• Nenhum resultado encontrado

Encontro teve a participação de 220 pessoas vinculadas ao Sicoob e profissionais de marketing de empresas de grande porte

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Encontro teve a participação de 220 pessoas vinculadas ao Sicoob e profissionais de marketing de empresas de grande porte"

Copied!
6
0
0

Texto

(1)

UMA PUBLICAÇÃO DA

COOPERATIVA DE CRÉDITO

DE LIVRE ADMISSÃO

DO ALTO SÃO FRANCISCO

ANO 19 - Nº 102

FEVEREIRO DE 2019

www.

sicoobcredialto

.com.br

S

ICOOB APRESENTA ESTRATÉGIAS DE

COMUNICAÇÃO E MARKETING PARA

2019

DURANTE EVENTO EM

B

RASÍLIA

Pré-assembleias

têm datas

marcadas

PÁGINA 5

P

ODER DA

MARCA

Encontro teve a participação de 220 pessoas vinculadas ao Sicoob

e profissionais de marketing de empresas de grande porte

(2)

O Sicoob Confederação apresentou no evento “Comunicar Sicoob” o novo posicionamento da marca Sicoob, que pode ser conferido em matéria na página 3 deste informativo. Assim como a marca Coca-Cola, por exemplo, é o maior ativo daquela companhia, a marca Sicoob também ultrapassou o valor individual da marca de suas respectivas singulares. A partir de agora, nosso maior desafio é convencer as demais filiadas a usarem a marca pura, processo que está bem encaminhado.

O Sicoob apresentou também proposta de ambienta-ção das agências. Isso trará mais conforto ao associado, que foi ouvido nesse processo, e fortalecerá as cooperati-vas, que dessa forma estarão apoiadas umas às outras através da padronização do ambiente físico.

O Sistema Sicoob, através de suas filiadas, termina o ano com ativos de R$ 106 bilhões e 4,4 milhões de asso-ciados. O crescimento constante, mesmo em momentos de crise, demonstra que o Cooperativismo Financeiro é o

caminho certo. Quanto mais cresce o Sistema, maiores são as vantagens aos associados, com a redução das taxas de juros e custos nos serviços.

Internamente, este ano chegou com inúmeras expecta-tivas para os associados da Credialto. Em 2018, foram mui-tas as conquismui-tas, especialmente a melhoria dos nossos processos, que estão sendo mapeados, com o objetivo de garantir a continuidade da nossa cooperativa no futuro.

A capacitação de conselheiros, diretores e empregados foi uma constância no ano passado e vai permanecer.

Outra boa notícia diz respeito ao andamento da obra de construção da nova sede, que começa a sair do chão no início do mês de março, para alcançar os céus. As vigas metálicas já chegaram e em junho, no mais tardar, a estrutura do prédio estará levantada, possibilitando a construção das paredes.

Mais: a nossa AGO/AGE, em 28 de março, terá a reno-vação dos Conselhos de Administração e Fiscal. A chapa deste primeiro manterá sua candidatura, com três novos nomes: Renato Júlio, Cristiane Faria Souza e Marcelo Pádua. Permanecem o atual presidente, Nelson Soares, o vice-presidente, Jair Modesto, e o conselheiro Gilson Boanerges da Costa.

Para o Conselho Fiscal, estão confirmados Edgley dos Santos Amorim, Neilton Miranda, Deyvid Castro Arantes, Tarcizo Macedo, Naiara Aparecida Justino Alves e Nelson Alves de Oliveira.

Editorial

2

E X P E D I E N T E

SICOOBCREDIALTOÉ UMA PUBLICAÇÃO DA COOPERATIVA DE CRÉDITO DE LIVRE ADMISSÃO DO ALTO SÃO FRANCISCO LTD

A

Conselho Administrativo:

Nelson Soares de Melo, Jair Modesto da Costa, Gilson Boanerges da Costa, João Soares Sobrinho, Ana Maria de Faria Costa, José Alves Pinto

Conselho Fiscal:

Renato Júlio de Faria, Fábio Rezende Santos, Edgley dos Santos Amorim, Euder Antônio Lopes, Nelson Alves de Oliveira e Deyvid Castro Arantes

EEDDIIÇÇÃÃOO//RREEDDAAÇÇÃÃOO João Alberto Aguiar Reg. MG 05068 JP PROJETO GRÁFICO: Didi Dutra REG - 070/MG COLABORAÇÃO: Unidade de Comunicação e MKT Sicoob Credialto -

