• Nenhum resultado encontrado

PALHAÇA RUBRA e ANA THOMAZ apresentam: MAMiFERAS: Um Colo pro Colo. ...O Nascimento de uma MaE...

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "PALHAÇA RUBRA e ANA THOMAZ apresentam: MAMiFERAS: Um Colo pro Colo. ...O Nascimento de uma MaE..."

Copied!
11
0
0

Texto

(1)

PALHAÇA RUBRA e ANA THOMAZ

apresentam:

...O Nascimento de uma MaE...

MAMiFERAS:

Um Colo pro Colo

´

(2)

POR QUE ESTE PROJETO?

Sentimos a necessidade de acolher a MATERNINDADE no contexto sócio-fami-liar atual.

As mulheres vivem uma situação de múltiplas funções e atividades gerando muitas vezes uma desconexão com o desenvolver de sua feminilidade e seus desdobramentos.

Percebemos a incidência de questionamentos, desabafos e casos de depressão pós-parto por falta de um apoio profundo em direção as necessidades ocultas e pouco percebidas na maternidade. E isto envolve não só a mãe mas a família, o universo social e profissional e principalmente a díade mãe/bebê.

Este projeto visa por meio do humor, da alegria, do riso e da música, possibilitar o trânsito destas mães no universo oculto dos sentimentos e emoções vividas neste momento misterioso: o nascimento de uma MÃE.

Este projeto cria um espaço e uma atmosfera feminina na qual seja possível falar não só com a voz, mas com o coração e com o ventre, com os seios e os órgãos genitais que se queixam quando não são ouvidos. Um espaço que ajudadas pelo riso libera uma energia profunda e aproxima cada mulher de suas próprias e mais íntimas sensações.

Não existe um talento para ser mãe. É como existir.

A princípio não existe um talento para existir. Isto acontece.

Existe um senso que nos diz que encontraremos algo fenomenal.

(3)

ALIANÇA DE OLHAR: LU LOPES E ANA THOMAZ...

Este projeto nasceu de uma identificação de idéias e de visão mundo de entre Ana Thomaz e Lu Lopes.

As duas compartilham um olhar livre e experimentador para tudo que se dire-ciona a descoberta, ao aprendizado e desenvolvimento dentro do nosso sistema tradicional.

Ana Tomaz atualmente desenvolve uma pesquisa sobre Desescolarização, que exercita nosso olhar em relação ao sistema educacional na atualidade.

Atua no universo mãe e bebê em diversos momentos desta díade, desde o acom-panhamento de um parto até um banho de balde.

Lu Lopes trabalha com o universo da família durante toda sua trajetória profis-sional. Começando aos 16 anos de idade em escolas, foi direcionando seu traba-lho para a arte-educação e aos poucos assumindo a linguagem da palhaçaria, da música e do Improviso como norte em seu trabalho.Tríade que facilita para o público a entrada no universo da desfuncionalização e do encontro com o novo. A aliança de olhar entre estas duas figuras se dá na prática artística e profissio-nal do não convencioprofissio-nal, no exercício de olhar para os sistemas construídos e repetidos desde então e praticar a existência dentro destes buscando o encontro com o novo.

(4)

QUEM É A PALHAÇA RUBRA?

Realizou com mais cinco palhaças, AS FULANAS, um movimento de interatividade dentro das ofi-cinas de trabalho por meio do improviso com as presidiárias do CARANDIRÚ.

Escreve livros infanto-juvenis, tendo três editados: Tô Com Frio Na Barriga!, Tô na Tua! e É Namo-ro ou Amizade?. E atualmente esta por lançar o livNamo-ro infanto-juvenil : CRIATURAS...Seres que se Transmutaram Dissolvendo as coisas.

Desde 2002 desenvolve uma pesquisa como contadora de histórias, voltada para a cultura fa-miliar envolvendo a linguagem musical e o método da improvisação. Esta pesquisa itinerante passou pelo circuito SESC e a Mostra Latinidades, completando um primeiro ciclo de pesquisa no SESC Santo Amaro com o espetáculo, “Uma História Numa História”.

