• Nenhum resultado encontrado

Informativo nº 217. De 05/04/2018 à 11/04/2018

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Informativo nº 217. De 05/04/2018 à 11/04/2018"

Copied!
13
0
0

Texto

(1)

Informativo nº 217

De 05/04/2018 à 11/04/2018

AMÉRICA/EUROPA OCIDENTAL

SOLDADOS OCIDENTAIS SÃO MORTOS NA SÍRIA E TRUMP PROMETE RETIRAR TROPAS DO PAÍS

Dois soldados, um estadunidense e um britânico, foram mortos em uma recente operação militar na Síria, em uma ofensiva contra o grupo jihadista Estado Islâmico, que ainda se mantém forte em algumas regiões do país. O episódio, que também deixou outras cinco pessoas feridas, aconteceu logo após o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, afirmar que pretende retirar mais de dois mil militares estadunidenses do território sírio, o que provocou alarme entre as autoridades envolvidas na guerra contra o terrorismo no país, que alegam que pelo menos 2.200 combatentes continuam enraizados no leste sírio. O anúncio surpresa de Trump colocou ainda mais pressão sobre uma problemática parceria entre Washington e uma força liderada pelos curdos para tirar o Estado Islâmico do nordeste da Síria. Agora, os curdos estão mais cautelosos com o compromisso de Washington com a guerra e seus interesses.

Fontes: U.S. soldier dies in Syria hours after Trump vows to remove troops. Winnipeg Free Press,

Winnipeg, p. A22, 31 mar. 2018 e https://www.theguardian.com/world/2018/apr/04/trumps-vow-to-pull-us-troops-from-syria-strains-alliance-with-kurds

FRANÇA É CRITICADA POR SUPOSTO APOIO A CURDOS DA SÍRIA

Recentemente, a Turquia acusou a França de “sediar o terrorismo” após o encontro do presidente francês, Emmanuel Macron, com uma delegação de curdos das Forças

(2)

Democráticas da Síria (FDS). Neste encontro, foi relatado que o presidente elogiou os esforços feitos pela delegação em relação à estabilização de áreas no norte do país, além de ter exaltado o esforço para cessar as atividades do grupo jihadista Estado Islâmico, ações que estariam sendo prioridades também do governo francês no que tange ao conflito sírio. Após a reunião, representantes curdos disseram à imprensa francesa que a França poderia enviar soldados para áreas controladas pelas FDS no noroeste da Síria. No entanto, oficiais ligados ao presidente francês disseram que o governo não está planejando operações separadas da coalizão liderada pelos Estados Unidos.

Fonte: FRANCE attacked for praising Kurds. The Buffalo News, Ancara, p. 01, 31 mar. 2018.

JORNALISTAS EQUATORIANOS SÃO SEQUESTRADOS NA COLÔMBIA

Dois jornalistas pertencentes a um jornal do Equador foram sequestrados perto da fronteira do país com a Colômbia. Segundo fontes oficiais, os dois jornalistas e o motorista do veículo em que estavam desapareceram após cruzarem um posto de controle militar equatoriano. Logo após a descoberta do sequestro, autoridades fizeram contato com os sequestradores e afirmaram que a equipe jornalística se encontrava bem. A violência ao longo da fronteira norte do Equador tem aumentado recentemente, já que o local conta com um forte tráfego de narcotraficantes e antigos combatentes das Forças Armadas Revolucionárias do país.

Fonte: OFFICIALS: Ecuador journalists abducted near Colombia border. The Myanmar Times,

Naypyidaw, p. A22, 29 mar. 2018.

ESTADOS UNIDOS FORNECEM NAVIOS DE PATRULHA PARA O VIETNÃ EM MEIO A TENSÕES NO MAR DO SUL DA CHINA

O governo dos Estados Unidos entregou seis navios de patrulha e equipamentos bélicos para o Vietnã, todos avaliados em aproximadamente 20 milhões de dólares. A embaixada americana em Hanói, capital do Vietnã, disse que os Estados Unidos estão aumentando os laços com o governo vietnamita em meio às tensões contínuas no Mar do Sul da China. Hanói e Washington vêm melhorando seus laços de defesa nos últimos anos, à medida que tentam combater o crescente poder de Pequim na disputa marítima da região.

