• Nenhum resultado encontrado

SOCIAIS E HUMANAS, SANTA MARIA, v. 28, n. 01, jan/abr, 2015.

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "SOCIAIS E HUMANAS, SANTA MARIA, v. 28, n. 01, jan/abr, 2015."

Copied!
8
0
0

Texto

(1)
(2)
(3)

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO

UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA CENTRO DE CIÊNCIAS SOCIAIS E HUMANAS

ISSN impresso: 0103-0620 ISSN online: 2317-1758

(4)

A Revista Sociais e Humanas, publicação do Centro de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Federal de Santa Maria – UFSM, é um periódico quadrimestral que busca dar espaço à divulgação de artigos ou trabalhos de pesquisadores de todo o país e também do exterior.

Trata-se de uma continuação da Revista do Centro de Ciências Jurídicas, Econômicas e Administrativas, publicada entre 1975 e 1978.

Missão: A Revista Sociais e Humanas tem como missão a divulgação de trabalhos científicos nas áreas de Administração, Arquivologia,

Ciências Contábeis, Comunicação, Direito, Economia, Filosofia, História, Psicologia e Sociologia, selecionados com base na qualidade e efetiva con-tribuição para o desenvolvimento do conhecimento nos respectivos campos, por meio de avaliações e revisões dos Consultores ad hoc.

Avenida Roraima, 1000 - Prédio 74C, campus da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) CEP 97015-372 - Santa Maria - RS - Brasil

Tel: (55) 3220 - 9258 - Fax: (55) 3220 - 9312  E-mail:revistaccsh@gmail.com URL: www.ufsm.br/sociaisehumanas

Sociais e Humanas / Universidade Federal de Santa

Maria, Centro de Ciências Sociais e Humanas, - -

Vol. 1, n. 1 (set./dez. 1987)- . - - Santa Maria,

Semestral

Continuação de Ciências Sociais e Humanas, 1983

-1985.

Título anterior : Revista do Centro de Ciências

Jurídicas, Econômicas e Administrativas, 1975-1978

ISSN: 0103-0620 CDU : 3(051)

UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA Reitor

Paulo Afonso Burmann Diretor do CCSH Mauri Leodir Löebler Comissão Editorial da Revista do CCSH

Kelmara Mendes Vieira - Universidade Federal de Santa Maria editora João Vicente Ribeiro Barroso da Costa Lima - Universidade Federal do Alagoas (UFAL)

Mauri Leodir Löbler - Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) Paulo Sérgio Ceretta - Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) Vitor Otávio Fernandes Biasoli - Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)

Ana Ângela Farias Gomes - Universidade Federal do Sergipe (UFS) Carlo Gabriel Porto Bellini - Universidade Federal da Paraíba (UFPB) Cláudia Maria Perrone - Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) Cláudio Henrique de Moraes Batalha - Universidade de Campinas (UNICAMP)

Leonardo Guedes Henn - Centro Universitário Franciscano (UNIFRA) Marco Antônio Teixeira Pereira - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)

Michael Mcdonald Hall - Universidade de Campinas (UNICAMP) Nikelen Acosta Witter - Centro Universitário Franciscano (UNIFRA)

Rodrigo Oliveira Soares - Universidade Federal do Paraná (UFPR) Roselâine Casanova Corrêa - Centro Universitário Franciscano (UNIFRA) Maria Alice de Brito Nagel - Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)

Foto da Capa

Montagem com imagens do Campus da UFSM, Assessoria de Comunicação, 2012. Arte Final da Capa

Estevan Garcia Poll Projeto gráfico Felipe Stanque Machado Junior

Diagramação Estevan Garcia Poll

Revisão textual Verônica Franciele Seidel

(5)

EDITORIAL...

“EPISTEMOLOGIA DO TESTEMUNHO:

O TESTEMUNHO COMO FONTE DE JUSTIFICAÇÃO”...

“EPIStEMoLoGy oF tEStIMoNy:

thE tEStIMoNy AS SoURCE oF jUStIFICAtIoN”

Ronaldo Miguel Silva

FORMAÇÃO, ATUAÇÃO, REGULAMENTAÇÃO E ASSOCIATIVISMO

PROFISSIONAL DO ARQUIVISTA BRASILEIRO...

