• Nenhum resultado encontrado

FEBAT Seminário Bíblico Batista do Brooklin

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "FEBAT Seminário Bíblico Batista do Brooklin"

Copied!
15
0
0

Texto

(1)
(2)

ESTRUTURA CURRICULAR

Com o curso voltado para atingir os objetivos unindo teoria e prática no diálogo permanente com a realidade eclesial e social, que, por sua vez, se encontra em constante mutação, a Febat resolveu montar uma estrutura curricular que contemple tanto o conhecimento aprofundado do passado, quanto considerável flexibilidade no que tange à realidade atual. Desta forma, o currículo do Curso Livre de Formação Pastoral e Ministerial pressupõe um saber com boa base teórica dialógica e prática, voltada para a formação do nosso perfil de profissional.

AS ÁREAS FUNDAMENTAIS DO CURRÍCULO / CONCENTRAÇÃO

As áreas fundamentais são: Bíblia, História, Teologia, Teologia Prática, Missiologia e Ciências Auxiliares. Cada uma dessas áreas possui centros temáticos e epistemológicos, a partir dos quais os conteúdos das disciplinas, suas ementas e seus objetivos.

Área de Bíblia: É a área que, de forma especial, se concentra no estudo do texto bíblico, seu contexto, sua origem, o transfundo sócio, religioso e cultural da produção literária, bem como sua relevância e atualidade para os dias de hoje, no exercício dos diferentes ministérios da igreja. Alguns tópicos são fundamentais dentro desta área: o contexto sócio-histórico e as diferentes formas literárias da Bíblia, diferentes escolas interpretativas da Bíblia e a atualidade da herança espiritual legada pela Bíblia à cultura ocidental e aos ministérios eclesiásticos.

Área de História: Trabalha pela interpretação crítica da história do cristianismo, percorrendo sua trajetória desde os primórdios até os nossos dias. Especial ênfase dar-se-á aos períodos históricos decisivos para a história do protestantismo e dos batistas, com um foco especial para a presença do cristianismo no contexto latino-americano e brasileiro.

Área de Teologia: O corpo de disciplinas que comporão esta área partirá de uma Introdução à Teologia, abrangendo os temas clássicos da teologia e estabelecendo o diálogo com as grandes questões da igreja e da sociedade nos dias de hoje.

Área de Teologia Prática: Estará voltada para as dimensões práticas do dia a dia da vivência ministerial e comunitária, incluindo questões da pregação, administração eclesiástica, organização de grupos, aconselhamento pastoral, etc. Isto se dará com um acompanhamento teórico em constante diálogo com referenciais teóricos da teologia e das ciências sociais.

Missiologia: O protestantismo inaugura aquilo que os historiadores chamam de Missões Modernas. Com isto, há um novo capítulo na história das missões. Pela importância que isto tem, esta área se destina ao estudo do movimento missionário, seus aspectos centrais, as perspectivas teológicas subjacentes e os diversos aspectos envolvendo a prática missionária nas culturas.

Ciências Auxiliares: A teologia sempre dialogou com outros saberes. Foi assim no passado com a filosofia. Hoje em dia este leque de diálogo foi ampliados para outras áreas do conhecimento, incluindo no nosso curso, fundamentos da sociologia, filosofia, psicologia, língua portuguesa, línguas antigas (grego e hebraico) e procedimentos de metodologia científica.

Seminários temáticos e outras disciplinas

O objetivo é oferecer ao corpo docente e discente possibilidade de diálogo com temas emergentes, propiciando uma flexibilidade à grade curricular. Para estes seminários temáticos, a Febat também poderá convidar professores especialistas na área ou no tema para uma contribuição pontual ao currículo de nosso curso.

(3)

GRADE CURRICULAR DO CURSO DE FORMAÇÃO EM TEOLOGIA PASTORAL

1º SEMESTRE Créd CH 2º SEMESTRE Créd CH

Introdução Bíblica 2 30 Língua Portuguesa II 2 30

Literatura e Contexto do A.T. 4 60 Filosofia I 2 30

Língua Portuguesa I 2 30 Introdução à Psicologia 4 60

Literatura e Contexto do N.T. 4 60 Hebraico Bíblico II 2 30

Teologia Bíblica do A.T 4 60 Grego Bíblico II 2 30

Hebraico Bíblico I 2 30 Literatura e Contexto do AT II 4 60 Grego Bíblico I 2 30 Literatura e Contexto do NT II 4 60

TOTAIS 20 300 TOTAIS 20 300

3º SEMESTRE 4º SEMESTRE

História do Cristianismo I - Antigo e

Medieval 4 30 História do Cristianismo II -Moderno 2 30

Filosofia II 2 30 Hermenêutica Bíblica 2 30

Literatura e Contexto do AT III 2 30 Sociologia da Religião 2 30

Exegese do AT 2 30 Homilética II 2 30

Exegese do NT 2 30 Teologia da Reforma e Movimento

Anabatista 2 30

Homilética I 2 30 Teologia Sistemática II 4 60

Literatura e Contexto do NT III 2 30 Psicologia da Religião 2 30 Teologia Sistemática I – Introdução à

Teologia

4 60 Teologia Patrística e Medieval 4 60

TOTAIS 20 270 TOTAIS 20 300

5º SEMESTRE 6º SEMESTRE

Métodos e Técnicas de Pesquisa 2 30 Teologia dos Princípios Batistas 4 60 História do Cristianismo III -

Contemporâneo 2 30 Teologia Sistemática IV 4 60

História da Igreja Batista 2 30 Noções de Direito Parlamentar 2 30 Teologia Sistemática III 4 60 Missão e Evangelização – e 2 30

