• Nenhum resultado encontrado

CIÊNCIAS HUMANAS E SUAS TECNOLOGIAS

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "CIÊNCIAS HUMANAS E SUAS TECNOLOGIAS"

Copied!
5
0
0

Texto

(1)

www.colegioanglodecampinas.com.br

Rua Benjamin Constant nº .287 Campinas – Goiânia-GO. FONE (62) 3291 1806 FAX (62) 320 1031 Questão 01 - (IFSP/2015) Leia o trecho adaptado abaixo.

“No dia 6 de junho de 1944, chamado o Dia-D, o dia decisivo, os aliados ocidentais desembarcaram nas costas da Franca, dando início ao fim da II Guerra Mundial, começada cinco anos antes pela invasão nazista a Polônia. Simultaneamente ao desembarque do lado ocidental, no Leste da Europa, a URSS lançou uma poderosa ofensiva contra os nazistas, levando tudo de roldão. Onze meses depois, a Alemanha nazista rendia-se para os vencedores. O Japão, aliado dos nazistas, seguiu-a quatro meses depois. Em agosto de 1945, todas as ações militares haviam sido suspensas, terminara a maior e pior guerra que a humanidade jamais travara.”

Fonte: www.noticias.terra.com.br O fim da II Guerra Mundial trouxe, para o mundo, duas novas potencias ideológicas e econômicas que suplantam o poderio da Europa e criam uma nova ordem mundial. Assinale a alternativa que apresenta estes dois países e o nome como ficou conhecido o período.

a) Inglaterra e Alemanha; Imperialismo.

b) Estados Unidos e União Soviética; Guerra Fria. c) China e Estados Unidos; Neoliberalismo. d) Franca e Inglaterra; Neocolonialismo.

e) União Europeia e NAFTA; Nova Ordem Mundial. Questão 02 - (UFSC/2015)

Disponível em: <http://brasilsoberanoelivre.blogspot.com.br/2014/06/ russia-ucrania-e-uniao-europeia-voltam. html> [Adaptado]

Acesso em: 20 ago. 2014. Sobre a recente crise no leste europeu, é CORRETO afirmar que:

01. parte da Europa ocidental está preocupada com a resolução do conflito entre a Ucrânia e a Rússia, pois é grande o volume de importação de gás russo que passa por território ucraniano.

02. após a "Guerra Fria", com a queda da URSS e a reunificação alemã, o mundo não tem mais uma nação hegemônica, mas blocos de poder multipolares.

04. a crise entre a Ucrânia e a Rússia abre novas possibilidades de exportação de gás natural pelo Brasil e pela Bolívia, grandes produtores desta matéria-prima.

08. a Rússia tenta manter sua hegemonia no leste europeu, mesmo com a forte presença dos Estados Unidos na Europa ocidental.

16. a dissolução do Tratado do Atlântico Norte trouxe tranquilidade aos países do leste europeu, pois não existia mais o perigo de uma guerra entre os Estados Unidos e a URSS, havendo apenas conflitos regionalizados.

TEXTO: 1 - Comuns às questões: 3, 4

CIÊNCIAS HUMANAS E SUAS TECNOLOGIAS

Lista de Revisão / 9º ano

Professor: Hudson de Paula – Geografia Data: 29 / 02 / 2016.

Aluno(a): ________________________________________________________________

_________________________________

De sonhos e

(2)

www.colegioanglodecampinas.com.br

Rua Benjamin Constant nº .287 Campinas – Goiânia-GO. FONE (62) 3291 1806 FAX (62) 320 1031 UM MOMENTO DE DESORDEM MUNDIAL

“Neste começo de século, assistimos a uma reformulação de fronteiras e influências político-econômicas no mundo. Essa nova forma de organização mundial, baseada na existência de redes, fluxos e conexões, exige mudanças no método [...] de agrupar e separar territórios. [...]

