• Nenhum resultado encontrado

ESCOLA MUNICIPAL ALBERTINA ALVES DO NASCIMENTO Rua Cinco, nº 20, Oitis, Contagem - MG - CEP: Fone:

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "ESCOLA MUNICIPAL ALBERTINA ALVES DO NASCIMENTO Rua Cinco, nº 20, Oitis, Contagem - MG - CEP: Fone:"

Copied!
18
0
0

Texto

(1)

ESCOLA MUNICIPAL ALBERTINA ALVES DO NASCIMENTO

Rua Cinco, nº 20, Oitis, Contagem - MG - CEP: 32.141-066 - Fone: 3355-7892

ATIVIDADES PARA 3ª E 4ª SEMANA DE AGOSTO (17/08 a 28/08) – 4º ANO

Querido(a) estudante e pais,

Vocês estão recebendo o Bloco de Atividades, para serem realizadas entre os dias 17/08 a 28/08.

Essa nova organização será importante para possibilitar à escola se organizar e se preparar, para fornecer a impressão às famílias que ainda não têm acesso à internet, não possuem aparelhagem adequada ou demais situações críticas, que estão a comprometer o acesso dessas ao Bloco de Atividades disponibilizado pela escola. Também estamos atendendo à solicitação de algumas famílias, fornecendo um tempo maior para os(as) nossos(as) alunos(as) fazerem os exercícios propostos. Aproveitando as mudanças, estamos enviando uma sugestão de cronograma, para ajudá-los a se organizarem melhor, a cada dia. É uma sugestão, pois sabemos que muitos alunos, por motivos diversos, só podem realizar os exercícios em horários diferentes dos propostos pela escola. Entretanto, pedimos a aqueles que tiverem condições, que sigam o cronograma. Neste cronograma, reservamos um dia para o estudo e exercício de cada disciplina.

Também criamos um quadro, para cada aluno(a) registrar a hora que começou a fazer o seu exercício e a hora que o finalizou. Essas informações são muito importantes para nós, professores e pedagoga, sabermos se as atividades propostas estão atendendo ao tempo que consideramos adequado, para a sua execução e para o trabalho remoto.

Lembrem-se: o importante é criar a rotina, fazendo atividades diariamente, não deixando acumular os exercícios. Durante a execução das atividades, caso tenham dúvidas, vocês devem utilizar o WhatsApp,

no horário acordado, encaminhando uma mensagem à professora ou professor, que leciona a matéria. Ao final de cada dia, é importante que o estudante apresente seu trabalho, enviando uma foto ou uma mensagem, confirmando ter feito o exercício proposto, sempre que possível. Também se pode apresentar a atividade para o professor, no blog da escola. Não esqueça de registrar o nome, a sala e o professor que ensina o conteúdo (Arte – Ester; Inglês – Ana Paula; Educação Física – Leandro).

A cada exercício, você encontrará explicações de onde e como realizá-lo. Não é necessário imprimir as folhas. Você poderá reescrever o conteúdo digital para o caderno e responder às questões. Caso você tenha uma impressora em casa e deseje tirar cópias, poderá realizar as atividades nas folhas impressas, sempre que houver o espaço reservado para as respostas, colando-as em seu caderno.

Estamos tentando aprimorar cada vez mais o nosso trabalho, portanto, a cada dia, novas propostas poderão surgir. Os desafios são muitos! Sempre que possível, pediremos um retorno a vocês. Juntos, venceremos as dificuldades e acertaremos o passo, rumo a propostas cada vez mais assertivas.

Atenciosamente, Equipe do 4º Ano.

SUGESTÃO DE CRONOGRAMA PARA REALIZAR AS ATIVIDADES DOS DIAS 17 A 28 DE AGOSTO – 4º ANO

17/08 18/08 19/08 20/08 21/08 24/08 25/08 26/08 27/08 28/08

HISTÓRIA ARTE MATEMÁTICA PORTUGUÊS ED. FÍSICA CIÊNCIAS INGLÊS GEOGRAFIA PORT. 2 ENS. RELIGIOSO

(2)

ESCOLA MUNICIPAL ALBERTINA ALVES DO NASCIMENTO

Rua Cinco, nº 20, Oitis, Contagem - MG - CEP: 32.141-066 - Fone: 3355-7892 ATIVIDADE 1 – CADERNO DE HISTÓRIA

NOME: SALA: PROFESSOR(A): ________________

Entendemos como FOLCLORE as manifestações da cultura popular que caracterizam a identidade de um povo.

