• Nenhum resultado encontrado

REGULAMENTO. Previplan Sociedade de Previdência Privada CNPB nº

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "REGULAMENTO. Previplan Sociedade de Previdência Privada CNPB nº"

Copied!
31
0
0

Texto

(1)

REGULAMENTO

Aprovado através da Portaria Previc nº 474, de 24/05/2018, do Ministério da Previdência Social,

Previplan Sociedade de Previdência Privada

CNPB nº 1985.0009-38

(2)

Índice

1 Do Objeto ... 3

2 Das Definições ... 3

3 Da Elegibilidade ao Plano ... 7

4 Do Tempo de Serviço ... 8

5 Mudança do Vínculo Empregatício ... 8

6 Das Disposições Financeiras ... 8

7 Das Contribuições ... 9

8 Dos Benefícios ... 14

9 Institutos Legais Obrigatórios ... 16

10 Da Data do Cálculo, da Forma e do Pagamento dos Benefícios ... 22

11 Das Alterações e da Liquidação do Plano ... 25

12 Das Disposições Gerais ... 26

13 Das Disposições Especiais ... 27

14 Das Disposições Especiais do Plano Incorporado ... 30

(3)

1

Do Objeto

1.1 O presente, doravante designado Regulamento do Plano de Aposentadoria Previplan, estabelece os direitos e as obrigações das Patrocinadoras, dos Participantes, dos Assistidos e do(s) Beneficiário(s) indicado(s) e da Entidade em relação ao Plano de Aposentadoria Previplan, do tipo Contribuição Definida.

1.2 Os dispositivos deste Regulamento são complementares aos do Estatuto da Entidade.

2

Das Definições

Neste Regulamento do Plano de Aposentadoria, o masculino incluirá o feminino, e vice-versa, e o singular incluirá o plural, e vice-vice-versa, salvo indicação contrária no texto. 2.1 "Atuarialmente Equivalente": significará o montante de valor equivalente,

conforme determinado pelo Atuário, calculado com base nas taxas e tábuas adotadas pela Entidade para tais propósitos, vigente na data em que o cálculo for feito, de acordo com a legislação vigente.

2.2 “Atuário": significará uma pessoa física ou jurídica, habilitada para exercer tal atividade, contratada pela Entidade com o propósito de realizar avaliações atuariais e prestar serviços de consultoria atuarial e correlatos. 2.3 "Beneficiário Indicado": significará qualquer pessoa física ou tutor legal

inscrita pelo Participante na Entidade que, em caso de falecimento de Participante ou Assistido, receberá os valores conforme as regras previstas neste Regulamento.

a) situações omissas, deverão ser definidas pela Diretoria Executiva e aprovadas pelo Conselho Deliberativo.

2.4 “Perfil de Investimentos”: significará as opções de perfil de investimentos que, conforme o item 7.3 deste Regulamento, poderão ser disponibilizadas pela Entidade aos seus Participantes.

(4)

2.5 "Companheiro": significará a pessoa que mantenha união estável com o Participante, desde que essa condição seja reconhecida oficialmente pela Previdência Social.

2.6 "Conta de Contribuição de Participante": significará a parcela da Conta do Participante, nos registros da Entidade, onde serão creditadas as contribuições do Participante Ativo e Participante Autopatrocinado, incluindo o Retorno dos Investimentos.

2.7 "Conta de Contribuição de Patrocinadora": significará a parcela da Conta do Participante, nos registros da Entidade, onde serão creditadas as contribuições de Patrocinadora, incluindo o Retorno dos Investimentos. 2.8 "Conta do Participante": significará a conta mantida pela Entidade para

cada Participante e respectivo (s) Beneficiário (s) Indicado (s), relativas às suas contribuições e às da Patrocinadora, incluindo o Retorno dos Investimentos.

2.9 "Contribuição Adicional": significará o valor pago por Patrocinadora, em nome de cada Participante Ativo, conforme estabelecido no Capítulo 7 deste Regulamento.

2.10 "Contribuição Básica": significará o valor pago por Participante, conforme estabelecido no Capítulo 7 deste Regulamento.

2.11 “Contribuição Esporádica”: significará o valor pago por Participantes e Assistidos, conforme estabelecido no Capítulo 7 deste Regulamento. 2.12 "Contribuição Normal": significará o valor pago por Patrocinadora, em

nome de Participante Ativo, conforme estabelecido no Capítulo 7 deste Regulamento.

2.13 "Contribuição Suplementar": significará o valor pago por Patrocinadora, em nome de Participante Ativo, que aderiu ao Plano na Data Efetiva do Plano, destinada à cobertura do Serviço Creditado e do Serviço Futuro Aplicável na Data Efetiva do Plano, conforme estabelecido no Capítulo 7 deste Regulamento.

(5)

2.14 "Contribuição Voluntária": significará o valor pago por Participante Ativo, conforme estabelecido no Capítulo 7 deste Regulamento.

2.15 “Data da Última Alteração do Plano”: significará a data de aprovação desta alteração regulamentar pela autoridade governamental competente. 2.16 "Data do Cálculo": conforme definido no item 10.1.1 deste Regulamento,

referente ao cálculo do benefício e às elegibilidades.

2.17 "Data Efetiva do Plano de Aposentadoria": significará o dia 01/11/1985. 2.18 "Empregado": significará toda pessoa que mantenha vínculo empregatício

com a Patrocinadora, incluindo-se o Diretor e o Conselheiro.

2.19 "Entidade": significará a Previplan Sociedade de Previdência Privada. 2.20 "Fundo": significará o ativo do Plano administrado pela Entidade, que será

investido de acordo com os critérios fixados pelo Conselho Deliberativo. 2.21 "Invalidez": significará a perda total da capacidade de um Participante

em desempenhar todas as suas atividades, bem como qualquer trabalho remunerado, com reconhecimento pela Previdência Social.

2.22 "Índice de Reajuste": significará o índice de reajuste salarial concedido em caráter geral pela Patrocinadora Fundadora. O Conselho Deliberativo poderá determinar outro índice de reajuste, sujeito à aprovação da autoridade competente.

2.23 "Participante": conforme definido no Capítulo 3 deste Regulamento. 2.24 "Patrocinadora": significará a Entidade e toda pessoa jurídica que aderir a

um ou mais planos previdenciários por ela administrados.

2.25 "Plano de Aposentadoria" ou "Plano": significará o Plano de Aposentadoria Previplan, conforme descrito no presente Regulamento, com as alterações que lhe forem introduzidas.

2.26 ”Regulamento do Plano de Aposentadoria" ou "Regulamento do Plano" ou "Regulamento": significará este documento, que define as disposições

(6)

do Plano de Aposentadoria a ser administrado pela Entidade, com as alterações que lhe forem introduzidas.

2.27 "Retorno dos Investimentos": significará o retorno total do Fundo do Plano, com base no Perfil de Investimentos escolhido pelo Participante, calculado mensalmente, incluindo quaisquer outros rendimentos auferidos através de juros, dividendos, aluguéis, ganhos e perdas de capital, realizados ou não, e quaisquer outros tipos de rendimentos, deduzidas quaisquer exigibilidades, custos decorrentes da administração do Fundo e da administração deste Plano.