Teologia Bíblica do NT 4 60 História de Missões 2 30

Fundamentos da Teologia Prática – e 2 30 Seminário Temático em Bíblia – e 2 30

Culto e Louvor 2 30 Educação Religiosa 2 30

Seminário Temático de História – e 2 30 Eclesiologias Emergentes – e 2 30

TOTAIS 20 300 TOTAIS 20 300

7º SEMESTRE 8º SEMESTRE

Ética e Sociedade 2 30 Ética e Temas Contemporâneos 2 30

Teologia de Missões 2 30 Teologia Contemporânea 2 30

Administração Eclesiástica 2 30 Missões Urbanas – e 2 30 Ministério Pastoral – e 2 30 Religião e Cultura no Brasil – e 2 30 Aconselhamento Cristão – e 2 30 Missões Transculturais – e 2 30 Antropologia Cultural – e 2 30 Seminário Temático em Missões – e 2 30 Seminário Temático em Teologia – e 2 30 Seminário Temático em Bíblia - e 2 30 Seminário Temático de Espiritualidade – e 2 30 Seminário Temático em Teologia - e 2 30

TOTAIS 16 240 TOTAIS 16 240

TOTAL CRÉDITOS 152 Disciplinas Obrigatórias 120

Trabalho Conclusão 8 120 Disciplinas Eletivas 32

Estágio Supervisionado 6 90 Total Disciplinas 152

(4)

1º Semestre

Introdução Bíblica

Ementa: Esta disciplina estuda o surgimento dos diferentes aspectos formadores das tradições bíblicas, incluindo abordagens sobre a revelação, inspiração, transmissão, canonização e tradução das Escrituras Sagradas.

Objetivo: Introduzir os alunos a um conhecimento panorâmico crítico dos diversos aspectos constitutivos do texto bíblico.

Bibliografia Básica:

ARENHOEVEL, Diego. Assim se formou a Bíblia: para você entender o Antigo Testamento. São Paulo. Paulinas. 1978.

BRIGHT, John, História de Israel. São Paulo. Paulinas. 1978.

CHARPENTIER, E. Para Uma Primeira Leitura da Bíblia. São Paulo. Paulinas. 1981. CHARPENTIER, E. Para ler o Antigo Testamento. São Paulo. Paulinas. 1986.

CULLMANN, Oscar. Formação do Novo Testamento, São Leopoldo. Sinodal. 1970.

DONNER, Herbert. História de Israel e dos povos vizinhos. São Leopoldo/Petrópolis. Sinodal/Vozes. 1997.

GOTTWALD, Norman K. As Tribos de Israel. São Paulo. Paulinas. 1986.

COTTWALD, Norman K. Introdução Socioliterária à Bíblia Hebraica. São Paulo. Paulinas. 1988. JEREMIAS, Joachim. Jerusalém no Tempo de Jesus. São Paulo. Paulinas. 1983.

KÖSTER, Helmut. Introducción al Nuevo Testamento. Salamanca. Sigueme. 1988. LÄPPLE, Alfred. As Origens da Bíblia. Petrópolis. Vozes. 1976.

LOHSE, E. Introdução ao Novo Testamento. São Leopoldo. Sinodal. 1974. METZGER, Martin. História de Israel. São Leopoldo. Sinodal. 1978.

PIXLEY, J. A história de Israel a partir dos pobres. Petrópolis. Vozes. 1990.

TREBOLLE BARRERA, Julio. A Bíblia Judaica e a Bíblia Cristã. Petrópolis. Vozes. 1996. SCHMIDT, Werner H. Introdução ao Antigo Testamento. São Leopoldo. Sinodal. 1994. SICRE, José Luis, Introdução ao Antigo Testamento, Petrópolis. Vozes, 1995.

SELLIN-FOHRER. Introdução ao Antigo Testamento. São Paulo. Paulinas. 1977. Literatura e Contexto do Antigo Testamento I

Ementa: Esta disciplina estuda os vários aspectos literários dos cinco livros do Pentateuco e dos doze livros históricos do Antigo Testamento, incluindo a história de Israel e seus povos vizinhos no seu contexto sócio-cultural e com suas instituições religiosas e políticas.

Objetivo: Ampliar o conhecimento literário e histórico do Antigo Testamento, fornecendo um melhor preparo para o trabalho exegético e, por conseguinte, uma compreensão mais aprofundada do Antigo Testamento.

Literatura e Contexto do Novo Testamento I

Ementa: Estudo do contexto histórico e literário dos evangelhos no Novo Testamento, do período inter testamentário, seu ambiente político, cultural e religioso, análise dos vínculos existentes entre produção literária e contexto histórico, dando ênfase aos diversos fatores e movimentos complexos que formaram o chamado cristianismo originário.

Objetivo: Propiciar ao aluno uma visão mais adequada da riqueza literária do NT dentro da complexidade do seu contexto histórico, objetivando uma melhor preparação para o trabalho exegét ico e a interpretação do texto neo testamentário.

Língua Portuguesa I

Ementa: Estudo da língua portuguesa destacando as regras formais na escrita e suas estruturas fundamentais.

(5)

Objetivo: Desenvolver no aluno, a partir de seu conhecimento prévio e seguindo um programa de aprofundamento estabelecido, a capacidade de comunicação e expressão, tanto em nível escrito quanto oral.

Bibliografia Básica:

ANDRE, Hildebrando. Gramática ilustrada. São Paulo, Ed. Moderna. 1990.

BELTRÃO, Odacir et al. Correspondência: Linguagem e Comunicação. São Paulo. Atlas. 1993. DRUMMOND, Andrade Carlos de et al. Para Gostar de Ler. São Paulo. Ática. 1979.

FARACO, Carlos et al. Para Gostar de Escrever. São Paulo. Ática. 1989.

GARCIA, Othon Maria. Comunicação em Prosa Moderna. Rio de Janeiro. FGV. 1988.