O folclore pode ser manifestado tanto de forma coletiva quanto individual. Ele reproduz os costumes e as tradições de um povo, transmitidos de geração para geração. Sendo assim, todos os elementos que fazem parte da cultura popular e que estão enraizados na tradição desse povo são parte do folclore.

As manifestações do folclore acontecem por meio de mitos, lendas, canções, danças, artesanatos, festas populares, brincadeiras, jogos etc.

O folclore é parte integrante da cultura de um povo e, por isso, é considerado pela Unesco como Patrimônio Cultural Imaterial, sendo imprescindível a realização de esforços para a sua preservação.

A palavra folclore teve origem em 22 de agosto de 1846. Esta palavra vem da expressão em inglês “folk-lore”, que quer dizer: Folk (povo) Lore (conhecimento, saber). Assim, a junção das duas

palavras significa saber tradicional de um povo.

Os estudos feitos determinaram os seguintes elementos como pertencentes ao folclore: 1. Narrativas tradicionais: contos, mitos e lendas populares;

2. Costumes tradicionais: costumes, como as festas populares;

3. Crenças e superstições: saberes relacionados à magia, bruxaria etc; 4. Linguagem popular: dialetos falados e os jargões populares.

Dia sugerido para realizar o exercício: 20/07 Horário do início: Horário do fim: Dia sugerido para realizar o exercício: 17/08 Horário do início: Horário do fim:

Olá, pessoal! Muitos de vocês já ouviram falar de mim. Para quem não me conhece, meu nome é Saci Pererê. Sou um dos personagens do folclore brasileiro.

Todos os anos, o folclore é comemorado no dia 22 de Agosto. Nesta aula, iremos conhecer a história do nosso folclore. Vamos lá?

(3)

Características do Folclore

As características do que pode ser definido ou não como folclore foram muito debatidas por intelectuais europeus e americanos. Esse debate, no entanto, não se encerrou e, aqui no Brasil, diversos elementos do que se caracteriza como folclore ou são rebatidos ou são relativizados. Algumas das características do folclore são:

Origem anônima: Muitos definiram que um elemento para ser considerado folclórico tem de ter origem anônima, mas essa característica tem sido bastante questionada pelos estudiosos;

Transmissão oral: O saber que faz parte do folclore de um povo tem de ser transmitido oralmente;

Popularização coletiva: Tem que se popularizar na cultura de um povo;

Surgimento espontâneo: Os elementos da cultura que formam o folclore surgem de maneira espontânea.

Personagens do folclore brasileiro

Conta a lenda que o Saci é um menino negro, que pula de uma perna só. Ele usa um cachimbo na boca e um gorro vermelho na cabeça. Ele é dito como muito travesso, responsável por coisas que dão errado por onde ele passa.

Segundo a lenda, o Curupira é o protetor das florestas. Ele é uma figura mítica ( lendário, fantástico, fabuloso, mito), que tem cabelos vermelhos e pés para trás; essa particularidade confunde a cabeça de quem tenta segui-lo, porque revela a direção contrária de onde ele está indo, fazendo com que caçadores e pessoas dispostas a destruir a fauna e a flora se percam no meio da mata.

A lenda diz que toda mulher que tiver pensamentos ou sentimentos amorosos por um padre, irá se tornar uma mula-sem-cabeça. Esse monstro possui a forma de uma mula marrom ou preta, sem a cabeça, soltando fogo na região de onde seria esse membro.

A lenda da Iara diz que uma índia foi salva pelos peixes e como era noite de lua cheia, ela foi transformada em sereia. Atualmente, a lenda da Iara é representada por uma bela sereia, que atrai homens com o seu irresistível canto para o fundo dos rios, local de onde eles não voltam nunca mais.

A lenda do Boto é originária da região amazônica, sendo também conhecida pela denominação "boto cor-de-rosa" ou "Uauiará". Diz a lenda que, nas noites de Festas Juninas, o boto, animal dos rios da Amazônia, sai dos rios e transforma-se num homem muito atraente. Seu objetivo é atrair e seduzir mulheres para levá-las ao fundo dos rios para namorar.

(4)

1) Explique com as suas palavras: o que é Folclore? 2) Como acontecem as manifestações do folclore? 3) Qual é o significado da palavra folclore?