2.28 “Salário de Contribuição”: significará o salário base pago por Patrocinadora a Participantes, incluindo os valores pagos a título de periculosidade e/ou insalubridade, excluindo-se o 13º salário. Para os casos de Conselheiros e Diretores de Patrocinadora poderá significar, os honorários e pró-labores recebidos.

2.29 “Serviço Creditado”: conforme definido no Capítulo 4 deste Regulamento. 2.30 “Serviço Futuro Aplicável”: conforme definido no Capítulo 4 deste

Regulamento.

2.31 "Término do Vínculo Empregatício": significará a perda da condição de Empregado com todas as Patrocinadoras e Entidade. Para fins de Término do Vínculo Empregatício, será considerada a data da rescisão do contrato de trabalho, não computado eventual período correspondente a aviso-prévio.

2.32 "Unidade Previdenciária Previplan (UPP)": é o índice de referência utilizado neste Plano, para definir o cálculo da Contribuição Básica do Participante sendo que, em 13/11/2017 o valor da UPP é R$ 435,30. Esse valor será reajustado anualmente de acordo com o percentual e a data-base do dissídio coletivo da Patrocinadora Fundadora, de uma única vez.

2.33 "Vinculação ao Plano": Significará o período da data de adesão ao Plano até a data de início de um dos benefícios previstos neste Regulamento.

(7)

3

Da Elegibilidade ao Plano

3.1 Poderá tornar-se Participante Ativo do Plano, todo o Empregado de Patrocinadora, sendo que o empregado de Patrocinadora, que estiver com seu contrato de trabalho suspenso ou interrompido, e que não tenha antes efetuado sua adesão a este Plano, poderá, assim que cessar a citada suspensão ou interrupção, formalizar sua adesão, observado o disposto no item 3.2 deste Regulamento.

3.2 Para tornar-se Participante Ativo, o Empregado elegível deverá requerer sua adesão e preencher os formulários exigidos pela Entidade, onde nomeará o (s) seu (s) Beneficiário (s) indicado (s) e autorizará os descontos que serão efetuados no seu Salário de Contribuição e creditados à Entidade como sua contribuição para o Plano.

3.3 Perderá a condição de Participante Ativo aquele que se tornar Participante Vin-culado, Participante Assistido, ex-Participante ou Participante Autopatrocinado. 3.4 Serão Participantes Vinculados deste Plano os ex-empregados de

Patrocinadora que se desligaram elegíveis ao Benefício de Aposentadoria, mas optaram por não iniciar o recebimento do benefício, tendo manifestado essa opção através de declaração específica, dando ciência quanto à elegibilidade na data de desligamento da Patrocinadora.

3.5 Serão Participantes Assistidos todos os Participantes que receberem um benefício mensal, conforme definido no Capítulo 8 deste Regulamento. 3.6 Serão ex-Participantes aqueles que:

a) vierem a falecer;

b) receberem um benefício na forma de pagamento único, previsto neste Regulamento;

c) tiverem optado pelo Instituto de Resgate ou da Portabilidade, se aplicável; 3.7 Serão Participantes Autopatrocinados os ex-Empregados da Patrocinadora

que optarem em permanecer vinculados a este Plano, conforme o previsto no item 9.1.1.

(8)

3.8 Serão participantes suspensos por demissão aqueles que deixarem de ser empregados da Patrocinadora, sem terem preenchido os requisitos para o recebimento de um benefício de Aposentadoria ou Benefício Proporcional Diferido, previstos neste Regulamento, e não tenham optado pelo Autopatrocínio, pela Portabilidade ou pelo Resgate.

4

Do Tempo de Serviço

4.1 Serviço Creditado é o último período de Serviço Contínuo, calculado a partir do 30º (trigésimo) aniversário do Participante, excluindo-se qualquer período de ausência justificada por licença.

4.2 Serviço Futuro Aplicável - é o maior tempo obtido entre 10 anos e o período compreendido entre a Data Efetiva do Plano e a data em que o Participante Ativo atingir a idade de 60 (sessenta) anos.

5

Mudança do Vínculo Empregatício

5.1 Ao Participante que for transferido entre Patrocinadoras deste Plano, existindo a quebra do vínculo empregatício, será permitido ao Participante transferir o saldo anteriormente acumulado para a nova matrícula, marcado com rubrica própria correspondente a “recursos transferidos de outra matrícula”, desde que seja mantida a mesma opção de regime tributário ou se o Regime Tributário do período anterior seja o Progressivo.

6

Das Disposições Financeiras

6.1 O custeio deste Plano será estabelecido pelo Atuário com base em cada balanço da Entidade e quando ocorrerem alterações significativas nos encargos da Entidade com respeito a este Plano.

6.2 As despesas de administração da Entidade serão deduzidas do Retorno dos Investimentos.

(9)

6.2.1 As despesas administrativas da Entidade, serão custeadas pela Patrocinadora, pelos Participantes e pelos Assistidos, conforme estabelecido no custeio do Plano definido anualmente pelo Conselho Deliberativo, nos termos autorizados pelas normas legais aplicáveis.

6.3 Os benefícios concedidos por este Regulamento na forma de renda mensal vitalícia, de acordo com a legislação vigente, caso haja necessidade os compromissos serão cobertos pela Patrocinadora Fundadora, exceto em caso de substituição de cônjuge conforme disposto no item 7.1.8.

6.4 Os compromissos das Patrocinadoras estarão, a qualquer tempo, limitados às contribuições já efetuadas e às devidas e não pagas, nos termos deste Regulamento, observada a legislação pertinente.

6.5 A parcela do saldo de Conta do Participante que não for destinada ao pagamento de benefícios, na forma prevista por este Regulamento, em decorrência do Término do Vínculo Empregatício do Participante Ativo que não tenha atingido as condições de elegibilidade a qualquer benefício do Plano e que tenha optado pelo Resgate de suas contribuições, conforme previsto no item 9.1.3 deste Regulamento, será utilizada para a constituição de um Fundo de Reversão que poderá ser utilizado para compensação de contribuições futuras de Patrocinadora ou outra destinação observada a legislação vigente, desde que prevista no plano de custeio anual, baseado em parecer atuarial, devidamente aprovado pelo Conselho Deliberativo.

7

Das Contribuições

7.1 Contribuições dos Participantes

7.1.1 O Participante Ativo deste Plano efetuará, mensalmente, Contribuições Básicas ao Plano de 0,5% (meio por cento) do Salário de Contribuição até o valor de 5 (cinco) Unidades Previdenciárias Previplan mais 1% (um por cento) da parcela do Salário de Contribuição entre 5 (cinco) e 10 (dez) Unidades Previdenciárias Previplan mais 5% (cinco por cento) da parcela que exceder a 10 (dez) Unidades Previdenciárias Previplan, não

(10)

sendo permitidas Contribuições Básicas a partir do mês subsequente ao 65º (sexagésimo quinto) aniversário do Participante.