Essa nova era é marcada pelo advento da globalização e da internet, que permitiu maior integração internacional e criou um novo espaço [...], o “território-mundo”, composto de uma sociedade mundial que compartilha os mesmos valores. A integração cada vez maior dos Estados e a soberania de um país através de um grupo [...] são demonstradas pela força dos blocos econômicos, que estabelecem uma concorrência acirrada entre si para manter a influência sobre seus parceiros comerciais. [...]

Identifica-se um novo movimento de regionalização do espaço contemporâneo a partir de redes integradas ilegais de poder, como o tráfico de drogas e o terrorismo globalizado [...] e a reconfiguração dos territórios devido a mudanças nas relações de poder e ao hibridismo cultural”.

(Adaptado de Ciência Hoje On-line. In: http://cienciahoje.uol.com.br/ resenhas/um-momento-de-desordem-mundial. Acesso em: 23/08/14.) Questão 03 - (UEPA/2015) De acordo com o texto, uma nova forma de regionalização veio caracterizar-se como uma desordem mundial. Com o fim da Guerra Fria, a divisão por critério político-econômicos acentuou-se impulsionada pelo avanço da globalização. Sobre esse processo é correto afirmar que:

a) a Divisão territorial do trabalho tem gerado mudanças na configuração do espaço mundial, que possibilitaram a diminuição das disparidades na economia-mundo em que as regiões passaram a ter a mesma influência político-social no processo de reordenação.

b) o Pós-Guerra Fria desencadeou mudanças de fronteiras trazendo alterações no sistema econômico, ocasionando tensões étnicas e culturais, o que resultou em uma nova ordem mundial a partir do interesse de potências internacionais.

c) com o fim da Guerra Fria, a ordenação do espaço mundial passou a ser multipolar, estabelecendo-se melhores relações entre os países, o que eliminou as disparidades entre desenvolvidos e subdesenvolvidos.

d) após a Segunda Guerra Mundial, o mundo tornou-se multipolar, com a disputa de vários polos de poder, gerando uma igualdade socioeconômica entre os países, que se expressa pelo avanço do sistema socialista no espaço mundial.

e) após a bipolarização, acentuou-se o choque ideológico entre o capitalismo e o socialismo, culminando na formação de blocos econômicos, o que manteve os dois sistemas como grandes polos de poder no cenário mundial até os dias atuais.

Questão 04 - (UEPA/2015) No final da década de 80, teve fim a bipolarização, trazendo ao espaço mundial uma regionalização que configura novas áreas de poder e um intenso processo de mudanças nas relações socioeconômicas entre os países. Conforme o texto, algumas implicações marcam o surgimento de uma nova ordem mundial. Nesse sentido, é correto afirmar que:

a) a ordem multipolar evidencia novos atores sociais que, no processo produtivo, desempenham funções principalmente comerciais, promovendo o fortalecimento e avanço do sistema capitalista no espaço mundial.

b) no período pós Guerra Fria, vários países latino-americanos foram incentivados pelos E.U.A a formar blocos econômicos mundiais para fazer frente à hegemonia sociopolítica de Cuba sobre o espaço mundial.

c) no início da década de 90, o mundo tornou-se multipolar, momento no qual emergiram várias potências econômicas, o que homogeneizou as relações de poder das superpotências nas diversas áreas de influência no espaço mundial.

d) na nova ordem mundial, os blocos econômicos regionais se apresentam como uma forma de resistência frente ao avanço do mundo globalizado e aos acordos políticos que priorizam o fortalecimento dos países subdesenvolvidos.

e) a queda do Muro de Berlim representou o fim da era bipolar, desencadeando a extinção das fronteiras, dos conflitos étnicos, políticos e econômicos em função da mundialização de uma sociedade.

Questão 05 - (FAMECA SP/2014) A nova ordem mundial, conjunto de características econômicas, políticas e sociais, consolidou-se com o fim da Guerra Fria.