4) Marque ou copie em seu caderno a alternativa que não é uma característica do folclore. a) ( ) Origem anônima.

b) ( )Transmissão oral.

c) ( ) Saber produzido por especialistas. d) ( ) Popularização coletiva.

e) ( ) Surgimento espontâneo.

5) Qual título o folclore recebeu da Unesco?

6) Complete as informações sobre os personagens do folclore:

A) Saci é um menino negro, que pula de uma ______________________ , usa um cachimbo na boca e um gorro _________________ na cabeça. Ele é dito como muito ____________________. B) Segundo a lenda, o ___________________ é o protetor das florestas. A figura mítica, que tem cabelos vermelhos e pés para ___________________.

C) A lenda da _____________ diz que a índia foi salva pelos peixes e, como era noite de lua cheia, ela foi transformada em ________________. A lenda da Iara é representada por uma bela sereia que atrai homens com o seu ____________________.

O folclore brasileiro é o que nós conhecemos como as manifestações da nossa cultura popular, como os ritmos musicais, as danças, as lendas, entre outras.

Muito bem, terminamos a atividade de história. No link abaixo, você poderá assistir um vídeo muito legal sobre a história do folclore. Ao longo da semana, faremos outras atividades sobre este tema.

https://www.youtube.com/watch?reload=9&v =eCLPV-uc5sw .

Até amanhã!

Querido(a) estudante, você deverá responder as perguntas em seu caderno de história. Caso esteja com uma cópia impressa, poderá realizar os exercícios de números 4 e 6 na própria folha. Não se esqueça de caprichar na letra. Se tiver dúvidas, entre em contato com a sua professora.

(5)

ESCOLA MUNICIPAL ALBERTINA ALVES DO NASCIMENTO

Rua Cinco, nº 20, Oitis, Contagem - MG - CEP: 32.141-066 - Fone: 3355-7892 ATIVIDADE 2 – CADERNO DE ARTE

NOME: SALA: PROFESSOR(A): ________________

A linha física é um elemento que ocupa lugar no espaço físico, apresentando três dimensões, portanto é um elemento tridimensional.

A casca de laranja descreve uma linha física no espaço.

Os cordéis, fios elétricos, barbantes, lãs, mangueiras, são exemplos de linhas físicas. Podemos sentir ao tocar, sua forma. Ela possui altura, largura e profundidade.

Os elementos físicos são importantes ferramentas para quem possui deficiência visual, pois ao tocar conseguem entender a mensagem do artista.

1- Observe ao lado, uma releitura de um quadro de Tarsila do Amaral, feita com barbante.

Com idéia nesta obra, utilize linha, lã ou barbante e faça uma composição com linhas físicas.

Cole um papel escuro no fundo ou pinte com lápis de cor ou giz de cera. Seja criativo!

Dia sugerido para realizar o exercício: 18/08 Horário do início: Horário do fim:

Querido(a) estudante, caso você tenha uma impressora em casa, poderá colar a folha impressa em seu caderno. Faça a atividade proposta no caderno de Arte.

(6)

ESCOLA ALBERTINA ALVES DO NASCIMENTO

Rua Cinco, nº 20, Oitis, Contagem - MG - CEP: 32.141-066 - Fone: 3355-7892 ATIVIDADE 3 – CADERNO DE MATEMÁTICA

NOME: SALA: PROFESSOR(A): ________________

1) Maria Clara fez uma pesquisa na rua do bairro dela, para descobrir qual a lenda que as pessoas mais gostavam. Ela colocou o resultado da pesquisa no gráfico abaixo.

a) Qual a lenda preferida das pessoas? b) Uma dezena de pessoas escolheu uma lenda. Qual foi essa lenda?

c) Quantas pessoas preferiram a lenda do Boitatá e a lenda do Boto?

d) Quantas pessoas preferiram a lenda da Iara e a lenda do Lobisomem?

e) Qual a diferença entre a quantidade de pessoas que gostam mais da lenda do Boto com as que gostam mais da lenda da Iara?

f) Quantas pessoas participaram dessa pesquisa?

2) Na apresentação da escola, Vitória contou a lenda do guaraná para seus colegas. Depois da apresentação, ela resolveu servir guaraná para seus amigos. Cada litro de guaraná encheu 5 copos de 200 mililitros (ml).

a) Complete a tabela com a quantidade de copos de guaraná.

