• Nenhum resultado encontrado

P R O G R A M A M A I S A P R E N D I Z APRESENTAÇÃO INSTITUCIONAL

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "P R O G R A M A M A I S A P R E N D I Z APRESENTAÇÃO INSTITUCIONAL"

Copied!
24
0
0

Texto

(1)

P R O G R A M A

M A I S A P R E N D I Z

(2)

QUEM SOMOS

TRANSFORMANDO EMPRESAS

EM CENTROS DE

CONHECIMENTO E INCLUSÃO

Mais Aprendiz é a unidade de inclusão social da Unilehu (Universidade Livre para a Eciência Humana) que desenvolve o Programa de Aprendizagem Prossional, destinado a jovens de 14 a 24 anos ou pessoas com deciência de qualquer idade.

Por meio dele, oferecemos um programa diferenciado para as empresas, que alia o cumprimento da Lei de Aprendizagem Prossional com as melhores práticas de responsabilidade social. Somos registrados como entidade formadora pelo Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), com cursos aprovados em diversas modalidades e durações, com foco no desenvolvimento de competências básicas e especícas para o mercado de trabalho. Nosso programa se esforça para ir além das contrapartidas legais e sociais de uma entidade formadora, se posicionando como um parceiro estratégico das empresas nas suas demandas de gestão da aprendizagem prossional.

(3)

COMPROMISSO SOCIAL

A Lei de Aprendizagem Prossional (Lei n° 10.097/2000) determina que empresas com mais de sete funcionários contratem uma cota de aprendizes (entre 5 e 15%), calculado sobre o total de empregados cujas funções demandem formação prossional.

O contrato de aprendizagem é um contrato de trabalho especial para jovens entre 14 e 24 anos ou pessoas com deciência de qualquer idade, em que o empregador se compromete a fornecer a este aprendiz uma formação técnico-prossional por prazo determinado, compatível com o seu desenvolvimento físico, moral e psicológico.

Por isso, a empresa que desenvolve o programa de aprendizagem prossional deve estar ciente da sua responsabilidade de transformar signicativamente a vida de um jovem. E também entender que esta lei visa dar oportunidades e abrir possibilidades concretas num mundo de trabalho tão restrito e injusto, em que apenas os mais preparados encontram espaço para o seu desenvolvimento.

Esta legislação tem uma função bastante complexa: mais do que inserir, deve promover o desenvolvimento integral dos jovens. Por isso, não basta cumprir a Lei, é preciso aplicá-la com seriedade e consistência para que seja mais do que uma obrigação legal.

(4)

COMPROMISSO SOCIAL

É necessário que as empresas vejam na legislação a grande oportunidade para ultrapassar os limites da simples prossionalização e olhar mais adiante. A Lei de Aprendizagem não pode ser vista como um primeiro emprego, mas sim como um processo de educação pelo trabalho, para que no futuro se transforme numa real oportunidade de inclusão social de muitos brasileiros.

Neste contexto, a escolha da empresa pela entidade formadora responsável pelo curso de aprendizagem é muito importante. Ela deve ser pautada na capacidade da instituição em formar os prossionais do futuro com dedicação e conhecimento técnico e o Programa Mais Aprendiz é exatamente isso, um processo formativo que tem o compromisso social de construir boas relações no trabalho, desenvolver capacidades e habilidades técnicas a partir de novos parâmetros de igualdade social, pautados no respeito, na conança e na valorização do jovem aprendiz.

(5)

NOSSOS OBJETIVOS

Viabilizar a inserção de jovens, adolescentes e prossionais com ou sem deciência no mercado de trabalho através de um programa continuado de formação desenvolver capacidades e habilidades técnicas e práticas prossionais.

Fornecer oportunidades de contratação de jovens, adolescentes e prossionais com ou sem deciência na empresa em áreas administrativas, produção e cobrança.

(6)

NOSSOS DIFERENCIAIS

Educação Inclusiva – Nossos cursos são completamente

preparados e adaptados para atender as necessidades educacionais das pessoas com deciência.

