• Nenhum resultado encontrado

Faculdade de Teologia e Ciências Humanas. Itepa Faculdade. Pós Graduação: Especialização em Metodologia de Ensino Religioso

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Faculdade de Teologia e Ciências Humanas. Itepa Faculdade. Pós Graduação: Especialização em Metodologia de Ensino Religioso"

Copied!
18
0
0

Texto

(1)

Pós – Graduação: Especialização em Metodologia de Ensino

Religioso

Trabalho de Conclusão de Curso

A Diversidade Religiosa

Nome: Antônio Pierri de Souza Professor: Ivanir Rodighero

(2)

Sumário

1. Introdução 2. Desenvolvimento

3. Igreja Católica Apostólica Romana 4. Igreja Metodista

5. Igreja Batista

6. Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil (IECLB) 7. Igreja Evangélica de Confissão Luterana do Brasil (IELB) 8. Igreja do Evangelho Quadrangular

9. Igreja Universal do Reino de Deus 10. Igreja Assembléia de Deus

11. Conclusão 12. Bibliografia

(3)

1.

Introdução

O presente trabalho é um apanhado das principais religiões cristãs, mais próximas de minha cidade, o qual visa ampliar os meus conhecimentos sobre as mesmas, seus fundadores e costumes utilizados nas diversas denominações religiosas, simbologias, ritos celebrações... – a fim de complementar as aulas que tivemos durante o curso de pós-graduação em metodologia do Ensino Religioso.

Começamos com o Cristianismo que foi daí que surgiram as igrejas cristãs. O cristianismo tem como fundador Jesus Cristo, que nasce no ano 1 da era cristã. Há estudos que apontam o ano 6 a.C, como data de nascimento dessa era (esse ano corresponde ao ano romano de 754.)

O texto sagrado é a Bíblia, formada conforme o entendimento da sociedade Bíblica do Brasil pelo Antigo Testamento (39 livros escritos por diversos autores) e o Novo Testamento (27 livros, também escritos por diversos autores e 4 evangelhos)

Os evangelhos dizem pouca coisa sobre a vida de Jesus. Contam que ele morou cerca de 30 anos em Nazaré com seus pais José e Maria. Somente dois evangelhos narram fatos relativos ao seu nascimento. Em contrapartida, os quatro evangelhos têm a preocupação de apresentar os três anos de vida pública, centrando-se na proclamação da mensagem salvadora.

Aos 33 anos, foi acusado de blasfêmia por um tribunal religioso judaico e condenado a morte e morreu pregado na cruz.

Jesus era chamado de Messias que significa o “ungido” numa referência a maneira como o rei de Israel, era ungido com óleo ao subir o trono. Traduzido para o grego Messias é Christos. Dessa forma Jesus Cristo é o nome que reconhece Jesus como o esperado Messias.

Os cristãos crêem em Deus Pai Criador do mundo, acreditam que Jesus Cristo é o Messias, o filho de Deus. E que Deus dá aos homens seu Espírito Santo para ensinar-lhes a viver de acordo como Jesus ensinou.

(4)

Festas do Cristianismo

As maiores festas do cristianismo são Natal, celebrado no dia 25 de Dezembro, entre os católicos e os evangélicos e 07 de janeiro para os ortodoxos, a Páscoa a maior festa e o Pentecostes, a vinda do Espírito Santo.

Na Páscoa, celebramos Jesus ressuscitado por Deus e vivo para sempre. É verdadeiramente a festa da vida, da luz e da transcendência, da ressurreição.

Oração: A oração mais bonita dos cristãos é o Pai Nosso que o próprio Jesus Cristo ensinou.

(5)

2.

Desenvolvimento

O presente trabalho foi feito através de pesquisas, conhecimentos práticos adquiridos durante o curso de pós – graduação em Metodologia do Ensino Religioso. Foram utilizados vários materiais informativos sobre o mesmo.

