• Nenhum resultado encontrado

Com solicitação de bolsas e/ou recursos (Em continuidade) Identificação. Departamento de Biologia e Zootecnia

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Com solicitação de bolsas e/ou recursos (Em continuidade) Identificação. Departamento de Biologia e Zootecnia"

Copied!
16
0
0

Texto

(1)

Faculdade de Engenharia Departamento/Seção:

Unidade:

Departamento de Biologia e Zootecnia Título:

Modalidade:

Empresa Amiga do PAS (Projeto Agrícola Social) - parcerias transformando sonhos em realidade

Ano Base: 2016

Com solicitação de bolsas e/ou recursos (Em continuidade)

Outras Prefeitura Municipal de Ilha Solteira – SP, Projeto Agrícola Social (PAS) vinculado a Diretoria Municipal do Bem Estar Social Ilha Solteira, Cargill Unidade de Três Lagoas MS e Granja Kakimoto Bastos SP.

Início: 01/01/2016

Término

Telefone: 18 37431152

Email: aclauren@bio.feis.unesp.br

Local de realização: PAS - Projeto Agrícola Social - Prefeitura Municipal de Ilha Solteira

Atenção Integral ao Adolescente e ao Jovem Grande Área: Ciências Agrárias e Veterinárias

Ciências Agrárias e Veterinárias Ano Inicial: Lattes: 31/12/2016

Identificação

http://lattes.cnpq.br/1089498254814711 Coordenador: Area Avaliação do Coord.: 2015

Atividades realizadas no período

Durante esse primeiro período o bolsista em parceria com os colaboradores (professores, empresas, GEAIS – Grupo de Estudo de Aves – Ilha Solteira e Prefeitura Municipal de Ilha Solteira) se dedicou a fazer um levantamento bibliográfico relativo ao tema proposto, visando aprimorar os conhecimentos quanto ao objetivou de analisar e traçar o perfil dos adolescentes participantes do PAS, analisar também a influência do desenvolvimento desse projeto de extensão sobre o interesse dos alunos do projeto, para ingressar em um curso de ensino superior, e a partir desses resultados será realizado ciclo de palestras visando a interação dos jovens com a Universidade.

O bolsista realizou o acompanhamento do lote de poedeiras, realizando manejo de técnicas preconizadas no manual da Linhagem, visando melhorias na produção e balanceamento correto das dietas das poedeiras.

Com a parceria das empresas amigas do PAS, foi possível viabilizar a doação de insumos para produção de ração para o lote de poedeiras (para o ano de 2015), doação de Farelo de Soja (Empresa Cargill), Milho (FEIS/UNESP – FEPE Fazenda de Ensino Pesquisa e Extensão – Ilha Solteira) e Suplemento mineral e vitamínico (Granja Kakimoto Bastos/SP), todas essas empresas e instituições já receberam os certificados de Empresas Amigas do PAS. Segue modelo do certificado que o Grupo de Estudo GEAIS recebeu:

Outra atividade realizada foi a iniciativa do Prof. Dr. Alan Peres Ferraz de Mello de mobi Trâmite Atual:

Linha Programática:

(2)

Zootecnia

Descrição Anexo

Relatório Parcial Projeto de Extensão - PROEX Empresa Amiga do PAS (Projeto Agrícola Social) - p

Relatório parcial.pdf Palavra-Chave 2: Palavra-Chave 3: Palavra-Chave 1:

Nutrição e Alimentação Animal Extensão Rural

Estrutura

Fundamentação Teórica:

O Projeto Agrícola Social (PAS) está localizado no cinturão verde da cidade de Ilha Solteira - SP e tem com objetivo fazer com que aproximadamente 40 adolescentes participem de todas as fases da produção de verduras, legumes, frutas e ovos, estes produtos são comercializados e os adolescentes recebem uma bolsa para estimular o trabalho e o interesse desses nas atividades desenvolvidas diariamente no projeto, que possui responsáveis técnicos nas diferentes áreas (técnicos agrícolas e assistentes sociais). Diariamente são atendidos 40 adolescente, divididos em duas turmas uma no período da manhã e outra no período da tarde.

