do mundo.

(5)

39. Leia as seguintes assertivas sobre a população brasileira:

I - Nossa população ainda se caracteriza por apresentar-se predominantemente jovem.

II - O crescimento vegetativo acelerou-se a partir da década de 40, chegando ao seu maior índice na década de 50, quando começou a declinar. III - Por questões de ordem histórica e econômica, a população concentrou-

se nas proximidades do litoral. Então:

(A) apenas I é verdadeira; (B) apenas II é verdadeira; (C) I , II e III são verdadeiras; (D) apenas II e III são verdadeiras; (E) apenas I e III são verdadeiras.

40. Em relação à população brasileira, leia as afirmativas que seguem, verificando se são falsas (F) ou verdadeiras (V):

I - O processo histórico de ocupação do território brasileiro explica a concentração demográfica na faixa litorânea, enquanto diretrizes políticas e determinados investimentos produtivos, neste século, estão na base da orientação dos fluxos migratórios mais recentes, que passam a ocupar o centro, o oeste e o norte do País.

II - Até o início deste século, a imigração estrangeira – incluindo aí a escravidão – foi o supor te do crescimento demográfico brasileiro. Posteriormente, tal crescimento deve ser creditado à diferença entre a taxa de mortalidade, em rápida redução, e a elevada fecundidade, que atualmente não apresenta sinais de alteração.

III - Nesta metade final do século, um fenômeno importante que deve ser considerado é a velocidade da urbanização brasileira, marcada pelo aumento do número de cidades, pelo crescimento rápido das cidades médias e grandes, mas sobretudo pela metropolização, na medida em que cerca de um terço da população vive em regiões metropolitanas. A sequência correta de afirmativas falsas (F) e verdadeiras (V) é:

(A) V – V – F; (B) F – F – V; (C) V – F – V; (D) V – F – F; (E) F – V – F.

Referências

Documentos relacionados

(2019) Pretendemos continuar a estudar esses dados com a coordenação de área de matemática da Secretaria Municipal de Educação e, estender a pesquisa aos estudantes do Ensino Médio

O relatório encontra-se dividido em 4 secções: a introdução, onde são explicitados os objetivos gerais; o corpo de trabalho, que consiste numa descrição sumária das

Foi membro da Comissão Instaladora do Instituto Universitário de Évora e viria a exercer muitos outros cargos de relevo na Universidade de Évora, nomeadamente, o de Pró-reitor (1976-

libras ou pedagogia com especialização e proficiência em libras 40h 3 Imediato 0821FLET03 FLET Curso de Letras - Língua e Literatura Portuguesa. Estudos literários

Modeladora  –   Equipamento profissional para indústria alimentícia destinado à. modelar massas pela sua passagem entre

A Lista de Fauna Ameaçada de Extinção e os Entraves para a Inclusão de Espécies – o Exemplo dos Peixes Troglóbios Brasileiros.. The List of Endangered Fauna and Impediments

Em outras palavras, cumpre ressaltar que interpretações sobre as condições socioeconômicas e/ou sobre o papel das instituições an- teriormente referidas - parte importante

Detectadas as baixas condições socioeconômicas e sanitárias do Município de Cuité, bem como a carência de informação por parte da população de como prevenir