A pesquisa mostra de forma simples a história e a realidade que hoje orienta cada denominação religiosa pesquisada, clareando e enriquecendo os conhecimentos já adquiridos.

Foram selecionadas para a pesquisa as seguintes denominações religiosas:

 Igreja Católica Apostólica Romana  Igreja Metodista

 Igreja Batista

 Igreja de Confissão Luterana no Brasil (IECLB)  Igreja de Confissão Luterana do Brasil (IELB)  Igreja do Evangelho Quadrangular

 Igreja Universal do Reino de Deus  Igreja Evangélica Assembléia de Deus

(6)

3.

Igreja Católica Apostólica Romana

Resumo Inicial

A igreja católica tem uma estrutura interna de caráter piramidal.

No topo há o Papa, autoridade suprema da igreja e bispo de Roma, considerado o sucessor de Pedro. Ele é eleito por um colégio de cardeais. O cargo do sumo – pontífice é vitalício.

Os Bispos, sucessores dos apóstolos são os responsáveis pelas igrejas locais, chamados dioceses.

Os Padres, responsáveis pelas atividades religiosas ordinárias, nas paróquias e comunidades.

Há também os religiosos e religiosas, que se propondo a viver com maior radicalidade, a mensagem evangélica, se colocam a serviço de uma causa específica.

Os chamados leigos, que, alem de destinatários da proposta cristã, são articuladores de atividades de caráter evangelizador e missionário.

A Igreja Católica reconhece sete sacramentos. Particular importância tem o Batismo, que introduz na comunidade, e a eucaristia, que renova o gesto da última ceia de Jesus Cristo, na véspera de sua morte.

Desde sua descoberta em 1500 pela conquista da colonização e estendendo até a proclamação da República, são quase quatro séculos em que o Brasil é reconhecido como oficialmente católico. Atualmente é um Estado Laico.

Papa Bispos Padres

(7)

A presença católica no Brasil, depois do descobrimento, é denominada de direito de padroado sobre as igrejas instaladas nas terras conquistadas por Portugal, concedidas pelo Papa.

O que significa Direito de Padroado?

É uma recompensa dada ao Estado português pelo seu empenho na conversão dos “infiéis”. Cabia ao rei de Portugal conquistar novas terras. Era de responsabilidade do Estado construir os templos e os mosteiros, dotá-los de padres e religiosos e, ainda nomear os bispos. Dessa forma o clero católico aqui presente fazia parte do funcionamento público, remunerado pelo Estado.

Segundo o Vaticano IIº, na década de 1960, a reaproximação ampla do catolicismo pelos pobres se da uma série de conformações e acomodações que visavam estes mais pertos da população e atende-la mais adequadamente com o fim de evitar a evasão de seus fiéis para outras tradições religiosas.

Existem várias tendências entre as quais a teologia da libertação, que foi buscar no materialismo, histórico marxista possibilidade de novas práxis religiosas e os movimentos carismáticos, uma confirmação de status de maior proximidade com Deus e de seu poder sobre seus filhos.

A religião católica não afirma obrigações, mas afirma o direito. No caso o direito dos pequenos, das crianças a existirem e terem uma possibilidade de futuro.

As doenças e patologias não devem ser atribuídas a Deus, sobretudo aquelas que são reforçadas por comportamento estruturais e sociais. O atual comportamento de aproveitar a vida a todo o custo de maneira egoísta pode produzir o abandono de crianças. “Lembre sempre FILHO não é brincadeira para ser jogado fora.” (Padre Antônio Manzotto).

O catolicismo proclama que “Jesus é o único mediador entre Deus e os homens”.

A Igreja Católica ensina que todas as pessoas são chamadas a santidades e declara que, entre elas, algumas, por exemplo, de fé cristã chegam mais perto da santidade.

(8)

4.