Guaraná Quantidades de copos

1 litro

5

2 litros 3 litros 4 litros 5 litros 6 litros 1900ral 1900ral 1900ral 1900ral 1900ral 1900ral 1900ral 1900ral 1900ral

Boitatá Boto Iara Lobisomem Saci 10-

88- 6- 4- 2-

Dia sugerido para realizar o exercício: 19/08 Horário do início: Horário do fim:

Caro(a) estudante, responda todas as atividades em seu caderno. Não será necessário desenhar a tabela do exercício 1, mas transcreva as perguntas e capriche na letra! Qualquer dúvida, pergunte à professora, via WhatsApp.

16- 14- 12-

(7)

b) Na turma de Vitória havia 30 colegas. Quantos litros de guaraná ela levou para servir a todos? c) Vitória comprou embalagens de 2 litros de guaraná. Quantas garrafas de guaraná ela levou?

3) Crie uma tabela em seu caderno, registrando os mergulhos que o boto rosa realiza em uma semana. Siga o exemplo abaixo e colora um quadradinho para cada 50 metros. Não se esqueça de usar a régua e realizar os cálculos em seu caderno.

a) Na segunda-feira, o boto nadou 250 metros.

b) Na terça-feira, ele nadou duas vezes mais do que na segunda-feira. c) Na quarta-feira, ele nadou 200 metros a menos do que na terça-feira. d) Na quinta-feira, ele nadou 50 metros a mais do que na quarta-feira. e) Na sexta-feira, ele nadou 150 metros a mais que a segunda-feira. f) Quantos metros o boto nadou no domingo?

g) Quantos metros o boto nadou no sábado? Domingo Segunda-feira Terça-feira Quarta-feira Quinta-feira Sexta-feira Sábado

Responda os problemas a seguir em seu caderno. Não se esqueça de fazer a operação e escrever a resposta.

4) João ganhou uma coleção de 32 livros de lendas. Com quantos livros ficou se em cada prateleira da sua estante já havia 24 livros?

5) Saci tinha 386 bolas de gude. Perdeu 132 no jogo. Depois comprou mais 156. Quantas bolas de gude Saci tem agora? Caro(a) estudante, caso você tenha a folha impressa em mãos, poderá realizar o exercício número 3 na tabela apresentada abaixo. Todavia, deverá registrar as respostas às perguntas das letras f e g, e as operações, em seu caderno de matemática.

O Boto rosa vive nas águas dor rio Amazônia. Num único dia, o boto é capaz de fazer muitos mergulhos e nadar vários metros.

(8)

ESCOLA MUNICIPAL ALBERTINA ALVES DO NASCIMENTO

Rua Cinco, nº 20, Oitis, Contagem - MG - CEP: 32.141-066 - Fone: 3355-7892 ATIVIDADE – CADERNO DE PORTUGUÊS

NOME: SALA: PROFESSOR(A): ________________

Dia sugerido para realizar o exercício: 20/08 Horário do início: Horário do fim:

A LENDA DO GUARANÁ

Há alguns anos atrás, aqui no Brasil, existia a tribo dos Índios Maués. Havia ali um casal de Índios muito jovens, que eram muito felizes, a não ser pela vontade de terem um filho. Até que certo dia, a Índia engravidou para a felicidade de todos na aldeia.

Passado alguns meses, a Índia deu a luz a um lindo indiozinho, que se tornou a alegria de todos. Perto dali, na mata, havia uma cobra muito má e invejosa que gostava de estragar a alegria dos outros. A mesma, não suportava ver o curumim tendo a atenção toda voltada para si, sendo protegido por todos.

Um dia, a cobra escondeu-se atrás de uma moita e, num descuido dos índios, o curumim afastou-se sem ninguém perceber. A perversa cobra deu um bote e picou o menino na perna.

Ao darem pela falta do índio, saíram todos a procura dele, vindo a encontrá-lo já sem vida. Desesperados, os pais tomaram-lhe nos braços e suplicaram ajuda ao deus Tupã. Este, com dó de todos, ordenou-lhes que tirassem os olhos do menino e enterrassem na aldeia, sendo obedecido pelo casal.

Passaram-se quatro luas e, quando os pais retornaram ao local, notaram que nascia ali uma linda planta, que foi crescendo, crescendo, crescendo... Quando já estava bem grande, a planta começou a dar frutos, foi quando todos notaram que os frutos pareciam dois olhinhos pretos, e tomaram para si que eram os olhos do menino, que se multiplicaram para tomar conta e proteger.