Bárbara Coelho - Reg. MG 12 993 JP

O

ONNDDEE EESSTTAAMMOOSS

PIUMHI:(37) 3371-9300- MMAATTRRIIZZ - Rua Grijalva Soares Terra, 69, Centro A

AGGÊÊNNCCIIAA SSEEVVEERROO VVEELLOOSSOO – Rua Severo Veloso, 1.106 A

AGGÊÊNNCCIIAA DDOOMM PPEEDDRROO IIII – Rua Dom Pedro II, 540 A

AGGÊÊNNCCIIAA FFRRAANNCCIISSCCOO CCAAMMPPOOSS – Praça Francisco Campos, 228

CAPITÓLIO:(37) 3373-2050 - Rua Coronel Lourenço Belo, 464

DORESÓPOLIS:(37) 3355-1230 - Rua Pedro da Costa Lopes, 75

PIMENTA:: (37) 3324-1800 - Avenida JK, 368

CÓRREGO FUNDO:(37) 3322-9630 - Rua Germana da Costa Guimarães, 53

Novo capítulo na

comunicação

do Sicoob

A

3ª Exposição Nacional de Orquídeas de Córrego Fundo movi-mentou a cidade nos três primeiros dias de fevereiro. Ao todo, 800 vasos enfeitaram o salão paroquial e chamaram a atenção dos visitantes. A estimativa dos organizadores é que 1.200/1.300 pes-soas tenham visitado o local. O evento, que teve o Sicoob Credialto como um dos patrocinadores, foi realizado pela Associação Córrego-fundense de Orquidófilos.

(3)

3

Sicoob avança na

comunicação com

o cliente

“Q

uem não se comunica,

se trumbica”. Há déca-das, o famoso bordão de Abelardo Barbosa, o Cha crinha, alertava para a importância de uma comunicação eficiente e de qualidade. Atento ao valor de uma marca progressivamente forte, o Sicoob Confederação apresentou no evento Comu nicar, dias 31 de janeiro e 1º de fevereiro, em Brasília, o seu planejamento de comunicação e marketing.

Na ocasião, o sistema lançou o direcionamento estratégico para 2019, com destaque para a proposta de nova ambientação/si -nalização nas agências; arquitetu-ra de marca; aroma (marketing olfativo) e nova linguagem visual. O foco é proporcionar ao coo-perado a sensação e percepção de acolhimento, isto é, que ele enxergue na agência uma exten-são de sua própria casa.

Nesse sentido, cerca de 30 agências já estão se movimentan-do com a substituição de mobiliá-rio, nova sinalização e uso mais acentuado de plantas. O Sicoob, no entanto, ressalta que não exis-te prazo para as mudanças.

Particularmente, a Credialto, por meio de pesquisa com os associados, se coloca novamente em posição de vanguarda, pois tem proposto um layout diferen-ciado para a agência da nova sede administrativa, por exemplo com varanda, cozinha, lavabo e sala de estar, entre outros espaços.

Algumas das novidades na comunicação do Sicoob apresen-tadas no evento de Brasília estão a tipográfica (modalidades de fontes) e paleta de cores, que transmite a personalidade da marca, com aplicações em roxo (novidade), verde médio e verde claro. Turquesa e verde escuro, porém, permanecem como cores principais.

Participantes acompanharam atentamente

as palestras, em dois dias de evento

O Comunicar reuniu cerca de 220 pessoas, responsáveis pelas áreas de comunicação, marketing e designers das centrais, singulares e entidades de apoio Sicoob, além de palestrantes. E os participantes aprovaram o conteúdo do evento. “O nosso maior ativo é a nossa marca e o grande desafio de nossa organização é a comunicação”, diz o diretor operacional do Sicoob Confederação, Francisco Silvio Reposse Júnior.

Dentre os convidados, marca-ram presença no Comunicar nomes de peso do mercado de marketing

do país, como Renato Winnig (Natura), Jaime Troiano (Troiano Branding), Roberto Martini (FLA -GCX) e Luiz Serafim (3M).

A necessidade de as marcas se posicionarem e mostrarem suas verdades foi evidenciada pelo exe-cutivo da Natura. “Não é simples-mente fazer um manifesto em prol de causas e defender uma história. O que faz mais sentido é olhar para dentro e ter transparência. O que está sendo proposto pelo Sicoob é muito positivo e valoroso para construção de marca”, declarou Renato Winnig.

Palestrantes apoiam

mudanças

M

ERCADO CONCORRIDO

O presidente do Sicoob Credialto, Nelson Soares de Melo, que participou do evento, vê com bons olhos as propostas para a comunicação do Sicoob. “A concor-rência no mercado financeiro é grande e os bancos tradicionais levam a vantagem do poderio financeiro, com publicidade em horários nobres, além da identida-de bem identida-definida. Mas o Sicoob está fazendo sua parte na divulgação da marca, através de várias frentes, por exemplo ao patrocinar o Campeonato Mineiro de futebol.”