Igreja Metodista

O movimento metodista ocorreu em 1703 a 1791 do ponto de vista espiritual, exigia conversão e mudança radical de vida. No aspecto social organizam-se as “cruzadas” contra a escravidão o alcoolismo, a prostituição e promovia obras assistências em favor dos necessitados.

John Wesley pretendeu reconduzir a Igreja da Inglaterra ao Calvinismo original. No entanto, provocou involuntariamente uma cisão que acabou por tornar-se a principal denominação episcopal americana.

Doutrina

A igreja metodista aceitou o batismo de crianças. Defende-se a Palavra de Deus suficiente para a salvação, mas aceita a interpretação individual dos textos sagrados. Acredita-se na cura divina e na manifestação do Espírito Santo.

O objetivo da humanidade é se tornar perfeito. E que as pessoas devem crescer em amor e justiça para conseguir amar a Deus e ao próximo como a si mesmos. Eles acreditam que seja possível ao ser humano não pecar e atingir um ponto em que conscientemente, já não irá pecar. Na minha cidade existia uma, mas fechou.

Na Igreja Metodista, a Liturgia varia de igreja para igreja e de região para região. Não há uma forma padrão, e, muitas vezes seguem a visão e a formação do pastor. Mesmo assim ela pode ser definida dentro da estrutura: Adoração Confissão, Louvor e Pregação da Palavra.

Primeiramente, adora-se o Senhor pelo que Ele é. Confessam-se os Pecados através de uma oração individual por uma ou duas pessoas, levando sempre em conta a confissão coletiva.

A centralidade do culto esta na Palavra de Deus, na convicção de que, através da Palavra a Fraternidade se faz presente, e que ao ouvir a Palavra prepara os fiéis para responderem a Palavras os dispõe a serem enviados pelo Senhor para colaborar com Ele na missão de salvar o mundo.

A Mesa de Comunhão e geralmente celebrada no primeiro domingo de cada mês e nesse dia a centralidade é a Eucaristia.

(9)

5.

Igreja Batista

A Igreja Batista Originou-se no século XVII NA Inglaterra como uma corrente de congregacionalismo, que defendia a plena autonomia das Igrejas locais, conforme o modelo das primeiras comunidades cristãs descritas no Novo Testamento.

Isso aconteceu porque a reforma anglicana parecia conservadora demais a alguns grupos principalmente, por manter a hierarquia episcopal.

Na década de 1960, a Igreja Batista, sob a liderança de Martin Luther King desempenhou um significado papel no movimento pelos direitos humanos.

Doutrina

Os batistas tem apenas duas “ordenanças” (sacramentos) batismo e ceia. Defende-se o batismo na idade adulta e por imersão. Acredita que uma criança não pode ter fé consciente. Por isso as crianças são abençoadas, assim como Jesus fazia. Reconhecem as Sagradas Escrituras. O culto é centrado na exposição das Sagradas Escrituras. Sermão, meditação e cantos comunitários.

A Igreja Batista tem uma liturgia mais aberta e informal, embora, de modo geral prevalecem os elementos enumerados na Liturgia Presbiteriana.

Os Batistas não valorizam as orações escritas, sendo todas elas feitas por pessoas da comunidade, nomeadas pelo Pastor ou, por aqueles que se sentirem tocados.

O Louvor Congregacional é muito enfatizado, com cânticos de fácil memorização pelos fieis.

A Homilia não recebe este nome, mas sim pregação.

(10)

6.

Igreja de Confissões Luteranas no Brasil IECLB

É conhecida como Igreja dos Protestantes ou dos alemães.

Eles se instalaram no Brasil, mas com a característica de que para cá vinham não para atender os imigrantes, mas para converter os brasileiros.

O movimento protestante tem seu início na metade do século XIX.

Na verdade quem são os luteranos?

A Igreja Luterana é uma igreja evangélica (protestante). O nome “Luterana” deriva de Martim Lutero, um ex padre católico que viveu na idade média (10-11-1483 a 13-02-1546) e desencadeou um processo de conscientização na igreja que redundou na reforma. Este movimento atingiu várias regiões da Alemanha e teve influência cultural e social no mundo inteiro, principalmente na Europa.

