• Nenhum resultado encontrado

Ficha de Informações de Segurança de Produtos Químicos FISPQ

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Ficha de Informações de Segurança de Produtos Químicos FISPQ"

Copied!
10
0
0

Texto

(1)

1 - IDENTIFICAÇÃO DO PRODUTO E DA EMPRESA

Nome do produto: LUBRAX SYNTESIS SCA-3100

Código interno de identificação: BRGEI007_P

Nome da empresa: PETROBRAS DISTRIBUIDORA S.A

Gerência Industrial – GEI

Endereço: Av. Fabor s/n° - Campos Elíseos

25225-030 – Duque de Caxias (RJ)

Telefone: (0xx21) 2677 3119 / 2677 3189

Telefone para emergências: 0800 244433

Fax (0xx21) 2677 3222

2 - COMPOSIÇÃO E INFORMAÇÕES SOBRE OS INGREDIENTES

PREPARADO

Natureza química: Óleo sintético à base de diéster.

Ingredientes ou impurezas que contribuam para o perigo:

Este produto não apresenta perigo sob condições normais de uso.

3 - IDENTIFICAÇÃO DE PERIGOS

PERIGOS MAIS IMPORTANTES

- Perigos específicos Este material não é considerado arriscado, de acordo com as

diretrizes regulamentares (veja Seção 15 da FISPQ)

EFEITOS DO PRODUTO

Efeitos adversos à saúde humana: Baixo teor de toxicidade. Pode ser irritante aos olhos, nariz, garganta, e pulmões. Exposição excessiva pode resultar em irritação dos olhos, pele e aparelho respiratório.

RISCOS PARA O MEIO AMBIENTE Nocivo para os organismos aquáticos, podendo causar efeitos nefastos a longo prazo no ambiente aquático.

EFEITOS POTENCIAIS FÍSICOS / QUÍMICOS Contato com o material quente pode causar queimaduras térmicas as quais podem resultar em dano permanente ou cegueira. Risco de queimaduras. O contato com o material quente pode causar queimaduras.

(2)

IDENTIDADE DO RISCO EMITIDA DA PELA NFPA:

Saúde: 0 Inflamabilidade: 1 Reatividade: 0

IDENTIDADE DO RISCO HMIS: Saúde: 1 Inflamabilidade: 1 Reatividade: 0

Observação: Este material não deve ser usado para nenhum outro fim que não seja para o qual o produto tenha

sido fabricado, descrito na Seção 1, sem que se consulte um perito. Estudos de saúde demonstraram que a exposição ao produto químico pode causar riscos à saúde

4 - MEDIDAS DE PRIMEIROS-SOCORROS

INALAÇÃO Remova o produto imediatamente para evitar maior exposição. Para aqueles dando assistência, evite se expor e que os outros se exponham. Use proteção respiratória adequada. Se ocorrer irritação no aparelho respiratório, tontura, náusea, ou inconsciência, busque assistência médica imediatamente. Se ocorrer parada na respiração, aplique ventilação com um dispositivo mecânico ou use respiração boca a boca.

CONTATO COM A PELE Lave as áreas de contato com água e sabão. Remova as roupas contaminadas. Lave as roupas contaminadas antes de usá-las. Quando houver contato com o material quente, imediatamente execute a imersão da área afetada ou enxágüe bem com grande quantidade de água para dissipar o calor. Cubra com algodão ou gaze e obtenha atenção médica imediatamente.

CONTATO COM OS OLHOS Lave muito bem com água. Se irritação ocorrer, procure assistência médica.

INGESTÃO Normalmente, os primeiros socorros não são necessários. Procure assistência médica se ocorrer algum desconforto.

5 - MEDIDAS DE COMBATE A INCÊNDIO

Meios de extinção apropriados: Use neblina de água, espuma, pó químico ou dióxido de carbono(CO2) para extinguir as chamas.

Meios de extinção não apropriados: N/E

Perigos específicos: Dióxido de carbono, Monóxido de carbono, Fumaça , Fumos, Óxidos de nitrogênio, Óxidos de enxofre

Métodos especiais: Promova a evacuação da área. Evite que as águas escorridas do controle de incêndio ou provenientes de diluição alcancem os riachos, esgotos, ou abastecimentos de água potável. Os bombeiros devem utilizar os equipamentos

(3)

padrão de proteção individual quando estiverem em espaços fechados e utilizar equipamentos de respiração individual (SCBA). Use aspersão de água para esfriar as superfícies expostas ao fogo e para proteger os trabalhadores.