Flexibilidade – Oferecemos programas estruturados conforme

a demanda de negócio e as estratégias de efetivação da empresa parceira.

Terceirização – Temos a capacidade técnica, nanceira e

jurídica para contratação dos aprendizes pela Unilehu, de acordo com o embasamento legal.

Acompanhamento psicossocial – Disponibilizamos uma

equipe especializada para acompanhamento intensicado de cada aprendiz, englobando as demandas pedagógicas e sociais existentes.

Suporte técnico contínuo - Oferecemos atendimento

contínuo às empresas parceiras para o suporte em intervenções necessárias ao bom andamento do programa.

(7)

CURSOS APROVADOS

Auxiliar de Operações

Administrativas I

Auxiliar de Linha

de Produção

Cobrança

Interno

Auxiliar de Operações

Administrativas II

Duração: 23 meses

Carga Horária Semanal: 20 hrs

Formação Teórica 4h: 1 dia na semana Formação Prática 16h: 4 dias na semana

Duração: 15 meses

Carga Horária Semanal: 30 hrs

Formação Teórica 6h: 1 dia na semana Formação Prática 24h: 4 dias na semana

Duração: 13 meses

Carga Horária Semanal: 30 hrs

Formação Teórica 6h: 1 dia na semana Formação Prática 24h: 4 dias na semana

Duração: 11 meses

Carga Horária Semanal: 30 hrs

Formação Teórica 12h: 2 dia na semana Formação Prática 18h: 3 dias na semana

Cursos de outras áreas e modalidades podem ser aprovados de acordo com o interesse e demanda da empresa, mediante consulta prévia.

(8)

FASES DO PROGRAMA DE

APRENDIZAGEM PROFISSONAL

O Mais Aprendiz é oferecido em módulos sequenciais, o que permite a inclusão do aprendiz a qualquer momento no curso, oferecendo mais facilidade e agilidade para a empresa realizar a contratação de seus aprendizes.

A partir da abertura da vaga, as principais fases do programa são as seguintes:

1

SELEÇÃO

A partir de um banco de dados diferenciado, uma equipe especializada realiza o processo seletivo e de acordo com o perl de aprendiz denido pela empresa.

2

ALOCAÇÃO

A partir da aprovação na seleção, o aprendiz é matriculado em uma das turmas de formação teórica e encaminhado para a área da empresa em que fará a formação prática, com integração supervisionada.

3

ACOMPANHAMENTO

Todas as atividades do programa são acompanhadas pela equipe técnica, por intermédio do suporte técnico para as empresas e o monitoramento das atividades dos aprendizes (frequência, aproveitamento, abertura de ocorrências e atendimento especializado).

4

DESENVOLVIMENTO

Além da formação teórica curricular, os aprendizes são inseridos no PDPP (Plano de Desenvolvimento Pessoal e Prossional) e, de forma opcional, em cursos técnicos complementares e atividades culturais.

(9)

FASES DO PROGRAMA DE

APRENDIZAGEM PROFISSONAL

5

VIVÊNCIA

Para ampliar os mecanismos de vivência com a aprendizagem prossional, trimestralmente são realizados fóruns de empresas e encontro de famílias.

6

AVALIAÇÃO

Avaliações sobre o aprendizado da formação teórica, o desempenho na prática realizada na empresa e o acompanhamento escolar até a conclusão do Ensino Médio.

7

CERTIFICAÇÃO

Na nalização do curso é realizada a avaliação nal, a entrega de certicados e o desligamento do aprendiz do programa, por efetivação na e m p r e s a o u e n c a m i n h a m e n t o p a r a recolocação prossional.

(10)

INFRAESTRUTURA

As atividades de formação prossional e o atendimento ao aprendiz ocorrem na sede da Unilehu em Curitiba-PR, na Rua Tamoios, 1500 – Vila Isabel.