GOTARDELO, Augusto. Português para Pregadores Evangélicos. São Paulo. Vida Nova. 1982. SOARES, M / CAMPOS, E. N. Técnica de Redação. Rio de Janeiro. Ed. Livro Técnico. 1987. Hebraico Bíblico 1

Ementa: Conhecimento das questões ortográficas, estudo das consoantes e vogais, dos artigos, o vau conjuntivo, as preposições inseparáveis, o gênero, o número dos substantivos, o estado construto e o absoluto, o adjetivo, os pronomes pessoais, os sufixos pronominais, os pronomes demonstrativos, os pronomes interrogativos e o relativo, o comparativo e o superlativo, numerais e, finalmente, uma introdução aos verbos.

Objetivo: Propiciar ao aluno um conhecimento da língua do texto original do Antigo Testamento através do estudo do alfabeto e do vocabulário e da fraseologia essencial, para levar a perceber a problemática da tradução do texto hebraico e captar melhor seu sentido original.

Bibliografia Básica:

HOLLENBERG-BUDDE. Gramática Elementar da Língua Hebraica. São Paulo. Sinodal. 1972. KERR, G. H. Gramática Elementar da Língua Hebraica Rio de Janeiro. Juerp. 1948.

KIRST, N. et. al. Dicionário Hebraico-Português e Araimaco-Português. São Leopoldo / Petrópolis. Sinodal / Vozes. 1989.

MENDES, Paulo. Noções de Hebraico Bíblico. São Paulo. Ed. Vida Nova. 1981. Grego Bíblico I

Ementa: Seguindo a escolha de um roteiro do estudo do grego, buscar-se-á o mais rápido possível a leitura do texto original, considerando especialmente os aspectos essenciais da morfologia e sintaxe do grego koinê do Novo Testamento.

Objetivo: Propiciar ao aluno um conhecimento introdutório do grego bíblico no Novo Testamento que lhe dê meios para a melhor leitura e interpretação dos textos originais.

Bibliografia Básica:

DOBSON, J. H. Aprendendo o Grego do Novo Testamento. Rio de Janeiro. Casa Publicadora da Assembléia de Deus. 1994.

FREIRE, Antônio. Gramática Grega. Porto. Livraria A.L. s/d.

SCHWAKKWIJX, Francisco Leonardo. Coinê — Pequena Gramática Didática do Grego Neotestamentário. Patrocínio/Recife. CEIBEL/Seminário Presbiteriano do Norte. 1984.

TAYLOR, William Carey. Introdução ao Estudo do Novo Testamento Grego. Rio de Janeiro. Juerp. 1990.

Teologia Bíblica do Antigo Testamento

Ementa: Estudo das diferentes tradições teológicas do Antigo Testamento em diálogo com a prática do povo de Israel assim como narrada nos textos bíblicos. Especial destaque será dado à teologia desenvolvida em tomo do êxodo e dos profetas.

Objetivo: Oferece ao aluno um estudo aprofundado das teologias do Antigo Testamento com a finalidade de oferecer subsídios para melhor compreensão de temas fundamentais.

(6)

2º Semestre

Língua Portuguesa II

Ementa: Estudo da língua portuguesa destacando as regras formais na escrita e suas estruturas fundamentais.

Objetivo: Desenvolver no aluno, a partir de seu conhecimento prévio e seguindo um programa de aprofundamento estabelecido, a capacidade de comunicação e expressão, tanto em nível escrito quanto oral.

Literatura e Contexto do Antigo Testamento II

Ementa: Esta disciplina estuda os vários aspectos literários dos dezessete livros proféticos do Antigo Testamento, incluindo a história de Israel e seus povos vizinhos no seu contexto sócio-cultural e com suas instituições religiosas e políticas.

Objetivo: Ampliar o conhecimento literário e histórico do Antigo Testamento, fornecendo um melhor preparo para o trabalho exegético e, por conseguinte, uma compreensão mais aprofundada do Antigo Testamento.

Literatura e Contexto do Novo Testamento II

Ementa: Estudo do contexto histórico e literário do Novo Testamento, destacando o livro de Atos e as epístolas paulinas, análise dos vínculos existentes entre produção literária e contexto histórico, dando ênfase aos diversos fatores e movimentos complexos que levaram a expansão do cristianismo às mais diversas regiões do mundo de então.

Introdução à Psicologia

Ementa: A natureza fundamental desta disciplina é o estudo de questões centrais e a adequação de postulados da psicologia ao desenvolvimento do ministério pastoral, considerando diferentes teorias psicológicas que possam contribuir para a reflexão teológica objetivando o exercício do ministério pastoral.

Objetivo: Oferecer aos alunos conhecimentos fundamentais das teorias psicológicas que possam contribuir para a reflexão teológica voltada para o exercício do ministério pastoral.

Hebraico Bíblico II

Ementa: Estudo dos verbos para sua utilização na tradução do texto bíblico em hebraico.

Objetivo: Propiciar ao aluno um conhecimento dos verbos para conhecer o texto original do Antigo Testamento e levar a perceber a problemática da tradução e melhor captar seu sentido original.

Grego Bíblico II

Ementa: Dando sequência a escolha de um roteiro e a partir da leitura do texto mais próximo do original, buscar-se-á uma compreensão das declinações dos temas e as conjugações dos verbos, preparando para a realização da exegese de textos do Novo Testamento.

Objetivo: Propiciar ao aluno um conhecimento mais aprofundado do grego bíblico no Novo Testamento que lhe dê meios para a melhor leitura e interpretação a partir da língua original.

Filosofia I – Pré Socráticos ao Medieval

Ementa: A disciplina se constitui na demarcação da natureza específica do pensamento filosófico, considerando seus aspectos discursivos, cognitivos e críticos, além da filosofia enquanto atitude existencial. Como base destas questões buscar-se-á o diálogo com diferentes pensadores da herança filosófica do período pré-socrático ao período medieval

Objetivo: Capacitar o aluno no exercício do pensamento filosófico objetivando sua consciência crítica em relação ao seu mundo, a formas de construção do conhecimento e às múltiplas possibilidades de criação de princípios e atitudes.