O Grupo de estudo de aves – Ilha Solteira (GEAIS) UNESP – FEIS apoia essa parceria entre a UNESP e a Prefeitura Municipal de Ilha Solteira, ao auxiliar as atividades no Setor de Avicultura do PAS, para iniciar esse trabalho inicialmente foi elaborado o projeto e enviado para Câmara Municipal de Ilha Solteira, sendo aprovado no dia 26 de maio de 2006.

A Lei número 1374 de 26 de maio de 2006 define os objetivos do projeto de pesquisa, as obrigações e os deveres de cada parte, nesta mesma lei a Câmara Municipal de Ilha Solteira destaca a importância desta parceria, onde a UNESP através do ensino, pesquisa e extensão trará benefícios para melhorar ainda mais a qualidade do programa já existente. Entretanto, com o final do prazo estabelecido na parceria definido em maio de 2006 existe a necessidade de cadastrar essa parceria para fortalecer as ações realizadas no projeto social, assim segue essa proposta para avaliação.

Objetivo Geral: visa promover a melhoria e aumentar a produção do setor avícola do Projeto Agrícola Social (PAS).

Objetivos específicos: a etapa transformação da proposta visa:

- melhorar a formação educacional dos alunos estimulando sua vivencia na universidade, destacando que o curso superior não deve ser considerado distante da sua realidade; - estimular e valorizar os princípios básicos da cidadania;

- proporcionar educação financeira para estimular a pratica de alocar recursos financeiros para os projetos pessoais.

Objetivos:

Nessa etapa as ações realizadas no projeto serão com o foco de realizar uma reestruturação nas instalações do Projeto Agrícola Social (PAS) com a implantação do programa 5S e palestras mostrando o antes e depois da organização. A fonte de recursos financeiros para as reformas previstas será assim definida, com as parcerias (empresas privadas) em andamento será possível à doação de insumos para a produção de ração para o lote de poedeiras comerciais, consequentemente a Prefeitura Municipal de Ilha Solteira destinará o recurso que seria gasto na compra da ração para reestruturar o projeto. A etapa da produção de ração (mistura dos insumos), formulação das rações, acompanhamento técnico do lote de poedeiras e as palestras técnicas sobre o conceito 5S, essas atividades serão realizadas por Docentes e Discentes da UNESP de Ilha Solteira.

(3)

Sra. Silvia H. C. Samara, responsável pelo Projeto PAS (Projeto Agrícola Social) da Prefeitura Municipal de Ilha Solteira – SP (PM-ISA), Diretora Municipal do Bem Estar Social da PM-ISA CNPJ: 59.754.648/0001-04

Prof. Dr. Rogério de Oliveira Rodrigues Diretor da Unidade da UNESP de Ilha Solteira, Faculdade de Engenharia de Ilha Solteira FEIS

Referencias:

Direto: Alunos do Projeto Agrícola Social (através da valorização e inclusão social) e alunos da Universidade Estadual Paulista (importância das atividades de extensão nos projetos da UNESP para melhorar a comunidade local, demonstrando assim a função social dos alunos da UNESP).

Indireto: Para as famílias doa alunos do Projeto PAS (a possibilidade do aluno trabalhar como um multiplicador de todos os conceitos de valorização e inclusão social, no seu meio familiar e na comunidade da cidade de Ilha Solteira)

Resultados Esperados:

Set – Nov 2015 – enviar propostas para as empresas amigas do PAS, apresentar os resultados e verificar a possibilidade de continuar com as parcerias e apresentar o projeto para outras empresas.

Jan 2016 – adquirir insumos para rações das poedeiras, elaborar cronograma de visitas dos bolsistas para elaboração da assistência técnica e produção da ração.