Do caule da planta, os índios fizeram vários tipos de remédios, que serviu para curar doenças e fortificar os fracos. O suco feito da planta servia para deixá-los bastante corajosos para enfrentar todos os inimigos.

A lenda do Guaraná tem origem na região norte do Brasil e é uma das mais populares do nosso folclore. ... Segundo a lenda folclórica da região, ele é originalmente os olhos de um indiozinho que foi mordido por uma serpente, quando estava apanhando frutos na floresta.

Leia com bastante atenção a lenda do Guaraná e depois responda as questões a seguir, no caderno.

(9)

Vamos interpretar?

1) Qual é o título deste texto?

2) Quantos parágrafos contém o texto? 3) A qual tribo esta lenda pertence?

4) A lenda que você leu tem origem indígena e existe há muitos anos. Como você acha que essa lenda chegou até os dias de hoje?

5) Ordene os fatos abaixo na sequência em que eles acontecem na lenda. ( ) A planta servia para deixá-los bastante corajosos.

( ) A cobra invejosa e má mordeu o indiozinho. ( ) Um casal jovem e feliz desejava ter um filho.

( ) Tupã mandou enterrar os olhos do menino na aldeia. ( ) A índia deu a luz um lindo indiozinho.

( ) Os pais desesperados suplicaram ajuda a Tupã.

( ) A planta começou a dar frutos, que pareciam dois olhinhos.

6) Quem é Tupã e como ele ajuda os índios?

7) A lenda do guaraná serviu para explicar que situação? 8) Retire do texto uma frase:

 Com expressão de lugar.  Com expressão de tempo.

9) Faça do seu jeitinho um desenho que represente a lenda lida, em detalhes. Se você quiser conhecer outra versão dessa lenda, assista o vídeo a seguir:

https://www.youtube.com/watch?v=LDBAX6uuzC0

QUERIDO(A) ESTUDANTE, RESPONDA TODAS AS QUESTÕES ABAIXO NO SEU CADERNO DE PORTUGUÊS. CASO VOCÊ ESTEJA COM A FOLHA IMPRESSA, PODERÁ RESPONDER APENAS A QUESTÃO DE NÚMERO 5 NESTA. NÃO PRECISA COPIAR O TEXTO, APENAS AS PERGUNTAS.

(10)

ESCOLA MUNICIPAL ALBERTINA ALVES DO NASCIMENTO

Rua Cinco, nº 20, Oitis, Contagem - MG - CEP: 32.141-066 - Fone: 3355-7892 ATIVIDADE 5 – EDUCAÇÃO FÍSICA

NOME: SALA: PROFESSOR(A): ________________

Dia sugerido para realizar o exercício: 21/08 Horário do início: Horário do fim:

Tudo bem, galerinha!

Nossa atividade dessa semana será de MEMÓRIA e ATENÇÃO.

Para fazer esta atividade, será preciso que vocês tenham muita atenção, concentração e memória. Para isso, escolham um lugar e um horário tranquilo para vocês fazerem.

Seguem três jogos dos 7 erros. São desenhos relacionados à Educação Física e ao nosso tema de estudos deste bloco: Folclore!

Prestem bastante atenção e, ao acharem os erros, indiquem com uma seta cada erro. Se

estiverem fazendo as atividades diretamente no caderno, podem ir anotando, em uma folha, as diferenças encontradas. Depois de feita as atividades, envie as fotos para o professor, com os erros encontrados. Então, aproveitem o jogo dos 7 erros para treinar a memória e a concentração.

(11)
(12)

ESCOLA MUNICIPAL ALBERTINA ALVES DO NASCIMENTO

Rua Cinco, nº 20, Oitis, Contagem - MG - CEP: 32.141-066 - Fone: 3355-7892 ATIVIDADE 6 – CADERNO DE CIÊNCIAS

NOME: SALA: PROFESSOR(A): ________________

1) Faça uma pesquisa em seu caderno apontando o nome de uma lenda e sua ilustração.  Uma lenda folclórica onde se faz presente um animal da fauna brasileira.

 Uma lenda folclórica onde se faz presente uma planta ou erva da flora brasileira.

2) Pesquise uma receita do folclore para tratar doenças. Ilustre, com o desenho da erva medicinal.

Dia sugerido para realizar o exercício: 24/08 Horário do início: Horário do fim:

Fauna:

Fauna é o nome dado ao conjunto de animais que vivem em uma determinada região. Flora:

Flora é o nome dado ao conjunto de vegetais que se desenvolvem em uma determinada área.