(7)

3º Semestre

Literatura e Contexto do Antigo Testamento III

Ementa: Esta disciplina estuda os vários aspectos literários dos cinco livros poéticos do Antigo Testamento, incluindo a história de Israel e seus povos vizinhos no seu contexto sócio-cultural e com suas instituições religiosas e políticas.

Objetivo: Ampliar o conhecimento literário e histórico do Antigo Testamento, fornecendo um melhor preparo para o trabalho exegético e, por conseguinte, uma compreensão mais aprofundada do Antigo Testamento.

Literatura e Contexto do Novo Testamento III

Ementa: Estudo do contexto histórico e literário do Novo Testamento, destacando a carta aos hebreus, as epístolas gerais, análise dos vínculos existentes entre produção literária e contexto histórico, dando ênfase aos diversos fatores e movimentos complexos que levaram autores ao labor da literatura apocalíptica

Objetivo: Propiciar ao aluno uma visão mais adequada da riqueza literária dos escritos joaninos e outros dentro da complexidade do seu contexto histórico, objetivando uma melhor preparação para o trabalho exegético e a interpretação do texto neo-testamentário.

Teologia Sistemática I - Introdução à Teologia

Ementa: Esta disciplina baseia-se numa visão histórica-hermenêutica da concepção de teologia. Histórica porque dialoga com diferentes modelos de concepção teológica no transcorrer da história do cristianismo. Hermenêutica porque dialoga com os diferentes aspectos que compõem o saber teológico. Inclui debate sobre fontes, metodologia, linguagem e outros pressupostos do saber e fazer teológico. Inclui também a primeira parte de uma reflexão sobre aspectos fundamentais do processo revelatório.

Objetivo: Oferecer ao aluno os fundamentos da teologia através de uma visão histórica e de diálogo com os diferentes aspectos do passado e do presente que fazem parte da construção do saber teológico. História do Cristianismo I - Antigo e Medieval

Ementa: Um estudo do desenvolvimento histórico do cristianismo com interesse exclusivo nos períodos conhecidos como Antigo (cerca de 30-600 aD) e Medieval (cerca de 600-1300 a.D). Estudar-se-á os principais aspectos históricos, seus principais movimentos religiosos e personagens, conflitos mais agudos e decisões mais relevantes, matizando seus processos e evitando uma leitura triunfalista. Objetivo: Apresentar subsídios historiográfcos para a leitura atual das práticas e reflexões destes dois longos períodos do cristianismo, possibilitando ao aluno um conhecimento mais profundo da história do cristianismo antigo e medieval.

Bibliografia Básica:

ALBERIGO, G. História dos Concílios Ecumênicos. São Paulo. Paulus. 1995. BETTENSON, H. Documentos da Igreja Cristã. São Paulo. Aste. 1998.

BIHLMEYER, K. & TUECHLER, H. História da Igreja I: Antiguidade Cristã. São Paulo. Edições Paulinas. 1964.

BIHLMEYER, K. & TUECHLER, H. História da Igreja II: Idade Média. São Paulo. Edições Paulinas. 1970.

CESARÉIA, Eusébio. História Eclesiástica Tradução de Wolfgang Fischer. São Paulo. Ed. Novo Século. 1999.

COMBY, Hubert. História da Igreja. Vol. IV e V. Petrópolis. Vozes. 1986.

DANIELOU, J, & MARROU, H. Nova História da Igreja I: Dos Primórdios a S. Gregório Magno. Petrópolis. Vozes, 1984.

HOORNAERT, Eduardo. A Memória do Povo Cristão. Uma história da igreja nos três primeiros séculos. Petrópolis. Vozes. 1986.

(8)

GONZALEZ, Justo. Uma História ilustrada do cristianismo. São Paulo. Vida Nova. 1980-1995. 10 Volumes.

PIERINI, Franco. A Idade Antiga. Curso de História da Igreja I. São Paulo. Paulus. 1998. PIERINI, Franco. A Idade Média Curso de História da Igreja II. São Paulo. Paulus. 1997. ROGIER-AUBERT-KNOWLES. Nova História da Petrópolis. Vozes. 1983.

Exegese do Antigo Testamento

Ementa: Partindo de seleção de textos do AT, esta disciplina constitui-se numa leitura mais profunda do original e também como apoio importante no exercício das interpretações bíblicas.

Objetivo: Esta disciplina propõe-se a exercitar o trabalho exegético a partir de textos especialmente escolhidos para este fim.

Exegese do Novo Testamento

Ementa: Partindo da riqueza literária do NT, esta disciplina constitui-se numa leitura mais profunda extraindo princípios teológicos a partir da língua original e como apoio importante no exercício das interpretações bíblicas do NT.

Objetivo: Exercício do trabalho exegético oferecendo as ferramentas necessárias ao aluno para que ele desenvolva este trabalho no futuro.

Objetivo: Propiciar ao aluno uma visão mais adequada da riqueza literária do escrito lucano e dos paulinos dentro da complexidade do seu contexto histórico, objetivando uma melhor preparação para o trabalho exegético e a interpretação do texto neo testamentário

Homilética I

Ementa: Esta disciplina constitui-se de base teórica e exercício prático. Na base teórica, serão analisados os fundamentos da pregação cristã do ponto de vista teológico, histórico, pastoral e comunicacional, Na parte prática, os alunos terão oportunidade de ter seus sermões continuamente avaliados através de diferentes meios.

Objetivo: Ajudar o aluno através de uma boa base teórica e exercícios práticos a melhorar sua capacidade de pregar e falar em público.

Filosofia II – Moderno ao Contemporâneo

Ementa: A disciplina se constitui na demarcação da natureza específica do pensamento filosófico, considerando seus aspectos discursivos, cognitivos e críticos, além da filosofia enquanto atitude existencial. Como base destas questões buscar-se-á o diálogo com diferentes pensadores da herança filosófica do período moderno ao contemporâneo.