Assume a direção do grupo circense NaMakaca no espetáculo ZÉ PREGUIÇA contemplado com o premio de melhor montagem no Edital da Cultura Inglesa.

Participou da equipe de artistas do projeto “Brincadeiras de Papel”, o espetáculo “A Banda” e da Companhia “Nova Dança 4”, todos dirigidos por Cristiane Paoli Quito.

Sites de referência:

• www.palhacarubra.com.br • www.bandagigante.com • www.jogandonoquintal.com.br Links para fuçar:

• Rubra e Zeca Baleiro:http://youtu.be/jyBKQlFlOB8

• Rubra e Arnaldo Antunes: http://youtu.be/KDUeWzf8Oho • Rubra e Suzana Salles: http://youtu.be/hNRqY5wXkX8 É mãe de um filho... mas nunca se sabe!

Faz parte do espetáculo de improvisação de palhaços Jogando No Quintal.

Atualmente assume a Criação e Direção geral dos espetáculos musicais da Palhaça Rubra Ili-mitada Produções Artísticas LTDA.

No repertório e em circulação estão os espe-táculos: RUBRA POP SHOW, SHOW DE VARIE-DADES DA MESMA COISA, RUBRA NATALINO, A QUADRILHA DA RUBRA, O CARNAVAL DA RUBRA que se norteia com a trinca: palhaço, música e o improviso, além de atuar e compor parte das músicas do repertório.

Criadora e integrante da Banda Gigante junto com Marco Gonçalves e Eugênio La Salvia. A Banda Gigante tem três espetáculos no repertório: Fazendo Um Som..., Sortido... e Movimenta o C.E.L.E.B.R.O... Este último lançou o primeiro CD independente com a participação especial de Arnaldo Antunes e Barbatuques, Guga Stroeter e tem a direção musical de Arto Lindsay.

Trabalhou uma década como arte-educadora (professora de teatro) na Casa do Teatro desenvol-vendo uma linguagem musical para o teatro e no Teatro-Escola Célia Helena como assistente de direção, professora de voz, de corpo e de capoeira.

Fez parte dos Doutores da Alegria, como palhaça dentro dos hospitais, pesquisando o palhaço musical durante 5 anos.

(5)

QUEM É A ANA THOMA Z?

Ana Thomaz é mãe de três filhos, educadora e professora da Técnica Alexander.

Em sua atuação na dança e no teatro, como artista e educadora, participou de diversos processos criativos, entre eles: foi bailarina do Grupo Raça, fez oficina com Peter Brook (LIFT – Londres), foi educadora por tres anos no projeto educacional do Festival Internacional de Londres, ministrou curso para educadores no Festival Internacional de Teatro para Primeira Idade (Bologna/Italia), deu aula de teatro e vivências corporais para crianças e adolescentes durante 20 anos na Casa do Teatro e no Teatro-escola Celia Helena, foi professora de práticas corporais no curso superior da ESCH (Escola Superior Celia Helena).

Acompanha partos humanizados como doula e mães no pós parto.

É criadora da pedagogia da desescolarização para pais e educadores, realizando palestras em São Paulo, Rio de Janeiro, Salvador, Belo Horizonte, Florianopolis, Porto Alegre, Buenos Aires, entre outras cidades.

Blog:

http://anathomaz.blogspot.com/ http://www.vivendo-e-aprendendo.com/

Links:

• Banho de balde (Ana Maria Braga):

(6)

O SHOW

O show MAMÍFERAS é uma caixinha de música gigante para receber mães e bebês.Esta é a ima-gem.

O foco é acessar o bebê por meio da mãe.

É criar um ambiente musical e bem humorado para que a mãe se sinta acolhida e amada. Uma estrutura criada para que ela perceba que o olhar foi direcionado para ELA.

Para escutar e descobrir o que acontece internamente com ela no período do nascimento de uma MÃE.