Sobre essa nova configuração, é correto afirmar que

a) a organização de fóruns de debates internacionais passou a se constituir elemento chave para o novo cenário, resgatando o respeito pelos líderes mundiais.

b) as superpotências passaram a ser definidas pela elevada produtividade baseada no domínio técnico, científico e militar, conferindo maior competitividade.

c) as lideranças se construíram de modo natural e as novas potências assumiram seu papel de orientação, criando um cenário positivo para debates democráticos.

d) a capacidade militar se manteve preponderante nas definições das áreas de influência dos países, elegendo novos líderes mundiais.

e) os grandes países de influência global foram escolhidos a partir de instâncias políticas capitaneadas por órgãos internacionais, avaliando suas potencialidades.

Questão 06 - (CEFET MG/2015) Analise os fragmentos seguintes.

I. O capitalismo concorrencial buscou a unificação do planeta, mas apenas obteve uma unificação relativa, aprofundada sob o capitalismo monopolista, graças aos progressos técnicos alcançados nos últimos dois séculos, possibilitando uma transição para a situação atual do neoliberalismo.

(3)

www.colegioanglodecampinas.com.br

Rua Benjamin Constant nº .287 Campinas – Goiânia-GO. FONE (62) 3291 1806 FAX (62) 320 1031

II. Estamos diante de um novo “encantamento do mundo”, no qual o discurso e a retórica são o princípio e o fim. Esse imperativo e essa onipresença da informação são insidiosos, já que a informação atual tem dois rostos, um pelo qual ela busca instruir, e um outro, pelo qual ela busca convencer.

SANTOS, Milton. Por uma outra globalização: do pensamento único à consciência universal. Rio de Janeiro: Record, 2008. Os dois fragmentos apresentam alterações na configuração do capitalismo na atualidade. Nessa perspectiva, são consequências das mudanças descritas nesses textos, EXCETO a (o)

a) aprofundamento da demanda científica pelos conglomerados industriais. b) generalização do acesso à comunicação pela população dos países emergentes. c) interferência na pauta das pesquisas acadêmicas pelo mercado competitivo. d) busca crescente das transnacionais pelos serviços do setor de economia criativa. e) incremento no controle seletivo dos dados para circulação pelas empresas globais.

Questão 07 - (ESPM SP/2015) Em relação à crise político-territorial entre Ucrânia e Rússia, podemos afirmar que Russo como língua nativa

Fonte: http://noticias.bol.uol.com.br/ultimas-noticias/ internacional htm. (acesso: 05/08/2014). a) A Rússia é contrária a saída da Ucrânia da União Europeia.

b) A porção ocidental da Ucrânia é majoritariamente russa e desejosa de ingressar na União Europeia. c) A Rússia pretende instalar ogivas nucleares na Crimeia e a Ucrânia é contra.

d) A porção leste da Ucrânia é área de atuação de separatistas russos.

e) As grandes jazidas de petróleo da parte ocidental da Ucrânia, onde reside a maioria da população russa, é o fator de tensão maior.

Questão 08 - (UERJ/2015)

Rússia formaliza anexação da Crimeia

A Rússia anexou formalmente a Península da Crimeia a seu território, depois de um duro discurso do presidente Vladimir Putin em meio a pesadas críticas aos E.U.A., à União Europeia e ao governo interino da Ucrânia. Nesse discurso que antecedeu a assinatura da anexação da Crimeia, Putin destacou a questão como vital para os interesses russos. Segundo ele, o Ocidente “cruzou uma linha vermelha” ao interferir na Ucrânia. “A Crimeia sempre foi e é parte inseparável da Rússia”, declarou o presidente.

Adaptado de estadao.com.br, 18/03/2014. O evento abordado na reportagem está simultaneamente associado ao presente e ao passado dos povos envolvidos.