Objetivo: Capacitar o aluno no exercício do pensamento filosófico objetivando sua consciência crítica em relação ao seu mundo, a formas de construção do conhecimento e às múltiplas possibilidades de criação de princípios e atitudes

4º Semestre

Sociologia da Religião

Ementa: Estudo da função da religião na estruturação da vida pessoal e social, considerando a relação entre religião e a construção social da realidade e os diferentes aspectos formadores do campo religioso brasileiro.

Objetivo: Propiciar ao aluno conhecimentos essenciais da sociologia da religião e sua contribuição para a interpretação do papel da religião na sociedade.

História do Cristianismo II - Moderno

Ementa: Um estudo do desenvolvimento histórico do cristianismo com interesse exclusivo no período conhecido como Moderno (cerca de 1300-1900 aD.). Estudar-se-á os principais aspectos históricos, seus principais movimentos religiosos e personagens, conflitos mais agudos e decisões mais relevantes, matizando seus processos e evitando uma leitura triunfalista.

(9)

Objetivo: Apresentar subsídios historiográficos para a leitura atual das práticas e reflexões destes dois longos períodos do cristianismo, possibilitando ao aluno um conhecimento mais profundo da história do cristianismo moderno.

Homilética II

Ementa: Esta disciplina constitui-se de base teórica e exercício prático. Na base teórica, serão analisados os fundamentos da pregação cristã do ponto de vista teológico, histórico, pastoral e comunicacional. Na parte prática, os alunos terão oportunidade de ter seus sermões continuamente avaliados através de diferentes meios. Nesta segunda parte, dar-se-á especial ênfase à prática da pregação, seguindo os diferentes modelos.

Objetivo: Ajudar o aluno através de uma boa base teórica e exercícios práticos a melhorar sua capacidade de pregar e falar em público.

Teologia da Reforma e Movimento Anabatista

Ementa: Esta disciplina tem nas teologias protestantes em emergência no século XVI seu foco central, dando especial destaque à teologia em tomo do movimento anabatista.

Objetivo: Oferecer ao aluno uma visão dos principais fatores e pressupostos da teologia protestante do século XVI, que influenciou decisivamente o pensamento teológico.

Teologia Sistemática II: Criação, Angelologia, Pecado e a Humanidade (Hamartologia e Antropologia)

Ementa: Estudo dos significados bíblico-teológicos da criação, da Angelologia e da visão de ser humano que emerge destes significados, visando a elaboração de uma antropologia teológica.

Objetivo: Oferecer ao aluno compreensão da criação a partir do contexto bíblico, enriquecido pelas interpretações teológicas na história do cristianismo, destacando a visão de ser humano numa teologia da criação, os anjos e as consequências do pecado para esta realidade.

Psicologia da Religião

Ementa: Estudo das principais teorias psicológicas da religião voltadas para práticas afins àquelas que formam o ministério pastoral e o trabalho de liderança nas igrejas. Estudo da experiência religiosa. Estudo em tomo dos modelos terapêuticos de aconselhamento terá destaque nesta disciplina.

Objetivo: Propiciar ao aluno conhecimento fundamental sobre teorias psicológicas da religião com especial destaque para técnicas de aconselhamento.

Teologia da Patrística e Medieval

Ementa: Estudo das principais correntes teológicas e dos mais importantes pensadores da Patrística (cerca de 100-500 aD.) e Medieval (cerca de 500-1300 aD).

Objetivo: Possibilitar ao aluno leitura e diálogo com as tendências teológicas patrísticas e medievais que de forma especial influenciaram decisivamente a herança teológica ocidental e oriental.

Hermenêutica Bíblica

Ementa: Esta disciplina é um estudo teórico e prático dos pressupostos e do processo de interpretação bíblica. Assuntos teóricos a serem abordados são a história da interpretação bíblica, a critica textual, as várias metodologias da crítica bíblica, os gêneros de literatura bíblica, e o uso figurado das palavras entre muitos outros. O lado prático visa oferecer subsídios para interpretação do texto na comunidade e na pregação.

Objetivo: Oferecer ao aluno conhecimento mais amplo da tradição hermenêutica em especial dentro do protestantismo e prática no próprio processo de interpretação, dando a ele instrumental mais diferenciado e preparado para a interpretação do texto bíblico.

(10)

5º Semestre

Métodos e técnicas de pesquisa

Ementa: Em diálogo com os documentos mais recentes da “Associação Brasileira de Normas Técnicas” (ABNT), esta disciplina se constitui na organização da vida de estudos dos alunos no planejamento de seminários, na elaboração de recensões e dos trabalhos didático-monográficos. Aspectos centrais do conteúdo são: a) Orientações básicas para a organização da vida de estudos na faculdade; b) documentação como método de estudo pessoal; c) diretrizes para leitura, análise e interpretação de textos; d) elaboração e recensão e de monografia científica, visando um maior aprofundamento da pesquisa e da reflexão; e)diretrizes para a preparação e execução de seminários; f) anotações de referências bibliográficas.

Objetivo: Oferecer aos estudantes as diretrizes necessárias comuns para a elaboração do trabalho cientifico que se estende às exigências da vida acadêmica como um todo.

Bibliografia Básica:

Associação Brasileira de Normas Técnicas. Rio de Janeiro. ABNT. 1989. ECO, Humberto. Como se Faz uma Tese. São Paulo, Perspectiva. 1995.

Regras de Estudo e do Trabalho Científico. Pontifícia Faculdade de Teologia Nossa Senhora da Assunção. São Paulo. Loyola. 2000.

SEVERINO, Antonio J. Metodologia do Trabalho Científico. São Paulo. Cortez 1986. Normas para publicações da Unesp. São Paulo. Unesp/Fundação. 1996.