7.1.2 As Contribuições Básicas de Participante Ativo serão efetuadas mensalmente, 12 (doze) vezes ao ano.

7.1.3 As contribuições mensais de Participante Ativo, devidas à Entidade por força deste Plano, serão efetuadas através de descontos regulares na folha de pagamento, de acordo com as normas fixadas pelo Conselho Deliberativo. As Patrocinadoras repassarão essas contribuições à Entidade até o 3º (terceiro) dia útil após o término do mês de competência, quando então serão creditadas na Conta de Contribuição de Participante. A não observância do prazo para repasse de contribuições previsto neste item sujeitará a Patrocinadora inadimplente às seguintes penalidades que integrarão a rentabilidade positiva da quota:

a) atualização de acordo com a variação da SELIC do mês anterior; b) multa de 2% (dois por cento) sobre o valor devido e não pago;

c) juros de 1% (um por cento) ao mês ou sua equivalência diária aplicável sobre o valor devido e não pago.

d) encargos na conta corrente da Entidade, devido ao não repasse na data, se for o caso.

7.1.3.1 Os repasses dessas contribuições mensais à Entidade será efetivado por meio de transferência do montante, em moeda corrente ou via boleto bancário.

7.1.4 O Participante Ativo efetuando Contribuições Básicas poderá efetuar Contribuições Voluntárias, nas condições a serem fixadas pelo Conselho Deliberativo e aplicáveis a todos os Participantes Ativos do Plano, devendo este pagamento ser efetuado apenas através de desconto em folha de pagamento.

7.1.4.1 Ao Participante Ativo com mais de 65 (sessenta e cinco) anos de idade será permitido realizar Contribuição Voluntária, independentemente da não realização de Contribuição Básica.

(11)

7.1.5 Aos Participantes e aos Assistidos que recebem renda de prestação continuada com base no saldo de conta, será permitido realizar Contribuição Esporádica em reais, de valor mínimo de 2,5 UPP, limitado a 1 (uma) contribuição por mês, exclusivamente por boleto bancário.

7.1.6 O Participante Ativo poderá suspender suas contribuições a este Plano, podendo retomá-las a qualquer tempo, mediante solicitação previa junto à Patrocinadora. Durante o Período de suspensão de contribuições será mantida a condição de Participante Ativo, permanecendo coberto pelos benefícios e institutos a que fizer jus.

7.1.7 O Participante Ativo que tiver o seu contrato de trabalho suspenso ou interrompido poderá continuar contribuindo para o Plano durante aquele período, de acordo com critérios uniformes e aplicáveis a todos os Participantes Ativos deste Plano, definidos pelo Conselho Deliberativo que deliberará, também, sobre a realização ou não das contribuições de Patrocinadora.

7.1.8 Para o Participante Assistido que estiver recebendo benefício na forma de Renda Mensal Vitalícia, em caso de haver substituição de cônjuge, por pessoa com idade inferior à do cônjuge anterior, haverá avaliação atuarial específica, de forma a recompor a Reserva Matemática de Benefício Concedido, se necessário.

a) neste caso, o Participante Assistido deverá efetuar as contribuições que forem atuarialmente determinadas, para a Entidade, em forma de pagamento único, em um prazo máximo de 60 (sessenta) dias, a contar da data de notificação à entidade.

b) o novo cônjuge somente será considerado beneficiário, após o efetivo pagamento dessa contribuição à Entidade, caso isso não ocorra dentro do prazo determinado, o benefício de renda mensal vitalícia cessará, após o falecimento do Participante Assistido.

c) caso o Participante Assistido não aceite as alternativas a) e b), acima, poderá, alternativamente, optar pelo ajuste do valor do benefício, utilizando-se o recálculo do valor atuarialmente equivalente, em razão do novo beneficiário.

(12)

7.2 Contribuições de Patrocinadoras

7.2.1 A Patrocinadora efetuará Contribuição Normal, mensal, de valor igual ao da Contribuição Básica efetuada pelo Participante Ativo.

7.2.2 A seu critério, a Patrocinadora poderá efetuar Contribuição Adicional, em percentagem da Contribuição Normal, com valor e frequência a serem estabelecidos pela Patrocinadora, com valor nunca superior à Contribuição Normal e homologados pelo Conselho Deliberativo, utilizando-se critérios uniformes e aplicáveis a todos os Participantes Ativos da respectiva Patrocinadora.

7.2.3 A Patrocinadora efetua Contribuição Suplementar, mensal, em nome de Participante Ativo, que aderiu ao Plano na Data Efetiva do Plano, correspondente ao valor obtido através da multiplicação da soma da Contribuição Normal e da Contribuição Adicional para o Participante Ativo pela fração onde o numerador é o tempo de Serviço Creditado do Participante na Data Efetiva do Plano e o denominador é seu tempo de Serviço Futuro Aplicável na mesma data.

7.2.4 As contribuições de Patrocinadora serão efetuadas mensalmente, 12 (doze) vezes ao ano, e pagas à Entidade até o 3º (terceiro) dia útil após o término do mês de competência. Contribuições pagas com atraso serão acrescidas das penalidades e destinadas conforme previsto no item 7.1.3. Em caso de reincidência no atraso do pagamento, o Conselho Deliberativo deverá ser informado.

7.2.4.1 Os repasses dessas contribuições mensais à Entidade serão efetivados por meio de boleto bancário ou transferência do montante, em moeda corrente. 7.2.5 Não haverá contribuições de Patrocinadora sobre a parcela paga pelo

Participante Ativo a título de Contribuição Voluntária e de Contribuição Esporádica.

7.2.6 A Patrocinadora cessará suas contribuições a partir do mês subsequente ao mês em que o Participante completar seu 65º (sexagésimo quinto) aniversário.

(13)

7.3.1 O Ativo do Plano será investido de acordo com os critérios fixados pela Política de Investimento aprovada pelo Conselho Deliberativo, que poderá também, a seu exclusivo critério, oferecer opções de perfil de investimentos ao Participante. Neste caso, o Participante deverá optar, a seu exclusivo critério e sob sua exclusiva responsabilidade, por um dos perfis de investimentos disponibilizados pela Entidade, para a aplicação dos recursos alocados na Conta do Participante, seguindo, para tanto, as normas de composição da carteira e limites de aplicação a serem fixadas pelo Conselho Deliberativo, observada legislação vigente.

7.3.1.1 A opção do Participante será formalizada através de sua assinatura em formulário específico, que conterá todas as condições inerentes ao perfil de investimentos escolhido.

7.3.1.2 Todos os Participantes e Assistidos poderão, no mês de maio e novembro, solicitar alteração do seu perfil de investimentos, alteração esta que será efetivada, respectivamente, a partir do mês de julho e janeiro.

7.3.2 As Contribuições dos Participantes e de Patrocinadora para este Plano serão pagas à Entidade, que efetuará os investimentos e contabilizará em cada conta todos os seus valores e rendimentos obtidos e as despesas incorridas.