Neste espaço são disponibilizadas salas de aula equipadas e climatizadas, laboratório de informática, central de atendimento e área de convivência para a realização de todas as atividades pedagógicas previstas.

(11)

EQUIPE DE TRABALHO

O Mais Aprendiz possui uma equipe comprometida e capacitada para executar todas as fases do programa de aprendizagem prossional, composta por técnicos e estagiários que atuam focados nas demandas das empresas e dos aprendizes.

Pelo SAE (Serviço de Atendimento a Empresas) é fornecido suporte técnico contínuo para o andamento do programa com mais qualidade e prossionalismo.

A área de inclusão é responsável pelos processos seletivos das vagas de aprendizes das empresas parceiras, com foco na

mobilização social para a formação de um banco de dados com jovens que tenham o perl compatível com a vaga e com a

condição de aprendiz.

O processo de aprendizagem prossional, incluindo a formação teórica, a prática na empresa, as atividades complementares, o atendimento especializado e a intervenção das ocorrências é realizado por uma equipe de focais designados para cada

empresa e aprendiz, sendo uma ponte para todos os serviços e processos do programa em prol do participante aprendiz.

(12)

EQUIPE DE TRABALHO PROGRAMA MAIS APRENDIZ SAE Serviço de Atendimento a Empresa INCLUSÃO APRENDIZAGEM PROFISSIONAL FORMAÇÃO TEÓRICA FORMAÇÃO PRÁTICA ACOMPANHAMENTO ESCOLAR ATENDIMENTO ESPECIALIZADO

ORGANOGRAMA

(13)

Como se tornar uma empresa educadora

Para as empresas que desejam realizar o seu Programa de Aprendizagem Prossional com o Mais Aprendiz, é necessário que a empresa rme um termo de parceria com a denição das opções e modalidades de cursos escolhidas. Com esta formalização, há o compromisso com a execução de todas as fases do programa e com o seu papel de empresa educadora.

A partir disso, são levantadas todas as informações necessárias para dar início à contratação e alocação dos aprendizes nos ambientes laborais designados.

Responsabilidades da Empresa

Designar formalmente um representante da empresa, que cará responsável pela coordenação e acompanhamento das atividades do aprendiz no estabelecimento.

Garantir o cumprimento de todas as fases do programa, acompanhando a sua execução e desenvolvimento.

Realizar a contratação do aprendiz de forma direta ou terceirizada pela entidade formadora, provendo o pagamento de salário mínimo denido por lei e de acordo com carga horária total da formação prática e teórica.

(14)

Garantir que a prática prossional na empresa seja condizente com o curso de aprendizagem prossional, com condições adequadas de segurança e saúde no trabalho.

Acompanhar o desempenho do jovem aprendiz no trabalho, no curso de aprendizagem e na escola regular.

Promover possibilidade de aproveitamento e efetivação do aprendiz na empresa, após a conclusão da formação teórica.

Subsidiar os custos do curso de aprendizagem que ele realiza na entidade formadora.

Manter o Ministério Público do Trabalho – MPT e/ou a Superintendência Regional Trabalho e Emprego – SRTE/PR informados a respeito do programa.

Responsabilidades Mais Aprendiz

Realizar o processo seletivo dos aprendizes das vagas abertas pelas empresas educadoras.

Disponibilizar um focal para acompanhamento do aprendiz em todas as fases do Programa de Aprendizagem Prossional da empresa.

(15)

Realizar a formação teórica com infraestrutura adequada e equipe de instrutores devidamente capacitados nos arcos ocupacionais do curso de aprendizagem aprovado pelo MTE (Ministério do Trabalho e Emprego).

Oferecer atividades e ferramentas complementares de desenvolvimento prossional, cursos extracurriculares e atividades culturais aos aprendizes, ampliando sua formação.

Disponibilizar atendimento especializado por equipe multidisciplinar para as demandas psicossociais dos aprendizes.

Fornecer suporte técnico contínuo para as áreas de RH e para os gestores dos aprendizes, a m de contribuir para o bom andamento do programa na formação prática.

