• Nenhum resultado encontrado

Margem Líquida Diferença entre o preço do produto e todos os custos e despesas envolvidos na fabricação.

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Margem Líquida Diferença entre o preço do produto e todos os custos e despesas envolvidos na fabricação."

Copied!
5
0
0

Texto

(1)

MACD (Moving Average Convergence/Divergence)

Este indicador técnico é calculado subtraindo-se o valor de duas médias móveis: de 26 dias e de 12 dias. O MACD indica a diferença entre as expectativas de curto e de longo prazo.

Marcação a Mercado

Marcar a mercado um ativo financeiro consiste em atualizar, diariamente, o valor dos respectivos títulos tomando-se como referência o preço de negociação no mercado secundário. Entretanto, em decorrência de fatores históricos e macroeconômicos o mercado secundário de títulos brasileiros apresenta baixa liquidez. Assim, a formação dos preços para efeito de marcação a mercado se dá através de expectativas dos agentes econômicos relativas a: taxas de juros atuais e futuras, taxas de inflação, comportamento da taxa de câmbio (dólar futuro), expectativas quanto às reformas previdenciárias, fiscal, entre outros fatores de ordem política e variáveis macroeconômicas.

Margem

Montante, fixado pelas Bolsas de Valores, a ser depositado em dinheiro, títulos ou valores mobiliários, pelo cliente que efetua uma compra ou uma venda a termo ou a futuro, ou um lançamento a descoberto de opções.

Margem Bruta

Diferença entre o preço de venda e os custos envolvidos na fabricação de um produto. Esse indicador é uma medida de eficiência na produção.

Margem Líquida

Diferença entre o preço do produto e todos os custos e despesas envolvidos na fabricação.

Mark-to-maket

Significa marcar a mercado. O valor do portfólio é "marcado a mercado" quando todos os ativos que o compõem estão valorizados pelo preço corrente de mercado pelo qual se poderia liquidá-los em um dado momento em situações normais de mercado.

Maxidesvalorização

É a desvalorização drástica de uma moeda.

Máximo

Cotação mais alta alcançada pelo papel ao longo do dia, até o momento da consulta.

Médio

Média das cotações do papel ao longo dia, ponderada pelo volume financeiro negociado.

Mega Bolsa

É um sistema de negociação da Bovespa, que engloba o pregão viva voz e os terminais remotos, e visa ampliar a capacidade de registro de ofertas e realização de negócios em um ambiente tecnologicamente avançado.

Meios de Pagamento

Conceito restrito de moeda (M1). Representa o volume de recursos prontamente disponíveis para o pagamento de bens e serviços. Inclui o papel-moeda em poder do público, isto é, as cédulas e moedas metálicas detidas pelos indivíduos e empresas não financeiras e, ainda, os seus depósitos à vista efetivamente movimentáveis por cheques. Com a redução da inflação, a partir da introdução do Real, ocorreu forte crescimento dos meios de pagamento no conceito restrito, processo esse conhecido como remonetização, resultante da recuperação da credibilidade da moeda nacional.

Membro de bolsa

Membro de uma bolsa com certos privilégios de negociação. Um membro de uma bolsa não necessariamente é um membro da câmara de compensação da bolsa.

(2)

Membro de compensação

Um membro da câmara de compensação. Todas as negociações devem ser liquidadas por intermédio de um membro de compensação. Um membro direto pode liquidar somente suas próprias obrigações. Um membro geral pode liquidar tanto suas próprias obrigações como as de seus clientes. Também podem existir variantes destes dois tipos de membros de compensação.

Mercado Aberto

Também conhecido por mercado secundário, é onde são negociados títulos públicos já emitidos.

Mercado a termo

Mercado onde se processam as operações para liquidação diferida, em geral após 30, 60 ou 90 dias da data de realização do negócio.