(3)

Fonte: US gives 6 patrol boats, equipment to Vietnam amid South China Sea tensions. The Borneo Post

Kuala Lumpur, p. 20, 30 mar. 2018.

ÁSIA/LESTE EUROPEU

COREIA DO NORTE PODE TER SUSPENDIDO OPERAÇÃO DE REATOR NUCLEAR E CHINA ELOGIA ESFORÇOS

Diversas agências de notícias internacionais vêm veiculando a informação de que a Coreia do Norte pode ter suspendido as operações de seu único reator nuclear, atendendo as expectativas da comunidade internacional a respeito da desnuclearização do regime norte-coreano. Aparentemente, os geradores do reator de cinco megawatts do Centro de Pesquisas Nucleares da cidade de Yongbyon, a cerca de 80 quilômetros da capital do país, Pyongyang, não demonstram novas atividades, indicando um possível desativamento da unidade de fissão. O regime norte-coreano alega que os fins do Centro são a produção de eletricidade que é fornecida a seus cidadãos, ao passo que a comunidade internacional faz acusações de produção de plutônio para fins bélicos. Pequim, por sua vez, afirmou que valoriza os esforços norte-coreanos em prol da amenização das tensões inter-coreanas. O pronunciamento chinês ocorreu poucas semanas depois da visita surpresa do líder norte-coreano, Kim Jong-um, à China.

Fontes:

http://agenciabrasil.ebc.com.br/internacional/noticia/2018-04/site-diz-que-coreia-do-norte-pode-ter-interrompido-funcionamento-de;

https://exame.abril.com.br/mundo/coreia-do-norte-pode-ter-interrompido-operacoes-de-unico-reator-nuclear/ e

https://exame.abril.com.br/mundo/china-elogia-esforcos-de-desnuclearizacao-da-coreia-do-norte/

COREIA DO SUL E ESTADOS UNIDOS DÃO INÍCIO A EXERCÍCIOS MILITARES CONJUNTOS

Durante o primeiro fim de semana do mês de abril, Estados Unidos e Coreia do Sul deram início a exercícios militares conjuntos, algo que acontece anualmente, ainda que de forma mais discreta, tendo em vista o clima de amenização das tensões na Península Coreana motivadas pelos acenos à desnuclearização feitos pela Coreia do Norte. Estes exercícios estavam previstos para fevereiro, tendo sido adiados para não coincidirem com a realização dos Jogos Olímpicos de Inverno. Um funcionário do alto-escalão

(4)

sul-coreano afirmou que o líder da Coreia do Norte, Kim Jong-un, se demonstrou “compreensivo” quanto à manutenção dos exercícios.

Fonte:

https://www.correiobraziliense.com.br/app/noticia/mundo/2018/04/01/interna_mundo,670168/coreia-do-sul-e-estados-unidos-iniciam-exercicios-conjuntos.shtml.

FORÇAS AFEGÃS PROMOVEM ATAQUE EM ESCOLA NO AFEGANISTÃO

As forças militares do Afeganistão realizaram um ataque aéreo em uma escola religiosa durante uma cerimônia de graduação, na qual diversos líderes do alto escalão do grupo rebelde Talibã estavam reunidos. A escola está localizada em uma área de influência do grupo terrorista no nordeste do Afeganistão, na província de Konduz. Ao menos 15 pessoas ficaram feridas, enquanto o Ministério da Defesa do país afirmou que nenhum civil foi morto. De acordo com o mesmo órgão, o local atacado era um reduto de treinamento do grupo terrorista, que estava reunido para planejar as próximas ofensivas no país.

Fonte:https://www.aljazeera.com/news/2018/04/180402182156971.html.