Tudo começou quando Lutero preocupado com a Salvação Eterna descobriu que representantes da igreja estavam vendendo cartas de perdão dos pecados por dinheiro chamados “indulgências”. Convicto que isso era abuso de clérico corrupto. Lutero escreveu um manifesto com 96 afirmações contra a venda do perdão, e o pregou na porta da igreja de Wiltemberg, no dia 31 de outubro de 1517. Esta data passou a ser considerada o dia da Reforma. Nessas afirmações Lutero procurou mostrar que Deus perdoa de graça quem crê em Jesus Cristo, e que não pode comprar o perdão de Deus ou conquistá-lo por mérito ou esforços próprios.

Ainda caracteriza a Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil (IECLB)

A igualdade de direito entre homens e mulheres.

A mulher pode tornar-se pastora e exercer a autoridade na igreja.

A igreja levanta seus próprios recursos para o trabalho comunitário e missão. Mas eu sei de fonte segura que as mensalidades deles são muito caras e que muitos fiéis deles vão para a Igreja católica. Dizem eles que não cobram pelo batismo, casamento, sepultamento ou visitas aos doentes.

A Igreja Luterana admite crianças. Com o mesmo tipo de cerimônia da Igreja Católica, onde fui padrinho de uma menina.

Cristãos de qualquer religião podem receber a Santa Ceia que é na forma de vinho e pão.

(11)

Duas igrejas apresentam a traição Luterana no Brasil. A Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil e a do Brasil também conhecida como Igreja Missouri, proveniente dos Estados Unidos. Os primeiros luteranos alemães vieram para cá no início do século passado.

Ela é aberta ao ecumenismo, disposto a manter dialoga laços de amizades e iniciativas missionárias comum com igrejas que crêem e anunciam Jesus Cristo com único Senhor e Salvador.

(12)

7.

Igreja de Confissão Luterana do Brasil

Hoje a mais de quatrocentos e cinquenta anos desde que a igreja cristã foi restaurada para uma nova vida. Vida de liberdade, pureza e fecundidade, depois de longo período de escravidão, corrupção e inanição.

O ato de Deus, através o qual esta restauração foi levada a efeito é conhecido na história como Reforma. O instrumento através do qual ela foi executada, foi a palavra de Deus. O principal agente humano foi Martinho Lutero.

A Igreja Luterana, fundamentada que está sobre a doutrina da Bíblia.

Os luteranos ensinam que a Bíblia é, em todos os seus termos a Palavra de Deus.

Eles ensinam que Deus é trino, isto é Pai, Filho e Espírito Santo. E que o homem não é produto de uma pretensa revolução, mas que foi feito por Deus por meio de um ato de criação e que tem uma alma imortal.

E que a lei de deus exige um coração, pensamento, palavras e ações perfeitas e que ela condena todos aqueles que transgridem. E que cada pensamento, palavra e ato contrário a Lei de Deus é pecado. E que cada ser humano é pecador por nascimento.

Que o evangelho não é uma lei nova ou superior, mas é uma revelação especial daquilo que um Deus amoroso e misericordioso fez e continua fazendo. E que Cristo é Filho de Deus e que é igual ao Pai em todos os sentidos e filho de Maria. E que o arrependimento, no sentido bíblico do termo é o reconhecimento do pecado e sincero pesar por causa dele. E que a fé é a aceitação de Jesus Cristo, por parte do pecado penitente, como seu real e único salvador. E a completa confiança para o perdão dos pecados e a salvação. E que o batismo é um lavar regenerador divinamente instituído e que destina a adultos e crianças.

E que o corpo e sangue de Jesus Cristo estão verdadeiramente o pão e o vinho no sacramento da Santa Ceia, e que são recebidos pelos cristãos para o perdão dos pecados. E deve ser dado somente para aqueles que professam a sua fé cristã.