O presidente da Credialto tam-bém avalia como positiva a

utiliza-ção da marca Sicoob nas mídias sociais. E cita um caso particular da Credialto, quem em 2018 liderou uma campanha em favor da utili-zação do cartão Sicoobcard. “Foi um sucesso. Atingimos mais de R$ 17 milhões em poupança.”

Nelson comemora ainda a cres-cente aceitação das cooperativas de crédito em relação ao uso da marca pura, apenas com a logo-marca e o nome Sicoob, assunto muito discutido no Comunicar. “Uma atitude dessa tem peso, no sentido de melhorar a credibilida-de do negócio e aumentar a per-cepção da extensão da instituição da qual nós participamos.”

(4)

4

P

ara fechar o ano letivo de 2018 com chave de ouro, os 60 alunos do Programa Cooperando para o Futuro parti-ciparam do II Seminário de Educação Cooperativista, Em -preen dedora e Financeira, no fim de dezembro. Estiveram presen-tes ainda os professores voluntá-rios, todos empregados do Sicoob Credialto.

O encontro teve caráter refle-xivo, cumprindo uma das premis-sas do projeto, iniciado há um ano e meio, que é o acesso ao conhecimento técnico e também o desenvolvimento de atitudes capazes de levar esses jovens, de 14 a 16 anos, a obterem uma postura diferenciada diante dos desafios da vida.

O presidente da Credialto, Nelson Soares de Melo, abriu o ciclo de palestras abordando, entre outros temas, a importância de o jovem cuidar desde cedo da construção das relações interpes-soais e também da necessidade de não perder de vista a evolução da tecnologia.

Em seguida, o professor Doni -zete Bernardes, convidado espe-cial do município de Arcos, abor-dou o tema “A arte de se portar e falar bem em público”. Irreve -rente, o que despertou o interesse da garotada, deu dicas de como as pessoas devem agir em situações cotidianas e incomuns.

No encerramento, Elisa Teixeira Costa Soares, gerente de Controles Internos da Credialto e professora do Cooperando para o Futuro, pro-jeto desenvolvido em parceria com a Associação de Valorização aos menores Aprendizes de Piumhi (Avamep), mostrou os impactos da inovação tecnológica na carreira profissional.

De acordo com a especialista em Fomento e Planejamento da Credialto, Rayssa Ferreira, uma avaliação escrita do evento com todos os participantes teve resul-tado “extremamente positivo”, fato que credencia a Cooperativa a realizar no fim deste ano a ter-ceira edição do seminário.

Seminário propõe

reflexão

aos jovens

I

nformação confiável e de qualidade nunca é demais para ninguém. Com o objeti-vo de esclarecer e disseminar conhecimento para todos os seus empregados, a unidade de Gestão de Pessoas do Sicoob Credialto criou neste ano o “RH na Área”.

Através de visitas in loco e da utilização dos meios de comunicação internos, a Coo -perativa de agora em diante vai detalhar para todos as variadas demandas associadas aos inte-resses da cooperativa e tam-bém dos próprios empregados. Os temas estão diretamente relacionados aos segmentos que despertam mais dúvidas nas pessoas, como saúde, edu-cação, bem-estar, cultura, qua-lidade de vida, gestão de pes-soas e departamento pessoal.

O primeiro assunto

traba-lhado pelo “RH na Área”, em janeiro, foi a política adotada pela Credialto em relação ao ponto eletrônico.

“Tivemos mudanças recen-tes no ponto, com a inclusão de melhorias. Agora, por exemplo, o empregado tem acesso a um aplicativo no celular onde veri-fica várias informações, como atualização do banco de horas, horas extras, folgas, etc. Agora, toda solicitação é via internet, celular ou site”, explica a diretora Administrativa da Cred i -alto, Dalila Ferreira.

Segundo ela, os temas serão mensais, por tempo indetermi-nado. O próximo tema será definido na segunda quinzena de fevereiro. A eficiência da nova ferramenta está sendo verificada por meio de uma pesquisa de satisfação dos empregados.