Realizar a formação de líderes educadores para a aprendizagem prossional, contribuindo para a conscientização do papel do gestor nesse processo, bem como dicas e ferramentas úteis para a condução da formação prática.

Dar suporte a empresa na interface com o Ministério Público do Trabalho - MPT e ou Superintendência Regional do Trabalho e Emprego - SRTE/RJ

Emitir relatórios gerenciais periódicos de acompanhamento do desenvolvimento do programa (faltas, notas, avaliação gestores, avaliação alunos, avaliação da aprendizagem, etc).

(16)

Mais que uma entidade formadora, o

MAIS APRENDIZ

é um parceiro estratégico na gestão

dos programas de Aprendizagem

Prossional nas empresas

Nosso programa não se limita a fornecer apenas as contrapar das legais e sociais de uma en dade formadora mas também oferece soluções de gestão personalizadas que auxiliam na condução e operacionalização das demandas internas da empresa.

Conheça algumas de

nossas soluções para

a gestão dos programas

de Aprendizagem

Prossional

(17)

A Unilehu como entidade sem ns lucrativos que cumpre os requisitos legais e tendo a titularidade como órgão executor do Ministério do Trabalho e do Emprego, pode ser contratante direta de aprendizes para suprir cotas de empresas, assumindo o contrato de trabalho e a formação técnico-prossional.

Nesta modalidade de contratação, a empresa educadora deve assumir os custos integrais da folha de pagamento, incluindo os benefícios obrigatórios e opcionais que farão parte do pacote de remuneração do aprendiz contratado. Mesmo neste caso, a empresa continua com a obrigação de proporcionar ao aprendiz a experiência prática da formação técnico-prossional metódica a que será submetido.

O registro em carteira de trabalho será feito pela Unilehu, com anotação de que o contrato de trabalho decorre de contrato rmado com a empresa para efeito de cumprimento de sua cota de aprendizagem, formalizando a parceria para esta nalidade.

A folha de pagamento é gerada em software especíco por uma equipe de administração de pessoal dedicada ao gerenciamento da folha de pagamento, todos os processos inerentes a esta contratação atendem aos requisitos legais de registro e controle trabalhistas.

Os benefícios para a empresa são inúmeros, pois do cumprimento deste contrato especial de trabalho ca por conta do Mais Aprendiz, auxiliando a empresa no gerenciamento de sua cota de aprendizes .com eciência e

TERCEIRIZAÇÃO DA CONTRATAÇÃO DE APRENDIZES

(18)

O RH Aprendiz se posiciona como um parceiro estratégico na gestão das demandas e impactos da aprendizagem nos processos internos das empresas, oferecendo soluções e alternativas de suporte técnico e administrativo para que o programa agregue valor às suas demandas e expectativas e consiga melhorar índices de retenção e efetivação dos aprendizes.

O foco desta modalidade é prover suporte operacional e técnico contínuo ao RH e gestores conforme a necessidade da empresa, mediante a disponibilização de um focal dedicado e alocado nas dependências da empresa.

O escopo deste suporte na gestão da aprendizagem prossional é denido de acordo com a demanda da empresa, podendo ser incluídas as seguintes atividades:

Operacionalização dos processos internos de RH: Suporte nos processos de seleção, admissão, integração, rotinas de administração de pessoal, avaliação, treinamento, desligamento, entre outros.

Acompanhamento: Intervenção na formação teórica, formação prática, atendimento familiar, acompanhamento escolar e demandas psicossociais existentes.

Avaliação de Desempenho: Avaliação periódica sobre as atividades práticas dos aprendizes com os seus gestores, com sessões de feedback

(19)

Atendimento ao Gestor: atendimento contínuo aos gestores responsáveis pela formação prática sobre as demandas legais e sociais do programa.

