• Nenhum resultado encontrado

Plano de prevenção ao covid-19

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Plano de prevenção ao covid-19"

Copied!
20
0
0

Texto

(1)

Plano de prevenção ao

covid-19

(2)

Palavra da coordenação

“Com um novo jeito de ser e estar

na escola”

O Colégio Marista Sagrado Coração de Jesus está preparado para o retorno das aulas presenciais. Iremos agir com tranquilidade, seriedade e muito cuidado com a saúde todos(as): estudantes, famílias e educadores(as). Para que tudo isso seja possível, algumas ações foram implementadas, em consonância com os órgãos reguladores e seguindo as orientações do Ministério da Saúde.

Protocolo para Famílias

Ensino Fundamental Anos Finais

“Espaços escolares devem continuar a ser receptivos,

respeitosos, inclusivos, e ambientes de apoio

para todos.” (UNICEF, 2020, p. 4).

Boa leitura! Boa consulta a todos(as)! Estamos juntos(as) Nessa experiência de vida para novas formas de ser e

(3)

índice

1. CUIDANDO DE SI E DO OUTRO

_______________________________

04

2. ENTRADA E SAÍDA

_________________________________________

06

3. USO DOS ESPAÇOS

_________________________________________

08

4. COMUNICAÇÃO FAMÍLIA E ESCOLA

____________________________

10

(4)

1. Cuidando de

si e do outro

Primeiramente cabe lembrar que o surto do novo coronavírus foi declarado Emergência de Saúde Pública de Âmbito Internacional (PHEIC). O vírus que causa a Covid-19 é transmitido pelo contato direto de gotículas respiratórias de pessoas infectadas (geradas por tosse e espirros). As pessoas também podem contrair a doença ao tocar o rosto (olhos, nariz e boca) após o contato com superfícies contaminadas. Para prevenir a potencial propagação do vírus, é importante que todos adotemos atitudes preventivas nos cuidados de higiene pessoal e de formas de relacionamento com os outros.

(5)

Cuidando de si e do outro

Aferição de temperatura de todos os(as) estudantes e educadores(as) na entrada do colégio somente pelo acesso do estacionamento de pais. Em caso de o(a) estudante não estar bem e/ou com febre, o(a) mesmo deverá permanecer em casa. Se por ventura o(a) estudante não se sinta bem ou fique febril na escola, o(a) mesmo(a) será encaminhado(a) para a enfermaria e a família comunicada da situação para a busca de avaliação com profissionais da saúde.

Desinfecção dos sapatos com o tapete sanitizante que estará disponível na entrada de cada bloco.

Obrigatoriedade de uso de máscaras de tecido, devendo cada estudante ter consigo no mínimo DUAS máscaras por dia, para assim realizar a troca. A troca de máscara ocorrerá por meio de um sinal sonoro – música, previamente combinada com os estudantes. No toque da música, os(as) estudantes e educadores(as) realizarão a referida troca.

Higienização frequente das mãos com água e sabão e/ou álcool em gel.

Respeito ao distanciamento social mínimo nos ambientes escolares com número reduzido de estudantes em sala de aula.

Solicitação para que cada estudante traga o seu lanche de casa, não devendo realizar compartilhamento com os colegas nesse momento. Caso não haja a possibilidade de trazer seu lanche, o mesmo poderá ser adquirido na cantina do colégio. Os responsáveis pela cantina passarão em cada sala de aula para verificar as possíveis aquisições de lanche, para aqueles que não trouxeram de casa. O lanche será servido em sala de aula, não necessitando o estudante se dirigir a cantina. Todas as turmas realizarão o seu lanche dentro de sala de aula. E após o lanche, todos os estudantes sairão para diferentes espaços abertos para um bate-papo com os amigos.

Não será permitido a troca de materiais e/ou empréstimos dos mesmos, devendo cada estudante higienizar todos os seus pertences diários.