ATAQUES TURCOS MATAM REBELDES SÍRIOS

Novos ataques aéreos turcos mataram pelo menos 14 rebeldes sírios que apoiavam os curdos contra as forças turcas nos arredores da cidade de Afrin. Três combatentes curdos também foram mortos nos ataques na aldeia de Jamma, na fronteira com a Turquia. O governo sírio enviou combatentes ao local um mês depois que os curdos pediram ajuda para se defender das ofensivas. Milhares de civis fugiram de suas casas para áreas próximas controladas pelo governo desde o início do ataque.

Fonte:TURKISH strikes kill 14 Damascus loyalists in Kurd enclave. The Borneo Post (Sabah), Beirute, p. A1, 3 mar. 2018

CORPOS DE TRABALHADORES RETORNARÃO À ÍNDIA

Os corpos de 39 indianos que foram mortos por militantes do Estado Islâmico no Iraque devem ser trazidos de volta à Índia, após entidades médicas iraquianas terem

(5)

confirmado que o DNA de ao menos 38 trabalhadores combinava com os corpos encontrados em uma vala comum no Iraque. A Índia estava empenhada em esforços prolongados para a libertação dos trabalhadores da construção civil e até procurou a ajuda do Iraque para localizá-los após Mosul ter sido recapturado no ano passado. No entanto, até o momento não havia novas informações acerca do paradeiro dos trabalhadores.

Fonte: INDIA to bring back bodies of 39 workers killed by Islamic State. Fiji Sun, Suva, p. 42, 29 mar.

2018.

FORÇAS AFEGÃS MATAM CERCA DE 35 TALIBÃS EM MENOS DE UM DIA

De acordo com o Ministério da Defesa do Afeganistão, 26 militantes foram mortos em menos de 24 horas de combate entre os terroristas e as forças afegãs, que operaram por meios aéreos e terrestres nos distritos de Khak-e-Safed e Balabuluk, na província de Farah. Em episódio paralelo, outros seis militantes perderam suas vidas no distrito de Trinkot, na província de Uruzgan, enquanto outros quatro foram mortos na província de Greshk.

Fonte: AFGHANISTAN: 26 militants killed in last 24 hrs. The Free Press Journal, Cabul, p. 7, 29 mar.

2018.

LÍDERES TURCOS, IRANIANOS E RUSSOS SE REUNEM PARA DISCUTIR ESTABILIZAÇÃO DA SÍRIA

A Turquia, o Irã e a Rússia prometeram acelerar os esforços para trazer estabilidade à Síria, reforçando seu compromisso conjunto com o país um dia após o presidente Donald Trump ter levantado a possibilidade de retirar as tropas norte-americanas do território sírio. A declaração foi feita pelos três países após uma reunião de cúpula de seus líderes em Ancara, na Turquia. Enquanto isso, a Rússia afirmou que o Estado Islâmico foi completamente derrotado militarmente na Síria, mas que a organização mantém seu potencial destrutivo e pode mudar suas táticas e atacar em diferentes regiões do mundo. Também foi dito que agora é necessário pensar em novas formas de cooperação multilateral para consolidar o sucesso alcançado na luta contra o terrorismo e impedir a disseminação de tal ameaça. Segundo o Ministério da Defesa da Rússia,

(6)

cerca de 60 mil terroristas foram eliminados durante a campanha aérea russa de apoio a aos esforços do governo sírio de combater o terrorismo.

Fontes: https://www.reuters.com/article/us-mideast-crisis-syria-turkey-iran/turkey-iran-russia-say-will-work-for-stability-in-syria-idUSKCN1HB106;

https://br.sputniknews.com/oriente_medio_africa/2018040410907778-putin-daesh-siria-derrotado/ e

https://oglobo.globo.com/mundo/russia-turquia-ira-defendem-solucao-diplomatica-para-guerra-na-siria-22555166#ixzz5BjWS09Rp

MANIFESTAÇÕES DEIXAM OITO MORTOS NA ÍNDIA

A comunidade dalit, classe mais baixa do sistema de castas hindu, organizou protestos por toda a Índia contra uma decisão da Suprema Corte do país. A máxima instância anulou uma parte da chamada “Lei de Prevenção de Atrocidades”, que punia insultos contra membros da classe dalit, estabelecendo que os culpados não tivessem direito à fiança. Essa modificação gerou o descontentamento das classes menos favorecidas, que a veem como uma maneira de reduzir o amparo da lei. Em resposta à decisão oficial da Suprema Corte, manifestantes atearam fogo em postos policiais e bloquearam trilhos ferroviários. Oito mortes foram registradas por brigas entre os manifestantes e opositores aos protestos.