Fev – Mar – apresentação do cronograma de palestras para os alunos do PAS ao retornar as atividades (inicio das aulas) – Palestras nas seguintes áreas (Organização e conceito 5S no local de trabalho e estudo; Educação ambiental; Produção de ovos com qualidade; Conceitos de manejo e nutrição para monogástricos e Educação financeira Poupar para Realizar)

Abr – Jul – programar visitas e entrega de certificados para as empresas amiga dos PAS. Ag – Nov – continuar com as atividades de manutenção do projeto, elaborar os relatórios e planejar as etapas para o ano de 2017.

Dez – enviar relatório anual para os parceiros do Projeto PAS. Cronograma de

Atividades:

Esse trabalho realizado desde 2006 por profissionais da UNESP de Ilha Solteira (Docentes, Funcionários e Discentes) já é destaque na Comunidade de Ilha Solteira, entretanto, a união entre empresas privadas e instituições públicas proporcionará maior visibilidade das atividades de extensão realizadas pela UNESP.

Release para Mídia:

(4)

Participantes do Projeto

Prefeitura Municipal de Ilha Solteira: Garantir a continuação do projeto, administração do repasse aos alunos, manutenção do quadro de funcionários do projeto,

Universidade Estadual Paulista – Cursos técnicos de aperfeiçoamento, inserção dos participantes no meio acadêmico, responsabilidade na formulação e produção da ração através dos insumos fornecidos pela fundação Cargill, acompanhamento do lote de poedeiras e frangos de corte produzidos no projeto.

Empresas Amigas do PAS: Cargill local – Unidade de Três Lagoas e Granja Kakimoto Bastos SP, possibilidade de continuar com o fornecimento dos insumos e receber visita dos alunos do projeto para terem contato com a estrutura da empresa.

Discentes dos Cursos de Agronomia, Biologia e Zootecnia (bolsistas)

Docentes da FEIS – UNESP: Professores: DBZ: Alan Peres Ferraz de Melo, Carolina Buso Dornfeld e Rosemeire da Silva Filardi; DFITASE Profa. Silvia Maria Almeida Lima Costa e DFQ Rosangela da Silva de Laurentiz.

Nível de Exequibilidade

Baseado no contexto que esse projeto já é realizado desde 2006, verifica-se que o mesmo apresenta condições para ser realizado, entretanto, sendo esse aprovado na Proex proporcionará uma melhor visibilidade e impacto das atividades de extensão da UNESP para alunos da UNESP e para a comunidade de Ilha Solteira.

Visibilidade para a Universidade

Baseado no contexto desse projeto ser classificadomultidisciplinar com a atuação de diferentes Profissionais, isso vai possibilitar para o projeto PAS avaliar e quantificar a evolução do projeto (novamente destacamos a característica multidisciplinar envolvendo as seguintes áreas: Social, Educação, Agrárias, Biológicas, Exatas e Administração). Portanto, esse tema multidisciplinar será discutido no contexto acadêmico, mostrando assim a importância da interação das áreas para solucionar problemas.

Indicadores de Impacto

Maior interação das diferentes linhas de pesquisas dos Docentes da UNESP FEIS.

Interno (no âmbito da Universidade)

Indicadores de Impacto

Maior interação de diferentes profissionais da UNESP buscando através do uso de diferentes ferramentas educacionais, colaborar para a inclusão social dos adolescentes do PAS, demonstrando assim que cursar um curso superior não é um sonho, mas sim uma realidade.

Externo (fora do âmbito da Universidade)

(5)

Importância na Formação do Aluno

Proporcionar maturidade e mostrar a importância das ações da comunidade de uma maneira geral na tentativa de colaborar para resolver problemas sociais.

Geração de Produtos e Processos

Principal ação será a tentativa colaborar na formação educacional e valorização pessoal, não somente para os alunos do Projeto Agrícola Social, mas para os nossos alunos também.

Coerência entre Objetivos e

Fundamentação Teórica

A principal coerência destacada e discutida pelos profissionaisenvolvidos no projeto é a busca de soluções para um problema social.