A flora e a fauna no folclore brasileiro

Nesta semana comemoraremos o Dia do Folclore, 22 de agosto, data que celebra a cultura popular do nosso país. Grande parte do folclore brasileiro é composta por lendas, histórias da origem das coisas ou com lições para os mais jovens, passadas de boca-a-boca e de geração em geração. Iara, Cuca, Saci, Curupira, Boitatá, Mula-sem-cabeça e companhia são conhecidos de todo mundo. São histórias sobre seres que protegem as matas e rios, e também de seres que devem ser evitados e nos ensinam a tomar cuidado com o que não conhecemos.

Talvez não percebemos que, além dessa fauna de fantasia, nossas lendas são habitadas por outros seres bastante reais: nossa flora. Fonte de alimento, medicina, adereço e matéria-prima, o reino vegetal tem uma grande importância em todas as culturas, e na nossa não seria diferente. Vimos que as plantas cumprem diversas funções na nossa vida, a mais valorizada sendo, sem dúvida, a de nos alimentar.

De frutas a flores, de plantas aquáticas a palmeiras compridas, com essa importância e variedade toda, é claro que nosso folclore tem histórias de muitas delas pra contar.

Para lembrar o conceito de Fauna e Flora, leia com atenção o texto abaixo. Depois, copie a parte destacada, em amarelo, e faça as pesquisas a seguir, registrando no seu caderno de Ciências.

(13)

Hello, students! Vamos continuar as atividades sobre as SEASONS (ESTAÇÕES).

As atividades podem ser respondidas no seu caderno de Inglês, não é necessário copiar a questão .

Qualquer dúvida, enviem uma mensagem no nosso horário de aula (13:00 as 17:30) pelo WhatsApp.

Abraços!

ESCOLA MUNICIPAL ALBERTINA ALVES DO NASCIMENTO Rua Cinco, nº 20, Oitis, Contagem - MG - CEP: 32.141-066 - Fone: 3355-7892

ATIVIDADE 7 – CADERNO DE INGLÊS

NOME: SALA: PROFESSOR(A): ________________

Dia sugerido para realizar o exercício: 25/08 Horário do início: Horário do fim:

1- Relacione as estações à sua descrição: (1) Spring

(2) Summer (3) Fall/Autumn (4) Winter

( ) Há muitas folhas caídas no chão. ( ) Há muitas árvores verdes e flores.

( ) Há neve em alguns países e tempertaturas frias .

( ) As temperaturas são quentes e os dias são ensolarados. 2- Passe as palavras abaixo para o Português.

A- Winter B- Summer C- Spring D- Fall

3- Circule os objetos que fazem parte da estação: SPRING. Se estiver realizando o exercício em seu caderno, escreva o nome dos objetos.

4- Marque um X nos objetos acima que fazem parte da estação : WINTER. Se estiver realizando o exercício em seu caderno, escreva o nome dos objetos em seu caderno.

SEASONS  WINTER  SUMMER

 AUTUMN  SPRING

(14)

ESCOLA MUNICIPAL ALBERTINA ALVES DO NASCIMENTO Rua Cinco, nº 20, Oitis, Contagem - MG - CEP: 32.141-066 - Fone: 3355-7892

ATIVIDADE 8 – CADERNO DE GEOGRAFIA

NOME: SALA: PROFESSOR(A): ________________

Dia sugerido para realizar o exercício: 26/08 Horário do início: Horário do fim:

Folclore

Você sabe o que é folclore ? Vou lhe dar a explicação... É tudo aquilo que vem do povo E nasce livre do coração. Tem a lenda da Iara, Tem a história do Saci, Do boto, do boitatá,

Do Negrinho do pastoreiro e Jurupari. Tem cantigas de criança,

Tem modinha, tem lundu,

Tem muito frevo, baião e samba, Bumba meu boi e maracatu. Minha terra tem de tudo...

Tem rapadura, tem mungunzá, Tem chimarrão, tem churrasco, Tem carne seca e tem vatapá.

Se quiser, você também pode consultar a matéria do link abaixo.

https://www.todamateria.com.br/folclore-brasileiro/

No dia 22 de agosto, comemoramos o dia do Folclore brasileiro, por isso, iremos trabalhar o folclore nas regiões brasileiras. Para começar, vamos ler o poema a seguir?

Dica do Saci!