FoRMAtIoN, PERFoRMANCE, REGULAtIoNS AND PRoFESSIoNAL ASSoCIAtIoNS oF BRAZILIAN ARChIVISt

eliSeudoS SantoS liMa E FeRnanda Kieling PedRazzi

LINGUAGEM E TRADIÇÃO EM HANS GEORG GADAMER...

LANGUAGE AND tRADItIoN IN hANS GEoRG GADAMER

PedRo RaMoS ventuRa

O CONCEITO DE DEMOCRACIA ENTRE ESTUDANTES

UNIVERSITáRIOS: UM ESTUDO DE CASO...

thE CoNCEPt oF DEMoCRACy AMoNG UNIVERSIty StUDENtS: A CASE StUDy

CaRloS a. K. HoFFMann

O ACOLHIMENTO: UM RELATO DE ExPERIÊNCIA...

thE USER EMBRACEMENt: AN ExPERIENCE REPoRt

diana Coeli PaeSde MoRaeS, Kátia MaRly leite Mendonçae alCindo antonio FeRla

COMITÊS DE TERRA URBANA:

LOGRANDO A CONCRETIZAÇÃO DA REGULARIZAÇÃO

FUNDIáRIA EM PROL DA MORADIA DIGNA...

URBAN LAND CoMIttEES: AChIEVING thE CoNCREtIoN oF thE GRoUND ADjUStMENt IN SUPPoRt oF DECENt hoUSING

alexandRe RiginiK

COMPORTAMENTO DOS CUSTOS E INDICADORES DE

ENDIVIDAMENTO EM EMPRESAS DO SETOR

DE TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO...

CoSt BEhAVIoR AND INDEBtEDNESS INDICAtoRS IN INFoRMAtIoN tEChNoLoGy SECtoR CoMPANIES

FRanCiele PaStRe, altaiR BoRgeRt, Flávia Renata de Souza e SéRgio MuRilo PetRi

A ANáLISE COMPREENSIVA DO PROCESSO PARTICIPATIVO DE

PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO...

thE CoMPREhENSIVE ANALySIS oF thE PARtICIPAtoRy StRAtEGIC PLANNING PRoCESS

DIRETRIZES...

SUMÁRIO

5

9

27

46

56

75

87

101

118

135

(6)
(7)

EDITORIAL

Nesta primeira edição do ano de 2015, a Revista Sociais e Humanas apresenta oito artigos recebidos de autores dos estados do Pará, do Rio Grande do Sul, de Santa Catarina e de São Paulo que abordam as seguintes temáticas: administração, arquivolo-gia, contabilidade, história, psicologia e sociologia.

No primeiro artigo, intitulado “Epistemologia do testemunho: o testemunho como fonte de justificação”, o autor Ronaldo Miguel Silva busca refletir sobre o cenário histórico em que se originam os debates contemporâneos da epistemologia do nho a fim de apresentar as principais teses sobre as condições em que a crença testemu-nhal pode ser qualificada como fonte básica de justificação, face à indispensabilidade do estatuto epistêmico do testemunho.

Discorrer sobre a trajetória do ensino da arquivologia, bem como sobre a forma-ção e a atuaforma-ção do arquivista no Brasil,é o objetivo dos autores Eliseu dos Santos Lima e Fernanda Kieling Pedrazzi no artigo intitulado “Formação, atuação, regulamentação e associativismo profissional do arquivista brasileiro”. Valendo-se de uma revisão de literatura, conclui-se que aspectos relacionados à formação e capacitação profissional necessitam ser revistos, já que a formação deve preparar o arquivista para atuar como um gestor da informação.

Na sequência, apresenta-se o artigo “Linguagem e tradição em Hans Georg Ga-damer”, escrito por Pedro Ramos Ventura. Nesse trabalho, o autor busca compreender as relações existentes entre a linguagem e a tradição em Hans G. Gadamer a partir das obras Verdades e Métodos I e II.

