• Nenhum resultado encontrado

Mobiliza CDC. Edição II Ano II Junho de Magia. da infância

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Mobiliza CDC. Edição II Ano II Junho de Magia. da infância"

Copied!
8
0
0

Texto

(1)

Edição II | Ano II | Junho de 2015

Mobiliza

CDC

Magia

(2)

Este boletim faz parte do projeto Comunica CDC, realizado pelo Instituto Camargo Corrêa e InterCement Brasil, em parceria com a Oficina de Imagens.

Instituto Camargo Corrêa

Diretor Executivo: Francisco de Assis Azevedo Coordenadora de Comunicação e Voluntariado: Bianca Kapsevicius

Coordenador de Investimento Social em Plantas: Flávio Seixas

Analista Regional Minas/Centro-Oeste: Jordânia Furbino Contato: instituto@institutocamargocorrea.org.br

Comitê de Desenvolvimento Comunitário de Bodoquena:

expediente

editorial

Expressão

Apae; Associação de Vilas e Bairros; Associação dos Pequenos Produtores Rurais da Morraria do Sul; InterCement; CMDCA, Conselho Tutelar; Pastoral da Criança; Secretaria Municipal de Saúde, Secretaria Municipal de Educação; Secretaria Municipal de Assistência Social

Oficina de Imagens

Coordenador Executivo: Adriano Guerra Edição: Gabriella Hauber e Bárbara Pansardi Site: www.oficinadeimagens.org.br

Projeto Gráfico: Ronei Sampaio

Diagramação: Gabriella Hauber e Anna Cláudia Pinheiro Foto da capa: Arquivo CDC

Impressão: Gráfica Formato | Tiragem: 1.200 exemplares Projeto “O Circo”, do Centro de Educação Infantil Bodoquena, busca transformar o espaço escolar em lugar de aprendizagem, por meio de brincadeiras e atividades lúdicas.

No ano passado, Bodoquena instituiu a Semana do Bebê como lei no município (p. 3), então, este ano, mais uma semana repleta de atividades voltadas para gestantes e crianças vai agitar a cidade!

E, aproveitando o clima da primeira infância, esta edição do boletim Mobiliza CDC traz uma matéria sobre a importância da leitura para o fortalecimento de vínculos afetivos e desenvolvimento intelectual da criança desde a gestação (p. 6).

Falamos também do trabalho dos Centros da Assistência Social, que oferecem serviços continuados às famílias. O Cras de Bodoquena possui até um grupo de gestantes (p. 4). Por falar em boas iniciativas do município, nesta edição você também fica sabendo mais sobre o Plano Municipal para a Infância e Adolescência de Bodoquena (p. 5) e do trabalho dos Gaivs que usam o esporte para mobilizar meninos e meninas (p. 7).

Os Gaivs realizam trabalho voluntário, mas por quê ser voluntário? Leia um artigo sobre a essência dessa prática na página 8.

Boa leitura!

(3)

Entre os dias 8 e 14 de junho, Bodoquena realiza a Semana do Bebê, estratégia de mobilização social que tem como objetivo colocar a primeiríssima infância (0 a 3 anos) no centro das ações da comunidade e do poder público, a fim de tornar os direitos dessas crianças à sobrevivência e ao desenvolvimento prioridade na agenda dos municípios.

Os cuidados que o bebê recebe durante essa fase marcam seu desenvolvimento biológico e o desempenho que ele terá na escola, na socialização e nos seus relacionamentos pessoais durante toda a vida.

Durante a Semana do Bebê, serão realizadas diversas atividades na cidade, como contação de histórias, rodas de conversa, brincadeiras tradicionais, apresentações culturais e visitas à maternidade.

Além disso, será realizado um evento voltado para o público masculino na fábrica da InterCement. A iniciativa tem por objetivo

destacar a importância da presença paterna na família. Mães e pais de crianças nessa faixa etária, gestantes, profissionais da Saúde, Educação e Assistência Social, gestores e sociedade em geral estão convidados a participar!