7.3.3 As despesas financeiras decorrentes de administração do Fundo e de suas aplicações serão de responsabilidade do Fundo, conforme a legislação vigente.

7.3.4 O Fundo é dividido em quotas e o valor original da quota de participação foi de R$ 1,00 (um real), quando de seu início.

7.3.5 O Fundo e as suas quotas serão avaliados periodicamente, a critério da Entidade, e pelo menos uma vez por mês.

7.3.6 O valor do Fundo, e dos perfis de investimentos, caso aplicável, fixado no último dia útil de cada mês, será determinado pela Entidade, conforme o valor dos ativos que o constituem, apurado segundo normas aplicáveis em vigor. Esse valor será dividido pelo número de quotas existentes, determinando-se, desta forma, o novo valor da quota.

(14)

7.3.7 A Entidade poderá estabelecer um prazo seguinte ao último dia útil do mês para que sejam efetuados os cálculos do valor do Fundo e dos perfis de Investimentos, caso aplicável, e de suas quotas.

7.3.8 Qualquer valor a ser pago ou recebido pelo Fundo, com respeito a Participante, será determinado em função do valor da quota apurado no último dia útil do mês imediatamente anterior a esse pagamento ou recebimento, conforme item 7.3.6, debitando-se ou creditando-se o valor correspondente na conta de cada Participante.

8

Dos Benefícios

8.1 Aposentadoria 8.1.1 Elegibilidade

A elegibilidade à Aposentadoria começará na data em que o Participante Ativo preencher, concomitantemente, as seguintes condições: ter, no mínimo, 50 (cinquenta) anos de idade, no mínimo, 3 (três) anos de Vinculação ao Plano, e estar desligado da Patrocinadora.

8.1.2 Benefício de Aposentadoria

O valor mensal do benefício de Aposentadoria será calculado sobre 100% (cem por cento) do saldo de Conta do Participante, na Data do Cálculo. 8.2 Invalidez

8.2.1 Elegibilidade

O Participante Ativo será elegível a um benefício por Invalidez, desde que seja elegível a um benefício de aposentadoria por invalidez pela Previdência Social, observadas as restrições fixadas no item 8.3 deste Regulamento.

8.2.2 Benefício por Invalidez

O valor mensal do benefício por Invalidez será calculado sobre 100% (cem por cento) do saldo de Conta do Participante, na Data do Cálculo.

(15)

8.3 Restrições ao Pagamento do Benefício por Invalidez

8.3.1 O benefício por Invalidez será cancelado tão logo a Previdência Social suspenda seu benefício de aposentadoria por invalidez, mediante comunicação do Participante.

8.4 Benefício por Morte 8.4.1 Elegibilidade

O benefício por Morte será concedido ao (s) Beneficiário (s) Indicado (s) de Participante Assistido ou Ativo que vier a falecer.

8.4.2 Benefício por Morte de Participante Ativo

8.4.2.1 No caso de falecimento de Participante Ativo, seu (s) Beneficiário(s) Indicado(s) receberá(ão), sob a forma de pagamento único, conforme percentual definido pelo Participante, o benefício, calculado sobre 100% (cem por cento) do saldo da Conta do Participante, na Data do Cálculo. a) somente ao cônjuge, se este for um Beneficiário Indicado, será permitido

escolher uma das formas de pagamento previstas no item 10.2.

8.4.2.2 Não havendo Beneficiário(s) Indicado(s), o pagamento único referente a 100% (cem por cento) do saldo de Conta do Participante, na Data do Cálculo será pago aos herdeiros designados em inventário judicial ou por escritura pública/alvará judicial específico, dividido em partes iguais quantos forem os designados no inventário.

8.4.3 Benefício por Morte de Participante Assistido

No caso de falecimento de Participante Assistido, o(s) Beneficiário(s) Indicado(s) receberá(ão), sob a forma de pagamento único, o saldo remanescente na Conta do Participante, na Data do Cálculo.

a) somente ao cônjuge será permitido escolher uma das formas de pagamento previstas no item 10.2.

8.4.3.1 Não havendo Beneficiário(s) Indicado(s), será pago através de determinação estabelecida em Inventário Judicial, o saldo remanescente da Conta do Participante, na Data do Cálculo, dividido em partes iguais quantos forem os designados.

(16)

8.4.4 O benefício por Morte, que será pago ao(s) Beneficiário(s) Indicado(s), sendo rateado conforme percentual definido pelo Participante.

8.4.4.1 No caso do Participante Ativo ou Participante Assistido ter definido mais de um beneficiário indicado, e no momento do pagamento do benefício um dos Beneficiário(s) Indicados(s) já tiver falecido, o percentual que cabe a ele será repartido entre o(s) outro(s) Beneficiário(s) Indicado(s), respeitando a proporcionalidade.

8.4.5 O pagamento do benefício, na forma prevista nos itens 8.4.2, 8.4.2.1, 8.4.3 e 8.4.3.1 extinguirá definitivamente todas as obrigações da Entidade referentes a este Plano, em relação ao(s) Beneficiário(s) Indicado(s).

8.4.6 Será permitido apenas ao cônjuge do falecido, se este for um dos Beneficiários Indicados, optar pelo recebimento do benefício em uma das formas previstas no item 10.2 deste Regulamento. Os demais beneficiários indicados receberão somente através de pagamento único.

8.4.7 No caso de falecimento de Beneficiário indicado (cônjuge do ex-participante) que estiver recebendo benefício por morte em forma de renda mensal, o benefício será concedido aos beneficiários indicados pelo cônjuge no recadastramento anual, somente em forma de pagamento único.

8.5 Será permitida a suspensão do benefício, desde que em novembro, quando do recadastramento anual dos Assistidos, o Participante Assistido se manifeste para suspender ou para retornar a receber o benefício, a partir de janeiro do ano seguinte. Se não houver manifestação, até o fim do recadastramento a situação da opção do ano anterior será mantida.

9

Institutos Legais Obrigatórios

9.1 No caso de Término de Vínculo Empregatício, o Participante Ativo que não for elegível ao benefício de Aposentadoria previsto neste Regulamento, deverá, dentro do prazo de 30 (trinta) dias a contar de recebimento do respectivo documento com as opções do Instituto Legal, na forma da legislação, optar por um dos institutos descritos neste Capítulo. Caso a

(17)

Entidade não receba o respectivo documento dentro do prazo estabelecido, o Participante Ativo se tornará um participante suspenso por demissão. 9.1.1 Autopatrocínio