Há protocolos específicos de cuidados com os(as) educadores(as), como uso obrigatório de máscaras de tecido ou descartável, além do escudo de proteção. Se a família desejar

que seu(sua) filho(a) utilize a máscara escudo, além da de tecido, também poderá utilizá-la.

1.7

1.1

1.6

1.5

1.4

1.3

1.2

1.8

(6)

2. Entrada e

Saída

(7)

Entrada e saída

2.1

2.3

2.2

Orações e reflexões de acolhidas diárias acontecerão em salas de aula, junto com o(a) professor(a) da primeira aula. Dessa forma, evitaremos aglomerações no pátio central.

A chegada e a saída do colégio serão em sistema drive thru, onde a família e/ou o transporte escolar apenas utilizarão o estacionamento para embarque e desembarque. Nesse momento, por medida de segurança de todos(as), evitaremos pessoas circulando pelo colégio.

Os estudantes que utilizam transporte escolar para o retorno para suas residências, deverão sair pelo portão lateral na Rua Alfredo Parodi. Os transportes escolares já estão cientes dessa mudança no horário da saída. Esse ajuste tem por objetivo evitar a aglomeração no fluxo de término de aulas.

Com o intuito de evitar aglomerações, os horários de entrada e saída serão diferenciados para o Ensino Fundamental Anos Finais e Ensino Médio. Ficando distribuídos dessa forma:

- Entrada dos estudantes dos Anos Finais – 7h10 - Saída dos estudantes dos Anos Finais – 12h10

(8)

3. Uso dos

espaços

(9)

Uso dos espaços

As salas de aulas estarão demarcadas com espaçamento entre as carteiras de 1,5m, devendo ser mantido esse distanciamento.

Os espaços de circulação dos(as) estudantes serão mantidos com portas e janelas abertas, favorecendo a ventilação.

A circulação pelos trajetos escolares (corredores, deslocamentos para outros espaços) deverá ser priorizado aproximadamente a distância de 3 passos do colega, o que equivale a 1,5m.

Os intervalos/recreios ocorrerão em espaços diferenciados e alternativos, escalonados por turmas, evitando aglomerações:

- Espaço 1 = Jardim do colégio - Espaço 2 = Pátio central coberto

- Espaço 3 - Espaço da cantina e área coberta - Espaço 4 - Pátio central aberto

- Espaço 5 - Ginásio de esportes

- Espaço 6 - Espaço ao lado do ginásio de esportes - Espaço 7 - Horta

Nos dias de chuva, os(as) estudantes que estão em espaços abertos permanecerão em sala de aula.

Os banheiros e demais ambientes serão higienizados após as trocas de períodos, e também conforme a necessidade ao longo do horário escolar.

Intensificamos a limpeza de superfícies de uso comum como, pisos, armários, maçanetas, corrimões, interruptores de luz, puxadores de portas e janelas.

3.4

3.1

3.3

3.2

3.5

3.6

3.7

(10)

4. Comunicação

família e escola

(11)

Comunicação família e escola

A comunicação com as famílias se dará por meio de canais digitais: e-mail do colégio, telefone, WhatsApp, plataforma Teams e aplicativo Marista Conecta. Utilizando preferencialmente esses canais, evitamos a circulação de muitas pessoas pelo espaço escolar. No entanto, quando for muito necessário estar presente na escola, acessar o colégio pela Av. Victor do Amaral, 164 (entrada pelo jardim), e aguardar atendimento na recepção. Será necessário passar pela aferição de temperatura, bem como fazer uso de máscara.

Também é possível agendar atendimento virtual ou presencial com o(a) professor(a) titular da turma do(a) seu(sua) filho(a), para esclarecimento de possíveis dúvidas pedagógicas. A disponibilidade de horários para atendimento pelo professor titular será informada junto com a organização e grade de aulas da turma do(a) estudante.