Tendo em vista a importância do evento, Bodoquena criou, no ano passado, a Lei

Municipal Nº 671/2014, que institui a Semana do Bebê. O foco na primeira infância é estratégico no sentido de fortalecer políticas públicas já existentes e, ao mesmo tempo, propor a implementação de novas políticas que tragam melhorias de indicadores como taxas de mortalidade maternal e infantil, qualidade da atenção pré-natal, atenção à saúde da criança e à educação infantil, entre outras.

Em Bodoquena, a Semana do Bebê acontece em parceria com o Instituto Camargo Corrêa, InterCement, Prefeitura Municipal e organizações da sociedade civil, por meio do CDC.

Semana do Bebê em Bodoquena oferece atividades para

gestantes, famílias, crianças e profissionais

Evento tem o objetivo de tornar o cuidado durante a primeiríssima infância

uma agenda prioritária no município

Por Maurícia Aparecida dos Santos Dionizio, da InterCement

CDC e Você

Semana do Bebê conta com atividades relacionadas aos cuidados durante a gestação e a primeiríssima infância

Fo to : A rq uiv o CD C

(4)

Prazer em conhecer

Centros da Assistência Social ofertam serviços de

proteção a indivíduos em condição de vulnerabilidade

O Cras visa o fortalecimento da proteção social básica, enquanto o Creas cuida de

situações de ameaça ou violação de direitos

Por Elissandra Barreto, da Secretaria de Assistência Social

Semanalmente, o Cras de Bodoquena realiza encontros da oficina de gestantes

O Centro de Referência de Assistência Social (Cras) atua como porta de entrada para os

serviços do Sistema Único de Assistência Social e é responsável pela organização e oferta de serviços continuados, visando o fortalecimento da proteção social básica nas áreas de vulnerabilidade. O principal serviço ofertado pelo Cras é o de Proteção e Atendimento Integral à Família (PAIF), que visa o fortalecimento da função protetiva das famílias, prevenindo a ruptura de vínculos. São realizados atendimentos locais, visitas domiciliares e acompanhamento familiar.

No Cras também é ofertado o Serviço de Convivência de Fortalecimento de Vínculos para crianças, adolescentes e idosos. Semanalmente, são realizados encontros da oficina de gestantes, e, mensalmente, reuniões socioeducativas do PAIF. Em Bodoquena, o Cras fica na Rua Manoel de Pinho n° 2014, no centro. O horário de atendimento é de 7h00 às 11h00 e 13h00 às 17h00, de segunda à sexta.

Já o Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas) oferece serviços especializados e continuados a famílias e indivíduos em situação de ameaça ou violação de direitos, como violência física e psicológica, e atende adolescentes em cumprimento de medidas socioeducativas de meio aberto.

O Creas dá à família acesso a direitos socioassistenciais e busca construir um espaço de acolhida e escuta qualificada, fortalecendo vínculos familiares e comunitários. Os serviços ofertados nos Creas devem ser desenvolvidos de modo articulado com a rede de serviços da Assistência Social, dos órgãos de defesa de direitos e das demais políticas públicas, a fim de incluir a família em uma organização de proteção que possa contribuir para a reconstrução da situação vivida.

(5)

Políticas Públicas

Plano foi construído seguindo as prioridades nacionais de Saúde, Educação e Proteção Social

Plano Municipal para a Infância e Adolescência busca

assegurar os direitos de meninos e meninas

Documento define metas em diversas áreas para garantir a proteção integral de

crianças e adolescentes de Bodoquena

Por Elissandra Barreto, da Secretaria de Assistência Social

A Prefeitura de Bodoquena aprovou, no ano passado, o Plano Municipal para a Infância e Adolescência. O documento def ine metas na área da saúde, educação, proteção social e no orçamento por um período de 10 anos. O objetivo é formular e implementar políticas públicas que assegurem a garantia dos direitos de crianças e adolescentes e, para tanto, foi criado de forma integrada e articulada, dentro da perspectiva da proteção integral.

O município aceitou o desaf io de garantir e efetivar os direitos de meninos e meninas aderindo ao Programa Prefeito Amigo da Criança, em 2013. Desde então, inúmeros esforços foram feitos para que todas as etapas do programa fossem cumpridas. Foi criada uma comissão de acompanhamento, formada pelo poder público e a sociedade civil organizada.