Mercado à vista

Mercado onde a liquidação física - entrega dos títulos pelo vendedor - se processa no segundo dia após a realização do negócio em pregão e a liquidação financeira - pagamento dos títulos pelo comprador - se dá no terceiro dia útil, posterior à negociação, somente mediante à efetiva liquidação física.

Mercado de ações

Segmento do mercado de capitais que compreende a colocação primária em mercado de ações novas emitidas pelas empresas e a negociação secundária - em Bolsas de Valores e no mercado de balcão - das ações já colocadas em circulação.

Mercado de balcão

Mercado em que as operações não são registradas em Bolsas. Também chamado de tailor made ou customizadas, por atenderem especificações dos clientes, esse mercado abrange negociações de ativos.

Mercado de balcão não organizado

Mercado de compra e venda de ativos sem a coordenação de uma Bolsa de Valores, no qual as transações são normalmente conduzidas pelo telefone. São negociadas ações de empresas não registradas em Bolsas de Valores e outras espécies de títulos. Participam deste mercado corretoras, distribuidoras, alguns bancos e pessoas físicas.

Mercado de balcão organizado

Também chamado de SOMA (Sociedade Operadora de Mercado Aberto), é composto por empresas que pretendem mais tarde ter suas ações negociadas nas bolsas de valores. Apresenta como vantagens principais menor custo e menores exigências.

Mercado de câmbio

Chama-se mercado de câmbio o ambiente abstrato onde se realizam as operações de câmbio entre os agentes autorizados pelo Banco Central do Brasil (bancos, corretoras, distribuidoras, agências de turismo e meios de hospedagem) e entre estes e seus clientes.

Mercado de câmbio-Segmento flutuante

Normalmente conhecido como "turismo". No entanto, este segmento não se limita às operações de turismo. Também são realizadas transferências como contribuições a entidades associativas, doações, heranças, aposentadorias e pensões, manutenção de residentes e tratamento de saúde.

Mercado de câmbio- Segmento livre

O segmento livre é também conhecido como "comercial" e corresponde às operações: (a) decorrentes de comércio exterior, ou seja, de exportação e de importação; (b) relacionadas às atividades dos governos, nas esferas federal, estadual e municipal; (c)relativas aos investimentos estrangeiros no País e aos empréstimos a residentes sujeitos a registro no Banco Central; e (d) referentes aos pagamentos e recebimentos de serviços.

(3)

Mercado de capitais

Conjunto de operações de transferência de recursos financeiros de prazo médio, longo ou indefinido, efetuadas entre agentes poupadores e investidores, através de intermediários financeiros.

Mercado de opções

Mercado onde são negociados direitos de compra ou venda de um lote de valores mobiliários, com preços e prazos de exercícios pré-estabelecidos contratualmente. Por esses direitos, o titular de uma opção de compra paga um prêmio, podendo exercê-los até a data de vencimento da mesma ou revendê-los ao mercado. O titular de uma opção de venda paga um prêmio e pode exercer sua opção apenas na data de vencimento, ou pode revendê-la no mercado durante o período de validade da opção.

Mercado financeiro

É o mercado voltado para a transferência de recursos entre os agentes econômicos. No mercado financeiro são efetuadas transações com títulos de prazos médios, longos e indeterminado, geralmente dirigidas ao financiamento dos capitais de giro e fixo.

Mercado Fracionário

Mercado Fracionário é aquele onde são negociados quantidade de ações que não chegam a completar um lotes padrão do papel. Por exemplo, um papel é negociado em lotes padrão de 1000 ações. Se você quiser comprar ou vender 10.000 ações, sua ordem será negociada no mercado inteiro, mas se você quiser negociar 4.500, 4000 ações serão negociados no mercado inteiro e as 500 ações restantes, que não chegam a formar um lote padrão serão negociadas no mercado fracionário.

Mercado futuro

Mercado onde são realizadas operações envolvendo lotes padronizados de commodities ou ativos financeiros, para liquidação em datas prefixadas.