Projeto auxilia no dia

a dia dos

empregados

Professor Donizete Bernardes abordou o tema

“A arte de se portar e falar bem em público”

(5)

5

CÓRREGO FUNDO

Dia: 12/3

Local: Salão de Eventos Thingo’s (o mesmo dos anos anteriores) Endereço: Rodovia LMG, 740 Horário: 19h30

CAPITÓLIO

Dia: 14/3

Local: Salão do Clube da Feliz Idade Endereço: Rua Jose Sabino Tiago - Nossa Senhora Aparecida

Horário: 19h30

PIMENTA

Dia: 19/03

Local: Auditório APAE

Endereço: Rua Luiza Parreira, 50 - Antônio Lara

Horário: 19h

DORESÓPOLIS

Dia: 21/03

Local: Poliesportivo Municipal, Endereço: Rua José de Bastos Freire S/N - Centro

Horário: 19h

O

associado do Sicoob Cre -dialto terá em março a opor-tunidade de conhecer os resultados financeiros da Coope -rativa em 2018, tirar dúvidas, emitir opiniões, inteirar-se das eleições para os Conselhos de Admi nis -tração e Fiscal e também analisar as propostas da instituição de crédito para este ano.

Para isso, deve participar das pré-assembleias, que acontecem em Córrego Fundo, Capitólio, Pimenta e Doresópolis (veja o cronograma das

reuniões nesta página).

Esses encontros serão uma pré-via da Assembleia Geral Ordinária (AGO) e Assembleia Geral Extra or -dinária (AGE), ambas no dia 28 de março. Àqueles que quiserem inscrever suas chapas para o Con selho de Admi nistração ou Con -selho Fiscal deverão fazê-la entre os dias 18 e 28 de fevereiro, con-forme edital publicado no jornal “Alto São Francisco” no dia 17 de fevereiro. O edital dispõe ainda o conteúdo da pauta da reunião, basicamente a prestação de con-tas de 2018 e a destinação das

sobras (lucro).

As pré-assembleias e AGO/AGE são exemplos de governança cor-porativa, com total transparência. Por isso, na avaliação do presidente da Cooperativa, Nelson Soares de Melo, devem ser prestigiadas.

“A participação do associado é substancialmente importante, pois é o momento que ele tem para conhecer melhor os resultados da cooperativa que é sócio. Também é uma chance de a pessoa conferir o crescimento da instituição e as van-tagens de ser um cooperado.”

D

ADOS FINANCEIROS

Já na Assembleia, durante a prestação de contas, a diretoria do Sicoob Credialto irá analisar os dados financeiros gerais, como ati-vos, patrimônio, resultados, além de repassar os números mais rele-vantes, por exemplo os juros ao capital, ou seja, a remuneração do capital aplicado de cada coopera-do na cooperativa.

O Sicoob Credialto encerrou 2018 com R$ 62,6 milhões em car-teira de crédito e depósitos totais

de R$ 97,6 milhões. Os ativos foram de R$ 137 milhões e o patrimônio líquido, R$ 22,6 milhões. O total de associados ficou em 9.022. O resul-tado bruto no fim do período foi de R$ 2,542 milhões.

Em 2018, o conselho definiu, mais uma vez, por remunerar os coo-perados com 100% da Selic, o máxi-mo permitido pela legislação, no montante de R$ 845 mil. O dinheiro foi creditado no dia 31 de dezembro na conta capital de cada um.

“Na cooperativa de crédito, o dinheiro não fica parado. Aqui, além de não pagar a taxa de manu-tenção da conta, ele ganha em cima do que está acumulando”, observa a diretora de Controles e Riscos da Credialto, Riquelme Caetano Santos.

Do resultado geral bruto da Cooperativa são extraídas as par-ticipações obrigatórias dos fun-dos, por força de lei. Sendo assim, 40% vão para o fundo de reservas e 10% para o Fates. Os 50% que sobram ficam à disposição da Assembleia para definição, no dia 28 de março.

Ponto de partida para

a

Assembleia

Geral

As AGO e AGE vão definir a renovação de pelo menos um terço dos seis membros dos Conselhos de Administração (presi-dente, vice e quatro conselheiros), e Fiscal. A eleição do Conselho de Administração ocorre a cada quatro anos e do Conselho Fiscal de dois em dois anos, portanto as duas votações vão coincidir neste ano.

Para constituir chapa, os interessados precisam cumprir alguns requisitos, como estarem adimplentes e com o cadastro em dia.

“A eleição é democrática, pois permi-te ao cooperado opinar e participar, e essa é uma das diferenças fundamentais da cooperativa para o banco”, salienta Nelson Soares.

No encontro, a Credialto irá propor alte-rações no estatuto, por exigências legais. As sugestões constam no edital de convo-cação da Assembleia e estarão à disposição na Cooperativa para qualquer associado que queira se inteirar do assunto.