Vamos descobrir e aprender muito mais coisas sobre o folclore e os meus amigos? Assista ao vídeo abaixo. https://www.youtube.com/watch?v=Yq0u4e3Er5k

(15)

1) Agora que você conheceu algumas tradições e costumes do folclore nas regiões brasileiras, faça a atividade abaixo, reproduzindo o quadro no seu caderno. Pesquise sobre o assunto no poema, no mapa do Brasil, nos vídeos e no texto indicado ou outros, preenchendo o quadro com as informações solicitadas.

Norte Nordeste Centro-oeste Sudeste Sul

Lendas: Danças:

Músicas: Comidas:

Lendas: Lendas: Comidas ou bebidas: Lendas:

2) Vamos conhecer um pouco mais sobre a comida folclórica em cada região do Brasil? Leia e depois identifique quais comidas pertencem ao folclore da nossa região. Registre em seu caderno.

3) Você já comeu alguma comida típica de outra região do nosso país? Qual região e qual foi a comida típica que você experimentou? Registre suas respostas no seu caderno.

(16)

ESCOLA MUNICIPAL ALBERTINA ALVES DO NASCIMENTO

Rua Cinco, nº 20, Oitis, Contagem - MG - CEP: 32.141-066 - Fone: 3355-7892

ATIVIDADE 9 – CADERNO DE PORTUGUÊS

NOME: SALA: PROFESSOR(A): ________________

Uma receita tem como objetivo informar a fórmula de um produto, contando detalhadamente sobre seu preparo. É uma sequência de passos, para a preparação de alimentos. Em uma receita, encontramos os nomes e as quantidades necessárias de cada ingrediente e o modo de fazê-la.

No folclore, temos muitas receitas que fazem parte da cultura do povo brasileiro.

O tradicional pé de moleque é uma dessas receitas folclóricas. Este doce surgiu no século XVI e as histórias por trás desse nome curioso são as mais diferentes. Há quem diga que a cor do doce lembra a cor dos calos dos pés dos moleques, que corriam nas terras da capitania de São Vicente. Outra versão diz que quando as crianças pediam o doce para as cozinheiras de fazendas, elas respondiam dizendo: pede, moleque! Não se sabe qual é o verdadeiro fundamento do nome, mas a receita passou-se de geração a geração.

Pé de Moleque – receita

Ingredientes

 1 lata de leite condensado;

 2 xícaras de chá de açúcar;

 3 xícaras de chá de amendoim sem pele, torrado.

Dia sugerido para realizar o exercício: 27/08 Horário do início: Horário do fim:

Olá! Meu nome é Iara.

Eu sei que você aprendeu na aula de História que o folclore reproduz os costumes e tradições de um povo, transmitidas de geração para geração.

Na culinária, temos muitos saberes que são transmitidos de geração em geração. Estes saberes ficam registrados através das receitas. Você sabia que a receita é outro gênero textual?

Já trabalhamos os seguintes tipos de texto: poema, trovinha, jornal, notícia e bula de remédio. Caso não tenha participado das aulas anteriores, você pode consultar o conteúdo que está disponível no blog ou no grupo de WhatsApp da turma.

ATENÇÃO!

Nas aulas anteriores, recordamos o que é gênero textual.

(17)

Modo de preparar

Caramelize o açúcar, tomando cuidado para que ele não queime nem cristalize. Com calma, acrescente o leite condensando e adicione o amendoim, mexendo até a mistura se desprender da panela. Unte uma bancada ou assadeira grande, despeje o pé de moleque quente ali, espere esfriar e corte no formato que desejar.

1) Qual é o objetivo do gênero textual “Receita”?

2) Por que a receita do pé de moleque é considerada parte do folclore?

3) Vamos brincar do jogo de sete erros? Observe as receitas abaixo. Sete palavras estão escritas de forma incorreta. Encontre-as e as escreva corretamente no caderno.

Ingredientes: 2 xícaras e meia de farinha de trigo 1 colher de manteiga

1 colher pequena de sal 1 copo de leite morno MODO DE PREPARO

Misture tudo em uma travessa com as mãos. Caso não encontre o ponto certo, adicione mais farinha até desgrudar a massa das mãos. Separar 4 bolinhas de massa. Abra-as separadamente na frigideira.

Asse somente um lado até o ponto desejado.Vire a massa.

Desligue o fogo.

Coloque molho de tomate.

Cubra o molho com mussarela, rodelas de tomate e orégano.

Asse agora o outro lado.

Tampe para que o queijo derreta.