O processo de construção do Plano concentrou-se no estudo do diagnóstico realizado no município em torno das prioridades nacionais (Saúde, Educação e Proteção Social).

Após aprovação do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA),o plano foi encaminhado, por meio de projeto de lei, para a Câmara dos Vereadores e, após três meses, foi aprovado.

Em março, foi criada pelo prefeito a Lei 693/2015, que dispõe sobre o Plano Municipal de Bodoquena e dá outras providências, se tornando um símbolo de conquistas pelos direitos de crianças e adolescentes no município.

Foto: Agência Brasil

Foto: Arquivo CDC

(6)

Educação e Conhecimento

A leitura pode ajudar no desenvolvimento das crianças bem antes do seu nascimento. O gosto pelos livros se inicia ainda na barriga da mãe, quando se pode ler diariamente para a criança. O bebê começa a ouvir por volta da 20ª semana de gestação. Desse modo, ao nascer, ele já é capaz de reconhecer a voz materna ou de quem leu para ele.

Quando criança, a presença dos pais na hora da leitura é de suma importância. Trata-se de um momento de contato mais próximo, olho no olho, e de troca de comunicação um com o outro. Por isso, os pais e outros adultos não precisam se preocupar em dominar uma técnica certa para a leitura de livros para as crianças; o adulto apenas precisa ter disposição para dar mais atenção a elas e demonstrar que a leitura é um momento de

prazer e alegria, que une a família num mesmo objetivo: socializar conhecimento, aproximar os familiares e trazer para este ambiente o livro e sua diversidade.

Os dois Centros de Educação Infantil de Bodoquena, Ceib e Crimap, estão desenvolvendo o projeto de literatura “O Mundo Encantado da Literatura Infantil”. Dentro desse projeto, há uma ação cujo intuito é chamar os pais para a responsabilidade de participar da leitura com os filhos em casa. Trata-se da sacola de leitura, também nomeada como sacola viajante, onde há um livro que o aluno leva para casa e que deve ser lido com a família. Essa iniciativa reforça a participação dos responsáveis no aprendizado de seus filhos, contribuindo para o seu desenvolvimento intelectual e pessoal.

Ler para bebês fortalece vínculos afetivos, estimula o

desenvolvimento intelectual e introduz bons hábitos

Em Bodoquena, centros de educação infantil elaboram iniciativa para incluir a

família no ritual de leitura das crianças

Por Marli Peixoto, da Secretaria Municipal de Educação, Cláudia Alzeman, do Departamento Pedagógico, Rosângela Mendonça, da Apae e Lidiane de Sousa, estudante

A leitura ajuda a socializar conhecimento, aproximar familiares e contribui para o desenvolvimento da criança

(7)

Futuro Melhor

Atualmente, dois dos Grupos de Ação Ideal Voluntário (Gaivs) de Bodoquena realizam trabalhos que têm o esporte como tema principal. Por meio do futebol e do judô, muitas crianças estão tendo a oportunidade de praticar uma atividade física regular, além de colocar em prática o conceito de cooperação e respeito ao próximo.

O Gaiv Futebol & Alegria atende quase 75 crianças, de 7 a 12 anos, com encontros quatro vezes por semana. Além das aulas, também são realizadas outras atividades, como participação em torneios na região, visitas à InterCement e exibição de filmes para as crianças.

Já o Gaiv Judô – Construindo o Amanhã é voltado para um público acima de 9 anos. As aulas acontecem duas vezes por semana e também são realizadas atividades extras. O objetivo do grupo é introduzir o esporte para crianças em situação de vulnerabilidade.

Os dois Gaivs receberam o Prêmio Idealista em 2014, iniciativa do Instituto Camargo Corrêa que reconhece o esforço dos profissionais voluntários. Os grupos que acumulam, no mínimo, 350 horas de ações voluntárias durante seis meses recebem R$ 3 mil cada para beneficiar as instituições em que atuam.

Os Gaivs são formados por profissionais das empresas do Grupo Camargo Corrêa interessados em atuar diretamente na implementação de ações sociais, que são apoiados pelo programa Ideal Voluntário, que orienta os profissionais que dedicam parte de seu tempo livre a atividades voltadas ao bem-estar coletivo. A parceria entre Gaiv e CDC contribui para atender algumas demandas da comunidade.