Fontes:

https://www.efe.com/efe/brasil/mundo/protestos-violentos-dos-intocaveis-causam-8-mortes-na-india/50000243-3571006;

https://www.efe.com/efe/brasil/sociedade/supremo-indiano-revisara-decis-o-sobre-intocaveis-mas-mantem-emenda-em-vigor/50000246-3572198 e

https://br.reuters.com/article/worldNews/idBRKCN1H91NU-OBRWD

CONFRONTOS DEIXAM DOZE MORTOS NA CAXEMIRA

Recentemente, ao menos três tiroteios ocorridos na região da Caxemira pertencente à Índia resultaram nas mortes de oito rebeldes, dois soldados e dois civis na região, quanto outros sete rebeldes morreram em regiões próximas no mesmo período. Como medida de segurança, o governo decidiu cortar as conexões de internet no local. Após esta medida, pessoas tomaram as ruas e atiraram pedras, em protesto contra a decisão, as forças de segurança responderam com bombas de gás lacrimogêneo e armas de fogo. Os protestos se iniciaram após as autoridades indianas realizarem a prisão domiciliar de um líder separatista.

(7)

Fonte: https://www.efe.com/efe/english/world/12-dead-in-india-administered-kashmir/50000262-3569874

UCRÂNIA E RÚSSIA CONTINUAM EM CONFLITO

De acordo com fontes internacionais, o conflito entre a Rússia e a Ucrânia persiste. Na área de Luhansk, ocupantes lançaram granadas próximo a dois vilarejos ucranianos. Na região de Donbass, forças militares da Rússia atacaram as posições do exército ucraniano 24 vezes em um mesmo dia. Já em Donetsk, militares russos promoveram ofensivas em diversos vilarejos ucranianos, utilizando-se de armamentos pesados.

Fontes: https://www.unian.info/war/10067834-ukraine-reports-1-wia-in-donbas-amid-24-enemy-attacks-in-last-day.html e https://www.unian.info/politics/10068515-ukrainian-border-guards-respond-to-maritime-threats-from-russia.html

ORIENTE MÉDIO

MÍSSIL IEMENITA É INTERCEPTADO POR COALIZÃO ÁRABE

A Força de Defesa Aérea Real Saudita, apoiando o governo legítimo no Iêmen, interceptou um míssil balístico disparado do território iemenita em direção à cidade de Najran, no sul da Arábia Saudita, que visava atingir áreas povoadas por civis. Segundo um porta-voz das forças da coalizão saudita, essa ação hostil comprova o envolvimento continuado do regime iraniano no apoio aos Huti, em uma explícita violação de diversas resoluções das Nações Unidas, como tentativa de ameaçar a estabilidade e a segurança do Reino e da região. Ainda de acordo com a mesma fonte, informações preliminares mostraram que fragmentos do míssil que caiu resultaram em lesões leves em um cidadão indiano.

Fontes: ARAB Coalition intercepts Houthi missile attack: Coalition Forces spokesman Colonel Turki Al

Malki says that the missile was deliberately launched to target civilian populated areas; Arab Coalition ends two decades of Al Qaeda terrorism in Yemen. The Gulf Today, Jidá, p. 8, 1 abr. 2018.