Para explicar essa ação russa em relação à Crimeia, são fundamentais os seguintes interesses do atual governo Putin: a) superar o pan-eslavismo − reduzir a diversidade étnica

b) estimular a economia − ampliar a produção energética c) combater a corrupção − reconstruir a geopolítica global d) reforçar o nacionalismo − consolidar a geoestratégia militar Questão 09 - (UERJ/2015)

(4)

www.colegioanglodecampinas.com.br

Rua Benjamin Constant nº .287 Campinas – Goiânia-GO. FONE (62) 3291 1806 FAX (62) 320 1031 Edições da Copa do Mundo de Futebol

1978 Argentina 1974 Ocidental Alemanha 1970 México 1966 Inglaterra 1962 Chile 1958 Suécia 1954 Suíça 1950 Brasil 1938 França 1934 Itália 1930 Uruguai Ano País 2022 (previsão) Catar 2018 (previsão) Rússia 2014 Bras il 2010 Sul do África 2006 Alemanha 2002 Japão / Sul do Coreia 1998 França 1994 Unidos Estados 1990 Itália 1986 México 1982 Espanha Ano País Adaptado de quadrodemedalhas.com. A escolha de países que sediam a copa de futebol baseia-se em fatores variáveis. A partir de 2002, observa-se, na tabela, a diversificação geográfica dos países-sede.

Duas motivações para a escolha desses países, a partir de 2002, estão explicitadas em: a) valorização dos campeonatos desportivos − apoio à democratização política b) inclusão de áreas periféricas − ampliação do número de seleções participantes c) mundialização do esporte coletivo − multipolaridade das relações internacionais d) quebra da hegemonia europeia − expansão econômica de áreas subdesenvolvidas

Questão 10 - (IFGO/2015) “O mundo pós-guerra distingue-se radicalmente de todos os períodos anteriores por dois traços que lhe são peculiares. O sistema internacional de Estados tornou-se um sistema universal no sentido estrito e preciso da expressão. Esse sistema universal funda sua lógica na bipolaridade de poder planetário que atravessa e contamina toda a política interestatal”

MAGNOLI, D. Da Guerra Fria à Detente. São Paulo: Papirus, 1988, p.37. Este sistema universal de relações mundiais entre os Estados caracterizou a geopolítica mundial do fim da Segunda Guerra Mundial até início da década de 1990. A essa bipolaridade dá-se o nome de Guerra Fria, que se caracterizou por uma disputa política, ideológica e bélica entre

a) países ricos e países pobres. b) Estados Unidos e Iraque. c) países Aliados e países do Eixo.

d) Estados Unidos e União das Repúblicas Socialistas Soviéticas. e) países orientais e países ocidentais.

Questão 11 - (IFGO/2015)

QUINO, J. L. Toda Mafalda. São Paulo: Martins fontes, 2003. p. 32. [Adaptado] Assinale a situação geopolítica mundial a que a charge se refere.

a) Primeira Guerra Mundial b) Guerra Fria

c) Queda do Muro de Berlim d) Segunda Guerra Mundial e) Fim da União Soviética

Questão 12 - (Fac. Direito de Franca SP/2015) “Uma maioria de 96,8% dos votos do referendo realizado neste domingo (16) na Crimeia apontou que é a favor da união da República Autônoma da Crimeia à Rússia, informou nesta segunda-feira (17) Mikhail Malishev, chefe da comissão eleitoral local, após a apuração total dos votos, de acordo com a agência de notícias Associated Press. Isso representa 1,2 milhão de eleitores. O parlamento crimeano aprovou os resultados do referendo e pediu oficialmente a Moscou para que aceite a república separatista ucraniana dentro da Federação Russa.”

(5)

www.colegioanglodecampinas.com.br

Rua Benjamin Constant nº .287 Campinas – Goiânia-GO. FONE (62) 3291 1806 FAX (62) 320 1031

“Resultado final aponta 96,8% dos crimeios a favor da união à Rússia”, 17.03.2014. http://g1.globo.com/mundo/ A vitória da proposta de união à Rússia, no plebiscito crimeio de março de 2014, resultou, entre outros fatores,

a) do reconhecimento, pela Ucrânia, de sua incapacidade de manter o controle sobre a região da Crimeia.