Votações

coincidem

neste ano

LOCAL

E

HORÁRIOS

DAS PRÉ-ASSEMBLEIAS

Expectativa é de participação em massa dos associados nas pré-assembleias, como aconteceu no encontro de 2018, em Córrego Fundo

(6)

I M P R E S S O

Rua Grijalva Soares Terra 69, CEP 37925-000 - Piumhi - MG

6

E

m janeiro, um grupo de peruanos, das cidades de Lima, Cusco e Arequipa, realizou

intercâmbio com brasileiros das regiões mineiras do Centro-Oeste e Sul. Eles visitaram Piumhi, Capitólio e São Roque de Minas e conheceram as belezas da nossa região, como Serra da Canastra e Lago de

Furnas.Também degustaram a típica comida mineira, com destaque para o queijo canastra, café de qualidade superior, feijoada e pão de queijo. Durante a estadia, de 15 dias, o grupo visitou também o Sicoob Credialto. Todos se encantaram com o profissionalismo da instituição de crédito.

O

conceito de “prédio verde”, em que as construções são ecologicamente corretas, ou seja, sem desperdícios e com pouco impacto ambiental, possibilitando ainda economia no consumo de água e energia elétrica, é uma ten-dência mundial e tem sido adotado na construção da nova sede admi-nistrativa do Sicoob Credialto, no centro de Piumhi.

O mesmo raciocínio do desen-volvimento sustentável não está restrito ao canteiro de obras. A Cooperativa tem atuado nesse sentido em outras áreas, como a Comunicação. No caso específico deste informativo, os associados com e-mail cadastrado têm rece-bido o material diretamente na

sua caixa eletrônica.

Aliás, na expectativa de incenti-var o uso do e-mail pelo associado, o que representa o uso mais racio-nal do papel, cujo principal com-ponente é a celulose, resultado do processamento do eucalipto, a Credialto avalia a possibilidade de sortear prêmios entre os que tive-rem seus e-mails cadastrados.

Se você ainda é adepto da leitura do informativo só na versão papel, sugerimos que confira o periódico bimestral diretamente no seu com-putador, tablet ou smartphone, mesmo porque a Credialto já segue a tendência mundial de utilização cada vez mais limitada do papel.

Para isso, basta acessar o site do Sicoob Credialto. O material

para PDF está disponível logo na página inicial. Basta clicar e, pron-to! Nesse sistema de leitura, a pes-soa ainda tem a vantagem de optar pelo tamanho maior ou menor das letras. É rápido e fácil.

I

NFORMAÇÕES VIA SITE

Ao entrar no site para ler o informativo, aproveite e vasculhe o rico conteúdo disponibilizado no site do Sicoob Credialto, que passa por um processo de melhorias.

Na página eletrônica, você encontra farto material sobre os produtos e serviços da instituição e se informa ainda mais sobre projetos, editais, eventos, etc. Respei tar a natureza e se informar me -lhor nunca é demais.

Informativo

‘verde’

C

OOPERATIVA ESTUDA A

POSSIBILIDADE DE SORTEAR

PRÊMIOS AOS ASSOCIADOS QUE

CADASTRAREM SEUS E

-

MAILS

I

NTERCÂMBIO DE

PERUANOS

Referências

Documentos relacionados

Para tanto, no Laboratório de Análise Experimental de Estruturas (LAEES), da Escola de Engenharia da Universidade Federal de Minas Gerais (EE/UFMG), foram realizados ensaios

No entanto, maiores lucros com publicidade e um crescimento no uso da plataforma em smartphones e tablets não serão suficientes para o mercado se a maior rede social do mundo

3.3 o Município tem caminhão da coleta seletiva, sendo orientado a providenciar a contratação direta da associação para o recolhimento dos resíduos recicláveis,

O relatório encontra-se dividido em 4 secções: a introdução, onde são explicitados os objetivos gerais; o corpo de trabalho, que consiste numa descrição sumária das

psicológicos, sociais e ambientais. Assim podemos observar que é de extrema importância a QV e a PS andarem juntas, pois não adianta ter uma meta de promoção de saúde se

Os principais resultados obtidos pelo modelo numérico foram que a implementação da metodologia baseada no risco (Cenário C) resultou numa descida média por disjuntor, de 38% no

libras ou pedagogia com especialização e proficiência em libras 40h 3 Imediato 0821FLET03 FLET Curso de Letras - Língua e Literatura Portuguesa. Estudos literários

Dessa forma, a partir da perspectiva teórica do sociólogo francês Pierre Bourdieu, o presente trabalho busca compreender como a lógica produtivista introduzida no campo