Proteção dos bombeiros: Em caso de incêndio, sempre chamar os bombeiros. Proteção respiratória é necessária ao pessoal de combate ao fogo. Os incêndios pequenos como aqueles que podem ser controlados com um extintor manual, normalmente podem ser combatidos por uma pessoa instruída quanto aos procedimentos de combate a princípio de incêndios conforme sua classe. Os incêndios de maiores proporções devem ser combatidos por pessoas que tenham recebido uma instrução completa. Assegurar que haja uma rota de evasão disponível.

6 - MEDIDAS DE CONTROLE PARA DERRAMAMENTO OU VAZAMENTO

PRECAUÇÕES PESSOAIS

Remoção de Fontes de Ignição: Não pode ser aplicado.

Controle de Poeira: Não pode ser aplicado.

Prevenção da Inalação e do Contato com a Pele, Mucosa e Olhos:

Ver Seção 8 para Equipamento de Proteção Pessoal.

PROCEDIMENTOS PARA NOTIFICAÇÃO No caso de um derrame acidental, favor notificar as autoridades, de acordo com os regulamentos que se apliquem. Os regulamentos dos EEUU requerem que se informe às autoridades sobre as emissões deste material ao ambiente que excedem às quantidades limites, e sobre os derrames de óleo que possam alcançar qualquer recurso hídrico, inclusive riachos intermitentes. Pode-se entrar em contato com o Centro Nacional para Informações sobre Exposição pelo número: (800)424-8802.

ADMINISTRAÇÃO DURANTE DERRAMES

Derrame por Terra: Pare o vazamento, se você puder fazê-lo sem se arriscar. Recupere através de bombeamento ou com um absorvente apropriado.

Derrame de água: Pare o vazamento, se você puder fazê-lo sem se arriscar. Confine o derrame imediatamente com diques. Avise às outras companhias de transporte. Remova a parte superior da superfície ou use agentes absorventes apropriados. Informe os derrames é requerido pelas autoridades apropriadas. Consulte um especialista antes de usar dispersantes.

As recomendações para quando houver derrames na água e na terra são baseadas na maior possibilidade de ocorrência

(4)

para este material. No entanto, as condições geográficas, o vento, a temperatura, (em caso de derrame aquático) ondas, e a direção e velocidade das correntes marítimas podem influenciar em grande escala e ações apropriadas devem ser tomadas. Por esta razão, os experts locais devem ser consultados. Nota: As regulamentações locais devem prescrever as ações a serem tomadas.

PRECAUÇÕES PARA O MEIO AMBIENTE Derrames grandes: Coloque o líquido derramado em diques para recuperação e despejo posterior. Previna a entrada nos recursos hídricos, esgotos, porões ou áreas confinadas.

7 - MANUSEIO E ARMAZENAMENTO

MANUSEIO

Medidas Técnicas:

Precauções para Manuseio Seguro: Evite contato com a pele. Previna pequenos derrames e vazamentos para evitar superfícies escorregadias.

Orientações para Manuseio Seguro

Temperatura de Carga / Descarga: 5ºC (41ºF) - 40ºC (104ºF)

Temperatura de Transporte: 5ºC (41ºF) - 40ºC (104ºF)

Pressão de transporte: N/D

Acumulador estático: Este material não é um acumulador estático.

ARMAZENAMENTO

Medidas Técnicas Apropriadas

Condições de Armazenamento Não armazene em recipientes abertos ou sem rótulo.

Temperatura de armazenamento: Ambiente

Pressão de armazenamento: N/D

Produtos e Materiais Incompatíveis: Oxidantes Fortes

8 - CONTROLE DE EXPOSIÇÃO E PROTEÇÃO INDIVIDUAL

Limites para exposição / padrões para materiais que podem ser formados quando manuseamos este produto:

Quando existe a possibilidade da ocorrência de névoa, se recomenda o seguinte: 5 mg/ m³- ACGIH TLV, 10 mg/ m³ ACGIH STEL, 5 mg/m³ OSHA PEL.

Observação: Os limites / padrões são apenas uma diretriz. Siga os

regulamentos aplicáveis.

(5)

dependendo das condições e do potencial da exposição. Considerar medidas de controle:

Nenhum requerimento especial, sob condições normais de uso e com ventilação adequada.