(8)

EUA E TURQUIA CONTRA O PKK

Os Estados Unidos querem que terroristas do Partido dos Trabalhadores do Curdistão (PKK) deixem a cidade de Sinjar, no Iraque, classificando a presença do grupo na região como uma ameaça. O grupo já havia anunciado sua retirada da província quando a Turquia expressou sua determinação de expandir o alcance da Operação Olive Branch do noroeste da Síria para o norte do Iraque. Segundo a agência de notícias Fırat, conhecida por suas ligações com o grupo, o PKK está retirando seus militantes já que "alcançou seu objetivo" de enfraquecer as ações do Estado Islâmico na região. O Primeiro-Ministro do Iraque, Haidar al-Abadi, disse que os militares assumiram o controle total de Sinjar depois que Bagdá enviou tropas extras perto da fronteira síria em meio a um pedido da Turquia. Autoridades da área de defesa estadunidense alegaram estar otimistas sobre as relações dos Estados Unidos com a Turquia, apesar de suas discordâncias acerca da questão síria.

Fonte: TURKEY, US, Iraq want PKK out of Sinjar. Daily Sabah, Ancara, p. 8, 29 mar. 2018. ESTADO ISLÂMICO PROMOVE ATAQUE NA LÍBIA

O grupo terrorista Estado Islâmico reivindicou responsabilidade por um ataque suicida realizado recentemente na região leste da Líbia. De acordo com fontes locais, um homem detonou seu veículo carregado de explosivos em uma barricada comandada por forças leais ao general líbio Khalifa Haftar, perto da cidade de Ajdabiya. O grupo reivindicou a responsabilidade pelo ataque através de uma declaração em sua agência de notícias, Amaq, identificando o terrorista envolvido como Abu Quma alSaeih e confirmando ainda que a ofensiva matou ou feriu aproximadamente 19 pessoas, entre eles civis.

Fontes: DAESH claims attack in Libya that killed 8. Daily Sabah, Ancara, p. 10, 31 mar. 2018 e

http://jconline.ne10.uol.com.br/canal/mundo/internacional/noticia/2018/03/29/atentado-suicida-mata-8-pessoas-na-libia-333357.php

PROTESTOS EM GAZA TERMINAM EM MORTE

Dezenas de milhares de palestinos se reuniram na fronteira de Gaza com Israel para demonstrar sua frustração em um protesto que rapidamente se transformou em conflito com as forças israelenses, resultando em pelo menos 16 palestinos mortos e mais de 1.400 feridos. O episódio foi identificado como uma das maiores manifestações

(9)

palestinas na fronteira entre Israel e Gaza nos últimos anos. Cerca de 30 mil pessoas foram posicionadas em acampamentos no lado da cerca de Gaza para dar início ao que foi anunciado como uma ocupação pacífica de seis semanas. Como alguns estavam atirando pedras, jogando coquetéis Molotov e rolando pneus queimados na cerca, os militares israelenses responderam com gás lacrimogêneo e disparados de armas de fogo. O presidente palestino, Mahmoud Abbas, disse que Israel é responsável pela violência. Já o Primeiro-Ministro de Israel, Benjamin Netanyahu, disse que Israel está apenas protegendo sua soberania e cidadãos.

Fontes: KERSHNER, Isabel, ABUHEWEILA, Iyad. Israeli military kills 15 in Gaza border protest. The Buffalo News, Nova York, p. A5, 31 mar. 2018;

https://www.reuters.com/article/us-israel-palestinians-protests/israeli-forces-kill-16-palestinians-in-gaza-border-protests-gaza-medics-idUSKBN1H60AV e

https://www.reuters.com/article/us-israel-palestinians-protests/israeli-troops-wound-dozens-on-gaza-border-as-palestinians-bury-dead-from-earlier-violence-idUSKBN1H70AU

EGITO: OPERAÇÃO NO SINAI DEIXA MILITANTES E SOLDADOS MORTOS

Seis militantes e dois soldados egípcios foram mortos durante uma operação de varredura contra militantes do grupo jihadista Estado Islâmico na Península do Sinai, de acordo com informações do Exército do Egito. O exército lançou a campanha em fevereiro, depois que o presidente egípcio, Abdel Fattah Al Sisi, ao começo de seu segundo mandato, deu um prazo de três meses para que as tropas egípcias eliminem o Estado Islâmico no Sinai. Durante a operação, ficaram feridos um oficial e um soldado do Exército, ambos egípcios.