O conteúdo musical deste repertório brinca com situações ou questões vividas pela maioria das mães, como por exemplo, a chupeta, a amamentação, noites em claro. E situações mais emocio-nais como incômodos em relação ao bebê, ao papel de mãe, desconfortos conjugais.

Todos estes pontos são abordados com humor e leveza e são desenvolvidos ou não na RODA DE PARTILHA, a partir da iniciativa do grupo presente e orientados por uma mediadora.

É um show interativo, de 60 minutos com repertório de 16 musicas.

Estas músicas são apresentadas em formato de dinâmicas musicais de improviso, onde o público participa sendo co-criador de parte das letras, músicas para dançar com os bebês, e músicas pra ouvir silenciando o corpo e a mente em cumplicidade com o bebê.

O cenário cria uma atmosfera delicada e interessante trazendo uma iluminação colorida e suave, um globo de discoteca, móbiles, bolas de amamentação e EVAS para momentos de “chão” com os bebês.

O show inspira o público para o segundo momento: A Roda da PARTILHA.

RODA DE PARTILHA

A RODA é um espaço aberto, pós show, de 60 minutos, que convida o público materno a compar-tilhar questões, pensamentos, idéias e tudo o que surgir. É uma extensão opcional para as mães que quiserem dar continuidade a experiência vivida.

O show é fonte inspiradora e provocadora e a RODA DE PRATILHA é a voz da mãe.

A RODA oferece uma MEDIADORA. Esta mediadora propõe a dinâmica da ESCUTA.Que para nós é uma célula básica do projeto MAMÍFERAS.

É uma dinâmica que propõe por meio da comunicação não violenta o ouvir permeado pelo res-piro possibilitando o escutar. Acontece então o nosso propósito: a partilha. Algumas dinâmicas e jogos de grupo fazem parte do despertar e aquecer da RODA.

O LIVRETO

Oferecemos como Instrumento multiplicador, O Livreto do NASCER DE UMA MÃE, que possibilita uma ressonância no movimento cotidiano da mãe. Este livreto é um exercício de pensamento que contem por meio de 03 capítulos, um espaço de anotações pessoais, as letras e cifras das musicas do show e indicação de sites relacionados com a maternidade. (livreto orçado a parte)

CONVIDADOS ESPECIAIS

Para enriquecer nossa roda, teremos convidados que intensifiquem e tragam olhares conceitua-dos para a nossa partilha. Por exemplo: pediatras humanizaconceitua-dos, doulas, terapeutas especializa-dos em puerpério, parteiras,artistas, entre outros.

ESPAÇO PARA REALIZAÇÃO:

A combinar!

COMO É O MOVIMENTO MAMiFERAS?

(7)

HORÁRIO e DIA

SUGERIDOS:

Quarta-f

eira as 11h00

da manhã ou às 15h00

PÚBLICO ALVO:

Mães com Bebês de

0 a 18 meses

DURAÇÃO:

O SHOW: 60 minutos

A RODA: 60 minutos

(8)

• Lu Lopes: PALHAÇA RUBRA • EDU MANTOVANI: TIO GUSTAVO • EUGÊNIO LA SALVIA: MANJERICÃO

• Orientação, Apoio Criativo e Mediadora da Roda de Partilha: Ana Thomaz • Direção Artística: Lu Lopes

• Direção Musical: Chico Salem

Eugênio La Salvia (Manjericão)

É ator formado pela EAD- Escola de Arte Dramática – ECA/USP e músico formado pela ULM- Universidade Livre de Música, em flauta transversal e violão popular. Foi integrante do grupo Doutores da Alegria.

Trabalhou como ator com Elias Andreatto, Celso Frateschi, José Possi Neto e com a Cia Pia Fraus. Como palhaço atuou no espetáculo A Banda, de Cristiane Paoli Quito.

É palhaço-atleta e músico do Jogando no Quintal e da Banda Gigante.