PROTEÇÃO PESSOAL A seleção de equipamentos de proteção pessoal varia em função das condições de exposição como as praticas de aplicação, manuseio, concentração e ventilação. Informações sobre a seleção dos equipamentos de proteção para uso deste material, são fornecidas abaixo, e são baseadas em seu uso normal.

Proteção Respiratória: Se os controles efetuados pela engenharia do local não mantiverem as concentrações dos contaminantes de ar a um nível que seja adequado para proteger a saúde do trabalhador, talvez seja apropriado o uso de um respirador aprovado. A seleção do respirador, a ser utilizado, e sua manutenção devem estar de acordo com as regulamentações requeridas, se aplicado. Tipos de respiradores devem ser considerados inclusive para este material.

Nenhum requerimento especial, sob condições normais de uso e com ventilação adequada.

Para concentrações elevadas de ar, use um respirador aprovado com suprimento de ar, operado de modo que a pressão seja positiva. Podem-se usar respiradores com suprimento de ar com recipiente para escape, quando os níveis de oxigênio forem inadequados, ou houver perigo de formação de gás/vapor ou se a capacidade de purificação do filtro for excessiva.

Proteção para as mãos: Qualquer informação específica sobre as luvas é baseada na literatura publicada e dados fornecidos pelos fabricantes. As condições de trabalho podem afetar bastante a durabilidade das luvas. Inspecione e troque as luvas que estiverem usadas demais. Os tipos de luvas a serem considerados para esse produto incluem:

Recomenda-se o uso de luvas térmicas protetoras, resistentes a produtos químicos. Se existe a possibilidade de contato com os braços, use luvas compridas para trabalho. Se houver a possibilidade de contato prolongado ou repetido, se recomenda o uso de luvas resistentes a produtos químicos. Se existe a possibilidade de contato com os braços, use luvas compridas para trabalho.

Proteção Ocular: Se existe a possibilidade de contato, se recomenda o uso de óculos de segurança com proteção lateral. Recomenda-se o uso de óculos protetores e protetores faciais, quando houver contato com este material.

(6)

baseada em literatura publicada e dados fornecidos pelos fabricantes. Os tipos de vestimentas a serem considerados para este material incluem:

Se houver a possibilidade de haver contato prolongado ou repetido, se recomenda roupas resistentes a produtos químicos e a óleos. Se o produto estiver quente, se recomenda o uso de luvas térmicas longas e avental de proteção química e térmica.

Medidas específicas de higiene: Sempre observe boas medidas de higiene pessoal, tais como se lavar depois de trabalhar com o material e antes de comer, beber e / ou fumar. Lave, rotineiramente, as roupas de trabalho e os equipamentos protetores para remover os contaminantes. Descarte a roupa e sapatos contaminados que não puderem ser limpos. Pratique bons hábitos de higiene e limpeza.

CONTROLES PARA O MEIO AMBIENTE Ver Seções 6, 7, 12, 13.

9 - PROPRIEDADES FÍSICO-QUÍMICAS

ASPECTO

Estado físico: Líquido

Cor: N/D

Odor: N/D

pH: N/A

Densidade Relativa (a 60 ºF): 0.963

Densidade (a 15 °C): 962 kg/m³ (8.03 lbs/gal, 0.96 kg/dm³)

Ponto de fulgor [Método]: 235ºC (455ºF) [Típico ASTM D-93]

Limites de Inflamabilidade (% aproximado do volume no ar):

LEL: N/D UEL: N/D

Temperatura de auto ignição: N/A

Ponto de ebulição / Faixa: N/A

Densidade do vapor (Ar = 1): N/D

Pressão de vapor: Negligível

Razão de evaporação (N-Butil acetato = 1): Negligível

Log. da Energia Elétrica [Pow] (n-Octanol / Coeficiente de Partição de Água):

N/A

(7)

Viscosidade: 95.5 cSt (95.5 mm²/seg) a 40ºC | 10.1 cSt (10.1 mm²/seg) a 100ºC

Propriedades oxidantes: Ver Seções 3,15, 16

OUTRAS INFORMAÇÕES

Ponto de congelamento: N/A

Ponto de fusão: N/A

Ponto de derrame: -40ºC (-40ºF)

Higroscópico: No

Coeficiente de Expansão Térmica: 0.00074 V/V GRAUS CELCIUS

Temperatura de decomposição: N/A

10 - ESTABILIDADE E REATIVIDADE

CONDIÇÕES ESPECÍFICAS

Estabilidade: O material é estável sob condições normais.