Mercado Integral

Mercado Integral é aquele onde são negociados lotes padrão do papel. Por exemplo, um papel é negociado em lotes padrão de 1000 ações. Se você quiser comprar ou vender 10.000 ações, sua ordem será negociada no mercado inteiro, mas se você quiser negociar 4.500, 4000 ações serão negociados no mercado inteiro e as 500 ações restantes, que não chegam a formar um lote padrão serão negociadas no mercado fracionário.

Mercado primário

Onde ocorre a colocação de ações ou outros títulos, provenientes de novas emissões. As empresas recorrem ao mercado primário para completar os recursos de que necessitam, visando ao financiamento de seus projetos de expansão ou seu emprego em outras atividades.

Mercado secundário

Onde ocorre a negociação dos títulos adquiridos no mercado primário, proporcionando a liquidez necessária.

MERCOSUL (Mercado Comum Sul Americano)

Associação formada entre Brasil, Argentina, Uruguai e Paraguai com o objetivo de fortalecer estes países, aumentando a integração entre eles e unificando suas políticas setorial e macroeconômica.

Merval

A partir de 27/nov/2000, o índice MerVal, que concentra os principais papéis negociados em bolsa, será dividido e os investidores terão um novo indicador - o Merval Argentino (MAR, sigla que aparecerá nos terminais) - para medir a evolução do mercado de renda variável de empresas argentinas. "O MAR vai responder exclusivamente ao comportamento microenômico das companhias e ou aos problemas de cada empresa e não mais à influência de fatores

(4)

macroeconômicos do país". O MerVal continuará conservando a sua estrutura básica tradicional e será divulgado normalmente. O novo índice englobará papéis de 17 companhias constituídas exclusivamente no país, embora possam estar controladas por multinacionais. De acordo com o Instituto Argentino de Mercado de Capitais, a carteira do MAR, que será atualizada trimestralmente, estará composta por sociedades de capital aberto que reúnam até 80% de negociação nos últimos seis meses (volume e número de operações). Mas serão excluídas aquelas empresa que tenham sido cotadas em 90% dos pregões desse período. Isto é, ficam de fora as empresas estrangeiras e os CedeArs (semelhante às ADRs).

Ao mesmo tempo, informa um documento do Instituto, será limitada a participação de cada espécie a um 20%, antes de corte seletivo em 80%, com o objetivo de evitar a concentração do índice em poucos papéis e, com isso, favorecer, o princípio de diversificação. Para chegar às 17 ações que vão compor o MAR, o Instituto tomou como base informações e o comportamento dos papéis das empresas desde dezembro de 1997 e, a partir do final do ano passado - período prévio à inclusão de empresas estrangeiras no mercado acionário argentino e pelo incremento da participação dos CedArs no volume total negociado -, calculou internamente os dois índices. Isso permitiu definir como data de origem do MAR o dia 1 de janeiro deste ano, tomando como base o preço do MerVal do dia 30 de dezembro de 1999. "Seguindo esses critérios, a carteira do MAR ficou conformada por 17 papéis, diferenciando-se qualitativamente do MerVal, que estava composto, até agora, por 32 empresas", explica o Instituto. De acordo com Osvaldo Mignini, gerente operacional da Bolsa de Buenos Aires, o novo índice responde à demanda de operadores e investidores institucionais. A Bolsa está preparando também o lançamento de outro índice de ações de empresas argentinas, ponderado pela capitalização em bolsa e ajustado por "free float", tendência essa que vem sendo observada nos mercados internacionais, acrescenta o Instituto.

Meta

Segmento de negociação eletrônica da Bovespa, apoiado no estabelecimento de preço base de negociação uma vez ao dia e na atuação do Promotor de Negócios, que é uma pessoa jurídica, indicada pela empresa, que assume o compromisso de registrar diariamente ofertas firmes de compra e venda para o papel no qual se registrou, de acordo com normas regulamentares determinadas pela Bovespa.