b) da decisão norte-americana, endossada pela Organização das Nações Unidas, de apoiar a anexação da Crimeia pela Rússia. c) das fraudes no processo eleitoral, que levaram a um resultado contrário à vontade da maioria da população crimeia. d) do apoio da Rússia e da União Europeia ao fim da autonomia crimeia e à anexação de seu território pela Ucrânia. e) da presença majoritária de cidadãos de origem russa na Crimeia e do boicote ao plebiscito por setores contrários à união. Questão 13 - (FM Petrópolis RJ/2015) O tratamento midiático dos acontecimentos recentes na Ucrânia veio confirmar que, para uma parte da diplomacia ocidental, as crises não trazem mais uma assimetria entre os interesses e as percepções de atores dotados de razão, mas se constituem como a batalha final em que o Bem e o Mal disputam o sentido da história. A Rússia se presta maravilhosamente a essa encenação, que tem o mérito da simplicidade.

ZAJEC, O. A obsessão antirrussa. Le Monde Diplomatique Brasil, ano 7, n. 81, abr. 2014. p. 18. No recente episódio em que a região da Crimeia é anexada pela Rússia, uma assimetria de interesses confronta a decisão desse País à ação geoestratégica

a) da União Europeia, direcionada à Ucrânia.

b) da China, dirigida aos investimentos diretos na África. c) do governo indiano, voltada para o sul da Ásia. d) dos países do BRICS, pensada para a Eurásia. e) dos Estados Unidos, apontada para a América Latina. Questão 14 - (UEMG/2015)

Moscou dá ultimato à Ucrânia e UE ameaça Rússia com sanções

“Enquanto a Rússia expandia na segunda-feira, 3, seu controle sobre a Península da Crimeia, o governo da Ucrânia denunciou um ultimato do Kremlin para que as forças do país se rendam e evitem um ataque militar. Em Washington, o presidente dos EUA, Barack Obama, passou o dia tentando alinhar seus parceiros em busca de uma resposta a Moscou. "A Rússia está do lado errado da história", disse Obama(...)”.

http://internacional.estadao.com.br/noticias/geral,moscou-da-ultimato -a-ucrania-e-ue-ameaca-russia-com-sancoes,1136991- (texto e infográfico adaptados). Acesso em 23/9/2014 – 19h20’ A Rússia prossegue com firmeza, em sua estratégia revanchista, com o intuito de não ceder às imposições do Ocidente.

Assinale a alternativa que pode ser uma opção de Putim, indicada pelo número 1 dentro do mapa:

a) Manter a base naval na Crimeia, região considerada estratégica, na qual os russos formam a maioria da população. b) Suprimir o fornecimento de gás para a Europa, já que grande parte dos gasodutos que levam o produto para a UE e para a Turquia passam pela Ucrânia.

c) Desistir da cooperação com o Ocidente para acabar com a guerra civil na Síria.

Referências

Documentos relacionados

4 Este processo foi discutido de maneira mais detalhada no subtópico 4.2.2... o desvio estequiométrico de lítio provoca mudanças na intensidade, assim como, um pequeno deslocamento

O feijão-caupi (Vigna unguiculata L., Walp .) é amplamente cultivado pelos pequenos produtores na região Nordeste, e constitui um dos principais componentes da

De 100 doentes de doenças agudas que De 100 doentes de doenças agudas que utilizam serviços médicos, não morrem na utilizam serviços médicos, não morrem na miséria em

O enfermeiro, como integrante da equipe multidisciplinar em saúde, possui respaldo ético legal e técnico cientifico para atuar junto ao paciente portador de feridas, da avaliação

Declaro meu voto contrário ao Parecer referente à Base Nacional Comum Curricular (BNCC) apresentado pelos Conselheiros Relatores da Comissão Bicameral da BNCC,

Teoria das emoções de James-Lange: uma emoção é uma espécie de percepção cognitiva sobre o que acontece no corpo durante um impacto. Catatimia: É a importante influência que a

Assunto: Homologação do contrato a ser celebrado entre a Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e a Fundação Stemmer para Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação (FEESC), que

Este estudo possibilitou caracterizar o perfil pré e pós intervenção de mulheres de 50 a 65 anos, em período pós-menopausa, residentes na área urbana do município de