Atualmente está cursando Pós Graduação (lato senso) em Músicoterapia na FMU. Artista orientador da Oficina Cultural TALENTOS ESPACIAIS na ADEFAV.

Edu Mantovani (Tio Gustavo)

Trabalhou durante 7 anos na Cooperação Criativa, projeto desenvolvido pelo GALPÃO DO CIRCO com crianças e pré-adolescentes.

É artista fundador da BANDA MIRIM que tem no repertório os premiados espetáculos: FELIZADRO, SAPECADO e ESPOLETA.

Indicado pelo Premio Coca Cola de Teatro Infantil como ator revelação.

ELENCO:

(9)

1. ABERTURA – SORTIDO (Eugênio La Salvia e Lu Lopes) 2. NAMASTÊTA (Lu Lopes)

3. Cabimento (Arnaldo Antunes) 4. Vilarejo (Arnaldo Antunes)

5. Sambadobebê, sambadobebê! (Edu Mantovani, Eugênio La Salvia , Lu Lopes e Ana Thomaz) 6. Tome Gereba! (Lu Lopes, Eugênio La Salvia e Edu Mantovani)

7. Miniminimá...pra mamá ah ah! (Marco Gonçalves, Eugênio La Salvia e Lu Lopes) 8. Tente não chorar (Lu Lopes)

9. Na pegada da Chupeta (Edu Mantovani, Eugênio La Salvia, Lu Lopes, Cesar Lopes e André Carvalho) 10. Firmamento (Lu Lopes)

11. Parece haver sempre um par (Lu Lopes) 12. Barulhinho (Lu Lopes e Lelena Ainhaia) 13. Forças Mamadas (Lu Lopes)

14. Base me beija (Lu Lopes)

15. Eu vi o amor ali voando (Lu Lopes) 16. Black Bird (Beatles)

* Repertório sujeito a alterações.

(10)

• Formação musical: Guitalelê, violão,Ukulelê,

berimbau e flauta transversal e instrumentinhos

RIDER SOM:

• 3 head-set

• 1 microfone sem fio

• 2 microfones multi direcionais (over)para instrumentos delicados (vibra fone, sininhos,etc..)

• 3 monitores • 3 direct box

• Pontos de AC 110 v (pelo palco)

(11)

www.carrapetaproducoes.com.br

Silvia Lopes

(11) 9102-0994 / 7829-1316 / ID: 105*119013

silvia@carrapetaproducoes.com.br

Carolina Santiago

(11) 9420-5099 / 7786-3096 / ID: 92*65819

carol@carrapetaproducoes.com.br

CONTATO

Referências

Documentos relacionados

A vida, para estas autoras, tornou-se mais “individual” numa época que o Martin Albrow (1997. In: The global age. Stadford: Standford Univ. Press apud CALHEIROS e PAIVA, 2001)

Desta forma, este estudo tem como objetivo relatar a experiência vivenciada, por acadêmicas do 5º período do Curso de Enfermagem da Universidade Federal de

1 Instituto de Física, Universidade Federal de Alagoas 57072-900 Maceió-AL, Brazil Caminhadas quânticas (CQs) apresentam-se como uma ferramenta avançada para a construção de

E ele funciona como um elo entre o time e os torcedores, com calçada da fama, uma série de brincadeiras para crianças e até área para pegar autógrafos dos jogadores.. O local

A Psicologia, por sua vez, seguiu sua trajetória também modificando sua visão de homem e fugindo do paradigma da ciência clássica. Ampliou sua atuação para além da

Com relação à germinação das sementes armazenadas em câmara fria, aos três meses de armazenamento (Tabela 10), observou-se em sementes tratadas ou não com fungicidas e

A Produção mais Limpa (P+L) permite melhorar internamente a sustentabilidade dos processos, a gestão de serviços é necessária para melhorar a compreensão

[…] História, missão, funções e atividades da instituição produtora/acu- muladora; meios de produção dos documentos; histórico da formação e acumulação do