4.1

(12)

5. Organização

pedagógica

(13)

Por segurança e cuidado de todos, manteremos rigoroso controle do distanciamento de 1,5m entre as carteiras em sala de aula. As aulas para esse segmento, ocorrerão todos os dias da semana para os estudantes em que as famílias optaram pelo presencial, sem necessidade do escalonamento. As famílias dos(as) estudantes que optarem por permanecerem em aulas remotas, farão o acompanhamento pedagógico e curricular por meio da plataforma Teams, com transmissão em tempo real da aula presencial, seguindo agendamento no calendário do Teams.

Aulas de Apoio Pedagógico no contraturno ocorrerão presencialmente, em pequenos grupos, conforme a necessidade e solicitação dos(as) professores(as), ou solicitações das famílias, a partir do dia 03 de fevereiro. O objetivo das aulas de apoio é dar continuidade ao processo de construção do conhecimento dos(as) estudantes, que ficaram com muitas dúvidas, que apresentaram dificuldades em suas aprendizagens ou que revelam falta de organização na rotina escolar.

As reuniões coletivas e/ou atendimentos individuais pelos(as) professores(as) titulares serão mantidos pelo Teams. Quando houver necessidade, os(as) professores(as) titulares poderão agendar horários para atendimentos presenciais com as famílias, visando um maior detalhamento de ações. Seguem os(as) professores(as) titulares de cada turma:

- 6º Ano – prof. Camila Rzescutko – Educação Física - 7º Ano – prof. Kaoane de Oliveira Batista – Matemática - 8º Ano – Atalídia de Fátima Alves dos Santos – História - 9º Ano – Lilian Priscilla Tizatto – Língua Portuguesa

As famílias também poderão solicitar atendimento com o(a) professor(a) titular, para assim ter suas dúvidas esclarecidas e/ou suas ponderações ouvidas, bastando apenas agendar antecipadamente. Teremos o maior prazer em atendê-los(as). Em breve, comunicaremos os horários disponíveis dos(as) professores(as) titulares para agendamento, quando necessário. Possíveis ajustes podem acontecer para melhor atender as famílias e estudantes.

5.1

Organização pedagógica

5.2

(14)

Acesso à plataforma Teams: todas as atividades virtuais ocorrem dentro desta plataforma (agendamento e realização das aulas, atividades a serem realizadas, envio das atividades propostas, vídeos gravados pelos(as) professores(as), etc). Para conhecer um pouco mais sobre essa ferramenta, acesse os links:

1 - Teams - Tutorial de instalação do app no celular:

https://www.youtube.com/watch?v=HU3hNSh9BAg

2 - Baixar Teams para o computador:

https://drive.google.com/file/d/1AHUMes0g6TYSIVXvMD-javLLWvf-vLA7/view?usp=sharing

3 - Teams - Acesso pelo navegador:

https://drive.google.com/file/d/1AtjFy2do9vSRJ2adsZzwzt6EcjUXw8OX/view?usp=sharing

As atividades desenvolvidas remotamente e presencialmente farão parte da composição das notas da parte diversificada, além das provas que serão realizadas. No decorrer da primeira quinzena de fevereiro de 2021, promoveremos avaliações diagnósticas para verificação do processo de aprendizagem do ano anterior. Com essas informações, faremos retomadas, revisões, convocações para Apoio Pedagógico e trabalho diversificado, visando desenvolver, regatar e aprimorar habilidades essenciais para a continuidade das aprendizagens.

5.4

Organização pedagógica

(15)
(16)

Higienização

Como será

a higienização

• Ahigienização das salas de aulas ocorrerá a cada troca de turno com os produtos que são a

base de cloro e álcool.

• Protocolo Padrão: equipe devidamente treinada sobre a atuação em todos os espaços e

produtos utilizados na higienização.

Pulverização dos espaços do Colégio com quaternário de amônia, um produto extremamente eficaz contra vírus e que fica ativo por cerca de três horas. A aplicação será

feita após o horário escolar, sem a circulação de pessoas na escola.