A Igreja Luterana do Brasil é diferente da Igreja de Confissão luterana no Brasil, pois a Igreja Luterana do Brasil não admite mulher para ser pastora, para guiar fiéis.

(13)

Elas apresentam a tradição Luterana no Brasil. E essa também conhecida como Igreja Missouri, proveniente dos Estados Unidos. Os primeiros alemães vieram para cá no século passado.

(14)

8.

Igreja do Evangelho Quadrangular

Foi fundada pelo canadense Aimél Semple Mulherson, anteriormente Igreja Batista.

A declaração da fé da Igreja do Evangelho Quadrangular afirma: Evangélica na mensagem internacional no projeto, a Igreja do Evangelho Quadrangular é composta pela união dos fiéis cristãos que se congregam para a promoção do evangelismo no mundo e a pregação do Evangelho Quadrangular do Reino. Jesus Salvador, Batizador, Médico e Rei que voltará.

Os primeiros missionários dessa nova Igreja chegaram ao Brasil em 1951 e começaram a pregar em São Paulo da Boa Vista – São Paulo. A partir da metade do século passado começou a se impor um pentecostalismo mais acentuado.

Essa diferencia com as demais, pois há muitos cantos com sons estridentes e que parece que o pastor acha que Deus e os fiéis são surdos. Essa eu não consegui maiores informações, pois já que o pastor fala muito em família ele destruiu um lar ficando com uma senhora que frequentava a sua Igreja de vez enquando.

(15)

9.

Igreja Universal do Reino de Deus

Edir Macedo seu fundador, aos 17 anos mudou-se para a capital fluminense, onde passou por experiência na Umbanda depois na Igreja Vida Nova. Dela saindo co Miguel Arcanjo e seu cunhado R.R. Soares, fundaram em 1977, a Igreja da Benção, no ano seguinte denominada Igreja Universal do Reino de Deus. Anos depois o R.R. Soares fundou a Igreja Internacional da Graça de Deus e Miguel Arcanjo a Igreja Cristo Vive.

Acreditam na dualidade. Deus Satanás.

Em pregação entende que Jesus Salva, batiza com o Espírito Santo, antes de tudo liberta as pessoas que estão oprimidas pelo Diabo.

Há exorcismo, doenças, sofrimentos, crises familiares, pobreza, crise imprevisível, afetivo, tendo como causa o satanás.

Os fiéis podem chegar a obreiros, pastores e bispos estes são remunerados. O Jornal Folha Universal, a Rede Record de televisão e uma rede de rádio são os principais meios de comunicação da Igreja Universal do Reino de Deus.

Essa Igreja deferência das demais, pois visa muito o dinheiro e que para se obter uma cura ou crescer na vida, quanto mais der dinheiro, mais vantagens são oferecidas e que na realidade nada é concretizado.

(16)

10. Igreja Evangélica Assembléia de Deus

Em 19 de novembro de 1910 chegaram ao Brasil dois jovens suecos, Daniel Berg e Gunnar Vingren anunciando Jesus Cristo e os dons espirituais. Portanto de Belém do Pará, em duas décadas de pregação atingiu todos os grandes centros urbanos, até Porto Alegre. O nome Pentecostal explicita o reavivamento da fé com o batismo pelo Espírito Santo, tendo como consequência a cura interior e exterior dos dons espirituais.

Fundada nos Estados Unidos, os dois jovens suecos que introduziam no Brasil a Assembléia de Deus, uma igreja forte e ortodoxa doutrinaria tendo a Bíblia entendida em sentido literal, como uma regra de fé e de prática.

Seus membros têm a certeza de estarem vivendo o mesmo ardor da Igreja primitiva, dos atos dos apóstolos.

