• Nenhum resultado encontrado

Tutorial engrenagem Solidworks.pdf

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Tutorial engrenagem Solidworks.pdf"

Copied!
11
0
0

Texto

(1)

Tutorial para criação de engrenagem de dentes retos no SolidWorks

Tutorial para criação de engrenagem de dentes retos no SolidWorks

1° Passo: Conhecendo as características básicas da engrenagem.

1° Passo: Conhecendo as características básicas da engrenagem.

Antes de começarmos a modelar a peça, devemos conhecer alguns parâmetros importantes da engrenagem, como a relação de Antes de começarmos a modelar a peça, devemos conhecer alguns parâmetros importantes da engrenagem, como a relação de transmissão desejada, o número de dentes da

transmissão desejada, o número de dentes das engrenagens, os diâmetros, o módulo da s engrenagens, os diâmetros, o módulo da engrenagem e o ângulo de pressão.engrenagem e o ângulo de pressão.

 Relação de transmissão:Relação de transmissão:

A relação de engrenagens (redução por engrenagem) é a medida da relação entre as velocidades rotacionais de duas ou mais A relação de engrenagens (redução por engrenagem) é a medida da relação entre as velocidades rotacionais de duas ou mais engrenagens interligadas. Em geral, no caso de duas engrenagens, se a primeira (Engrenagem motora) é maior do que a segunda engrenagens interligadas. Em geral, no caso de duas engrenagens, se a primeira (Engrenagem motora) é maior do que a segunda (Engrenagem movida), esta segunda irá girar mais rápido e vice versa. Podemos expressar esse conceito básico usando a (Engrenagem movida), esta segunda irá girar mais rápido e vice versa. Podemos expressar esse conceito básico usando a fórmula:

fórmula:

Relação de engrenagens = Z2/Z1 Relação de engrenagens = Z2/Z1 Onde Z1 é o número de

Onde Z1 é o número de dentes da primeira engrenagem dentes da primeira engrenagem e Z2 o número de dentes e Z2 o número de dentes dasegunda.dasegunda.

Por exemplo, uma relação de 1:2 significa que a engrenagem movida irá girar com o dobro da velocidade da engrenagem Por exemplo, uma relação de 1:2 significa que a engrenagem movida irá girar com o dobro da velocidade da engrenagem motora, e seu número de dentes será a metade.

motora, e seu número de dentes será a metade.

 Diâmetros da engrenagem:Diâmetros da engrenagem:

De= Diâmetro externo. De= Diâmetro externo. Di= Diâmetro interno. Di= Diâmetro interno.

Dp= Diâmetro primitivo: É o diâmetro da circunferência formada pelos pontos de contato entre as engrenagens. Dp= Diâmetro primitivo: É o diâmetro da circunferência formada pelos pontos de contato entre as engrenagens.

 Módulo da engrenagem:Módulo da engrenagem:

É a relação entre o diâmetro primitivo da engrenagem e o seu número de dentes. É a relação entre o diâmetro primitivo da engrenagem e o seu número de dentes.

Grosso modo, o módulo da engrenagem é o “tamanho” do dente. A figura abaixo compara dentes de diferentes módulos: Grosso modo, o módulo da engrenagem é o “tamanho” do dente. A figura abaixo compara dentes de diferentes módulos:

(2)

 Ângulo de pressão:

É o ângulo que define a direção da força q fabricadas atualmente com ângulos de pres 20°.

Fórmulas para engre

Diâmetro de Base (Db), circunferência, da q necessário a construção do dente.

Db = Dp * cos 20° (ângulo de pressão que ir Raio do Pé do Dente (Rp): Rp = S / 6

Raio Maior do Dente (R) é o raio maior do p Raio Menor do Dente (R’) é o raio menor do O raio maior do dente e o raio menor do de f e f’ são constantes tiradas do ODONTÓGR

e a engrenagem motora exerce sobre a engrenage são padronizados, os ângulos de pressão são 14.5°,

agem de dentes retos com ângulo de pres

ual se desenrola um fio cuja extremidade descreve a mos utilizar).

erfil do dente. R = M * f  perfil do dente. R’ = M * f’

te juntos formam o perfil do dente da engrenagem, FO DE GRANT com base no número de dentes.

m movida. As engrenagens são 20° e 25°, sendo o mais usado

ão de 20º:

curva evolvente. Seu valor é

(3)

2° Passo: Determinando as dimensões da engrenagem.