Atenção redobrada para a higienização dos banheiros, com

sinalização na entrada para o distanciamento de 1,5mentre os

usuários durante a utilização do espaço.

A limpeza de descargas, torneiras das pias, trincos de portas, disjuntores de luz, dispensers, teclado dos computadores da sala, corrimãos (toda estrutura de contato), principalmente superfícies, será feita a cada duas horas. Sendo que corrimão, elevador, trincos e disjuntores serão higienizados após

início da aula e após o intervalo.

Será mantida ventilação constante nos ambientes. Estamos nos organizando com a aquisição de ventiladores para evitar o uso dos aparelhos de ar condicionado e intensificando as medidas de proteção contra insetos. Os filtros de ar condicionado seguem orientação do fabricante

(17)
(18)

Orientações Gerais

Caso algum estudante ou colaborador apresentar sintomas do Covid-19, os

órgãos municipais e as famílias serão informadas.

O atendimento da Cantina será mantido, exclusivamente para estudantes, porém com uma organização prévia de cada turma. Dúvidas sobre o protocolo seguido por esse serviço, contatar Snack

School, pelo telefone (41) 99906-3887.

Não há a necessidade de uso de luvas, apenas a higienização das mãos. O que precisamos

evitar é levar as mãos ao rostoquando essas não estiverem lavadas. As luvas também são

condutoras do vírus.

As máscaras descartadas deverão ser depositadas em lixeiras especificaspara lixo biológico, que é recolhido por uma empresa

especializada.

Fornecedores serão atendidos em horários específicos estabelecidos pelo Colégio. Os materiais entregues serão acondicionados em espaço específico por até 24h, para

evitar a presença do vírus.

A escola precisa ser avisada imediatamente quando houver a suspeita ou confirmação da

doençaentre familiares de estudantes e educadores, a fim de realizar os encaminhamentos determinados no decreto

municipal.

Caso tenha algum caso confirmado de estudante ou educador com a doença, o Colégio realizará o afastamento imediato do doente, prestando todo o auxílio necessário

durante o acompanhamento do quadro.

Todas as pessoas que circularem na escola serão incentivas a realizar a higienização periódica de seus pertences(computadores, celulares e demais materiais de trabalho) com

(19)

Araucária, janeiro de 2021. Direção - Danielle Barriquello Coordenação de Operações - Helca de Lara Coordenação de Segmento - Barbara Stingelin e Rosangela Dambroski Pastoral - Lynsson de Almeida Marketing - Adriana Ribeiro

(20)

Marista Conecta

sagradocolegiosmaristas.com.br colegiomaristasagrado

@maristasagrado (41) 3614-3200

Referências

Documentos relacionados

a) Doenças pré-existentes ao período de viagem (vigência do seguro) e quaisquer de suas conseqüências, incluindo convalescenças e afecções em tratamentos ainda

nesta nossa modesta obra O sonho e os sonhos analisa- mos o sono e sua importância para o corpo e sobretudo para a alma que, nas horas de repouso da matéria, liberta-se parcialmente

(em inglês), a mesma Sociedade não mais classificaPasteur como fraude, mas chama-o de "benfeitor da humanidade". Sabe-se que as serpentes alimentam-se de outros animais,

Se você vai para o mundo da fantasia e não está consciente de que está lá, você está se alienando da realidade (fugindo da realidade), você não está no aqui e

É o conjunto de fundamentos básicos que diferencia o futebol dos demais esportes, cuja peculiaridade esta, principalmente, no uso dos pés e pernas para executar as ações básicas

No Power BI as tabelas são independentes uma da outra, o que significa que uma conexão deve ser criada para que a interface seja interativa entre todas as tabelas de dados.. Para

Procuramos, desta forma, demarcar as principais características e concepções subjacentes às orientações quanto à pratica de ensino e aprendizagem da leitura e da escrita, propostas

No quinto capítulo são apresentados os resultados obtidos após aplicação da manipulação com o Sistema de Informação Geográfica e do método de controle estatístico com