Apoio a gestão do programa: Monitoramento e registro das ações realizadas, documentação legal, relatórios gerenciais, indicadores e demais procedimentos necessários para subsidiar a empresa nas suas demandas de gestão da aprendizagem prossional.

Apoio a gestão do programa: Monitoramento e registro das ações realizadas, documentação legal, relatórios gerenciais, indicadores e demais procedimentos necessários para subsidiar a empresa nas suas demandas de gestão da aprendizagem prossional.

O objetivo do RH Aprendiz é assumir as demandas operacionais da gestão da Aprendizagem Profissional da empresa, contribuindo para que a empresa foque seus esforços nas questões mais estratégicas deste processo de inclusão.

(20)

Uma das alternativas de inclusão de

pessoas com deciência no mercado de trabalho é por meio da contratação

destes prossionais como aprendizes, já que para eles, não há limite de idade para ingressarem em programas de aprendizagem.

Essa é uma excelente opção em especial aqueles que estão em busca do primeiro emprego e encontram mais diculdade de conquistar uma vag a.

Outras vantagens são a carga horária

menor do que a do trabalhador comum, variando de quatro a seis horas, o que facilita a adaptação, e o fato da pessoa não perder o Benefício de Prestação Continuada (BPC).

A Unilehu como já atende pessoas com deciência em seus outros programas e possui expertise em programas de

inclusão, oferece pelo Mais Aprendiz um conteúdo adaptado e inclusivo para este público.

Com um amplo banco de dados de

pessoas com deciência com o perl de aprendiz,o programa oferece mais

facilidade de contratação e auxílio cumprimento da Lei de Cotas das empresas parceira da aprendizagem

ALTERNATIVA DE INCLUSÃO DE PESSOA COM DEFICIÊNCIA

(21)

A aprendizagem prossional é um programa de inclusão e, como tal, gera a necessidade de investimentos por parte da empresa, se congurando como uma importante estratégia de responsabilidade social corporativa.

Atenta a este cenário, a Unilehu buscou alternativas para reduzir o impacto nanceiro das eventuais despesas dos programas das empresas, em contrapartida pelos esforços no desenvolvimento prossional dos jovens de Curitiba e região.

A partir de agora, por intermédio de mecanismos de incentivos scais, parte dos valores destinados ao custeio do programa de aprendizagem podem ser deduzidos do imposto de renda

devido pela empresa.

Com o objetivo de estimular a contratação de aprendizes em condição de vulnerabilidade social, o Mais Aprendiz teve um projeto de captação de recursos dirigida aprovado no

COMTIBA - Conselho Municipal da Criança e do Adolescente de Curitiba. As empresas que operam em regime de lucro real podem destinar recursos a favor do projeto e deduzi-los

integralmente no imposto de renda até o limite de 1% do valor devido. A título de contrapartida, os valores doados serão

revertidos para a formação teórica dos aprendizes da empresa, fazendo com que este investimento possa ter incentivo scal.

(22)

Para ser elegível a este benefício,de forma condicionante a empresa deve optar pela contratação de aprendizes menores de 18 anos e, preferencialmente, optar pela modalidade de curso de 23 meses de duração e com 4h diárias para não atrapalhar o seu desempenho escolar.

PASSO A PASSO

1. A empresa dene o número de aprendizes a serem contratados 2. É feito o calculo do valor total da formação teórica (Ex: 23 meses x valor mensal do curso)

3. Este valor, deve ser depositado no COMTIBA pelo site especíco

para este m (http://www.criancaquerfuturo.curitiba.pr.gov.br/) em favor do projeto Aprendiz Unilehu, acrescido de 10% do valor que é destinado a este fundo. A preferência é que a doação seja feita de uma vez só, mas dependendo do número de aprendizes um controle de parcelamento pode ser realizado.