Polimerização perniciosa: Não irá ocorrer.

Condições a evitar: Calor excessivo. umectante

Materiais a serem evitados: Oxidantes Fortes

Produtos com Decomposição Arriscada: O material não se decompõe a temperatura ambiente.

11 - INFORMAÇÕES TOXICOLÓGICAS

Toxicidade aguda ROTA DE EXPOSIÇÃO

INALAÇÃO Toxicidade: LC50 > 5 mg/l: Minimamente Tóxico. Irritação: Não há dados do ponto final.

Temperaturas elevadas ou ações mecânicas podem formar vapores, névoas, ou emanações, as quais são irritantes aos olhos, nariz, garganta, ou pulmões.

INGESTÃO Toxicidade: LD50 > 2000 mg/kg: Minimamente Tóxico.

PELE Toxicidade: LD50 > 2000 mg/kg: Minimamente Tóxico. Irritação: Não há dados do ponto final.

(8)

OLHO Irritação: Não há dados do ponto final.

Pode causar desconforto ameno nos olhos, de curta duração.

CRONICO / OUTROS EFEITOS

Contém: Diisodecil ftalato (DIDP): Altas doses orais de DIDP causaram um pequeno (porém estatisticamente importante) aumento na mortalidade dos filhotes em um estudo sobre a reprodução em 2 gerações de animais de laboratório. Não se observou nenhum efeito nos parâmetros reprodutivos. A relevância dos dados encontrados é incerta para os humanos.

Informações adicionais podem ser obtidas quando

requisitadas.

Os seguintes ingredientes são citados na lista abaixo:

Nenhum.

--LISTAS REGULAMENTARES PESQUISADAS--

1 = NTP CARC 3 = IARC 1 5 = IARC 2B

2 = NTP SUS 4 = IARC 2A 6 = OSHA CARC

12 - INFORMAÇÕES ECOLÓGICAS

As informações fornecidas são baseadas em dados disponíveis sobre o material, sobre os componentes do material, e sobre materiais semelhantes.

Toxicidade ao Sistema Ecológico Material -- Possibilidade de ser prejudicial aos organismos aquáticos. Pode causar efeitos adversos ao meio ambiente a longo prazo.

13 - CONSIDERAÇÕES SOBRE TRATAMENTO E DISPOSIÇÃO

As recomendações para despejo são baseadas no tipo e no modo fornecido do material. O despejo deve estar de acordo com as leis e os regulamentos atuais aplicáveis, e com as características do material na hora do despejo.

RECOMENDAÇÕES PARA O DESPEJO O produto pode ser queimado em um incinerador fechado e controlado para combustíveis de valor ou pode ser incinerado sob supervisão, em temperaturas bastante elevadas para prevenir a formação de produtos indesejáveis na combustão.

INFORMAÇÃO REGULAMENTAR PARA DESPEJO

Informação RCRA: O produto não utilizado, em nossa opinião, não consta, especificamente, na lista de lixos arriscados da EPA (40 CFR, Part 261D), nem é formulado para conter componentes que constem em listas de lixos arriscados. Não exibe características perigosas de ignição, corrosividade ou reatividade e não é formulado com contaminantes conforme

(9)

determinado pelos Procedimentos de Lixiviação de Características Tóxicas(TCLP). No entanto, o produto usado pode ser regulamentado.

AVISO SOBRE RECIPIENTES VAZIOS TEXTO DO RÓTULO DE PRECAUÇÃO: Os recipientes vazios podem reter resíduos e podem ser perigosos. NÃO PRESSURIZE, CORTE, DERRETA, COLOQUE NO FOGO, PERFURE, MOA, NEM EXPONHA TAIS RECIPIENTES AO CALOR, A CHAMAS, A FAÍSCAS, À ELETRICIDADE ESTÁTICA, OU OUTRAS FONTES DE IGNIÇÃO; ELES PODEM EXPLODIR E CAUSAR SÉRIOS FERIMENTOS OU MORTE. Não promova o reenvase ou limpeza do recipiente sem que o resíduo tenha sido totalmente retirado. Tambores vazios devem ser completamente drenados, secos e devidamente retornados a um recondicionador de tambores. Todos os recipientes devem ser dispostos de acordo com as regulamentações do meio ambiente e normas governamentais vigentes.