História do Cristianismo III - Contemporâneo

Ementa: Um estudo do desenvolvimento histórico do cristianismo com interesse exclusivo no período conhecido como Contemporâneo (cerca de 1900 aD até o dia de hoje). Estudar-se-á os principais aspectos históricos, seus principais movimentos religiosos e personagens, conflitos mais agudos e decisões mais relevantes, matizando seus processos e destacando os principais fatores que influenciam o cristianismo atual, evitando uma leitura triunfalista.

Objetivo: Apresentar subsídios historiográficos para a leitura atual das práticas e reflexões deste longo período do cristianismo, possibilitando ao aluno um conhecimento mais profundo da história do cristianismo contemporâneo

História da Igreja Batista

Ementa: Esta disciplina constitui-se de um estudo mais aprofundado das diferentes escolas historiográficas sobre a história dos batistas, dando destaque aos seus primórdios, suas grandes fases de expansão e sua presença no contexto brasileiro.

Objetivo: Oferecer ao aluno conhecimento historiográfico do surgimento e desenvolvimento da igreja batista, dando-lhe subsídios para uma análise da presença batista no contexto brasileiro.

Teologia Sistemática III: Cristologia e Soteriologia

Ementa: Estudo dos diferentes aspectos que tornam a cristologia o centro do conhecimento teológico, partindo dos relatos bíblicos e sua riqueza interpretativa em torno das imagens de Cristo, de diversas interpretações no transcorrer da história do cristianismo e em debates cristológicos recentes. A obra redentora de Jesus Cristo em favor da humanidade será examinada detalhadamente.

Objetivo: Propiciar ao aluno um aprofundamento de sua própria visão do centro da teologia cristã e do definitivo papel de Jesus Cristo para o saber teológico e a salvação da humanidade em diálogo com diferentes contribuições na história do cristianismo.

Teologia Bíblica do Novo Testamento

Ementa: Estudo das principais correntes teológicas do Novo Testamento destacando seus autores centrais, sua tradição literária, sua influência no desenvolvimento da teologia cristã e sua atualidade para o desenvolvimento dos diferentes ministérios da igreja no mundo de hoje.

Objetivo: Propiciar ao aluno um diálogo com as contribuições teológicas do Novo Testamento e sua atualidade para o exercício dos ministérios na vida da igreja.

(11)

Seminário Temático de História – e

Ementa: Tema selecionado na história do cristianismo para estudo mais aprofundado. Nesta disciplina procurar-se-á dar relevância a acontecimentos do passado que de forma especial precisam de uma revisitação permanente e com novos enfoques.

Objetivos: Oferecer aos alunos a possibilidade de aprofundar temas na história do cristianismo que ainda hoje são objetos de reflexão e debate.

Fundamentos da Teologia Prática - e

Ementa: Estudo do surgimento e desenvolvimento da teologia prática dentro do saber teológico, com especial destaque para os fundamentos teológicos e os aspectos hermenêuticos. Em especial destacar-se-á as formas através das quais a teologia pode diretamente contribuir para o exercício do ministério pastoral e de outros ministérios da vida da igreja.

Objetivo: Introduzir o aluno na Teologia Prática em seu saber teológico podendo aplicá-la no ministério pastoral ou demais ministérios da vida da igreja.

6º Semestre

Fundamentos e Teologia dos Princípios Batistas

Ementa: Os princípios teológicos que representam o centro da confissão batista serão o objeto do estudo nesta disciplina, com destaque para as fundamentações bíblicas e históricas destes princípios. Objetivo: Oferecer ao aluno condições de uma análise detalhada dos princípios batistas, sua base bíblica, seu alcance teológico e sua aplicação prática.

Teologia Sistemática IV: Pneumatologia, Eclesiologia e Escatologia

Ementa: Estudo da compreensão do ser e da ação do Espírito Santo na criação, na história e na sociedade, em especial sua relação intrínseca com o surgimento e o desenvolvimento da igreja. Esta disciplina abrange também o estudo da escatologia e de suas consequências para a interpretação da história humana.

Objetivo: Fazer uma leitura aprofundada da ação do Espírito Santo, narrada em textos bíblicos e interpretada em diferentes correntes teológicas, dando destaque ao surgimento e desenvolvimento da igreja como fruto desta ação. Em seguida será feito um estudo da Bíblia para entender e esclarecer os propósitos divinos para o mundo e a igreja.

História de Missões

Ementa: Estudo histórico comparativo do surgimento e desenvolvimento de paradigmas missionários na história do cristianismo.

Objetivo: Apresentar ao aluno uma visão histórica e panorâmica do surgimento e desenvolvimento de modelos missionários.

Educação Religiosa

Ementa: Esta disciplina tem um tríplice enfoque: a) pedagógico, ao dialogar com tendências pedagógicas da atualidade; b) prático-pastoral, ao destacar a centralidade da educação cristã na construção da identidade religiosa das pessoas e das comunidades; c) eclesial-institucional, ao dialogar com as formas como a igreja enquanto instituição elabora seus conteúdos de educação religiosa.

Objetivo: Oferecer bases teóricas e práticas aos alunos no desenvolvimento de uma educação cristã bem fundamentada levando em conta seus matizes e desafios.

Bibliografia Básica:

CÉSAR, Ely Éser Barreto. A Prática Pedagógica de Jesus: Fundamentos de uma filosofia educacional. Piracicaba. Agentes de Missão/Cogeime. 1991.

GROOME, T. H. Educação Religiosa Cristã Compartilhando o nosso caso e visão. São Paulo. Paulinas. 1985.

(12)

MESQUIDA, Peri. Hegemonia Norte-Americana e Educação Protestante no Brasil. Juiz de Fora / São Bernardo do Campo. EDUFJF/Editeo. 1994.

STRECK, Danilo. Correntes Pedagógicas: Aproximações com a Teologia. Petrópolis/Curitiba Vozes/Celadec. 1994.