No quarto artigo, “O conceito de democracia entre estudantes universitários: um estudo de caso”, o autor Carlos A. K. Hoffmann avalia o significado de democracia e seus valores entre estudantes universitários. Adotando uma análise quantitativa, pautada na aplicação de questionários a estudantes de Porto Alegre e Camaquã, no Rio Grande do Sul, o autor avalia, de forma crítica, o entendimento dos universitários acerca do conceito, dos valores e dos princípios atinentes à democracia.

Os autores Diana Coeli Paes Moraes, Katia Mendonça e Alcindo Ferla destacam duas experiências com base na questão do Acolhimento da Atenção à Saúde dentro da Política Nacional de Humanização do SUS no artigo “O acolhimento: um relato de experiência”. A fim de justificar a importância da atenção à saúde de forma humaniza-da como minimizador humaniza-da desigualhumaniza-dade social e recuperador humaniza-da dignihumaniza-dade humana, os autores utilizam documentos e legislações do Ministério da Saúde, escritos de Foucault (1987; 1988; 1998), Mendonça (2009) e Ferla (2007; 2008).

Analisar a experiência dos Comitês de Terra Urbana na Venezuela é o propósito central do artigo “Comitês de Terra Urbana: logrando a concretização da regularização fundiária em prol da moradia digna”, desenvolvido por Alexandre Riginik. Realizando um diagnóstico da evolução das políticas públicas relacionadas à habitação na Venezue-la, busca-se analisar a dinâmica dos Comitês de Terra Urbana em um contexto que visa aprimorar a gestão democrática para concretizar o direito à moradia digna e à participa-ção popular na tomada de decisão.

No sétimo artigo – “Comportamento dos custos e indicadores de endividamen-to em empresas do seendividamen-tor de Tecnologia da Informação” –, os auendividamen-tores Franciele Pastre, Altair Borgert, Flávia Renata de Souza e Sérgio Murilo Petriidentificam como se com-portam os custos em relação aos índices de endividamento das empresas listadas na BM&F Bovespa, no setor de Tecnologia da Informação. Para tanto, utilizam observa-ções trimestrais obtidas no portal Economática e realizam cálculos de regressão entre

(8)

indicadores de endividamento e custos de produção, despesas com vendas, despesas administrativas, despesas financeiras e lucro líquido.

Considerando que o planejamento estratégico continua sendo uma importante ferramenta de gestão por indicar um caminho a ser seguido e contribuir para criar a identidade organizacional, os autores Dusan Schreibere Cristiane Birkhann Klein inves-tigam a viabilidade da gestão participativa sob o ponto de vista dos colaboradores no artigo “A análise compreensiva do processo participativo de planejamento estratégico”. Mediante a realização de uma pesquisa “survey” com 29 colaboradores da empresa xY, evidencia-se a percepção dos respondentes acerca da democratização do processo de construção do planejamento estratégico organizacional.

Kelmara Mendes Vieira Editora

Referências

Documentos relacionados

Os clubes de futebol são popularmente categorizados entre pequenos, médios e grandes. Essa escala, inclui, entre outros fatores, o número de torcedores que cada

O bloco do motor (FIGURA 2), conhecido também como carcaça, é a maior peça do conjunto motor, pode ser considerada a estrutura de sustentação do motor a combustão

6.1) A competição de Triathlon é composta por três modalidades que são percorridas ininterruptamente na seguinte ordem: natação, ciclismo e corrida.. 6.3) REVEZAMENTO -

TÍTULO AUTOR ORIENTAÇÃO TITULO / ANO DE DEFESA LOCALIZAÇÃO A Cultura Material Escolar: desvelando a formação da Instrução de Primeiras Letras na Província de Sergipe

O episódio, que também deixou outras cinco pessoas feridas, aconteceu logo após o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, afirmar que pretende retirar mais de

REGISTRO: 02317 - 2017 - 10150 PROTOCOLO Nº 3389477 Acidente de Trânsito - PMSC Não Informado Não Informado Não Informado Não Informado Não Informado Não Informado

o terceiro modo de adquirir, é que lhe foi ensinado o que disse por certa inspiração mais divina do que comumente se faz a muitos, não apenas aprendendo, mas também sofrendo o que

Os relatos mostram que as participantes Maria e Dina cuidam de seus filhos       aproximadamente 20 anos, ambos participam do grupo de família, porém seus filhos       não