(6)

Primeira Etapa do Projeto

Coordenador CPEU

Relator Relator

Depto O projeto apresenta um conjunto de ações processuais

contínuas de caráter educativo, cultural, político, artístico, científico ou tecnológico, com a participação de docentes ou pesquisadores, discentes (bolsistas ou voluntários) e, contando eventualmente, servidores técnico-administrativos, pertencentes à comunidade universitária?

Sim Sim Sim

O projeto integra o ensino e a pesquisa com as demandas

da sociedade (sociais, ambientais e culturais)? Sim Sim Sim O projeto envolve a participação efetiva da população

externa com sujeitos ativos no processo (sem excluir a participação da comunidade interna)?

Sim Sim Sim

O projeto contempla a participação de alunos da

graduação? Sim Sim Sim

O projeto proposto situa-se na área de conhecimento dos proponentes e/ou em outras áreas de conhecimento adquiridas ao longo do tempo?

Sim Sim Sim

O projeto articula mais de uma dimensão: ensino, pesquisa e extensão, tendo atividades que não o caracterizam apenas como um curso ou um evento?

Sim Sim Sim

O projeto está bem redigido, possuindo coerência entre os

(7)

Quantidade Título

2 QUINTANILHA, S. C., LAURENTIZ, A. C., ROSA, M. E., FILARDI, R. S., LAURENTIZ, R. S., DIAS, L. T. S., PINOTTI, C. R.

Efeito da redução dos níveis de fósforo nas dietas de poedeiras utilizando enzima fitase na fase de pós-pico de postura. Cultura Agronomica (UNESP. Ilha Solteira). , v.22, p.45 - 56, 2013. REZENDE, J. C. R., LAURENTIZ, ANTONIO CARLOS, SILVA FILARDI, R., FASCINA, V. B., BERTO, D. A., SOBRANE FILHO, S. T.

Níveis de fósforo e fitase para poedeiras comerciais leves. Boletim de Indústria Animal (Online). , v.70, p.149 - 157, 2013.

Artigos publicados em periódicos Nacionais

6 REZENDE, J. C. R., BRESNE, C., LAURENTIZ, A. C., GARCIA, E. A., Berto, A.B., AKECHI, B. V. Avaliação da resistência óssea de poedeiras alimentadas com dietas suplementadas com fitase In: 47 Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Zootecnia, 2010, Salvador - BA. Anais da 47 Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Zootecnia. Salvador - BA: SBZ, 2010. p.1 – 4

REZENDE, J. C. R., BRESNE, C., LAURENTIZ, A. C., ARTONI, Silvana Martinez Baraldi, SOBRANE FILHO, S. T., SGAVIOLI, Sarah Diferentes metodologias para avaliar as características ósseas de poedeiras na fase pós-pico de postura alimentadas com dietas suplementadas com fitase In: 47 Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Zootecnia, 2010, Salvador - BA. Anais da 47 Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Zootecnia. Salvador -BA: SBZ, 2010. p.1 – 4

PILAN, V. Y., LAURENTIZ, A. C., OKUDA, Hélio Takachi, ARTONI, Silvana Martinez Baraldi, JUNQUEIRA, O. M., NEVES, F. A. Características ósseas de poedeiras comerciais na fase de pico de postura alimentadas com dietas suplementadas com fitase In: Apinco 2008, 2008, Santos SP. Suplemento 10 - Revista Brasileira de Ciência Avícola. Campinas SP: FACTA, 2008. v.Supl10. p.77 – 77