4. Os recibos podem ser utilizados na declaração de imposto de renda da empresa, conforme calendário do ano scal e legislação pertinente. INCENTIVO FISCAL Troque o Leão pela

TROQUE O LEÃO

PELA INCLUSÃO

(23)

Em um esforço constante de melhorias e aumento de produtividade nos processos da aprendizagem prossional, considerando ainda a sedimentação do programa e o aumento de volume no número de aprendizes no último ano, houve uma adequação e redução dos valores para 2016, conforme tabela abaixo:

Contato

Aline de Borba | gestao@maisaprendiz.org.br (41) 3153-6190 | (41) 9935-4404

INVESTIMENTOS

DESCRIÇÃO DO SERVIÇO VALOR 2016

Formação Teórica 6hrs Semanais

Formação Teórica 4hrs Semanais

Terceirização de Aprendizes

RH Aprendizes

Serviços Adicionais

R$ 290,00

R$ 210,00

Taxa de administração de 10% sobre os valores da folha de pagamento + Gerenciamento de

Administração Pessoal

Valor calculado pelo numero de Aprendizes

(24)

Acreditamos no poder das diferenças. Trabalhamos pela transformação social.

Vivemos pela inclusão.

SOMOS A UNILEHU

Com uma tecnologia social exclusiva, trabalhamos continuamente na busca de soluções para os dilemas e desafios da inclusão em cinco pilares de atuação:

A Unilehu – Universidade Livre para a Eficiência Humana – é uma organização do terceiro setor que tem por missão principal mobilizar os três setores da sociedade em busca da inclusão social no mundo do trabalho.

A partir de nossa sede em Curitiba-PR, atuamos em todo o território nacional,

realizando ações sociais em prol de pessoas e grupos que se encontram em situação de vulnerabilidade social.

Trabalhamos pelo desenvolvimento da empregabilidade das pessoas com deficiência, preparamos empresas para que elas se tornem mais aptas para a inclusão desses profissionais. Também mobilizamos a sociedade para a valorização da diversidade por meio de importantes projetos nas áreas de educação, cultura, esporte, lazer e geração de renda.

E ainda vamos além. Somos uma entidade formadora de Aprendizagem Profissional que, por meio de parcerias estratégicas com empresas, é responsável pelo

desenvolvimento profissional de jovens com e sem deficiência, que estão em busca de uma oportunidade e de um futuro melhor.

São muitas as frentes de trabalho, com um só objetivo: somar esforços para a construção de uma sociedade para todos, de modo amplo e incondicional.

SAPcD Serviço de Atendimento à Pessoa com Deficiência Aprendizagem Profissional SAE Serviço de Atendimento a Empresas Relações Institucionais Projetos Institucionais

Referências

Documentos relacionados

2- Cartão de Crédito via PAG SEGURO (para pagamento parcelado taxas do PAG SEGURO serão acrescidas) Assim que recebermos sua ficha de inscrição e verificarmos que o

Nas FPFP, a disponibilidade total referida foi maior na região Sul comparada à Nordeste; para indivíduos que referiram uma DCNT em relação aos que possuíam três ou mais;

Set/2015 Mai/2017 DECOM Ação a ser Coordenada pela Diretoria Executiva Regional Realização de comunicação com os pretensos membros efetivos dos Estados para a composição

Estes são alguns de uma gama de exemplos que podem ser citados dentre outros mais como valorização da mão de obra interna. As práticas de gestão do conhecimento são aplicadas

Os mesmos resultados como os outros métodos para determinar a humidade (p.ex. armário de secagem) se podem obter ao optimizar os parâmetros de ajuste seja a temperatura, o nível

Neste trabalho ´e apresentado um arcabouc¸o computacional para auxi- liar a aquisic¸˜ao e an´alise de imagens de sensoriamento remoto, provindas do Google Earth.. O sistema proposto

“Estamos confiantes que a excelência, talento e reputação do Bank of America servirão nossos clientes com velocidade, flexibilidade e excelência.” De acordo com Paulo Cesar

O Curso de Especialização em Direito e Assistência Jurídica será certificado pelo IDDE (Instituto para o Desenvolvimento Democrático), pelo Ius Gentium Conimbrigae/Faculdade de