9.1.1.1 O Participante Ativo que tiver perdido tal qualidade, mesmo que na data do Término do Vínculo Empregatício já esteja elegível ao Benefício de Aposentadoria, poderá optar por permanecer no Plano, como autopatrocinado, até completar 65 (sessenta e cinco) anos de idade, efetuando, nesse caso, além das contribuições previstas no item 7.1, as contribuições que seriam feitas pela Patrocinadora, caso não tivesse ocorrido o Término de Vínculo Empregatício, destinadas ao custeio de seu benefício, sendo que a sua vinculação a este Plano estará sujeita às seguintes condições:

a) as contribuições do Participante Autopatrocinado terão como base o respectivo Salário de Contribuição na data do seu desligamento da Patrocinadora, transformado em número de UPP, aplicando-se a essa base os mesmos percentuais estabelecidos para todas as contribuições de Participante e de Patrocinadora previstas neste Regulamento;

b) A seu critério, o Participante Autopatrocinado poderá efetuar Contribuição Adicional, em percentagem da Contribuição Normal, com valor e frequência a serem estabelecidos por ele, com valor nunca superior à Contribuição Normal;

c) independentemente da data de formalização pelo Participante, este deverá integralizar todas as contribuições relativas ao período decorrido;

d) as contribuições devidas pelo Participante Autopatrocinado deverão ser pagas a favor da Entidade, mensalmente, 12 (doze) vezes ao ano, até o último dia útil do mês de competência, por meio de boleto bancário ou através de débito automático em conta corrente, observado o previsto na alínea “e” abaixo.

e) o Participante Autopatrocinado que deixar de efetuar 3 (três) contribuições sucessivas ou não, terá sua inscrição suspensa, após 30 (trinta) dias da notificação para pagamento do valor total devido, aplicando-se lhe, o seguinte tratamento:

(18)

i) se o tempo de vinculação ao plano for inferior a 3 anos, se aplicará o Resgate, de acordo com as regras previstas neste regulamento, sendo que, 5 anos a partir da comunicação ao participante, não havendo a formalização do pedido de resgate, o respectivo valor será revertido ao fundo administrativo.

ii) se o tempo de vinculação ao plano for superior a 3 anos, se aplicará BPD presumido.

f) na hipótese de desistência voluntária das condições assumidas pelo Participante Autopatrocinado, antes do requerimento ao benefício de Aposentadoria previsto neste Regulamento, ao Participante Autopatrocinado será facultada a opção pelo Resgate, conforme previsto no item 9.1.3.1, ou, a opção pela Portabilidade, ou, ainda, pelo Benefício Proporcional Diferido, nos termos previstos neste Regulamento;

g) na hipótese de falecimento do Participante Autopatrocinado, antes de requerer o benefício de Aposentadoria previsto neste Regulamento, será devido pagamento do Benefício por Morte correspondente ao saldo de Conta do Participante na Data do Cálculo. O valor assim calculado será pago ao(s) seu(s) Beneficiário(s) Indicado(s), na forma definida neste Regulamento;

h) a realização dos pagamentos previstos nas alíneas (f) e (g) deste item extinguirá todas as obrigações da Entidade referentes a este Plano em relação ao Participante Autopatrocinado ou respectivo(s) Beneficiário(s) Indicado(s), exceto para a alínea (g) se o cônjuge escolher receber o benefício em forma de prestação continuada;

i) ocorrendo a Invalidez do Participante Autopatrocinado, antes de ser elegível ao benefício de Aposentadoria, o mesmo deverá requerer benefício por Invalidez, na forma definida neste Regulamento, calculado com base no saldo de Conta do Participante, na Data do Cálculo;

j) ao Participante Autopatrocinado que preencher as condições de elegibilidade ao Benefício Proporcional Diferido poderá solicitar, por escrito a Entidade, através de formulário específico, a suspensão do pagamento das contribuições, aplicadas as disposições do item 9.1.4;

(19)

k) para efeito de elegibilidade, o tempo de contribuição como Autopatrocinado será computado como vinculação ao Plano;

l) uma vez preenchidos os requisitos de elegibilidade ao benefício de Aposentadoria, o Participante Autopatrocinado poderá requerer a Entidade o formulário para solicitação do benefício, sendo ao Participante Autopatrocinado, no que for aplicável, dado o mesmo tratamento conferido ao Participante Ativo.

m) A emissão de novas contribuições cessará automaticamente no mês seguinte em que o Participante atingir 65 anos de idade ou a partir do recebimento pela Entidade dos formulários de solicitação do benefício devidamente preenchidos.

9.1.1.2 A opção do Participante pelo Autopatrocínio não impede a posterior opção pela Portabilidade ou pelo Resgate, cujos valores serão apurados nos termos deste Regulamento.

9.1.2 Portabilidade

9.1.2.1 O Participante Ativo que tiver perdido tal qualidade após completar 3 (anos) anos de Vinculação ao Plano, e, antes de entrar em gozo de qualquer benefício do Plano, poderá optar por portar, para outra Entidade de Previdência Complementar ou Sociedade Seguradora autorizada a operar planos de benefícios de Previdência Complementar, o montante correspondente a 100% (cem por cento) do saldo de Conta do Participante, na Data do Cálculo.

9.1.2.2 A opção do Participante pelo Benefício Proporcional Diferido ou pelo Autopatrocínio não impede a posterior opção pela Portabilidade.

9.1.2.3 Os recursos financeiros oriundos de outra entidade de previdência complementar, por meio de portabilidade, convertidos em números de quotas então vigentes, serão alocados na conta de contribuição de participante, sob rubrica própria “Recursos Portados”, e estarão disponíveis para nova portabilidade, independentemente do prazo de carência fixado no item 9.1.2.1 deste regulamento, desde que haja a cessação do vínculo empregatício.

(20)

a) quem tiver recursos portados oriundos de outra Entidade Fechada de Previdência Complementar e quando se desligar não possuir 3 anos completos de vinculação ao plano, deverá portar os recursos que estiver em “recursos portados” para outro plano. Somente após esses recursos serem portados, será concedido o resgate das contribuições do plano da Entidade.

9.1.2.4 O exercício da Portabilidade tem caráter irrevogável e irretratável, implicando em cessação dos compromissos do plano administrado pela Entidade em relação ao Participante e seu(s) Beneficiário(s) Indicado(s). 9.1.3 Resgate

9.1.3.1 Ao Participante Ativo que se desligar do Plano ou tiver cessado seu vínculo empregatício com a Patrocinadora, antes de entrar em gozo de qualquer benefício de Aposentadoria do Plano previsto no Regulamento ou que não tenha optado pelo Benefício Proporcional Diferido, Autopatrocínio ou pela Portabilidade, poderá, alternativamente, optar pelo Resgate, na forma de pagamento único, correspondente a 100% (cem por cento) do saldo da Conta de Contribuição de Participante, calculado na Data do Cálculo. O pagamento do Resgate, no caso de desligamento do Participante do Plano, dar-se-á somente por ocasião do respectivo Término do Vínculo Empregatício com Patrocinadora.

9.1.3.2 O valor do Resgate será efetuado sob a forma de pagamento único ou, a critério do Participante, em até 12 (doze) parcelas mensais e consecutivas. Neste caso, será cobrada taxa de administração, conforme definido pelo Conselho Deliberativo e as parcelas mensais serão atualizadas com base no valor da quota.