Resumo dos pontos doutrinários da Igreja Assembléia de Deus é a que contém maior número de membros e templos no Brasil e a que mais penetra em todos os ambientes. O batismo e para pessoas adultas e por emersão. Os fiéis têm que pagar o dízimo de tudo o que recebem no mês, além da oferta que é pedido em cada culto.

Os velórios são feitos, só aceitam flores não usam velas.

A cerimônia fúnebre é muito bem feita, onde muitas vezes nossa Igreja católica deixa a desejar.

(17)

11. Conclusão

O referido trabalho de conclusão foi exclusivamente para aprofundar os conhecimentos obtidos no decorrer do curso de pós-graduação em metodologia do Ensino Religioso e que foi muito proveitoso e que todas as igrejas têm algo em comum Jesus Cristo o nosso Salvador que morreu pregado na cruz, pelo perdão de nossos pecados e que ele é Trino: O Pai, Filho e Espírito Santo e que serviu para obter mais conhecimentos sobre as demais igrejas.

O que mais me chamou a atenção nas igrejas que eu pesquisei os pastores foram muito solidários e que acharam muito interessante o curso que ITEPA está nos proporcionando e que poucas pessoas estão interessadas em fazê-los principalmente os professores. E o que me chamou atenção foi que fui convidado para um estudo bíblico da Igreja de Confissão Luterana no Brasil, na casa de um amigo. Onde foram lidos textos referentes ao advento, lido e comentado versículos por versículos, sendo que isso eu já tinha comentado com pessoas amigas da nossa religião católica e que o padre deveria unir grupos de famílias, ler e comentar, só que para isso deveria ter no mínimo dois padres na paróquia e assim poderia ser que aumentasse o número de fiéis para as antas missas. E para a sala de aula tenho certeza que o curso me ajudou muito, para o dia que tiver alunos de outras religiões saber como trabalhar.

“Sabe-se que mais de dois bilhões tem Jesus Cristo como filho de Deus e nosso irmão” (autor desconhecido)

(18)

12. Bibliografia

BASEM, José Artilho, O universo religioso, São Paulo Ed. Mundo e Missão 2009.

KRETZCHMAR, Kart, Folhetos os que ensinam os Luteranos: Igreja Luterana do Brasil.

IECLB, Folhetos quem são os Luteranos da Igreja de Confissão Luterana no Brasil.

O TRANSCENDENTE, Jornais Pedagógicos do Ensino Religioso Ed. 2011 e 2012 Florianópolis

ULBRA, Cultura Religiosa, Ed. IBPEX 2008.

RODIGHERO, Ivanir, Orientações para a elaboração de trabalhos, 3º Ed. 2005 Passo Fundo, Ed. ITEPA

REVISTA – As grandes religiões do mundo.

Caderno do FONAPER – Nº 6: Ensino Religioso Capacitação Para um Novo Milênio

Referências

Documentos relacionados

Agradecemos a todos os artistas e sábios que nos legaram as obras de arte

A Psicologia, por sua vez, seguiu sua trajetória também modificando sua visão de homem e fugindo do paradigma da ciência clássica. Ampliou sua atuação para além da

Vale observar também que a temperatura máxima à qual o fluxo de calor sujeita a placa no caso simulado é próxima da temperatura de ebulição, o que corrobora a escolha

Mova a alavanca de acionamento para frente para elevação e depois para traz para descida do garfo certificando se o mesmo encontrasse normal.. Depois desta inspeção, se não

A Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis, por intermédio da Divisão Multidisciplinar de Assistência ao Estudante (DIMAE/PROAES) torna público o lançamento do presente edital

Com o objetivo de compreender como se efetivou a participação das educadoras - Maria Zuíla e Silva Moraes; Minerva Diaz de Sá Barreto - na criação dos diversos

de espécies que possivelmente são novas para a ciência ou representam o primeiro registro para o.

3259 21 Animação e dinamização de actividades lúdico-expressivas - expressão musical 50 3260 22 Animação e dinamização de actividades lúdico-expressivas -