Neste tutorial iremos construir um par de engrenagens com relação de 1:2, sendo a engrenagem motora com o diâmetro externo de 184mm. Isso significa que a engrenagem movida terá a metade de dentes da engrenagem motora.

M=4mm-> Adotei o módulo 4mm nesse exemplo para que o número de dentes resultasse em um número inteiro, pois a

condição dada pelo professor era a de que o diâmetro externo fosse 184mm, normalmente se calcula o De a partir do Dp ou do número de dentes e o Módulo.

Dimensões Engrenagem 1 (Motora): Número de dentes: Z1= De/M – 2 Z1=44 Diâmetro primitivo: Dp1=M*Z1 Dp1=176mm Diâmetro Interno: Di1=Dp1 – (2,166*M) Di1=167,336mm Diâmetro de Base: Db1 = Dp1 * cos 20° Db1 = 165,4mm

Espessura do dente / Espaço entre dentes: S1=1,57*M S1=6,28mm Espessura da engrenagem: B1= 6*M B1=24mm Raio do Pé do Dente: Rp1= S1 / 6 Rp1=1,05mm

Raio Maior do Dente: R1= M * f

R1= 4 * 4,63 R1= 18,5mm

Raio Menor do Dente: R1’ = M * f’

R1’= 4 * 4,63 R1’= 18,5mm

Dimensões Engrenagem 2 (Movida): Número de dentes:

Z2=22 (Para obedecer a relação 1:2) Diâmetro externo: De2=M*(Z2+2) De2=96mm Diâmetro primitivo: Dp2=M*Z2 Dp2=88mm Diâmetro Interno: Di2=Dp2 – (2,166*M) Di2=79,336mm Diâmetro de Base: Db2 = Dp2 * cos 20° Db2 = 82,7mm

Espessura do dente / Espaço entre dentes: S2=1,57*M S2=6,28mm Espessura da engrenagem: B2= 6*M B2=24mm Raio do Pé do Dente: Rp2= S1 / 6 Rp2=1,05mm

Raio Maior do Dente: R2= M * f

R2= 4 * 3,49 R2= 13,96mm

Raio Menor do Dente: R2’ = M * f’

R2’= 4 * 2,06 R2’= 8,24mm

(4)

3° Passo: Construção das peças no Solidworks:

Esta é a parte mais fácil de todo o processo agora que já definimos as dimensões da engrenagem.

Vamos agora construir a engrenagem maior de De=184mm

1. Faça um circulo com diâmetro de 184mm com centro na origem do plano e a extrusão com 24mm de

largura.

2. Selecione o recurso CORTE EXTRUDADO e crie um esboço na face da peça, nesse esboço faremos o perfil de corte do dente da engrenagem. Primeiro iremos desenhar os círculos dos De, Dp, Di e Db. Faça também uma linha de centro partindo da origem até a extremidade do círculo maior.

(5)

3. Crie um círculo com centro sobre a linha do Db, o diâmetro desse círculo será o dobro do Raio maior do dente. (Para a engrenagem maior o R e R’ são iguais, então faremos apenas um círculo.

4. Utilizando o comando APARAR ENTIDADES, recorte o círculo de 37mm deixando apenas o segmento contido entre o De e Di. Recorte também o círculo do De e Di como na figura abaixo:

OBS: NÃO DELETE AS COTAS APÓS FAZER OS RECORTES NO PERFIL!

5. Faça o raio do pé do dente e em seguida, utilizando o comando ESPELHAR, selecione o contorno e a linha de centro para fazer o espelhamento do perfil.