SILVA, A. L., SUCKEVERIS, D., SILVA, F. L., BERTATI, J. V., SOUZA, T. N., BORGES, C. H. S., LAURENTIZ, A. C., DORNFELD, C. B. Perfil de adolescentes no Projeto Agrícola Social de Ilha Solteira - São Paulo In: Zootec 2012, 2012, Cuiabá - MT. XXII Congresso Brasileiro de Zootecnia. Cuiabá - MT: ABZ, 2012. p.1 - 3 VERCESE, Francine, LAURENTIZ, A. C., NASCIMENTO, Sheila Tavares, PILAN, V. Y., OKUDA, Hélio Takachi, DIAS, L. T. S.Efeito da redução dos níveis de fósforo na dieta de poedeiras utilizando fitase na fase de pico de postura (26-42 semanas) In: VI Congresso de Produção, Comercialização e Consumo de Ovos, 2008, Indaiatuba SP. Congresso de ovos 2008. São Paulo SP: Associação Paulista de Avicultura, 2008. p.58 – 60 QUINTANILHA, S. C., LAURENTIZ, A. C., JUNQUEIRA, O. M., FILARDI, Rosemeire da Silva, FRIAS NETTO, O., RUSSO, F. A.Redução dos níveis de fósforo nas dietas de poedeiras comerciais utilizando fitase na fase pós-pico de postura (48-64 semanas) In: VI Congresso de Produção, Comercialização e Consumo de Ovos, 2008, Indaiatuba SP. Congresso de Ovos 2008. São Paulo SP: Associação Paulista de Avicultura, 2008. p.83 – 85

Resumo Expandido em Eventos Nacionais

(8)

Quantidade Título

1 SILVA, A. L., SUCKEVERIS, D., SILVA, F. L., BERTATI, J. V., SOUZA, T. N., BORGES, C. H. S., LAURENTIZ, A. C., DORNFELD, C. B. Perfil de adolescentes no Projeto Agrícola Social de Ilha Solteira - São Paulo In: Zootec 2012, 2012, Cuiabá - MT. XXII Congresso Brasileiro de Zootecnia. Cuiabá - MT: ABZ, 2012. p.1 - 3

Apresentação de Trabalhos em Eventos - pôster Internacional

4 Jornal A Voz do Povo (regional) quinta-feira, 08 de Fevereiro de 2007, pg 5 (Curso sobre noções básicas de avicultura é realizado com sucesso)

Resumo das reportagens apresentadas na pagina do site da Prefeitura Municipal de Ilha Solteira – www.ilhasolteira.sp.gov.br (notícias)

- 06 de maio de 2015 - Projeto Agrícola Social recebeu doação de frangos da UNESP

- 15 de maio de 2015 - Prefeitura realizou Inauguração de salas e revitalização do PAS

- 19 de maio de 2015 - Prefeitura homenageou a UNESP pelos relevantes serviços prestados ao PAS

Textos em jornais Nacionais (especificar jornal e data)

1 Suzana Cristina Quintanilha. Efeito da redução dos níveis de fósforo nas dietas de poedeiras comerciais utilizando enzima fitase na fase de pós-pico de postura. 2008. Curso (Agronomia) - Faculdade de Engenharia - UNESP - Ilha Solteira

TCC(s)

1 Francine Vercese. Relatório de estágio supervisionado obrigatório -Efeito da redução dos níveis de fósforo na dieta de poedeiras comerciais utilizando fitase na fase de pico de postura. 2007. Curso (Zootecnia) - Faculdade de Engenharia - UNESP - Ilha Solteira

Monografias

4 Pibic

Suzana Cristina Quintanilha. Efeito da utilização da fitase para poedeiras comerciais na fase de pós-pico de postura, sobre o desempenho, parâmetros ósseos e composição dos dejetos. 2008. Iniciação científica (Agronomia) Faculdade de Engenharia -UNESP - Ilha Solteira PIBIC 2007

Juliana Cristina ramos Rezende. Influência da redução dos níveis de fósforo nas dietas com fitase, sobre as características ósseas de poedeiras comerciais na fase de pós-pico de postura. 2008. Iniciação científica (Zootecnia) - Faculdade de Engenharia - UNESP - Ilha Solteira PIBIC 477901/2007-7