9.1.3.3 É vedado o Resgate de recursos, oriundos de Portabilidade, constituídos em plano de benefícios administrado por Entidade Fechada de Previdência Complementar, sendo estes recursos objeto de nova portabilidade independente do tempo de Vinculação ao Plano, porém somente após a quebra do vínculo empregatício.

9.1.3.4 É facultado ao Participante Ativo resgatar os recursos, oriundos de Portabilidade, constituídos em planos de Previdência Complementar

(21)

Aberta, administrado por Entidade Aberta de Previdência Complementar ou Sociedade Seguradora, porém somente após a quebra do vínculo empregatício.

9.1.3.5 O exercício do Resgate implica em cessação dos compromissos do plano administrado pela Entidade em relação ao Participante e seu(s) Beneficiário(s) Indicado(s), exceto sobre a obrigação de pagar as parcelas vincendas do resgate.

9.1.4 Benefício Proporcional Diferido

9.1.4.1 O Participante Ativo será elegível ao Benefício Proporcional Diferido em caso de Término do Vínculo Empregatício após completar 3 (três) anos de Vinculação ao Plano, desde que não seja elegível ao benefício de Aposentadoria. Neste caso, o saldo de Conta do Participante constituído até a data do desligamento, ficará retido no Fundo, será atualizado, mensalmente, pelo Retorno dos Investimentos, até completar a idade prevista na elegibilidade do benefício de Aposentadoria, na forma prevista neste Regulamento.

9.1.4.2 A opção do Participante pelo Benefício Proporcional Diferido não impede a posterior opção pela Portabilidade ou Resgate, cujos valores serão apurados nos termos dos itens 9.1.2 e 9.1.3, respectivamente.

9.1.4.3 Na hipótese do Participante que está em BPD vir a falecer, será devido pagamento de Benefício por Morte, correspondente ao saldo de Conta do Participante, na Data do Cálculo. O valor assim calculado será pago ao(s) seu(s) Beneficiário(s) Indicado(s), na forma definida neste Regulamento. 9.1.4.4 Ocorrendo a Invalidez do Participante em BPD, antes de ser elegível ao

benefício de Aposentadoria deste Plano, o mesmo receberá um Benefício de Invalidez, na forma definida no item 8.2 deste Regulamento, calculado com base no saldo de Conta do Participante, na Data do Cálculo.

9.1.4.5 A opção pelo Benefício Proporcional Diferido, a partir da data de seu requeri-mento, implicará na cessação das contribuições estabelecidas no Capítulo 7. 9.1.4.6 O Participante em BPD ou o Participante Vinculado poderá desistir

(22)

inclusive tornar-se Autopatrocinado, desde que aceite integralizar as contribuições retroativas que não foram realizadas durante o período que estava em BPD ou como Vinculado, desde que ainda não tenha completado 65 anos de idade.

9.1.5 No caso de reingresso no Plano, de Participante que tenha optado pelo Benefício Proporcional Diferido ou pelo Autopatrocínio, será iniciado um novo período de acumulação, permitindo a opção do Participante pela unificação do saldo, em decorrência, o valor já acumulado no saldo de Conta de Participante com o valor do saldo de conta de participante iniciado a partir da nova inscrição do Participante, que passará a ter a qualidade de Participante Ativo, desde que a opção pelo Regime Tributário seja a mesma do saldo que será unificado.

10 Da Data do Cálculo, da Forma e do Pagamento

dos Benefícios

10.1 Da data do cálculo

10.1.1 A Data do Cálculo dos Benefícios e do Resgate será no último dia útil do mês de competência. E a Portabilidade será conforme legislação específica vigente.

10.1.2 Se a data do recebimento do requerimento de benefício ocorrer até o dia 15 (quinze) do mês, o pagamento do benefício ocorrerá até o último dia útil do próprio mês, caso contrário será concedido até o último dia útil do mês imediatamente subsequente, desde que toda a documentação requerida esteja em conformidade com as regras da Entidade.

10.2 Da forma e do pagamento dos benefícios

10.2.1 A critério do Participante, ou quando for o caso, dos Beneficiários Indicados, que façam jus à Renda Mensal (o cônjuge), os Benefícios de Prestação Continuada serão pagos utilizando-se uma das formas abaixo:

(a) pagamento único de até 25% (vinte e cinco por cento) do saldo de Conta do Participante e o restante através de uma das opções abaixo, sendo que

(23)

esta opção estará disponível na Data do Cálculo ou posteriormente, uma única vez, somente aos benefícios concedidos a partir da aprovação deste regulamento pelo órgão governamental competente.

(b) um benefício de renda mensal, calculado mensalmente, podendo variar entre o percentual de 0,2% (zero vírgula dois por cento) a 2,0% (dois por cento) do saldo de Conta do Participante remanescente, referente ao mês imediatamente anterior ao do pagamento.

(c) pagamentos mensais, em número constante de quotas, por um período compreendido entre 5 (cinco) a 20 (vinte) anos.

(d) um benefício de renda mensal expresso em reais, em múltiplos de 100 (cem), desde que não seja superior a 2,0% (dois por cento) do Saldo de Conta do Participante remanescente.

10.2.2 Os benefícios de prestação continuada, o Resgate e o pagamento único serão pagos até o último dia útil do mês de competência, com base no valor da quota vigente na data do pagamento, sendo efetuado, apenas e exclusivamente, através de crédito em conta bancária do Participante, Participante Assistido ou para o (s) Beneficiário (s) Indicado (s), nos termos que definido em cada modalidade de benefício ou resgate.

10.2.3 A primeira parcela de renda mensal dos benefícios será devida a partir do mês de competência da concessão. E, a última parcela destes benefícios será devida na data em que o saldo não for suficiente para a continuidade de seu pagamento ou na data em que se complete o período de recebimento escolhido pelo Participante, de acordo com a opção de recebimento do benefício.

10.2.4 Os benefícios, bem como os valores de Resgates serão reajustados com base no valor da quota do Perfil de Investimentos escolhido pelos participantes, vigente no último dia útil anterior à data do pagamento.

10.2.5 Para pagamento dos benefícios previstos neste Regulamento, além do atendimento das condições nele previstas, será exigido o requerimento do Participante ou Beneficiário(s) Indicado(s), quando for o caso, à Entidade, assim como o Término do Vínculo Empregatício. Não será exigido Término

(24)

do Vínculo Empregatício para os benefícios por Invalidez e Morte, para os quais serão exigidas apenas as condições de elegibilidade respectivas previstas neste Regulamento.

10.2.6 Dependendo da disponibilidade de recursos da Entidade, os benefícios previstos por este Regulamento concedidos sob a forma de pagamento único poderão ser parcelados de forma a não prejudicar o equilíbrio financeiro do Plano.

10.2.7 Os benefícios de prestação continuada que resultarem em valor mensal inferior a 1 (uma) Unidade Previdenciária Previplan, serão pagos obrigatoriamente o valor de 1 UPP, até o mês de novembro quando eles poderão rever sua opção conforme disposto no item 10.2.9. Caso não haja manifestação expressa do Participante até o final do período de recadastramento, os benefícios serão pagos na forma de pagamento único, de acordo com determinação do Conselho Deliberativo, correspondente ao valor vigente da quota na data de pagamento, vezes o número de quotas disponíveis na Conta do Participante na mesma data, extinguindo-se, assim, definitivamente, todas as obrigações da Entidade com relação a esse Participante.