Missão e Evangelização - e

Ementa: Compreensão da concepção de missão e sua relação com a evangelização, levando em conta os aspectos bíblicos, históricos e eclesiológicos no desempenho da missão e no anúncio do Evangelho. Especial destaque será dado ao estudo dos textos bíblicos referentes à interpretação da missão e ao contexto histórico moderno no qual surge o grande movimento missionário protestante.

Objetivo: Possibilitar ao aluno uma visão bíblica-histórica da concepção de missão e de evangelização.

Seminário Temático de Bíblia – e

Ementa: Tema selecionado das tradições bíblicas para estudo mais aprofundado. Nesta disciplina procurar-se-á dar relevância a textos bíblicos que de forma especial precisam de uma revisitação permanente e com novos enfoques.

Objetivos: Oferecer aos alunos a possibilidade de aprofundar temas na teologia bíblica que ainda hoje são objetos de reflexão e debate.

Eclesiologias Emergentes - e

Ementas: Estudo de modelos atuais de formação e expansão de igrejas em diálogo com a tradição teológica mais antiga e também com contribuições eclesiológicas atuais, que mesmo recorrendo a textos bíblicos para sua fundamentação apresentam inovações significativas na reestruturação das igrejas.

Objetivo: Oferecer ao aluno possibilidade de diálogo/debate com inovações eclesiológicas com especial destaque para projetos e programas surgidos nos últimos anos nas igrejas evangélicas.

7º Semestre Ética e Sociedade

Ementa: Partindo de diálogo com os fundamentos e os clássicos da ética cristã, esta disciplina constitui-se na fundamentação teológica do papel ético que a igreja desempenha na sociedade e na história. Nesta disciplina dar-se-á destaque a modelos éticos do passado na história do cristianismo, criando assim subsídios para uma visão da ética cristã para a atualidade.

Objetivo: Oferecer ao aluno um debate sobre os fundamentos da ética cristã, partindo de uma visão histórica de modelos éticos, visando a construção de uma ética cristã cidadã para os nossos dias.

Teologia de Missões

Ementa: Nesta disciplina, o estudo concentrar-se-á nas fundamentações bíblico-teológicas das missões. Será, portanto, uma verdadeira missiologia dentro do conhecimento teológico universal.

Objetivo: Oferecer ao aluno, de forma concentrada e sistematizada, a fundamentação bíblico-teológica das missões.

Administração Eclesiástica

Ementa: Esta disciplina constitui-se de reflexão e estudo sobre os diversos aspectos que compõem o trabalho de administração eclesiástica, incluindo recursos práticos para o bom planejamento, a organização e execução de tarefas e objetivos dentro das estruturas eclesiásticas, relacionados ao cotidiano da vida eclesiástica.

Objetivo: Oferecer ao aluno fundamentação teórica e exemplos práticos de organização, planejamento e execução de tarefas do cotidiano da vida eclesial.

(13)

Ministério Pastoral - e

Ementa: Nesta disciplina o conteúdo estará voltado para os diversos aspectos do exercício do ministério pastoral, incluindo a fundamentação bíblico-teológica, a realidade eclesial-denominacional e o contexto sócio-cultural.

Objetivo: Possibilitar ao aluno espaço de estudo e reflexão sobre os aspectos que compõem a vida pastoral e as exigências e chances que nela existem.

Aconselhamento Cristão - e

Ementa: Esta disciplina visa a preparação do aluno para seu ministério de aconselhamento na igreja em todas as suas ramificações com pessoas de todas as idades e de diversos problemas de ordem emocional e espiritual.

Objetivo: Capacitar o obreiro no ministério para aconselhar com eficácia as pessoas que vêm a ele para receber orientação espiritual e emocional.

Antropologia Cultural - e

Ementa: Esta disciplina tem como conteúdo central um estudo das contribuições da antropologia cultural como fundamentais para a percepção e compreensão de alteridades culturais, com especial destaque para o papel da religião.

Objetivo: Dar subsídios antropológicos para uma melhor percepção e compreensão de culturas diferentes daquelas dos missionários, com a finalidade de oferecer melhores condições para o desenvolvimento da obra de missões.

Seminário Temático de Espiritualidade – e Ementa:

Objetivo:

Seminário Temático de Teologia Prática - e

Ementa: Estudo de um tema ou de origem hermenêutica ou de origem prática pastoral que concerne diretamente à área da Teologia Prática. Este estudo pode estar voltado tanto para o passado desta área do fazer teológico quanto para temas relacionados a questões práticas do cotidiano eclesial.

Objetivo: Possibilitar ao aluno reflexão mais aprofundada de temas relevantes da teologia prática em relação ao seu passado ou ao momento atual da vida da igreja e do exercício do ministério pastoral. 8º Semestre

Ética e temas contemporâneos

Ementa: Questões da Bioética serão o conteúdo central desta disciplina, não excluindo, porém, a abordagem de outros temas atuais relacionados ao papel ético das igrejas em nossos dias.

Objetivo: Capacitar o aluno para, devidamente fundamentado teoricamente, debater do ponto de vista teológico cristão sobre os grandes temas da bioética contemporâneos, além de incluir outros aspectos relacionados ao papel ético das igrejas.

Teologia Contemporânea

Ementa: A disciplina estuda o desenvolvimento e conteúdo das mais importantes teologias contemporâneas e os seus principais articuladores, analisa a consequência destas teologias para o mundo teológico e avalia a recepção destas teologias no contexto brasileiro.

Objetivo: Possibilitar ao aluno um conhecimento panorâmico das principais correntes teológicas contemporâneas, seus representantes, dando condições para uma análise crítica da recepção destas teologias no contexto brasileiro.