Francine Vercese. Efeito da redução dos níveis de fósforo na dieta de poedeiras comerciais utilizando fitase na fase de pico de postura. 2007. Iniciação científica (Zootecnia) Faculdade de Engenharia -UNESP - Ilha Solteira PIBIC 2006

Fapesp

Victor Yamakado Pilan. Influência da redução dos níveis de fósforo nas dietas com fitase, sobre as características ósseas de poedeiras comerciais na fase de pico de postura. 2008. Iniciação científica (Zootecnia) - Faculdade de Engenharia - UNESP - Ilha Solteira Processo 07/07677-5

Bolsas de Iniciação Científica (IC)/Agência

(9)

Quantidade Título 1 www.vansil.com.br

Responsabilidade Social - Vansil

www.vansil.com.br/br/quemsomos/respsocial.html

No último dia 23 de abril de 2007 o Projeto Agrícola Social (PAS) recebeu a visita técnica da Dra. Kelly R. Crivellari (representando o Laboratório Veterinário Vansil), onde teve a oportunidade de conhecer o projeto e a parceria que esta sendo realizada entre a UNESP e a Prefeitura Municipal de Ilha Solteira que conta também com o apoio da Empresa Vansil.

I Curso sobre

“Noções Básicas em Avicultura: Corte e postura”

Material Audiovisual

3 LAURENTIZ, A. C., BERGAMASCHINE, A. F., Araújo, C.A.M., OKUDA, Hélio Takachi, MACHADO, J. O., SOUZA, M. A. A., JUNQUEIRA, Otto Mack, BARBOSA, R. T. O., DOURADO, R., SANTOS, R. C. D., FILARDI, Rosemeire da Silva, KAKIMOTO, S. K., COSTA, S. M. A. L., COSTA, S. V., AKECHI, B. V., BRESNE, C., REZENDE, J. C. R., SOBRANE FILHO, S. T., MONTAGNANA, T. L.

III Curso sobre "Noções básicas em avicultura: corte e postura" com ênfase em Produção e Comercialização, 2010. (Extensão, Curso de curta duração ministrado)

LAURENTIZ, A. C., BERGAMASCHINE, Antonio Fernando, Araújo, C.A.M., OKUDA, Hélio Takachi, KAKIMOTO, S. K., LUIZ, A. C., NEVES, F. A., RUSSO, F. A., REZENDE, J. C. R., FERREIRA, N. T., FRIAS NETTO, O., DOMINGUES, R. M., QUINTANILHA, S. C., PILAN, V. Y.

II Curso sobre "Noções Básicas em Avicultura: Produção de Ração", 2008. (Extensão, Curso de curta duração ministrado) LAURENTIZ, A. C., OKUDA, Hélio Takachi, Araújo, C.A.M., SILVA, Ana Cláudia Martins da, FÉLIX, Ananda Portella, CASTRO, Cecília Silva de, ALMEIDA, Fabiana Alves de, VERCESE, Francine, NASCIMENTO, Sheila Tavares

I Curso sobre "Noções básicas em avicultura: corte e postura", 2007. (Extensão, Curso de curta duração ministrado)

(10)

Nome Email Participante Função

Participantes

Alan Peres Ferraz de Melo alanmelo@bio.feis.unesp.br Docente Colaborador

Antonio Carlos de Laurentiz aclauren@bio.feis.unesp.br Docente Coordenador

Carolina Buso Dornfeld carolina@bio.feis.unesp.br Docente Colaborador

Mariangela Carvalho Bovolato mange@dee.feis.unesp.br Docente Colaborador

Rosangela da Silva de Laurentiz rosangela@dfq.feis.unesp.br Docente Colaborador

Rosemeire da Silva Filardi rosefilardi@bio.feis.unesp.br Docente Colaborador

Solicitação Bolsas - PROEX

Bolsas solicitadas: 2

Atividades previstas: O bolsista em parceria com os colaboradores (professores, empresas, GEAIS – Grupo de Estudo de Aves – Ilha Solteira e Prefeitura Municipal de Ilha Solteira) realizara um levantamento bibliográfico relativo ao tema proposto, visando aprimorar os conhecimentos quanto ao objetivou de analisar e traçar o perfil dos adolescentes participantes do (Projeto Agrícola Social - PAS), analisando o interesse dos alunos do projeto para continuar estudando (Cursar uma Faculdade ou um Curso Técnico).