10.2.8 O Participante Assistido ou Beneficiário(s) Indicado(s) que estiver recebendo, por força deste Plano, algum benefício de prestação continuada, exceto na forma de renda vitalícia, poderá optar em receber um Abono Anual, que será pago no mês de dezembro de cada ano, no caso das formas de pagamento previstas nas alíneas “b” ou “c” do item 10.2.1, o valor do Abono Anual será determinado de acordo com o valor da quota vigente na data do pagamento.

10.2.8.1 O pagamento do Abono Anual será devido apenas aos Participantes ou Beneficiário(s) Indicado(s) (cônjuge) que fizeram a opção pelo recebimento, de acordo com o formulário específico dentro do prazo estabelecido, sendo que passado o prazo será mantida a opção anterior definida pelo participante assistido.

10.2.9 O Participante Assistido ou Beneficiário(s) Indicado(s), quando for o caso, que estiver recebendo um dos benefícios por uma das formas previstas

(25)

nas alíneas “b”, “c” ou “d” do item 10.2.1, poderá no mês de novembro solicitar alteração do percentual de recebimento, o prazo de recebimento, ou o valor, alterar a forma de recebimento do benefício descritos nas letras b), c) e d) do item 10.2.1, suspender o benefício ou retornar a receber caso tenha suspendido anteriormente, alterar também o Perfil de Investimentos, ou alterar a opção pelo recebimento do Abono Anual. Caso o Participante Assistido ou Beneficiário(s) Indicado(s), quando for o caso, não manifeste qualquer alteração, serão mantidas as últimas opções feitas.

10.3 A alteração vigorará a partir da competência de janeiro do ano subsequente ao da solicitação, implicando recálculo da renda mensal.

10.3.1 O recadastramento anual dos assistidos deverá ser assinado obrigatoriamente com reconhecimento de firma em cartório, ou na falta deste, através de assinatura presencial na sede da Entidade.

11 Das Alterações e da Liquidação do Plano

11.1 Suspensão de Contribuição ou Alteração de Plano

O Plano poderá ser alterado, a qualquer tempo, pelo Conselho Deliberativo, sujeito à ciência pelas Patrocinadoras e aprovação da autoridade competente, respeitados os direitos acumulados dos Participantes e Beneficiário(s) Indicado(s).

11.2 Embora a Patrocinadora espere continuar o Plano de benefícios administrado pela Entidade e fazer todas as contribuições para financiá-lo, reserva-se o direito de reduzir ou interromper temporariamente suas contribuições para o Plano as contribuições destinadas à satisfação dos benefícios que, até aquela data, já estiverem creditados ou prestados aos Participantes ou Beneficiário(s) Indicado(s). Nesta hipótese, essa medida deverá ser comunicada ao Conselho Deliberativo, aprovada previamente pela autoridade competente, e divulgada aos Participantes.

11.2.1 Às contribuições dos Participantes serão aplicados os mesmos procedimentos a serem adotados para as contribuições da Patrocinadora.

(26)

11.2.2 A redução ou interrupção temporária das contribuições da Patrocinadora não resultará na liquidação do Plano e continuará em vigor até sua revogação pela Patrocinadora, de acordo com as determinações da autoridade competente.

12 Das Disposições Gerais

12.1 Todo Participante ou Beneficiário(s) Indicado(s), ou representante legal dos mesmos, assinará os formulários e fornecerá os dados e documentos exigidos, periodicamente, pela Entidade, necessários à manutenção dos benefícios. A falta de cumprimento dessa exigência poderá resultar na suspensão do benefício, que perdurará até o seu completo atendimento, exceto se a impossibilidade na obtenção dos documentos não se der por ato ou omissão do Participante ou Beneficiário(s) Indicado(s).

12.2 Sem prejuízo da exigência de apresentação de documentos hábeis, comprobatórios das condições necessárias para o recebimento dos benefícios, a Entidade poderá tomar providências no sentido de comprovar ou suplementar as informações fornecidas.

12.3 Os benefícios previstos neste Regulamento poderão ser cancelados ou modificados a qualquer tempo, observada a legislação vigente, sujeito à aprovação da autoridade competente. Em qualquer caso, serão preservados os benefícios concedidos aos Participantes Assistidos ou Beneficiário(s) Indicado(s), bem como os direitos dos Participantes Ativos em condições de receberem benefícios na ocasião das modificações ou cancelamento, além de eventuais outros benefícios acumulados até aquela data.

12.4 A Entidade poderá negar qualquer reivindicação de benefício, declarar qualquer benefício nulo ou reduzir qualquer benefício, se for reconhecido pela autoridade competente que a morte ou a Invalidez do Participante foi, respectivamente, provocada por Beneficiário (s) Indicado (s) ou resultado de ferimento auto infligido ou ato criminoso por ele praticado. Tal faculdade será também assegurada à Entidade em caso de comoção social, guerra, atentado, catástrofe ou nas hipóteses de caso fortuito ou de força maior,

(27)

reconhecida pela autoridade competente, que a atinja a Patrocinadora e que venha a inviabilizar o Plano de benefícios.

12.5 Quando o Participante ou Beneficiário(s) Indicado(s) não for considerado inteiramente responsável, em virtude de incapacidade legal ou judicialmente declarada, a Entidade pagará o respectivo benefício a seu representante legal. O pagamento do benefício ao representante legal do Participante ou Beneficiário(s) Indicado(s) desobrigará totalmente a Entidade quanto ao mesmo benefício.

12.6 Verificado erro no pagamento de benefício, a Entidade fará revisão e correção do valor respectivo, pagando ou reavendo o que lhe couber, podendo, no último caso, reter prestações subsequentes, quando houver, até a completa compensação dos valores devidos, incluindo a atualização desses valores, não podendo a prestação mensal, em seu valor já retificado, ser reduzida em mais de 30% (trinta por cento).

12.7 Resguardados os direitos dos menores, dos incapazes e dos ausentes, na forma da lei, as prestações não pagas nem reclamadas na época própria, a que o Participante ou Beneficiário(s) Indicado(s) tiverem direito, prescreverão no prazo de 5 (cinco) anos, a contar da data em que forem devidos, revertendo em proveito do Plano por meio de crédito no Fundo de Reversão.

13 Das Disposições Especiais

13.1 Aos Participantes que, em 01/11/2000, já se encontravam recebendo um benefício mensal de aposentadoria pelo Plano, será assegurada a sua continuidade, sem qualquer alteração, respeitados, assim, seus direitos adquiridos. O Conselho Deliberativo poderá estabelecer critérios uniformes e não discriminatórios para permitir a estes Participantes a opção de alterar a sua forma de recebimento de benefício para uma das formas descritas no item 10.2.1 deste Regulamento.