Fonte: EGYPT says 6 rebels, 2 troops killed in Sinai operation. Khaleej Times, Abu Dhabi, p. 01, 2 abr.

2018.

CONFRONTOS NA SÍRIA DEXAM OITO SOLDADOS TURCOS MORTOS

Oito soldados turcos foram mortos em combates na região de Afrin, ao norte da Síria, segundo informações cedidas por militares turcos. Outros 13 ficaram feridos nos confrontos e vários deles chegaram ao hospital em estado crítico. Enquanto isso, o Conselho de Direitos Humanos das Nações Unidas deve debater a situação na região sitiada de Ghouta, na Síria. Mais de 580 pessoas teriam sido mortas no enclave

(10)

controlado pelos rebeldes perto da capital do país, Damasco, desde que o governo do país e seus aliados intensificaram o conflito com um bombardeio em 18 de fevereiro.

Fonte: AFRIN offensive: Eight Turkish soldiers killed in Syria clashes. Tehran Times, Teerã, p. 13, 3

mar. 2018.

ÁFRICA

AL SHABAAB ATACA BASE DA UNIÃO AFRICANA NA SOMÁLIA

O grupo terrorista Al Shabaab promoveu uma ofensiva em uma localidade próxima a uma base militar da União Africana na cidade somali de Buulo Mareer. As explosões, que ocorreram quando um terrorista explodiu dois veículos, atingiram dois veículos militares. Logo após as explosões, vários militantes que estavam em meio às árvores do local trocaram tiros com a polícia. De acordo com as forças militares da Somália, não há certeza sobre a quantidade de mortos no confronto. Já o Al Shabaab anunciou que seu grupo teve 14 mortos enquanto 59 militares pertencentes à União Africana teriam morrido.

Fonte: AL SHABAAB attacks African Union base in Somalia. Daily Sabah, Ancara, p. 10, 2 abr. 2018.

FDA E MILÍCIAS MAI-MAI REALIZAM ATAQUE E PERSEGUIÇÃO A MEMBROS DO CLERO AUMENTA NA RDC

O grupo rebelde conhecido como Forças Democráticas Aliadas (FDA) realizou um ataque na cidade de Beni, na província de Kivu do Norte, região leste da República Democrática do Congo (RDC). Todos os 10 mortos no ataque eram civis. Também aconteceu um ataque a uma das residências pertencentes ao presidente do país, Joseph Kabila, próxima à cidade de Beni, realizado por membros de uma milícia Mai-Mai e deixou, segundo um porta-voz do exército, um miliciano e um soldado mortos. Este é o segundo ataque a uma casa presidencial em três meses. Paralelamente, um padre foi sequestrado por um grupo armado no final da missa de Páscoa na Paróquia de Karambi e desde então está desaparecido. A sede da Igreja no Vaticano tem acompanhado o caso e diz que casos que casos de perseguição contra o clero no país têm sido frequentes.

Fontes: DRC rebels kill 10 in Beni city. The Citizen, Gauteng, p. 16, 29 mar 2018;

https://www.reuters.com/article/us-congo-violence/rebels-attack-one-of-congo-presidents-houses-in-east-idUSKBN1H5376 e http://www.agencia.ecclesia.pt/portal/congo-bispos-catolicos-denunciam-clima-de-violencia-e-perseguicao-contra-membros-do-clero/

(11)