Ingredientes: 2 chícaras e meia de farinha de trigo 1 colher de manteiga

1 colher pequena de sau 1 copo de leite morrno MODO DE PREPARO

Misture tudo em uma travesa com as mãos. Caso não encontre o ponto certo, adicione mais farinha até desgrudar a massa das mãos. Separar 4 bolinhas de massa. Abra-as separadamente na frigideira.

Asse somente um lado até o ponto dezejado.Vire a masa.

Desligue o fogo.

Coloque molho de tomate.

Cubra o molho com mussarela, rodelas de tomate e orégano.

Açe agora o outro lado.

Tampe para que o queijo dereta.

4) Separe em sílabas as palavras que você encontrou no exercício anterior.

5) Vamos continar treinando a escrita das palavras? Complete com s ou ss. Registre no seu caderno. A) Pa_____o B) Progre____o C) Pen____amento D) A____inar

E) A____obio F) Can___ado G) Apre____ado H) Pul___eira

6) Escolha uma comida que você gosta muito. Vamos aprender como se faz? Procure a receita em livros de culinária, na internet, ou pergunte ao pessoal de casa. Copie a receita no caderno. Não se esqueça de anotar a quantidade de cada ingrediente e o modo de preparo.

(18)

ESCOLA MUNICIPAL ALBERTINA ALVES DO NASCIMENTO Rua Cinco, nº 20, Oitis, Contagem - MG - CEP: 32.141-066 - Fone: 3355-7892

ATIVIDADE 10 – ENSINO RELIGIOSO

NOME: SALA: PROFESSOR(A): ________________

Família é sinônimo de amor... e também de diversão. Vamos brincar em família?

A brincadeira de hoje é batata quente! Uma brincadeira que faz parte do nosso folclore pois, passou de geração a geração. Veja as regras:

Os jogadores formam um círculo, com um deles sentado ao centro ou fora da roda, com os olhos vendados. No círculo, cada jogador deve passar a bola – ou a batata – para o que está à sua direita. Enquanto o objeto circula, todos cantam: ‘Batata quente, quente, quente, quente… ’. A qualquer momento o jogador que está vendado pode gritar: ‘Queimou!’ Quem estiver com a bola nas mãos nesse instante será o próximo a ir para o centro da roda.

Dica: para deixar mais divertido, o jogador central pode dar ordens para os outros participantes. Se ele gritar ‘Meia-volta!’, a bola deve girar no sentido contrário; ‘Com uma mão!’, os jogadores passam a bola entre si com uma mão só.

Vamos deixar nossa brincadeira mais amorosa? Aquela pessoa que a batata queimar a mão, deve dar um abraço em quem estiver à sua esquerda na roda! Vamos lá?

Dia sugerido para realizar o exercício: 28/08 Horário do início: Horário do fim:

Nestes últimos dias, relembramos e aprendemos muitas coisas sobre o folclore, não é mesmo?! Então, vamos fechar o nosso bloco de atividades com uma brincadeira folclórica!

Referências

Documentos relacionados

5.1 Assessoria contábil Serviço de contabilidade e prestação de conta 01 5.2 Assessoria jurídica Assessoria jurídica especializada 01 5.3 Fotos e imagem Fotos e imagem do

1 - Quem conduzir veículo destinado a transporte por ar, água ou caminho de ferro, não estando em condições de o fazer com segurança ou violando grosseiramente as regras

O aluno de curso de graduação, regularmente matriculado, interessado em aperfeiçoar sua formação cultural e profissional, poderá requerer, nos períodos de

ATIVIDADES DE GEOGRAFIA - 6º ANO - PROF.. Escola Municipal Albertina Alves do Nascimento.. ATIVIDADES DE GEOGRAFIA - 6º ANO - PROF. 2- Cite os exemplos apresentados no texto

• O legislador português presume-os até como beneficiários das CDT no artigo 22.º, n.º 15, alínea b), do EBF, a respeito do crédito de imposto unilateral por dupla

O (a) estudante poderá também mandar as respostas no link disponibilizado pela escola. O sinal positivo dos números da coluna “Movimentação” indica que foi feito um depósito e

Página 15 (EF35LP06) Recuperar relações entre partes de um texto, identif icando substituições lexicais (de substantivos por sinônimos) ou pronominais (u so de pronomes

A Faculdade Refidim torna público o Edital do Processo Seletivo Vestibular 2012/1 de vagas remanescentes para o curso de Bacharel em Teologia.. 1º - Data, número de