Quantidade Característica 1 Característica 2 Característica 3

Público-Alvo

(11)

Detalhes dos Participantes

Doutorado Nome : Docente Tipo do participante: Função: Colaborador Nível acadêmico:

Alan Peres Ferraz de Melo

Unidade universitária: Departamento / Seção:

Data de início: Data de término

Carga horária semanal prevista: Atividade prevista:

Observação:

31/10/2016 04/01/2016

Colaborar no desenvolvimento de atividades para melhorar o controle de doenças das aves e o manejo de resíduo (excretas, liso domestico e destino de carcaças das aves).

Faculdade de Engenharia

Departamento de Biologia e Zootecnia

1 Doutorado Nome : Docente Tipo do participante: Função: Coordenador Nível acadêmico:

Antonio Carlos de Laurentiz

Unidade universitária: Departamento / Seção:

Data de início: Data de término

Carga horária semanal prevista: Atividade prevista:

Observação:

31/12/2016 01/01/2016

Coordenar todas as atividades destacas nesse documento, elaborar as novas solicitações de insumos para as empresas amigas do Projeto Agrícola Social (PAS) e solicitar os computadores (descartes de equipamentos) da UNESP Ilha Solteira para viabilizar a sala de computadores do PAS (viabilizar essa ação em parceria com a Prefeitura Municipal e o PET da Engenharia Elétrica UNESP Ilha Solteira).

Faculdade de Engenharia

Departamento de Biologia e Zootecnia

2 Doutorado Nome : Docente Tipo do participante: Função: Colaborador Nível acadêmico:

Carolina Buso Dornfeld

Unidade universitária: Departamento / Seção:

Data de início: 01/02/2016 Data de término 28/10/2016

Faculdade de Engenharia

(12)

Carga horária semanal prevista: Atividade prevista:

Observação:

Coordenar as oficinas de praticas pedagógicas, envolvendo os alunos do Curso de Ciências Biológicas.

1 Doutorado Nome : Docente Tipo do participante: Função: Colaborador Nível acadêmico:

Mariangela Carvalho Bovolato

Unidade universitária: Departamento / Seção:

Data de início: Data de término

Carga horária semanal prevista: Atividade prevista:

Observação:

28/10/2016 01/02/2016

Colaborar na implantação de uma sala com computadores, para trabalhar na digitação de textos e planilhas de Excel, computadores esses descartes da UNESP de Ilha Solteira, essa atividade será realizada em parceria com o PET da Engenharia Elétrica, sendo a Profa Tutora do PET

Faculdade de Engenharia

Departamento de Engenharia Elétrica

1 Pós-Doutorado Nome : Docente Tipo do participante: Função: Colaborador Nível acadêmico:

Rosangela da Silva de Laurentiz

Unidade universitária: Departamento / Seção:

Data de início: Data de término

Carga horária semanal prevista: Atividade prevista:

Observação:

28/10/2016 01/02/2016

Atividades para demonstrar a importância da química no nosso dia-dia e na nutrição animal. Atividades teóricas e praticas para os alunos.

Faculdade de Engenharia

Departamento de Física e Química

1 Pós-Doutorado Nome : Docente Tipo do participante: Função: Colaborador Nível acadêmico:

Rosemeire da Silva Filardi

Unidade universitária: Departamento / Seção:

Data de início: 01/02/2016 Data de término 30/11/2016

Faculdade de Engenharia

(13)

Carga horária semanal prevista: Atividade prevista:

Observação:

Elaboração de atividades relacionado com manejo e nutrição do lote de poedeiras e cursos sobre a produção de outros animais monogástricos destinados para produção animal.