MALI: HOTEL SOFRE ATAQUE, SOLDADOS SÃO MORTOS E FORÇAS BARKHANE MATAM IMPORTANTE TREINADOR DE REBELDES

Quatro homens armados dispararam tiros contra um soldado em hotel na cidade de Bandiagara, no Mali. O hotel costuma ser muito frequentado por assistentes humanitários e empresários. Duas pessoas ficaram feridas e uma foi morta. Também no mesmo período, dois soldados malineses foram mortos em ataques separados, ocorridos em Tombuctu e em Zanbougou, nos quais os assassinos não foram identificados. Paralelamente, soldados das Forças Barkhane lançaram um ataque contra um veículo que transportava membros associados à Al Qaeda do Magreb Islâmico (AQIM). O ataque foi realizado próximo a cidade de Tékroumé, cerca de 120 quilômetros ao norte de Tombuctu. No ataque, dois jihadistas foram mortos e um foi preso. A perícia realizada por autoridades malinesas identificou um deles como um marroquino que seria um importante mestre no manejo de armas pesadas e explosivos. Suspeitava-se que o homem estava atuando no treinamento de soldados rebeldes na região onde ocorreram as mortes.

Fontes: GUN attack in Mali hotel kills 1, hurts 2. The Asian Age, Bamako, p. 9, 30 mar. 2018;

http://malijet.com/actualte_dans_les_regions_du_mali/rebellion_au_nord_du_mali/207645-une-nouvelle- op%C3%A9ration-%C2%ABcibl%C3%A9e%C2%BB-attribu%C3%A9e-%C3%A0-la-force-barkhane-au.htm; http://malijet.com/actualte_dans_les_regions_du_mali/rebellion_au_nord_du_mali/207650-tombouctou-un-fama-abattu-par-des-inconnus-a-bellafarandi.html; http://malijet.com/actualte_dans_les_regions_du_mali/rebellion_au_nord_du_mali/207573-mali-deux-militaires-tues-dans-le-nord-et-le-centre-du-pays.html e http://malijet.com/actualte_dans_les_regions_du_mali/rebellion_au_nord_du_mali/207559-raid-de-barkhane-dans-les-environs-de-tombouctou-2-djihadistes-t.html.

NIGÉRIA: MILITANTES DO BOKO HARAM SÃO PRESOS E PRESIDENTE APROVA LIBERAÇÃO DE RECURSOS PARA COMPRA DE ARMAMENTO

Tropas nigerianas da Operação Lafiya Dole conseguiram aprisionar três militantes do grupo terrorista Boko Haram na região de Ngurore, na Nigéria. Um deles confessou ter participado de operações para o grupo insurgente. Além disso, um confronto entre combatentes do Boko Haram e o exército da Nigéria deixou cerca 18 mortos e 83 feridos, configurando esta como o segunda maior embate entre os dois lados desde que o governo nigeriano anunciou estar em negociações com este grupo rebelde islâmico. Segundo fontes, as tropas entraram em confronto com os jihadistas em uma fazenda de caju nas aldeias de Bille Shuwa e Alikaranti. Com o aumento das hostilidades entre o

(12)

Boko Haram e as forças nigerianas, o presidente do país, Muhammadu Buhari aprovou a liberação de cerca de um bilhão de dólares para a compra de equipamentos militares.

Fontes: SWAB, Ibrahim. Troops arrest 3 Boko Haram militants in Borno. Daily Trust, Maiduguri, p. 3,

30 mar. 2018; https://www.reuters.com/article/us-nigeria-security/suspected-boko-haram-militants-kill-at-least-15-in-nigerias-maiduguri-idUSKCN1H90L2;

https://www.warsintheworld.com/index.php/2018/04/03/nigeria-dozens-killed-and-injured-in-boko-haram-village-attack/ e https://www.reuters.com/article/us-nigeria-security/nigerias-president-approves-release-of-1-billion-for-military-equipment-defence-minister-idUSKCN1HB29H.

ERITRÉIA RESPONDE À ETIÓPIA SOBRE CHAMADA DE PAZ

A Eritréia respondeu à oferta de paz da Etiópia após a petição inaugural do Primeiro-Ministro etíope, Abiy Ahmed, que afirmou estar disposto a acabar com os desentendimento entre os dois países. A Eritréia ressaltou que o país vizinho deve retirar-se das áreas ocupadas e assim honrar os tratados em vigor e respeitar a soberania e a integridade territorial de seu país. Esses conflitos alcançaram grande número de vítimas, quase 70 mil pessoas em ambos os lados.