Middle Office

Área responsável pela administração do risco, proposta de benchmark, compliance e tecnologia de uma instituição financeira.

Mínimo

Cotação mais baixa alcançada pelo papel ao longo do dia, até o momento da consulta.

Moderado

Designação dos fundos de investimento que buscam obter uma rentabilidade média do mercado. Para isso, os recursos são investidos em ativos de médio risco. Também usado para designar um tipo de perfil de investidor que prefere esse tipo de fundo. Situação intermediária entre o conservador e o agressivo.

Moeda de Privatização

Títulos usualmente negociados com deságio, e que são aceitos pelo governo brasileiro nas privatizações.

Moeda Podre

Títulos de dívida que são negociados no mercado com deságio devido à dúvida sobre a capacidade do emissor em efetuar o pagamento no vencimento.

Monopólio

Forma de organização do mercado em que uma empresa domina a oferta de um determinado produto ou serviço que não pode ser substituído. A legislação da maioria dos países proíbe o monopólio, com exceção dos exercidos pelo Estado, geralmente em produtos e serviços

(5)

estratégicos.

Moratória

Prorrogação de prazo solicitado pelo devedor, ou concedido pelo credor, para pagamento de uma dívida.

MSCI (Morgan Stanley Capital International)

Índice criado pela Morgan Stanley para acompanhar o desempenho das bolsas de valores. Para medir o comportamento das bolsas brasileiras, existe o MSCI -Brasil.

Mutualismo

Reunião de um grupo de pessoas, com interesses seguráveis comuns, que concorrem para a formação de uma massa econômica com a finalidade de suprir, em determinado momento, necessidades eventuais de algumas daquelas pessoas.

Termos e condições:

As informações e análises contidas neste site, oriundas de fornecedores independentes ou geradas pelo próprio Banco do Brasil, têm o propósito exclusivamente informativo, não consistindo em recomendações financeiras, legais, fiscais, contábeis ou de qualquer outra natureza, e, não necessariamente, refletem a opinião do Banco. O Banco do Brasil S.A. não se responsabiliza por qualquer decisão tomada com base nas informações contidas neste site, nem pelos eventuais prejuízos decorrentes de: (i) exatidão, autenticidade, veracidade, integridade, legalidade, precisão ou validade das informações, para qualquer propósito específico do cliente das informações; (ii) interrupção ou cancelamento das informações; e (iii) imperícia, negligência, imprudência, por ação ou omissão, dos fornecedores independentes de informação.

Referências

Documentos relacionados

(HU-UFBA/EBSERH/IADES/2014) A definição de prioridades é a ordenação dos diagnósticos de enfermagem ou problemas do cliente, utilizando as determinações de urgência

De acordo com estes resultados, e dada a reduzida explicitação, e exploração, das relações que se estabelecem entre a ciência, a tecnologia, a sociedade e o ambiente, conclui-se

• Maiores níveis de literacia e o contacto com a DM têm um impacto positivo na redução do estigma para com o doente mental corroborando o estudo de Corrigan et

Porém não há nenhum indicio de que esses computadores vão se tornar conscientes, ao menos tão cedo, eles não vão poder sentir; se é isso que vai diferenciar a gente

a) Constatou-se uma tendência, tanto no Brasil como no Mundo, investigar a afetividade na IHC e corporificação de comportamentos afetivos, podendo ser inferências e/ou

Este comando permite o uso de uma imagem fornecida pelo usuário para a filtragem no domínio de frequências. Este comando correlaciona, convolui ou desconvolui

O produto da alienação deverá ser pago pelo arrematante em até 24 (vinte e quatro) horas a partir da data do encerramento do leilão, através de guia de

As amostras irradiadas demonstraram uma atividade antioxidante mais elevada, especialmente as tratadas com 1,0 kGy, independentemente da fonte de radiação, apresentando uma