(14)

Valor Unitário R$ Descrição

Tipo Recurso Quantidade Total R$

Transporte Terrestre combustível gasolina 400 3,30 1.320,00

Material de consumo Kit papelaria 80 5,20 416,00

Tipo Recurso Descrição Valor R$

Outros Cargill 19.600,00

Outros Granja Kakimoto 4.700,00

Total: Total:R$ 0,00 Total:R$ 24.300,00

Total de Recursos:

R$ 26.036,00

Solicitados à PROEX

Captado Governamental

Captado Não Governamental

R$ 1.736,00

(15)

Concluído em: Departamento Parecer do Relator Manifestação Concluído em: 14/09/2015

O projeto “Empresa Amiga do PAS (Projeto Agrícola Social) - parcerias transformando sonhos em realidade” tem como objetivo promover a melhoria e aumentar a produção do setor avícola do PAS, de forma a melhorar a formação educacional dos alunos estimulando sua vivencia na universidade, destacando que o curso superior não deve ser considerado distante da sua realidade, estimular e valorizar os princípios básicos da cidadania e proporcionar educação financeira para estimular a pratica de alocar recursos financeiros para os projetos pessoais. O projeto foi apresentado adequadamente; envolve a integração de 40 adolescentes com os professores e alunos bolsistas; fica evidenciada nessa proposta a integração entre ensino, pesquisa e extensão; resultando em grandes contribuições para a sociedade local e para a universidade. Pelo exposto, recomendo a aprovação do projeto de extensão, do recurso e das bolsas solicitadas.

Aprovado na reunião do Conselho Departamental realizada no dia 17 de setembro de 2015. 17/09/2015 Aprovado Data da análise 17/09/2015 CPEU Parecer do Relator Concluído em:

O projeto tem atendido, desde 2006, uma entidade que presta serviços relevantes à

comunidade (jovens em situações de vulnerabilidade) e busca integrar o ensino de aspectos técnicos relativos à condução de um aviário a aspectos formação para a cidadania, como especial atenção à elevação da autoestima dos jovens, o que é muito positivo.

Embora se trate de projeto com muitos méritos, avalio que alguns aspectos da redação podem prejudicar a avaliação do mesmo quando forem analisados cada um dos itens pelo relator da Proex. Por exemplo: embora tenha publicado vários trabalhos científicos, não há no projeto a apresentação da fundamentação teórica e das referências no item específico; ao ler o projeto como um todo entende-se perfeitamente a coerência entre objetivos gerais e específicos, mas no item destinado a este fim, não há uma articulação entre estes.

23/09/2015

Parecer Local

(16)

Bolsistas

Referências

Documentos relacionados

Neste trabalho através dos resultados parciais obtidos, sugere-se que a histoplasmose pode ser uma doença ocupacional relevante, já que todos os voluntários negativos na

◦ Os filtros FIR implementados através de estruturas não recursivas têm menor propagação de erros. ◦ Ruído de quantificação inerente a

1 Instituto de Física, Universidade Federal de Alagoas 57072-900 Maceió-AL, Brazil Caminhadas quânticas (CQs) apresentam-se como uma ferramenta avançada para a construção de

Sendo assim, os pacientes com lesão esquerda não melhoraram o desempenho, nem diminuíram o esforço neural no hemisfério ipsilesional e não direcionaram a

---Depois de analisar o processo, a Câmara Municipal deliberou, por unanimidade, submeter o respetivo projeto de regulamento a consulta pública, conforme determina

Se você vai para o mundo da fantasia e não está consciente de que está lá, você está se alienando da realidade (fugindo da realidade), você não está no aqui e

(duzentos e cinquenta metros quadrados) deverá ser apresentado em toda e qualquer edificação, contendo também sistema de captação a ser regulamentado pela

Esse trabalho utilizou o método da deformação seguido por recristalização com o objetivo de determinar a deformação e o tempo míni- mos necessários para completa globularização