(14)

Missões Urbanas - e

Ementa: A cidade é o principal lugar da missão da igreja no mundo de hoje e no contexto brasileiro. Nesta disciplina debater-se-á sobre a urbanidade, seus aspectos arquitetônicos, sociais, culturais e religiosos, como o centro do desenvolvimento da atividade missionária. Para isto, será também estudado o papel da cidade na Bíblia e em diferentes escritos teológicos.

Objetivo: Propiciar ao aluno bases históricas e teológicas para a vivência da fé cristã em meio à complexidade da cidade, com suas múltiplas ofertas e suas demandas sociais, culturais e religiosas. Religião e Cultura no Brasil - e

Ementa: O contexto brasileiro é um permanente espaço de vivência, conflito e fusões de universos religiosos e esta disciplina constitui-se num estudo desta complexidade e variedade cultural e religiosa do nosso contexto. O enfoque a ser dado será antropológico e sociológico.

Objetivo: Oferecer ao aluno, em primeiro lugar, uma visão introdutória da complexidade da realidade cultural e religiosa do contexto brasileiro, para, em seguida, aprofundar alguns temas que atualmente demandam um estudo mais aprofundado.

Missões Transculturais - e

Ementa: O Brasil é, atualmente, um país com grande número de missionários de diferentes denominações evangélicas trabalhando em diversos países do mundo. Nesta disciplina, estudar-se-á, do ponto de vista teológico em diálogo com outras disciplinas, especialmente a antropologia e a sociologia, os aspectos que compõem as missões em outras culturas e entre povos de outras religiões, suas conquistas, seus erros e problemas, suas chances e mudanças.

Objetivo: Capacitar o aluno a uma interpretação bem fundamentada da atividade missionária em outras culturas, dando-lhe subsídios para uma avaliação teológica que aprofunde ainda mais o trabalho missionário em outros contextos.

Seminário Temático de Missões - e

Ementa: Tema selecionado dos movimentos missionários para estudo mais aprofundado. Nesta disciplina procurar-se-á dar relevância a modelos missionários que de forma especial precisam de uma revisitação permanente e com novos enfoques.

Objetivos: Oferecer aos alunos a possibilidade de aprofundar temas relacionados ao desempenho da missão da igreja que, de forma especial, são objetos de reflexão e debate.

Seminário Temático de Bíblia - e

Ementa: Tema selecionado das tradições bíblicas para estudo mais aprofundado. Nesta disciplina procurar-se-á dar relevância a textos bíblicos que de forma especial precisam de uma revisitação permanente e com novos enfoques.

Objetivos: Oferecer aos alunos a possibilidade de aprofundar temas na teologia bíblica que ainda hoje são objetos de reflexão e debate.

Seminário Temático em Teologia - e

Ementa: Estudo mais aprofundado entre os temas clássicos da teologia e que hoje vivem um despertar. Nesta disciplina procurar-se-á dar relevância a debates teológicos que, de forma especial, despertam o interesse das igrejas e da sociedade.

Objetivo: Oferecer aos alunos a possibilidade de aprofundar temas clássicos da teologia que atualmente despertam grande interesse na vida da igreja e da sociedade.

Estágio Supervisionado e Trabalho de Conclusão de Curso Estágio Supervisionado

O estágio supervisionado tem como objetivo favorecer a relação teoria-prática a partir da interação entre o processo reflexivo desenvolvido na faculdade e a atuação do corpo discente em projetos concretos na área social e na realidade eclesial. Pressupondo esta relação intrínseca entre teoria e

(15)

práxis, atenção especial será dada à capacidade do aluno de desenvolver e/ou acompanhar projetos. Este estágio poderá acontecer dentro das muitas atividades desenvolvidas pela igreja, no âmbito social, cultural ou no cumprimento da missão, ou ele também poderá ser desenvolvido, articulado e acompanhado nas esferas sociais e culturais extra-eclesiásticas, contanto que estes projetos sirvam à promoção humana.

Trabalho de conclusão de curso

O trabalho de conclusão de curso é a expressão maior do processo reflexivo e prático do corpo discente. Este trabalho deverá, portanto, expressar a capacidade de pesquisa do aluno, aliada à sua preocupação com a realidade vivida pelas comunidades e pelas pessoas. Em outras palavras, o trabalho de conclusão do curso deverá incluir tanto a pesquisa sobre o tema, quanto à pergunta pela aplicabilidade dos resultados à dimensão prática da vida da igreja e dos grupos na sociedade.

Um professor da área será designado para ser o orientador do trabalho, sendo que outro professor será designado para ser o co-leitor.

Referências

Documentos relacionados

Há 1.900 anos, os cristãos que interpretam suas Bíblias literalmente aguardam o momento em que Jesus Cristo Há 1.900 anos, os cristãos que interpretam suas

No que respeita ao investimento directo de Portugal em Espanha, o valor registado pelo Banco de Portugal aproximou-se dos 928 milhões de euros em 2010 (representou

Segundo CONAMA (2002) “Resíduos da construção civil: são os provenientes das construções, reformas, reparos e demolições de obras de construção civil, e os resultantes da

#.. Con0or)e afr)ou COLIN2 @  As expectativas são uma questão importante na vida do líder cristão. Alguns esperam realizar muito pouco e, portanto, se surpreendem com suas

E 0 ato legal de d esignar uma pessoa como sua pr ocur ador a e que,  como tal, toma a si uma incumbencia que Ihe e destinada, ou seja,   urn mandante atribui a urn

No presente trabalho é apresentado um aplicativo utilizando o Geoprocessamento, e os Sistemas de Informações Geográficas – SIGs, que aliados ao Diagrama de Voronoi,

Com o uso do biodigestor os gases promotores do efeito estufa, como o metano e o carbônico, não são mais liberados naturalmente para a atmosfera, ao contrário, ele é conduzido

Após a colheita, normalmente é necessário aguar- dar alguns dias, cerca de 10 a 15 dias dependendo da cultivar e das condições meteorológicas, para que a pele dos tubérculos continue