13.2 No caso de falecimento de Participante que, em 01/11/2000, já se encontrava recebendo um benefício mensal de aposentadoria pelo Plano,

(28)

seus Beneficiários receberão um Benefício por Morte, equivalente à soma de a) e b), onde:

a = corresponde ao benefício gerado pelo saldo de Conta do Participante, excluindo o saldo das Contribuições Voluntárias, considerando uma das seguintes formas de recebimento do benefício:

a1) renda mensal vitalícia, de valor correspondente a 60% (sessenta por cento) do benefício que o Participante vinha recebendo, caso a opção escolhida tenha sido de renda mensal vitalícia de valor Atuarialmente Equivalente; ou a2) valor correspondente ao benefício mensal em quotas, durante o período

restante, ou então, a critério dos Beneficiários, recebimento de 100% do saldo restante na forma de pagamento único, caso a opção escolhida tenha sido a de pagamentos mensais, em número constante de quotas, por um período de 5 (cinco) a 20 (vinte) anos; ou

a3) continuação da renda mensal que o Participante vinha recebendo, na base de 1% (um por cento) do saldo restante, ou então, a critério dos Beneficiários, recebimento de 100% do saldo restante na forma de pagamento único, caso a opção escolhida tenha sido a de recebimento da renda mensal equivalente a 1% (um por cento) do saldo.

b = corresponde ao benefício gerado pelo saldo das Contribuições Voluntárias, cujo valor equivale ao benefício mensal que vinha sendo pago em quotas, durante o período restante, ou então, a critério dos Beneficiários, recebimento de 100% do saldo restante na forma de pagamento único.

13.3 Exclusivamente para os Participantes que, em 01/11/2000, já se encontravam recebendo um benefício mensal de aposentadoria pelo Plano, sob a forma de uma renda vitalícia Atuarialmente Equivalente, a definição de Beneficiário será:

Beneficiário: significará, em caso de morte do Participante, sua esposa dependente e/ou sua Companheira dependente ou seu marido financeiramente dependente e seus filhos solteiros dependentes, com menos de 21 (vinte e um) anos de idade, ou que tenham entre 21 (vinte e um) e 25 (vinte e cinco) anos de idade, cursando estabelecimento de ensino superior

(29)

oficial ou reconhecido pelo Conselho Federal de Educação. No caso de esposa dependente e Companheira dependente, o Benefício será repartido de acordo com os critérios da Previdência Social. Não haverá limite de idade para filho total e permanentemente inválido. No conceito acima está incluído o enteado e o adotado legalmente. Para efeito das disposições deste item, a data do casamento dos pais e a data da concepção ou da adoção deverá ser pelo menos 1 (um) ano anterior à data do Término do Vínculo Empregatício, com exceção de casos de morte por acidente durante a atividade quando não haverá essa exigência. Será cancelada a elegibilidade do Beneficiário que vier a falecer, ou do filho que vier a casar ou atingir os limites aplicáveis de idade deste Regulamento ou que se recupere, se anteriormente inválido.

13.4 Aos Beneficiários que, em 03/06/2005 já se encontravam recebendo um benefício de prestação continuada pelo Plano, será assegurada a sua continuidade, sem qualquer alteração, respeitados, assim, seus direitos adquiridos.

13.5 Aos Participantes deste Plano, que fizeram a adesão até o dia 25/10//2012, será assegurada a sua continuidade da contagem para elegibilidade de qualquer benefício deste Plano, o tempo de Serviço Creditado conforme descrito no item 4.1 do Capítulo 4, respeitados, assim, seus direitos adquiridos.

13.6 Os Participantes deste Plano, que em 25/10/2012, possuíam idade inferior a 65 (sessenta e cinco) anos foi assegurado a continuidade das Contribuições Básicas conforme descrito no item 7.1.1, não sendo permitidas contribuições retroativas ao período em que estas estiveram suspensas em decorrência da idade do mesmo.

13.7 Ocorrendo mora no pagamento do benefício concedido na forma de renda mensal vitalícia, este será, acrescido de multa de 2% (dois por cento) e juros de 1% (um por cento) ao mês.

(30)

14 Das Disposições Especiais do Plano Incorporado

14.1 Tendo em vista a incorporação da Previ-Clariant pela Previplan, ocorrida em 31/07/97, os Participantes daquela Fundação passaram a ser Participantes dessa Entidade, sendo regidos integralmente pelo presente Regulamento, observadas as seguintes condições:

a) Os valores constantes das respectivas Reservas Matemáticas de Benefícios a Conceder dos Participantes oriundos da Previ-Clariant, constituídas por contribuições da Patrocinadora e de Participante serão integralmente transferidos para este Plano, passando a incorporar, respectivamente, as Contas de Contribuição de Patrocinadora e de Contribuição de Participante, observando-se que do montante acumulado na Conta de Contribuição de Patrocinadora serão alocados para a Conta de Contribuição de Participante o percentual de 5% (cinco por cento) para cada ano completo de participação no Plano de origem (Previ-Clariant), contado até a data da incorporação.

b) Os valores constantes das Reservas Matemáticas de Benefícios Concedidos serão integralmente transferidos para este Plano, passando a Previplan a responsabilizar-se pela manutenção do pagamento dos benefícios aos Participantes Assistidos e/ou Beneficiários, sem qualquer alteração, respeitados, assim, todos os direitos adquiridos desses Participantes e/ou Beneficiários.

c) O Conselho Deliberativo, usando critérios uniformes e não discriminatórios, poderá deliberar sobre possíveis ajustes necessários nas contribuições referentes ao serviço anterior dos Participantes ora transferidos.

(31)

Referências

Documentos relacionados

A divulgação do resultado da 2ª etapa do processo seletivo ocorrerá no dia 2 de Outubro de 2018, na página da UFAM e nas redes sociais do Núcleo Rondon

Modeladora  –   Equipamento profissional para indústria alimentícia destinado à. modelar massas pela sua passagem entre

A parcela do saldo da Conta do Participante que não for destinada ao pagamento de benefícios, na forma prevista por este Regulamento, em decorrência do Término do Vínculo

O Centro Social do Tourigo, com uma equipa sempre muito atenta e voluntários sempre generosos e disponíveis, mais uma vez quis juntar os seus amigos aos utentes da Instituição e,

§ 2º Exclusivamente para os PARTICIPANTES que tiverem a cessação do seu vínculo empregatício e, na Data Efetiva da Alteração do Plano, contem com, no mínimo, 8 (oito)

Permitir uma formação teórica e de pesquisa capaz de conduzir o aluno a uma reflex ão crítica sobre a sociedade contemporânea e, ao mesmo tempo, prepará-lo para a inserção

Dividimos os FII analisados deste segmento em dois grupos para a comparação dos múltiplos: (1) fundos com gestão ativa, que compram e vendem imóveis visando lucro; (2)

Em virtude desse fato, segundo informado pela KROTON, e dentro do processo de integração dos dois grupos, está em curso a reavaliação de sua estratégia imobiliária em cada uma