(6)

6. Selecione a opção PONTO e crie dois pontos onde a curva do perfil do dente cruza a linha do diâmetro primitivo.

7. Defina a distância desses dois pontos de acordo com o valor de S1 (espaço entre os dentes). Com isso nosso perfil deve ficar totalmente definido como mostrado abaixo:

(7)

9. Agora que já temos um dos cortes feitos, iremos reproduzir a extrusão usando o recurso PADRÃO CIRCULAR

Após clicar no comando, defina os parâmetros do padrão:

Face<1> é a face do diâmetro externo da engrenagem, 44 é o número de dentes, Corte-extrusão 1 é o corte do perfil do dente que fizemos anteriormente. Não esqueça de marcar a opção ESPAÇAMENTOS IGUAIS.

Após confirmar, a engrenagem estará pronta. Para terminar essa peça eu fiz um furo no centro dela com diâmetro de 25mm. A medida desse furo depende da dimensão do eixo que será acoplado à engrenagem.

(8)

Iremos construir agora a engrenagem menor, com 22 dentes e diâmetro externo de 96mm.

O processo de construção dessa peça é idêntico ao da engrenagem maior, com exceção do perfil do dente que agora deverá ter o R e R’ diferentes:

Diâmetros:

Ao criar os círculos que serão os raios do dente, devemos criá-los sobre o círculo Db, e em seguida adicionar uma relação de tangência, como mostra a figura abaixo:

(9)

Após cortar os círculos com o comando APARAR ENTIDADES, fazer o raio do pé do dente e ESPELHAR o perfil, o contorno deverá ficar assim:

(10)

4° Passo: Montagem e posicionamento de engrenagens.

Agora iremos fazer uma montagem das peças que criamos e adicionar um posicionamento mecânico de engrenagem, para que elas girem em conjunto e obedecendo a relação de transmissão. Nesse exemplo eu utilizarei 2 eixos de diâmetro 25mm, com distância entre seus centros dada pela dimensão C (Distancia entre flancos), que nesse caso será 132mm.

1. Crie uma montagem e adicione as peças.

Obs: Nesse exemplo os eixos são uma única peça com distancia entre eles de 132mm

2. Posicione os furos das engrenagens no mesmo centro d os eixos.

(11)

4. Aproxime os dentes na tela e manualmente desloque as engrenagens até que os dentes se encostem, tangenciando um ao outro.

5. Selecione o comando POSICIONAR, selecione primeiro a opção POSICIONAMENTOS MECÂNICOS e clique em ENGRENAGEM. Selecione uma aresta do dente de cada engrenagem, e no campo RAZÃO, coloque os valores dos diâmetros primitivos das engrenagens.

Referências

Documentos relacionados

A tenotomia do tendão flexor digital profundo e desrotação da falange distal tem sido preconizada no tratamento da laminite crónica, esta técnica está recomendada

a) Não compete ao poder público recensear os educandos no ensino fundamental. b) É dever do Estado assegurar à criança e ao adolescente acesso aos níveis mais elevados

Isto serve tanto para determinar clusters positivos, de consumidores com maior interesse, quanto para determinar clusters. negativos, de consumidores que tem pouco interesse no

Esperamos ampliar ainda mais a nossa parcela de contribuição, para continuarmos a exportar a alegria sem igual do nosso povo, divulgada sob os acordes do Frevo... participaram,

Um container servlet como o Tomcat 5.5, por exemplo, também não implementa a versão Java EE 5 e, portanto, precisa da biblioteca do TopLink Essentials (toplink-.. essentials.jar

A AtriCure cryoICE BOX deve ser usada no ambiente eletromagnético especificado abaixo. O cliente ou usuário da unidade AtriCure cryoICE BOX deve garantir que ela seja usada em

Caso você esteja em alguma das situações abaixo, converse com seu médico, pois estas situações apresentam risco especial para possíveis reações anafiláticas graves relacionadas

Várious PSs isolados de matriz extracelular de algas marinhas já foram descritos como anticoagulantes, resultando em efeitos diferenciais de frações sobre o TTPA (Rodrigues,