Gaivs da InterCement de Bodoquena utilizam esporte

para mobilizar crianças e adolescentes

Por meio do futebol e do judô, meninos e meninas do município aprendem o

conceito de cooperação

Por Maurícia Dionízio, Jackson Alves e Isaque Silva, da InterCement

Atividades esportivas coordenadas pelo Gaiv Futebol & Alegria envolve 75 crianças e adolescentes

Foto: Arquivo CDC

(8)

realização:

Boas Práticas

Existe uma fábula chamada “A riqueza e o conhecimento”. Nela, um jovem entra numa floresta e fala ao sábio: quero possuir riqueza ilimitada para ajudar o mundo. Por favor, conte-me, qual é o segredo?

O sábio responde: existem duas deusas que moram no coração dos seres humanos. Todos são profundamente apaixonados por essas entidades supremas. Mas elas estão envoltas num segredo que precisa ser revelado, e eu lhe contarei qual é. Embora você ame as duas, deve dedicar maior atenção à deusa do Conhecimento, Sarasvati. Persiga-a, ame-a, dedique-se a ela. A outra, Lakshmi, é a da Riqueza. Quando você dá mais atenção à Sarasvati, Lakshmi, extremamente enciumada, faz de tudo para receber o seu afeto. Assim, quanto mais você busca a deusa do Conhecimento, mais a deusa da Riqueza quer se entregar a você. Ela o seguirá para onde for e jamais o abandonará. E a riqueza que você deseja será sua para sempre.

Existe poder no conhecimento, no desejo e no espírito. E esse poder que habita em você é a cha-ve para a prosperidade. A fábula, fala da luta entre o conhecimento e a riqueza. O jocha-vem julgou que só poderia ajudar o mundo com riqueza, mas com conhecimento podemos ajudar muito.

Cada um tem um talento que pode e deve ser compartilhado. Com este conhecimento você pode ser muito mais útil a sua comunidade do que se simplesmente tivesse muito dinheiro para investir. A essência, do voluntariado é deixar sua contribuição, de forma que, ao olhar de novo, seja possível perceber que o voluntário mudou e a realidade também.

Sabe o que é preciso para ser voluntário? Dar o primeiro passo. Depois, tudo acontece.

Voluntários participam do Dia do Bem-Fazer, iniciativa do Instituto Camargo Corrêa para estimular o voluntariado

A essência do voluntariado está em contribuir para a

mudança da realidade e de si mesmo

Cada pessoa tem um talento a ser compartilhado que pode ajudar a transformar a

comunidade, basta dar o primeiro passo

Por Jackson Alves, da Intercement

Fo to : A rq ui vo CD C

Parceria:

Referências

Documentos relacionados

PREFEITURA MUNICIPAL DE FREI MARTINHO Concurso Público 2017 1892 Felipe Augusto Mendes de Souza Técnico em Segurança do Trabalho Impugnação ao Gabarito Preliminar Questão

Assim, Marc Baratin ministrou o conteúdo da disciplina: 1º distinguindo entre os ofícios originais dos gramáticos antigos e, daí, entre as lições de ortoepia e ortografia, de

Da análise dos resultados obtidos, constatou-se redução na penetração total de cloretos para as misturas com escória, comparadas àquela de referência, tanto para igualdade

Mais à frente, na página 8, no ícone Registrando ideias, temos um espaço importante para que o aluno expresse suas indignações não apenas com palavras, mas utilizando-se de

A competência motora real das crianças foi avaliada por meio do Test of Gross Motor Development, second edition - TGMD-2 2 , validado para a população brasileira por Valentini

d) da veracidade de informações e documentos apresentados por ele neste Processo Seletivo. Não será aceita matricula de candidata/o anteriormente deshgada/o de curso de

c) C7sus4,13. Em um contexto tonal, esse policorde e sua escala são usados principalmente na resolução para um acorde maior. Observe que na mão esquerda foi

Propõe-se um modelo da Programação por Metas Estendida para auxiliar nas decisões relacionadas ao planejamento agrícola e ao planejamento agregado das etapas de