Fonte:

http://www.africanews.com/2018/04/03/eritrea-replies-ethiopia-pm-on-peace-call-ball-remains-in-your-court/

ONU

LIBÉRIA ENFRENTA DIFICULDADES COM SAÍDA DE PEACEKEEPERS AAPÓS FIM DO MANDATO DA UNMIL

De acordo com dados fornecidos pela Organização das Nações Unidas, enquanto as tropas de paz deixam a Libéria, depois de 14 anos, a reforma das forças de segurança nacionais está sendo prejudicada pela falta de progresso no combate ao legado de crimes de guerra do país. A Vice Secretária-Geral das Nações Unidas, Amina Mohammed, disse que a paz permanecerá frágil enquanto as pessoas se sentirem excluídas da vida econômica e política do país, bem como enquanto a corrupção prejudicar a confiança nas instituições. O mandato da Missão das Nações Unidas na Libéria (UNMIL) se iniciou em setembro de 2003 e teve fim no dia 30 de março de 2018.

Fonte: DOSSO, Zoom. Liberia struggling as UN peacekeepers exit. Viet Nam News, Monróvia, p. 12, 30

(13)

REPÚBLICA CENTRO-AFRICANA: PEACEKEEPER É MORTO E 11 FICAM FERIDOS EM ATAQUE À MISSÃO DA ONU NO PAÍS

A base temporária da Missão Multidimensional Integrada das Nações Unidas para a Estabilização da República Centro-Africana (MINUSCA), posicionada na vila de Tagbara, na província de Ouaka, foi violentamente atacada por combatentes anti-Balaka. De acordo com a ONU, após várias horas de troca de tiros, um peacekeeper foi morto e outros 11 ficaram feridos. Mais de 22 agressores anti-Balaka foram mortos durante a ofensiva. Em resposta ao ataque, a MINUSCA evacuou os feridos e enviou reforços militares para o local. Paralelamente, autoridades oficiais da MINUSCA anunciaram que, em uma operação conjunta com as forças armadas da República Centro-Africana, 15 pessoas que anteriormente foram feitas reféns pelo Exército de Resistência do Senhor (LRA) foram resgatadas com segurança. As ações do grupo rebelde preocupam tanto autoridades nacionais como internacionais.

Fonte: https://news.un.org/en/story/2018/04/1006461;

https://af.reuters.com/article/africaTech/idAFKCN1HB0LY-OZATP e

Referências

Documentos relacionados

Parágrafo Quarto – Caso o FUNDO venha a investir em fundos geridos por terceiros não ligados ao ADMINISTRADOR ou à GESTORA, cujas políticas de investimento

Para complementar a formação de um diagnóstico que serviria como base de atuação do CSC/RI, o Departamento de Relações Internacionais da PUC.Minas realizou, no primeiro semestre

Pão Caseiro com Manteiga Suco de Açaí Fruta CULINÁRIA E LANCHE: Bolo Caseiro de Macaxeira Suco de Frutas Fruta Sanduiche de Carne Louca Suco de Graviola JANTAR Macarrão

Os resultados evidenciaram a predominância de estudos de procedimento bibliográfico, de caracterização empírica, com abordagem qualitativa (nos periódicos) e

O Grêmio Foot-Ball Porto Alegrense e a Universidade do Vale do Rio dos Sinos - Unisinos, em um esforço conjunto, oferecem a segunda edição do Curso de Extensão Gestão de

discutidas, foram aprovadas, por unanimidade de votos dos acionistas detentores de ações ordinárias presentes (conforme mapa final de votação sintético no Anexo A), as

-Creation and development of a research or intervention project related to language teaching in the 1st Cycle of Basic Education. The final grade results from the evaluation of

Como estas propriedades possuem acompanhamento gerencial, técnicos e produtores tiveram condi- ções de tomar as melhores ações a fim de minimizar os proble- mas que surgiram este