14 - INFORMAÇÕES SOBRE TRANSPORTE

Regulamentações nacionais

Vias terrestres (Ministério dos Transportes) Não é Regulamentado para Transporte Terrestre

15 - REGULAMENTAÇÕES

PADRÕES DA OSHA PARA COMUNICAÇÃO DE PERIGO:

Quando usado para os propósitos para ele intencionados, este material não é considerado perigoso, de acordo com as diretrizes regulamentares. Este material não é classificado como perigoso de acordo com OSHA 29 CFR 1910.1200.

LISTA NACIONAL [INVENTÁRIO] DE PRODUTOS QUÍMICOS:

AICS, IECSC, DSL, EINECS, ENCS, KECI, PICCS, TSCA

EPCRA: Este material não contém substâncias extremamente perigosas.

CERCLA: Este material não está sujeito a nenhum relatório especial sob o requerimento de Respostas Completas para o Meio Ambiente, Decreto sobre Compensação e Responsabilidade Financeira (CERCLA). Entre em contato com as autoridades locais para determinar se é necessário algum relatório adicional.

SARA (311/312) CATEGORIAS DE PERIGOS A SEREM RELATADOS:

Nenhum.

(10)

TÓXICAS: requerimentos para notificação ao fornecedor, SARA 313, Programa para Liberação de Tóxicos.

Os seguintes ingredientes são citados na lista abaixo Nome Químico CAS Number Lista de Citações

DIFENILAMINA 122-39-4 5, 9, 18

XILENOS 1330-20-7 5, 9

--LISTAS REGULAMENTARES PESQUISADAS--

1 = ACGIH TODOS 6 = TSCA 5a2 11 = CA P65 REPRO 16 = MN RTK

2 = ACGIH A1 7 = TSCA 5e 12 = CA RTK 17 = NJ RTK 3 = ACGIH A2 8 = TSCA 6 13 = IL RTK 18 = PA RTK 4 = OSHA Z 9 = TSCA 12b 14 = LA RTK 19 = RI RTK 5 = TSCA 4 10 = CA P65 CARC [Cancerígeno] 15 = MI 293

Legenda sobre o Código: CARC= Cancerígeno; REPRO= Reprodutor

16 - OUTRAS INFORMAÇÕES

N/D = Não foi Determinado, N/A = Não se Aplica

Referências bibliográficas: Seção 14: Regulamento para o Transporte Terrestre de Produtos Perigosos do Ministério do Transporte e Relação de Produtos Perigosos no Âmbito Mercosul (Decreto 1797 de 25 de janeiro de 1996).

Nota: As informações e recomendações constantes desta publicação foram pesquisadas e compiladas de fontes idôneas e capacitadas para emiti-las, sendo os limites de sua aplicação os mesmos das respectivas fontes. Os dados dessa ficha de informações referem-se a um produto específico e podem não ser válidos onde este produto estiver sendo usado em combinação com outros. A Petrobras Distribuidora S.A. esclarece que os dados por ela coletados são transferidos sem alterar seu conteúdo ou significado.

Referências

Documentos relacionados

“Com este novo espaço, conseguiremos ampliar a linha de produ- ção da empresa e, consequentemente, atender de forma ainda mais ágil e eficiente nossos clientes, que

O Segurado não poderá manter mais de uma apólice deste seguro, sobre o mesmo interesse e contra os mesmos riscos, nesta ou em outra Seguradora, sob pena de suspensão

Quando usado para os propósitos para ele intencionados, este material não é considerado perigoso, de acordo com as

Quando usado para os propósitos para ele intencionados, este material não é considerado perigoso, de acordo com as diretrizes.. Este material não

Quando usado para os propósitos para ele intencionados, este material não é considerado perigoso, de acordo com as

Análise: 38% das Faculdades avaliadas que solicitaram credenciamento como Centro Universitário oferecem, de forma sistemática (Muito Bom), apoio didático ao corpo docente, através

Assim, este estudo apresenta o seguinte objectivo: investigar o efeito de processos de revisão ao nível da ortografia, coesão e coerência com ajuda de grelhas de revisão e com

A Mersen é reconhecida mundialmente como fabricante A Mersen é reconhecida mundialmente como fabricante A Mersen é reconhecida mundialmente como fabricante A Mersen é